CESSNA CITATION

CESSNA CITATION
FAMÍLIA CITATION 500 (ASAS RETAS)
FAMÍLIA CITATION 650 (INTERCONTINENTAIS)
FAMÍLIA CITATION 550 (ASAS RETAS)
FAMÍLIA CITATION 560 (PORTE MÉDIO)
FAMÍLIA CITATION 750 (INTERCONTINENTAIS)
FAMÍLIA CITATION 525 (CITATIONJET)
CITATION SOVEREIGN (680)
CITATION LATITUDE (680A)
CITATION LONGITUDE (700)

INTRODUÇÃO

Logo acima, um dos maiores, melhores, mais sofisticados e mais confortáveis modelos de aviões da linhagem Cessna Citation, o jato executivo intercontinental de porte médio Cessna Citation X, um símbolo de status, considerado por muitos a obra prima da Cessna Aircraft. Logo abaixo, um dos mais bem sucedidos jatos executivos para uso doméstico e internacional da mesma marca Cessna, o Cessna Citation CJ2, também de porte médio, embora não tão sofisticado.

A marca Cessna Citation é a denominação oficial de uma variada linhagem de jatos executivos de pequeno e médio portes da fabricante americana Textron Aviation, com a primeira geração totalmente original criada a partir da década de 1960, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 1970, mantida nas décadas seguintes e até hoje com uma variedade de modelos de pequeno e médio portes para atender necessidades de transporte de operadores e pessoas físicas em todos os continentes do planeta. 

Cessna Citation (pronuncia-se Césna Saitêchan) é uma marca registrada utilizada pela Textron Aviation, conhecida anteriormente, até alguns anos atrás, como Cessna Aircraft, para a sua variada linha de jatos executivos. Ao contrário de um nome para um modelo particular de aeronave, essa marca se aplica a várias famílias de aeronaves bimotoras com motores turbofan que vêm sendo produzidas ao longo dos anos, desde a década de 1970.

Dentro de cada uma das nove famílias distintas, muitas melhorias baseadas em modernizações, atualizações e modificações nos projetos das aeronaves foram aplicadas, a maior parte delas como consequência de pressões do mercado aeronáutico mundial por mais economia, praticidade, conforto, modernidade e sofisticação, segurança, elegância e refinamento, e resultaram em um grande número de variantes, de forma que a linha Cessna Citation tornou-se um pouco complexa.

Existem também variantes militares, como as séries Cessna T-47 e Cessna UC-35.

Os modelos de jatos executivos da Textron Aviation e, anteriormente, da Cessna Aircraft, competem com os modelos de jatos executivos das famílias / séries Learjet 20, Learjet 30, Learjet 40, Embraer Phenom, Embraer Legacy, Pilatus PC-24, Dassault Falcon e Gulfstream G200. Já os modelos da família Mitsubishi Diamond /  Beechcraft Beechjet / Raytheon Hawker 400, da família Beechcraft Hawker 800, que atualmente também pertencem à Textron Aviation, assim como o modelo de jato executivo intercontinental Beechcraft Hawker 4000 e o modelo de jatinho Raytheon Premier I, estão nas mesmas categorias de aviões executivos.

Entre os concorrentes estão também o bimotor Honda Jet, o bimotor Eclipse 500 e o compacto monomotor a jato Cirrus Vision.

A TEXTRON AVIATION

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

No competitivo mercado mundial de jatos executivos, a fabricante norte americana Textron Aviation enfrenta atualmente forte concorrência de grandes fabricantes que também detêm alta tecnologia na construção de aeronaves executivas, incluindo a americana Learjet (propriedade da Bombardier), a fabricante suíça Pilatus, a brasileira Embraer, a francesa Dassault Falcon, a americana Gulfstream (subsidiária da General Dynamics), a japonesa Honda e a americana Cirrus Aircraft.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o Cessna Citation II, um clássico da aviação executiva, um best seller da fabricante americana, muitas unidades desse modelo ainda estão voando, transportando passageiros em viagens interestaduais e internacionais, com um nível bastante razoável de conforto. Logo abaixo, o Cessna Citation Encore, uma versão alongada, modernizada e atualizada da família Cessna Citation, também adequada para viagens interestaduais e internacionais.
Os jatos executivos Cessna Citation fazem parte de uma ampla linhagem de aviões de pequeno e médio portes, todos bimotores turbofan, todos de cabine pressurizada e de construção metálica, todos com trem de pouso retrátil e de asas baixas, uma parte deles com asas retas e outra parte com asas enflechadas, com os primeiros modelos criados a partir das décadas de 1960 e 1970, desenvolvidos e fabricados a partir da década de 1970, com toda linhagem conseguido acumular o impressionante número de mais de 7.000 unidades fabricadas até o momento.

Essa linhagem é composta por dois modelos totalmente originais, o jatinho Cessna Citation 500, que é o mais velho da família, fabricado em série a partir da década de 1970, e o Cessna Citation III, o primeiro jato intercontinental fabricado pela Cessna Aircraft, fabricado em série a partir da década de 1980. De uma forma ou de outra, se todo rigor técnico for usado, todos os demais modelos da linhagem Cessna Citation são derivados.

