TOYOTA ETIOS
TOYOTA ETIOS
TOYOTA ETIOS SEDAN
PROJETO AK10
PLATAFORMA NBC / EFC
INTRODUÇÃO
O gracioso Toyota Etios é um econômico e prático automóvel hatchback compacto e popular de cinco portas, criado na década de 2000 na Índia pela Toyota Kirloskar Ltd, desenvolvido nas décadas de 2000 e 2010 pela Toyota Kirloskar e pela Toyota do Brasil e fabricado em série e em larga escala pela Toyota Kirloskar, na Índia, a partir de 2010, pela Toyota do Brasil, aqui no Brasil, a partir de 2012, e pela Toyota-Astra Motor, na Indonésia, a partir de 2013, todas elas subsidiárias da gigante japonesa Toyota Motor Corporation, comercializado principalmente com o nome Etios e sob a marca Toyota, principalmente em mercados emergentes, sempre com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o condutor.
O pequeno
Toyota Etios também foi fabricado e comercializado com uma carroceria de sedan
compacto, com quatro portas laterais, neste caso com o nome Toyota Etios Sedan, preservando as
principais características de praticidade, durabilidade e economia do seu irmão
hatchback ou hatch, mas com a vantagem do porta-malas bem maior, tornando-se,
na década de 2010, o sedan compacto com o maior porta-malas da categoria dos
automóveis compactos populares, com mais de 560 litros de volume.
Aqui no
Brasil, durante a década de 2010, os principais concorrentes da família Toyota
Etios no segmento de automóveis compactos foram os hatchback ou hatches compactos
e sedans compactos Volkswagen Fox, Chevrolet
Onix e Chevrolet Prisma, Ford Ka e Ford Ka Sedan, Fiat Novo Uno, Renault Logan,
Citroen C3, Honda Fit, Nissan March, Peugeot 208, Volkswagen UP!, Chevrolet Classic,
Hyundai HB20 e Hyundai HB20 Sedan, Fiat Cronos, Volkswagen Gol, Renault
Sandero, Fiat Palio, Ford Fiesta, Fiat Argo, Renault Clio e Renault Clio Sedan, todos eles com a
mesma proposta de seus fabricantes de automóveis de nível de entrada, bem
econômicos e de manutenção simples e barata.
A TOYOTA CORPORATION
A Toyota Motor Corporation é uma grande fabricante
japonesa de automóveis e utilitários leves, uma das dez maiores fabricantes de
automóveis do mundo. Ela foi fundada em 1937 pelo empresário japonês Kiichiro
Toyoda (com “d” mesmo) e se tornou em 2012 a primeira fabricante de veículos do
mundo a alcançar a marca de 10.000.000 de unidades fabricadas por ano. Em 2017,
ela conseguiu manter a produção anual de mais de 10.000.000 de unidades
fabricadas, incluindo os números de suas marcas Lexus e Daihatsu, mas
desta vez ocupando a 2ª posição entre as maiores fabricantes de automóveis do
mundo.
Em 2024, ela foi a maior fabricante de automóveis e
utilitários leves do mundo, com mais 9.798.000 unidades fabricadas. Ela é
considerada, atualmente, a maior empresa do Japão e uma das maiores empresas do
mundo em faturamento, com mais de US$ 410 bilhões de receita bruta em 2024, por
exemplo, com mais de 375.000 empregados em todo o mundo, com mais de US$ 265
bilhões de receita bruta em 2018, por exemplo, com mais de 364.000 funcionários
em todo o mundo, com fábrica no Brasil, inclusive.
Essa grande fabricante japonesa de automóveis faz
parte do Grupo Toyota, uma gigante
com mais de 90 anos de vida, atuante também nos ramos de fabricação de
empilhadeiras industriais (Toyota),
de autopeças para veículos (JTEKT, Aisin
Seiki, Denso e Boshoku), de
hardwares e softwares para TI – Tecnologia da Informação, de siderurgia /
metalurgia (Aichi Steel), de
serviços financeiros (Toyota Financial),
de transporte marítimo (Toyofuji) e
de construção civil (Toyota Housing),
entre outros.
