SIKORSKY S-76

SIKORSKY S-76
SIKORSKY S-74 (PROTÓTIPO)
SIKORSKY S-76A (A PARTIR DE 1978)
SIKORSKY S-76A UTILITY (VERSÃO UTILITÁRIA)
SIKORSKY S-76A+ (SUB-VERSÃO MELHORADA)
SIKORSKY S-76A++ (SUB-VERSÃO MELHORADA)
SIKORSKY S-76A MKII (A PARTIR DE 1982)
SIKORSKY S-76B (A PARTIR DE 1987)
SIKORSKY S-76C (A PARTIR DE 1994)
SIKORSKY S-76C+ (SUB-VERSÃO MELHORADA)
SIKORSKY S-76C++ (SUB-VERSÃO MELHORADA)
SIKORSKY S-76D (A PARTIR DE 2012)
SIKORSKY AUH-76 (VERSÃO MILITAR)
SIKORSKY H-76 EAGLE (VERSÃO MILITAR)
FAMÍLIA SIKORSKY S-76


INTRODUÇÃO

Logo acima, o Sikorsky S-76, uma moderna máquina americana, sofisticada, bonita e segura para voos visuais e/ou noturnos sobre grandes metrópoles e em viagens intermunicipais, inclusive para transporte executivo, operações policiais e transporte aeromédico. Logo abaixo, mais uma imagem do Sikorsky S-76, um dos modelos de helicópteros bimotores para uso múltiplo mais vendidos no mundo.

O Sikorsky S-76 é um confortável e sofisticado helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Sikorsky Aircraft, atualmente uma subsidiária da gigante americana do setor de defesa Lockheed Martin.


Essa potente máquina americana de alta tecnologia tem capacidade para transportar confortavelmente dois pilotos e até 12 passageiros em missões típicas, na configuração turística, ou até 6 passageiros, na versão executiva, sobrevoando grandes metrópoles ou para viagens intermunicipais.


O moderno Sikorsky S-76C+, por exemplo, uma das melhores versões da família Sikorsky S-76, é sustentado por duas modernas e seguras turbinas europeias Turbomeca Arriel 2S1, com capacidade para transportar dois pilotos e até 12 passageiros na configuração turística ou dois pilotos e até 6 passageiros na configuração executiva, em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, graças ao seu bom alcance de 600 quilômetros, com oito passageiros, em dias quentes e com reserva de combustível.


Os seus principais concorrentes no mercado mundial de helicópteros bimotores médios e leves foram e/ou são o italiano Agusta-Bell AB 139 / AgustaWestland AW139, conhecido posteriormente como Leonardo AW139, bem amplo e potente; o europeu Eurocopter AS365 Dauphin / Airbus AS365 Dauphin, moderno, sofisticado, confortável e de bom alcance; o canadense Bell 429, confortável, seguro, espaçoso, sofisticado e refinado; o americano Bell 430, também confortável, espaçoso e sofisticado; o italiano Agusta A109 Power / Leonardo AW109 Power, sofisticado, espaçoso e confortável; o americano Bell AB412, com capacidade para até 14 passageiros; o americano MD Helicopters MD900 Explorer / MD Helicopter MD Explorer, sem rotor de cauda e construído em material composto; o helicóptero bimotor executivo Eurocopter EC155 / Airbus H155, um dos melhores da categoria; e o novíssimo Airbus H160, também confortável, sofisticado e seguro.


Pelo menos uma versão militar do Sikorsky S-76, renomeada para Sikorsky AUH-76, foi fabricada nos Estados Unidos, para atender encomendas de diversas forças armadas e governos, dentre elas a Guarda Costeira do Japão, o Corpo Nacional de Taiwan (bombeiros), a Força Aérea da Espanha, a Força Aérea Real Britânica e a Força Aérea da Austrália, dentre outros.


A SIKORSKY AIRCRAFT

A icônica e quase centenária Sikorsky Aircraft é uma das maiores, mais tradicionais e mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada pelo pioneiro soviético-ucraniano e americano Igor Sikorsky, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.


O empresário e projetista Igor Sikorsky foi um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando, a partir da década de 1930, o seu primeiro helicóptero quase totalmente original, o Sikorsky R-4, considerado o primeiro modelo de helicóptero funcional e controlável fabricado em série no mundo, a partir de 1942, com mais de 130 unidades fabricadas até 1944.


