CITROEN C4 PALLAS

CITROEN C4 PALLAS (AMÉRICA DO SUL)
CITROEN C4 PALLAS (BRASIL)
CITROEN C4 SEDAN (EUROPA OCIDENTAL E TURQUIA)
DONGFENG-CITROEN C-TRIOMPHE (CHINA)
DONGFENG-CITROEN C4 SEGA (CHINA)
DONGFENG-CITROEN C-QUATRÈ (CHINA)
DONGFENG-CITROEN C4 SALOON (CHINA)
CITROEN C4 PALLAS 2.0 GLX (VERSÃO INTERMEDIÁRIA)
CITROEN C4 PALLAS 2.0 EXCLUSIVE (VERSÃO TOP)


INTRODUÇÃO

O Citroen C4 Pallas é um moderno sedan médio de luxo da então multinacional francesa PSA – Peugeot Citroen, criado e desenvolvido na Europa e fabricado em série e em larga escala na Argentina como parte da 1ª geração da família de automóveis Citroen C4, com fabricação em série a partir da década de 2000, baseado em um modelo comum de plataforma da então gigante francesa, a PSA PF2, com bom entre-eixos e conjunto moderno, eficiente e relativamente simples de suspensão.


Ele foi um bem sucedido projeto de carro mundial da então multinacional francesa PSA Peugeot Citroen, um dos principais integrantes da 1ª geração da família Citroen C4, nas décadas de 2000 e 2010, inclusive como o substituto, em vários mercados, de outro projeto bem sucedido da então indústria automobilística francesa, o fastback médio Citroen Xsara, bem vendido principalmente na Europa.


Fabricado na Argentina e importado para o Brasil entre 2007 e 2013, o elegante Citroen C4 Pallas disputava o segmento nacional de automóveis sedans de luxo de tamanho médio e apresentava uma notável variedade de itens de conforto, desempenho e segurança para a época, mas com a vantagem do preço competitivo, já que os custos de produção na Argentina eram (e ainda são) menores que em países europeus, por exemplo.


Ele ainda é considerado um automóvel moderno, confortável, sofisticado e refinado e esteve disponível no Brasil em algumas versões, principalmente a Citroen C4 Pallas 2.0 Exclusive, top de linha, a mais completa, e a Citroen C4 Pallas 2.0 GLX, intermediária, mas bem equipada, ambas com carrocerias no formato sedan, com quatro portas laterais, comercializadas sempre com motor aspirado PSA EW10A com 2.000 cilindradas, injeção eletrônica de gasolina e/ou etanol, duplo comando de válvulas e acelerador eletrônico, combinado com câmbio automático PSA AL4 de quatro velocidades ou marchas.


O sedan Citroen C4 Pallas conseguiu despertar a atenção das classes média e alta brasileiras, principalmente pelo conjunto equilibrado, com construção exemplar e eficiência dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico, com boa relação custo benefício na época, vendido apenas nas concessionárias da marca Citroen. O modelo recebeu, por anos seguidos, a atenção das revistas especializadas brasileiras, dentre elas Quatro Rodas e Auto Esporte, principalmente pela relação custo benefício, embora tenha sido criticado por algumas delas pela fragilidade do câmbio automático.


Apesar desse aparente ponto fraco, o modelo Citroen C4 Pallas foi um legítimo representante da então gigante multinacional francesa PSA Peugeot Citroen no então competitivo segmento de automóveis médios de luxo. Ele foi baseado na plataforma PSA PF2, usada tanto pela marca Citroen quanto pela marca Peugeot, inclusive para a fabricação de outros modelos de automóveis médios de luxo da época, dentre eles o bonito e ousado hatch médio Peugeot 307, dentre outros.


A 1ª geração da família Citroen C4 foi substituída, a partir de 2014, pela 2ª geração da mesma família Citroen C4, mas, a partir de então, o sedan médio de luxo Citroen C4 Pallas foi substituído pelo sedan médio de luxo Citroen C4 Lounge, também fabricado na Argentina e importado para o Brasil, tornando-se o principal representante da marca Citroen no segmento de sedans de luxo, competindo com grandes e conceituados fabricantes mundiais.


Aqui no Brasil, nas décadas de 2000 e 2010, os principais concorrentes do Citroen C4 Pallas foram o Chevrolet Vectra, o Nissan Sentra, o Mercedes-Benz Classe C, o Fiat Linea, o Ford Focus Sedan, o Honda Civic, o Renault Mégane e o Renault Fluence, o Toyota Corolla, o Volkswagen Passat e o Volkswagen Jetta, o Audi A4 e o Audi A6, o BMW Série 3, o Chevrolet Omega, o Ford Fusion, o Honda Accord, o Hyundai Elantra, o Jaguar X-Type, o Kia Cadenza, o Subaru Legacy e o Volvo S40, dentre outros.