Além disso, a empresa possui uma participação
societária nas fabricantes japonesas de automóveis Subaru Corporation, Suzuki Corporation, Mazda Corporation e na
fabricante de automóveis e utilitários leves japonesa Isuzu Motors.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Toyota Etios é um automóvel hatcback ou hatch compacto extremamente econômico, com acabamento simples, para uso moderado, urbano e rodoviário, com carroceria monobloco de aço, com quatro portas laterais e uma porta traseira, para acesso ao porta-malas, totalizando cinco portas, com suspensão independente nas rodas dianteiras e semi-independente nas rodas traseiras, McPherson na frente e barra de torção ou eixo de torção atrás, com duas opções de motorização transversal entre 2012 e 2021, ambas flex (gasolina e/ou etanol, em qualquer proporção), sendo a primeira Toyota 1NR-FBE VVT-i, com 1.329 cilindradas, e a segunda Toyota 2NR-FBE VVT-i, com 1.496 cilindradas, com todas as versões do Toyota Etios figurando na categoria já conhecida dos automóveis compactos, com opções de carrocerias do tipo hatchback, mais curtas, ou sedan, um pouco mais longas.
Algumas
versões do Toyota Etios com carroceria sedan também foram fabricadas, neste
caso específico com o nome Toyota Etios Sedan, mas preservando grande parte das
principais características de seu irmão hatch. Aqui no Brasil, as versões
hatchback do Toyota Etios dividiram opiniões dos consumidores em relação ao
design, com a maioria do público gostando do design externo, gracioso, “fofo”
mesmo, mas, por outro lado, desaprovando a localização pouco comum do quadro de
instrumentos no painel.
Ele é um
projeto totalmente original da Toyota Corporation, com uma combinação modesta
de itens de segurança, conforto e desempenho nas versões mais básicas, como a Toyota Etios X 1.3 16V Flex, por
exemplo, mas chegando ao ponto das versões top de linha saírem completas de
fábrica, como a versão Toyota Etios Platinum
1.5 16V Flex, por exemplo, disponíveis com rodas de liga leve, faróis de
neblina, piloto automático, chave com controle remoto, câmbio automático de
quatro velocidades ou marchas, bancos com revestimento em couro e sistema
multimídia com GPS e TV digital, por exemplo.
Trata-se de
um projeto moderno, com motorização transversal e injeção eletrônica multiponto
de combustível. Automóveis com motorização transversal são mais seguros porque
em caso de acidente grave com forte impacto frontal o risco do bloco do motor
invadir o habitáculo do carro é menor. Além disso, o aproveitamento de espaço
interno em automóveis com motorização transversal é melhor. Atualmente, a
maioria dos automóveis de carroceria monobloco possui motorização transversal.
O carro foi
projetado para cinco pessoas adultas no total, incluindo o condutor, mas na
prática é possível transportar com razoável conforto quatro pessoas adultas e
mais uma criança no centro do banco traseiro, com ou sem assento de elevação
fixado ou cadeirinha, dependendo da idade. Um quinto ocupante adulto é
possível, mas viajaria com algum desconforto. Nas rodovias, com cinco pessoas a
bordo e bagagem, não é aconselhável exigir muito dele nas ultrapassagens das
versões de 1.298 cilindradas do pequeno Toyota Etios, pois seu desempenho é
limitado...
No Brasil, entre
2012 e 2021, as versões disponíveis do Toyota Etios eram as básicas Toyota Etios X 1.3 16V Flex (hatch), Toyota Etios Sedan X 1.5 16V Flex
(sedan) e Toyota Etios X 1.5 16V Flex
(hatch), com airbag duplo, luzes de alerta no painel (porta aberta e cinco
desafivelado), direção elétrica, freios ABS e limpador e desembaçador do vidro
traseiro; as versões intermediárias Toyota
Etios XS 1.3 16V Flex (hatch), Toyota
Etios Sedan XS 1.5 16V Flex (sedan) e Toyota
Etios XS 1.5 16V Flex (hatch), com ar condicionado, conta-giros no painel,
vidros e travas de acionamento elétrico, rádio AM/FM com CD player e entrada
USB para MP3; e as versões mais completas Toyota
Etios XLS 1.3 16V Flex (hatch), Toyota
Etios XLS Sedan 1.5 16V Flex (sedan), Toyota
Etios XLS 1.5 16V Flex (hatch), Toyota
Etios Platinum 1.5 16V Flex e Toyota
Etios Sedan Platinum 1.5 16V Flex (sedan), essas, é claro, com preço mais
alto e um melhor nível de itens de segurança, conforto e performance, incluindo
faróis de neblina, chave com controle remoto, ISOFIX, cintos de segurança com pré-tensionadores e rodas de liga leve.
