POWER BOATS REAL 34 CLASS
POWER BOATS REAL 29 CLASS (CURTA)
POWER BOATS REAL 31 CLASS (INTERMEDIÁRIA)
POWER BOATS REAL 34 CLASS (LONGA)
INTRODUÇÃO
A bonita Power Boats Real 34 Class é uma embarcação bimotor para turismo e passeio, com capacidade para transportar e acomodar com razoável conforto até 14 pessoas de dia e 4 pessoas a noite, fabricada no Brasil a partir da década de 2000 pela Real Power Boats, um dos maiores, mais conhecidos e mais conceituados estaleiros de pequenas embarcações de lazer do Brasil.
Na década de 2000, as suas principais concorrentes eram
a Sea Ray 355, a Intermarine Atlantis, a Rio Star Gemini 37, a Colunna Sport Cruiser 32, a Cobra Infinity 30, a Sea Ray 455, a Ibaf Magna 323, a Bayliner
330, a Tecnoboats Noble 330, a Evolution 335 Express e Evolution 325 Express, a Sea Ray 395, a Brava 335, a Schaefer
Phantom 290, a Tecnoboats Futura 32,
a Schaefer Phantom 345 e a Cimitarra 340.
A REAL POWER BOATS
O estaleiro Real Power Boats está entre os maiores, mais conhecidos e confiáveis fabricantes de pequenas embarcações de lazer do Brasil. Ele foi fundado em 1986 pelo empresário Paulo Renha, no município de Queimados, no estado do Rio de Janeiro, e já fabricou mais de 10.000 embarcações pequenas e médias, principalmente para uso recreativo e esportivo, de mergulho, de pesca amadora, de turismo e de passeio.
Atualmente, esse estaleiro carioca possui uma das
maiores áreas construídas dedicadas à fabricação de pequenos e médios barcos
para uso recreativo e esportivo, de pesca e de turismo do Brasil, com área
total de mais de 38.000 m², somando áreas abertas e cobertas, empregando mais
de 200 pessoas em suas instalações e escritórios.
A empresa possui a certificação da Acobar – Associação
Brasileira dos Construtores de Barcos, o que lhe permite atender mais de 70% do
número total de requisitos dos mercados dos Estados Unidos, Canadá e Europa
Ocidental, os mais exigentes do mundo. Ele foi o primeiro estaleiro de pequenas
e médias embarcações de lazer do Brasil a construir, em material composto,
barcos dentro das normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A bonita Power Boats Real 34 Class é uma lancha cabinada bimotor de comando aberto, com capacidade para transportar com razoável conforto até 14 pessoas de dia, com cabine para dois casais ou uma família com 4 pessoas passar a noite, com duas camas, uma na proa e outra a meia-nau. Essa bonita lancha tem um banheiro fechado na cabine, com água aquecida, inclusive, uma cozinha com pia compacta, acompanhada de frigobar e forno de micro-ondas. Além disso, ela foi fabricada com vários itens disponíveis como opcionais, como gerador e ar-condicionado.
Ela é a irmã maior da família Real Class, formada por três modelos semelhantes, dentre eles a Power Boats Real 31 Class, o modelo
intermediário, com um ou dois motores, inclusive; e a Power Boats Real 29 Class, o modelo menor, também monomotor ou
bimotor, com praticamente o mesmo padrão de acabamento da sua irmã intermediária.
Essa econômica lancha Power Boats Real 34 Class possui
comando aberto e bom acabamento geral, inclusive com revestimento de madeira
teca e tapete náutico nos ambientes externo e interno, com a opção de estender
uma capota nos dias muito quentes. O seu cockpit aberto possui para-brisa
laminado e possibilita uma visão panorâmica para o ambiente externo, uma
confortável praça de popa aberta, com solário inclusive, com piso / assoalho
com carpete / tapete náutico e madeira nobre, com até três sofás, pia, geleira
e fogareiro. A embarcação possui uma cabine compacta fechada com sofá e TV, uma
cozinha compacta e um banheiro químico compacto, com pia para lavar as mãos e
escovar os dentes.
O robusto casco da Power Boats Real 34 Class é
fabricado em material composto de fibra de vidro e resina poliéster, com a
possibilidade de até três combinações de motorização diesel ou gasolina de
centro rabeta, todas com algo entre 400 hp e 460 hp, todas elas bimotoras, a
principal delas com dois motores diesel Volvo
Penta KAD43DP de 230 hp cada, totalizando 460 hp, o suficiente para uma
velocidade de cruzeiro normal de 50 km/h, com alcance de até 360 quilômetros numa
velocidade de cruzeiro econômica.
É uma boa embarcação de turismo e passeio, com bom
acabamento e painel básico, com o essencial para navegação, comunicação e
controle da propulsão, por sua vez com motores acoplados a rabetas de hélices.