Nas décadas de 2000 e 2010, um projeto de hatch de tamanho médio também fez parte da família Citroen C4, chamado Citroen C4, fabricado principalmente na Europa e na China, inclusive com uma versão semiesportiva Citroen C4 VTR, além de uma minivan de tamanho médio da mesma família, a ousada e bonita Citroen C4 Picasso, de carroceria mais volumosa e mais alta, criada, desenvolvida e fabricada na Europa, dando origem a uma família completa de automóveis.


A CITROEN

A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do planeta, anteriormente uma subsidiária da holding francesa Groupe PSA (o seu nome original em francês), que também controlava a fabricante francesa de automóveis Peugeot, ambas as fabricantes irmãs francesas agora integrantes do Grupo Stellantis, sediado na Holanda.


O grupo francês PSA Peugeot Citroen foi formado a partir de 1974, quando a fabricante francesa Peugeot comprou uma participação societária na Citroen, assumindo o controle da empresa dois anos depois, e o grupo holandês Stellantis foi formado em 2021, a partir da fusão do Grupo PSA com o Grupo FCA, este conhecido anteriormente como Fiat SpA.


Atualmente, os principais acionistas do Grupo Stellantis são a Família Agnelli, da Itália; a fabricante chinesa de automóveis Dongfeng Motor; a Família Peugeot, da França; e o Governo Francês. Esse grupo automotivo europeu é o detentor das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroen, Vauxhall, Opel, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo, RAM e Maserati, dentre outras. Já a marca Ferrari também é controlada pela Família Agnelli, mas não faz parte do Grupo Stellantis.


Aqui no Brasil, o Grupo Stellantis possui fábricas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, produzindo automóveis com as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, RAM e Citroen.


Já a CNH Industrial é uma holding europeia que controla as marcas de tratores New Holland e Case, uma das dez maiores fabricantes de utilitários agrícolas do mundo. A Iveco Group é uma holding também europeia que controla fabricantes de veículos comerciais leves e caminhões com a marca Iveco, uma das dez maiores fabricantes de caminhões e comerciais leves do mundo. Ambas, a CNH Industrial e a Iveco  Group, também são controladas pela Família Agnelli, da Itália.


Por razões óbvias, o grupo industrial europeu Stellantis NV anunciou em 2022 que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O nome Citroen C4 Pallas foi utilizado pela fabricante francesa Citroen, a partir da década de 2000, para a comercialização dos modelos de automóveis sedans da 1ª geração da família Citroen C4, fabricados em larga escala na Argentina, importados para o Brasil desde então e comercializados aqui somente nas concessionárias de automóveis novos da marca Citroen, entre 2007 e 2013, até ser substituído pela 2ª geração de sedans da família Citroen C4, chamados Citroen C4 Lounge (pronuncia-se Láund), a partir de 2014, inclusive aqui no Brasil.


Nas décadas de 2000 e 2010, o elegante e classudo modelo de sedan médio Citroen C4 Pallas e seus irmãos semelhantes Citroen C4 Sedan, Citroen C-Triomphe, Citroen C4 Saloon e Citroen C-Quatrè estiveram entre as opções válidas dos mercados de luxo europeu, sul-americano e chinês, todos baseados na mesma plataforma PSA PF2, todos eles apresentando um conjunto equilibrado de estrutura, motorização e sistemas elétrico, hidráulico e eletrônico, dentro da média do que era oferecido ao mercado na época, mas com a vantagem do custo benefício interessante, bem abaixo do preço médio dos sedans do segmento premium, como, por exemplo, Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 3 e Audi A4, dentre outros.


Aqui no Brasil, o Citroen C4 Pallas foi o principal representante da marca Citroen no então disputado, sofisticado, confortável, exigente e refinado segmento de sedans de luxo de tamanhos médio e grande, com robustez estrutural, tração dianteira, mas com apenas uma opção de motorização, a gasolina ou flex, dependendo do modelo e do ano de fabricação, com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e porta-malas de boa capacidade.


Faltou aqui no Brasil pelo menos uma versão com motorização mais potente para suportar o peso extra de uma típica blindagem nível IIIA, comum aqui no país, lembrando que o Brasil é um dos países com os maiores números de automóveis blindados do mundo.


Na prática, os cinco sedans de luxo, Citroen C4 Pallas, Citroen C4 Sedan, Citroen C-Triomphe, Citroen C4 Saloon e Citroen C4 Sega possuem a mesma base tecnológica, incluindo carroceria, motores, câmbios e sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos, mas cada um deles preservando algumas características próprias e singulares, com pequenas diferenças, principalmente na estética e no acabamento.


