MASSEY FERGUSON MF 275


SÉRIE MASSEY 200
MASSEY FERGUSON MF 275
TRATOR MASSEY 275

INTRODUÇÃO
Logo acima, o trator clássico Massey Ferguson MF 275, numa imagem de divulgação da década de 1980. Logo abaixo, o trator da Massey Ferguson numa imagem mais recente. Esse modelo de trator foi fabricado em larga escala, no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990.
O trator Massey Ferguson MF 275 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração traseira 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 1980 e 1990 pela Massey Ferguson do Brasil, que também fabricou na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Massey Ferguson MF 265 e Massey Ferguson MF 290, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque, que no MF 265 são mais baixos e no MF 290 são mais altos.

Uma versão de tração 4X4 do trator Massey Ferguson MF 275 também foi fabricada.


Os seus principais concorrentes na década de 1980 foram os tratores médios de tração 4X2 Valmet 88 Ford 6600, todos sucessos de vendas no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.

A MASSEY FERGUSON
A Massey Ferguson é atualmente uma das maiores e mais tradicionais marcas de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores e colheitadeiras. A Newcastle Foundry foi fundada no Canadá por Daniel Massey, em 1847, e, posteriormente, na década de 1950, surgiu a Massey Ferguson, que foi a empresa resultante da fusão entre a empresa de Daniel, já com o nome Massey Harris, e a empresa Ferguson, da Inglaterra. Atualmente, essa marca de utilitários agrícolas é propriedade da holding americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores e colheitadeiras Valtra, também conhecida no Brasil.

A Massey Feguson do Brasil, oficialmente Massey Ferguson Perkinks S.A., foi a maior fabricante de tratores do Brasil, ano após ano, desde sua fundação, também na década de 1950, durante a administração pública do então presidente da república Juscelino Kubitschek, como resultado de um plano governamental brasileiro de incentivo à expansão da indústria de veículos e utilitários no Brasil.

Atualmente, os utilitários agrícolas com a marca Massey Ferguson são fabricados pela AGCO do Brasil nos municípios de Canoas, Santa Rosa e Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, parte lateral do trator Massey Ferguson MF 275, com um olhar atento percebe-se o eixo alto e a mecânica simples, de manutenção fácil e barata. Antes de comprar, verifique se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado. Logo abaixo, com um olhar atento percebe-se a tomada de força e o enganche de três pontos do utilitário agrícola.
O trator Massey Ferguson MF 275 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.

A motorização diesel aspirada Perkins A4-236 4.1, com quatro cilindros em linha e 3.900 cilindradas, com aproximadamente 77 cavalos de potência a 2.200 rpm e 28 kgfm de torque a 1.400 rpm, tem força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola. A transmissão possui 12 marchas à frente e 4 à ré, tanto na versão 4X2 quanto na versão 4X4.

Apesar de não ser atualmente o mais moderno e potente modelo de trator de tamanho médio disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive, e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Massey Ferguson MF 275 uma opção razoável para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição relativamente baixo, em torno de R$ 32.000,00 no Brasil, para compra a vista e em bom estado de conservação.

É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.

MERCADO
Atualmente, a marca Massey Ferguson possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Essa marca faz parte da AGCO do Brasil, empresa com mais de 4.200 concessionárias no Brasil, oficinas autorizadas e revendedoras de peças no Brasil.

Entre os modelos novos para trabalho rural moderado da marca Massey Ferguson estão os tratores da série Massey Ferguson MF 4400, com potências variando entre 80 e 105 cavalos, inclusive com opções de tração 4X4 e cabine climatizada.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MASSEY 275 4X4

  • Motorização: Perkins A4-236, diesel aspirado, com 4 cilindros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora direta de combustível;
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Potência: Aprox. 77 cavalos em 2.000 rpm;
  • Torque: Aprox. 28 kgfm em 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com cilindro de haste dupla;
  • Câmbio:  Com 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Sistema hidráulico: Até 2.100 kg;
  • Cárter do motor: 
  • Sistema de arrefecimento: 14 litros;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 35 ampères;
  • Bateria: 90 ampères / hora;
  • Freios: A discos, de acionamento mecânico, banhados a óleo;
  • Capacidade do tanque de combustível: Aprox. 82 litros;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.950 kg;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.300 kg;
  • Preço (básico): Aprox. R$ 32 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR

MAIS ESPECIFICAÇÕES


GALERIA DE IMAGENS

FAMÍLIA MASSEY 200


MASSEY 275 4X2

MASSEY 275 4X4

ASSENTO  DE COMANDO (4X4)



VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Massey_Ferguson
  • Massey / AGCO (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)