JAC E-JS1
JAC E-JS1 EXT
SEHOL E10X
JAC E10X
JAC MOTORS
GRUPO SHC
INTRODUÇÃO

O pequeno e moderno JAC E-JS1 é um popular hatchback totalmente elétrico criado e desenvolvido na década de 2010 pela então fabricante chinesa de automóveis Sehol / Sihao, na época uma joint venture entre o Grupo Volkswagen e a JAC Motors, e fabricado em série e em larga escala pela JAC Motors, da China, a partir de 2021, e comercializado exclusivamente nas concessionárias da marca JAC na China e em outras partes do mundo, inclusive no Brasil e no México, cujo projeto contempla aspectos de compacidade, leveza, simplicidade, praticidade, economia e baixo custo de manutenção, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o motorista.
Aqui no Brasil, os seus principais concorrentes do segmento de automóveis compactos totalmente elétricos e de perfil predominantemente urbano são o Chevrolet Bolt EV (compacto), o Fiat 500 (subcompacto), o Kwid E-Tech (compacto), o BYD Dolphin (compacto) e o GWM Ora 03 (compacto), dentre outros. Entre os concorrentes indiretos estão Fiat Argo, Peugeot 208, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Polo e Citroen C3, todos estes movidos a gasolina e/ou etanol, ou seja, carros de combustão interna.
O bonitinho e gracioso JAC E-JS1 tem capacidade para
transportar até cinco pessoas na sua carroceria compacta de quatro portas
laterais, incluindo o motorista. Atualmente, ele é fabricado e/ou montado na
China e importado para o Brasil pelo Grupo SHC, que, por sua vez, distribui o
veículo para as cinco concessionárias principais da marca JAC no Brasil. As
concessionárias do Grupo SHC estão localizadas em São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília, mas os automóveis da marca
JAC podem ser atendidos também por mais de 120 oficinas credenciadas,
espalhadas pelo Brasil.
O GRUPO JAC
Logo acima,
o novo logotipo da JAC Motors, a principal subsidiária da holding multinacional
chinesa JAC Group ou JAG Group, por sua vez de propriedade do Grupo Volkswagen
e do Governo da China, em forma de joint venture. Logo abaixo, o logotipo anterior da JAC Motors, uma das mais tradicionais fabricantes de comerciais
leves e caminhões da China, com mais de 60 anos de existência.
O grupo
empresarial de capital misto JAC Group ou JAG Group, oficialmente Anhui
Jianghuai Automobile, sua razão social, é um grande fabricante chinês de
comerciais leves, caminhões e automóveis de passeio, principalmente elétricos,
formado em 2017 pelo acordo de parceria entre a tradicional fabricante
automotiva alemã Volkswagen A.G. e o Governo da China, com participação de 50%
para ambos os lados.
Esse
fabricante automotivo chinês teve origem em 1964, inicialmente como uma
fabricante estatal de caminhões, inicialmente com o nome Hefei Jianghuai, até
1997, quando mudou seu nome para Anhui Jianghuai Automobile, consolidando-se
nas décadas de 2000 e 2010 como um grande fabricante chinês de comerciais
leves, caminhões e automóveis de passeio, com uma média anual aproximada de
500.000 unidades vendidas, com receitas brutas anuais de mais de US$ 1 bilhão,
na média.
Atualmente,
a empresa exporta, a partir da China, seus produtos para mais de 100 países, em
todos os continentes, mas possui também um acordo de terceirização de produção
com a Giant Motors, do México, para atender o mercado mexicano e para
exportação. Aqui no Brasil, a JAC Group ou JAG Group é representada pelo Grupo SHC, do empresário brasileiro
Sérgio Habib, que conseguiu firmar a marca no mercado nacional, com mais de 120
oficinas credenciadas e autorizadas para prestar serviços de manutenção aos
veículos com a marca JAC.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O pequeno e econômico JAC E-JS1 é um típico modelo de automóvel compacto popular totalmente elétrico, com tração dianteira e carroceria do tipo monobloco em aço galvanizado, projetado e desenvolvido na China pela fabricante chinesa Sehol / Sihao, na época uma joint venture entre o Grupo Volkswagen e a JAC Motors, inicialmente com o nome Sehol E10X e, posteriormente, com o nome JAC E-JS1, fabricado em série e em larga escala pela JAC Motors, da China, a partir de 2021, e comercializado exclusivamente nas concessionárias de veículos ligadas à fabricante JAC Motors, inclusive no Brasil, por meio de uma parceria de representação comercial com o Grupo SHC.
