ÁREA 51 (UFOLOGIA)

ÁREA 51
NELLIS AIR FORCE
LAGO GROOM (NOME OFICIAL)
AEROPORTO HOMEY (NOME OFICIAL)
ÁREA RESTRITA 4808 NORTE
DREAMLAND (APELIDO)
PARADISE RANCH (APELIDO)
PROJETO 51 (INFRAESTRUTURA)
LAGO PAPOOSE
COMPLEXO S-4

INTRODUÇÃO
Logo acima, foto de satélite da Área 51, com o Lago Groom na parte de cima da imagem. É uma das instalações militares mais icônicas do mundo, cercada de mistérios, com inúmeros relatos de testes sigilosos de aeronaves convencionais, das próprias Forças Armadas Americanas ou capturadas, e inúmero relatos sobre suposta engenharia reversa de tecnologia alienígena. Logo abaixo, uma imagem de satélite mais detalhada das instalações atuais da Área 51.
A chamada Área 51 é uma base militar avançada norte americana de acesso altamente restrito e totalmente controlado, com localização isolada, quase inóspita, no deserto do estado de Nevada, bem ao lado do Lago Groom, ou Groom Lake, em inglês, nos Estados Unidos. É uma área militar tão secreta que o Governo dos Estados Unidos só admitiu oficialmente e publicamente sua existência em 1994, e ainda sem maiores detalhes sobre sua finalidade, após um longo período de questionamentos de organizações da sociedade civil norte-americana e da imprensa americana e de outros países.

É bem provável que seja, ainda hoje, uma das bases militares de pesquisa, desenvolvimento e testes aéreos mais sigilosas no mundo. Afirma-se, por exemplo, que os aviões militares avançados e sofisticados Lockheed F-117 Nighthawk, Northrop B-2 Spirit, Lockheed U-2 e Lockheed SR-71 Blackbird foram desenvolvidos e/ou testados nessa base aérea norte-americana e/ou foram operados a partir dela.

Além disso, organizações civis de inúmeros países, envolvidas há décadas em investigações não oficiais sobre fenômenos de natureza ufológica, afirmam categoricamente que têm inúmeras razões para acreditar que na Área 51 há envolvimento das Forças Armadas Americanas no que se costuma chamar de engenharia reversa ou retroengenharia de equipamentos ou aparelhos de origem não humana ou extraterrestre.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, imagem real de uma das entradas da Área 51, uma das instalações militares mais sigilosas da Força Aérea dos Estados Unidos, envolvida em polêmicas sobre sua real finalidade. Logo abaixo, desenho livre imitando as placas reais com aviso em inglês, proibindo a entrada de pessoal não previamente autorizado. Curiosamente, o nome Área 51 é raramente usado publicamente por essa força armada para se referir a essa base militar.

A Área 51 é um complexo de ciência e tecnologia da USAF – United States Air Force, ou Força Aérea dos Estados Unidos, em português. A área total sobre a qual está a base tem aproximadamente 1.552 km², com um perímetro total de cerca de 24 quilômetros, incluindo a área isolada e controlada que envolve a base aérea em si, no Condado de Lincoln, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. Essa base aérea faz parte da NAFR – Nellis Air Force Range, é uma área que abriga instalações da Força Aérea dos Estados Unidos.

Oficialmente, essa área de desenvolvimento de tecnologia aeronáutica militar é tratada como um destacamento militar remoto administrado pela Base Aérea de Edwards, na Califórnia, embora esteja localizado no estado de Nevada. Oficialmente, trata-se de um campo de treinamento aberto de aeronaves militares, mas com acesso altamente restrito, sendo chamado oficialmente de Aeroporto Homey (XTA-KXTA), inclusive em cartas aeronáuticas recentes.

O Governo dos Estados Unidos teria tomado a decisão de tornar o local uma base aérea a partir de 1955, influenciado pela CIA – Central Intelligence Agency, ou Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos ou, ainda, o serviço secreto americano. No entanto, a base teve sua existência confirmada e admitida pelo Governo dos Estados Unidos apenas em 1994, ou seja, cerca de 40 anos depois de sua fundação. Entretanto, a Área 51 não é a única base secreta norte-americana, existem outras ainda não admitidas oficialmente pelo Governo dos Estados Unidos, por alegadas questões de segurança de Estado.