Conhecida inicialmente como Sikorsky Corporation, a empresa teve seu nome alterado para Sikorsky Company e foi então comprada, na década de 1930, pela então United Aircraft, por sua vez conhecida, posteriormente, como United Technologies, até a gigante americana do ramo de defesa Lockheed Martin comprar a Sikorsky Aircraft em 2015.


A sede da Sikorsky Aircraft (pronuncia-se Sicôrski Ércraft) está localizada em Stratford, no estado norte-americano de Connecticut, e suas fábricas e centros de desenvolvimento de helicópteros estão localizadas nos Estados Unidos, na Índia e na Polônia. O representante oficial e principal vendedor da Sikorsky Aircraft no Brasil é a Powerpack, que também presta serviços de manutenção.


Aqui no Brasil, a Líder Aviação presta serviços de treinamento para o Sikorsky S-76 e também presta serviços de manutenção para os modelos dessa família de helicópteros de porte médio.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, sofisticação, refinamento e ótimo espaço interno para até cinco passageiros e dois pilotos do Sikorsky S-76, na versão executiva, inclusive com opção para um refrigerador compacto ou coolerbox para água mineral, bebidas, sucos e refrigerantes. Também estão disponíveis configurações executivas para até oito passageiros, disponíveis por meio de retrofit. Logo abaixo, o moderno painel de instrumentos da aeronave, na versão mais recente, com o conjunto de aviônicos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto por telas de cristal líquido que fornecem aos pilotos uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.

O Sikorsky S-76 é um moderno, confortável e seguro helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para transporte aeromédico e para coberturas jornalísticas, com construção mista em alumínio e materiais compostos, com trem de pouso triciclo retrátil, projetado, desenvolvido e fabricado em larga escala a partir da década de 1970 pela fabricante americana de helicópteros Sikorsky Aircraft, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o modelo de helicóptero bimotor para uso militar Sikorsky S-70, conhecido também como Sikorsky UH-60 Black Hawk, do Exército dos Estados Unidos, mas com um número significativo de mudanças, tornando-o um modelo de helicóptero diferente.


Essa moderna e bonita família de helicópteros Sikorsky S-76 possui várias versões, incluindo pelo menos uma versão militar bem sucedida, que foi e/ou é operada por várias forças armadas, incluindo a Força Aérea da Austrália e a Força Aérea da Espanha, nesses casos renomeada para Sikorsky AUH-76, para missões de busca e salvamento, transporte aeromédico e para logística militar armada. Mais tarde, a partir das décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010, pelo menos mais nove versões e sub-versões civis estavam sendo fabricadas, dentre elas a Sikorsky S-76C+, uma das melhores versões da família, fabricada em série a partir de 1998, sustentada por duas turbinas europeias Turbomeca Arriel 2S1, com 794 shp cada, em voo de cruzeiro, inclusive com maior disponibilidade de potência para decolar em dias quentes e em helipontos de altitude elevada, mesmo lotada de passageiros, em relação aos modelos anteriores.


De modo geral, ao longo das décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010, a família Sikorsky S-76 apresentou inúmeras melhorias, sofisticações, mudanças, refinamentos e modernizações para cada nova versão e sub-versão lançada, em relação aos modelos anteriores da mesma família, mas é possível afirmar sim que elas são semelhantes (embora não idênticas) no design externo, na estrutura e nos sistemas hidráulico, eletrônico e elétrico, mas com o aumento da quantidade de peças, partes e componentes em material composto para cada nova versão lançada, todas mantendo a mesma capacidade para transportar confortavelmente dois pilotos e até 6 ou 8 passageiros, em configurações executivas, em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, de dia e/ou de noite, e também para viagens intermunicipais. Uma configuração de alta densidade, para até 12 passageiros, também é possível, mas neste caso com uma redução proporcional do alcance.


Há décadas os helicópteros da família Sikorsky S-76 estão disponíveis com a certificação Categoria A, com sistema hidráulico e elétrico duplicados, com a homologação para voos IFR - Instrument Flight Rules, as regras de voos por instrumentos e, a partir das sub-versões posteriores, com a possibilidade de aproximações ILS - Instrument Landing System, o que significa que se trata de helicópteros sofisticados, capazes de voar em condições de neblina / nevoeiro e chuva leve, inclusive.