Todas as
versões, tanto as básicas como as intermediárias e top de linha, já saíam de
fábrica com modernos motores Toyota com quatro cilindros em linha, com injeção
eletrônica multiponto de gasolina, duplo comando de válvulas no cabeçote e
acelerador eletrônico. As versões com o motor Toyota 1NR-FBE VVT-i, conhecido
também como Toyota 1.3L 16V Flex, com
1.329 cilindradas, 16 válvulas e duplo comando de válvulas, desenvolvem cerca
de 84 cavalos de potência (gasolina) e cerca de 12 kgfm de torque, enquanto as
versões com motor Toyota 2NR-FBE VVT-i, conhecido também como Toyota 1.5L 16V Flex, com 1.496
cilindradas, 16 válvulas e duplo comando de válvulas, desenvolvem cerca de 102
cavalos (gasolina) e cerca de 14 kgfm de torque.
No caso
específico das versões Toyota Etios com carroceria hatch, portanto mais curtas
e leves, com apenas 900 kg de peso vazio (versões mais básicas) ou 1.000 kg de
peso vazio (versões mais completas), o motor Toyota 1.3L consegue dar conta do
recado, embora o motor Toyota 1.5L seja mais adequado, e no caso específico das
versões Toyota Etios com carroceria sedan, portanto um pouco mais longas e um
pouco mais pesadas, com 1.000 kg de peso vazio (versões mais básicas) ou 1.100
kg de peso vazio (versões mais completas), o motor Toyota 1.5L consegue dar
conta do recado, ou seja, é o suficiente para tracionar moderadamente a
carroceria leve do automóvel compacto, na cidade ou na rodovia, mesmo com o
condutor e mais três pessoas adultas e uma criança a bordo.
Vale
ressaltar que, de modo geral, o limite médio atual de velocidade estabelecido
para as rodovias brasileiras é de cerca de 100 km/h para os chamados veículos
leves de passeio, praticamente o mesmo limite de velocidade estabelecido por
lei nas décadas de 2000 e 1990. Portanto, durante a década de 2010, as
motorizações de 1.496 cilindradas e de 1.329 cilindradas do Toyota Etios e
Toyota Etios Sedan combinavam com a proposta da fabricante Toyota do Brasil de
um veículo leve de passeio de uso moderado, dedicado a transportar solteiros em
início de carreira ou casais com filhos pequenos, na cidade e na rodovia, nos
dias se semana, para ir ao trabalho, para fazer compras e levar os filhos à
escola, e nos finais de semana e feriados, para ir à praia de dia e para ir à
igreja à noite.
Entre as
principais características da família Toyota Etios está o comportamento
dinâmico estável, tanto na cidade quanto na rodovia. Na década de 2010, os
pequenos hatches e sedans da família Toyota Etios foram testados por
praticamente todas as revistas brasileiras especializadas no ramo
automobilístico, incluindo Quatro Rodas
e Auto Esporte, e os resultados
coincidiam, o que já é um bom sinal. Embora essa família não possua o controle
de tração e o controle de estabilidade, o comportamento dinâmico em condições
normais de uso é exemplar, graças ao conjunto convencional de suspensão
dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores,
e ao conjunto também convencional semi-independente do tipo barra de torção /
eixo de torção atrás, também com molas e amortecedores.
