TRATOR VALTRA 700

VALTRA 700
VALMET 700 (EM ALGUNS PAÍSES)
AGCO CORPORATION
AGCO DO BRASIL


INTRODUÇÃO

O moderno trator Valtra 700 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala na década de 2000, pela AGCO do Brasil, que também fabricou na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Valtra 800 e Valtra 900, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no Valtra 800 e no Valtra 900 são mais altos.


Na década de 2000 esses três modelos de tratores citados no parágrafo acima também foram vendidos com a opção de tração 4X2 traseira. Em alguns países eles chegaram a ser comercializados com nos nomes Valmet 700, Valmet 800 e Valmet 900, mas apenas por alguns anos.


Os principais concorrentes do Valtra 700 na década de 2000 foram os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 275 Advanced, Yanmar 1175-4, Agrale 5075, John Deere JD 5603 e New Holland TL 75, com potências variando entre 70 e 80 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


A VALTRA

Atualmente, a Valtra é uma das maiores marcas de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, os tratores que levam sua marca são fabricados aqui pela AGCO do Brasil. Ela substituiu a marca Valmet em 1996, quando o grupo finlandês Partek comprou a também finlandesa fabricante de tratores Valmet. Atualmente, a fabricante finlandesa do ramo de utilitários agrícolas e agroindustriais Valtra é controlada pela gigante americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores Massey Ferguson.


Aqui no Brasil, a fabricante de utilitários agrícolas Valmet do Brasil foi fundada em 1960, no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, inicialmente com a fabricação dos tratores Valmet 360-D e Valmet 600-D e, com o passar dos anos, se tornou uma das maiores fabricantes de tratores do Brasil, uma subsidiária do conglomerado finlandês Valmet / Sisu.


Atualmente, a AGCO Corporation é uma gigante americana do ramo de utilitários agrícolas, é uma das dez maiores fabricantes de utilitários agrícolas do mundo, tanto em termos de faturamento quanto em termos de unidades fabricadas.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Valtra 700 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico independente e tomada de força traseira para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele foi um dos principais representantes da linhagem de tratores médios da Valtra, na década de 2000, com pelo menos duas versões fabricadas nessas décadas, o Valtra / Valmet 700 4X4 e o Valtra / Valmet 700 4X2, sendo substituído, a partir da década de 2010, pelos modelos de tratores Valtra A550, Valtra A650, Valtra A750 e Valtra A950, na linha de montagem da fabricante brasileira AGCO do Brasil, todos esses modelos melhorados em relação aos seus antecessores, mais modernos, mas conservando a simplicidade e a faixa de potência, de 50 cavalos até 100 cavalos, dependendo do modelo.


No caso específico do trator Valtra 700, fabricado na década de 2000 pela AGCO do Brasil, por exemplo, a motorização turbodiesel Valmet Sisu Diesel 320 DSR, com três cilindros em linha e 3.300 cilindradas, com bomba rotativa de injeção direta de combustível, produz aproximadamente 73 cavalos de potência e 29 kgfm de torque, de acordo com as normas NBR 1585, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Ele era vendido nas concessionárias da marca Valtra com quatro opções de transmissão sincronizada, a primeira com 8 marchas à frente e 4 à ré, a segunda com 12 marchas à frente e 8 à ré, a terceira com 16 marchas à frente e 8 à ré e a quarta com 12 marchas à frente e 12 à ré, todas acionadas por alavancas laterais no posto de comando.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas usados, uma das melhores opções, com características técnicas que tornam o trator uma das opções mais adequadas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, com preços que variam entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, para o modelo Valtra 700 4X4, da década de 2000, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele foi comercializado no Brasil durante a década de 2000 e já saía de fábrica com uma variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis dianteiros (de série); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé; embreagem de disco duplo independente, com acionamento mecânico (de série); e tomada de potência independente (de série), com acionamento mecânico, de seis estrias e 540 rpm (de série) ou 1.000 rpm (opcional), e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 3.300 kg no olhal (de série); dentre outros.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das mais equilibradas opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


Para quem não abre mão de um exemplar totalmente novo de trator, a Valtra disponibiliza em sua rede de concessionárias os tratores das séries Valtra A2S, Valtra A2R, Valtra A3F e Valtra A4S, dentre outros, com motores com potências entre 50 e 110 cavalos, dependendo de cada caso.


MERCADO

Atualmente, a AGCO / Valtra possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos da marca Valtra, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Os tratores novos com a marca Valtra são fabricados em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, a capital do estado de São Paulo. Os modelos novos da marca Valtra, disponíveis atualmente nas concessionárias, equivalentes em especificações técnicas ao Valtra 700, são da família Valtra A2S, o Valtra A2R, o Valtra A3F e o Valtra A4S, com modelos com potências variando entre 50 e 110 cavalos, com opções de tração 4X4 e tração 4X2, dependendo de cada caso.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VALTRA 700 (PLATAFORMADO)

  • Motorização: Sisu 320 DSR turbodiesel, três cilindros em linha e 3.300 cilindradas;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora rotativa de injeção direta de combustível;
  • Potência (NBR 1585): Aprox. 73 cavalos a 2.400 rpm;
  • Potência (ISO 14396): Aprox. 78 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (NBR 1585): Aprox. 29 kgfm a 1.400 rpm;
  • Torque (ISO 14396): Aprox. 29 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão (de série): 8 marchas à frente e 4 à ré;
  • Transmissão (opcional): 12 marchas à frente e 8 à ré;
  • Transmissão (opcional): 16 marchas à frente e 8 à ré;
  • Transmissão (opcional): 12 marchas à frente e 12 à ré
  • Embreagem: Disco duplo independente, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Categoria II, até 3.300 kg no olhal (de série);
  • Tomada de força (de série): 6 estrias, 540 rpm, com acionamento mecânico;
  • Tomada de força (opcional) 6 estrias, 1.000 rpm, com acionamento mecânico;
  • Controle remoto: 2 válvulas de dupla ação;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria:
  • Freios: A discos em banho de óleo, acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento:
  • Tanque de combustível: Aprox. 80 litros (de série);
  • Tanque de combustível: Aprox. 24 litros (auxiliar / opcional);
  • Pneus dianteiros (4X4): 12.4X24 R1 (de série);
  • Pneus traseiros (4X4): 18.4X30 R1 (de série);
  • Pneus dianteiros (4X2): 7.5X18 F2 (de série);
  • Pneus traseiros (4X2): 18.4X30 R1 (de série);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.385 kg (4X4);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.160 kg (4X2);
  • Preço mínimo: Aprox. 80 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 150 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


ASSENTO DO OPERADOR


PAINEL DE COMANDO



MOTOR SISU


MOTOR SISU


ALAVANCAS DE CÂMBIO


EIXO DIANTEIRO


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Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Valtra
  • AGCO do Brasil (divulgação): Imagens

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