ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO (FILME)
ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO
(NO BRASIL)
ALIEN – O 8º PASSAGEIRO (NO
BRASIL)
ALIEN (ESTADOS UNIDOS, CANADÁ
E INGLATERRA)
ALIEN – EL OCTAVO PASEJERO (ESPANHA
E AMÉRICA LATINA)
ALIEN – LE HUITIÈME PASSAGER
(NA FRANÇA)
INTRODUÇÃO
Alien – O Oitavo Passageiro é um clássico filme dos gêneros ficção científica, drama, suspense e terror, um longa metragem escrito, produzido e filmado em definição padrão nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1970, concluído antes do final dessa década e com lançamento em cinemas americanos, europeus e brasileiros em 1979 e 1980, dirigido pelo britânico Ridley Scott e tendo como atriz principal ou protagonista a americana Sigourney Weaver, como a tenente Ellen Ripley, além das talentosas participações dos atores e atrizes coadjuvantes e antagonista Tom Skerritt, Veronica Cartwright, John Hurt e Iam Holm, estes dois já falecidos, todos eles entre os personagens principais, coadjuvantes e antagonistas de cinema mais marcantes das décadas de 1970 e 1980.
O filme
contou com a atuação de alguns atores e atriz de primeira linha,
desempenhando papéis coadjuvantes e antagonista, dentre eles e ela o americano
Tom Skerritt, como Arthur Dallas, o capitão
da nave espacial civil cargueira Nostromo,
encarregado de conduzir a nave do planeta Thedus até o planeta Terra, com mais de 20.000.000 de
toneladas de minério; a britânica Veronica Cartwright, como a navegadora Joan Lambert; o britânico John Hurt,
interpretando o primeiro oficial Thomas
Kane; o britânico Iam Holm, interpretando o cientista e médico de bordo Ash; o americano Harry Stanton, interpretando
o mecânico Samuel Brett; e o
americano Yaphet Kotto, interpretando o também mecânico Dennis Parker, totalizando sete personagens, além, é claro, da
criatura alienígena que dá o título ao filme, como o “oitavo passageiro” da
nave.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Alien – O Oitavo Passageiro, cujo título original, em inglês, é Alien (pronuncia-se Eilien ou Êlhen), é um clássico filme americano e britânico de ficção científica da década de 1970, dirigido pelo britânico Ridley Scott, cujo roteiro foi escrito e reescrito pelo menos oito vezes, começando por Dan O’Brannon e Ronald Shusett, os dois roteiristas principais, mas com algumas cenas acrescentadas por David Giler, Walter Hill e Gordon Carroll, até chegar à versão final de roteiro aprovada por David O’Brannon, Ronald Shusett, Ridley Scott e pela própria 20th Century Fox, o estúdio de cinema responsável pela distribuição do filme.
Pelo menos uma parte do roteiro final aprovado foi baseada em alguns filmes de ficção científica pouco conhecidos de anos anteriores ao lançamento do filme, como, por exemplo, o americano The Thing From Another World, de 1951; o também americano Forbidden Planet, de 1956; e o italiano Terrore Nello Spazio ou Planeta dos Vampiros, de 1965; além de alguns livros e revistas de quadrinhos ou gibis, como, por exemplo, Junkyard, da década de 1970; e Stranger Relation, também da década de 1970, todos esses também abordando, em alguma medida, algumas questões filosóficas, sociológicas, psicológicas, políticas, sociais, religiosas e comportamentais ou sentimentais.
Além deles, o filme clássico de terror e suspense Tubarão, de 1975, um grande sucesso do cinema americano, dirigido pelo icônico Steven Spielberg, serviu de inspiração ou referência, em alguma medida, para o diretor Ridley Scott conduzir as gravações.
O filme é
estrelado pela já conhecida atriz principal Sigouney Weaver, a icônica
interprete da tenente Ellen Ripley, uma mulher emocionalmente forte e estável, disciplinada,
determinada e resiliente, ao contrário da personagem coadjuvante Joan Lambert,
mais sensível, medrosa, pessimista e emocionalmente frágil, interpretada com
excelência por Veronica Cartwight, dentre outros atores muito bons. Já o
principal antagonista (vilão) da história não é um ser humano, é uma criatura
alienígena não inteligente, ou seja, é puramente instintiva, de comportamento
muito agressivo e que utiliza corpos de seres humanos como incubadores de embriões
ou fetos, para reprodução de novos indivíduos da mesma espécie alienígena...
