VISIONAIRE VA-10 VANTAGE
VISIONAIRE JETS
VISIONAIRE CORPORATION
VISIONAIRE VA-10 VANTAGE
WILLIAMS FJ44-3AP
INTRODUÇÃO
Logo acima, uma proposta ousada, inovadora e visionária da então fabricante de aeronaves VisionAire Corporation, na década de 1990, que esbarrou em custos elevados de desenvolvimento e certificação, até o momento com futuro indefinido. Logo abaixo, a aeronave foi projetada por Burt Rutan, tendo como principal executivo de desenvolvimento Jim Rice, ambos americanos.
O VisionAire VA-10 Vantage é um projeto
de uma ousada e inovadora aeronave monomotor
executiva de pequeno porte, com capacidade para transportar cinco, sete ou nove
passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com moderna motorização
turbofan da marca americana Williams International, projetada para
viagens interestaduais e internacionais, com os voos de desenvolvimento (testes)
realizados entre 1996 e 2003 pela empresa americana VisionAire Corporation, seguido de um novo período de testes a
partir de 2012 pela então nova empresa americana VisionAire Jets LLC, cujo então novo projeto foi quase
integralmente baseado no projeto original de jatinho executivo monomotor
VisionAire VA-10 Vantage original, embora com inúmeras melhorias, atualizações
e modernizações.
Atualmente, a
fabricante VisionAire Jets LLC depende das certificações das autoridades
aeronáuticas americana, europeia e de outros países, incluindo o Brasil, para
dar início à fase de fabricação em série do jatinho executivo monomotor
VisionAire VA-10 Vantage, em suas instalações de fabricação no estado americano
da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, um grande desafio a ser superado, já
que, em geral, os processos de criação, desenvolvimento (testes) e certificação
de aeronaves em geral costumam ser caríssimos.
Na década de
2010 e na década atual, os principais concorrentes do jatinho executivo VisionAire
VA-10 Vantage no mercado mundial são e/ou foram o americano Cessna Citation M2, conhecido
anteriormente como Cessna Citation CJ1
e Cessna CitationJet, um grande sucesso
de vendas; o também americano Beechcraft
Premier IA, conhecido anteriormente como Beechcraft Premier I, bem vendido, mas que não é mais fabricado em
série; o brasileiro Embraer Phenom 100,
também considerado um jatinho e também um sucesso de vendas; o japonês e
americano Honda HA-420 HondaJet, também
um sucesso de vendas, fabricado em material composto; o americano Cessna Citation Mustang, também dentro
da categoria entry-level ou very light; o americano Eclipse 550, também entry-level, conhecido anteriormente
como Eclipse 500, que também não é
mais fabricado; o jatinho bimotor americano SyberJet SJ30; e o americano Cirrus
SF50 Vision, o primeiro monojato fabricado em larga escala no mundo.
Alguns
modelos de aeronaves de categoria diferentes, como os icônicos turboélices Beechcraft King Air, bimotor, e Pilatus PC-12, monomotor, podem ser
considerados concorrentes indiretos do pequeno jato executivo VisionAire VA-10
Vantage, embora aviões turboélice, em geral, voem mais baixo e numa velocidade
menor que jatinhos em geral.
Uma parte
desses concorrentes citados nos parágrafos acima não é mais fabricada.
A VISIONAIRE JETS LLC
A VisionAire Jets LLC é uma nova fabricante americana de aviões executivos, cujo único modelo em desenvolvimento é o pequeno jato VisionAire VA-10 Vantage, uma versão mais moderna, atualizada e melhorada, quase completamente reformulada, do modelo anterior que tinha o mesmo nome. Atualmente, ela é uma empresa de capital fechado, com predominância de investidos americanos.