Se não for adotado um critério muito rígido de conceituação ou definição, o jato executivo intercontinental Cessna Citation Latitude pode ser considerado o terceiro modelo totalmente original ou totalmente novo de jato executivo da Cessna Aircraft desde o início da fabricação em série da linhagem Cessna Citation, na década de 1970, e o primeiro modelo totalmente original ou totalmente novo da fabricante americana nos últimos 30 anos.

LINHA DE PRODUTOS CITATION

SÉRIE 500 ( GERAÇÃO)

CITATION 500
O jatinho Cessna Citation 500 é uma aeronave executiva bimotor de pequeno porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar com um nível bastante razoável de conforto cinco ou seis passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado no final da década de 1960, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Cessna Aircraft, na época já uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aviões executivos do planeta.

O jatinho executivo Cessna Citation 500 é o mais antigo membro da linhagem Cessna Citation, é o modelo original a partir do qual dezenas de modelos foram criados, desenvolvidos e fabricados. Muitas unidades desse modelo de aeronave ainda estão em operação. Ele foi introduzido no mercado pela Cessna Aircraft a partir da década de 1970. Antes da produção seriada, durante a sua criação, a sua fase de desenvolvimento e sua certificação, ele era conhecido como FanJet 500, o protótipo que voou pela primeira vez em 1969.

A sua produção seriada foi iniciada em 1972, impulsionado por motores turbofan Pratt & Whitney JT15D-1, com potência / empuxo de 2.200 libras / cada, totalizando 4.400 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de  650 km / h e um teto de serviço de 10.000 metros. Embora hoje em dia esses números pareçam comuns, na década de 1970 era considerado alta performance. 

CITATION I
O jatinho Cessna Citation I é uma aeronave executiva bimotor de pequeno porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar com um nível bastante razoável de conforto cinco ou seis passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Cessna Aircraft  para atender pedidos de clientes e usuários por uma versão melhorada da família Citation 500.

Conhecido também como Cessna Citation 501, ele é o irmão quase gêmeo do Cessna Citation 500, este o modelo original da família. Ele foi introduzido no mercado pela Cessna Aircraft para substituir o seu irmão mais velho. Ele representou uma melhoria geral nessa família de jatinhos, com asas maiores, sistema de pressurização melhorado, teto de serviço mais alto, peso máximo de decolagem aumentado em cerca de 450 kg e, na sua sub-versão Cessna Citation I SP, com certificação single pilot, ou seja, pode ser operado por apenas um piloto, embora a maioria dos seus proprietários tenha optado por dois pilotos na cabine de comando, já que se trata de um bimotor.

A sua certificação é FAR Part 25 e sua produção seriada foi iniciada em 1977, impulsionado por motores turbofan Pratt & Whitney JT15D-1A, com potência / empuxo de 2.200 libras / cada, totalizando 4.400 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 650 km / h e um teto de serviço de 12.000 metros, lembrando que quanto mais alto menos sujeito ao mau tempo.

A sua produção seriada foi encerrada em 1985.

CITATION II
O Cessna Citation II, também conhecido como Citation 550, é um modelo de jato executivo derivado do Cessna Citation I. Comparando com o seu irmão menor e mais velho, o Cessna Citation II possui uma fuselagem alongada para acomodar um número maior de passageiros e, na época em que era fabricado, já estava disponível com a opção de configuração com toalete no fundo da cabine de passageiros. A grande maioria das unidades fabricadas foi solicitada pelos clientes com toalete e a Cessna Aircraft projetou o Citation II com espaço reservado na cabine de passageiros para uma pequena galley, para refeições rápidas e bebidas.

Com o Cessna Citation 500, no início da década de 1970, e com o Cessna Citation I, poucos anos depois, o objetivo dos engenheiros e demais executivos da Cessna Aircraft era criar e fabricar em larga escala uma aeronave para ocupar um espaço que a fabricante considerava praticamente vago no mercado aeronáutico mundial, o de jatinhos executivos considerados de pequeno porte (com menos de 5.500 kg de peso máximo de decolagem), com asas retas e motorização turbofan.

Entretanto, a pedido de clientes, a partir de 1978 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation II, com fuselagem alongada em 1,2 metro para transportar mais passageiros. O Citation II foi então um passo a frente da Cessna para satisfazer um público que precisava de mais capacidade de assentos, velocidade e alcance.

Essa combinação de características do Cessna Citation II resultou em um grande sucesso de vendas. Em cerca de 15 anos, mais de 760 unidades do Citation II foram fabricadas, incluindo os números de vendas de suas sub-versões, e atualmente muitas unidades dos modelos Citation II, Citation II SP (Citation 551) e do Citation II S (Citation S550), este uma sub-versão melhorada do Citation II, ainda estão voando, transportando passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

Outras sub-versões do Cessna Citation II foram fabricadas em série, entre elas o jato militar Cessna Citation T-47, conhecido também como Citation 552, para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com mais de 20 unidades fabricadas.

O Cessna Citation II é impulsionado por dois motores turbofan Pratt & Whitney JT15D com 2.500 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.000 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de 700 km / h em uma altitude de 12.000 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 6.500 kg, com alcance de 2.400 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Apesar da idade do projeto, o Cessna Citation II ainda pode ser considerado uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.

A sua sub-versão Cessna Citation II S foi fabricada em série a partir de 1984, com novo formato de asa, motores mais potentes, com velocidade de cruzeiro de 750 km / h.

