CHEVROLET MERIVA
CHEVROLET MERIVA (NO BRASIL)
CHEVROLET MERIVA (NA AMÉRICA
DO SUL)
OPEL MERIVA (NA EUROPA EM
GERAL)
VAUXHALL MERIVA (NO REINO
UNIDO)
INTRODUÇÃO
A prática Chevrolet Meriva é um inteligente modelo de automóvel do tipo minivan de tamanho médio de cinco portas, com capacidade para transportar com conforto bem razoável até cinco pessoas, incluindo o condutor, criada e desenvolvida em conjunto, no Brasil e na Europa, na década de 2000, pela General Motors do Brasil e pelas então subsidiárias da gigante americana General Motors Corporation na Europa Ocidental, principalmente a Opel Automobile, da Espanha, com o nome Opel Meriva, e Vauxhall Motors, da Inglaterra, com o nome Vauxall Meriva, e fabricada em série e em larga escala no Brasil, na Espanha e Inglaterra como um projeto de carro mundial, a partir de 2002 e 2003, respectivamente, até 2012 e 2017, respectivamente, no caso específico da 1ª geração da família GM Meriva, que, aliás, também teve uma 2ª geração, mas neste caso fabricada em série somente na Europa e não comercializada no Brasil.
Essas
fabricantes brasileira e europeias General Motors do Brasil, Opel Automobile e
Vauxall Motors utilizaram a moderna plataforma GM Gamma, a mesma utilizada pelo modelo compacto Chevrolet Corsa de 3ª geração, também
chamado Opel Corsa C, para dar
origem ao projeto da popular minivan Chevrolet Meriva / Vauxhall Meriva / Opel
Meriva de 1ª geração, aproveitando também as opções de motorização e câmbio
desse outro sucesso de vendas da então gigante americana General Motors Corporation,
conhecida atualmente como General Motors
Company.
Considerando
o mercado brasileiro de automóveis das décadas de 2000 e 2010, as principais
concorrentes da Chevrolet Meriva foram a importada Chrysler Caravan, com sete assentos, a Nissan Grand Livina, também com sete assentos, a também importada Kia Carnival, com sete assentos, a Citroen Xsara Picasso, com cinco
assentos, a Nissan Livina, também
com cinco assentos, e a Renault Scénic,
também com cinco assentos.
Atualmente, a
Chevrolet Meriva, de cinco assentos, e sua companheira de marca Chevrolet
Zafira, de sete assentos, não são mais fabricadas no Brasil e nem na Europa.
A GENERAL MOTORS
A General Motors Company é uma grande e tradicional
fabricante americana de automóveis, caminhões e pickups. Em 2018, por exemplo,
ela foi a 4ª maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7,1 milhões
de unidades fabricadas. Em 2023, por exemplo, ela foi a 6ª maior fabricante de
veículos do planeta, com mais de 6,2 milhões de unidades fabricadas. Ela foi
fundada em 1908 nos Estados Unidos pelo empresário americano William Durant e
está sediada em Detroit, no estado de Michigan.
Ela foi formada a partir do agrupamento de várias
outras indústrias do ramo automotivo. Em 1921, o alto executivo americano
Alfred Sloan Junior assumiu o controle da organização, dando início a um amplo
programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para
torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição
alcançada até 2008, quando se tornou General Motors Company.
Atualmente, a General Motors está presente em quase
todos os países do mundo, com mais de 390 instalações de diversos tipos e
finalidades, incluindo fábricas próprias, de suas subsidiárias ou de empresas
nas quais tem participação societária, atuando inclusive na importação e
comercialização de automóveis de suas marcas, fabricados em outros países. Ela
emprega, no total, mais de 250 mil pessoas e possui no seu portfólio várias
marcas, entre elas a Buick, a Chevrolet, a Cadillac, a GMC, a ACDelco, esta uma fabricante de peças e
componentes automotivos, e a GM Coreia /
Daewoo, da Coreia do Sul, com uma participação societária de cerca de 80%
nesta fabricante.