A empresa
possui sede e instalações principais em Newton, no estado da Carolina do Norte,
nos Estados Unidos, mas conta com fornecedores americanos e europeus de
estruturas, sistemas e mecanismos, como, por exemplo, a Garmin Ltd, de aviônicos digitais do tipo glass cockpit; a Williams
International, de motores turbofan; a Scaled
Composites, de células aeronáuticas em material composto; a ABSC e a Ozone, ambas especializadas na fabricação de trens de pouso, rodas
e freios; a PPG, de janelas e
para-brisas; a SimCom, de
equipamentos e aparelhos de treinamento de tripulação; a Enviro, de sistema de pressurização e ar condicionado; e a Fischer, de assentos.
Ela é a
empresa sucessora da VisionAire Corporation, fundada em 1988.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O VisionAire VA-10 Vantage é um ousado, inovador e visionário projeto de uma moderna aeronave monomotor executiva, de pequeno porte e de alcance interestadual e internacional, com construção da fuselagem e das asas quase inteiramente em material composto de fibra de carbono, com uma configuração incomum de asas médias e de enflechamento negativo, combinado com um trem de pouso triciclo retrátil, com uma moderna e confiável motorização turbofan Williams FJ44-3AP com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente cinco, sete ou nove passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida a partir da década de 1990, na época já com o nome VisionAire VA-10 Vantage, mas com inúmeras melhorias, modernizações e atualizações introduzidas ano após ano, ainda durante o período de desenvolvimento, até chegar à versão atual, de 2016, com o mesmo nome VisionAire VA-10 Vantage, mas quase totalmente diferente, quase totalmente reformulado, em relação ao protótipo inicial, de 1996.
O objetivo
principal da americana VisionAire Corporation, a extinta empresa que lançou o visionário
projeto do jatinho executivo VisionAire VA-10 Vantage era tornar acessível para
um número maior de clientes, inclusive para a classe média (neste caso específico táxi-aéreo e propriedade compartilhada), o conceito de jato
executivo, com a redução do custo de aquisição e do custo operacional, principalmente
por se tratar de um avião monomotor, realizando assim o desejo ou sonho de
consumo de muitos potenciais clientes em viajar de jatinho, mas a um custo mais
razoável, digamos, já que até o momento os jatinhos estão acessíveis apenas para a
classe alta, principalmente em razão do preço elevado da hora de voo.
CUSTO OPERACIONAL APROXIMADO
DE JATOS EXECUTIVOS (EM US$) |
||
MODELO OU FAMÍLIA |
HORA DE VOO |
ASSENTO / KM VOADO |
Learjet 25 |
3.000,00 |
0,50 |
Citation II |
2.650,00 |
0,54 |
Citation I / Citation 500 |
2.000,00 |
0,54 |
Citation CJ2 |
2.400,00 |
0,45 |
Citation CJ1 / Citation M2 |
2.200,00 |
0,58 |
Learjet 35 |
3.000,00 |
0,50 |
Learjet 55 |
3.500,00 |
0,58 |
Phenom 300 |
2.500,00 |
0,42 |
Phenom 100 |
2.000,00 |
0,53 |
Citation Mustang |
1.600,00 |
0,42 |
Eclipse 500 / Eclipse 550 |
1.600,00 |
0,57 |
King Air 350 |
1.850,00 |
0,42 |
King Air 200 |
1.600,00 |
0,53 |
King Air C90 |
1.400,00 |
0,56 |
Embraer Xingu |
1.400,00 |
0,51 |
HondaJet |
2.200,00 |
0,56 |
Citation III / Citation VII |
3.500,00 |
0,58 |
Challenger 605 / Challenger 604 |
6.500,00 |
0,83 |
Learjet 60 |
3.800,00 |
0,63 |
Gulfstream IV / Gulfstream G450 |
8.000,00 |
0,78 |
Gulfstream V / Gulfstream G550 |
10.000,00 |
0,84 |
Observação: Os valores citados acima foram extraídos
de diversas fontes, uma média simples das fontes mais confiáveis encontradas.