SÉRIE 500 (2ª GERAÇÃO)

CITATION V
Cessna Citation V, também conhecido como Citation 560, é um modelo de jato executivo bimotor de porte médio derivado do Cessna Citation II. Comparando com o seu irmão menor e mais velho, o Cessna Citation V possui uma fuselagem alongada para acomodar com mais conforto o mesmo número de passageiros que seu irmão menor e mais velho, mesmo mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley na parte da frente da cabine de passageiros e o toalete básico no fundo da cabine.

Ele foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

Assim como seus irmãos menores e mais velhos da Série 500, o Cessna Citation V possui asas retas e motorização turbofan. A pedido de clientes, a partir de 1989 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation V, com fuselagem alongada em 0,5 metro em relação ao seu irmão menor e mais velho Cessna Citation II, para transportar o mesmo número de passageiros, entretanto com mais conforto, com mais espaço para as pernas, inclusive. O Citation V foi então mais um passo a frente da Cessna para satisfazer um público que precisava e queria mais conforto e mais velocidade.

O Cessna Citation V possui asas retas e é impulsionado por dois motores turbofan Pratt & Whitney JT15D-5A com 2.900 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.800 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de cerca de 780 km / h em uma altitude de 12.000 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 7.000 kg, com alcance de aproximadamente 2.700 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Mais de 260 unidades do Citation V foram fabricadas em cinco anos e várias opções de retrofits e upgrades estão à disposição dos atuais proprietários e eventuais compradores desse modelo de aeronave, inclusive o EFIS - Electronic Flight Instrument System, que melhora a segurança e a precisão das operações.

Apesar da idade do projeto, o Cessna Citation V ainda pode ser considerado uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION ULTRA
Cessna Citation Ultra, conhecido também como Cessna Citation V Ultra, é um confortável modelo de jato executivo bimotor de porte médio derivado do Cessna Citation V. Comparando com o seu irmão mais velho, o Cessna Citation Ultra possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar confortavelmente e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

A pedido de clientes, a partir de 1994 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Ultra com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores um pouco mais potentes que os motores do seu irmão mais velho Cessna Citation V, portanto com uma impressionante capacidade de chegar até seu teto de serviço em apenas meia hora, algo pouco comum dentro da aviação executiva.

O Cessna Citation Ultra possui asas retas e é impulsionado por dois motores turbofan Pratt & Whitney JT15D-5D com 3.045 libras de potência / empuxo cada, totalizando 6.090 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 800 km / h em uma altitude de 13.000 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 7.300 kg, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Mais de 270 unidades do Cessna Citation Ultra foram fabricadas em quatro anos e ele ainda pode ser considerado um modelo de aeronave moderno, uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION BRAVO
O moderno Cessna Citation Bravo, conhecido também como Cessna Citation 550B, é um modelo de jato executivo bimotor de porte médio derivado do Cessna Citation II. Comparando com o seu irmão mais velho, o Cessna Citation Bravo possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar com conforto bastante razoável e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

A pedido de clientes, a partir de 1997 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Bravo com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores ainda mais potentes que os motores do seu irmão anterior Cessna Citation II, portanto com um bom desempenho, com teto de serviço de 13.200 metros.

A principal e mais relevante diferença entre o Cessna Citation Bravo e seu irmão Cessna Citation II é a sua então nova motorização, com dois motores turbofan Pratt & Whitney PW530 com 2.800 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.600 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 750 km / h em uma altitude de 13.200 metros.

Essa motorização permitiu um aumento do tempo entre revisões gerais, o chamado overhaul, de 3.500 horas do Cessna Citation II para 4.000 horas do Cessna Citation Bravo, o que torna maior a disponibilidade da aeronave ao cliente e permite uma redução dos custos de manutenção. Além disso, a motorização mais potente permitiu um aumento do peso máximo de decolagem, de 6.500 kg do modelo anterior para 6.700 kg do Bravo, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Mais de 336 unidades do Cessna Citation Bravo foram fabricadas em 10 anos de produção seriada e eles podem ser considerados modelos modernos de aeronaves, entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION ENCORE

O moderno Cessna Citation Encore é um confortável modelo de jato executivo bimotor de porte médio derivado do Cessna Citation Ultra. Comparando com o seu irmão anterior, o Cessna Citation Encore possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar confortavelmente e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

A pedido de clientes, a partir do ano 2000 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Encore com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores ainda mais potentes que os motores do seu irmão anterior Cessna Citation Ultra, portanto com um ótimo desempenho, chegando a 13.500 metros, o seu teto de serviço, em apenas meia hora

A principal e mais relevante diferença entre o Cessna Citation Encore e seu irmão anterior Cessna Citation Ultra é a sua então nova motorização, com dois motores turbofan Pratt & Whitney PW535 com 3.360 libras de potência / empuxo cada, totalizando 6.720 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 800 km / h em uma altitude de 13.500 metros.

