KOOL & THE GANG (MÚSICA)

KOOL & THE GANG
KOOL AND THE GANG
ROBERT BELL (A PARTIR DE 1964)
RONALD BELL (DE 1964 ATÉ 2020)
CURTIS WILLIAMS (A PARTIR DE 1982)
GEORGE BROWN (DE 1964 ATÉ 2023)
DENNIS THOMAS (DE 1964 ATÉ 2021)
CHARLES SMITH (DE 1964 ATÉ 2006)
JAMES JT TAYLOR (DE 1979 ATÉ 1999)
RICKY WESTFIELD (DE 1964 ATÉ 1985)
ROBERT MICKENS (DE 1964 ATÉ 2010)
WOODROW SPARROW (DE 1964 ATÉ 1969)
LARRY GITTENS (DE 1975 ATÉ 2013)
OTTA NASH (DE 1975 ATÉ 2003)
CLIFFORD ADAMS (1977 ATÉ 2014)
AMIR BAYYAN (A PARTIR DE 2006)
TIMOTHY HORTON (A PARTIR DE 1998)
SHAWN MACQUILLER (A PARTIR DE 1991)
CURTIS PULLIAM (A PARTIR DE 2013)
JERMAINE BRYSON (A PARTIR DE 2015)
WALT ANDERSON (A PARTIR DE 2016)
RICK MARCEL (A PARTIR DE 2017)
LOUIS TAYLOR (A PARTIR DE 2023)
THE JAZZIACS (NOME ANTERIOR)
SOUL TOWN BAND (NOME ANTERIOR)
NEW DIMENSIONS (NOME ANTERIOR)
DISCO MUSIC
FUNK MUSIC


INTRODUÇÃO

A banda americana Kool & The Gang é um inovador grupo de música pop, com elementos integrados de música eletrônica e de percussão, entre eles a disco music, a funk music, o R&B, a lounge music, a new wave e a soul music, entre outros ritmos e estilos, com músicas de sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990, principalmente as faixas Celebration, Cherish, Ladies Night, Fresh, Steppin Out, Joanna, Get Down On It, Summer Madness, Too Hot, Tonight, Hi de Hi, Misled, Street Corner Symphony, Open Sesame, Emergency, Hollywood Swinging, Jungle Boogie, Fresh e Take It To The Top, lançadas, remixadas e/ou remasterizadas pelas gravadoras De-Lite Records / Island Def Jam (Universal), Mercury Records / Republic (Universal), ATO Records / Virgin / Pias Group (Universal) e Omnivore Recordings.


A partir da década de 1970 a talentosa banda Kool & The Gang, conhecida também como Kool and the Gang, contribuiu para a redefinição dos padrões para o cenário da música pop, com os seu principais integrantes Robert Bell, Charles Smith, Ronald Bell, Dennis Thomas, James Taylor, Spike Mickens e George Brown influenciando os rumos da disco music e do funk americano na época e, nas décadas seguintes, desempenhando papéis relevantes dentro da banda, com criatividade, sofisticação, bom gosto e ousadia nos trabalhos.


A criatividade dos arranjos instrumentais e de vozes da banda Kool & The Gang é comparável a de outros importantes e influentes artistas individuais ou bandas de música pop, com elementos dos diversos ramos da música eletrônica, entre eles Gloria Gaynor; Olivia Newton John; Soul II Soul, James Brown; Diana Ross; Abba; The Jacksons; Cher; Chaka Khan; KC & The Sunshine Band; Jamiroquai; Donna Summer; Bee Gees; Earth, Wind & Fire; B-52’s; Incognito; Kylie Minogue; Marvin Gaye; Barry White e, é claro, Madonna.


É uma das mais bem sucedidas bandas de música pop do mundo, com mais de 70.000.000 de cópias de álbuns vendidos desde a década de 1970, e ainda em plena atividade musical, mas agora em ritmo bem mais tranquilo, principalmente em razão da idade de parte dos integrantes, alguns deles com mais de 70 anos.


