CHEVROLET EQUINOX

CHEVROLET EQUINOX (VÁRIOS MERCADOS)
CHEVROLET EQUINOX (NO BRASIL)
HOLDEN EQUINOX (AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA)
PONTIAC TORRENT (AMÉRICA DO NORTE)
GMC TERRAIN (AMÉRICA DO NORTE)


INTRODUÇÃO

O moderno e sofisticado Chevrolet Equinox é um utilitário esportivo de luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido pela multinacional fabricante americana General Motors, desde a década de 2000, e fabricado em série e em larga escala por ela mesma, nos Estados Unidos, e pelas suas subsidiárias canadense, mexicana e chinesa, dependendo da geração, com o início da fabricação seriada da 1ª geração apenas no Canadá, em 2004; com o início da fabricação seriada da 2ª geração no Canadá e nos Estados Unidos, em 2010 e 2013, respectivamente; e o início da fabricação seriada da 3ª geração no Canadá, no México e na China, em 2017, as três gerações com a mesma capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista.


No entanto, somente a 3ª geração do Chevrolet Equinox chegou ao Brasil, em 2017, importada do México, principalmente para substituir a 1ª geração do utilitário esportivo Chevrolet Captiva, que, por sua vez, saiu de linha de produção no México, de onde era importada para o Brasil, totalizando mais de 60.000 unidades vendidas aqui.


Os principais concorrentes do confortável Chevrolet Equinox são os utilitários esportivos de luxo e de alto luxo, dependendo de cada caso, Dodge Journey, Jeep Compass, Mercedes GLE / Mercedes ML, Toyota RAV4, Audi Q7 e Audi Q5, BMW X5, Fiat Freemont, Hyundai Santa Fe, Peugeot 3008, Jeep Grand Cherokee e Jeep Cherokee, Kia Sorento, Land Rover Discovery, Mitsubishi Pajero Full, Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota Hilux SW4, Volkswagen Touareg, Volvo XC90 e Volvo XC60, Nissan Pathfinder, Mitsubishi Pajero Dakar, Subaru Tribeca, Jaguar F-Pace, Ford Edge, Honda CR-V, Hyundai New Tucson, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Tiguan e Caoa-Chery Tiggo 7.


Alguns desses concorrentes do Chevrolet Equinox deixaram de ser importados para o Brasil alguns anos atrás e/ou recentemente.


O sofisticado Chevrolet Trailblazer está na mesma categoria de utilitários esportivos de tamanho médio.


A GENERAL MOTORS

A General Motors Company é uma grande e tradicional fabricante americana de automóveis, caminhões, pickups e peças automotivas. Em 2018, por exemplo, ela foi a quarta maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7,1 milhões de unidades fabricadas. Ela foi fundada em 1908 nos Estados Unidos pelo empresário americano William Durant e está sediada em Detroit, no estado de Michigan.


Ela foi formada a partir do agrupamento de várias outras indústrias do ramo automotivo, na época com o nome General Motors Corporation. Em 1921, o alto executivo americano Alfred Sloan Junior assumiu a administração da organização, dando início a um amplo programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição alcançada até 2008.


Atualmente, a General Motors está presente em quase todos os países do mundo, com mais de 390 instalações de diversos tipos e finalidades, incluindo fábricas próprias, de suas subsidiárias ou de empresas nas quais tem participação societária, atuando inclusive na importação e comercialização de automóveis de suas marcas, fabricados em outros países. Ela emprega, no total, mais de 250.000 pessoas e possui no seu portfólio várias marcas, dentre elas a Buick, a Chevrolet, a Cadillac, a GMC, a ACDelco, esta uma fabricante de peças e componentes automotivos, e a GM Coreia / Daewoo, da Coreia do Sul, com uma participação societária de cerca de 80% nesta fabricante.