De modo geral, os custos operacionais de uma aeronave englobam duas
subdivisões, uma chamada custos fixos (salários dos tripulantes, hangaragem,
seguros, manutenção programada, impostos, etc) e custos variáveis (combustível,
manutenção não programada, taxas aeroportuárias e de navegação, etc). Na
prática, é impossível calcular com absoluta precisão qual será o custo
operacional de uma aeronave durante a sua utilização, pois são inúmeros fatores
que pesam nesses cálculos, como, por exemplo, a quantidade de horas anuais que
o atual proprietário precisa voar. O quadro acima serve apenas para dar uma
base razoável ao leitor, sem compromisso com uma precisão absoluta, já que há
inúmeros fatores que podem alterar esses mesmos valores para cima ou para baixo.
Além disso, mais importante até que o custo por hora de voo é o custo por
assento (passageiro) / km voado, é o número que realmente importa, pois assim
você tem uma noção melhor do quanto uma aeronave pode ser mais adequada para
você, especificamente. Para números mais precisos consulte o respectivo fabricante
ou o representante de vendas de cada um dos modelos citados acima.
Embora com uma proposta bem intencionada, a VisionAire Corporation não conseguiu concluir o programa de desenvolvimento e certificação do jatinho VisionAire VA-10 Vantage, principalmente em razão desses custos de desenvolvimento e certificação. Ele ainda não é fabricado em série, pois seu longo e caríssimo programa de desenvolvimento e certificação, avaliado em mais de US$ 300 milhões, em valores da época, dos quais US$ 150 milhões já tinham sido efetivamente gastos no programa, resultou no fechamento da empresa americana VisionAire Corporation, em 2003, sendo sucedida, a partir de 2012, pela VisionAire Jets LLC, mais ainda sem previsão de início da fabricação em série.
O modelo atual VisionAire VA-10
Vantage é quase totalmente diferente do protótipo original da década de 1990,
incluindo as seguintes mudanças, melhorias e modernizações introduzidas
gradativamente, ano a ano:
- Fuselagem cerca de 20 centímetros mais comprida;
- Envergadura cerca de 10 centímetros maior;
- Instalação de toalete e galley na configuração executiva;
- Trem de pouso totalmente reformulado, com o principal fixado nas asas;
- Troca do motor, de Pratt & Whitney JT15D, mais antigo, para Williams FJ44, mais moderno, com consequente redução de peso e redução do consumo;
- Troca dos aviônicos, de Bendix King para Garmin, mas ressaltando que ambas as marcas são muito boas;
- Desenho da empenagem melhorado;
- Nova padronagem de acabamento interno;
- Introdução da Internet por satélite e do telefone por satélite;
Trata-se de
um modelo de aeronave a jato com apenas um motor, o que significa, e tese, menor
peso estrutural; menor consumo de combustível e, portanto, maior eficiência energética,
resultando logicamente em maior alcance; e custo operacional menor, pois em vez
de realizar a manutenção preventiva e corretiva de dois motores você reduz pela
metade esse custo. Além disso, trata-se de um modelo de jato executivo de
alcance interestadual e de alcance internacional para viagens dentro de um
mesmo continente, com alcance de 2.800 quilômetros, com quatro passageiros e
bagagem leve, ou 2.400 quilômetros, com seis passageiros e bagagem leve, graças
ao seu projeto que, desde o início, privilegiou a redução de peso estrutural,
menor consumo de combustível e o melhor aproveitamento de espaço interno,
inclusive com a adoção de fuselagem e asas fabricados quase totalmente em
material composto de fibra de carbono, mais leve e mais resistente que as
células convencionais de alumínio e outras ligas dos modelos concorrentes
atuais.
Na prática, o
VisionAire VA-10 Vantage (pronuncia-se VêjonÉr Vãntedj) e seu principal
concorrente Cirrus SR50 VisionJet, que também é americano, também é um jatinho
monomotor e também é fabricado quase inteiramente em material composto, são projetos
de aviões quase completamente novos, eles não foram baseados em nenhum outro
modelo de aeronave, foram projetados a partir de folhas de papel em branco. A
diferença é que o projeto do Cirrus SF50 VisionJet foi concluído, ele conseguiu
alcançar a certificação em 2016, entrou na fase de fabricação seriada e já é um
grande sucesso de vendas, com mais de 600 unidades já entregues aos clientes,
enquanto o VisionAire Vantage não teve a mesma sorte, infelizmente.
