VISIONAIRE VA-10 VANTAGE

VISIONAIRE JETS
VISIONAIRE CORPORATION
VISIONAIRE VA-10 VANTAGE
WILLIAMS FJ44-3AP


INTRODUÇÃO

Logo acima, uma proposta ousada, inovadora e visionária da então fabricante de aeronaves VisionAire Corporation, na década de 1990, que esbarrou em custos elevados de desenvolvimento e certificação, até o momento com futuro indefinido. Logo abaixo, a aeronave foi projetada por Burt Rutan, tendo como principal executivo de desenvolvimento Jim Rice, ambos americanos.

O VisionAire VA-10 Vantage é um projeto de uma ousada e inovadora aeronave monomotor executiva de pequeno porte, com capacidade para transportar cinco, sete ou nove passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com moderna motorização turbofan da marca americana Williams International, projetada para viagens interestaduais e internacionais, com os voos de desenvolvimento (testes) realizados entre 1996 e 2003 pela empresa americana VisionAire Corporation, seguido de um novo período de testes a partir de 2012 pela então nova empresa americana VisionAire Jets LLC, cujo então novo projeto foi quase integralmente baseado no projeto original de jatinho executivo monomotor VisionAire VA-10 Vantage original, embora com inúmeras melhorias, atualizações e modernizações.


Atualmente, a fabricante VisionAire Jets LLC depende das certificações das autoridades aeronáuticas americana, europeia e de outros países, incluindo o Brasil, para dar início à fase de fabricação em série do jatinho executivo monomotor VisionAire VA-10 Vantage, em suas instalações de fabricação no estado americano da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, um grande desafio a ser superado, já que, em geral, os processos de criação, desenvolvimento (testes) e certificação de aeronaves em geral costumam ser caríssimos.


Na década de 2010 e na década atual, os principais concorrentes do jatinho executivo VisionAire VA-10 Vantage no mercado mundial são e/ou foram o americano Cessna Citation M2, conhecido anteriormente como Cessna Citation CJ1 e Cessna CitationJet, um grande sucesso de vendas; o também americano Beechcraft Premier IA, conhecido anteriormente como Beechcraft Premier I, bem vendido, mas que não é mais fabricado em série; o brasileiro Embraer Phenom 100, também considerado um jatinho e também um sucesso de vendas; o japonês e americano Honda HA-420 HondaJet, também um sucesso de vendas, fabricado em material composto; o americano Cessna Citation Mustang, também dentro da categoria entry-level ou very light; o americano Eclipse 550, também entry-level, conhecido anteriormente como Eclipse 500, que também não é mais fabricado; o jatinho bimotor americano SyberJet SJ30; e o americano Cirrus SF50 Vision, o primeiro monojato fabricado em larga escala no mundo.


Alguns modelos de aeronaves de categoria diferentes, como os icônicos turboélices Beechcraft King Air, bimotor, e Pilatus PC-12, monomotor, podem ser considerados concorrentes indiretos do pequeno jato executivo VisionAire VA-10 Vantage, embora aviões turboélice, em geral, voem mais baixo e numa velocidade menor que jatinhos em geral.


Uma parte desses concorrentes citados nos parágrafos acima não é mais fabricada.


A VISIONAIRE JETS LLC

A VisionAire Jets LLC é uma nova fabricante americana de aviões executivos, cujo único modelo em desenvolvimento é o pequeno jato VisionAire VA-10 Vantage, uma versão mais moderna, atualizada e melhorada, quase completamente reformulada, do modelo anterior que tinha o mesmo nome. Atualmente, ela é uma empresa de capital fechado, com predominância de investidos americanos.


A empresa possui sede e instalações principais em Newton, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mas conta com fornecedores americanos e europeus de estruturas, sistemas e mecanismos, como, por exemplo, a Garmin Ltd, de aviônicos digitais do tipo glass cockpit; a Williams International, de motores turbofan; a Scaled Composites, de células aeronáuticas em material composto; a ABSC e a Ozone, ambas especializadas na fabricação de trens de pouso, rodas e freios; a PPG, de janelas e para-brisas; a SimCom, de equipamentos e aparelhos de treinamento de tripulação; a Enviro, de sistema de pressurização e ar condicionado; e a Fischer, de assentos.