A sua importação para o Brasil foi encerrada em 2013, substituído pelo sedan médio de luxo Citroen C4 Lounge, que, por sua vez, teve a importação para o Brasil encerrada em 2021 e essa interrupção reflete uma forte tendência do mercado mundial, que consiste numa migração gradativa desse consumidor de médio e/ou alto poder aquisitivo para os utilitários esportivos de tamanhos médio e grande, que, em geral, são mais confortáveis, porque, obviamente, possuem mais espaço interno.


E mais ainda, há quem diga que, no futuro, pouquíssimos modelos de sedans médios e grandes, hatches médios e peruas / stations sobreviverão à onda dos utilitários esportivos, e ainda assim com volume de vendas menor que o volume atual, dentre eles, talvez (já que o futuro é incógnito), o Honda Civic, o Mercedes-Benz Classe C, o Toyota Corolla, o BMW Série 3 e o Volkswagen Jetta.


O CITROEN C4 PALLAS

O sedan médio de luxo Citroen C4 Pallas é um típico modelo de automóvel de perfil familiar. Ao contrário do que ocorria com outros modelos de automóveis sedans e fastbacks da marca Citroen na época, o Citroen C4 Pallas não possui suspensão hidropneumática ou hidrativa e não possui eixo traseiro direcional, portanto trata-se de um modelo de automóvel projetado para ter soluções simples de mecânica, uma opção com boa relação custo benefício no mercado de automóveis sedans de luxo nas décadas de 2000 e 2010.


A família Citroen C4, formada por modelos de automóveis com carrocerias dos tipos hatch médio, sedan médio e perua ou station wagon, foi desenhada pelos projetistas Donato Coco, Domagoj Dukec, Jean Pierre Ploué e Bertrand Rapatel, na década de 2000. No caso específico do sedan médio Citroen C4 Pallas, ele foi criado e desenvolvido na Europa, mas com algumas unidades testadas na América do Sul, um dos principais mercados da marca Citroen.


Ele foi fabricado na Argentina, entre 2007 e 2013, e pode ser considerado um modelo completo de automóvel, sofisticado, elegante e confortável. Ele tem ar condicionado de duas zonas e ar quente; direção eletro-hidráulica; airbags frontais, laterais e de cortina de série; freios a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS ou sistema anti-travamento; controle de estabilidade; piloto automático; computador de bordo; volante multifuncional; sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa; faróis de neblina; brake-light; câmbio automático de quatro velocidades ou marchas; bancos em couro com ajustes elétricos nos dianteiros; suspensão dianteira convencional e independente McPherson, com molas helicoidais e amortecedores, e suspensão traseira com barra de torção e amortecedores pressurizados; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; sensores de estacionamento traseiros; desembaçador do vidro traseiro; sistema de som com rádio AM e FM, com DVD player e CD player e leitor de arquivos de áudio em MP3; dentre outros.


Alguns dos equipamentos e/ou características citados no parágrafo acima estiveram disponíveis somente na versão mais completa Citroen C4 Pallas 2.0 Exclusive, portanto, se estiver consultando o mercado nacional de automóveis usados, verifique antes se a unidade que lhe interessa possui cada um desses itens de conforto, segurança e desempenho.


De modo geral, todas as versões Citroen C4 Pallas são sedans de luxo de tamanho médio, fabricados com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros, com boa distância entre-eixos de 2,7 metros, e generoso porta-malas com capacidade de 580 litros, um dos maiores porta-malas da categoria dos sedans médios, na época.


Todos os modelos Citroen C4 Pallas comercializados no Brasil tiveram motorização dianteira transversal combinada com tração dianteira. Esse conjunto é razoavelmente eficiente, ou seja, ele consegue dar conta do recado, mas nada excepcional, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos, vazio, ou 14 segundos, lotado. Trata-se do motor aspirado PSA EW10A com 2.000 cilindradas, quatro cilindros em linha, com bloco, cabeçote e cárter de alumínio, injeção eletrônica de gasolina e/ou etanol, duplo comando de válvulas, acionado por correia dentada, e acelerador eletrônico, com 143 cavalos e 20 kgfm de torque, combinado com câmbio automático PSA AL4 de quatro velocidades ou marchas. Uma parte das unidades comercializadas aqui, principalmente nos primeiros anos de comercialização, esteve disponível apenas com motores a gasolina, portanto verifique esse detalhe antes de comprar.


O blog recomenda uma condução suave do veículo, tipicamente familiar, tranquila, pois o câmbio automático PSA AL4 tem limitações mecânicas.