A subsidiária brasileira da General Motors é a General Motors do Brasil, ela foi a segunda maior fabricante e vendedora de veículos do Brasil em 2019, incluindo automóveis e pickups, com mais de 475.000 unidades vendidas, entre nacionais e importados. Ela foi fundada no Brasil em 1925, mas nos primeiros cinco anos de suas atividades aqui só montava no Brasil os automóveis quase prontos importados dos Estados Unidos. Somente a partir de 1930 a General Motors do Brasil passou a fabricar, de fato, veículos no Brasil. O primeiro modelo de automóvel de passeio fabricado no Brasil pela empresa foi o Chevrolet Opala, em 1968.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O Chevrolet Equinox é um confortável utilitário esportivo de luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá, com a 1ª geração fabricada em série desde 2004 no Canadá pela subsidiária da multinacional fabricante americana General Motors. Atualmente, ele já está na 3ª geração, mais sofisticada, refinada e confortável, com nova plataforma, inclusive.


A 1ª geração do Chevrolet Equinox faz parte do projeto GM Theta de veículos monobloco, do qual também fazem parte os utilitários esportivos Saturn Vue, conhecido também como Chevrolet Captiva, e Cadillac SRX, dentre outros. Atualmente, o Chevrolet Equinox já está na 3ª geração e faz parte do projeto GM D2XX, também monobloco, do qual também fazem parte os sedans de luxo Chevrolet Cruze e Opel Astra, o hatch compacto híbrido Chevrolet Volt e os utilitários esportivos GMC Terrain e Chevrolet Orlando, dentre outros modelos.


A 3ª geração desse espaçoso modelo de utilitário esportivo da General Motors, que é a geração atual, foi lançada em 2017, montado sobre a plataforma GM D2XX, com opções de tração 4X4 e tração 4X2 dianteira, motor transversal, com boa ergonomia e capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas adultas, incluindo o condutor, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao seu porta-malas. A partir de então ele passou a competir diretamente, mesmo, tanto em termos de sofisticação, refinamento e desempenho quanto em termos de preço, com automóveis de alto luxo do tipo SUV – Sport Utility Vehicle de grandes e tradicionais marcas premium europeias e japonesas como, por exemplo, Mercedes-Benz, Jaguar, Land Rover, Lexus, Audi, Volvo e BMW, lembrando que a General Motors também possui marcas premium, a Cadillac e a Buick, além, é claro, das marcas de perfil popular, a Chevrolet e da GMC, esta pouco conhecida aqui no Brasil.


Esses modelos SUV – Sport Utility Vehicle (pronuncia-se Spórt Iutíliti Víeco) da família Chevrolet Equinox, da tradicional fabricante americana estão equipados com uma grande variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, como freios a discos do tipo ABS (antitravamento); controle de estabilidade; opções de tração 4X4 ou tração 4X2 dianteira, dependendo da versão e do ano de fabricação; controle de tração inteligente (somente os conjuntos de rodas e pneus que estão firmemente em contato com o solo recebem automaticamente força do motor); vários airbags espalhados pelo habitáculo do veículo, os airbags dianteiros, airbags laterais e airbags de cortina; ar-condicionado digital e aquecedor; faróis de LED; e sensores de estacionamento para auxiliar o motorista em manobras apertadas, dentre muitos outros.


Nenhuma versão do Chevrolet Equinox com motor a diesel foi e/ou é importada para o Brasil. As 1ª e 2ª gerações do Chevrolet Equinox nunca vieram para o Brasil, nunca foram importadas oficialmente para cá.


A FAMÍLIA EQUINOX


EQUINOX (1ª GERAÇÃO)

A família Chevrolet Equinox de automóveis utilitários esportivos é um dos mais bem sucedidos projetos da General Motors nas décadas mais recentes, graças principalmente ao gosto do consumidor americano por automóveis espaçosos e confortáveis. Ela nasceu na década de 2000, a partir da percepção dos executivos, projetistas e investidores da montadora americana e sua filial canadense sobre o crescente mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente country. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over, all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.


No mercado norte-americano, principalmente nos Estados Unidos, a família Chevrolet Equinox substituiu, em 2005, a 2ª geração da família Chevrolet Tracker de utilitários esportivos compactos, que, por sua vez, é quase uma cópia da 2ª geração da família de automóveis japonesa Suzuki Vitara, ambas as famílias fabricadas lado a lado no Canadá, mediante um acordo de compartilhamento de projeto e produção seriada entre a General Motors americana e a Suzuki Corporation japonesa.


