TRATOR AGRALE 575 SUPER

AGRALE 575 SUPER
AGRALE 575.4 SUPER
GRUPO AGRALE


INTRODUÇÃO

Logo acima, imagem do moderno trator Agrale 575 Super, o modelo mais vendido da linha Agrale 500, graças ao programa de financiamento Mais Alimentos, do Governo Federal. Logo abaixo, a versão com cabine climatizada do trator Agrale 575 Super, fabricada em larga escala pela Agrale a partir da década de 2010, também um dos integrantes da família ou série de tratores Agrale 500, composta por pelo menos três modelos.

O moderno trator Agrale 575 Super é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala a partir da década de 2010 pela indústria gaúcha Agrale S.A., que também fabricava e fabrica na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Agrale 540 XT e Agrale 575 Compact, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como o tamanho dos rodados (pneus e rodas) e da estrutura, que no caso específico do Agrale 575 Super são maiores.


Conhecido também como Agrale 575.4 Super, ele é o principal modelo da família Agrale 500, formada também pelos modelos Agrale 540 XT e Agrale 575 Compact, estes com dimensões mais adequadas para utilização em culturas mais adensadas, como, por exemplo, cafeicultura, olericultura, fruticultura e horticultura. Essa família substituiu, na década de 2010, outra família bem sucedida de modernos tratores, a Agrale 5000, composta por vários modelos, dentre eles o Agrale 5075, também com 75 cavalos de potência.


Atualmente, os principais concorrentes do Agrale 575 Super são os tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 4275, New Holland TT.75, Yanmar Solis 75, John Deere 5078E, Mahindra 6075, New Holland TT4.75, Case Farmall 80 e Valtra A74S, todos com potências variando entre 70 e 80 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em ótimo estado de conservação.


O trator Agritech Yanmar 1175-4 também está na categoria de tratores médios, mas neste caso específico ele é fabricado pela Agritech Yanmar, uma empresa do Grupo Stédile, do qual a Agrale S.A. também faz parte.


A AGRALE

A Agrale S.A. é uma grande e tradicional indústria automotiva brasileira. Ela foi fundada em 1965 no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário Francisco Stédile, inicialmente como fabricante de tratores e motores a diesel, e, posteriormente, nas décadas seguintes, passou a atuar em diversos segmentos da indústria automotiva e utilitária, dentre eles o segmento de transporte urbano e rodoviário de cargas, com a fabricação em larga escala de caminhões de médio porte; o segmento militar, com a fabricação de veículos militares off-road ou crossover; o segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, com a fabricação em larga escala de chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e o segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


Atualmente o Grupo Agrale produz em larga escala, em três fábricas em Caxias do Sul, modernos modelos de tratores; caminhões de médio porte; chassis para micro-ônibus; veículos offroad ou crossover utilitários e semiutilitários, para uso civil, policial e militar; motores a diesel e geradores auxiliares de energia elétrica; motobombas para irrigação agrícola; e empilhadeiras;


É um dos maiores e mais importantes grupos industriais do Brasil, com capital nacional, com a maioria das fábricas localizada no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e uma unidade na Argentina, o nosso país vizinho, gerando mais de 1.800 empregos diretos, a maioria no Brasil, e com uma receita bruta anual média de cerca de R$ 1,8 bilhão na década de 2010, por exemplo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Agrale 575 Super é um bonito e moderno utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é o principal integrante da família ou série de tratores médios Agrale 500, com pelo menos três modelos fabricados no Brasil a partir da década de 2010, a família substituta de outra família bem sucedida no mercado nacional de utilitários agrícolas, a Agrale 5000, da qual o moderno trator Agrale 5075 é o principal integrante.


No caso específico do trator Agrale 575, a motorização diesel aspirada Perkins 1104D, com quatro cilindros em linha e 4.400 cilindradas, com bomba Delphi de injeção mecânica de combustível, produz aproximadamente 75 cavalos de potência e 26 kgfm de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Conhecido também como Agrale 575.4 Super, ele também esteve disponível com motor diesel aspirado MWM Maxx Force 4.0A, com quatro cilindros em linha e 3.922 cilindradas, com bomba injetora mecânica e direta de combustível, também com 75 cavalos de potência e 26 kgfm de torque, portanto com praticamente o mesmo desempenho e confiabilidade.


A transmissão Deutz possui 15 marchas à frente e 15 à ré, com o chamado inversor ou reversor e com o chamado super-redutor de velocidade (conhecido popularmente como “tartaruga”), disponível como item de série ou opcional, dependendo do ano de fabricação. Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Embora não seja o mais vendido modelo de trator da categoria dos médios, ele é, atualmente, um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, uma das melhores opções, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das melhores opções para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, usado, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


O trator Agrale 575 Super é um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele era e é comercializado no Brasil desde 2013 e já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis dianteiros e um farol de serviço traseiro (de série); lanternas traseiras direcionais convencionais ou em LED, dependendo do ano de fabricação; filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica (de série), com estrutura ROPS de segurança, em aço e polietileno; capô e para-lamas de fibra de vidro (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco duplo seco, com acionamento mecânico (de série); tomada de potência independente (de série), com embreagem de acionamento mecânico, de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade de levante para até 2.000 kg no olhal (motor MWM / de série), ou 2.400 kg no olhal (motor Perkins / de série) ou 3.400 kg no olhal (motor Perkins / opcional), com controle remoto de série, dependendo do ano de fabricação; comando hidráulico duplo de 4 saídas (opcional) e vazão de 50 litros por minuto; e freios a discos banhados a óleo, de acionamento hidráulico (de série).