Voltando ao
caso específico do VisionAire VA-10 Vantage, ele é um avião de pequeno porte,
pois seu peso máximo de decolagem está bem abaixo de 5.700 kg (essa é uma das
principais vantagens dos aviões monomotores, a leveza), portanto a então
fabricante VisionAire Corporation pretendia certificá-lo dentro das regras FAR Part 23, menos rígidas, na
categoria dos aviões de pequeno porte, ou seja, dentro da categoria dos jatinhos,
conhecidos também como very-light-jets
ou entry-level-jets, o que significa
que ele poderia ser operado por apenas um piloto na cabine de comando.
Por exemplo:
REGRAS DE CERTIFICAÇÃO DE
AERONAVES EXECUTIVAS |
||
ALE / LSA (MENOS EXIGENTE) |
FAR PART 23 / RBAC 23 (INTERMEDIÁRIA) |
FAR PART 25 / RBAC 25 (MAIS EXIGENTE) |
Inpaer
Conquest e Excel |
Embraer Phenom
100 |
Citation
Excel / XLS |
Edra Petrel
e Dynamic |
Beechcraft
Bonanza |
Falcon 2000 |
Seamax
(anfíbio) |
Piper
Seneca |
Embraer
Legacy |
Volato 200 |
Beecraft
King Air |
Gulfstream
V |
Lancair
Legacy e IV |
Cirrus SR22 |
Learjet 45 |
Zenith Stol |
Pilatus
PC-12 |
Hawker 800 |
Ikarus C42 |
HondaJet |
Citation X |
Super Coyote |
Piper
Malibu |
Bombardier
Challenger |
Inpaer Colt |
Cessna 206
Stationair |
Beechjet
400A |
Vans RV-10 |
Cessna 208
Caravan |
|
Isso não
significa necessariamente que os aviões da categoria ALE / LSA sejam menos seguros que os aviões da categoria FAR Part
23 e que os aviões da categoria FAR Part 23 sejam menos seguros que os aviões
da categoria FAR Part 25. Significa
que os aviões certificados sob as regras mais brandas não são obrigados a
possuírem a redundância de sistemas e mecanismos, a resistência estrutural e os
equipamentos de segurança dos aviões certificados sob a regra mais rígida FAR
Part 25.
Por exemplo,
o Pilatus PC-12 e o Cirrus SR22 são aviões muito seguros,
mesmo possuindo a certificação intermediária, com baixíssima porcentagem de
acidentes graves com vítimas fatais, em relação ao número total de aeronaves
fabricadas.
Voltando ao VisionAire
VA-10 Vantage, dentre os destaques do projeto de aeronave estão a velocidade de
cruzeiro de até 650 km/h; a altitude de cruzeiro de até 12.500 metros, sendo
que ele consegue manter uma pressurização de cabine de até 10 psi em até 10.000
metros de altitude de cruzeiro; o alcance de até 2.400 quilômetros, mesmo com a
cabine lotada de passageiros adultos e bagagem leve; o confiável motor turbofan
Williams FJ44-3AP, que faz parte da mesma família de motores que impulsiona os
best-sellers Citation CJ2 e Pilatus PC-24, por exemplo; piso
totalmente plano na cabine de passageiros; e galley básica na frente e toalete
básico no fundo da cabine de passageiros (configuração executiva, de baixa densidade, para até cinco passageiros); dentre outros itens de conforto,
segurança e desempenho.
O projeto da
aeronave incluía, em 2016, um moderno e sofisticado conjunto de aviônicos do
tipo EFIS – Electronic Flight Instrument
System, modelo Garmin G3000
Touchscreen, composto por duas telas PFD
- Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do
painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e uma tela MFD - Multi Function Display, ou
multifunção, no centro do painel, fabricado pela americana Garmin Ltd, uma das
mais tradicionais fabricantes de aviônicos do mundo.