A UNIVERSAL MUSIC

A americana e holandesa UMG - Universal Music Group é a maior empresa controladora de gravadoras do mundo, que detém cerca de 25% do mercado fonográfico mundial e os direitos de comercialização da maioria dos álbuns lançados pela banda Kool & The Gang, por meio da De-Lite Records / Island Def Jam, da Mercury Records / Republic e da ATO Records / Virgin / Pias Group. Ela é uma gigante do mundo do entretenimento e possui várias gravadoras, entre elas a Interscope Geffen A&M Records / MCA Records, a Capitol Music / EMI, a Republic Records / Motown, a Island Records / Mercury, a Philips / Vertigo / Decca Music / Verve e a Def Jam Recordings.


Ela é a maior empresa fonográfica do mundo, com um arquivo de mais de 3.000.000 de gravações musicais e mais de 4.000.000 de composições musicais, avaliada em cerca de US$ 50 bilhões (valor aproximado), com mais de 8.300 empregados, uma subsidiária da holding de mídia francesa Vivendi, do conglomerado multinacional chinês Tencent, do empresário francês Vincent Bolloré e do fundo de investimentos britânico e americano Pershing Square, dentre outros investidores.


A DISCO MUSIC

A disco music é um gênero musical dançante originado nos Estados Unidos e que alcançou o seu auge de popularidade nas décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e até no Brasil. Ela tem uma sonoridade que lembra a sonoridade do funk americano, da mesma época, embora sejam estilos diferentes.


Conhecida também como música disco (em português e espanhol) e discothèque (em francês), a disco music é um dos vários ramos da música eletrônica. Ela pode ser considerada, inclusive, a precursora ou antecessora da dance music e da house music, que alcançaram o auge na década de 1990 e ainda hoje estão entre os principais produtos da indústria fonográfica mundial.


Em décadas passadas, a disco music era considerada um produto popular e era vítima frequente de preconceitos, mas nas décadas mais recentes passou a ser considerada cult por muitos colecionadores e críticos de música.


CARACTERÍSTICAS E CARREIRA

Kool & The Gang é o nome de uma bem sucedida banda americana de música pop com elementos e tendências de disco music, de R&B, de funk americano (diferente do funk brasileiro), de new wave e de soul music, entre outros ritmos e estilos, formada nos Estados Unidos em 1964 pelos irmãos Robert Bell e Ronald Bell, ambos de nacionalidade americana, e pelos músicos Dennis Thomas, Robert Mickens, Charles Smith, George Brown, Woodrow Sparrow e Rick Westfield, também americanos, inicialmente com o nome The Jazziacs, até 1969, quando decidiram mudar o nome para Kool & The Gang, definitivamente, com o lançamento do primeiro álbum intitulado Kool & The Gang, em 1969.


O nome Kool & The Gang (pronuncia-se Kúl én di G-én) é uma referência direta ao apelido de um dos fundadores da banda, o baixista, compositor e vocalista Robert Bell, cujo apelido é Kool, que, por sua vez, é uma alusão (referência indireta) à palavra cool, em inglês, que significa legal, bacana, joia, maneiro, divertido e interessante. Outro detalhe curioso, a palavra gang, em inglês, pode não ter o mesmo sentido pejorativo que tem no Brasil, depende do contexto. Lá pode significar turma, grupo, equipe e pessoal, por exemplo.


A banda nasceu em 1964, na cidade de Jersey City, no estado de Nova Jersey, quando os então oito adolescentes, amigos de bairro e colegas de escola, fundaram a banda The Jazziacs, formada por Spike Mickens, Dennis Thomas, Ronald Bell, Charles Smith, Woody Sparrow, Ricky West, Robert Bell e George Brow, anos mais tarde renomeada para Kool & The Gang, principalmente para o lançamento do primeiro álbum Kool & The Gang, em 1969.


