CAMINHÕES MERCEDES-BENZ AXOR

AXOR 1823 / OM 906 LA (NA EUROPA / 1ª FASE)
AXOR 1828 / OM 906 LA (NA EUROPA / 1ª FASE)
AXOR 1833 / OM 926 LA (NA EUROPA / 1ª FASE)
AXOR 1835 / OM 457 LA (NA EUROPA / 1ª FASE)
AXOR 1840 / OM 457 LA (NA EUROPA / 1ª FASE)
AXOR 1843 / OM 457 LA (NA EUROPA / 1ª FASE)
AXOR 1824 / OM 906 LA (NA EUROPA / 2ª FASE)
AXOR 1826 / OM 906 LA (NA EUROPA / 2ª FASE)
AXOR 1829 / OM 906 LA (NA EUROPA / 2ª FASE)
AXOR 1833 / OM 926 LA (NA EUROPA / 2ª FASE)
AXOR 1836 / OM 457 LA (NA EUROPA / 2ª FASE)
AXOR 1840 / OM 457 LA (NA EUROPA / 2ª FASE)
AXOR 1843 / OM 457 LA (NA EUROPA / 2ª FASE)
AXOR 1623 R (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 1824 (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 1829 (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 1843 (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 2523 R (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 2528 R (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 3335 (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 3340 S (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 4028 T (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 4928 T (OUTROS MERCADOS / 3ª FASE)
AXOR 1933 CAVALO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 1933 PLATAFORMA 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2035 CAVALO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2035 CAVALO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2036 ESTRADEIRO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2036 MULTIUSO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2040 CAVALO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2041 ESTRADEIRO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2041 MULTIUSO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2044 CAVALO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2455 CAVALO 4X2 (NO BRASIL)
AXOR 2533 CAVALO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2533 PLATAFORMA 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2535 CAVALO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2536 ESTRADEIRO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2536 MULTIUSO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2540 CAVALO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2544 ESTRADEIRO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2544 MULTIUSO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 2640 CAVALO 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 2644 ESTRADEIRO 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 2644 MULTIUSO 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 2831 CAVALO 6X2 (NO BRASIL)
AXOR 3131 BASCULANTE 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 3131 BETONEIRA 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 3131 PLATAFORMA 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 3340 CAVALO 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 3344 BASCULANTE 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 3344 CAVALO 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 3344 PLATAFORMA 6X4 (NO BRASIL)
AXOR 4141 BASCULANTE 6X4 (NO BRASIL)


INTRODUÇÃO

O nome Mercedes-Benz Axor é usado pela gigante alemã Mercedes-Benz AG para a sua moderna, robusta e eficiente família de veículos de transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas e pesadas, criada na década de 1990 pela então matriz alemã Daimler AG e desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 2000 por ela mesma e por algumas de suas subsidiárias, dentre elas a Mercedes-Benz do Brasil e a Daimler India / BharatBenz, ambas entre as mais importantes subsidiárias do grupo alemão. Atualmente, essa família de caminhões de portes semipesado e pesado para transporte rodoviário está sendo substituída na Europa Ocidental pelas famílias de caminhões Mercedes-Benz Antos e Mercedes-Benz Arocs, em razão da norma de emissões Euro VI, mas aqui no Brasil, ao que parece, ainda não há uma previsão para essa substituição.


Os seus principais concorrentes no Brasil são e/ou foram os caminhões semipesado Agrale 14000 S 6X2, semipesado Ford Cargo 1719, semipesado Ford Cargo 1723, semipesado Volvo FH540 6X4, semipesado Ford Cargo 1731, semipesado Ford Cargo 2423 6X2, semipesado Scania R450 6X4, semipesado Ford Cargo 2429 6X2, semipesado Ford Cargo 2431 6X2, semipesado Volvo FH 460 6X4, semipesado Ford Cargo 2623 6X4, semipesado Ford Cargo 2629 6X4, pesado Ford Cargo 1933 R 4X2, pesado Ford Cargo 2631 6X4, semipesado Iveco Tector 170E21 4X2, semipesado Iveco Tector 170E28 4X2, semipesado Iveco Tector 170E30 4X2, semipesado Iveco Tector 240E28 6X2, semipesado Iveco Tector 240E30 6X2, semipesado Scania P280 B6X2, semipesado Volkswagen Constellation 15.190, semipesado Volkswagen Constellation 17.190, semipesado Volkswagen Constellation 17.230, semipesado Volkswagen Constellation 17.330, semipesado Volkswagen Constellation 23.230 6X2, semipesado Volkswagen Constellation 24.280 6X2, semipesado Volkswagen Constellation 24.330 6X2, semipesado Volkswagen Constellation 25.420 6X2, semipesado Volkswagen Constellation 26.280 6X4, semipesado e pesado Iveco Hi-Road e semipesado e pesado Volkswagen Constellation 26.440 6X4.