Ele faz
parte do projeto de longo prazo de eletrificação total e/ou parcial dos
automóveis da marca JAC (atualmente, mais de 50% do número total de modelos de
automóveis fabricados com essa marca já são totalmente elétricos) e é um dos
modelos de automóveis totalmente elétricos de maior sucesso da marca JAC, com
mais de 250.000 unidades fabricadas até o momento, montado sobre a moderna plataforma
JAC iEV, que, por sua vez, é uma
adaptação de uma plataforma anteriormente usada pela própria JAC Motors para
montagem de automóveis compactos populares a combustão interna, como o JAC
Yueyue.
No caso
específico do automóvel compacto elétrico JAC E-JS1, ele foi projetado desde o
início para ser 100% elétrico, com perfil de uso predominantemente urbano,
embora também possa ser usado normalmente para transporte rodoviário, desde que
seja levada em consideração a autonomia de 250 quilômetros, com ar desligado, três
ocupantes, bagagem leve e velocidade moderada. Na prática, ele tem capacidade
para transportar até cinco pessoas adultas, incluindo o condutor, porém
consegue transportar somente quatro pessoas adultas e uma criança com conforto
razoável, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao seu pequeno
porta-malas de 120 litros, neste caso com autonomia reduzida para 180
quilômetros, com ar ligado.
O bonitinho
e gracioso JAC E-JS1 é um dos mais recentes integrantes da bem sucedida
linhagem de automóveis populares totalmente elétricos da marca chinesa JAC,
composta também pelos modelos JAC E-JS4,
um utilitário esportivo de tamanho médio, e JAC E-J7, um elegante sedan de tamanho médio, considerando o padrão
de medida brasileiro. Mas além desses modelos totalmente elétricos citados
aqui, há também outros modelos de veículos que valem a pena citar, como, por
exemplo, as pickups médias JAC Hunter,
a combustão interna (turbodiesel), e JAC
iEV330P, totalmente elétrica.
Voltando ao
pequeno e econômico JAC E-JS1, ele faz parte da bem sucedida família de
automóveis compactos populares totalmente elétricos JAC E-JS1, composta também pelo seu irmão JAC E-JS1 EXT, e ambos estão equipados com uma boa variedade de
itens de segurança, conforto e desempenho, como freios a discos (ventilados na
frentes e sólidos atrás) do tipo ABS (antitravamento), controle de estabilidade
(ESC), motorização dianteira e tração dianteira (dois motores elétricos) e
controle de tração inteligente (somente os conjuntos de rodas e pneus que estão
firmemente em contato com o solo recebem automaticamente força do motor), dois
airbags frontais no habitáculo do veículo, ar-condicionado e aquecedor (o uso
do ar condicionado deve ser moderado, entre 25º C e 28º C, pois ele consome
energia da bateria principal), entre vários outros itens.
Atualmente,
ele é uma das melhores opções de veículos elétricos compactos de perfil popular
e de uso predominantemente urbano, disponível no Brasil com preços a partir de R$ 120 mil (básico,
incluindo kit de carregamento lento, com adaptador AC Tipo 2), com carroceria monobloco
galvanizada em aço, com um entre-eixos razoável para a sua proposta de uso
predominantemente urbano, com 2,4 metros, o suficiente para quatro adultos e
uma criança, e bom aproveitamento de espaço, embora seja um compacto, com
apenas 3,65 metros de comprimento total.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O bonitinho e gracioso veículo urbano JAC E-JS1 é considerado um dos principais representantes da fabricante chinesa JAC Motors (uma sociedade entre o Grupo Volkswagen e o Governo Chinês) no competitivo segmento dos automóveis compactos elétricos de perfil predominantemente popular, ele faz parte da nova empreitada da empresa chinesa rumo à eletrificação total e/ou parcial de seus automóveis, com previsão para conclusão dessa transição em 2030.