Essa motorização permitiu um aumento do tempo entre revisões gerais, o chamado overhaul, de 3.500 horas do Cessna Citation Ultra para 5.000 horas do Cessna Citation Encore, o que torna maior a disponibilidade da aeronave ao cliente e permite uma redução dos custos de manutenção. Além disso, a motorização mais potente permitiu um aumento do peso máximo de decolagem, de 7.300 kg do modelo anterior Ultra para 7.500 kg do Encore, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

No Cessna Citation Encore o trem de pouso foi trocado para um do tipo trailing-link, para pousos mais suaves e na sub-versão Cessna Citation Encore + foi introduzida o FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um sistema de gerenciamento do funcionamento dos motores para evitar que certos parâmetros de segurança no funcionamento deles sejam ultrapassados, evitando danos por funcionamento incorreto e aumentando a vida útil deles.

Mais de 160 unidades do Cessna Citation Encore e Cessna Citation Encore + foram fabricadas em 12 anos e eles podem ser considerados modelos modernos de aeronaves, entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.

SÉRIE 650

CITATION III
O sofisticado Cessna Citation III é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, criado no início da década de 1980, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da mesma década pela Cessna Aircraft, na época já uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de jatos executivos do planeta.

Conhecido também como Cessna Citation 650, ele foi o primeiro modelo de jato executivo intercontinental da linhagem Cessna Citation, criado especialmente para atender clientes mais exigentes e dispostos a pagar mais para ter acesso a um produto mais sofisticado e mais adequado às suas necessidades de mobilidade, sobrevoando oceanos, desertos e florestas para chegar com segurança ao seu destino. Ele foi o segundo modelo totalmente original de jato executivo fabricado pela Cessna Aircraft, ou seja, foi um projeto totalmente novo, e marcou a entrada da fabricante numa faixa superior do segmento do transporte aéreo executivo, conhecida atualmente como mid-size jet

O Cessna Citation III foi o primeiro modelo de aeronave da Cessna Aircraft em que passageiros com 1,65 metro de altura ou menos podem ficar de pé dentro dele, em seu corredor, para acessar a sua galley, por exemplo, sem necessidade de se curvar. Além disso, ele foi o primeiro jato executivo da Cessna com APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente geradora de energia que possibilita usar, ainda no solo, com os motores desligados, praticamente todos os equipamentos e aparelhos da aeronave, inclusive o ar-condicionado. 

A sua produção seriada foi iniciada em 1983, impulsionado por motores turbofan Garrett TFE-731, com potência / empuxo de 3.650 libras / cada, totalizando 7.300 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de  850 km / h e um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 3.800 quilômetros, com seis passageiros a bordo e reservas de combustível. Ele foi o primeiro Cessna Citation a alcançar essa velocidade e esse teto de serviço, foi o primeiro com asas enflechadas, o primeiro com trem de pouso do tipo trailing link, o primeiro com projeto de cauda em T e com bagageiro aquecido.

A Cessna Aircraft fabricou mais de 200 unidades desse modelo e grande parte deles ainda está voando, transportando passageiros em viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais. Ele é, atualmente, uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais atualmente disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION VI
O Cessna Citation VI é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, criado no início da década de 1990 e desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos na mesma década pela Cessna Aircraft.

No início da década de 1990, a Cessna Aircraft planejava substituir o Cessna Citation III por um modelo da mesma família, entretanto com um nível de desempenho e sofisticação ainda mais alto. Porém ela temia que o preço relativamente mais alto do então novo Cessna Citation VII prejudicasse as vendas. Assim a fabricante adotou uma estratégia de lançar simultaneamente dois substitutos do Cessna Citation III, um mais sofisticado e de desempenho superior, portanto mais caro, o Cessna Citation VII, e outro com praticamente o mesmo desempenho, mas com acabamento padronizado, mais simples, e conjunto de aviônicos convencional, mas completo para voos por instrumentos, o Cessna Citation VI, portanto mais barato.

O Cessna Citation VI foi, então, uma tentativa da Cessna Aircraft de oferecer uma opção relativamente mais barata de substituto do seu jato executivo intercontinental Cessna Citation III, o modelo predecessor da família. Ele foi um modelo derivado do Citation III, mas com algumas diferenças, um acabamento padronizado, um pouco mais simples, e um conjunto de aviônicos mais simples que o conjunto EFIS - Electronic Flight Instrument System do seu irmão mais caro e mais moderno Cessna Citation VII, que também foi fabricado na mesma época, também para substituir o Cessna Citation III.

A fuselagem, as asas e a empenagem do Cessna Citation VI são praticamente idênticas à célula do Cessna Citation III, mas na época com um diferença de preço de cerca de US$ 1,5 milhão, o que, convenhamos, não é pouco. Mas, curiosamente, o Cessna Citation VI vendeu menos que seu irmão mais caro Cessna Citation VII, o que revela que o mercado aeronáutico tem algumas particularidades. Na verdade, a maioria das 40 unidades fabricadas e vendidas do Cessna Citation VI foram submetidas, posteriormente, anos depois, a upgrades e retrofits para torná-la mais parecida com o Cessna Citation VII, a pedido de clientes, o que mais uma vez prova que, sempre que possível, esse perfil de consumidor ou usuário não abre mão mesmo de conforto, refinamento e sofisticação.

A produção em série do Cessna Citation VI foi iniciada em 1992, impulsionado por motores turbofan Garrett TFE-731, com potência / empuxo de 3.650 libras / cada, totalizando 7.300 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de  850 km / h e um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 3.800 quilômetros, com seis passageiros a bordo e reservas de combustível.