Apenas para exemplificar essa tendência de mercado, que não é nova e cresce a cada ano, pode-se citar alguns exemplos de “vovôs” do conceito SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, dentre eles o Land Rover Serie I, de fabricação inglesa, da década de 1950; o Toyota Bandeirante, a versão nacional do veículo japonês Toyota Land Cruiser, fabricada no Brasil a partir da década de 1960; e, é claro, o pequeno e lendário Jeep Willys, a partir da década de 1940, o modelo americano fabricado no Brasil e nos Estados Unidos. Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural. Mas as semelhanças param por aqui, pois a intenção da General Motors na década de 2000 era fabricar um automóvel de perfil predominantemente urbano e rodoviário, com uma boa variedade de itens de segurança, conforto e desempenho.


A partir das décadas de 1990 e 2000, dependendo de cada caso, várias renomadas e tradicionais fabricantes europeias de automóveis premium (pronuncia-se prímium) perceberam esse grande potencial de vendas. Do outro lado do Oceano Atlântico a Mercedes-Benz, a Audi, a Volvo, a BMW e a Porsche, por exemplo, também entraram na disputa, com vários modelos, um mais bonito que o outro, confortáveis, refinados e sofisticados, dentre eles o Volvo XC90, o Mercedes-Benz ML, o Audi Q7, o BMW X5 e, é claro, o Porsche Cayenne.


Aliás, o Porsche Cayenne foi a “salvação da lavoura” para a fabricante Porsche. Ele foi o principal responsável pela retomada de mercado da renomada fabricante alemã de automóveis esportivos de alto luxo, que estava com sérios problemas financeiros na época, com perda de receita, inclusive. Talvez não seja um exagero dizer que o Porsche Cayenne salvou a Porsche da falência...


No entanto, quando a 1ª geração do Chevrolet Equinox foi lançada nos Estados Unidos e no Canadá, em 2005, ela ainda não era premium, era de luxo sim mas ainda não era premium, o que só ocorreu com o lançamento da 3ª geração, em 2017, com a introdução de novas tecnologias. Foi somente a partir desse ponto que o Chevrolet Equinox passou a enfrentar as marcas chiques, com resultados positivos de vendas, até agora, graças, principalmente, ao preço mais baixo em relação ao topo da pirâmide.


Essa 1ª geração da família Chevrolet Equinox, lançada em 2004, vendeu muito bem, principalmente as versões mais completas e principalmente para os consumidores dos Estados Unidos, que, aliás, já adoravam utilitários esportivos, minivans, vans e pickups. Só pra se ter uma ideia da grande demanda do mercado americano por esses tipos de veículos mais altos que sedans e hatches, eles somavam, na década de 2000, cerca de 50% de participação do mercado americano de automóveis, com tendência de alta, principalmente os utilitários esportivos.


A General Motors, por exemplo, conseguiu vender nos primeiros seis anos de fabricação seriada mais de 570.000 unidades do Chevrolet Equinox, em várias versões, principalmente as mais completas. Ele ainda não era premium, mas era bem completinho nas versões mais caras, tinha ar condicionado e ar quente; direção hidráulica; airbags frontais e laterais; freios a discos ventilados na frente, com ABS; assentos em couro ou tecidos finos; rodas de liga leve; rádio AM/FM, com CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; vidros com acionamento elétrico, trava central elétrica e alarme; e controle de tração; dentre outros itens.


Se a General Motors dependesse apenas do mercado americano para manter ativa sua linha de produção canadense do Chevrolet Equinox, com certeza manteria tranquilamente, mas além dos mercados americano e canadense ele foi exportado para o México, o que ajudou a incrementar as vendas.


Em seis anos de produção seriada, de 2004 até 2009, ele esteve disponível com motor motor GM V6 LNJ de ferro fundido, a gasolina, com 3.400 cilindradas e 12 válvulas, aspirado e com injeção eletrônica multiponto, importado da China, com 184 cavalos de potência e 28 kgfm de torque; e com o motor GM V6 LY7 de alumínio, a gasolina, com 3.600 cilindradas e 24 válvulas, com 264 cavalos de potência e 34 kgfm de torque; ambos combinados com câmbio automático Aisin AF33 de cinco velocidades ou marchas, importado do Japão; ou com câmbio automático Ford-GM 6T70 de seis velocidades ou marchas, fabricado nos Estados Unidos.