A Área 51 é considerada uma das principais, mais importantes e intrigantes bases secretas de pesquisas de armas nucleares, bacteriológicas, químicas, hidrogênicas, entre outros tipos de armas secretas, incluindo supostamente a pesquisa de tecnologia alienígena para fins militares. A partir de 1955, o acesso à Área 51 foi restringido e, atualmente, somente militares e civis previamente designados e autorizados pelas Forças Armadas Americanas para desempenhar atividades, seja lá quais forem, dentro da base aérea podem ter acesso, e ainda assim com muitas restrições dos mais variados tipos. Por exemplo, um pesquisador / cientista civil ou militar só pode acessar instalações e desempenhar atividades estritamente ligadas a sua função.

É uma área submetida a vigilância intensiva de homens armados. Quaisquer outras pessoas que entram na base sem autorização ou se aproximam dela, estando já dentro do seu perímetro de restrição, são tratadas como invasoras pelos homens da US Air Force e, segundo a própria Força Aérea dos Estados Unidos, podem ser expulsas com o uso da força física e, eventualmente, em casos extremos, até outros meios...

O proposital ou inadvertido sobrevoo sem autorização prévia de aeronaves civis dentro da área delimitada pelo perímetro é absolutamente proibido e a reação da US Air Force é rápida, com interceptação ou abordagem por meio de caças supersônicos, com uma advertência inicial séria, visual e por meio de rádio, para que a aeronave se afaste do local...

ORIGEM E HISTÓRIA

Logo acima, uma imagem impressionante, o avião militar supersônico de reconhecimento Lockheed SR-71 Blackbird, capaz de voar a incríveis 25.000 metros de altitude de cruzeiro, com velocidade de cruzeiro de 3.500 km/h, utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos nas décadas de 1970, 1980 e 1990, com mais de 30 unidades de série fabricadas. Logo abaixo, outro exemplo de alta tecnologia e sofisticação, o bombardeiro stealth Lockheed F-117 Nighthawk, utilizado nas décadas de 1980, 1990 e 2000 por essa força aérea em missões importantes, como a Guerra do Golfo, por exemplo, com mas de 60 unidades fabricadas.

A chamada Área 51 teve origem em 1955, quando a então recém criada United States Air Force ou Força Aérea dos Estados Unidos adquiriu um grande terreno localizado a cerca de 35 quilômetros ao sul de onde hoje está localizada a pequena cidade de Rachel, por sua vez localizada no condado de Lincoln, também no estado de Nevada. Na época, havia no local um pequeno campo de aviação militar chamado Indian Springs Auxiliary Field, com duas pistas de pouso de leito natural, com cerca de 1.500 metros de comprimento cada uma.

Na época, a CIA – Central Intelligence Agency entendia que os testes de voo para o desenvolvimento do avião de reconhecimento (de espionagem, na verdade) de elevada altitude de voo Lockheed U-2 poderiam ser realizados de forma sigilosa a partir de uma pista de pouso construída ao lado do Lago Groom, uma área de salina ou lago seco de sal a cerca de 1.400 metros de altitude, em relação ao nível do mar.

Inicialmente apelidada de Paradise Ranch, em inglês, traduzindo Rancho Paraíso, na Área 51 havia uma infraestrutura simples e até modesta para os testes de voo do icônico avião de reconhecimento Lockheed U-2, composta por hangares, oficinas, uma pista de pouso pavimentada, uma torre de controle e trailers para abrigar até 100 pessoas. Mas, com o passar dos anos, a Área 51 ganhou uma importância nunca antes imaginada, com aumento gradativo da dimensão e da complexidade de sua infraestrutura, capaz de abrigar até 1.000 pessoas, inclusive com um nível de sofisticação não previsto originalmente.

A partir da década de 1960, com a necessidade de desenvolvimento em sigilo do avião de reconhecimento supersônico e de elevada altitude de voo Lockheed A-12, o Projeto 51, para ampliação da infraestrutura da Área 51, foi colocado em prática, com a construção de mais hangares, de casas, de reservatórios de combustível, de uma pista de pouso pavimentada de 2.600 metros, de armazéns, de cozinhas e refeitórios, de um escritório para a administração do complexo, das instalações do corpo de bombeiros local e até de áreas de lazer, como, por exemplo, ginásio, cinema e campo de beisebol.

