CITROEN C4 PALLAS
CITROEN C4 PALLAS (AMÉRICA DO SUL)
CITROEN C4 PALLAS (BRASIL)
CITROEN C4 SEDAN (EUROPA OCIDENTAL E TURQUIA)
DONGFENG-CITROEN C-TRIOMPHE (CHINA)
DONGFENG-CITROEN C4 SEGA (CHINA)
DONGFENG-CITROEN C-QUATRÈ (CHINA)
DONGFENG-CITROEN C4 SALOON (CHINA)
CITROEN C4 PALLAS 2.0 GLX (VERSÃO INTERMEDIÁRIA)
CITROEN C4 PALLAS 2.0 EXCLUSIVE (VERSÃO TOP)
INTRODUÇÃO
O Citroen C4 Pallas é um moderno sedan médio de luxo da então multinacional francesa PSA – Peugeot Citroen, criado e desenvolvido na Europa e fabricado em série e em larga escala na Argentina como parte da 1ª geração da família de automóveis Citroen C4, com fabricação em série a partir da década de 2000, baseado em um modelo comum de plataforma da então gigante francesa, a PSA PF2, com bom entre-eixos e conjunto moderno, eficiente e relativamente simples de suspensão.
Ele foi um
bem sucedido projeto de carro mundial da então multinacional francesa PSA
Peugeot Citroen, um dos principais integrantes da 1ª geração da família Citroen
C4, nas décadas de 2000 e 2010, inclusive como o substituto, em vários mercados,
de outro projeto bem sucedido da então indústria automobilística francesa, o fastback
médio Citroen Xsara, bem vendido
principalmente na Europa.
Fabricado na Argentina e importado para o Brasil entre 2007 e 2013, o elegante Citroen C4 Pallas disputava
o segmento nacional de automóveis sedans de luxo de tamanho médio e apresentava
uma notável variedade de itens de conforto, desempenho e segurança para a época,
mas com a vantagem do preço competitivo, já que os custos de produção na
Argentina eram (e ainda são) menores que em países europeus, por exemplo.
Ele ainda é
considerado um automóvel moderno, confortável, sofisticado e refinado e esteve
disponível no Brasil em algumas versões, principalmente a Citroen C4 Pallas 2.0 Exclusive, top de linha, a mais completa, e a Citroen C4 Pallas 2.0 GLX, intermediária,
mas bem equipada, ambas com carrocerias no formato sedan, com quatro portas
laterais, comercializadas sempre com motor aspirado PSA EW10A com 2.000 cilindradas, injeção eletrônica de gasolina
e/ou etanol, duplo comando de válvulas e acelerador eletrônico, combinado
com câmbio automático PSA AL4 de
quatro velocidades ou marchas.
O sedan
Citroen C4 Pallas conseguiu despertar a atenção das classes média e alta brasileiras,
principalmente pelo conjunto equilibrado, com construção exemplar e eficiência
dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico, com boa relação custo
benefício na época, vendido apenas nas concessionárias da marca Citroen. O modelo
recebeu, por anos seguidos, a atenção das revistas especializadas brasileiras, dentre
elas Quatro Rodas e Auto Esporte, principalmente pela
relação custo benefício, embora tenha sido criticado por algumas delas pela
fragilidade do câmbio automático.
Apesar desse
aparente ponto fraco, o modelo Citroen C4 Pallas foi um legítimo representante
da então gigante multinacional francesa PSA Peugeot Citroen no então
competitivo segmento de automóveis médios de luxo. Ele foi baseado na
plataforma PSA PF2, usada tanto pela marca Citroen quanto pela marca Peugeot,
inclusive para a fabricação de outros modelos de automóveis médios de luxo da
época, dentre eles o bonito e ousado hatch médio Peugeot 307, dentre outros.
A 1ª geração
da família Citroen C4 foi substituída, a partir de 2014, pela 2ª geração da
mesma família Citroen C4, mas, a partir de então, o sedan médio de luxo Citroen
C4 Pallas foi substituído pelo sedan médio de luxo Citroen C4 Lounge, também fabricado na Argentina e importado para o
Brasil, tornando-se o principal representante da marca Citroen no segmento de
sedans de luxo, competindo com grandes e conceituados fabricantes mundiais.