CITATION VII
O sofisticado Cessna Citation VII é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, criado no início da década de 1990, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos na mesma década pela Cessna Aircraft, que utilizou como base o modelo antecessor de jato executivo Cessna Citation III, também intercontinental.

Ele foi o substituto natural do Cessna Citation III, com praticamente todas as suas características positivas e acrescentando mais alguns itens de conforto, sofisticação e refinamento, entre eles o conjunto de aviônicos EFIS  - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, com telas primárias e multifuncionais e um FMS - Flight Management System, o sistema de gerenciamento de voo.

A Cessna Aircraft implementou várias melhorias no projeto do Cessna Citation VII, com um melhor isolamento acústico da cabine de passageiros, um interior redesenhado, mais elegante, e a introdução do DEEC, que é um sistema de controle de funcionamento dos motores, considerado no meio aeronáutico o antecessor do FADEC - Full Authority Digital Engine Control, ambos para evitar que os limites de funcionamento deles sejam ultrapassados.

A sua produção seriada foi iniciada em 1992, impulsionado por motores turbofan Garrett TFE-731, com potência / empuxo de 4.100 libras / cada, totalizando 8.200 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de  870 km / h e um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 4.100 quilômetros, com seis passageiros a bordo e reservas de combustível.

Apesar do preço mais alto que o preço do seu antecessor, o Cessna Citation VII foi muito bem aceito no mercado aeronáutico. A Cessna Aircraft fabricou mais de 100 unidades desse modelo e grande parte deles ainda está voando, transportando passageiros em viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais. Ele é, atualmente, uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais atualmente disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.

SÉRIE 500 (3ª GERAÇÃO)

CITATIONJET OU CJ1
O jatinho Cessna Citation CJ1 é uma moderna aeronave executiva bimotor de pequeno porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar com um nível bastante razoável de conforto cinco ou seis passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Cessna Aircraft  para atender pedidos de clientes e usuários por uma versão modernizada, mais econômica, inclusive, da família Citation 500.

Conhecido também como Cessna CitationJetCessna Citation 525, ele foi baseado no Cessna Citation I, o modelo original da família, mas é um projeto quase completamente novo de aeronave, com novas asas, nova empenagem, nova motorização, novos aviônicos, novo trem de pouso, enfim, quase tudo novo. Na verdade, pouca coisa do Citation I foi aproveitada para dar origem ao Citation CJ1, a fuselagem, por exemplo, mas até mesmo na fuselagem há diferenças entre os dois projetos. Por exemplo, a asa do Citation CJ1 passa por baixo da sua fuselagem e é fixada nela, mas sem invadir o habitáculo, isto é, a cabine de passageiros, o que permite a adoção de um corredor plano e assim dá uma sensação mais agradável de conforto.

Ele foi introduzido no mercado pela Cessna Aircraft para substituir o seu irmão mais velho, o Cessna Citation I. Ele representou uma modernização geral nessa família de jatinhos, com asas de perfil laminar, trem de pouso trailing link, para pousos mais suaves, introdução do conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System na cabine de comando, assentos mais elegantes e acabamento geral mais refinado, e com certificação single pilot, ou seja, pode ser operado por apenas um piloto, embora a maioria dos seus proprietários tenha optado por dois pilotos na cabine de comando.

A sua certificação é FAR Part 25 e sua produção seriada foi iniciada em 1993, impulsionado por modernos e econômicos motores turbofan Rolls Royce / Williams FJ44, com potência / empuxo de 1.900 libras / cada, totalizando 3.800 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 700 km / h e um teto de serviço de 12.000 metros, consumindo cerca de 20% a menos de combustível em relação ao Cessna Citation I.

CITATION CJ2
Cessna Citation CJ2, também conhecido como Cessna Citation 525A, é um moderno e bonito modelo de jato executivo derivado direto do Cessna Citation CJ1. Comparando com o seu irmão menor, o Citation CJ2 possui uma fuselagem alongada para acomodar um número maior de passageiros e, nos anos em que foi fabricado, já estava disponível com a opção de configuração com toalete no fundo da cabine de passageiros. A grande maioria das unidades fabricadas foi solicitada pelos clientes com toalete e a Cessna Aircraft projetou o Citation CJ2 com espaço reservado na cabine de passageiros para uma pequena galley, para refeições rápidas e bebidas.

Com o lançamento e a fabricação em série do Cessna Citation CJ1, menor, e do Cessna Citation CJ2, maior, o objetivo dos engenheiros e demais executivos da Cessna Aircraft era substituir as duas gerações anteriores de Cessna Citation da Série 500, ocupando seu espaço com aeronaves mais modernas e mais econômicas, não necessariamente mais sofisticadas que os aviões da segunda geração, já que de fato várias inovações tecnológicas para a época estavam sendo introduzidas simultaneamente na segunda e na terceira gerações, entre elas o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System e o trem de pouso trailing link.

Atendendo pedidos de clientes, a partir do ano 2000 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation CJ2, com fuselagem alongada em 1,5 metro em relação ao Cessna Citation CJ1, para transportar mais passageiros. O jato executivo Citation CJ2 foi então mais um passo a frente da Cessna para satisfazer um público que precisava de mais capacidade de assentos, mais economia de combustível e mais velocidade. Na verdade, quando o Citation CJ2 foi lançado já estava claro para o mercado que ele seria o substituto natural do Cessna Citation Bravo, embora, curiosamente, os dois modelos tenham coexistido por vários anos, contrariando as expectativas da própria Cessna e do mercado, o que só comprova que o Citation Bravo é um avião competitivo.