Nas décadas de 1970, 1980 e 1990, durante o período de grande sucesso, os trabalhos do Kool & The Gang foram enriquecidos com participações nobres de vários instrumentistas e vocalistas, dentre eles o vocalista James Taylor (não confundir com o também americano James Taylor, icônico cantor, compositor, violonista e guitarrista de R&B e folk music); o vocalista e guitarrista Shawn McQuiller; o trombonista Clifford Adams; e o tecladista Curtis Williams; todos de nacionalidade americana, embora não esteja claro quais deles tenham sido membros efetivos da banda e quais tenham sido apenas contratados, dependendo da fonte consultada.


Atualmente, a banda Kool & The Gang tem uma formação diferente, incluindo Shawn McQuiller; o vocalista Lavell Evans; o fundador Robert Bell, já com 74 anos, mas ainda na ativa; Curtis Williams; o percussionista e baterista Timothy Horton; o guitarrista Amir Bayan; e o saxofonista Louis Taylor; todos também americanos.


Embora não seja um integrante da banda em si, vale citar aqui o produtor, arranjador e compositor musical brasileiro Eumir Deodato, que teve uma parceria curta, mas muito bem sucedida, com a banda Kool & The Gang, entre 1979 e 1982, considerado um dos responsáveis pela qualidade musical e pelo sucesso dessa banda americana no cenário da música pop mundial.


A banda americana Kool & The Gang foi eleita para alguns prêmios importantes do mundo da música, dentre eles dois prêmios Grammy, considerado o “Oscar” da música; sete prêmios American Music Awards; e um prêmio Soul Train; Além disso, a banda foi eleita para a Calçada da Fama de Hollywood, além de ser também introduzida no Rock and Roll Hall Of Fame, em Ohio, nos Estados Unidos, um museu de homenagem aos nomes do Rock.


Ao longo da trajetória da banda, em mais de 55 anos de atividades, pelo menos 10 de seus álbuns lançados, principalmente entre 1973 e 1984, alcançaram boas ou ótimas posições na Billboard, com pelo menos 20 músicas suas presentes no ranking das 50 mais executadas nas rádios FM e AM dos Estados Unidos, dentre elas Celebration, Jungle Boogie, Hollywood Swinging, Get Down On It, Joanna, Ladies Night, Misled, Cherish, Emergency, Fresh e Too Hot.


No total, foram 31 discos de ouro e platina, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental e até no Brasil, com mais de 70.000.000 de cópias de álbuns vendidos em toda a carreira da banda, em todos os continentes, incluindo as coletâneas remasterizadas e remixadas. Ela pode ser considerada uma das bandas de disco music e funk americano (não confundir com o funk brasileiro) de maior sucesso em todo o planeta, uma das maiores bandas de música dançante noturna e uma das maiores bandas de música popular do mundo.


O banda Kool & The Gang conseguiu alcançar sucesso comercial em 1973, com o lançamento do seu quarto álbum de estúdio Wild and Peaceful, e conseguiu manter esse alto nível sucesso até 1984, com o lançamento do seu décimo sexto álbum de estúdio Emergency, principalmente porque soube aproveitar bem a onda da disco music e da funk music durante as décadas de 1970 e 1980, mas é possível afirmar que, independentemente da aceitação do público, a banda sempre conseguiu produzir um conteúdo musical de boa qualidade durante toda sua existência, e sempre teve o reconhecimento da crítica musical doméstica e internacional pelo bom gosto, pela estética musical elegante, pela sofisticação dos arranjos instrumentais e pelo refinamento musical.


É importante que o leitor entenda quem nem sempre música de boa qualidade é a mais ouvida, qualidade musical e sucesso comercial nem sempre estão relacionados, há muitos e muitos casos de álbuns de inúmeros artistas musicais que não foram bem em vendagens, mas são uma referência em alta qualidade musical, e o caso da banda Kool & The Gang é ilustrativo, porque eles também tiveram altos e baixos na carreira, ou seja, parte dos álbuns teve melhor aceitação do público e parte deles teve menor aceitação, mas a qualidade musical foi mantida durante toda a sua existência.