Aqui no
Brasil, nas décadas de 2000 e 2010, os principais concorrentes do Citroen C4
Pallas foram o Chevrolet Vectra, o Nissan Sentra, o Mercedes-Benz Classe C, o Fiat
Linea, o Ford Focus Sedan, o Honda Civic, o Renault Mégane e o Renault
Fluence, o Toyota Corolla, o Volkswagen Passat e o Volkswagen Jetta, o Audi A4 e o Audi A6, o BMW Série 3, o
Chevrolet Omega, o Ford Fusion, o Honda Accord, o Hyundai
Elantra, o Jaguar X-Type, o Kia Cadenza, o Subaru Legacy e o Volvo S40,
dentre outros.
Nas décadas
de 2000 e 2010, um projeto de hatch de tamanho médio também fez parte da
família Citroen C4, chamado Citroen C4, fabricado principalmente na Europa e na
China, inclusive com uma versão semiesportiva Citroen C4 VTR, além de uma minivan de tamanho médio da mesma
família, a ousada e bonita Citroen C4
Picasso, de carroceria mais volumosa e mais alta, criada, desenvolvida e
fabricada na Europa, dando origem a uma família completa de automóveis.
A CITROEN
A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de
automóveis do planeta, anteriormente uma subsidiária da holding francesa Groupe
PSA (o seu nome original em francês), que também controlava a fabricante
francesa de automóveis Peugeot, ambas as fabricantes irmãs francesas agora
integrantes do Grupo Stellantis,
sediado na Holanda.
O grupo francês PSA Peugeot Citroen foi formado a
partir de 1974, quando a fabricante francesa Peugeot comprou uma participação societária na Citroen, assumindo o
controle da empresa dois anos depois, e o grupo holandês Stellantis foi formado
em 2021, a partir da fusão do Grupo PSA com o Grupo FCA, este conhecido
anteriormente como Fiat SpA.
Atualmente, os principais acionistas do Grupo
Stellantis são a Família Agnelli, da Itália; a fabricante chinesa de automóveis
Dongfeng Motor; a Família Peugeot, da França; e o Governo Francês. Esse grupo
automotivo europeu é o detentor das marcas Fiat,
Jeep, Peugeot, Citroen, Vauxhall, Opel, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo, RAM e Maserati, dentre outras. Já a marca Ferrari também é controlada pela
Família Agnelli, mas não faz parte do Grupo Stellantis.
Aqui no Brasil, o Grupo Stellantis possui fábricas nos
estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, produzindo automóveis com
as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, RAM e Citroen.
Já a CNH
Industrial é uma holding europeia que controla as marcas de tratores New Holland e Case, uma das dez maiores fabricantes de utilitários agrícolas do
mundo. A Iveco Group é uma holding
também europeia que controla fabricantes de veículos comerciais leves e
caminhões com a marca Iveco, uma das
dez maiores fabricantes de caminhões e comerciais leves do mundo. Ambas, a CNH
Industrial e a Iveco Group, também são
controladas pela Família Agnelli, da Itália.
Por razões óbvias, o grupo industrial europeu Stellantis NV anunciou em 2022 que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O nome Citroen C4 Pallas foi utilizado pela fabricante francesa Citroen, a partir da década de 2000, para a comercialização dos modelos de automóveis sedans da 1ª geração da família Citroen C4, fabricados em larga escala na Argentina, importados para o Brasil desde então e comercializados aqui somente nas concessionárias de automóveis novos da marca Citroen, entre 2007 e 2013, até ser substituído pela 2ª geração de sedans da família Citroen C4, chamados Citroen C4 Lounge (pronuncia-se Láund), a partir de 2014, inclusive aqui no Brasil.