Ela é a empresa sucessora da VisionAire Corporation, fundada em 1988.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O VisionAire VA-10 Vantage é um ousado, inovador e visionário projeto de uma moderna aeronave monomotor executiva, de pequeno porte e de alcance interestadual e internacional, com construção da fuselagem e das asas quase inteiramente em material composto de fibra de carbono, com uma configuração incomum de asas médias e de enflechamento negativo, combinado com um trem de pouso triciclo retrátil, com uma moderna e confiável motorização turbofan Williams FJ44-3AP com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente cinco, sete ou nove passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida a partir da década de 1990, na época já com o nome VisionAire VA-10 Vantage, mas com inúmeras melhorias, modernizações e atualizações introduzidas ano após ano, ainda durante o período de desenvolvimento, até chegar à versão atual, de 2016, com o mesmo nome VisionAire VA-10 Vantage, mas quase totalmente diferente, quase totalmente reformulado, em relação ao protótipo inicial, de 1996.


O objetivo principal da americana VisionAire Corporation, a extinta empresa que lançou o visionário projeto do jatinho executivo VisionAire VA-10 Vantage era tornar acessível para um número maior de clientes, inclusive para a classe média (neste caso específico táxi-aéreo e propriedade compartilhada), o conceito de jato executivo, com a redução do custo de aquisição e do custo operacional, principalmente por se tratar de um avião monomotor, realizando assim o desejo ou sonho de consumo de muitos potenciais clientes em viajar de jatinho, mas a um custo mais razoável, digamos, já que até o momento os jatinhos estão acessíveis apenas para a classe alta, principalmente em razão do preço elevado da hora de voo.


CUSTO OPERACIONAL APROXIMADO DE JATOS EXECUTIVOS (EM US$)

MODELO OU FAMÍLIA

HORA DE VOO

ASSENTO / KM VOADO

Learjet 25

3.000,00

0,50

Citation II

2.650,00

0,54

Citation I / Citation 500

2.000,00

0,54

Citation CJ2

2.400,00

0,45

Citation CJ1 / Citation M2

2.200,00

0,58

Learjet 35

3.000,00

0,50

Learjet 55

3.500,00

0,58

Phenom 300

2.500,00

0,42

Phenom 100

2.000,00

0,53

Citation Mustang

1.600,00

0,42

Eclipse 500 / Eclipse 550

1.600,00

0,57

King Air 350

1.850,00

0,42

King Air 200

1.600,00

0,53

King Air C90

1.400,00

0,56

Embraer Xingu

1.400,00

0,51

HondaJet

2.200,00

0,56

Citation III / Citation VII

3.500,00

0,58

Challenger 605 / Challenger 604

6.500,00

0,83

Learjet 60

3.800,00

0,63

Gulfstream IV / Gulfstream G450

8.000,00

0,78

Gulfstream V / Gulfstream G550

10.000,00

0,84

Observação: Os valores citados acima foram extraídos de diversas fontes, uma média simples das fontes mais confiáveis encontradas. De modo geral, os custos operacionais de uma aeronave englobam duas subdivisões, uma chamada custos fixos (salários dos tripulantes, hangaragem, seguros, manutenção programada, impostos, etc) e custos variáveis (combustível, manutenção não programada, taxas aeroportuárias e de navegação, etc). Na prática, é impossível calcular com absoluta precisão qual será o custo operacional de uma aeronave durante a sua utilização, pois são inúmeros fatores que pesam nesses cálculos, como, por exemplo, a quantidade de horas anuais que o atual proprietário precisa voar. O quadro acima serve apenas para dar uma base razoável ao leitor, sem compromisso com uma precisão absoluta, já que há inúmeros fatores que podem alterar esses mesmos valores para cima ou para baixo. Além disso, mais importante até que o custo por hora de voo é o custo por assento (passageiro) / km voado, é o número que realmente importa, pois assim você tem uma noção melhor do quanto uma aeronave pode ser mais adequada para você, especificamente. Para números mais precisos consulte o respectivo fabricante ou o representante de vendas de cada um dos modelos citados acima.


Embora com uma proposta bem intencionada, a VisionAire Corporation não conseguiu concluir o programa de desenvolvimento e certificação do jatinho VisionAire VA-10 Vantage, principalmente em razão desses custos de desenvolvimento e certificação. Ele ainda não é fabricado em série, pois seu longo e caríssimo programa de desenvolvimento e certificação, avaliado em mais de US$ 300 milhões, em valores da época, dos quais US$ 150 milhões já tinham sido efetivamente gastos no programa, resultou no fechamento da empresa americana VisionAire Corporation, em 2003, sendo sucedida, a partir de 2012, pela VisionAire Jets LLC, mais ainda sem previsão de início da fabricação em série.