Os modelos dessa família foram projetados desde o início com quatro portas laterais para acesso facilitado dos passageiros e dos pilotos, sendo duas portas articuladas convencionais na frente e duas portas corrediças atrás. Neste caso específico, para operação frequente em condições IFR – Instrument Flight Rules, o operador precisa contratar dois profissionais, um piloto e um co-piloto, já que se trata de um helicóptero bimotor, de complexidade maior que helicópteros monomotores homologados VFR – Visual Flight Rules, os chamados voos visuais.


Na parte detrás da fuselagem há um bagageiro com capacidade volumétrica bem razoável, com cerca de 1.000 litros de espaço interno.


FAMÍLIA SIKORSKY S-76

Logo acima, mais uma imagem do moderno helicóptero Sikorsky S-76, desta vez na configuração executiva para até seis assentos confortáveis na cabine de passageiros, com design da grife Bentley. Assim como seus principais concorrentes, ele deixa uma ótima impressão por onde passa. Logo abaixo, um exemplo de versão utilitária e/ou militar, com equipamentos adequados para operações de patrulhamento litorâneo, transporte aeromédico e de busca e salvamento.

A família Sikosky S-76 é composta por um modelo original de helicóptero bimotor civil multifunção, o Sikorsky S-76A, com trem de pouso triciclo retrátil, com fabricação em série iniciada em 1978, e pelo menos mais nove versões e sub-versões civis e pelo menos uma versão militar, neste caso renomeada para Sikorsky AUH-76, totalizando pelo menos 11 modelos, cada um deles projetado para atender às necessidade de operadores de perfis diferentes, na medida em que, ao longo dos anos, novas tecnologias foram sendo incorporadas pela fabricante, totalizando mais de 44 anos de fabricação seriada.


A família Sikorsky S-76 foi a primeira família de helicópteros da fabricante americana Sikorsky Aircraft desenvolvida especificamente para o mercado civil, embora pelo menos uma versão militar também tenha sido fabricada em série.


Em 2022, a Sikorsky Aircraft anunciou que poderá encerrar a linha de produção dos helicópteros da família Sikorsky S-76 após a entrega aos clientes das unidades já encomendadas.


SIKORSKY S-76A

Embora tenha sido lançado na década de 1970, sendo considerado, portanto, um modelo clássico de helicóptero, o confortável modelo original Sikorsky S-76 é um projeto de alta tecnologia, ele nasceu à frente de seu tempo, portanto ainda hoje pode ser considerado um modelo moderno de aeronave. Foi um dos mais bem sucedidos modelos de helicópteros da década de 1980, competindo em pé de igualdade com outros igualmente bem sucedidos, como o americano Bell 222, o Aérospatiale AS365 Dauphin e o italiano Agusta A109 Power, tanto em termos de qualidade de construção, como em termos de conforto, sofisticação e refinamento.


Como se trata de um modelo de helicóptero bimotor com peso máximo de decolagem certificado de 4.760 kg, desde o início da fabricação em série ele já possuía a certificação FAR Part 29, portanto com sistemas hidráulico e elétrico redundantes, inclusive para operações offshore, sobre o mar, no transporte de pessoas para plataformas de petróleo, por exemplo.


Ele é um helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, na época já com trem de pouso triciclo retrátil. Na sua configuração executiva, para até cinco ou seis passageiros e dois pilotos, a cabine de passageiros pode ser equipada com um pequeno refrigerador compacto ou coolerbox para manter em baixas temperaturas bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes.


Numa configuração turística a capacidade pode aumentar para até 12 passageiros e dois pilotos, com um total de quatro fileiras de assentos, sendo 2+4+4+4, portanto numa configuração de alta densidade, na qual o alcance tende a ser menor, pois em dias quentes não é possível decolar com os tanques cheios.


Desde o início do projeto, o Sikorsky S-76A foi projetado para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, transporte aeromédico, turismo e operações policiais, com a adição customizada de equipamentos para desempenhar cada uma dessas funções, a pedido de clientes. Em linhas gerais, a versão executiva, por exemplo, tem capacidade para transportar até seis ou oito passageiros em voos noturnos por instrumentos, com assentos em couro, inclusive, a pedido do comprador, na época.


O modelo possui um notável conjunto de rotor principal totalmente articulado, de construção mista, com pás com longarinas de titânio, mas revestidas de material composto, portanto com um elevado nível de sofisticação e modernidade para a sua época, lembrando que estamos falando da década de 1970, ou seja, o melhor que o dinheiro podia comprar na época. A cabeça do rotor principal é de construção metálica, com cubo de alumínio forjado de peça única e com rolamentos elastoméricos, portanto sem lubrificação e sem manutenção intensiva, um item desejável para voos offshore, sobre o mar.