A partir da década de 1970, a banda Kool & The Gang ajudou a redefinir os padrões para o cenário da música eletrônica, ao inserir uma boa dosagem de bom humor, de criatividade, de ousadia, de bom gosto, de refinamento e até de sofisticação às suas músicas, e a criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável a de outras influentes bandas populares de disco music, de R&B, de new wave, de funk music e de lounge music.


Em geral, grupos de disco music e funk music fizeram sucesso nas décadas de 1970 e 1980, alcançaram popularidade, mas tiveram vida curta, enquanto grupos de dance music e house music conquistaram seu espaço no mercado nas décadas 1980 e 1990, embora não tenham durado muito tempo, não tenham alcançado público de massa e, portanto, tenham se mantido em nicho de mercado, o que não é necessariamente ruim, pois nem sempre música de bom gosto é a mais consumida.


Mas a banda Kool & The Gang conseguiu se manter em atividade durante mais de 55 anos, sempre com agendamento de shows, fazendo apresentações em todos os continentes, e sempre com boa reputação junto à crítica musical e à mídia, inclusive sendo convidados para apresentações em programas de TV de todos os continentes. Eles conseguiram vender bem durante as décadas de 1970 e 1980, o que para as gravadoras é uma questão de sobrevivência no mercado, foram bem tocados nas rádios, conseguiram a atenção do público, sem perder o respeito dele, embora tenham cometido alguns erros e exageros ou extravagâncias.


Nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o grupo musical Kool & The Gang (ou a banda Kool & The Gang, se você preferir) ajudou a popularizar a disco music e o funk americano (que não tem quase nada a ver com o funk brasileiro) nas rádios FM, na TV aberta, em casas noturnas, danceterias, discotecas, festas privadas e, atualmente, ele ainda está presente na Internet, em sites de vídeos musicais, como o YouTube, por exemplo, e ainda é ouvido em plataformas de streaming de música, como SoundCloud, Spotify, Amazon Music, Deezer e Apple Music, por exemplo.


A banda Kool & The Gang é mais uma daquelas bandas de disco music, funk music, R&B, soul music e lounge music que vale a pena ser ouvida, vale a pena você sentar no confortável sofá da sua sala, durante seu merecido final de semana, e gastar pelo menos uma hora de seu precio$o tempo ouvindo com aquele seu fone de ouvido preferido, com alta qualidade de som.


Embora seja uma banda mais conhecida pelas suas performances bem humoradas, descontraídas e naturalmente alegres de disco music e funk music nos palcos, o repertório da banda Kool & The Gang incluiu, ao longo das décadas, diversos gêneros, incluindo soul, groove, R&B, new wave, jazz e lounge, tendo ganho prêmios Grammy em algumas dessas categorias, inclusive. Seu trabalho ainda é aplaudido e citado pela crítica como uma referência em música eletrônica de boa qualidade e ela permanece como uma das poucas bandas da chamada era disco ainda reconhecidas e reverenciadas pela crítica atual, ao lado de outras igualmente talentosas, como KC & Sunshine Band; ABBA; Earth, Wind & Fire; e Bee Gees.


Em 2021, a música e o videoclipe Celebration foram arquivados na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, para preservação.


A maioria dos fundadores da banda Kool & The Gang já faleceu.


PRINCIPAIS INTEGRANTES

INTEGRANTES ATUAIS

  • Robert Bell – baixo e backing vocal (desde 1964);
  • Curtis Williams – teclado, saxofone e backing vocal (desde 1982);
  • Shawn McQuiller – vocais, guitarra (desde 1991);
  • Amir Bayyan – guitarra e teclado (desde 1995);
  • Timothy Horton – bateria e percussão (desde 1998);
  • Curtis Pulliam – trompete e backing vocal (desde 2013);
  • Jermaine Bryson – trombone e backing vocal (desde 2015);
  • Walt Anderson – vocais e teclados (desde 2016);
  • Rick Marcel – guitarra, baixo e backing vocal (desde 2017);
  • Louis Taylor – saxofone e backing vocal (desde 2023);