Entre as
pouquíssimas falhas ou descuidos de projeto do Toyota Etios com carroceria
hatch está o seu pequeno porta-malas com capacidade para apenas 270 litros, nas
versões hatchback, o suficiente para acomodar a bagagem de um casal com filho
pequeno ou um grupo de três amigos ou amigas viajarem, mas insuficiente para
uma família de quatro ou cinco pessoas. Aqui no Brasil, as manutenções
preventiva e corretiva desses modelos devem ser disciplinadas e cuidadosas,
realizadas sempre em concessionárias ou em oficinas de manutenção independentes
de confiança do proprietário do veículo, como qualquer outro modelo de
automóvel, de qualquer outra marca.
Por se tratar
de um Toyota não há muito o que reclamar sobre o aspecto de mecânica, elétrica
e eletrônica. Mantendo a boa fama da marca Toyota, o Toyota Etios apresenta um
conjunto confiável, baseado em uma plataforma desenvolvida especificamente para
mercados emergentes, ou seja, uma “plataforma bruta”, usando uma linguagem mais
simples aqui, a Toyota NBC / EFC,
com um conjunto mecânico, elétrico e eletrônico pensado para não dar “dor de
cabeça” aos seus proprietários. É tudo convencional, sem grandes inovações ou
surpresas: suspensão, freios, motores, câmbios, sistema elétrico e sistema
eletrônico robustos, projetados para aguentar o dia a dia de uso em países com
infraestrutura deficiente, como no Brasil, por exemplo.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O pequeno e econômico Toyota Etios foi criado na década de 1990 pela subsidiária indiana Toyota Kirloskar Ltd da gigante japonesa Toyota Motor Corporation, a partir da percepção dos investidores, executivos e projetistas indianos e japoneses sobre a gigantesca demanda do mercado mundial de automóveis compactos populares, principalmente sobre a demanda de carros populares em mercados emergentes, como, por exemplo, Índia, Sudeste Asiático (incluindo Tailândia, Singapura, Filipinas, Malásia, Indonésia e Vietnã), América Latina (incluindo México, Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia), China, Oriente Médio e África.
O nome Etios
é uma alusão à palavra grega ethos, que significa espírito, costume, hábito,
personalidade, caráter e modo de ser.
A “fórmula de
sucesso” ou “receita de sucesso” da família Toyota Etios não era e não é
secreta e a maioria dos grandes fabricantes mundiais de automóveis ainda a
seguem à risca. Essa “fórmula” foi mantida no Toyota Etios, incluindo a
economia de combustível; a manutenção simples e barata; o design gracioso e
levemente atraente, mas sem muitas ousadias estéticas e exageros; o acabamento
simples, visando principalmente um preço menor no varejo; as soluções
tecnológicas práticas e simples, mas bem vindas; e algum esforço em manter um
nível mínimo e essencial de segurança ativa e passiva para um modelo barato do
século XXI.
O Toyota
Etios é um moderno projeto de origem indiana, mas com parte do seu desenvolvimento
realizado também no Brasil, onde foi fabricado em larga escala na década de 2010,
na então novíssima fábrica da Toyota do Brasil, a subsidiária brasileira do
grupo japonês Toyota, localizada no município de Sorocaba, no interior do
estado de São Paulo, inaugurada em 2012. Ele foi criado nos estúdios indianos e
japoneses da gigante Toyota Motor Corporation, inclusive em seus centros de design
e desenvolvimento, sob a responsabilidade dos projetistas Masayuki Yamaji, Koichi Suga e Kenji
Kido, mas parte do seu desenvolvimento foi realizado no Brasil também, pois
havia necessidade de torná-lo mais adequado ao Brasil.
Não apenas no
Brasil foi necessária a construção de uma nova fábrica para a fabricação em
massa do Toyota Etios, lá na Índia foi necessária a construção de uma nova
fábrica também, com um gigantesco investimento de US$ 500 milhões (valores da
época), no município indiano de Bidadi, numa área de 400 hectares, com uma linha
de produção com capacidade para até 100.000 unidades por ano.