O rotor de cauda de quatro pás é convencional, ou seja, não é carenado, mas é fixado o mais alto possível em relação ao solo, para reduzir o risco de acidentes em geral nas operações de pouso e decolagem. Ele está fixado do lado esquerdo da cauda da aeronave e sopra para o lado esquerdo, já que o rotor principal é anti-horário.


A velocidade de cruzeiro do Sikorsky S-76 é de cerca de 270 km/h, em regime normal de rotação, podendo chegar a 280 km/h, por tempo limitado. O nível de ruído do helicóptero é um dos mais baixos da categoria de helicópteros bimotores de médio porte para até 12 passageiros, em alta densidade, fabricados na década de 1980. Na sua configuração para transporte aeromédico é possível o transporte de duas macas com acidentados ou doentes, com dois pilotos e dois paramédicos de plantão.


Entre os pontos positivos desse helicóptero destaca-se o fácil acesso dos dois pilotos e de todos os passageiros aos seus respectivos assentos por quatro amplas portas laterais, duas de cada lado, sendo duas delas articuladas, uma de cada lado, e duas corrediças para passageiros, uma de cada lado.


O modelo original Sikorsky S-76A foi fabricado desde o início com dois motores do tipo turboshaft, conhecidos popularmente como motores a turbina, posicionados lado a lado, modelo americano Allison 250-C30, com um compressor centrífugo de estágio único, capaz de gerar até 557 shp de potência contínua, em cada motor, podendo chegar até 650 shp de potência na decolagem, por tempo limitado, com um total de 1.300 shp, o suficiente para uma velocidade de cruzeiro de 270 km/h, com alcance de até 600 quilômetros, em regime normal de rotação, em dias quentes, com seis ou oito passageiros a bordo e pouca bagagem, com reserva de combustível, inclusive. Na medida em que se coloca mais passageiros e bagagem dentro da aeronave o alcance diminui, sendo necessário reprogramar a missão, com pelo menos mais uma escala para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.


A aeronave possui uma caixa de transmissão com uma unidade de três estágios com uma engrenagem principal como estágio final, em substituição às engrenagem planetárias de outros modelos de outras famílias de helicópteros. Já os controles de voo principais são servo-assistidos, para reduzir a necessidade de força física dos pilotos nos comandos de voo. Além disso a aeronave estava disponível, na época, com um sistema de bolsas infláveis de hélio para flutuação na água, em caso de pouso forçado, lembrando que a aeronave foi projetada tendo como uma de suas principais missões o transporte offshore de passageiros para plataformas de petróleo.


Em caso de falha de um dos motores, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. Em caso de falha simultânea dos dois motores em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a operação de auto-rotação. Por isso a necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela operação da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado.


Mais de 280 unidades do modelo original Sikorsky S-76A foram fabricadas nos Estados Unidos, entre 1978 e 1988, o que pode ser considerado um sucesso de vendas, já que se tratava de veículos de preço elevado, acessíveis apenas a grandes empresários, executivos de alto escalão, grandes artistas e grandes esportistas, reis e rainhas, sheiks e emires árabes e asiáticos, governos e forças armadas.


SIKORSKY S-76A UTILITY

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Versão com estrutura, sistemas e mecanismos semelhantes aos do modelo original Sikorsky S-76A, mas com algumas mudanças no projeto, como um piso de cabine reforçado, por exemplo, para torná-lo mais adequado para desempenhar missões policiais, missões de busca e salvamento, transporte aeromédico e transporte de cargas.


SIKORSKY S-76A+

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Sub-versão com estrutura e sistemas bem semelhantes ao modelo original Sikorsky S-76A, mas com dois motores turboshaft europeus Turbomeca Arriel 1S, para atender uma parte dos clientes que exigiam que os helicópteros fossem fabricados com esses motores franceses.


Apenas 17 unidades fabricadas.


SIKORSKY S-76A++

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Sub-versão com estrutura e sistemas bem semelhantes ao modelo original Sikorsky S-76A, mas com dois motores turboshaft europeus Turbomeca Arriel 1S1, para atender uma parte dos clientes que exigiam que os helicópteros fossem fabricados com esses motores franceses.