Em 2017, as fabricantes de automóveis Opel Automobile,
da Alemanha, e Vauxhall Motors, da Inglaterra, foram vendidas para a então
holding francesa PSA Peugeot-Citroen, conhecida atualmente como Stellantis NV, da Holanda. Já a então
fabricante australiana GM Holden Ltd foi simplesmente fechada pela General
Motors, também em 2017.
A subsidiária brasileira da General Motors Company é a
General Motors do Brasil, ela foi a 2ª maior fabricante e vendedora de veículos
do Brasil em 2019, por exemplo, incluindo automóveis e pickups, com mais de 475
mil unidades vendidas, entre nacionais e importados. Em 2024, por exemplo, ela
foi a 3ª maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais de 314 mil unidades
vendidas, com o automóvel compacto Chevrolet
Onix na 3ª posição entre os mais vendidos.
Ela foi fundada no Brasil em 1925, mas nos primeiros
cinco anos de suas atividades aqui só montava no Brasil os automóveis quase
prontos importados dos Estados Unidos. Somente a partir de 1930 a General
Motors do Brasil passou a fabricar, de fato, veículos no Brasil. O primeiro
modelo de automóvel de passeio fabricado no Brasil pela empresa foi o Chevrolet Opala, em 1968.
Por razões óbvias, em 2022 a gigante americana General
Motors anunciou que estava abandonando o mercado russo de automóveis e
pickups...
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Chevrolet Meriva, conhecida na Europa como Opel Meriva e Vauxhall Meriva, é um prático modelo de automóvel do tipo minivan ou monovolume de tamanho médio, com capacidade para transportar com conforto bem razoável até cinco pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco de aço galvanizado, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas, com padrão de acabamento bem razoável, com suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com amortecedores pressurizados e molas helicoidais, e suspensão traseira semi-independente, com barra de torção, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados, para uso urbano e rodoviário, com motorização transversal aspirada de 1.800 cilindradas e injeção eletrônica multiponto, com 8 válvulas ou 16 válvulas, dependendo da versão e do ano de fabricação, a gasolina ou flex, dependendo da versão e do ano de fabricação, combinados com câmbio mecânico de cinco velocidades ou automatizado de cinco velocidades, também dependendo da versão e do ano de fabricação.
Ela se
encaixa na categoria de automóveis médios, ela pode ser considerada um
monovolume ou uma minivan, com entre-eixos bem razoável de 2,6 metros, o
suficiente para até cinco pessoas, sendo quatro adultos e uma criança. Ela
consegue transportar com conforto bastante razoável quatro adultos e uma
criança, pois a fileira traseira de assentos consegue acomodar dois adultos nas
laterais e uma criança no centro. Na verdade, a sua capacidade técnica é de
cinco adultos, mas, na prática, o espaço no assento traseiro é limitado para
dois adultos e uma criança, com ou sem assento de elevação ou cadeirinha.
Embora não
seja mais um projeto novo, a prática Chevrolet Meriva ainda pode ser
considerada um modelo de carro moderno, com perfil tipicamente familiar, com
motorização transversal, tração dianteira e injeção eletrônica multiponto de
combustível. Automóveis com motorização transversal são mais seguros porque em
caso de acidente grave com forte impacto frontal o risco do bloco do motor
invadir o habitáculo do carro é menor. Pense nisso na hora de comprar seu
próximo carro...
O carro foi
projetado para cinco pessoas no total, incluindo o condutor. Porém, nas
rodovias, com cinco pessoas adultas a bordo e bagagem, não é aconselhável
exigir desempenho esportivo dela, pois seu perfil é familiar e sua carroceria é
alta, com risco de tombar caso seja exigida demais em curvas acentuadas em alta
velocidade, o que, aliás, é proibido por lei...
