SUZUKI GSF 1200N BANDIT
SUZUKI BANDIT
SUZUKI GSF 1200N BANDIT
FAMÍLIA SUZUKI BANDIT
SÉRIE SUZUKI BANDIT
INTRODUÇÃO
A bela Suzuki GSF 1200N Bandit é uma moderna e ousada motocicleta urbana e rodoviária de médio porte, do tipo naked ou sem carenagem, com motorização quadricilíndrica de quatro tempos e refrigeração a ar e óleo, com capacidade para transportar duas pessoas, incluindo o condutor, em trechos urbanos, viagens rodoviárias intermunicipais e interestaduais, criada no Japão, desenvolvida no Japão, com desenvolvimento focado principalmente no público americano e europeu, parcialmente fabricada em larga escala no Japão pela própria Suzuki Corporation, importada para o Brasil e montada na Zona Franca de Manaus a partir de 1996 pela J Toledo Suzuki Motos do Brasil, um parceiro da fabricante japonesa Suzuki Corporation desde 1992.
As principais
concorrentes da bela, ousada e atraente Suzuki GSF 1200N Bandit no Brasil nas
décadas de 1990 e 2000 eram as também motos semiesportivas de alta cilindrada Honda CBR 900RR, Yamaha XT600, BMW R1150
GS, Honda Shadow 750, Kawasaki Vulcan 750, Honda CBR 600F, Harley-Davidson Fat
Boy, Honda CBR 1100XX, BMW G650 GS e Honda
CB 1300.
A SUZUKI CORPORATION
A Suzuki Motor Corporation é uma grande fabricante multinacional japonesa de automóveis, motocicletas e motores de popa para pequenas embarcações, entre outros produtos. É uma das maiores e mais tradicionais corporações japonesas, fundada em 1937 pelo empresário Michio Suzuki, na época já um grande fabricante de máquinas para indústria têxtil.
Em 2017, por
exemplo, essa gigante da indústria de fabricação de veículos esteve entre as 10
maiores fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, com produção anual
de mais de 3,1 milhões de automóveis e mais de 2,3 milhões de motocicletas,
incluindo as unidades fabricadas sob licença. Atualmente, ela é uma empresa de
capital aberto, mas é controlada pela Família Suzuki, a partir de sua sede no
Japão.
Ela emprega
atualmente mais de 45.000 pessoas, com 35 instalações de produção espalhadas
por todo o mundo, em 23 países, com mais de 133 distribuidores e/ou
representantes autorizados, inclusive no Brasil.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A bela e atraente Suzuki GSF 100N Bandit é uma motocicleta urbana e rodoviária de alto desempenho com motorização quadricilíndrica de quatro tempos DOHC de 1.157 cilindradas e refrigeração a ar e óleo, com 16 válvulas e duplo comando de válvulas, combinada com câmbio de cinco velocidades ou marchas e transmissão por corrente, com capacidade para transportar duas pessoas, incluindo o piloto, em trechos urbanos, viagens intermunicipais e interestaduais.
Ela foi criada
no Japão, desenvolvida no Japão, tendo como foco principal o público consumidor
americano e europeu, fabricada em série e em larga escala entre 1996 e 2016 no
Japão, de onde era importada para o Brasil pelo representante autorizado da
famosa e respeitada marca japonesa, a J Toledo Suzuki do Brasil.
Ela faz parte
da bem sucedida família ou série de motos de alto desempenho Suzuki Bandit, comercializada nos
Estados Unidos, na Europa e no Brasil entre 1989 e 2016, da qual também fazem
parte a Suzuki GSX 150 Bandit, Suzuki
GSF 250 Bandit, Suzuki GSF 400 Bandit, Suzuki GSF 600 Bandit, Suzuki GSF 650
Bandit, Suzuki GSF 750 Bandit e Suzuki
GSF 1250 Bandit, sendo que todas elas apenas a menor, a Suzuki GSX 150
Bandit, é monocilíndrica, portanto todas as demais possuem motores de quatro
cilindros. Além disso, os modelos Suzuki GSF 250 Bandit, Suzuki GSF 400 Bandit,
Suzuki GSF 650 Bandit e Suzuki GSF 1250 Bandit possuem motores refrigerados a
água.
Aqui no
Brasil, a família Suzuki Bandit foi a substituta da família Suzuki GS, também de alta performance.
Voltando à
Suzuki GSF 1200N Bandit (a letra N está relacionada com a palavra naked, ou seja, sem carenagem) foi
parcialmente fabricada no Japão, foi importada parcialmente montada para o
Brasil, levada para as instalações da J Toledo Suzuki na Zona Franca de Manaus,
onde peças nacionais eram agregadas ao conjunto trazido do país asiático,
submetida então a testes de controle de qualidade e então comercializada pelas
concessionárias de motos novas da marca Suzuki espalhadas pelo Brasil.