Nas décadas
de 2000 e 2010, o elegante e classudo modelo de sedan médio Citroen C4 Pallas e
seus irmãos semelhantes Citroen C4
Sedan, Citroen C-Triomphe, Citroen C4 Saloon e Citroen
C-Quatrè estiveram entre as opções válidas dos mercados de luxo europeu,
sul-americano e chinês, todos baseados na mesma plataforma PSA PF2, todos eles
apresentando um conjunto equilibrado de estrutura, motorização e sistemas
elétrico, hidráulico e eletrônico, dentro da média do que era oferecido ao
mercado na época, mas com a vantagem do custo benefício interessante, bem
abaixo do preço médio dos sedans do segmento premium, como, por exemplo,
Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 3 e Audi A4, dentre outros.
Aqui no Brasil, o Citroen C4 Pallas foi o principal representante da marca Citroen no então disputado, sofisticado, confortável, exigente e refinado segmento de sedans de luxo de tamanhos médio e grande, com robustez estrutural, tração dianteira, mas com apenas uma opção de motorização, a gasolina ou flex, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e porta-malas de boa capacidade.
Faltou aqui
no Brasil pelo menos uma versão com motorização mais potente para suportar o
peso extra de uma típica blindagem nível IIIA, comum aqui no país, lembrando
que o Brasil é um dos países com os maiores números de automóveis blindados do mundo.
Na prática,
os cinco sedans de luxo, Citroen C4 Pallas, Citroen C4 Sedan, Citroen
C-Triomphe, Citroen C4 Saloon e Citroen C4 Sega possuem a mesma base tecnológica, incluindo
carroceria, motores, câmbios e sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos, mas
cada um deles preservando algumas características próprias e singulares, com
pequenas diferenças, principalmente na estética e no acabamento.
A sua
importação para o Brasil foi encerrada em 2013, substituído pelo sedan médio de
luxo Citroen C4 Lounge, que, por sua vez, teve a importação para o Brasil
encerrada em 2021 e essa interrupção reflete uma forte tendência do mercado
mundial, que consiste numa migração gradativa desse consumidor de médio e/ou alto
poder aquisitivo para os utilitários esportivos de tamanhos médio e grande, que,
em geral, são mais confortáveis, porque, obviamente, possuem mais espaço
interno.
E mais ainda,
há quem diga que, no futuro, pouquíssimos modelos de sedans médios e grandes,
hatches médios e peruas / stations sobreviverão à onda dos utilitários esportivos,
e ainda assim com volume de vendas menor que o volume atual, dentre eles,
talvez (já que o futuro é incógnito), o Honda
Civic, o Mercedes-Benz Classe C,
o Toyota Corolla, o BMW Série 3 e o Volkswagen Jetta.
O CITROEN C4 PALLAS
O sedan médio de luxo Citroen C4 Pallas é um típico modelo de automóvel de perfil familiar. Ao contrário do que ocorria com outros modelos de automóveis sedans e fastbacks da marca Citroen na época, o Citroen C4 Pallas não possui suspensão hidropneumática ou hidrativa e não possui eixo traseiro direcional, portanto trata-se de um modelo de automóvel projetado para ter soluções simples de mecânica, uma opção com boa relação custo benefício no mercado de automóveis sedans de luxo nas décadas de 2000 e 2010.
A família
Citroen C4, formada por modelos de automóveis com carrocerias dos tipos hatch
médio, sedan médio e perua ou station wagon, foi desenhada pelos projetistas
Donato Coco, Domagoj Dukec, Jean Pierre Ploué e Bertrand Rapatel, na década de
2000. No caso específico do sedan médio Citroen C4 Pallas, ele foi criado e
desenvolvido na Europa, mas com algumas unidades testadas na América do Sul, um dos principais mercados da marca Citroen.
Ele foi fabricado
na Argentina, entre 2007 e
2013, e pode ser considerado um modelo completo de automóvel,
sofisticado, elegante e confortável. Ele tem ar condicionado de duas zonas e ar
quente; direção eletro-hidráulica; airbags frontais, laterais e de cortina de série;
freios a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS
ou sistema anti-travamento; controle de estabilidade; piloto automático;
computador de bordo; volante multifuncional; sensor de chuva para acionamento
automático do limpador de para-brisa; faróis de neblina; brake-light; câmbio
automático de quatro velocidades ou marchas; bancos em couro com ajustes
elétricos nos dianteiros; suspensão dianteira convencional e independente
McPherson, com molas helicoidais e amortecedores, e suspensão traseira com barra
de torção e amortecedores pressurizados; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme;
sensores de estacionamento traseiros; desembaçador do vidro traseiro; sistema
de som com rádio AM e FM, com DVD player e CD player e leitor de arquivos de
áudio em MP3; dentre outros.