No Brasil, entre
2002 e 2012, a General Motors do Brasil
colocou à disposição do consumidor
brasileiro pelo menos seis versões da Chevrolet Meriva, começando pelas mais
completas Chevrolet Meriva Expression,
Chevrolet Meriva Premium e Chevrolet
Meriva SS, passando pelas versões intermediárias Chevrolet Meriva Joy e Chevrolet
Meriva Maxx, até chegar à versão mais simples Chevrolet Meriva CD, combinadas com motorização GM Família I / Powertrain aspirada de 1.800
cilindradas, com injeção eletrônica multiponto e 16 válvulas ou 8 válvulas no
total, dependendo da versão e do ano de fabricação, a gasolina ou flex, também
dependendo da versão e do ano de fabricação, com potências variando entre 100 e
110 cavalos, dependendo da versão e do ano de fabricação, e com torques
variando entre 17 kgfm e 19 kgfm de torque, dependendo da versão e do ano de
fabricação, combinados com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas,
disponível como item de série, ou automatizado GM Easytronic de cinco velocidades, disponível como opcional.
Essa minivan
também esteve disponível com o pequeno e econômico motor GM 1.4 Econoflex aspirado de 1.400 cilindradas, com injeção
eletrônica multiponto, totalizando mais de 20 combinações diferentes de
acabamento, nível de equipamentos, motorização e câmbio, com potências e torques
suficientes para tracionar moderadamente a carroceria de cerca de 1.300 kg do
veículo, sem passageiros e bagagem, ou cerca de 1.700 kg, com passageiros e
bagagem, na cidade e na rodovia.
Vale
ressaltar que, de modo geral, o limite médio atual de velocidade estabelecido
para as rodovias brasileiras é de cerca de 100 km/h para os chamados veículos
leves de passeio, praticamente o mesmo limite de velocidade estabelecido por
lei na década de 2000. Portanto, todas as combinações de motorização e câmbio para
a Chevrolet Meriva combinavam com a proposta do fabricante de um veículo leve
de passeio de uso moderado, dedicado ao uso familiar, na cidade e na rodovia,
nos dias se semana, para ir ao trabalho, para fazer compras e levar os filhos à
escola, e nos finais de semana e feriados, para ir à praia de dia e para ir à
igreja, ao cinema e/ou à pizzaria à noite.
Por exemplo,
as versões intermediárias da Chevrolet Meriva foram comercializadas no Brasil com
uma variedade bem razoável de itens de segurança, conforto e desempenho, elas
saíam da fábrica da General Motors no município de São José dos Campos – S.P. com
travas e vidros com acionamento elétrico (opcional); faróis de neblina
(opcional); imobilizador antiroubo do motor (de série), com trava central
elétrica (opcional); barras de proteção nas laterais (de série); vidro traseiro
com limpador e desembaçador elétrico (de série); assentos dianteiros com regulagem manual
de altura e inclinação (de série); regulagem manual de altura e profundidade do
volante (de série); airbag duplo (opcional); rodas de liga leve (opcional); ar
condicionado (opcional) e ar quente (de série); cintos de segurança de três
pontos para até quatro ocupantes adultos e um cinto subabdominal no centro do
assento traseiro (de série) ou cintos de três pontos para todos os ocupantes (opcional); direção hidráulica (de série); aparelho de som com
rádio AM / FM e CD Player (opcional), com antena no teto; computador de bordo; rodas
de liga leve (opcional), com freios a discos nas rodas dianteiras e tambores na
traseira (de série), com sistema ABS de antitravamento (opcional), dentre outros
itens.
A minivan
Chevrolet Meriva tem o aspecto externo suave e levemente vincado, com linhas
suaves e levemente conservadoras, sem exageros ou exibicionismos, bem ao gosto
do típico consumidor brasileiro de classe média, seja um ou uma profissional liberal
ou empresário (a), um (a) executivo (a) ou uma dona de casa, com um discreto conjunto
de para-choques dianteiro e traseiro, e um conjunto de assentos dianteiros e
traseiros com linhas modernas, combinado com o painel e o volante também com
linhas modernas e suaves, também sem exageros ou exibicionismos, o que favorece
o seu valor de revenda.