Essa 1ª geração do Chevrolet Equinox nunca esteve no Brasil, nunca foi importada oficialmente para cá.


CHEVROLET EQUINOX (2ª GERAÇÃO)

A 2ª geração do Chevrolet Equinox foi fabricada em série e em larga escala, a partir de 2010 e 2013, no Canadá e nos Estados Unidos, pela General Motors Canadá e pela própria General Motors Company, respectivamente, conservando a maior parte das características conceituais dos modelos da 1ª geração da mesma família, incluindo a plataforma GM Theta, mas neste caso com reforços estruturais para torná-la mais rígida e, portanto, reduzir o ruído interno ao rodar, embora a distância entre-eixos seja a mesma, com 2,8 metros, o que, convenhamos, não é pouco.


Assim, o Chevrolet Equinox de 2ª geração melhorou em praticamente todos os aspectos em relação à geração anterior, inclusive com design completamente novo, criado pelo projetista Ron Aselton, apresentando um bom nível de conforto para condutor e passageiros, com boa ergonomia, inclusive, e com boas características de segurança e desempenho.


Dependendo do ano de fabricação, as versões mais caras do Chevrolet Equinox de 2ª geração apresentaram um bom nível de itens de segurança, conforto e desempenho, incluindo ar condicionado e ar quente; direção hidráulica; airbags frontais, laterais e de cortina; freios a discos ventilados na frente, com ABS; assentos em couro ou tecidos finos; rodas de liga leve; sistema multimídia MyLink, com rádio AM/FM, com CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; vidros com acionamento elétrico, trava central elétrica e alarme; controle de tração; assistente de permanência em faixa; alerta de colisão frontal; serviço OnStar de assistência ao motorista; sistema de recepção de sinal de internet móvel; dentre outros itens.


Dependendo da versão e do ano de fabricação, o Chevrolet Equinox de 2ª geração passou a ser tracionado com os motores GM Ecotec LAF 2.4L aspirado, de alumínio, com quatro cilindros, 2.400 cilindradas e injeção direta, com 182 cavalos de potência e 23 kgfm de torque; GM Ecotec LEA 2.4L aspirado, de alumínio, com quatro cilindros, 2.400 cilindradas e injeção direta, também com 182 cavalos e 23 kgfm de torque; GM LF1 / LFW V6 aspirado, de alumínio, 24 válvulas, com 3.000 cilindradas, com 264 cavalos e 30 kgfm; e GM LFX V6 aspirado, de alumínio, 24 válvulas, com 3.600 cilindradas, com 300 cavalos e 36 kgfm, portanto com mais do que suficiente para mover o veículo, mesmo lotado e com bagagem leve.


Esses motores citados acima foram combinados com o câmbio Ford-GM 6T70 de seis velocidades ou marchas, fabricado nos Estados Unidos.


Essa 2ª geração do Chevrolet Equinox nunca esteve no Brasil, nunca foi importada oficialmente para cá.


No total, foram fabricadas mais de 1.500.000 unidades da 2ª geração da família Chevrolet Equinox, com grande parte delas vendidas nos Estados Unidos.


CHEVROLET EQUINOX (3ª GERAÇÃO)

Logo acima, o bonito Chevrolet Equinox de terceira geração, na sua versão mais cara Chevrolet Equinox Premier, sofisticada e refinada, a mais chique da linha. Esta é a primeira vez que a família Chevrolet Equinox enfrenta pesos-pesados do mercado de alto luxo, como Mercedes-Benz GLE, BMW X5, Jaguar F-Pace, Audi Q7, Volvo XC90 e Porsche Cayenne. Mas com a vantagem do preço mais baixo. Será que ela aguenta?

As subsidiárias canadense, chinesa e mexicana da gigante estadunidense General Motors deram início à fabricação em série da 3ª geração da família Chevrolet Equinox em 2017, conservando uma parte das características conceituais dos modelos da 1ª e 2ª gerações geração da mesma família, ou seja, conceitualmente o Chevrolet Equinox de 3ª geração é o mesmo tipo de carro dos modelos de 1ª e 2ª gerações, são utilitários esportivos de tamanho médio, com carrocerias monobloco, ou seja, são crossovers.


