NEW HOLLAND TL 60

NEW HOLLAND TL 60
NEW HOLLAND DO BRASIL
NEW HOLLAND AGRICULTURE
CNH INDUSTRIAL
NEW HOLLAND TL 60 E


INTRODUÇÃO

O moderno trator New Holland TL 60 E é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4 e/ou 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 2000 e 2010 pela New Holland do Brasil, que também fabricou na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos New Holland TL 75 E, New Holland TL 85 E e New Holland TL 95 E, os quatro com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no TL 75 E, no TL 85 E e TL 95 E são mais altos.


Os principais concorrentes do New Holland TL 60 E na década de 2000, por exemplo, foram os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 e/ou 4X2 Massey Ferguson MF 265 Advanced, Yanmar 1160-4, Agrale 5075, John Deere JD 5403 e Valtra 685, com potências variando entre 60 e 80 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


A NEW HOLLAND

A New Holland Agriculture é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores, colheitadeiras de grãos, enfardadeiras de feno, retroescavadeiras, pulverizadores, semeadoras, plantadeiras e colhedoras em geral, a maioria deles com as marcas New Holland e Case. Ela está entre as cinco maiores multinacionais do setor, com mais de 20 fábricas várias partes do mundo, incluindo o Brasil, com presença em mais de 170 países, por meio de mais de 5.000 concessionárias e centros de serviços.


Ela foi fundada nos Estados Unidos, em 1895, pelo empresário americano Abe Zimmerman, na cidade de New Holland, no estado norte-americano da Pensilvânia, foi comprada pela Sperry Corporation, em 1947, que, por sua vez, foi comprada pela Ford Motor Company, em 1986, até ser finalmente comprada pelo Grupo Fiat, em 1991, que a fundiu com a fabricante de utilitários Case IH, em 1999, dando origem, na sequência, à holding CNH Global, controlada pela Família Agnelli, da Itália.


Atualmente, as marcas New Holland e Case e suas fábricas pertencem à CNH Industrial, uma holding europeia independente, sediada na Holanda e controlada pela Família Agnelli, da Itália, que, aliás, também é controladora do grupo automotivo Stellantis N.V., conhecido anteriormente como FCA Fiat Chrysler Automobiles.


Aqui no Brasil, as fábricas da New Holland do Brasil estão localizadas em Rio Verde, no estado de Goiás, fabricando tratores, colheitadeiras e pulverizadores; Curitiba, no estado do Paraná, fabricando tratores e colheitadeiras; Piracicaba, no estado de São Paulo, fabricando pulverizadores; e Sorocaba, também no estado de São Paulo, fabricando ceifadoras.


A New Holland Agriculture também possui uma fábrica de tratores na Argentina.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator New Holland TL 60 E é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico duplo e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, para trabalhos variados na área rural. Ele também pode ser utilizado em indústrias e agroindústrias, movimentando cargas e equipamentos; em marinas, para movimentar pequenas embarcações; e até em aeroportos, para movimentar aeronaves leves e médias.


Para trabalho um pouco mais pesado, como gradeação de terra e trituração de forragem com máquina colhedora de forrageiras, como cana e napier / capiaçu, por exemplo, são recomendados os modelos com maior potência e torque fabricados pela própria New Holland do Brasil ou pelas suas concorrentes na época, como o Massey Ferguson MF 292 Advanced, New Holland TL 95, John Deere 5090E, Valtra A950, Yanmar 1185, New Holland TL 85, Agrale 5105.4, Massey Ferguson MF 4290, John Deere 6110D e Valtra A850, com potências variando entre 80 e 110 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


Ele é um dos integrantes da família ou série de tratores médios New Holland TL, com pelo menos quatro modelos fabricados nas décadas de 2000 e 2010, sendo substituídos recentemente, alguns anos atrás, na linha de montagem do fabricante pelas famílias New Holland TTF, New Holland TT e New Holland TL5, todas melhoradas, mais modernas, mas conservando a faixa de potência, de 50 até 100 cavalos, dependendo do modelo.


No caso específico do trator New Holland TL 60 E, a motorização diesel aspirada Iveco FPT S8000, com três cilindros em linha e 2.930 cilindradas, com bomba Bosch de injeção direta de combustível, produz aproximadamente 65 cavalos de potência e 20 kgfm de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


A transmissão possui 12 marchas à frente e 4 à ré, de série.


O acoplamento de lâmina frontal ou plaina e pá-carregadeira ou concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas usados, com características técnicas que tornam o trator uma das opções válidas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 80 mil e R$ 160 mil, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele foi comercializado no Brasil durante as décadas de 2000 e 2010 e já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo cabine climatizada (opcional); dois faróis dianteiros (de série) e dois faróis de serviço traseiros (opcional); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica independente (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco duplo orgânico, com acionamento mecânico (de série); tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.900 kg no olhal (de série); comando hidráulico duplo de 2 válvulas; e freios a discos banhados a óleo, de acionamento hidráulico (de série).


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que torna esse modelo uma opção válida para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, a New Holland (pronuncia-se Níu Rólan) possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 215 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


A partir de 2006, os consumidores da família de tratores New Holland TL e seus principais concorrentes da época foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época. A partir de 2013, a família de tratores New Holland TL passou por uma leve reestilização, inclusive com novos faróis.


A letra E do nome New Holland TL 60 E significa Exitus.


Para quem precisa de um modelo de trator mais possante, há outras opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca New Holland, incluindo o New Holland 7630, com 110 cavalos e 52 kgfm, e o New Holland 8030, com 122 cavalos e 55 kgfm, ambos com quatro cilindros em linha, equipados com turbocompressor e intercooler.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


NEW HOLLAND TL 60 E

  • Motorização: Iveco FPT S8000, diesel aspirado, com 3 cilindros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora Bosch de combustível;
  • Potência: Aprox. 65 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 20 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: a seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com bomba independente;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, com 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Tração: 4X4 (opcional) ou 4X2 (de série);
  • Embreagem: Independente, disco duplo seco orgânico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.900 kg no olhal (de série), com controle remoto opcional;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento: Radiador de alumínio e hélice de polietileno;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (cabinado): 120 ampères;
  • Alternador (plataformado): 85 ampères;
  • Bateria: 12 volts e 100 ampères;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente;
  • Tanque de combustível (cabinado): Aprox. 140 litros;
  • Tanque de combustível (plataformado): Aprox. 118 litros;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.600 kg;
  • Preço mínimo: Aprox. 80 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 160 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/New_Holland_Agriculture
  • CNH Industrial (divulgação): Imagens

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