SIKORSKY S-76A MKII

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Sub-versão fabricada a partir de 1982, com estrutura e sistemas bem semelhantes ao modelo original Sikorsky S-76A, mas com motores turboshaft mais potentes e homologação para voos em condições de formação de gelo, projetado principalmente para atender pedidos de clientes específicos, como a empresa de táxi-aéreo Helijet International, do Canadá, mas que também esteve disponível para outros clientes.


SIKORSKY S-76B

É uma versão melhorada da família Sikorsky S-76, com fabricação em série iniciada em 1987, com algumas melhorias, modernizações e refinamentos em relação aos modelos anteriores, incluindo a troca dos motores americanos Allison 250-C30 e franceses Turbomeca Arriel pelos motores canadenses Pratt & Whitney PT6B-36A ou Pratt & Whitney PT6B-36B, mais potentes, com 830 shp de máxima contínua, o que, por consequência, teve reflexos positivos na capacidade de carga útil ou peso máximo de decolagem, principalmente em dias quentes; aviônicos mais modernos; e novo material de acabamento na cabine de passageiros, tornando-a mais atraente para um público empresarial, mais exigente; dentre outras melhorias.


O número de peças, partes e componentes de material composto foi aumentado em relação aos modelos anteriores, incluindo partes em fibra de vidro, fibra de carbono e honeycomb ou favo de mel. A célula pode ser considerada então de construção mista, pois parte dela foi construída em liga de alumínio.


O imponente helicóptero de porte médio Sikorsky S-76B apresenta, desde sua origem na década de 1980, um nível elevado de tecnologia, considerando a época em que foi fabricado, inclusive na sua estrutura e nos seus sistemas hidráulico, elétrico, mecânico e eletrônico. É uma aeronave homologada para voos noturnos por instrumentos, dentro da Categoria A, que é a categoria que permite manter o voo até uma parada de emergência mais próxima em caso de falha de um dos motores.


Normalmente, a aeronave tem potência suficiente para transportar até 6 ou 8 passageiros, na versão executiva, com bagagem leve, com alcance de até 500 quilômetros, com reserva de combustível, inclusive. Também neste caso, na medida em que se coloca mais passageiros e bagagem dentro da aeronave, na configuração turística, por exemplo, o alcance diminui, sendo necessário reprogramar a missão, com pelo menos mais uma escala para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.


Mais de 100 unidades do modelo Sikorsky S-76B foram fabricadas a partir de 1987.


SIKORSKY S-76C

É mais uma versão melhorada da família Sikorsky S-76, com fabricação em série iniciada em 1994, com algumas melhorias, modernizações e refinamentos em relação aos modelos anteriores, incluindo a troca dos motores canadenses Pratt & Whitney PT6B-36A ou Pratt & Whitney PT6B-36B pelos motores europeus Turbomeca Arriel 2S1, com até 794 shp de potência contínua, em cada motor, podendo chegar a 931 shp, em cada motor, totalizando 1862 shp, melhorando a capacidade de carga útil ou peso máximo de decolagem em relação aos modelos anteriores, principalmente em dias quentes; trem de pouso mais robusto; aviônicos mais modernos; e novo material de acabamento na cabine de passageiros, mais refinado; dentre outras melhorias.


A marca europeia Turbomeca, conhecida atualmente como Safran, é tradicional no mercado aeronáutico, com mais de 80 anos de experiência em desenvolvimento e fabricação de componentes e motores aeronáuticos, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas. Essa empresa já fabricou mais de 72.000 turbinas, de diversos modelos. Atualmente, cerca de 18.000 helicópteros, de diversos modelos, são sustentados por turbinas fabricadas por essa empresa.


Mais uma vez, o número de peças, partes e componentes de material composto foi aumentado, em relação aos modelos anteriores. O imponente helicóptero de porte médio Sikorsky S-76C apresentava, desde sua origem na década de 1990, um nível elevado de tecnologia, considerando a época em que foi fabricado, inclusive na sua estrutura e nos seus sistemas hidráulico, elétrico, mecânico e eletrônico. É uma aeronave homologada para voos noturnos por instrumentos, dentro da Categoria A.


Pela primeira vez, a aeronave recebeu um conjunto completo de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, neste caso da marca Honeywell, com quatro telas em LCD – Liquid Crystal Display, com RMI e moving map ou mapa móvel, para aumentar a precisão e a segurança da navegação, com Dual Comm, AHRS ou sistema de referência, rádio altímetro, transponder modo C, DME, ADF e CVR ou Cockpit Voice Recorder, dentre outros.


