MONOMOTOR
Logo acima, o Beechcraft Bonanza, um exemplo clássico de avião impulsionado por um motor a pistão, e, logo abaixo, o sofisticadíssimo jato militar Saab JAS 39 Gripen, impulsionado por um poderoso motor turbofan
A rigor, um monomotor é qualquer veículo (automóvel, aeronave ou embarcação) dotado de apenas um motor para tração ou impulso. Mas, de modo geral e na prática, o termo monomotor é usado quase sempre para se referir a uma aeronave dotada de apenas um motor para tração ou impulso.
De modo geral, o funcionamento e a operação das aeronaves monomotoras são bem mais simples e descomplicados que o funcionamento e a operação das aeronaves bimotoras, com a significativa redução de complexidade de sistemas hidráulicos, elétricos, eletrônicos e mecânicos, com a consequente redução dos custos operacionais em relação às aeronaves bimotoras, ou seja, as aeronaves monomotoras são bem mais fáceis e econômicas de operar e manter do que as aeronaves bimotoras.
Alguns modelos de aeronaves monomotoras turboélice, como o Pilatus PC-12, da fabricante suíça Pilatus, o Cessna Grand Caravan, da fabricante americana Cessna Aircraft, o Piper Malibu Meridian, da fabricante americana Piper Aircraft, e a família TBM, da marca europeia Daher Socata, têm velocidades de cruzeiro entre 350 km / h e 650 km/h, dependendo do modelo. Já as várias opções de modelos monomotores a pistão, como o Cessna 206 Station Air, o Piper Malibu e o Cirrus SR22, este da fabricante americana Cirrus Aircraft possuem velocidades entre 280 km / h e 350 km / h, também dependendo do modelo.
Os aviões monomotores foram muito usados no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 nas operações garimpeiras, porém hoje em dia são usados como ferramenta de trabalho por praticamente todos os segmentos de alto poder aquisitivo da economia, incluindo a indústria, a agricultura e a pecuária.
Logo acima, o monomotor para uso executivo Cirrus SR-22, impulsionado por um motor a pistão e, logo abaixo, o monomotor turboélice para uso executivo, utilitário e comercial Cessna 208B Grand Caravan
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Comércio Exterior
- Embraer KC-390
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Transportes no Brasil (Logística)
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Operação Prato (Ufologia)
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Drones
- Bell 407
- Piper Aircraft
- Embarcações (Indústria Naval)
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bimotor
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Flying Magazine (em inglês): http://www.flyingmag.com/technique/tip-week/simple-solution-twin-engine-phobia
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monomotor
- Site da AviõesNet (Rio Preto): https://www.avioesnet.com.br/blog/monomotores-de-6-lugares
- Flying Magazine (em inglês): http://www.flyingmag.com/pilot-reports/turboprops/value-only-one-engine
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.