Por outro lado, a soma das características positivas do Cessna Citation CJ2, com um conjunto mais bem resolvido, com a motorização mais econômica, menor peso da estrutura / célula e dos componentes, o corredor plano na cabine de passageiros, os aviônicos modernos e a asa laminar mais eficiente resultou em um sucesso de vendas. Em cerca de 15 anos, mais de 500 unidades do Citation CJ2 foram fabricadas, incluindo os números de vendas de sua sub-versão, o Citation CJ2+, este com FADEC - Full Authority Digital Engine Control.

O Cessna Citation CJ2 é impulsionado por dois modernos motores turbofan William FJ44-2C com 2.400 libras de potência / empuxo cada, totalizando 4.800 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de 750 km / h em uma altitude de 13.500 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 5.600 kg, com alcance de cerca de 2.400 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Ele é uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION CJ3
Cessna Citation CJ3, também conhecido como Cessna Citation 525B, é um moderno e confortável modelo de jato executivo derivado direto do Cessna Citation CJ2. Comparando com o seu irmão menor, o Citation CJ3 possui uma fuselagem um pouco alongada para acomodar com mais conforto o mesmo número de passageiros e, nos anos em que foi fabricado, já estava disponível com a opção de configuração com toalete no fundo da cabine de passageiros. A grande maioria das unidades fabricadas foi solicitada pelos clientes com toalete e a Cessna Aircraft projetou o Citation CJ3 com espaço reservado na cabine de passageiros para uma pequena galley, para refeições rápidas e bebidas.

Curiosamente, esse modelo de jato executivo da Cessna Aircraft se juntou aos seus irmãos menores Cessna Citation CJ1 e Cessna Citation CJ2 para substituir definitivamente a segunda geração da Série 500 da fabricante, entretanto os modelos Cessna Citation Bravo e Cessna Citation Encore coexistiram com a terceira geração por cerca de 15 anos em linha de produção seriada.

Atendendo pedidos de clientes, a partir de 2003 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation CJ3, com fuselagem alongada em 0,5 metro em relação ao Cessna Citation CJ2, que tem a mesma capacidade para transportar sete ou oito passageiros. Esse aumento de meio metro no comprimento da fuselagem pode até parecer pouco, mas as pernas dos passageiros com mais de 1,8 metro de altura agradecem.

Em cerca de 15 anos, mais de 300 unidades do Citation CJ3 foram fabricadas, incluindo os números de vendas de sua sub-versão, o Citation CJ3+, este com FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que, aliás, ainda é fabricado.

O Cessna Citation CJ3 é impulsionado por dois modernos motores turbofan William FJ44-3A com 2.700 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.400 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de 770 km / h em uma altitude de 13.500 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 6.200 kg, com alcance de cerca de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

CITATION CJ4
Cessna Citation CJ4, também conhecido como Cessna Citation 525C, é um moderno e confortável modelo de jato executivo derivado direto do Cessna Citation CJ3. Comparando com o seu irmão menor, o Citation CJ4 possui uma fuselagem um pouco mais comprida para acomodar confortavelmente até nove passageiros. Ele está disponível com a opção de configuração com toalete no fundo da cabine de passageiros e, assim como seu irmão menor, possui espaço reservado na cabine de passageiros para uma pequena galley, para refeições rápidas e bebidas.

Entre as poucas diferenças com seu irmão menor estão o conceito de asa aproveitado do jato executivo Citation Sovereign e a motorização mais potente Williams FJ44-4A, com 3.600 libras / cada. Além disso, ele está disponível com ponto único de reabastecimento de combustível, o que torna mais ágil e prático o procedimento de reabastecimento.

Atendendo pedidos de clientes, a partir de 2010 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation CJ4, com fuselagem alongada em 0,7 metro em relação ao Cessna Citation CJ3, este com capacidade para transportar sete ou oito passageiros. Esse aumento de setenta centímetros no comprimento da fuselagem permitiu a fixação de um assento do tipo sofá / divã na parte da frente da fuselagem, com capacidade para dois ou três passageiros, totalizando oito ou nove passageiros na cabine.

O Cessna Citation CJ4 é impulsionado por dois modernos motores turbofan William FJ44-4A com 3.600 libras de potência / empuxo cada, totalizando 7.200 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de 810 km / h em uma altitude de 13.500 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 7.700 kg, com alcance de cerca de 3.400 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

O jato executivo Cessna Citation CJ4 possui também o FADEC - Full Authority Digital Engine Control.

CITATION MUSTANG
O Cessna Citation Mustang é uma aeronave executiva bimotor de pequeno porte, com motorização turbofan e com capacidade para transportar com razoável conforto um ou dois pilotos e quatro ou cinco passageiros, em viagens interestaduais e, em alguns casos, até internacionais dentro de um mesmo continente, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 2000 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação o projeto do jato executivo de pequeno porte Cessna Citation CJ1, este o primeiro modelo de 3ª geração da família Citation 500, de asas retas.