Considerando
a década em que foi lançada, a Chevrolet Meriva tinha (e ainda tem) um visual
moderno para sua época, com o capo do motor bem inclinado para melhorar a
visibilidade que o motorista tem a sua frente, com a adoção de um gracioso
design de linhas harmônicas e levemente vincadas, sem ousadias estéticas, por
um lado, e sem excesso de conservadorismo, por outro lado. Um meio termo entre
modernidade e discrição, desenhada para quem não quer chamar muita atenção por
onde passa, mas, por outro lado, não quer parecer quadrado e/ou careta.
Entre 2002 e
2012, portanto durante cerca de 10 anos de fabricação seriada, a Chevrolet
Meriva foi fabricada desde o início com quatro portas, reforçando sua vocação
familiar. A tampa do porta-malas é bem definida e dá acesso a um compartimento
traseiro com capacidade razoável para 350 litros de bagagens, com todos os
cinco assentos fixados no assoalho, esta uma das razões para o seu sucesso no
mercado brasileiro de automóveis de tamanho médio.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Durante a década de 1990 a General Motors do Brasil e as subsidiárias europeias da gigante americana General Motors Corporation, principalmente a Vauxhall Motors, do Reino Unido, e a Opel Automobile, da Alemanha, perceberam que precisavam de mais uma representante no mercado sul-americano e europeu de minivans populares, principalmente para complementar os seus respectivos portfólios de produtos familiares que já eram compostos pela belíssima e muito prática Chevrolet Zafira, na época já em desenvolvimento e prestes a entrar em produção seriada.
Surgiu então
a oportunidade de aproveitar a plataforma GM Gamma, conhecida também como GM 4300, do pequeno hatch compacto Chevrolet
Corsa de 3ª geração, conhecido na Europa como Opel Corsa C, também em fase de
desenvolvimento, para dar origem a uma minivan com bom aproveitamento de espaço
interno, com 2,6 metros de espaço entre-eixos, o suficiente para até cinco
pessoas adultas, embora na prática quatro adultos e uma criança com conforto
bem razoável.
Então o
Centro de Design da General Motors do Brasil, no estado de São Paulo, e o
Centro de Design da Opel Automobile, na Alemanha, se uniram para projetar a
Chevrolet Meriva, conhecida no exterior como Opel Meriva e Vauxhall Meriva,
após o sinal verde da matriz americana, com fabricação em larga escala no
Brasil, na Espanha e na Inglaterra, e sua comercialização aqui no Brasil, em
vários países da América do Sul, incluindo Argentina, Paraguai e Uruguai, e sua
comercialização na Europa, incluindo Reino Unido, Alemanha, França e Espanha,
mas com a possibilidade de fabricação em série da 2ª geração da família Opel
Meriva, o que de fato ocorreu, a partir de 2010, mas apenas na Europa Ocidental
e principalmente para atender o mercado europeu, embora também tenha sido exportada
para Israel.
Na década de
1990 o conceito de minivan ainda era popular, tanto na América do Sul,
incluindo o Brasil, quanto na América do Norte e na Europa, naquela época o
conceito de SUV – Sport Utility Vehicle já estava se tornando popular, mas ainda
não era protagonista como hoje em dia, portanto havia espaço suficiente no
Brasil e na Europa para mais um modelo de minivan nesses mercados, o que
encorajou os executivos da General Motors do Brasil, da Vauxhall Motors e da
Opel Automobile a tentar emplacar mais uma minivan nesses mercados, justamente
a GM Meriva.
Havia
necessidade de desenvolvimento da GM Meriva no Brasil e na Europa, pois são
regiões diferentes, lá as rodovias são um “tapete vermelho”, mas aqui as
rodovias públicas são mal conservadas, ruins mesmo, portanto havia necessidade
de tropicalização (adaptação) do automóvel para as duras condições das rodovias
e ruas brasileiras, além das condições do combustível à venda aqui,
principalmente da gasolina brasileira (na verdade, uma mistura de gasolina e
etanol), que é um pouco diferente da gasolina europeia.
