DJI AGRAS T40

DJI AGRAS T40
FAMÍLIA DJI AGRAS
VANT – VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO
ARP – AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA
XMOBOTS (REPRESENTANTE)


INTRODUÇÃO

O drone DJI Agras T40 é uma sofisticada, moderna e prática aeronave não tripulada e remotamente pilotada, de propulsão elétrica, com navegação e operação semiautônomas e pré-programadas por meio de sistema de posicionamento global por satélites, utilizada principalmente para pulverização agrícola de fertilizantes foliares e defensivos agrícolas em geral e para levantamento topográfico e captura de imagens aéreas, principalmente topografia rural e imagens aéreas rurais para a agricultura, agroindústria e pecuária, fabricada na China, desde a década de 2010, pela multinacional chinesa DJI Agriculture, importada para o Brasil, por meio de importadores independentes, desde a década de 2010, e importado oficialmente, desde 2022, pela sua representante oficial XMobots, a maior fabricante e vendedora de drones utilitários da América Latina.


De modo geral, a sua capacidade máxima de carga é de até 40 litros de produtos agrícolas para pulverização ou 50 kg de produtos agrícolas sólidos granulados e/ou em pó para dispersão, para cobrir uma área de até 21 hectares por hora de trabalho sobre lavouras contínuas de baixa altura (como milho, soja, algodão, amendoim, feijão, trigo e arroz, por exemplo) ou até 4 hectares por hora de trabalho sobre pomares contínuos de média altura (como laranja, caqui, acerola, banana, caju e cacau, por exemplo).


Ela faz parte da família de drones agrícolas DJI Agras, da gigante chinesa DJI Technology, a maior fabricante de drones do mundo. Essa família é composta também pelos modelos de drones DJI Agras T10, DJI Agras T20 P, DJI Agras T25 e DJI Agras T50, com capacidades de pulverização e/ou dispersão variando de modelo para modelo, os três primeiros de capacidade menor que o DJI Agras T40 e o último de capacidade maior que o T40.


O drone avançado e de alta performance DJI Agras T40 tem pouquíssimos concorrentes diretos no Brasil, dentre eles o GTEEX GT-60, com capacidade para até 60 litros de produtos agrícolas; o Daxi 50A, com capacidade para até 50 litros de produtos agrícolas; e o Eleva Spray 150, com capacidade para até 75 litros, sendo este o maior drone agrícola disponível no Brasil. Por outro lado, o DJI Agras T40 possui vários concorrentes indiretos, dentre eles o Xag P30, com capacidade para até 16 litros, o ST Sprayer 15-608, para até 15 litros, e o Sky Drones Pelicano, com capacidade para até 10 litros.


Ainda não é possível afirmar que, no futuro, os drones agrícolas substituirão totalmente o avião agrícola. Provavelmente não. Considerando que as tecnologias mundiais de baterias ainda não estão totalmente desenvolvidas, o mais provável é que, no curto e médio prazos, os drones sejam utilizados para pulverização agrícola em propriedades pequenas e médias e os aviões sejam utilizados para pulverização de grandes extensões de terra agricultável, em grandes propriedades rurais.


A DJI

A gigante chinesa DJI Technology Ltd é a maior fabricante de drones utilitários do mundo, incluindo drones para captação de imagens, drones para mapeamento aéreo e topografia, drones agrícolas em geral, drones de monitoramento ambiental e de instalações em geral, drones para transporte aéreo de cargas leves, drones para uso policial e militar, câmeras profissionais em geral, estabilizadores gimbal, sensores para dispositivos aéreos em geral, sistemas de propulsão para drones, softwares empresariais, sistemas de controle de voo para aeronaves e robôs terrestres.


Ela foi fundada em 2006 pelo projetista chinês Frank Wang e se tornou a maior fabricante de drones doo mundo a partir de 2015. Atualmente, a empresa possui mais de 14.000 empregados em várias partes do mundo, principalmente na China, com faturamento bruto de mais de US$ 3,8 bilhões, em 2021, por exemplo.


O mercado mundial de drones em geral somou mais de 1.000.000 de unidades fabricadas e comercializadas em 2023, sendo que cerca de 70% desse mercado é praticamente dominado pela DJI Technology, principalmente os drones para captação de imagens, mapeamento aéreo e topografia e drones agrícolas.


A XMOBOTS

A startup XMobots Aeroespacial Ltda é uma grande criadora, desenvolvedora e fabricante brasileira de drones utilitários, fundada em 2007 pelo projetista Giovani Amianti, em São Carlos, no interior do estado de São Paulo. Em 2022 ela se tornou a representante oficial de vendas para o Brasil dos drones utilitários agrícolas da chinesa DJI Agriculture, a divisão de fabricação de drones agrícolas da fabricante chinesa DJI Technology Ltd.