Os seus principais concorrentes no mercado mundial de jatinhos executivos, conhecidos também como VLJ – Very Light Jets ou, ainda, jatos executivos de pequeno porte, são o bimotor americano Eclipse 500; o bem sucedido bimotor japonês e americano Honda HA420 HondaJet; o compacto bimotor Eclipse 550; o também bem sucedido bimotor brasileiro Embraer Phenom 100; e o compacto monomotor americano e chinês Cirrus Vision.

A cabine de comando do Cessna Citation Mustang é moderna, ela está equipada com o EFIS - Electronic Flight Instrument System, com as telas PFD (primária) e MFD (multifuncional), e a moderna motorização turbofan Pratt & Whitney PW615 é compacta, leve e econômica. Já a cabine de passageiros é semi-integrada ao cockpit (cabine de comando) e possui espaço suficiente para um ou dois pilotos e quatro ou cinco passageiros, com bom acabamento, com espaço razoável e pressurização, com ou sem galley e toalete, mas lembrando que a opção por esses dois itens de conforto implica na redução do número de assentos para passageiros.

O Cessna Citation Mustang está encaixado na chamada categoria entry level, ou seja, é um jatinho. Mais de 470 unidades foram fabricadas em 10 anos de fabricação seriada, posteriormente sucedido pelo Cessna Citation M2 que, na verdade, é um derivado melhorado e atualizado do Cessna Citation CJ1, com praticamente o mesmo tamanho deste.

Na década de 2000, o Cessna Citation Mustang foi vendido por um preço mais baixo que os preços dos demais membros da 3ª geração da família Citation 500, ele representou um incremento na oferta e variedade de modelos de jatinhos executivos compactos, limitada a alguns pouco modelos, entre eles o Embraer Phenom 100.

A sua certificação é FAR Part 23 e sua produção seriada foi iniciada em 2006, impulsionado por motores turbofan Pratt & Whitney PW615, com potência / empuxo de 1.460 libras / cada, totalizando 2.920 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 630 km / h e um teto de serviço de 12.000 metros, com alcance de cerca de 1.700 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Ele tem peso máximo de decolagem de cerca de 3.930 kg e possui certificação single pilot, ou seja, pode ser operado por apenas um piloto, com cockpit semi-integrado à cabine de passageiros e comandado por manches convencionais. Além disso, a cabine de comando possui um moderno conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System, da marca Garmin, modelo Garmin G1000, com dois PFD – Primary Flight Display e um MFD – Multi Function Display.

SÉRIE 750

CITATION X
O Cessna Citation X é uma sofisticada aeronave bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com capacidade para transportar com muito conforto 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração adotada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft a partir da década de 1990, que utilizou como base o projeto de jato executivo intercontinental Cessna Citation VII, mas com um grande número de mudanças significativas e inovações que torna o projeto do Citation X quase completamente novo, muito bonito e com aerodinâmica refinada.

Conhecido também como Cessna Citation 750, ele é uma das mais sofisticadas, elegantes e confortáveis aeronaves fabricadas pela Cessna Aircraft, um dos modelos de jatos executivos mais velozes do mundo, com asas de enflechamento acentuado e motorização turbofan Rolls Royce muito potente, que o torna um jato executivo veloz e de alcance intercontinental. A cabine de passageiros em club seat duplo é sofisticada e tem acabamento refinado. Até oito passageiros podem ser transportados com muito conforto em viagens internacionais e intercontinentais.

A sua produção seriada foi iniciada em 1996, impulsionado por motores turbofan Rolls Royce AE3007C1, com potência / empuxo de 6.400 libras / cada, totalizando 12.800 libras, potência de sobra para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de  950 km/h e um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 5.700 quilômetros, com oito passageiros a bordo e reservas de combustível.

Apesar do preço bem mais alto que o preço do Citation VII, o seu antecessor, o Cessna Citation X foi muito bem aceito no mercado aeronáutico mundial. A Cessna Aircraft fabricou, até o momento, mais de 340 unidades desse modelo e, atualmente, somente a sua sub-versão Cessna Citation X+ está sendo fabricada em série.

Atualmente, o Cessna Citation X é uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas. É um dos aviões mais chiques fabricados pela Cessna Aircraft. Apesar do preço mais alto que o preço do Cessna Citation VII, o seu antecessor, o Cessna Citation X foi o responsável por colocar definitivamente a Cessna Aircraft no topo da pirâmide da indústria do transporte aéreo executivo, ao lado das icônicas Gulfstream e Dassault Falcon e ao lado do Raytheon Hawker 800 e do Bombardier Challenger CL-604.

SÉRIE 560 XL

CITATION EXCEL

O Cessna Citation Excel é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas retas e motorização turbofan, com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Cessna Aircraft Company, que utilizou como base para sua criação dois projetos de jatos executivos de sucesso, o Cessna Citation VII e o Cessna Citation Ultra, porém com uma quantidade significativa de mudanças e refinamentos aerodinâmicos que torna o Citation Excel um projeto quase completamente novo.

Conhecido também como Cessna Citation 560XL, ele é uma combinação bem sucedida dos conceitos de fuselagem, cauda e asas de dois modelos de aeronaves bem diferentes da própria Cessna, o Cessna Citation VII, um sofisticado jato executivo de porte médio e com alcance intercontinental, e o Cessna Citation Ultra, um jato executivo de porte médio com asas retas e alcance interestadual e internacional, porém combinando todos esses conceitos de partes e componentes com uma motorização não usada nessas duas aeronaves, o turbofan Pratt & Whiney PW545.