EX-INTEGRANTES

  • George Brown – bateria, teclado, percussão e vocal (de 1964 até 2023)
  • Dennis Thomas – saxofone, flauta e backing vocal (de 1964 até 2021);
  • Claydes Charles Smith – guitarra (de 1964 até 2006);
  • Ronald Bell – saxofone, teclado e vocal (de 1964 até 2020);
  • Ricky Westfield – teclado e backing vocal (de 1964 até 1985);
  • Robert Mickens – trompete e backing vocal (de 1964 até 2010);
  • Woodrow Sparrow – guitarra e solo (de 1964 até 1969);
  • Larry Gittens – trompete, teclado e vocal (de 1975 até 2013);
  • Otha Nash – trombone (de 1975 até 2003);
  • Kevin Lassiter – teclados e backing vocal (de 1976 até 1979);
  • Clifford Adams – trombone e backing vocal (de 1980 até 2015);
  • James Taylor – vocalista (de 1979 até 1999);
  • Sir Earl Toon – teclados e backing vocal (de 1979 até 1982);
  • Michael Ray – trompete e backing vocal (de 1979 até 2023);
  • Gary Brown – backing vocal (de 1988 até 1990);
  • Sennie Martin – trompete e backing vocal (de 1988 até 2007);
  • Odeen Mays – teclado, guitarra e backing vocal (de 1988 até 1995);
  • Gerald Harris – teclado e guitarra (de 1992 até 1995);


DISCOGRAFIA

ÁLBUNS DE ESTÚDIO

  • 1969 - Kool & The Gang (LP e K7)
  • 1972 - Music Is the Message (LP e K7)
  • 1972 - Good Times (LP e K7)
  • 1973 - Wild and Peaceful (LP e K7)
  • 1974 - Light of Worlds (LP e K7)
  • 1975 - Spirit of the Boogie (LP e K7)
  • 1976 - Love & Understanding (LP e K7)
  • 1976 - Open Sesame (LP e K7)
  • 1977 - The Force (LP e K7)
  • 1978 - Everybody's Dancin (LP e K7)
  • 1979 - Ladies Night (LP e K7)
  • 1980 - Celebrate! (LP e K7)
  • 1981 - Something Special (LP e K7)
  • 1982 - As One (LP e K7)
  • 1983 - In the Heart (LP e K7)
  • 1984 - Emergency (LP e K7)
  • 1986 - Forever (LP e K7)
  • 1989 - Sweat (LP e K7)
  • 1992 - Unite (LP e CD)
  • 1996 - State of Affairs (LP e CD)
  • 2001 - Gangland (CD)
  • 2004 - The Hits: Reloaded (CD)
  • 2007 - Still Kool (CD)
  • 2013 - Kool for the Holidays (CD e download)
  • 2021 - Perfect Union (CD e download)
  • 2023 - People Just Wanna Have Fun (CD e download)


FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: De-Lite Records, Mercury, ATO e Omnivore;
  • Principal distribuidora: Universal Music Group;
  • Origem: Estados Unidos;
  • Início de carreira: Década de 1970;
  • Auge da carreira: Décadas de 1970, 1980 e 1990;
  • Gêneros: Disco, soul, R&B, funk, rock progressivo e dance;
  • Resultado comercial: + de 70.000.000 de cópias;


ARTISTAS SEMELHANTES

  • Gloria Gaynor
  • Olivia Newton John
  • Diana Ross
  • Abba
  • Chaka Khan
  • KC & the Sunshine Band
  • Donna Summer
  • Bee Gees
  • Earth, Wind & Fire
  • B-52’s
  • Kylie Minogue
  • Madonna
  • James Brown
  • Jackson Five
  • Cher
  • Jamiroquai
  • Barry White
  • Anastacia
  • Soul II Soul
  • Incognito


O KOOL NO YOUTUBE


MAIS MÚSICA ELETRÔNICA


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Kool_%26_the_Gang
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_disco
  • Universal (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)