O projeto do
VisionAire VA-10 Vantage foi desenhado pelo engenheiro aeronáutico americano Burt Rutan, e o programa de
desenvolvimento foi liderado pelo executivo americano Jim Rice, com a participação de mais de 150 profissionais durante
essa fase, resultando em um avião ousado e inovador, com fuselagem e asas
construídos quase inteiramente em material composto, com trem de pouso do tipo
triciclo retrátil, com freios com discos de aço, com asas com enflechamento
negativo, mas com a possibilidade de operação tranquila em pistas de pouso
pavimentadas de comprimento limitado.
Por exemplo:
Em um dia quente, com quatro passageiros adultos a bordo, bagagem leve e metade
dos tanques com combustível seria possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.000
metros de uma fazenda no interior do estado de Goiás, no interior do estado de
Mato Grosso do Sul ou no interior do estado de Santa Catarina e pousar em
Campinas, por exemplo, apenas uma hora e meia depois, com reservas de
combustível.
Porém, para
quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte
é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião
intercontinental.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A então novíssima fabricante de aeronaves civis VisionAire Corporation começou projetar, desenvolver e fabricar as primeiras três unidades (protótipos, na verdade) do VisionAire VA-10 Vantage a partir de 1996, um modelo de jato executivo de pequeno porte totalmente novo, projetado a partir do zero pelo designer americano Burt Rutan, o fundador da empresa americana Scaled Composites, atualmente de propriedade da gigante americana Northrop Grumman.
A então
empresa americana VisionAire Vantage e seus parceiros comerciais da época, pagaram
caro por essa ousadia, literalmente, algo em torno de US$ 150 milhões (valores
da época), para dar andamento ao longo e caríssimo programa de desenvolvimento
e certificação do jatinho VisionAire VA-10, mas, na prática, o custo médio para
projetar, desenvolver, certificar e iniciar a fabricação em série de um jato
executivo monomotor de pequeno porte totalmente novo, de modo geral, é de pelo
menos US$ 300 milhões. Foram várias tentativas até conseguir tirar do papel
esse projeto de avião executivo a jato.
Agora você
entende porque é “tão caro” (na sua opinião) viajar de jatinho executivo? Todo
o processo de criação, desenvolvimento, certificação e fabricação é muito
trabalhoso, e tudo isso custa caro. Além disso, os custos em geral, como
combustível, manutenção e salários de tripulação, na operação diária desses
aviões, também são caros. Não é um “brinquedo de rico”, é um meio de
transporte, está disponível para qualquer pessoa que tem condições de pagar por
ele.
Durante a
década de 2000 havia no mercado internacional de aeronaves executivas seis
grandes fabricantes de jatos executivos, as americanas Cessna Aircraft e
Raytheon Aircraft, ambas conhecidas atualmente como Textron Aviation; a americana
Gulfstream Aerospace; a francesa Dassault Falcon; a canadense Bombardier Aerospace, com
as marcas Learjet, Global e Challenger; e, é claro, a brasileira Embraer S.A.. Havia
outros fabricantes de aeronaves executivas, mas que ainda não competiam no
segmento de jatos executivos, como a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft, por
exemplo. Anos depois, a partir de 2014 e 2018, estas duas fabricantes entraram definitivamente para o mercado de jatos executivos, com o Cirrus SF50 VisionJet e Pilatus PC-24, respectivamente.
Na década de 2000, o objetivo da
VisionAire Corporation era fabricar um jato executivo para competir em um
segmento de mercado da aviação executiva formada por clientes com poder
aquisitivo suficiente para viagens non-stop interestaduais e internacionais, ou
com apenas uma escala para reabastecimento, a bordo de um jato executivo
confortável, porém com tamanho e alcance menores que os do segmento logo acima,
chamado light jet ou, traduzindo,
jato leve, no qual estão os jatos Cessna
Citation CJ2, Beechcraft Hawker 400XP, Embraer Phenom 300 e Bombardier Learjet 45, por exemplo.