O modelo atual VisionAire VA-10 Vantage é quase totalmente diferente do protótipo original da década de 1990, incluindo as seguintes mudanças, melhorias e modernizações introduzidas gradativamente, ano a ano:

  • Fuselagem cerca de 20 centímetros mais comprida;
  • Envergadura cerca de 10 centímetros maior;
  • Instalação de toalete e galley na configuração executiva;
  • Trem de pouso totalmente reformulado, com o principal fixado nas asas;
  • Troca do motor, de Pratt & Whitney JT15D, mais antigo, para Williams FJ44, mais moderno, com consequente redução de peso e redução do consumo;
  • Troca dos aviônicos, de Bendix King para Garmin, mas ressaltando que ambas as marcas são muito boas;
  • Desenho da empenagem melhorado;
  • Nova padronagem de acabamento interno;
  • Introdução da Internet por satélite e do telefone por satélite;


Trata-se de um modelo de aeronave a jato com apenas um motor, o que significa, e tese, menor peso estrutural; menor consumo de combustível e, portanto, maior eficiência energética, resultando logicamente em maior alcance; e custo operacional menor, pois em vez de realizar a manutenção preventiva e corretiva de dois motores você reduz pela metade esse custo. Além disso, trata-se de um modelo de jato executivo de alcance interestadual e de alcance internacional para viagens dentro de um mesmo continente, com alcance de 2.800 quilômetros, com quatro passageiros e bagagem leve, ou 2.400 quilômetros, com seis passageiros e bagagem leve, graças ao seu projeto que, desde o início, privilegiou a redução de peso estrutural, menor consumo de combustível e o melhor aproveitamento de espaço interno, inclusive com a adoção de fuselagem e asas fabricados quase totalmente em material composto de fibra de carbono, mais leve e mais resistente que as células convencionais de alumínio e outras ligas dos modelos concorrentes atuais.


Na prática, o VisionAire VA-10 Vantage (pronuncia-se VêjonÉr Vãntedj) e seu principal concorrente Cirrus SR50 VisionJet, que também é americano, também é um jatinho monomotor e também é fabricado quase inteiramente em material composto, são projetos de aviões quase completamente novos, eles não foram baseados em nenhum outro modelo de aeronave, foram projetados a partir de folhas de papel em branco. A diferença é que o projeto do Cirrus SF50 VisionJet foi concluído, ele conseguiu alcançar a certificação em 2016, entrou na fase de fabricação seriada e já é um grande sucesso de vendas, com mais de 600 unidades já entregues aos clientes, enquanto o VisionAire Vantage não teve a mesma sorte, infelizmente.


Voltando ao caso específico do VisionAire VA-10 Vantage, ele é um avião de pequeno porte, pois seu peso máximo de decolagem está bem abaixo de 5.700 kg (essa é uma das principais vantagens dos aviões monomotores, a leveza), portanto a então fabricante VisionAire Corporation pretendia certificá-lo dentro das regras FAR Part 23, menos rígidas, na categoria dos aviões de pequeno porte, ou seja, dentro da categoria dos jatinhos, conhecidos também como very-light-jets ou entry-level-jets, o que significa que ele poderia ser operado por apenas um piloto na cabine de comando.


Por exemplo:


REGRAS DE CERTIFICAÇÃO DE AERONAVES EXECUTIVAS

ALE / LSA (MENOS EXIGENTE)

FAR PART 23 / RBAC 23 (INTERMEDIÁRIA)

FAR PART 25 / RBAC 25  (MAIS EXIGENTE)

Inpaer Conquest e Excel

Embraer Phenom 100

Citation Excel / XLS

Edra Petrel e Dynamic

Beechcraft Bonanza

Falcon 2000

Seamax (anfíbio)

Piper Seneca

Embraer Legacy

Volato 200

Beecraft King Air

Gulfstream V

Lancair Legacy e IV

Cirrus SR22

Learjet 45

Zenith Stol

Pilatus PC-12

Hawker 800

Ikarus C42

HondaJet

Citation X

Super Coyote

Piper Malibu

Bombardier Challenger

Inpaer Colt

Cessna 206 Stationair

Beechjet 400A

Vans RV-10

Cessna 208 Caravan

 


Isso não significa necessariamente que os aviões da categoria ALE / LSA sejam menos seguros que os aviões da categoria FAR Part 23 e que os aviões da categoria FAR Part 23 sejam menos seguros que os aviões da categoria FAR Part 25. Significa que os aviões certificados sob as regras mais brandas não são obrigados a possuírem a redundância de sistemas e mecanismos, a resistência estrutural e os equipamentos de segurança dos aviões certificados sob a regra mais rígida FAR Part 25.