Alguns dos
equipamentos e/ou características citados no parágrafo acima estiveram
disponíveis somente na versão mais completa Citroen C4 Pallas 2.0 Exclusive,
portanto, se estiver consultando o mercado nacional de automóveis usados,
verifique antes se a unidade que lhe interessa possui cada um desses itens de
conforto, segurança e desempenho.
De modo
geral, todas as versões Citroen C4 Pallas são sedans de luxo de tamanho médio,
fabricados com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros,
com boa distância entre-eixos de 2,7 metros, e generoso porta-malas com
capacidade de 580 litros, um dos maiores porta-malas da categoria dos sedans
médios, na época.
Todos os
modelos Citroen C4 Pallas comercializados no Brasil tiveram motorização
dianteira transversal combinada com tração dianteira. Esse conjunto é
razoavelmente eficiente, ou seja, ele consegue dar conta do recado, mas nada
excepcional, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos, vazio, ou 14
segundos, lotado. Trata-se do motor aspirado PSA EW10A com 2.000 cilindradas, quatro cilindros em linha, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio, injeção eletrônica de gasolina
e/ou etanol, duplo comando de válvulas, acionado por correia dentada, e acelerador eletrônico, com 143
cavalos e 20 kgfm de torque, combinado com câmbio automático PSA AL4 de quatro velocidades ou
marchas. Uma parte das unidades comercializadas aqui, principalmente nos
primeiros anos de comercialização, esteve disponível apenas com motores a
gasolina, portanto verifique esse detalhe antes de comprar.
O blog
recomenda uma condução suave do veículo, tipicamente familiar, tranquila, pois
o câmbio automático PSA AL4 tem limitações mecânicas.
MERCADO
O Citroen C4 Pallas foi fabricado entre 2007 e 2013, sendo substituído em 2014 pelo Citroen C4 Lounge, que, por sua vez, teve sua fabricação encerrada em 2021, somando mais de 14 anos de fabricação ininterrupta dos dois modelos, não tendo um substituto direto no Brasil, já que a Citroen tem dado sinais de que vai mesmo deixar de lado os segmentos de sedans de luxo médios e grandes. Outras grandes fabricantes, inclusive as americanas General Motors e Ford, também caminham no mesmo sentido e é bem provável que outras grandes fabricantes europeias, sul-coreanas e japonesas façam o mesmo.
Ambos estavam
na categoria dos sedans de luxo de tamanho médio, um segmento moderno, elegante
e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder
aquisitivo mais alto, que não abrem mão de tecnologia, mas neste caso atentos
ao preço final do veículo na concessionária. É um público de classes média e
alta mais exigente, mas, ao mesmo tempo, atento e sensível a preços, disposto a
pesquisar todas as opções no mercado e a pagar mais por um veículo mais
completo e de qualidade superior, desde que os preços se mantenham dentro de um
patamar que considere razoável.
Aqui no
Brasil eles venderam bem, mas abaixo do volume de vendas de outras opções
disponíveis no mercado na época, como, por exemplo, o Chevrolet Vectra, o Honda
Civic e o Toyota Corolla, os três fabricados no Brasil, também com preços
competitivos.
O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar
alguns cuidados na hora da compra. Verifique se o exemplar que lhe interessa
está realmente em bom estado de conservação. Se optar por um exemplar
disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante as
negociações para compra, além da garantia mínima de três meses.
Se optar por um exemplar de particular, avise sua
família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um
deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra...
Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou
privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV,
como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis,
postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem
também para quem está vendendo o veículo...
CONTROLE DE QUALIDADE
Todo automóvel sofisticado tem custo de manutenção mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares. Com o Citroen C4 Pallas isso não é diferente. Durante as décadas de 2000 e 2010 as fábricas usadas para a montagem desse sedan médio de luxo obedeceram a padrões internacionais de qualidade do então Grupo PSA, o que resultou em um veículo com construção exemplar das carrocerias.