Ele nasceu
na década de 2010, a partir da percepção dos executivos, engenheiros e
designers da montadora chinesa JAC Motors sobre os novos rumos do mercado
mundial de automóveis populares, com forte tendência de eletrificação total
e/ou híbrida. Nas décadas mais recentes, não apenas a fabricante chinesa JAC
Motors percebeu esse potencial, suas conterrâneas chinesas e concorrentes
japonesas, coreanas, europeias e americanas, como Ford, BYD, General Motors / Chevrolet, Stellantis (Fiat, Citroen e Peugeot), GWM, Hyundai e Kia, Chery, Toyota, Geely, Honda e Nissan também perceberam essa tendência
de mercado, acompanhas por outras fabricantes, inclusive aquelas do segmento
premium, como Audi, Volvo,
Mercedes-Benz, Lexus, BMW, Land Rover / Jaguar e Porsche, que também entraram na disputa com seus modelos chiques.
Aliás,
anote na sua agenda: O futuro é dos automóveis elétricos. Os carros a combustão
interna vão acabar, simples assim. É apenas uma questão de tempo, entre os
pouquíssimos empecilhos atuais para a transição completa para os automóveis
totalmente elétricos estão as baterias, que ainda não alcançaram a performance
desejada, além da questão das matérias primas necessárias para sua fabricação,
que não são encontradas facilmente para extração em qualquer local do planeta.
Essa transição pode levar 10, 20 ou 30 anos, não é possível afirmar ainda
quanto tempo vai levar, mas uma coisa é certa, ela vai acontecer, é inevitável.
No caso
específico do JAC E-JS1 a montadora chinesa deu preferência natural à equipe de
designers da montadora alemã Volkswagen
(alguém ainda duvida que 99% dos carros atuais da Volkswagen são bonitos?), com
estúdios de design na Europa e no Japão, com um projeto bonitinho e gracioso,
com carroceria e interior com linhas graciosas, suaves e atraentes, levemente
vincadas, com CX ou coeficiente aerodinâmico de apenas 0,31, um bom número, com
quase 1,6 metro de altura, quase 3,7 metros de comprimento, largura de 1,7
metro (sem retrovisores), mas com um tímido entre-eixos de apenas 2,4 metros, o
suficiente para apenas quatro adultos e uma criança.
O JAC E-JS1
O pequeno e econômico JAC E-JS1, conhecido também como Sehol E10X, é o principal membro da família JAC E-JS1, que, por sua vez, é composta também pelo modelo ou versão JAC E-JS1 EXT (a sigla EXT significa Extreme), com suspensão mais alta, mais adequado para quem precisa transitar moderadamente por estradas rurais (sem pavimentação) e/ou rodovias, ruas e avenidas pavimentadas, mas mal conservadas, e pelo modelo JAC E-JS1 City Cargo, um comercial leve mais adequado para realizar entregas de mercadorias em áreas urbanas.
No caso
específico do JAC E-JS1 trata-se de um modelo de automóvel da categoria dos
automóveis compactos populares, mas totalmente elétrico, com carroceria
relativamente leve, apenas 1.180 kg de peso vazio (ordem de marcha), dois
motores elétricos dianteiros com potência combinada de 62 cavalos e 15 kgfm de torque,
o suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos (vazio)
ou 12 segundos (lotado), com consumo de 10 kWh a cada 100 quilômetros (segundo
o fabricante), e velocidade máxima de 110 km/h, lembrando que o veículo não tem
caixa de câmbio, já que se trata de dois motores elétricos compactos, ambos na
frente, com bateria principal de ferro-fosfato-lítio, com capacidade de 31 kWh
e sistema de regeneração de carga elétrica nos freios e nos motores, resultando
em uma autonomia teórica de 300 quilômetros, e bateria secundária convencional de
chumbo ácido.