Além dos emblemáticos aviões de reconhecimento Lockheed U-2 e Lockheed A-12, passaram pela Área 51 o também icônico avião supersônico de reconhecimento Lockheed SR-71 Blackbird, o drone supersônico de reconhecimento Lockheed D-21, o bombardeiro furtivo Lockheed F-117 Nighthawk, o clássico caça supersônico McDonnell F-101 Voodoo, o clássico caça interceptador Lockheed F-104 Starfighter e o clássico treinador a jato Lockheed T-33 Shooting Star, dentre outros.

Nas décadas de 1960 e 1970, por exemplo, essa área militar americana foi utilizada também para avaliação e engenharia reversa de caças orientais da então União Soviética, atualmente Rússia, como, por exemplo, o Mikoyan-Gurevich MIG-21 e o Mikoyan-Gurevich MIG-17, capturados por nações amigas dos Estados Unidos, incluindo Israel. 


GEOGRAFIA E INFRAESTRUTURA
Já que se trata de uma base militar altamente secreta, é praticamente impossível afirmar com absoluta precisão e certeza o número total e a finalidade exata de cada uma das instalações que formam a infraestrutura tecnológica da Área 51, ou seja, a princípio somente o Governo dos Estados Unidos teria essas informações. Mas há afirmações não oficiais de que essa base aérea militar de testes das Forças Armadas dos Estados Unidos é uma das mais avançadas e estratégicas do mundo, contendo um complexo subterrâneo e vários laboratórios de pesquisas, com a finalidade de desenvolver e/ou testar altíssima tecnologia, terrestre e alienígena, para fins militares.

Oficialmente, essa base aérea militar é uma instalação classificada, ou seja, sigilosa, mas há inúmeros relatos de que se trata, na verdade, de um local utilizado para o desenvolvimento de aeronaves militares experimentais e sistemas de armas modernos, inclusive com o aproveitamento de tecnologia alienígena, principalmente para uso militar, incluindo reuniões com extraterrestres, para tentar entender suas tecnologias, suas culturas e suas intenções em relação ao planeta Terra; o desenvolvimento de armas de energia; o desenvolvimento de equipamentos para o controle do clima atmosférico do planeta Terra; o desenvolvimento de trajes de invisibilidade; o desenvolvimento de sistemas portáteis de comunicação via telepatia artificial; e o desenvolvimento de sistemas de teletransporte, neste caso não muito diferente do que você vê em séries e filmes de ficção científica, como Star Trek / Jornada nas Estrelas, por exemplo.

A Área 51 está localizada a cerca de 200 quilômetros ao noroeste da cidade de Las Vegas, a dezenas de quilômetros de distância das cidades de Rachel e Álamo. A grosso modo, o perímetro que delimita a base e sua área retangular de acesso restrito e controlado tem cerca de 16 km X 10 km. A base em si teria um total de 24 hangares, sendo um deles de dimensões realmente gigantescas. A base teria quatro pistas de pouso, sendo uma delas com aproximadamente 3.600 metros de comprimento. A base aérea teria ainda uma torre de radar, inúmeros dormitórios para abrigar funcionários civis e militares, e um depósito de munições.

Satélites soviéticos obtiveram imagens do local em plena Guerra Fria, mas, segundo militares russos, só chegaram a conclusões básicas sobre a base. Eles descreveram uma variedade de instalações aparentemente comuns com pistas de pouso e vários hangares, mas, segundo eles, nada que provasse a suposta base subterrânea. Mais tarde, novas fotos de satélites comerciais de vários países foram publicadas, confirmando a maior parte do que já tinha sido visto nas imagens de origem russa.

A Área 51 faz divisa com o NTS - Nevada Test Site, antigo local de testes nucleares militares. A Montanha Yucca, depósito nuclear, fica aproximadamente a 64 quilômetros a sudoeste do Lago Groom. Essa base aérea foi oficialmente reconhecida pela CIA - Central Intelligence Agency em 2013, como resposta a um pedido público e formal de informações da sociedade civil americana, amparada pela lei de transparência Freedom of Information Act, protocolado em 2005.