Atualmente, a XMobots é propriedade do engenheiro mecânico brasileiro Giovani Amianti e da Embraer S.A., a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo e uma das maiores fabricantes de aviões agrícolas do mundo. Ela é a maior fabricante de drones utilitários da América Latina e a sexta maior fabricante de drones utilitários do mundo.


CONCEITO E CONTEXTO

Um drone é uma aeronave não tripulada, de pequeno ou médio porte, de asa fixa, geralmente com uma ou duas hélices, ou asa (s) rotativa (s), neste caso geralmente quadricópteros, ou seja, com quatro rotores, de propulsão elétrica ou a combustão interna, tracionada, impulsionada ou sustentada por hélices, turbofans ou rotores, dependendo de cada caso, controlada e/ou rastreada remotamente por meio de aparelhos e/ou equipamentos eletrônicos com o uso de ondas eletromagnéticas de rádio, a partir de uma estação ou de um controle remoto portátil, de uso manual.


O drone, conhecido também no Brasil como VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado e ARP - Aeronave Remotamente Pilotada e conhecido nos Estados Unidos como UAV – Unmanned Aerial Vehicle e RPA - Remotely Piloted Aircraft, é qualquer tipo de aeronave que não precisa de piloto embarcado nela para ser controlada. Esses termos são utilizados oficialmente, nos documentos emitidos pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil e pelo DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que são órgãos públicos brasileiros responsáveis pela regulamentação da atividade aérea e de controle do espaço aéreo.


O drone é uma máquina voadora semiautônoma, totalmente autônoma ou remotamente controlada, dependendo do modelo, cuja força de sustentação é obtida por meio de asas rotativas (rotores) ou pela combinação de asas fixas com hélices para tração ou de asas fixas e motores a jato para impulso, e que pode ser rastreada a distância, inclusive, por ondas de rádio, por meios eletrônicos e computacionais, operando sob a supervisão de humanos, ou, em alguns casos, até mesmo sem a sua intervenção, por meio de controladores lógicos programáveis, neste caso conhecidas também como aeronaves autônomas ou semiautônomas.


O drone é um tipo de aeronave não tripulada semelhante aos aeromodelos para uso desportivo, mas, em geral, o drone tem emprego muito mais amplo, inclusive como utilitário ou semiutilitário, muito usado no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, no Japão, na Coreia do Sul, na Austrália, na Nova Zelândia e em vários outros países, desenvolvidos e em desenvolvimento, para registros de imagens e filmagens amadoras e profissionais, mapeamentos de áreas urbanas, pulverização agrícola, levantamento topográfico e cartográfico, uso policial e de inteligência, mapeamento e/ou acompanhamento de lavouras, monitoramento ambiental, controle sanitário ou de saneamento básico, busca e salvamento e uso militar altamente especializado.


Eles são muito usados em países desenvolvidos e em desenvolvimento, como Índia, China e África do Sul, mas até mesmo em países subdesenvolvidos eles começam a ser usados para desempenhar diversas tarefas, já que seu custo operacional se torna cada dia mais acessível.


A palavra drone é de origem inglesa ou americana, cuja tradução é zangão, o inseto macho reprodutor das colmeias de abelhas.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A família DJI Agras é uma moderna, versátil e prática série de aeronaves de pequeno porte, de propulsão elétrica e remotamente pilotadas para uso utilitário, com construção mista de ligas metálicas, plásticos especiais e fibra de carbono, com quatro braços articulados e retráteis (quadricóptero) conectados a motores elétricos que movem hélices de fibra de carbono, com trem de pouso fixo, baterias de alta performance de íons de lítio e reservatório de plástico para produtos agrícolas pulverizáveis e/ou aspersíveis, com capacidade para desempenhar funções tipicamente agrícolas, incluindo a aplicação de defensivos agrícolas líquidos e sólidos (herbicidas, fungicidas, acaricídas e inseticidas), aplicação de fertilizantes foliares e até distribuição de sementes.


Um dos principais integrantes da família de drones agrícolas DJI Agras é o DJI Agras T40, um quadricóptero com oito motores que giram oito hélices, com capacidade máxima de carga é de até 40 litros de produtos agrícolas para pulverização (ao nível do mar) ou 50 kg de produtos agrícolas sólidos granulados e/ou em pó para dispersão (também ao nível do mar), para cobrir uma área de até 21 hectares por hora de trabalho sobre lavouras contínuas de baixa altura (como milho, soja, algodão, amendoim, feijão, trigo e arroz, por exemplo) ou até 4 hectares por hora de trabalho sobre pomares contínuos de média altura (como laranja, caqui, acerola, banana, caju e cacau, por exemplo).