A bateria
principal de íons de lítio possui capacidade total de 31 kWh e é usada para
acionar os dois motores elétricos dianteiros, o ar condicionado e o aquecedor,
portanto seja moderado, não abuse do ar condicionado ou você corre o risco de
“ficar na beira da estrada”, e a bateria secundária convencional de
chumbo-ácido é usada para acionar os demais sistemas e dispositivos, como, por
exemplo, faróis, sistema multimídia, painel de instrumentos e iluminação
interna.
Naturalmente,
as baterias íon-lítio acrescentam peso ao projeto do JAC E-JS1, chegando até 1.180
kg vazio (ordem de marcha), podendo chegar até 1.200 kg na versão JAC E-JS1 EXT,
mas com cinco pessoas a bordo (quatro adultos e uma criança) e bagagem leve o peso
do JAC E-JS1 pode chegar até 1.500 kg. O monobloco do carrinho é resistente,
construído em aço, com suspensão independente convencional nas quatro rodas, com
arranjo McPherson na frente e eixo de torção atrás, com amortecedores e molas
helicoidais, com vão livre do solo padrão de 16 centímetros no JAC E-JS1 e 21
centímetros no JAC E-JS1 EXT, o que, neste caso, facilita a condução em cidades
com ruas e avenidas de pisos irregulares ou mal conservados (comuns aqui no
Brasil), permite transitar por ruas e avenidas com quebra-molas ou lombadas altos
(também comuns aqui no Brasil), e permite transitar com moderação por estradas
rurais não pavimentadas.
O carrinho
da JAC Motors é bem completinho, ele faz jus ao seu preço um pouquinho salgado
de R$ 120 mil (novo, na concessionária), lembrando que com esse dinheiro dá pra
levar pra casa alguns compactos novinhos em folha, como, por exemplo, Fiat Argo, Peugeot 208, Chevrolet Onix, Hyundai
HB20, Volkswagen Polo, Toyota Yaris (ainda tem algumas unidades novas nas
concessionárias), Citroen C3 e Nissan Versa, e até alguns utilitários
esportivos, como, por exemplo, Volkswagen
Nivus, Chevrolet Tracker, Renault Kardian, Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks e Jeep Renegade. Por outro lado, é
importante lembrar que o custo de manutenção de automóveis elétricos é 80%
menor que custo dos automóveis equivalentes a combustão interna, que é o caso
de quase todos os modelos citados neste parágrafo.
Como já
dito logo acima, o JAC E-JS1 é bem completinho. Respire fundo: Ele já vem de
fábrica com ar condicionado digital (quente e frio), direção elétrica progressiva, dois airbags
frontais (obrigatórios por lei no Brasil); freios ABS (também obrigatórios); pontos
de fixação Isofix para cadeirinhas infantis; encostos de cabeça para os cinco
ocupantes e cintos de segurança de três pontos, com pré-tensionadores; piloto
automático (controlador de velocidade); volante multifuncional, com regulagem
de altura; painel de instrumentos digital em LCD e central multimídia LCD de 10
polegadas, com espelhamento para celular ou conectividade Android Auto e Apple CarPlay; vidros com acionamento elétrico, trava
central elétrica, com chave presencial, imobilizador eletrônico e alarme
antifurto; retrovisores externos com ajustes elétricos, câmera de ré e sensor
de estacionamento traseiro; monitor de pressão dos pneus; EBD ou distribuidor
eletrônico de frenagem; ESP ou força auxiliar de frenagem; HAC ou auxílio
eletrônico para partidas em aclives; TCS ou controle de tração; e ESC ou
controle de estabilidade; limpador e desembaçador do vidro traseiro; faróis
principais halógenos, faróis secundários de LED, faróis de neblina, brake light
e sensor crepuscular; computador de bordo; freio de estacionamento elétrico; rodas
de liga leve (opcional) ou de aço (de série) de 15 polegadas, com pneus 165/65
R14, com kit para reparo de pneus (não tem estepe); kit padrão de carregamento AC (10 horas de
carregamento) e garantia de 5 anos ou 100.000 quilômetros. Cansou? Isso é
porque se trata de um carrinho popular, imagine se não fosse popular.