No interior da embarcação há cozinha compacta com bancada, pia de aço inox,
armários, micro-ondas e refrigerador compacto, com cabine / sala principal
compacta com ar condicionado opcional e com TV, e com camarote aberto com cama
de casal na proa, também compacto.
De modo geral, de forma resumida, a embarcação foi
projetada para atender as necessidades de até dois casais adultos ou uma
família com quatro pessoas, incluindo dois adolescentes, jovens ou crianças; ou
um grupo de até quatro amigos e amigas passarem um final de semana com
pernoites com conforto razoável, lembrando que a capacidade máxima da caixa
d'água é de 150 litros, portanto o uso de água deve ser moderado.
O cockpit tem GPS, sonda e rádio VHF.
Segundo a própria fabricante Real Power Boats, a
lancha Power Boats Real 34 Class foi criada e desenvolvida no Brasil, a partir
de softwares específicos para o mercado náutico, com fabricação nacional em
material composto, com o emprego de PVC na sua fabricação. Parte do bom
acabamento interno da embarcação é artesanal, com um nível de refinamento até
surpreendente para uma embarcação pequena, mas sem a pretensão dos iates.
Durante o desenvolvimento da embarcação, foram
efetuados testes de durabilidade, corrosão, tração, flexão, viscosidade das
resinas usadas no processo industrial das partes em material composto,
medições, entre outros.
MERCADO
O Brasil é um dos maiores mercados de embarcações de lazer do planeta. O clima quente na maior parte do ano, o gosto do consumidor brasileiro por atividades recreativas de pesca, de turismo e de passeio, o desejo de praticar esportes aquáticos e do contato com a natureza exuberante da costa e dos rios brasileiros tornaram a indústria brasileira de turismo e de pesca amadora com embarcações de lazer e esportes aquáticos uma das maiores do mundo. O Brasil também é um grande importador de produtos para esportes aquáticos, turismo aquático e de pesca desportiva.
A Real Power Boats está entre as principais
fabricantes brasileiras de pequenas e médias embarcações de lazer, com vários
modelos de lanchas entre 6 metros e 16 metros de comprimento. As suas
instalações fabris estão localizadas no município de Queimados, no estado do
Rio de Janeiro, com uma planta industrial para construção de pequenas e médias
embarcações.
A empresa também fabrica parte das peças, partes e
componentes usados na construção das embarcações e firmou acordos com várias
oficinas de manutenção para assistência técnica pós-venda de embarcações de
lazer em vários estados da costa brasileira.
A família de lanchas compactas Real Class é um sucesso
de vendas do estaleiro carioca Real Power Boats, com centenas de unidades
fabricadas, a maioria vendida para clientes brasileiros. Entre as explicações
para esse sucesso estão a seleção criteriosa de fornecedores de motores, peças,
partes e componentes usados na fabricação / montagem da embarcação e a sua
relação custo / benefício, com preço competitivo.
O estaleiro Real Power Boats também fabricou a Power
Boats Real 31 Class e Power Boats Real 29 Class, dois modelos de lanchas
semelhantes à Power Boats Real 34 Class, mas com cascos um pouco menores, mais
curtos. Todas elas foram substituídas na linha de montagem pelas lanchas
compactas cabinadas Power Boats Real 365,
Power Boats Real 330 e Power Boats
Real 275.
A lancha Power Boats Real 34 Class foi testada pela revista
Náutica, edição 190, de junho de 2004.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
REAL 34
CLASS
- Capacidade (dia): 14 passageiros;
- Capacidade (noite): 4 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 12 metros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 50 km/h;
- Velocidade máxima: Aprox. 60 km/h;
- Casco: Fibra de vidro e resina, com 6 longarinas e 7 cavernas;
- Pé direito na sala: Aprox. 1,9 metro;
- Motorização: 2 X Volvo Penta KAD43DP, com 230 hp / cada;
- Motorização: 2 X diesel;
- Motorização: 2 X gasolina;
- Baterias: 2 X 150 ampères;
- Peso sem passageiros: Aprox. 6.200 kg (com combustível e água);
- Combustível: 400 litros;
- Autonomia: Aprox. 360 quilômetros;
- Projetista: Paulo Renha;
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 380 mil (usada / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Eboat
(classificados): https://www.eboat.com.br/barcos.aspx?id=235
- Nova Marine (classificados): http://www.novamarine.com.br/seminovos
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- Náutica (classificados): http://www.nautica.com.br/classificados/
- Mondblu (classificados): https://yachtsmondblu.com.br/
- Bombarco (classificados): http://www.bombarco.com.br/
- Marine Broker (classificados): http://www.marinebroker.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Náutica: https://www.nautica.com.br/
- Real Power Boats: https://www.youtube.com/watch?v=IIPiZXK6EzU
- Real Power Boats: http://realpowerboats.com.br/historia/
- Real Power Boats (divulgação): Imagem
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.