Além de instalações da Força Aérea dos Estados Unidos, também há algumas instalações da US Navy ou Marinha dos Estados Unidos na Área 51.

UFOLOGIA
A principal corrente ufológica sobre a existência e a real finalidade da Área 51 tem o sentido de esmiuçar detalhes sobre o que seriam pesquisas das Forças Armadas dos Estados Unidos, principalmente a Força Aérea, o Exército e a Marinha, e agências governamentais e privadas ligadas, submetidas ou parceiras do Governo dos Estados Unidos para a realização de trabalho de engenharia reversa de tecnologia alienígena. Resumindo e simplificando para facilitar o entendimento do internauta: O Governo dos Estados Unidos estaria interessado em reproduzir / copiar as tecnologias alienígenas obtidas a partir de acidentes ou incidentes com naves ou sondas extraterrestres em solo terrestre, apreendidas ou capturadas em território americano ou obtidas a partir da colaboração sigilosa de nações amigas, incluindo o Brasil.

Um detalhe importante e curioso: Essas naves e sondas só poderiam ser pilotadas e operadas, respectivamente, por alienígenas ou descendentes biológicos diretos ou indiretos deles, neste caso por meio de clonagem. Isso explicaria o esforço das Forças Armadas dos Estados Unidos e de outros países em apreendê-los ou capturá-los, domesticá-los e mantê-los vivos e cooperativos o máximo de tempo possível, empreendendo todos os avanços em medicina humana já conhecidos para prolongar o máximo possível suas vidas, já que, segundo dizem, seus corpos orgânicos não são muito diferentes dos corpos humanos.

Desde o estabelecimento da Área 51, há inúmeros civis e militares aposentados que declararam ter visto estranhos objetos sobrevoando seu espaço aéreo e arredores, mas as autoridades americanas sempre negaram os fatos. Contudo, no início da década de 1990, um evento inusitado, um episódio conhecido e amplamente divulgado pela imprensa americana e de muitos outros países chamou a atenção de parte da população mundial interessada no assunto: O físico teórico americano Robert Lazar, um civil envolvido em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para fabricação de veículos, declarou que nessa base aérea americana, além do desenvolvimento e testes de projetos militares avançados que usam tecnologia convencional de propulsão de origem humana, com motores a reação turbofans e turbojatos, também havia pesquisas sobre tecnologia alienígena, ou seja, discos voadores e sondas genuinamente extraterrestres também seriam objeto de estudo de engenharia reversa.

Segundo inúmeras testemunhas, as naves e sondas, apreendidas ou capturadas intactas ou após sofrerem acidentes ou incidentes no planeta em que vivemos, eram consertadas ou reconstruídas em Dreamland e depois submetidas à prova para serem inseridas no serviço militar secreto do Governo dos Estados Unidos, em missões sigilosas.

O físico teórico americano Robert Lazar, conhecido também como Bob Lazar, fez várias afirmações sobre o assunto, sendo seguido no mesmo sentido por vários outros ex-funcionários, civis e militares, das instalações da Área 51. "Quase todos os dias eu pegava o avião em McCarran e ia à ‘Fazenda’, onde trabalhava em tecnologia revolucionária", declarou Lazar, que trabalhou cerca de cinco meses na base, a partir de dezembro de 1988.

O piloto militar de testes e de guerra John Lear, por exemplo, filho do fundador da fábrica de aviões a jato Learjet Corporation, William Powell Lear, foi um dos militares aposentados que corroboraram a versão apresentada pelo físico americano Bob Lazar, aquele afirmando que foi inclusive levado por este para alguns tours semi-clandestinos dentro da base aérea Área 51, nos quais teria realmente presenciado cenas quase inacreditáveis, naves acelerando repentinamente, em cerca de um segundo, de 0 a 10.000 km/h, aproximadamente, sem deixar esteira ou rastro de fumaça ou vapor, algo que nunca tinha visto antes em sua vida, mesmo tendo uma respeitável experiência de mais de 19.000 horas de voo acumuladas em aeronaves militares convencionais do Governo dos Estados Unidos.