Ele conta a
história, no futuro, do drama e suspense sério pelo qual passa a tripulação de
uma nave civil de transporte espacial de cargas chamada Nostromo, de
propriedade da empresa terrestre de mineração Weyland-Yutani, cujos executivos
e investidores inescrupulosos e gananciosos sujeitam a própria tripulação da
nave a um tipo de trabalho que não é, originalmente, o seu perfil, ou seja, os
tripulantes são, na prática, obrigados a executar um trabalho que não é deles,
eles não foram originalmente treinados para lidar com a pesquisa e exploração
espacial de formas de vida desconhecidas...
E essa
inexperiência lhes custa muito caro...
O filme conta
uma história em que, no futuro, cientistas e grandes corporações privadas, com
autorização dos governos mundiais, buscam novas formas de produzir substâncias
capazes de alongar a vida de seres humanos, produzir remédios reparadores de
tecidos e/ou órgãos humanos, além de produzir armas biológicas, ou seja, venenos,
a partir da pesquisa de formas de vida desconhecidas disponíveis em outros
planetas, incluindo criaturas alienígenas não inteligentes.
O que, a
princípio, seria algo nobre, a pesquisa científica para melhorar a qualidade de
vida de seres humanos, se torna um desastre, uma tragédia anunciada, uma
“lambança”, como se costuma dizer aqui no Brasil, um mau exemplo de como uma pequena parte
da humanidade, inclusive parte das elites industriais, se tornou moralmente e
eticamente decadente e inescrupulosa, corrupta, gananciosa, sujeitando outros
seres humanos, estes sim inocentes, a riscos altíssimos...
Trata-se de
um dos mais emblemáticos e impressionantes filmes da década de 1970, um dos
mais elogiados pela crítica mundial e bem aceito pelo público, considerado um cult do cinema, inclusive, com um
orçamento de US$ 11 milhões, em valores da época, e uma ótima arrecadação de
US$ 104 milhões, em valores atuais, incluindo a arrecadação nos primeiros anos
de exibição no cinema e em licenciamentos posteriores para TV aberta, TV paga,
mídias físicas e streaming.
O filme foi
levado massivamente para as telas de TV aberta e TV paga, disponibilizado em
mídias físicas, como VHS, DVD e Blu-ray, anos depois, e disponibilizado, nos
anos mais recentes, pelas plataformas de streaming.
No mesmo ano
e nas décadas seguintes, inúmeros outros filmes de alta qualidade voltaram a
abordar o mesmo tema sério, a hipótese (ou já é uma certeza? pense nisso...)
da existência de inúmeras espécies de seres alienígenas no Universo, desde
seres mais simples, como bactérias e vírus, por exemplo, até seres mais
complexos, parte deles inteligente e racional e outra parte irracional, dentre eles Jornada nas Estrelas, de 1979; Chegada, de 2016; Revolt, de 2017; Predador,
de 1987; Sputnik, de 2020; e Duna, de 2021; dentre outros.
A impressionante
estética do filme, incluindo cenários, guarda-roupas (figurino) e a criatura
alienígena, esteve a cargo dos designers Hans Giger, Ron Cobb e Chris Foss,
dentre outros, enquanto a fotografia esteve a cargo de Derek Vanlint. Além
disso, a direção de arte esteve sob a responsabilidade de Michael Seymour e a
edição de imagens e sons sob a responsabilidade de Terence Rawlings, o que
resultou na alta qualidade e na sofisticação do filme em geral, considerando os
padrões da época, é claro, considerado entre os melhores filmes da década de
1970 e que até hoje impressiona pelo realismo.
Os dublês
Bolaji Badejo, Eddie Powell e Roy Scammell, que interpretaram a criatura alienígena,
foram escolhidos a dedo pela produção do filme. O primeiro, por exemplo, tinha
2,2 metros de altura e apenas 70 kg, ou seja, era muito magro, portanto tinha o
biotipo adequado para entrar no traje fantasia da criatura, tratada pela
produção do filme como um Xenomorfo, um ser puramente instintivo, sem
sentimentos / emoções e sem capacidade de raciocínio.