Por exemplo, o Pilatus PC-12 e o Cirrus SR22 são aviões muito seguros, mesmo possuindo a certificação intermediária, com baixíssima porcentagem de acidentes graves com vítimas fatais, em relação ao número total de aeronaves fabricadas.


Voltando ao VisionAire VA-10 Vantage, dentre os destaques do projeto de aeronave estão a velocidade de cruzeiro de até 650 km/h; a altitude de cruzeiro de até 12.500 metros, sendo que ele consegue manter uma pressurização de cabine de até 10 psi em até 10.000 metros de altitude de cruzeiro; o alcance de até 2.400 quilômetros, mesmo com a cabine lotada de passageiros adultos e bagagem leve; o confiável motor turbofan Williams FJ44-3AP, que faz parte da mesma família de motores que impulsiona os best-sellers Citation CJ2 e Pilatus PC-24, por exemplo; piso totalmente plano na cabine de passageiros; e galley básica na frente e toalete básico no fundo da cabine de passageiros (configuração executiva, de baixa densidade, para até cinco passageiros); dentre outros itens de conforto, segurança e desempenho.


O projeto da aeronave incluía, em 2016, um moderno e sofisticado conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G3000 Touchscreen, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e uma tela MFD - Multi Function Display, ou multifunção, no centro do painel, fabricado pela americana Garmin Ltd, uma das mais tradicionais fabricantes de aviônicos do mundo.


O projeto do VisionAire VA-10 Vantage foi desenhado pelo engenheiro aeronáutico americano Burt Rutan, e o programa de desenvolvimento foi liderado pelo executivo americano Jim Rice, com a participação de mais de 150 profissionais durante essa fase, resultando em um avião ousado e inovador, com fuselagem e asas construídos quase inteiramente em material composto, com trem de pouso do tipo triciclo retrátil, com freios com discos de aço, com asas com enflechamento negativo, mas com a possibilidade de operação tranquila em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado.


Por exemplo: Em um dia quente, com quatro passageiros adultos a bordo, bagagem leve e metade dos tanques com combustível seria possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.000 metros de uma fazenda no interior do estado de Goiás, no interior do estado de Mato Grosso do Sul ou no interior do estado de Santa Catarina e pousar em Campinas, por exemplo, apenas uma hora e meia depois, com reservas de combustível.


Porém, para quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião intercontinental.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A então novíssima fabricante de aeronaves civis VisionAire Corporation começou projetar, desenvolver e fabricar as primeiras três unidades (protótipos, na verdade) do VisionAire VA-10 Vantage a partir de 1996, um modelo de jato executivo de pequeno porte totalmente novo, projetado a partir do zero pelo designer americano Burt Rutan, o fundador da empresa americana Scaled Composites, atualmente de propriedade da gigante americana Northrop Grumman.


A então empresa americana VisionAire Vantage e seus parceiros comerciais da época, pagaram caro por essa ousadia, literalmente, algo em torno de US$ 150 milhões (valores da época), para dar andamento ao longo e caríssimo programa de desenvolvimento e certificação do jatinho VisionAire VA-10, mas, na prática, o custo médio para projetar, desenvolver, certificar e iniciar a fabricação em série de um jato executivo monomotor de pequeno porte totalmente novo, de modo geral, é de pelo menos US$ 300 milhões. Foram várias tentativas até conseguir tirar do papel esse projeto de avião executivo a jato.


Agora você entende porque é “tão caro” (na sua opinião) viajar de jatinho executivo? Todo o processo de criação, desenvolvimento, certificação e fabricação é muito trabalhoso, e tudo isso custa caro. Além disso, os custos em geral, como combustível, manutenção e salários de tripulação, na operação diária desses aviões, também são caros. Não é um “brinquedo de rico”, é um meio de transporte, está disponível para qualquer pessoa que tem condições de pagar por ele.