Normalmente, a aeronave tem potência suficiente para transportar até 6 ou 8 passageiros, na versão executiva, com bagagem leve, com até 600 quilômetros de alcance, com reserva de combustível, inclusive. Também neste caso, na medida em que se coloca mais passageiros e bagagem dentro da aeronave, na configuração turística, por exemplo, o alcance diminui.


No total, foram mais de 40 unidades do modelo Sikorsky S-76C fabricadas.


SIKORSKY S-76C+

É uma versão amplamente melhorada da família Sikorsky S-76, com fabricação em série iniciada em 1998, com uma ampla variedade de modernizações e refinamentos, incluindo o emprego de uma quantidade e variedade maior de peças, partes e componentes em material composto, o que diminuiu o peso da estrutura da aeronave, o que, por consequência, aumentou a carga útil; novo material de acabamento na cabine de passageiros, tornando-a mais atraente para um público empresarial, mais exigente; e com trem de pouso triciclo retrátil; dentre outras modernizações e refinamentos.


A célula pode ser considerada então de construção mista, pois parte dela foi construída em material composto e parte em liga de alumínio.


Desde sua origem na década de 1990, o modelo Sikorsky S-76C+ apresenta um nível elevado de tecnologia, considerando a época em que foi fabricado, inclusive na sua estrutura e nos seus sistemas hidráulico, elétrico, mecânico e eletrônico. É uma aeronave homologada para voos noturnos por instrumentos, dentro da Categoria A, mas desta vez com inúmeros recursos tecnológicos para aumentar a precisão da navegação, o que, por sua vez, tem reflexos diretos na segurança de voo.


A sub-versão Sikorsky S-76C+ foi fabricada com dois motores do tipo turboshaft, modelo Turbomeca Arriel 2S1, com 794 shp de potência contínua, em cada motor, e 931 shp de potência máxima, disponível na decolagem, com um total de 1.862 shp, o suficiente para uma velocidade de cruzeiro de 270 km/h, com alcance de até 600 quilômetros, em regime normal de rotação, em dias quentes, com seis ou oito passageiros a bordo e pouca bagagem, com reserva de combustível, inclusive. Também neste caso, na medida em que se coloca mais passageiros e bagagem dentro da aeronave o alcance diminui. A aeronave possui peso máximo de decolagem de 5.300 kg, com teto de serviço de 3.800 metros.


Os motores passaram a ser monitorados e controlados por DECU – Digital Engine Control Unit, com suas funcionalidades semelhantes às do FADEC – Full Autority Digital Engine Control, para evitar que os parâmetros de segurança de funcionamento cada um dos motores seja ultrapassado, com botão master para partida dos motores, inclusive.


Essa sub-versão está homologada para aproximações ILS - Instrument Landing System, em caso de neblina / nevoeiro ou chuva leve no aeroporto de destino. Entre outras melhorias, foram incluídos o piloto automático de quatro eixos; a supressão ativa de ruído, para reduzir o ruído na cabine de passageiros, e os amortecedores de vibração, para reduzir a vibração na cabine; o EGPWS – Enhanced Ground Proxitimy Warning System, capaz de alertar os pilotos da aeronave caso haja risco de colisão com o solo; o receptor GPS – Global Positioning System melhorado; e o aparelho TCAS – Traffic Collision Avoidance System melhorado; dentre outros.


Trata-se de uma sub-versão amplamente melhorada da família Sikorsky S-76, fabricada, na década de 2000, com conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System da marca Honeywell, com quatro telas principais de cristal líquido, disponível como item de série, mas com a possibilidade de acrescentar o IRS – Inertial Reference System ou inercial, como item opcional. O painel de comando é completo, dentro do conceito IIDS - Integrated Instrument Display System, com RMI e moving map , dentre outros.


Mais de 30 unidades da sub-versão Sikorsky S-76C+ foram fabricadas.


SIKORSKY S-76C++

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Sub-versão com estrutura e sistemas bem semelhantes ao modelo Sikorsky S-76C+, mas com peso máximo de decolagem melhorado para 5.500 kg, fixação de filtro na entrada de ar dos motores turboshaft europeus Turbomeca Arriel 2S2, com 920 shp disponíveis na decolagem.