No entanto, essa 3ª geração é praticamente nova, ou seja, ela adotou uma plataforma inteiramente nova; com monobloco inteiramente novo, galvanizado; novo desenho da carroceria, mais bonito e levemente ousado, desenhada pelo americano Jeff Perkins; novo acabamento interno; novos motores, mais eficientes, dentro do conceito downsizing, inclusive; e mais uma opção de câmbio, totalizando pelo menos duas opções automáticas, uma de seis marchas e outra de nove marchas.


O carro é quase completamente novo em relação às gerações anteriores.


Desde 2017, a versão mais cara Chevrolet Equinox Premier já sai de fábrica com uma grande variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, a grande maioria deles, quase todos, como itens de série. Essa 3ª geração da família Chevrolet Equinox passou a sair de fábrica com um nível maior de sofisticação que a 2ª geração da mesma linha de automóveis, incluindo itens presentes apenas em automóveis premium, como, por exemplo, alerta antecipado de eventual colisão frontal, alerta antecipado de pedestre à frente, alerta de ponto cego, assistente de frenagem de emergência contra eventuais colisões frontais, assistente de permanência em faixa, assistente de subida em aclives e assistente de frenagem em declives; dentre outros itens.


Ela passou a ser equipada, dependendo do ano de fabricação, com uma grande variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, parte deles não presentes nos modelos anteriores da 2ª geração, incluindo faróis principais de LED, com ajuste de altura do facho ou feixe de luz, faróis de neblina e lanternas traseiras de LED, estas mais econômicas e eficientes que as convencionais; direção elétrica progressiva; abertura inteligente do porta-malas, com um sensor de presença que detecta os pés do condutor do veículo quando próximos ao porta-malas e abre automaticamente a tampa traseira; freios a discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio e distribuição eletrônica de frenagem; sistema auxiliar de estacionamento automático, com sensores de estacionamento e câmera de ré; sistema multimídia MyLink, com tela de 8 polegadas, com conectividade Android Auto e Apple CarPlay, com rádio AM/FM, entrada USB para arquivos de áudio em MP3, com áudio Bose de 5 alto-falantes e 2 tweeters; piloto automático com sistema de permanência em faixa e alerta antecipado de colisão com outros veículos ou com pedestres, com frenagem preventiva automática ou redução preventiva da velocidade, caso o condutor não acione o pedal de freio; seis airbags no total, sendo dois frontais, dois laterais e cortinas; assistente de partidas ou acelerações em aclives ou rampas, que mantém os freios do veículo acionados até o momento em que o motorista pisa no pedal do acelerador. Seria algo como um sistema análogo a um piloto automático, digamos, que controla os freios do veículo para uma subida controlada.


Achou pouco? Tem mais, respire fundo e vamos em frente. Segundo round: A lista é quase interminável, incluindo suspensão dianteira independente McPherson, com molas helicoidais e amortecedores e suspensão traseira independente multilink; rodas de alumínio de 19 polegas e pneus 235/50, com monitoramento de pressão dos pneus; vidros com acionamento elétrico, trava central elétrica e alarme; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, com ponto de fixação Isofix para cadeirinhas infantis; tração 4X4, com opção de desligamento da tração integral; freio de estacionamento elétrico; ar condicionado de duas zonas, com saída de ar para o assento traseiro; abertura do veículo com chave presencial e acionamento do motor por botão no painel; carregador sem fio para smartphone; volante multifuncional, com coluna de direção regulável em altura e profundidade; bancos em couro ou tecidos finos e bancos dianteiros com regulagem elétricas; computador de bordo completo, com inúmeras informações sobre os sistemas e desempenho do veículo; espelhos retrovisores externos aquecidos; luzes de leitura para todos os ocupantes; sensor de chuva para acionamento do limpador de para-brisa e sensor de luminosidade para acionamento dos faróis; teto solar elétrico panorâmico; sistema de melhoria do sinal de Internet móvel, com roteador integrado; serviço OnStar de assistência de emergência; dentre outros itens.