A fuselagem, incluindo cabine de comando e cabine de passageiros, foi criada originalmente para formar o confortável Cessna Citation III e, posteriormente, o Cessna Citation VII; As asas retas foram criadas originalmente para formar o Cessna Citation Ultra; A cauda, principalmente estabilizadores horizontais e a deriva, foram criados para formar o Citation Ultra; A motorização turbofan de alto desempenho é a Pratt & Whitney PW545;

O Cessna Citation Excel é impulsionado por dois modernos motores turbofan Pratt & Whitney PW545 com 3.800 libras de potência / empuxo cada, totalizando 7.600 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de quase 800 km / h em uma altitude de 13.500 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 8.700 kg, com alcance de cerca de 3.300 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

Ele é um dos mais confiáveis modelos de jatos executivos de toda a história da indústria aeronáutica mundial, com baixíssimo número de acidentes graves com vítimas fatais. Ele é um dos mais vendidos modelos de jatos executivos, com mais de 900 unidades fabricadas, incluindo os números de suas duas sub-versões, o Cessna Citation XLS e o Cessna Citation XLS+, esta equipada com FADEC - Full Authority Digital Engine Control, um sistema de monitoramento e controle dos parâmetros de funcionamento dos motores, que impede que eles ultrapassem níveis seguros de funcionamento.

Eles estão entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas, embora a sub-versão mais recente Cessna Citation XLS+ ainda esteja em linha de produção seriada.

SÉRIE 680

CITATION SOVEREIGN

Cessna Citation Sovereign é uma aeronave bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e bom alcance, com capacidade para transportar com muito conforto 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração adotada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft a partir da década de 2000, que utilizou como base o projeto de jato executivo Citation Excel, mas com um número de mudanças significativas acrescentados que torna o projeto do Citation Sovereign quase completamente novo, com nova asa, com maior alcance e cabine de passageiros ainda mais confortável, inclusive.

Conhecido também como Cessna Citation 680, ele é uma das mais confortáveis aeronaves fabricadas pela Cessna Aircraft, com alta performance em voo de cruzeiro, com asas retas e motorização turbofan Pratt & Whitney PW306C potente. A cabine de passageiros em club seat duplo tem acabamento refinado. Até oito passageiros podem ser transportados com muito conforto em viagens internacionais e intercontinentais.

A sua produção seriada foi iniciada em 2004, impulsionado por motores turbofan Pratt & Whitney PW306C, com potência / empuxo de 5.680 libras / cada, totalizando 11.360 libras, potência de sobra para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de  850 km / h e um teto de serviço de 14.000 metros, com alcance de cerca de 4.700 quilômetros, com oito passageiros a bordo e reservas de combustível.

Esse modelo de jato executivo de médio porte foi bem aceito no mercado aeronáutico mundial. A Cessna Aircraft fabricou, até o momento, mais de 350 unidades desse modelo e, atualmente, somente a sua sub-versão Cessna Citation Sovereign + está sendo fabricada em série.

CITATION LATITUDE

Cessna Citation Latitude é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar com muito conforto seis ou sete passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, criado no início da década de 2010, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da mesma década pela Cessna Aircraft, que utilizou como base os conceitos das asas e da empenagem cruciforme do seu antecessor Cessna Citation Sovereign.

Conhecido também como Cessna Citation 680A, ele foi o modelo de jato executivo da linhagem Cessna Citation com uma fuselagem totalmente nova em 30 anos, criado especialmente para atender clientes mais exigentes e dispostos a pagar mais para ter acesso a um produto de qualidade superior e mais adequado às suas necessidades de mobilidade, para chegar com conforto e segurança ao seu destino.

Se não for adotado um critério muito rígido de conceituação ou definição, ele pode ser considerado o terceiro modelo totalmente original ou totalmente novo de jato executivo da Cessna Aircraft desde o início da fabricação em série da linhagem Cessna Citation, na década de 1970, e o primeiro modelo totalmente original ou totalmente novo da fabricante americana nos últimos 30 anos.

O Cessna Citation Latitude foi o primeiro modelo de aeronave da Cessna Aircraft em que passageiros com 1,8 metro de altura ou menos podem ficar de pé dentro dele, em seu corredor, para acessar a sua galley, por exemplo, sem necessidade de se curvar. Uma configuração de média densidade para até oito passageiros também é possível, neste caso sem comissária de bordo.

A sua produção seriada foi iniciada em 2014, impulsionado por motores turbofan Pratt & Whitney PW306D, com potência / empuxo de 5.900 libras / cada, totalizando 11.800 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de  800 km / h e um teto de serviço de 13.500 metros, com alcance de cerca de 4.600 quilômetros, com seis passageiros adultos e uma criança a bordo e reservas de combustível.

A Cessna Aircraft já fabricou mais de 120 unidades desse modelo. Ele é uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais atualmente disponíveis no mercado mundial de aeronaves novas. A empresa americana e europeia de táxi aéreo NetJets, por exemplo, é uma das principais operadoras desse modelo.

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  • Citation CJ2

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de aviões da linhagem Cessna Citation também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de algo entre 30% e 20% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Japi Aeronaves, a Icon Aviation e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_family
  • Textron Aviation (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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