A 1ª geração
da minivan popular GM Meriva, conhecida também como GM Meriva A, foi fabricada
em série e em larga escala no Brasil, na Espanha e na Inglaterra, totalizando
mais de 1.220.000 unidades fabricadas, um grande sucesso de vendas da gigante
americana General Motors Company, desse total sendo mais de 220.000 unidades
fabricadas no Brasil. Esse sucesso possibilitou que a família GM Meriva foi
levada para a 2ª geração, mas fabricada apenas na Europa, entre 2010 e
2017, produzida apenas na Espanha, na fábrica da Opel Automobile em Zaragoza ou Saragoça, que, atualmente,
é propriedade do grupo automotivo Stellantis NV.
A simpática Chevrolet
Meriva e seus modelos irmãos Vauxhall Meriva e Opel Meriva foram lançados no
Brasil em 2002, nos demais países da América do Sul (com exceção do Chile) em
2003, e na Europa Ocidental em 2003, como um automóvel da categoria minivan de
tamanho médio, na prática um monovolume, com proporções bem equilibradas entre
o cofre do motor e o próprio motor, com frente em cunha acentuada, realçando o
seu aspecto estético de apenas um volume, o habitáculo (a parte do automóvel em
que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas integrado ao design do
habitáculo.
Ela se
encaixa no segmento médio de automóveis, com 2,6 metros de comprimento /
distância entre eixos (nem muito, nem pouco), uma medida um pouco acima da
categoria de automóveis compactos, estes com cerca de 2,4 metros de distância
entre eixos. Assim como as suas principais concorrentes, a Chevrolet foi
sensata no tratamento dado às pernas de seus consumidores, levando em
consideração a capacidade máxima de cinco assentos desse projeto.
Para quem não
sabe, o entre-eixos é a medida de espaço interno disponível ou espaço útil para
os ocupantes de um automóvel. Para quem vai comprar um veículo de passeio, essa
é a medida que realmente importa, já que a medida de comprimento total do
automóvel não quer dizer muita coisa se o projeto não tiver sido concebido para
bom aproveitamento do espaço interno. Se você tem filhos, uma das primeiras
coisas que você precisa saber sobre o modelo de automóvel que vai comprar é o
entre-eixos.
Há um senso
comum entre engenheiros civis e arquitetos que diz que quando não há espaço
suficiente no terreno para construir um imóvel térreo bem confortável então a
solução é “ir para cima”, é subir, é construir andares. Tentando fazer uma
analogia então com a indústria automobilística ou automotiva, as minivans e os
utilitários esportivos de modo geral têm essa vantagem, já que as ruas e
avenidas de grandes cidades estão cada vez mais congestionadas então a solução
é aumentar o espaço entre o assoalho do automóvel e o seu teto, aumentando
assim o seu volume interno disponível para o condutor e os passageiros, sem
prejudicar o trânsito do dia a dia com automóveis longos demais.
O projeto da
Chevrolet Meriva foi um sucesso de crítica e de público na década de 2000, o
resultado foi satisfatório para os consumidores típicos de classe média, ou
seja, para o seu público alvo, e foi considerado pela imprensa especializada
uma solução inteligente para as necessidades de mobilidade da burguesia
brasileira, aliando fatores decisivos na hora da compra, entre eles a qualidade
de construção em aço galvanizado; o espaço interno bem razoável (nada
excepcional, mas dentro da médias dos concorrentes); as boas e simples soluções
elétricas e eletrônicas; o peso razoável do monobloco e das demais peças,
partes e componentes que formam o veículo, possibilitando a adoção de pelo
menos quatro opções de motorização aspirada razoavelmente econômicas, a GM 1.8L 8V a gasolina (Família I), com
1.800 cilindradas e injeção eletrônica multiponto; a GM 1.8L 16V a gasolina (Família I), com 1.800 cilindradas e injeção
eletrônica multiponto; a GM 1.8L 8V Flexpower
(família Powertrain), com 1.800
cilindradas e injeção eletrônica multiponto; e a GM 1.4L 8V Econoflex, com 1.400 cilindradas e injeção eletrônica
multiponto; combinadas com duas opções de câmbio, uma manual de cinco
velocidades ou marchas e outra automatizada Easytronic de cinco velocidades ou
marchas.