É uma família completa de aeronaves utilitárias versáteis e eficientes, com capacidade para desempenhar outras funções importantes, principalmente na agricultura, na agroindústria (incluindo a sucroalcooleira e floresta plantada), na agropecuária e nas florestas plantadas, incluindo serviços de mapeamento, levantamento topográfico e captação de imagens de plantações por meio de câmeras do tipo Ultra HD, com estabilizador gimbal.


Conceitualmente, o DJI Agras T40 é um drone do tipo octorotor (pronuncia-se óctorrótor) ou actarotor, ou seja, tem oito motores elétricos de 4.000 Watts / cada, com 48 RPM por Volt, que giram oito rotores ou hélices de fibra de carbono, numa velocidade próxima de 2.500 RPM, em uma estrutura de quadricóptero, com quatro braços articuláveis e retráteis para facilitar o transporte e armazenamento, ou seja, são dois rotores para cada braço; com propulsão elétrica e carregamento rápido por meio de baterias de alta capacidade, com tecnologia de íons de lítio, com 30.000 mAh ou miliampères-hora;


Ele é controlado remotamente a curtas distâncias, por meio de um controle remoto inteligente que utiliza ondas eletromagnéticas de rádio (microondas, na verdade), numa frequência de 2,4 GHz ou 5,7 GHz / 5,8 GHz, mas, ao mesmo tempo, possui uma autonomia quase completa, ou seja, antes do voo a sua trajetória é programada pelo operador da aeronave e inserida em sua memória. A partir de então ele executa precisamente os comandos que foram inseridos de forma robótica, ou seja, quase autônoma, inclusive com capacidade de identificar, por meio de sensores do tipo radar, os obstáculos não previstos na trajetória que foi inserida previamente pelo operador, um poste, uma caixa d’água, uma árvore ou uma torre de comunicação, por exemplo. Assim, quando identificado o risco de colisão, ele para, contorna o obstáculo e segue sua trajetória, além de avisar o operador sobre esse imprevisto.  


Trata-se de um dos mais sofisticados e impressionantes modelos de drones agrícolas disponíveis atualmente no mercado brasileiro, um dos melhores, talvez o melhor, mas é claro que toda essa sofisticação tem um preço alto: Entre R$ 160 mil e R$ 270 mil, dependendo da configuração e do número de opcionais solicitados ao vendedor. Geralmente, na configuração mais comum, ele já vem com três baterias BAX601, de 30.000 mili-ampères e 52 Volts; um carregador / inversor / gerador compacto D12000iE, a gasolina, para ser levado até a propriedade rural, na caçamba da caminhonete ou pickup; um conjunto de pulverização atomizada dupla Sprinkler; um conjunto de espalhamento; radar omnidirecional de matriz de fase ativa; sistema de visão binocular; controle remoto inteligente; receptor de sistemas de posicionamento global GPS, Galileu e BeiDou;


ALTA TECNOLOGIA

O drone DJI Agras T40 é um dos mais sofisticados e avançados disponíveis atualmente no mercado brasileiro, com design Coxial Twin Rotor, ou seja, um sistema de sustentação que utiliza oito motores elétricos fixados em oito rotores, o que resulta na capacidade de levantar até 50 kg de carga, geralmente produtos fertilizantes foliares e defensivos agrícolas; sistema Dual Atomized Spraying System ou sistema de pulverização atomizada dupla, de até 12 litros por minuto, com bomba de impulsor de acionamento magnético (transmissão magnética); e com radar para evitar obstáculos durante a trajetória, combinado com visão binocular.


Ele possui módulo IPX6K; combinado com sensor de pesagem para monitorar a quantidade / volume de produto pulverizado; câmera de alta resolução combinada com controle remoto inteligente com tela de 7 polegadas e processador de 8 núcleos, para mapeamento de até 7 hectares em 10 minutos; carregador / gerador / inversor com capacidade para até 30 litros de gasolina, o suficiente para carregar até 47 baterias, em apenas 10 minutos por bateria.


De modo geral, as baterias originais fornecidas pela DJI possuem capacidade para até 1.500 ciclos de carga, ou seja, 1.500 carregamentos, mas com o passar do tempo, com o passar dos anos, o desempenho delas diminui, exigindo que o operador recalcule o peso da carga útil transportada ou troque por uma bateria nova.


GALERIA DE IMAGENS


PULVERIZAÇÃO


XMOBOTS (ASSISTÊNCIA TÉCNICA)


PULVERIZAÇÃO


CONTROLE REMOTO




PULVERIZAÇÃO


Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/XMobots
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/DJI
  • XMobots (divulgação): Imagens
  • DJI (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)