O filme foi
recebido, na época e nas décadas seguintes, com avaliações positivas da crítica
internacional. O site agregador de resenhas Rotten Tomatoes relatou que 98% das
135 críticas do filme, encontradas na grande mídia, foram positivas. Mais
recentemente, uma enquete simples entre usuários do buscador Google, aqui no
Brasil, apontou uma aprovação próxima de 87% dos espectadores do filme.
ROTEIRO
No futuro, a tripulação técnica de uma nave cargueira que faz o transporte de uma grande quantidade minérios de um planeta distante para o planeta Terra tem o seu sono induzido interrompido no meio da viagem pelo computador da própria nave, que, supostamente, recebe uma mensagem de pedido de socorro originado em um planeta de ambiente inóspito.
Num primeiro
momento, parte da tripulação da nave se recusa a atender o suposto pedido de
socorro, mas é informada que tem a obrigação de atendê-lo, de acordo com as
normas de navegação espacial, semelhantes à navegação marítima
atual do nosso planeta, na qual embarcações próximas de uma embarcação acidentada qualquer tem
obrigação de prestar socorro aos sobreviventes.
O editor deste blog optou por não fazer revelações ou dar muitos
detalhes sobre o roteiro. O texto do post traz apenas um breve resumo, muito
sucinto, sobre os 30 minutos iniciais do filme, o suficiente para o leitor
tomar a decisão de assisti-lo ou não.
OPINIÃO DO BLOG
Há quem diga que os melhores filmes são aqueles que tratam de maneira responsável os assuntos sérios, outros afirmam que os melhores filmes são aqueles cujos roteiros se inspiram em bons livros e outros dizem que os melhores filmes são aqueles baseados em fatos reais. Além disso, há aqueles que dizem que uma boa comédia é aquela que ridiculariza os vícios, ilusões, fraquezas morais e falhas de caráter da humanidade e, portanto, contribuem, de uma forma ou de outra, para a reflexão da própria humanidade sobre seu comportamento. São, portanto, filmes construtivos, embora sejam apenas comédias, sem grandes pretensões intelectuais.
No caso
específico do filme Alien – O Oitavo Passageiro, trata-se de ficção científica
de altíssima qualidade, com roteiro sofisticado, escrito por pelo menos dois
craques do cinema, Dan O’Brannon e Ronald Shusett, que aborda com
responsabilidade e seriedade o tema da suposta vida alienígena fora do planeta Terra,
portanto há verossimilhança no filme, o que é um pré-requisito para ser classificado
como um filme com roteiro acima da média, acima dos filmes comuns, portanto
digno de ser visto pelos olhos mais exigentes e atentos a detalhes.
Os atores e
atrizes são de primeira linha; o roteiro é ótimo; a trilha sonora, depressiva, é adequada para esse tipo de filme; os efeitos especiais são muito
bons, considerando os padrões da época, é claro; e a direção é muito boa. O
filme tem verossimilhança no roteiro, principalmente nos detalhes de aspecto
científico, e, no geral, apresenta um tema válido, a suposta existência de vida
alienígena fora do planeta Terra.
A maioria dos
filmes do gênero terror, produzida até hoje pela indústria cinematográfica
mundial, é lixo, não presta... Mas Alien – O Oitavo Passageiro está entre os mais notáveis e
respeitados filmes desse polêmico gênero, ele possui verossimilhança no roteiro, não é “uma bobagem qualquer”,
não é um “filme descartável”, não é um filme “sem pé nem cabeça”, ele tem um
sentido filosófico, sociológico, psicológico, sentimental ou
emocional, científico, político e até religioso...
O filme teve
algumas versões. Uma das versões mais recentes do filme, chamada Edição de 20º Aniversário, com imagem e
som restaurados e remasterizados, para ser comercializada por meio de DVD e
Blu-ray, com adição de algumas cenas, totalizando aproximadamente 117 minutos,
é, sem dúvida, uma das melhores.