MERCADO

O Citroen C4 Pallas foi fabricado entre 2007 e 2013, sendo substituído em 2014 pelo Citroen C4 Lounge, que, por sua vez, teve sua fabricação encerrada em 2021, somando mais de 14 anos de fabricação ininterrupta dos dois modelos, não tendo um substituto direto no Brasil, já que a Citroen tem dado sinais de que vai mesmo deixar de lado os segmentos de sedans de luxo médios e grandes. Outras grandes fabricantes, inclusive as americanas General Motors e Ford, também caminham no mesmo sentido e é bem provável que outras grandes fabricantes europeias, sul-coreanas e japonesas façam o mesmo.


Ambos estavam na categoria dos sedans de luxo de tamanho médio, um segmento moderno, elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, que não abrem mão de tecnologia, mas neste caso atentos ao preço final do veículo na concessionária. É um público de classes média e alta mais exigente, mas, ao mesmo tempo, atento e sensível a preços, disposto a pesquisar todas as opções no mercado e a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior, desde que os preços se mantenham dentro de um patamar que considere razoável.


Aqui no Brasil eles venderam bem, mas abaixo do volume de vendas de outras opções disponíveis no mercado na época, como, por exemplo, o Chevrolet Vectra, o Honda Civic e o Toyota Corolla, os três fabricados no Brasil, também com preços competitivos.


O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Verifique se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação. Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos há a vantagem da segurança durante as negociações para compra, além da garantia mínima de três meses.


Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra... Marque os encontros para negociação para apenas de dia, em locais públicos ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado de TV, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos... Essas mesmas precauções valem também para quem está vendendo o veículo...


CONTROLE DE QUALIDADE

Todo automóvel sofisticado tem custo de manutenção mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares. Com o Citroen C4 Pallas isso não é diferente. Durante as décadas de 2000 e 2010 as fábricas usadas para a montagem desse sedan médio de luxo obedeceram a padrões internacionais de qualidade do então Grupo PSA, o que resultou em um veículo com construção exemplar das carrocerias.


As revisões anuais devem incluir a checagem de vários itens, como qualquer outro modelo de automóvel, com atenção especial ao estado de conservação do câmbio automático, de quatro velocidades ou marchas, que equipa grande parte dos modelos importados para o Brasil, embora ele também tenha sido comercializado aqui com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas.


É aconselhável checar periodicamente, pelo menos uma vez por ano, se o sistema está adequadamente lubrificado. Ele precisa de alguns cuidados adicionais antes e após a compra, como, por exemplo, a verificação do estado de conservação desse câmbio, com troca periódica do fluido e do filtro, inclusive. Algumas fontes falam da necessidade da troca do fluido a cada 50.000 quilômetros, inclusive com casos relatados de danos no câmbio após essa quilometragem ou período ter sido ultrapassado sem a troca do fluido. Na dúvida troque também o filtro do câmbio, os pistões, os anéis, as juntas / vedações, as eletroválvulas / solenoides, o tambor, as cintas e as buchas...


Atualmente, o Citroen C4 Pallas só está disponível no mercado de automóveis usados, a maioria delas em bom estado de conservação. Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado, com atenção especial ao estado de conservação do seu câmbio Citroen AL4 automático. Na dúvida, solicite uma vistoria técnica de um profissional de confiança.


Dirija normalmente, com moderação, dentro do perfil familiar de uso diário, sem exageros...


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


CITROEN C4 PALLAS

  • Capacidade: 5 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,7 metros;
  • Motorização: PSA EW10A transversal de 2.000 cilindradas, injeção eletrônica multiponto;
  • Motorização: 16 válvulas, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de admissão;
  • Combustível: Gasolina ou flex, dependendo da versão e do ano de fabricação;
  • Potência e torque: 143 cavalos e 20 kgfm;
  • Taxa de compressão: 10,8:1;
  • Transmissão: AL4, automática de 4 velocidades ou marchas;
  • Transmissão: Mecânica, de 5 velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox.
  • Consumo rodovia: Aprox.
  • Tração: 4X2 dianteira;
  • Direção: Eletro-hidráulica;
  • Aerodinâmica: CX 0,29;
  • Nível de ruído interno: 86 decibéis (100 km/h);
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços triangulares, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, com braços estendidos, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora;
  • Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás, com ABS e controle de frenagem;
  • Rodas e pneus: Liga leve de 16 polegadas, 205/55 R16;
  • Tanque de combustível: 60 litros;
  • Porta malas: 580 litros;
  • Peso:
  • Preço: Aprox. R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


CITROEN C4 PALLAS


CITROEN C4 TRIOMPHE


CITROEN C-QUATRE (CHINA)


CITROEN C4 SALOON (CHINA)


CITROEN C4 SEDAN (EUROPA)


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Stellantis do Brasil, por meio da senhora Belisa, da Assessoria de Imprensa, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_C4
  • Stellantis (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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