A prática e
inteligente minivan de cinco lugares foi elogiada pelas revistas Quatro Rodas e Auto Esporte, por exemplo. Entre os seus principais atributos
apontados pela mídia estavam também a solução inteligente de adoção do sistema chamado
Flexspace, que é um simples e
prático de assoalho projetado para a fixação dos três assentos traseiros, que
podem ser retirados para aumentar o espaço útil do porta-malas, mas disponível
apenas nas versões mais completas.
No início da década de 2000 a Chevrolet Meriva teve algumas concorrentes de peso, bem projetadas e bem fabricadas, a Renault Scénic, a Citroen Xsara Picasso e a Nissan Livina, todas também para cinco ocupantes. Mas também havia algumas opções mais chiques, incluindo as importadas Chrysler Caravan e Kia Carnival, bem mais espaçosas, sofisticadas e refinadas, numa faixa de preço acima do poder aquisitivo da classe média brasileira.
A minivan Chevrolet Meriva de 1ª geração recebeu a nota 3 estrelas na avaliação de segurança realizada pelo Latin NCap, na década de 2000, e recebeu 5 estrelas na avaliação de segurança realizada pelo Euro NCap, também na década de 2000.
MERCADO
Embora a Chevrolet Meriva seja um projeto que utiliza plataforma, suspensão, motorização e câmbio semelhantes ou idênticos aos do projeto do hatchback compacto Chevrolet Corsa de 3ª geração, ela é um modelo diferente de automóvel, com aspecto externo quase totalmente diferente e aspecto interno também quase totalmente diferente, inclusive com um entre-eixos com pelo menos 10 centímetros a mais.
Embora seja
prima do Chevrolet Corsa, a Chevrolet Meriva conseguiu conquistar sua própria
identidade e fatia de mercado, se destacando em meio às suas principais
concorrentes, as boas Citroen Xsara Picasso, a Renault Scénic e a Nissan Livina,
as quatro dentro da mesma faixa de preços, portanto competitivas. As
concorrentes Citroen Xsara Picasso e Renault Scénic foram sucessos de vendas no
Brasil, mas a concorrente Nissan Livina é uma boa opção no mercado de
automóveis usados, uma opção que não deve ser desprezada.
No Brasil, a
Chevrolet Meriva monovolume foi lançada em 2002, com a praticidade, com custo
de manutenção bem razoável e com consumo razoável de combustível, entre os
argumentos de marketing apreciados pelo típico consumidor brasileiro de classe
média, o que resultou em um sucesso de vendas com cerca de 220.000 unidades
vendidas. A grande maioria das unidades fabricadas foi dos modelos Chevrolet
Meriva com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas. A versão com câmbio
automatizado Easytronic se mostrou um pouco problemática, com trancos,
trepidações e alguma dificuldade (indecisão) durante a troca de marchas. Se o
exemplar que lhe interessa possui esse câmbio automatizado, verifique com o seu
mecânico de confiança se é possível trocar a caixa automatizada por uma caixa manual
simples.
Apesar disso,
apesar desse problema, é possível afirmar sim que a Chevrolet Meriva foi bem
sucedida no mercado brasileiro, o resultado de uma combinação equilibrada de
características estéticas que agradaram ao típico consumidor familiar e
executivo brasileiro e características mecânicas adaptadas para as duras
condições das estradas, rodovias, ruas e avenidas brasileiras.