Entre os
poucos opcionais estão o kit de carregamento WallBox (5 horas de carregamento), o adaptador rápido DC tipo CCS2
(2 horas de carregamento), as rodas de liga leve e a pintura metálica. O
veículo não tem caixa de câmbio, pois se trata de um automóvel 100% elétrico.
Além disso, ele não tem radiador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de
combustível, sistema de escapamento, correias, velas e catalisador. Entende
agora porque o carro elétrico tem custo de manutenção muito mais baixo que o carro a combustão convencional?
Por outro
lado, como nada no mundo é perfeito, dá pra dizer sim que entre os pouquíssimos
pecados das duas principais versões da família JAC E-JS1, a principal JAC E-JS1
e o seu irmão JAC E-JS1 EXT, é a autonomia limitada: O fabricante fala em até 300
quilômetros para viagens rodoviárias. Mas, tem um porém, é uma autonomia de
translado, ou seja, apenas com o condutor do veículo a bordo, em um dia fresco,
em que não há necessidade de uso intenso do aparelho de ar condicionado. Na
prática, a realidade é diferente, e mais diferente ainda aqui no Brasil, um
país de clima tropical e equatorial, frequentemente com dias de 35º de
temperatura ambiente, ou até mais. Neste caso, é possível falar em uma
autonomia prática de 250 quilômetros, com três adultos a bordo e bagagem leve, com
ar desligado, mesmo quando conduzido por motorista de temperamento tranquilo.
Com ar ligado a autonomia cai ainda mais, portanto lembre-se de que “quem gosta
de gelo é pinguim”, portanto use moderadamente o ar condicionado, entre
25º C e 28º C.
Outros dos pouquíssimos erros cometidos pelo
importador oficial Grupo SHC está a falta de opções mais sóbrias de cores, como
prata e cinza, por exemplo, principalmente para agradar os consumidores mais
discretos, de perfil familiar e mais atentos ao valor de revenda do veículo.
Aqui no Brasil, as cores mais valorizadas são prata, preto, cinza e azul, mas o
preto é praticamente inviável em um carro elétrico, pois a carroceria esquenta
mais em dias de sol intenso.
ALTA TECNOLOGIA
Embora seja apenas um carrinho popular, sem pretensões de grandeza, de sofisticação, de elegância e de refinamento, a JAC Motors conseguiu, com auxílio técnico dos projetistas alemães da Volkswagen, tornar o JAC E-JS1 um projeto racional e equilibrado, mas, lembrando, um veículo de perfil predominantemente urbano, para trechos curtos. O aproveitamento de espaço é bom, pois as baterias são compactas, os motores também são compactos e, como se trata de um veículo elétrico, não há necessidade de caixa de câmbio.
O desenho
do JAC E-JS1 é de um típico compacto popular, com construção monobloco em aço,
de uso urbano e rodoviário (apenas viagens curtas), com capacidade para
transportar confortavelmente até cinco pessoas (no máximo quatro adultos e uma
criança), incluindo o condutor, com quatro portas laterais e uma porta traseira
para acesso ao seu pequeno porta-malas. Em relação aos seus principais
concorrentes Chevrolet Bolt EV, Fiat 500, Kwid E-Tech, BYD Dolphin e GWM Ora 03
o carrinho chinês da JAC está no meio termo, digamos, está dentro da média,
tanto em termos de tecnologia, conforto, performance e segurança quanto em termos de custo benefício, embora o
Chevrolet Bolt EV seja superior a todos esses concorrentes aqui, neste parágrafo.