Bob Lazar complementou suas próprias declarações anteriores e afirmou que o governo norte-americano estava pesquisando nada menos que nove discos voadores na Área 51, e tentava adaptar sua tecnologia em projetos terrestres, com o uso da chamada engenharia reversa. Por suas declarações ele e sua esposa teriam recebido várias ameaças de morte. Assim, evitando correr riscos, em novembro de 1989 decidiu aparecer em público e fez suas afirmações sobre o assunto. Disse que há um lugar secreto no interior da Área 51, conhecido como S-4, próximo ao lago seco Papoose, onde as naves alienígenas eram guardadas. Explicou que seu trabalho se dava justamente naquelas instalações, junto a uma equipe de 22 engenheiros civis e militares contratados para estudar os sistemas de propulsão dos discos voadores.

Ainda segundo Lazar, o S-4 era um enorme complexo subterrâneo que ocupava toda a área de uma cordilheira de montanhas. No início, o físico pensou que estivesse trabalhando com uma tecnologia altamente sofisticada criada pelo ser humano. Mas quando entrou em um dos discos voadores lá alojados, convenceu-se de que se tratava de algo de outro mundo, porque tanto sua forma quanto suas dimensões compactas confirmam sua origem não humana. "As naves que examinei não possuíam juntas aparentes, nenhuma solda, parafusos ou rebites", disse Lazar. "As bordas de todos os elementos da espaçonave eram arredondadas e suaves, como se tivessem sido feitas com cera quente submetida a um rápido processo de resfriamento", disse ele.

De acordo com seu relato, havia arcos e delicados assentos pequenos no interior dos veículos espaciais. Eles não tinham manches, interruptores e manetes de potência como em aeronaves de origem humana. E mais, o controle das naves seria, aparentemente, realizado diretamente pela mente desses seres, o sistema de operação e navegação da nave seria ligado diretamente à mente do seu tripulante extraterrestre por meio de alguma tecnologia wireless desconhecida do grande público. Sua unidade de propulsão era o que mais lhe intrigava, era pequeno e irradiava um campo antigravitacional através de uma coluna oca, situada verticalmente no centro da nave. Lazar teve sua curiosidade científica aguçada e passou a procurar informações sobre tudo o que acontecia em S-4. Foi quando teve acesso a um memorando que confirmou suas suspeitas. Nele havia uma quantidade impressionante de informações sobre os OVNIS – Objetos Voadores Não Identificados, "inclusive fotografias de autópsias de pequenos seres cinzas com grandes cabeças sem cabelos", declarou à Revista UFO, uma das mais tradicionais publicações brasileiras sobre o assunto: "O governo estava escondendo da população fatos da maior gravidade, e tudo aquilo estava sendo feito em Groom Lake, mais precisamente em S-4", disse.

O combustível do formidável sistema de propulsão da nave seria um pequeno pedaço de material chamado dentro do meio ufológico de Elemento 115, que após ser alvejado por feixes de prótons liberaria energia, consumida pelo sistema de propulsão da nave. Essa nave seria então capaz de manipular o campo gravitacional, o tempo e o espaço em torno de si, literalmente, resultando em impressionantes acelerações brutais e velocidades altíssimas. E mais, essas acelerações positivas e negativas brutais das naves seriam realizadas sem efeitos comuns de inércia sobre os corpos orgânicos dentro da naves, ou seja, a inércia dentro das naves seria anulada durante as viagens.

CULTURA POPULAR E TURISMO
A pequena e modesta cidade de Rachel, no estado de Nevada, a cidade mais próxima da base aérea, possui fama de ser "o lar oficial da Área 51". Localizada a três horas de carro a partir de Las Vegas, Rachel recebe um modesto número de turistas por ano, e várias lanchonetes e lojas vendem comida e artigos com temática "alienígena". Um pequeno museu vende mapas, fotos, broches e outros artigos, e um bar local, chamado "The Little A'le'Inn", orgulhosamente exibe uma cápsula do tempo ganhada da equipe de produção do filme americano de ação, ficção científica e aventura Independence Day.

É uma pequena cidade turística, fundada em 1973, atualmente com menos de 100 habitantes, localizada fora da área delimitada NAFR – Nellis Air Force Range, com acesso permitido pela rodovia Nevada State Route 375, por sua vez apelidada de Rodovia Extraterrestre.

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Area_51
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Área_51
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Lazar
  • Wikimedia: Imagens

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