Ela foi uma
das melhores, mais competitivas, mais bonitas e mais atraentes opções de
modelos de motos de alta performance, com alta cilindrada, disponíveis no mercado
brasileiro nas décadas de 1990 e 2000, era um dos melhores modelos de motos semiesportivas,
um dos mais modernos e completos modelos de motos à venda no mercado nacional,
com a respeitada qualidade Suzuki. Ela foi vendida no Brasil com uma boa
quantidade e variedade de itens de série, incluindo partida elétrica; assento
de dois níveis; conta giros, hodômetro, hodômetro parcial, mostrador de
combustível e indicador de marcha; freios a discos superdimensionados,
flutuante na frente e comum atrás, com pinças de 4 pistões na frente e 1 pistão
atrás; rodas de liga leve, com pneus radiais, 120/70 na frente e 180/55 atrás;
suspensão dianteira telescópica, com amortecedor hidráulico regulável, e suspensão
traseira monoamortecida, dentre outros itens de sofisticação.
Entre as
principais características da Suzuki GSF 1200N Bandit estão o design atraente e
alta performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, retomada
de velocidade de 50 km/h a 120 km/h em apenas 10 segundos, usando a 5ª marcha, com
alta capacidade de frenagem, precisando de apenas 40 metros de 100 km/h até a
parada total, combinada com algo inusitado para uma motocicleta desse tipo, um consumo
de combustível razoável, que pode chegar a cerca de 20 quilômetros (média
cidade e rodovia) com 1 litro de gasolina premium, com condução moderada, é
claro, sem extravagâncias e sem excesso de peso.
MERCADO
A bela Suzuki GSF 1200N Bandit ainda chama a atenção por onde passa. Ela foi um dos melhores modelos de motos de médio porte e alta performance à venda no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, uma moto premium com preço compatível com seu alto nível de sofisticação e refinamento, inclusive, em torno de R$ 15 mil (reais), em valores da época, o equivalente hoje a R$ 85 mil (reais), corrigidos pela inflação. Ela foi comercializada nas concessionárias de motos Suzuki até 2016 e, atualmente, é considerada uma boa opção no mercado de motos usadas, com preços em torno de R$ 25 mil (reais).
Desde seu
lançamento em 1996, esse modelo de motocicleta sofreu pequenas alterações mecânicas,
elétricas e de design. Por se tratar de uma moto premium, de alto valor,
recomenda-se que a manutenção seja realizada nas concessionárias da marca
Suzuki ou em oficinas independentes de alto nível, da sua confiança. Entre as
pouquíssimas falhas de projeto ou de controle de qualidade sujeitas a
reclamações dos consumidores estão o câmbio mecânico / embreagem com trocas um
pouco duras, mas nada que um bom mecânico não consiga resolver.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 1 piloto e 1 passageiro;
- Comprimento: Aprox. 2,1 metros;
- Altura: Aprox. 1,2 metro;
- Largura: Aprox. 0,8 metro;
- Entre eixos: Aprox. 1,5 metro;
- Peso em ordem de marcha: 214 kg;
- Motorização: Quadricilíndrica, quatro tempos e 1.157 cm³;
- Carburador: 4 unidades de 36 milímetros;
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Ignição:
- Potência e torque: 130 cavalos e 12 kgfm;
- Combustível: 19 litros, mais a reserva;
- Transmissão: Mecânica de 5 velocidades, acionada por corrente;
- Filtro de ar:
- Bateria:
- Suspensão dianteira: Garfo telescópico, com amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Monoamortecida, com curso de 134 milímetros;
- Freio dianteiro: Dois discos flutuantes, com pinças de 4 pistões;
- Freio traseiro: Um disco, com pinça simples;
- Pneu dianteiro: 120/70, 17, radiais;
- Pneu traseiro: 180/55, 17, radiais;
- Preço: Aprox. R$ 25 mil (usada / bom estado de conservação);
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- ICarros (classificados): https://www.icarros.com.br/principal/index.jsp
- Mobiauto (classificados): https://www.mobiauto.com.br/
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- J Toledo Suzuki: https://suzukimotos.com.br/corporacao-suzuki-e-sua-equipe/
- Auto Esporte / Globo.com: https://globoplay.globo.com/v/3232733/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki_Bandit_series
- Chico / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4QfrXK627H4
- UOL Carros: https://www.uol.com.br/carros/motos/album/2013/08/09/motos-dos-sonhos-dos-anos-1990-e-2000.htm
- Suzuki Motos: https://suzukimotos.com.br/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki
- Suzuki (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.