A montadora
JAC fornece ao cliente, como item de série (sem custo adicional), um kit de
carregamento padrão AC portátil, para carregamento total (100%) em até 10
horas; fornece como opcional um kit de carregamento residencial WallBox JAC GBT
de 7,4 kW, para ser instalado por um eletricista profissional, com capacidade
para carregar até 100% da bateria em até 5 horas; e fornece como opcional um
adaptador para carregamento rápido CCS2, para carregar totalmente em até 2 horas. Porém, o próprio fabricante alerta que o carregamento rápido, de apenas duas horas, deve ser usado apenas eventualmente, não deve ser usado diariamente, pois afeta a longevidade das baterias.
De modo
geral, o preço de uma recarga completa de bateria de automóvel elétrico varia
no Brasil, de estado para estado, de acordo com a carga tributária e a política
de preços de cada distribuidora. No caso específico do JAC E-JS1, uma recarga
completa consome 30 kWh de energia elétrica, portanto basta multiplicar o preço
final do kWh ao consumidor residencial da sua distribuidora local por 30, não
esquecendo de acrescentar os tributos. Mas, se você possui uma instalação de
energia solar on-grid em sua residência então não precisa se preocupar com a
conta de luz no final do mês.
Apesar das
limitações técnicas (autonomia limitada e demora no carregamento), os
automóveis elétricos em geral possuem a ampla vantagem do custo de manutenção de longo
prazo muito mais baixo, em torno de 80% menor que o custo de manutenção dos
automóveis equivalentes com motores a combustão interna. É apenas uma questão
de tempo para os automóveis elétricos dominarem completamente o mercado
mundial. Se você não costuma fazer longas viagens rodoviárias, com frequência,
então já compensa, já vale a pena, comprar um carro elétrico, caso contrário
espere mais um pouco a tecnologia melhorar.
Caso você
tenha interesse em comprar um automóvel totalmente elétrico, o blog sugere uma
carroceria com a cor prata ou cinza médio, que são cores que esquentam menos a
carroceria sob o sol forte do meio dia, o que pode ter reflexo direto na
autonomia, já que reduz o uso do ar condicionado. Evite cores pesadas, como o
preto, por exemplo, que esquentam muito. Já o amarelo, o vermelho e o verde não
têm bom valor de revenda, portanto não são aconselháveis.
MERCADO
A JAC Motors não é uma novata no mundo automotivo, não é uma fábrica de fundo de quintal. Além disso, ela possui um grupo empresarial forte e de credibilidade por trás, dando sustentação econômica e técnica. Ela já pode ser considerada uma das mais tradicionais e sólidas fabricantes chinesas de automóveis, com credibilidade, no mesmo nível da BYD, da Chery, da GWM e da Geely, por exemplo, embora não seja tão grande quanto essas quatro.
E como todo mundo já sabe, entre os principais atrativos dos produtos chineses em geral está o preço, geralmente mais competitivo, sem necessariamente abrir mão da qualidade e da elegância. Prova disso estão os utilitários esportivos das famílias Caoa Chery Tiggo, BYD Song, Ford Territory (sim, é isso mesmo que você está lendo, ele é importado da China) e GWM Haval, e com preços atraentes, geralmente mais baratos que seus principais concorrentes, e boa qualidade geral, dentro da média do mercado.
GALERIA DE IMAGENS
JAC E-JS1
PORTA-MALAS
COFRE ELÉTRICO
JAC E-JS1 EXT
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Webmotors: https://www.webmotors.com.br/jac/e-js1/2022
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Sehol_E10X
- Motor 1 (em inglês): https://www.motor1.com/news/626487/chinese-ev-zero-stars-crash-test/
- Planet Cars Z: https://www.planetcarsz.com/carros/jac-e-js1-2022
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/JAC_Motors
- Autoesporte / Globo.com: https://autoesporte.globo.com/setor-automotivo/mercado-automotivo/noticia/2025/03/10-carros-eletricos-mais-baratos-brasil-2025.ghtml
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/carros-eletricos/
- JAC / SHC (divulgação): Imagens
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