Mas há um detalhe
curioso aqui, os projetistas indianos, japoneses e brasileiros sabiam que a
infraestrutura rodoviária brasileira, principalmente a pública, era (e ainda é)
até pior que a infraestrutura rodoviária indiana, que, por sua vez, também não
era lá “boa coisa”, tanto é assim que lá eles já estão trocando, atualmente, o
asfalto pelo concreto, sendo este muito mais resistente. Então a única solução
era tornar o monobloco do Toyota Etios fabricado no Brasil pelo menos 15% mais
rígido em relação ao monobloco original indiano, com uso de aços mais espessos
e/ou resistentes e um reforço na suspensão.
Desde o
início de sua fabricação seriada no Brasil, o Toyota Etios já possuía motorização
com tecnologia flex, que permite adicionar gasolina e álcool, simultaneamente,
em qualquer proporção, nos tanques de combustível. Mas, justiça seja feita,
este não é necessariamente um ponto desfavorável para o Brasil, pelo contrário,
é apenas um modo do país sul-americano lidar com os custos crescentes do
petróleo no mercado mundial, reduzir a dependência do mercado externo de
petróleo e reduzir emissões.
O Toyota
Etios foi projetado inteiramente em computador. Se fosse projetado pelo método
convencional levaria cerca de 3 anos para ser criado, mas com o uso de software
específico foi possível reduzir o tempo de criação para apenas um ano. Ele
começou a ser produzido em série na Índia em 2010 e no Brasil em 2012 como um
automóvel de nível de entrada da categoria hatch compacta, ou seja, um
automóvel com dois volumes bem definidos, o cofre do motor e o próprio motor e
o habitáculo, ou seja, a parte do automóvel em que se acomodam motorista e
passageiros. É um modelo de automóvel aerodinâmico, a disposição transversal do
motor possibilitou alguma uma leve ousadia estética e aerodinâmica, alcançando
bom coeficiente de penetração aerodinâmica, com CX de 0,33, o que favorece o
consumo de combustível na rodovia.
MERCADO
O gracioso Toyota Etios foi um sucesso mundial de vendas da Toyota Motor Corporation, ele foi fabricado em série e em larga escala na Índia, no Brasil e na Indonésia, totalizando mais de 1.200.000 unidades, entre 2010 e 2023, um número expressivo, vendido inclusive na Argentina, na África do Sul e na Indonésia. Ele foi um sucesso de vendas no mercado brasileiro, com mais 400.000 unidades comercializadas no Brasil, resultado de uma combinação equilibrada de características estéticas que agradaram ao típico consumidor brasileiro de classe média, principalmente solteiros em início de carreira ou recém-casados, sem filhos ou com filhos pequenos, com características mecânicas adaptadas para as duras condições das estradas, rodovias, ruas e avenidas brasileiras.
A proposta da
Toyota do Brasil era a de fabricação em larga escala de um automóvel compacto e
econômico no Brasil, totalmente original, com alto índice de nacionalização de
peças, partes, componentes e mão de obra nos processos de fabricação. Aqui no Brasil, mais de 600.000 unidades da família Toyota Etios foram fabricadas, sendo que desse total mais de 200.000 unidades foram exportadas para países da América Latina, principalmente Argentina.
O mercado
brasileiro está, atualmente, entre os dez mais importantes no mundo para
praticamente todas as grandes montadoras multinacionais, fabricante de aeronaves e estaleiros, com mais de 90.000.000
de veículos em circulação (os números variam de acordo com fonte consultada,
com algumas delas falando em mais de 120.000.000 de veículos), incluindo
automóveis, pickups pequenas e médias, comerciais leves, motocicletas,
aeronaves, embarcações, vans, caminhões e ônibus.
FROTA DE VEÍCULOS REGISTRADA
NO BRASIL EM 2024 |
|
TIPO |
QUANTIDADE |
Automóveis
em geral |
56.000.000 |
Motocicletas
em geral |
22.000.000 |
Picape e comerciais
leves |
12.000.000 |
Caminhões
em geral |
3.500.000 |
Ônibus e
micro-onibus |
600.000 |
Embarcações
em geral |
900.000 |
Aeronaves
em geral |
10.000 |
Observação:
Os números são aproximados, arredondados a partir de diversas fontes, como
IBGE, ANAC, DETRAN e Marinha, por exemplo.
A família Toyota Etios recebeu 4 estrelas no teste de segurança do Latin NCap, na década de 2010.