Se por um
lado o VisonAire VA-10 Vantage foi concebido com o máximo de simplicidade
possível para os padrões de um jato executivo, com motor relativamente simples,
o Williams FJ44-3AP, por exemplo, com o objetivo de reduzir seus custos
operacionais o máximo possível, mas sem comprometer a segurança de voo, por
outro lado ele foi concebido e desenvolvido para apresentar itens de conforto,
segurança e desempenho respeitáveis, o máximo possível na categoria dos
jatinhos, com conforto biológico de uma pressurização de 12 psi em uma altitude
de até 10.000 metros; velocidade bastante razoável de 650 km/h, graças ao seu
motor potente e graças a uma fuselagem com aerodinâmica refinada, com desenho ousado, que
lembra vagamente uma bola de futebol americano, com ensaios em túnel de vento,
inclusive; com uma capacidade bastante razoável de transportar bagagens.
Até onde se
sabe, ainda não há data prevista para certificação e início de fabricação seriada
do VisionAire VA-10 Vantage, o blog tentou contato com o fabricante americano,
via e-mail, mas não obteve retorno.
MOTOR FJ44
O confiável motor turbofan americano Williams FJ44-3AP de alto desempenho que impulsiona o VisionAire VA-10 Vantage é uma das versões da consagrada série Williams FJ44, uma opção moderna, racional e eficiente de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, usada também para impulsionar outros modelos de sucesso no mercado mundial de aviação executiva, dentre eles o Cessna Citation CJ2, o Pilatus PC-24 e o Beechcraft Premier I, totalizando mais de 5.000 motores fabricados.
Projetado nos
Estados Unidos, pela fabricante americana Williams International, e na
Inglaterra, pela Rolls-Royce PLC, a partir de um projeto de turbofan usado para
impulsionar mísseis de cruzeiro, neste caso para uso exclusivamente militar, é
claro, esse turbofan civil possui um fan de estágio único acoplado a uma
turbina de baixa pressão com dois estágios. O seu projeto é composto também por
um compressor centrífugo de alta pressão acoplado a uma turbina de alta pressão
com um estágio.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
VISIONAIRE VA-10 VANTAGE
- Capacidade: 5, 7 ou 9 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
- Velocidade de cruzeiro máxima: Aprox. 650 km/h;
- Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 580 km/h;
- Comprimento da aeronave: Aprox. 12,5 metros;
- Envergadura: Aprox. 14,5 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 4,4 metros;
- Largura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
- Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência): Williams FJ44-3AP (3.000 libras);
- TBO dos motores (tempo entre revisões): 3.500 horas;
- Vida útil da aeronave:
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Aviônicos: EFIS Garmin G3000 Touchscreen (três telas);
- Aviônicos: P.A. de 3 eixos, GPS, WAAS, ILS, ADSB e meteorologia por satélite;
- Opcionais: Internet por satélite e telefone por satélite;
- Freios: Aço;
- Sistema elétrico:
- Sistema hidráulico:
- Climb (subida):
- Peso máximo decolagem: Aprox. 3.600 kg;
- Alcance: Aprox. 2.800 quilômetros (quatro passageiros / 75% potência / com reservas);
- Alcance: Aprox. 2.400 quilômetros (seis passageiros / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (quatro passageiros / dias quentes);
- Pista de pouso: Aprox. 1.500 metros (seis passageiros / dias quentes);
- Teto de serviço: Aprox. 12.500 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 2,1 milhões (década de 2000);
GALERIA DE IMAGENS
IMAGEM PUBLICITÁRIA
IMAGEM PUBLICITÁRIA
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- VisionAire Jets (em inglês): https://vaj.visionairejets.com/
- Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/VisionAire_Vantage
- Aero Magazine / UOL: https://aeromagazine.uol.com.br/
- VisionAire Jets (em inglês): https://vaj.visionairejets.com/aircraft/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Asa_com_enflechamento_negativo
- VisionAire Jets (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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