Mais de 92 unidades fabricadas.


SIKORSKY S-76D

É uma versão amplamente melhorada da família Sikorsky S-76, com fabricação em série iniciada em 2012, com uma ampla variedade de modernizações e refinamentos, incluindo um novo rotor principal de quatro pás em material composto, mas com sistema anti-ice elétrico; novo padrão de acabamento na cabine de passageiros, inclusive com uma opção executiva com a assinatura da marca de automóveis Bentley, na versão executiva; dentre outras modernizações e refinamentos.


A aeronave apresenta um nível elevado de tecnologia, com um conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument Systems, modelo Thales TopDeck, com radar meteorológico melhorado, modelo Honeywell Primus 660, inclusive.


A versão Sikorsky S-76D foi fabricada com dois motores do tipo turboshaft, modelo Pratt & Whitney PW210S, com 1.000 shp de potência máxima, cada motor, disponível na decolagem, com um total de 2.000 shp, com sistemas de redução de vibração e ruído.


PRINCIPAIS OPERADORES

Os helicópteros da família Sikorsky S-76 são um grande sucesso de vendas da indústria aeronáutica americana, com mais de 870 unidades fabricadas, um número significativo, já que se trata de produtos de alto valor agregado, com elevado preço de aquisição. Aqui no Brasil, essa família está presente nos mercados civil, operado principalmente pelas empresas de táxi-aéreo Líder Aviação e Omni Táxi Aéreo, inclusive realizando voos offshore para plataformas de petróleo.


Entre os operadores governamentais estão a Força Aérea da China, o Ministério dos Transportes da China, a Guarda Costeira do Japão, a Força Aérea da Jordânia, a Força Aérea das Filipinas, o Corpo Nacional de Taiwan (bombeiros), o Ministério do Interior da Arábia Saudita, Ministério do Interior da Sérvia, Força Aérea da Espanha e Guarda Costeira da Espanha, a Marinha da Tailândia e a Royal Air Force, da Inglaterra, divisão King’s Flight, para transporte da Família Real.


Já foram operadores privados a Força Aérea da Austrália, a Ontário Air Ambulance (uma ONG de transporte aeromédico do Canadá), a Força Aérea de Honduras, a Força Aérea de Hong Kong e a Guarda Costeira da Tailândia.


Estre os principais operadores privados dos helicópteros da família Sikorsky S-76 estão a Bristow Group (Estados Unidos e Inglaterra), a CHC Helicopters (Estados Unidos), a Líder Aviação (Brasil), a Omni Táxi-Aéreo (Brasil), a Helijet International (Canadá) e a Offshore Logistics (Estados Unidos), todas elas especializadas em transporte offshore para plataformas de petróleo.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


SIKORSKY S-76C+

  • Capacidade (executiva): 5, 6 ou 8 passageiros;
  • Capacidade (turística): 10 ou 12 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Comprimento total: Aprox. 16 metros (incluindo rotor principal);
  • Largura da fuselagem: Aprox. 2,4 metros;
  • Altura total: Aprox. 4,4 metros (incluindo rotor de cauda);
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 13,4 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 270 km/h;
  • Motorização (potência): 2 X Turbomeca Arriel 2S1 (794 shp / cada);
  • Rotor principal: Quadripá / material composto;
  • Rotor de cauda: Quatro pás;
  • Aviônicos: EFIS Honeywell, com EGPWS e TCAS;
  • Certificação: Categoria A, IFR noturno, com ILS;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 5.300 kg;
  • Alcance: Aprox. 600 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 3.800 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 


SIKORSKY S-76C++

  • Capacidade (executiva): 5, 6 ou 8 passageiros;
  • Capacidade (turística): 10 ou 12 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Comprimento total: Aprox. 16 metros (incluindo rotor principal);
  • Largura da fuselagem: Aprox. 2,4 metros;
  • Altura total: Aprox. 4,4 metros (incluindo rotor de cauda);
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 13,4 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 270 km/h;
  • Motorização (potência): 2 X Turbomeca Arriel 2S2 (922 shp / cada);
  • Rotor principal: Quadripá / material composto;
  • Rotor de cauda: Quatro pás;
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Collins ProLine II, com EGPWS e TCAS;
  • Certificação: Categoria A, IFR noturno, com ILS;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 5.300 kg;
  • Alcance: Aprox. 600 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 4.200 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_S-76
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_S-76
  • Sikorsky (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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