O pequeno
Toyota Etios foi substituído no Brasil, a partir de 2021, pela 3ª geração do
Toyota Yaris, cuja comercialização no Brasil já tinha começado antes, em 2018,
inclusive com mais espaço interno, com entre-eixos de 2,6 metros.
Atualmente, a
marca Toyota possui uma rede de mais de 280 concessionárias no Brasil.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ETIOS 1.3L 16V HATCH
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 3,8 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro (sem retrovisores);
- Altura: Aprox. 1,5 metro;
- Projetistas: Masayuki Yamaji, Koichi Suga e Kenji Kido;
- Motorização (potência /torque): 1.3L VVT-i Flex, 16 válvulas (84 cavalos / 12 kgfm);
- Motorizações: 1.329 cilindradas, 4 cilindros em linha, com injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão:
- Direção: Elétrica (de série);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos (ar ligado / lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro (com ar ligado / lotado);
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro (com ar ligado / lotado);
- Ruído interno (100 km/h): Aprox.
- Transmissão: Manual de 5 velocidades ou automático de 4 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,33 (bom);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos;
- Freios traseiros: Tambores;
- Rodas e pneus: Aço ou liga leve de 14 polegadas, 175/65 R14;
- Porta-malas: 270 litros;
- Tanque de combustível: 45 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com eixo rígido, molas e amortecedores;
- Peso vazio: Aprox. 900 kg (versões mais básicas);
- Peso vazio: Aprox. 1.000 kg (versões mais completas);
- Preço mínimo: Aprox. R$ 40 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço máximo: Aprox. R$ 80 mil (usado / bom estado de conservação);
ETIOS 1.5L 16V HATCH
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Hatch compacto, com monobloco de aço e cinco portas;
- Comprimento: Aprox. 3,8 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro (sem retrovisores);
- Altura: Aprox. 1,5 metro;
- Projetistas: Masayuki Yamaji, Koichi Suga e Kenji Kido;
- Motorização (potência /torque): 1.5L VVT-i Flex, 16 válvulas (102 cavalos / 14 kgfm);
- Motorizações: 1.496 cilindradas, 4 cilindros em linha, com injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão:
- Direção: Elétrica (de série);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (ar ligado / lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro (com ar ligado / lotado);
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro (com ar ligado / lotado);
- Ruído interno (100 km/h): Aprox.
- Transmissão: Manual de 5 velocidades ou automático de 4 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,33 (bom);
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores;
- Rodas e pneus: Aço ou liga leve de 14 polegadas, 175/65 R14;
- Porta-malas: 270 litros;
- Tanque de combustível: 45 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Semi-independente, com eixo rígido, molas e amortecedores;
- Peso vazio: Aprox. 900 kg (versões mais básicas);
- Peso vazio: Aprox. 1.000 kg (versões mais completas);
- Preço mínimo: Aprox. R$ 40 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço máximo: Aprox. R$ 80 mil (usado / bom estado de conservação);
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- OLX Brasil (classificados): http://www.olx.com.br
- Mercado Livre (classificados): http://www.mercadolivre.com.br
- Shopcar (classificados): https://www.shopcar.com.br/
- ICarros (classificados): http://icarros.com.br/
- Mobiauto (classificados): https://www.mobiauto.com.br/
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Toyota do Brasil: https://www.toyota.com.br/modelos/yaris-hatch
- Auto Esporte / Globo.com: https://autoesporte.globo.com/carros/modelos/toyota-etios-hatch/
- Toyota do Brasil: https://www.toyota.com.br/mundo-toyota/toyota-tour/nossas-fabricas
- Massa Cinzenta / Itambé: https://www.cimentoitambe.com.br/india-1a-pavimento-concreto/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Etios
- Toyota do Brasil: https://www.toyotacomunica.com.br/companhia/unidades/
- Revista Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/carros-usados/toyota-etios-usado-2012-a-2021/
- Jornal Estadão: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/frota-brasileira-passa-de-123-milhoes-de-veiculos-caminhoes-e-onibus-sao-4-do-total/
- Toyota (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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