Durante a década de 2000 havia no mercado internacional de aeronaves executivas seis grandes fabricantes de jatos executivos, as americanas Cessna Aircraft e Raytheon Aircraft, ambas conhecidas atualmente como Textron Aviation; a americana Gulfstream Aerospace; a francesa Dassault Falcon; a canadense Bombardier Aerospace, com as marcas Learjet, Global e Challenger; e, é claro, a brasileira Embraer S.A.. Havia outros fabricantes de aeronaves executivas, mas que ainda não competiam no segmento de jatos executivos, como a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft, por exemplo. Anos depois, a partir de 2014 e 2018, estas duas fabricantes entraram definitivamente para o mercado de jatos executivos, com o Cirrus SF50 VisionJet e Pilatus PC-24, respectivamente.


Na década de 2000, o objetivo da VisionAire Corporation era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formada por clientes com poder aquisitivo suficiente para viagens non-stop interestaduais e internacionais, ou com apenas uma escala para reabastecimento, a bordo de um jato executivo confortável, porém com tamanho e alcance menores que os do segmento logo acima, chamado light jet ou, traduzindo, jato leve, no qual estão os jatos Cessna Citation CJ2, Beechcraft Hawker 400XP, Embraer Phenom 300 e Bombardier Learjet 45, por exemplo.


Se por um lado o VisonAire VA-10 Vantage foi concebido com o máximo de simplicidade possível para os padrões de um jato executivo, com motor relativamente simples, o Williams FJ44-3AP, por exemplo, com o objetivo de reduzir seus custos operacionais o máximo possível, mas sem comprometer a segurança de voo, por outro lado ele foi concebido e desenvolvido para apresentar itens de conforto, segurança e desempenho respeitáveis, o máximo possível na categoria dos jatinhos, com conforto biológico de uma pressurização de 12 psi em uma altitude de até 10.000 metros; velocidade bastante razoável de 650 km/h, graças ao seu motor potente e graças a uma fuselagem com aerodinâmica refinada, com desenho ousado, que lembra vagamente uma bola de futebol americano, com ensaios em túnel de vento, inclusive; com uma capacidade bastante razoável de transportar bagagens.


Até onde se sabe, ainda não há data prevista para certificação e início de fabricação seriada do VisionAire VA-10 Vantage, o blog tentou contato com o fabricante americano, via e-mail, mas não obteve retorno.


MOTOR FJ44

O confiável motor turbofan americano Williams FJ44-3AP de alto desempenho que impulsiona o VisionAire VA-10 Vantage é uma das versões da consagrada série Williams FJ44, uma opção moderna, racional e eficiente de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, usada também para impulsionar outros modelos de sucesso no mercado mundial de aviação executiva, dentre eles o Cessna Citation CJ2, o Pilatus PC-24 e o Beechcraft Premier I, totalizando mais de 5.000 motores fabricados.


Projetado nos Estados Unidos, pela fabricante americana Williams International, e na Inglaterra, pela Rolls-Royce PLC, a partir de um projeto de turbofan usado para impulsionar mísseis de cruzeiro, neste caso para uso exclusivamente militar, é claro, esse turbofan civil possui um fan de estágio único acoplado a uma turbina de baixa pressão com dois estágios. O seu projeto é composto também por um compressor centrífugo de alta pressão acoplado a uma turbina de alta pressão com um estágio.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VISIONAIRE VA-10 VANTAGE

  • Capacidade: 5, 7 ou 9 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro máxima: Aprox. 650 km/h;
  • Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 580 km/h;
  • Comprimento da aeronave: Aprox. 12,5 metros;
  • Envergadura: Aprox. 14,5 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência): Williams FJ44-3AP (3.000 libras);
  • TBO dos motores (tempo entre revisões): 3.500 horas;
  • Vida útil da aeronave:
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Aviônicos: EFIS Garmin G3000 Touchscreen (três telas);
  • Aviônicos: P.A. de 3 eixos, GPS, WAAS, ILS, ADSB e meteorologia por satélite;
  • Opcionais: Internet por satélite e telefone por satélite;
  • Freios: Aço;
  • Sistema elétrico:
  • Sistema hidráulico:
  • Climb (subida):
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 3.600 kg;
  • Alcance: Aprox. 2.800 quilômetros (quatro passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Alcance: Aprox. 2.400 quilômetros (seis passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (quatro passageiros / dias quentes);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.500 metros (seis passageiros / dias quentes);
  • Teto de serviço: Aprox. 12.500 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 2,1 milhões (década de 2000);


GALERIA DE IMAGENS


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CONFIGURAÇÃO EXECUTIVA


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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/VisionAire_Vantage
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Asa_com_enflechamento_negativo
  • VisionAire Jets (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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