As revisões anuais devem incluir a checagem de vários
itens, como qualquer outro modelo de automóvel, com atenção especial ao estado
de conservação do câmbio automático, de quatro velocidades ou marchas, que
equipa grande parte dos modelos importados para o Brasil, embora ele também
tenha sido comercializado aqui com câmbio manual de cinco velocidades ou
marchas.
É aconselhável checar periodicamente, pelo menos uma
vez por ano, se o sistema está adequadamente lubrificado. Ele precisa de alguns
cuidados adicionais antes e após a compra, como, por exemplo, a verificação do
estado de conservação desse câmbio, com troca periódica do fluido e do filtro,
inclusive. Algumas fontes falam da necessidade da troca do fluido a cada 50.000
quilômetros, inclusive com casos relatados de danos no câmbio após essa
quilometragem ou período ter sido ultrapassado sem a troca do fluido. Na dúvida
troque também o filtro do câmbio, os pistões, os anéis, as juntas / vedações,
as eletroválvulas / solenoides, o tambor, as cintas e as buchas...
Atualmente, o Citroen C4 Pallas só está disponível no
mercado de automóveis usados, a maioria delas em bom estado de conservação.
Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que
lhe interessa está realmente em bom estado, com atenção especial ao estado de
conservação do seu câmbio Citroen AL4 automático. Na dúvida, solicite uma
vistoria técnica de um profissional de confiança.
Dirija normalmente, com moderação, dentro do perfil familiar de uso diário, sem exageros...
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CITROEN C4 PALLAS
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Altura: Aprox. 1,5 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,7 metros;
- Motorização: PSA EW10A transversal de 2.000 cilindradas, injeção eletrônica multiponto;
- Motorização: 16 válvulas, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de admissão;
- Combustível: Gasolina ou flex, dependendo da versão e do ano de fabricação;
- Potência e torque: 143 cavalos e 20 kgfm;
- Taxa de compressão: 10,8:1;
- Transmissão: AL4, automática de 4 velocidades ou marchas;
- Transmissão: Mecânica, de 5 velocidades ou marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (vazio);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox.
- Consumo rodovia: Aprox.
- Tração: 4X2 dianteira;
- Direção: Eletro-hidráulica;
- Aerodinâmica: CX 0,29;
- Nível de ruído interno: 86 decibéis (100 km/h);
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços triangulares, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, com braços estendidos, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora;
- Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás, com ABS e controle de frenagem;
- Rodas e pneus: Liga leve de 16 polegadas, 205/55 R16;
- Tanque de combustível: 60 litros;
- Porta malas: 580 litros;
- Peso:
- Preço: Aprox. R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): http://www.mercadolivre.com.br
- OLX Brasil (classificados): http://www.olx.com.br
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br
GALERIA DE IMAGENS
CITROEN C4 PALLAS
CITROEN C4 TRIOMPHE
CITROEN C-QUATRE (CHINA)
CITROEN C4 SALOON (CHINA)
CITROEN C4 SEDAN (EUROPA)
O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Stellantis do Brasil, por meio da senhora Belisa, da Assessoria de Imprensa, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Estado de Minas / Vrum: https://www.vrum.com.br/fichatecnica/citroen/c4/2009/011086-8/
- Auto Esporte / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=qP9vS2GBW5k
- Programa Automais / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Y5ywtKZ_-vQ
- Estado de Minas / Vrum: https://www.youtube.com/watch?v=BXmhqYQCR2I
- Automotive Design (em inglês): https://www.automotivedesignconference.com/portfolio/domagoj-dukec/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_C4
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/novo-citroen-c4-lounge-chega-ao-brasil-no-segundo-semestre/
- Citroen do Brasil: https://www.citroen.com.br/veiculos-passeio.html
- Revista Carro: https://revistacarro.com.br/
- Auto e Técnica / Band: http://autoetecnica.band.uol.com.br/tag/auto-e-tecnica/
- Stellantis (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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