O acabamento
dos assentos e dos painéis das portas é bem razoável, na excepcional, mas
dentro da média dos automóveis populares, com revestimentos em tecidos nas
partes principais, considerando as versões básicas e intermediárias, e até com
a opção de couro nas versões top de linha. A família GM Meriva esteve
disponível no Brasil com a motorização flex, permitindo assim o uso simultâneo
de gasolina e etanol, em qualquer proporção.
Em nível
mundial, a família GM Meriva foi um grande sucesso comercial da gigante
americana General Motors Company, principalmente na Europa Ocidental e na
América do Sul, fabricada em duas gerações, chamadas Meriva A, entre 2002 e
2012, e Meriva B, entre 2010 e 2017.
Antes de fechar o negócio é preciso tomar alguns cuidados, peça ajuda de um mecânico de confiança e consulte um despachante. Se for o caso, solicite uma inspeção pré-compra e/ou uma vistoria técnica, com laudo cautelar, se possível. Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia mínima de três meses.
Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra... Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem também para quem está vendendo o veículo...
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CHEVROLET MERIVA 1.8L 8V GASOLINA
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Minivan média, com monobloco de aço e cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro (sem retrovisores);
- Largura: Aprox. 1,9 metro (com retrovisores);
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Motorização (potência / torque): GM 1.8L de 8 válvulas (102 cavalos / 17 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica multiponto;
- Faróis: Halógenos convencionais;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos (lotada);
- Retomada de 80 km/h até 120 km/h: Aprox. 17 segundos (lotada);
- Consumo cidade: Aprox. 7 km / litro (com ar ligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro (com ar ligado);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- Transmissão: Automatizada de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): 0,33
- Tração: Dianteira;
- Direção: Hidráulica (de série);
- Freios: Discos na frente e tambores atrás;
- Porta-malas: Aprox. 350 litros;
- Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores;
- Tanque de combustível: 52 litros;
- Rodas e pneus: Aço (de série) ou liga leve (opcional), com pneus 185/60 R15;
- Nível de ruído interno (100 km/h): Aprox. 70 decibéis;
- Frenagem de 100 km/h até 0 km/h: 50 metros (sem ABS);
- Peso vazia / com ar: Aprox. 1.300 kg;
- Peso lotada / com ar: Aprox. 1.700 kg;
- Preço: Aprox. R$ 35 mil (usada / bom estado de conservação);
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- OLX Brasil (classificados): http://www.olx.com.br
- Mercado Livre (classificados): http://www.mercadolivre.com.br
- ICarros (classificados): https://www.icarros.com.br/principal/index.jsp
- Mobiauto (classificados): https://www.mobiauto.com.br/
GALERIA DE IMAGENS
MERIVA (1ª GERAÇÃO)
MERIVA (1ª GERAÇÃO)
MERIVA (1ª GERAÇÃO)
MERIVA (1ª GERAÇÃO)
MERIVA (2ª GERAÇÃO)
MERIVA (2ª GERAÇÃO)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Revista Mecânica: https://autolivraria.com.br/bc/auto-livraria/revistas-nacionais/revista-oficina-mecanica/revistas-oficina-mecanica-1990-1991-1992-1993-1994/
- General Motors do Brasil: https://www.chevrolet.com.br/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Opel_Meriva
- NetCarShow (em inglês): https://www.netcarshow.com/opel/2011-meriva/
- Blog da Luauto: https://blogdaluauto.blogspot.com/2013/09/excesso-de-defeitos-do-cambio-do-meriva.html
- General Motors do Brasil: https://www.chevrolet.com.br/suvs/novo-spin
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Meriva
- Autoesporte / G1: https://g1.globo.com/carros/noticia/2010/06/chevrolet-meriva-2011-tem-sistema-de-som-como-diferencial.html
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/i-motion-easytronic-dualogic-cambio-automatizado-esta-extinto-no-brasil/
- Auto Evolution (em inglês): https://www.autoevolution.com/vauxhall/meriva/
- General Motors (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagem
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