O painel de instrumentos possui, como itens de série, tacômetro; horímetro; luzes indicadoras de direção, pressão de óleo, carga da bateria, TDP acionada, pressão do óleo de transmissão, pisca alerta ligado e luz alta; conjunto indicador do nível de combustível; e conjunto indicador da temperatura do motor.


O utilitário estava e está disponível com vários opcionais, incluindo kit de contrapesos frontal e traseiro; e cilindro hidráulico auxiliar, neste caso para alcançar a capacidade de 3.400 kg no olhal. Ele pode receber cabine climatizada, a pedido do proprietário, quando novo, em concessionárias da marca Agrale, ou em oficinas especializadas, quando usado ou seminovo, mas neste caso é preciso trocar o alternador por um mais potente.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, a Agrale S.A. possui no Brasil uma rede de pelo menos 80 concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, caminhões e chassis para ônibus e micro-ônibus, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Desse total de concessionárias, pelo menos 60 são dedicadas principalmente para comercialização dos modelos de tratores agrícolas novos da marca, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


Até o momento, mais de 500 unidades de tratores Agrale 575 Super foram fabricadas no Brasil. Além do Brasil, a família de tratores médios Agrale 500 é fabricada na Argentina, pela unidade produtiva argentina da Agrale S.A., principalmente para atender o mercado argentino. Parte das unidades de tratores da família Agrale 500, fabricada no Brasil, era e é exportada para países da América do Sul, como, por exemplo, Equador e Paraguai.


A partir da década de 2000, os consumidores da família de tratores Agrale 5000 e seus principais concorrentes da época foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época. A partir da década de 2010, a família de tratores Agrale 500, que é a substitua da linha Agrale 5000, passou a ser beneficiada por esse programa governamental de financiamento.


Pra quem precisa de um modelo de trator mais possante, há outras opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca Agrale, incluindo o Agrale 5105, com 102 cavalos e 40 kgfm, o Agrale 6185, com 175 cavalos e 72 kgfm, e o Agrale 7215, com 220 cavalos e 74 kgfm, todos equipados com turbocompressor.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


AGRALE 575 SUPER 4X4 (PERKINS)

  • Motorização: Perkins 1104D, diesel aspirado, com 4 cilindros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora direta Delphi de combustível;
  • Cilindrada: 4,4 litros;
  • Potência: Aprox. 75 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 27 kgfm a 1.700 rpm;
  • Filtragem de ar: a seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão: Sincronizada, 15 marchas à frente e 15 à ré, com reversor e super-redutor;
  • Bloqueio de transmissão: Mecânico, por pedal, com retorno automático,
  • Embreagem: Disco duplo seco, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.400 kg no olhal (de série), com controle remoto;
  • Tomada de força: Independente, acionamento mecânico, 540 rpm e seis estrias;
  • Eixo dianteiro: ZF, oscilante regulável, com diferencial central;
  • Cárter do motor: Aprox.
  • Sistema de arrefecimento: Radiador de alumínio,
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (plataformado): Perkins, 12 volts e 85 ampères;
  • Alternador (cabinado):
  • Motor de arranque: Perkins,
  • Bateria: 12 volts e 100 ampères;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual, acionado por alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 94 litros, de polietileno;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série);
  • Pneus opcionais: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.000 kg (plataformado);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.300 kg (cabinado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.300 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.350 kg (cabinado);
  • Preço (plataformado): R$ 216 mil (novo / sugerido);
  • Preço (cabinado): R$ 270 mil (novo / sugerido); 


AGRALE 575 SUPER 4X4 (MWM)

  • Motorização: MWM Maxx Force 4.0A, diesel aspirado, com 4 cilindros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora direta de combustível;
  • Cilindrada: 3,9 litros;
  • Potência (ISO 1585): Aprox. 75 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque (ISO 1585): Aprox. 27 kgfm a 1.700 rpm;
  • Filtragem de ar: a seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão: Sincronizada, 15 marchas à frente e 15 à ré, com reversor e super-redutor;
  • Bloqueio de transmissão: Mecânico, por pedal, com retorno automático,
  • Embreagem: Disco duplo seco, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.000 kg no olhal (de série), com controle remoto;
  • Tomada de força: Independente, acionamento mecânico, 540 rpm e seis estrias;
  • Eixo dianteiro: ZF, oscilante regulável, com diferencial central;
  • Cárter do motor: Aprox. 9,5 litros;
  • Sistema de arrefecimento: Radiador de alumínio,
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (plataformado): 14 volts e 90 ampères;
  • Alternador (cabinado):
  • Motor de arranque: 12 volts e 3 kw;
  • Bateria: Selada, 12 volts e 100 ampères;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual, acionado por alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 94 litros, de polietileno;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 16.9X30 (de série);
  • Pneus opcionais: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.000 kg (plataformado);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.300 kg (cabinado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.200 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.250 kg (cabinado);
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 80 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 150 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS











VEJA TAMBÉM


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Agrale S.A., por meio do senhor Fabiano, da assessoria de imprensa, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrale
  • Grupo Agrale (divulgação): Imagens

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