Não há
dúvida, Alien – O Oitavo Passageiro, de 1979, é uma obra prima, ele é
recomendado pelo blog e é considerado indispensável para quem quer entender de
cinema. O filme deu origem a uma franquia de cinema, com pelo menos cinco
sequências, Aliens, de 1986; Alien 3, de 1992; Alien – Resurrection, de 1997; Prometheus,
de 2012; e Alien – Covenant, de
2017. Todos esses filmes da sequência são bons, mas não alcançaram o status de
obra prima do primeiro filme da série de filmes, de 1979.
Só pra se ter
uma idéia de como esse filme é respeitado no mundo inteiro, ele foi escolhido,
em 2002, para ser preservado na Biblioteca
do Congresso dos Estados Unidos, além de ter sido vencedor do Oscar de
efeitos especiais, em 1980.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Origem: Estados Unidos;
- Duração: 117 minutos (DVD);
- Gênero: Ficção científica, drama, suspense e terror;
- Vídeo: Panavision, SD e HD em cores (DVD e Blu-ray);
- Áudio: Estéreo e Dolby (DVD e Blu-ray);
- Mídias disponíveis: TV’s aberta e paga, DVD, Blu-ray e streaming;
- Formato: Cinema (Widescreen em DVD);
- Roteiro: Dan O’Brannon e Ronald Shusett;
- Direção: Ridley Scott;
- Produção: Gordon Carroll, David Giler, Ivor Powell e Walter Hill (Brandywine Productions);
- Distribuição: 20th Century Fox (cinema, TV’s aberta e paga, mídias físicas e streaming);
- Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Veronica Cartwright, John Hurt, Iam Holm, Harry Stanton e Yaphet Kotto, dentre outros.
- Trilha sonora: Jerry Goldsmith;
- Fotografia: Derek Vanlint;
- Efeitos especiais:
- Direção de arte: Michael Seymour;
- Designers: Hans Giger, Ron Cobb e Chris Foss;
- Edição: Terence Rawlings;
- Restauração:
- Idioma principal: Inglês, com dublagem para português;
- Orçamento: US$ 11 milhões (valores da época);
- Receita bruta total: US$ 104 milhões (até o momento);
- Opinião do blog: Ótimo;
ONDE ASSISTIR
- Netflix: https://www.netflix.com/br/
- Sky Brasil: https://www.sky.com.br/
- Net / Claro: https://www.claro.com.br/claro-tv-mais
- UOL Play: https://play.uol.com.br/
MAIS CINEMA
Caminho de Casa - Charles Martin - ótimo
Alex Strangelove - Craig Johnson - bom
Entre Frestas - Tomasz Zietek - ótimo
Cloverfiel Paradox – Julius Onah - bom
Virgem de 40 anos – Steve o Paul - bom
Linha de Ação – Allen Hughes - ótimo
A Firma - Tom Cruise - ótimo
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Fúria de Titãs – Sam, Liam e Ralph - bom
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Code 8 – Jeff Chan - ótimo
Casa Comigo? – Deborah e Harry - ótimo
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Assassins Creed – Justin Kurzel - bom
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Círculo de Fogo – Guilhermo del Toro - bom
Aventuras de TinTim – Spielberg - ótimo
Happy Feet – George Miller - ótimo
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Laços de Afeto – Filippo e Francesco - ótimo
Crush Para o Natal – Michael Mayer - bom
Se Organizar Direitinho – Paco Caballero - bom
Amálgama – Carlos Cuaron – bom
A Rede - Sandra Bullock - ótimo
Gravidade - Sandra Bullock - ótimo
Quatro Casamentos - Hugh, Andie e Rowan - ótimo
Pets – Yarrow Cheney - ótimo
Tubarão - Spielberg - bom
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Dicionário Michaelis / UOL: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=A82mK
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alien,_o_Oitavo_Passageiro
- Rotten Tomatoes: https://www.rottentomatoes.com/m/alien
- Base de Dados Jurídica: http://bdjur.almedina.net/item.php?field=node_id&value=426987
- Marina Imperial: https://marinaimperial.com.br/socorro-nautico/
- Fox / Disney (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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