Dependendo da versão e do ano de fabricação, os modelos Chevrolet Equinox passaram a ser tracionados com os motores GM Ecotec LTG 2.0 turbo, com bloco de alumínio, 16 válvulas, com 2.000 cilindradas, quatro cilindros em linha, injeção direta de gasolina, com 262 cavalos de potência e 37 kgfm de torque; GM LSD / LYX 1.5 turbo, com bloco de alumínio, 16 válvulas, com 1.500 cilindradas, quatro cilindros em linha, injeção direta de gasolina, com 172 cavalos de potência e 27 kgfm de torque mais do que suficiente para mover o veículo, mesmo lotado e com bagagem leve. São duas opções de câmbio automático, com conversor de torque, uma com seis velocidades ou marchas e outra com nove velocidades ou marchas, o que resulta em aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos (vazio), nas versões com motor 2.0 turbo, e 10 segundos (vazio), nas versões com motor 1.5 turbo.


O veículo é considerado seguro, tendo conseguido alcançar 4 estrelas, nos testes de segurança do IIHS – Insurance Institute for Highway Safety, uma organização americana sem fins lucrativos mantida por empresas de seguros de automóveis.


Resumindo: A montadora General Motors decidiu entrar pra valer na disputa pelo consumidor de altíssimo poder aquisitivo, exigente e atento a detalhes. Mas é claro que todo esse conforto, sofisticação e refinamento tem um preço aqui no Brasil: Quase R$ 250 mil, à vista, atualmente. Ainda assim é mais barato que os automóveis de marcas chiques. É outro “universo”, o “topo da pirâmide” da indústria automobilística.


MERCADO

É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, um sonho de consumo dos norte-americanos, dos brasileiros e dos australianos, em geral mais espaçosos e confortáveis que sedans e hatches. Na Europa, na América Latina e na Ásia, incluindo a China, o volume de vendas de utilitários esportivos também é alto.


No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2017, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 17% do número total de automóveis fabricados no Brasil, com viés de alta. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil, de um total de 2.261.967 unidades fabricadas, incluindo hatches e sedans, principalmente os compactos.


Atualmente, ele são mais da metade dos automóveis de passeio produzidos. Eles ultrapassaram as vendas de carros hatches compactos populares, inclusive. E não é difícil entender o porquê: Conforto e praticidade.


SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2019

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Jeep Renegade

68.726

Jeep Compass

60.362

Hyundai Creta

57.460

Nissan Kicks

56.062

Honda HR-V

49.488

Volkswagen T-Cross

37.081

Ford EcoSport

34.206

Renault Captur

28.660

Renault Duster

26.090

10ª

Citroen C4 Cactus

16.438


Atualmente, o Ford EcoSport e o Ford Edge não são mais comercializados no Brasil. Atualmente, a Ford do Brasil comercializa aqui dois modelos de utilitários esportivos de tamanho médio, o Ford Territory, importado da China, e o Ford Bronco, importado do México.


SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2022

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Chevrolet Tracker

70.806

Volkswagen T-Cross

65.341

Jeep Compass

63.564

Nissan Kicks

56.062

Jeep Renegade

51.398

Fiat Pulse

50.522

Corolla Cross

42.506

Volkswagen Nivus

39.463

Nissan Kicks

38.983

10ª

Renault Duster

22.690


ONDE COMPRAR


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


EQUINOX 2.0 PREMIER (3ª GERAÇÃO)

  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Motor: GM Ecotec LTG 2.0 turbo, com 2 litros e 16 válvulas;
  • Motor: Comando duplo, injeção eletrônica direta, bloco e cabeçote de alumínio;
  • Potência e torque: 262 cv e 37 kgfm;
  • Transmissão: Automática de 9 velocidades;
  • Tração: 4X4, com opção de desligamento da tração integral;
  • Porta malas: Aprox. 470 litros;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD;
  • Peso vazio: 1.700 kg;
  • Suspensão dianteira: McPherson, independente, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Multilink, independente, com barra estabilizadora;
  • Rodas e pneus: Alumínio de 19 polegadas, com pneus 235/50;
  • Nível de ruído interno: Aprox. 67 decibéis (100 km/h);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 8 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 10 segundos (lotado);
  • Consumo: Aprox. 8 km / litro (cidade);
  • Consumo: Aprox. 10 km / litro (rodovia);
  • Preço: Entre R$ 120 mil e R$ 160 mil (usado / bom estado de conservação);


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Equinox
  • General Motors (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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