Alguns dos modelos citados acima não são mais fabricados.


A MERCEDES-BENZ AG

A Mercedes-Benz AG é uma grande fabricante alemã de automóveis premium, fabricante de caminhões para transporte rodoviário e rural de cargas, conjuntos de chassis / motores de ônibus para transporte rodoviário e rural de passageiros, fabricante de motores a combustão interna para embarcações e possui uma empresa de serviços financeiros. Ela possui várias subsidiárias, inclusive nos Estados Unidos e no Brasil, onde fabrica automóveis, chassis / motores para ônibus e utilitários para transporte rodoviário e rural de cargas.


A tradicionalíssima Mercedes-Benz AG, oficialmente Mercedes-Benz Group AG, conhecida até recentemente como Daimler AG, é a segunda maior fabricante de utilitários médios, semipesados e pesados para transporte rodoviário de cargas no mundo, por meio de sua subsidiária Daimler Truck AG. Ela pode ser considerada a mais antiga fabricante de automóveis do mundo. Se todo rigor técnico e cultural for aplicado para definir qual foi o primeiro automóvel fabricado no mundo então o antigo Benz Velo pode ser considerado o que melhor se encaixa nesse conceito. Ele foi o primeiro veículo com quatro rodas, assento para condutor e passageiro e motor a combustão interna, fabricado a partir de 1894 pela Benz & Cia, a empresa antecessora da Daimler AG. Mas o nascimento da Benz & Cia foi antes, em 1871, fundada por Carl Benz, e, algum tempo depois, em 1886, foi iniciada a fabricação do Benz Motorwagen, uma espécie de triciclo motorizado.


A Mercedes-Benz AG é a proprietária da marca de automóveis de alto luxo Mercedes-Benz, uma das mais conceituadas entre as marcas premium. Ela é a empresa sucessora da Daimler AG, por sua vez a sucessora da DaimlerChrysler, esta a empresa resultante da fusão entre a Daimler-Benz e a Chrysler Corporation, em 1998.


Por razões óbvias, a gigante alemã Mercedes-Benz AG anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis de passeio e utilitários...


MERCEDES-BENS DO BRASIL

A Mercedes-Benz do Brasil é uma grande importadora de automóveis premium e uma grande fabricante de caminhões, motores a diesel e chassis para veículos de transporte urbano e rural de passageiros. Ela foi fundada no Brasil em 1953, com a sua primeira fábrica construída em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo – S.P.. Ela é uma das mais importantes subsidiárias da holding alemã Daimler Truck AG, por sua vez uma empresa controlada pelo grupo industrial alemão Mercedes-Benz AG, com fábricas localizadas em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora – M.G. além de uma central de logística de peças e assistência técnica em Campinas – S.P.


Ela é uma das maiores e mais importantes fabricantes de utilitários para transporte rodoviário de passageiros e cargas do Brasil, controlada pela gigante fabricante alemã Daimler Truck AG, com um centro de desenvolvimento de veículos localizado em São Bernardo do Campo e centros de treinamento localizados em São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora, todos em parceria com o SENAI. Além disso, a empresa possui um campo de provas completo em Iracemápolis, para testes de desenvolvimento de veículos para transporte rodoviário e rural de passageiros e cargas.


A empresa emprega cerca de 9.000 pessoas no Brasil. Além disso, ela possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com uma rede de 200 pontos de atendimento, sendo 115 concessionárias e 85 postos de serviços.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O nome Mercedes-Benz Axor é usado pelo grupo alemão Mercedes-Benz AG para a nomenclatura oficial de sua moderna, robusta e eficiente família de veículos de transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas e pesadas, com sua 1ª fase fabricada em larga escala e comercializada na Europa Ocidental, a partir do ano 2000, seguida da 2ª fase, iniciada em 2005, fabricada em larga escala na Europa Ocidental, na Turquia, no Brasil e na Índia, mas neste caso sob a marca de caminhões BharatBenz, que também é propriedade da holding alemã Mercedes-Benz AG, com PBT’s ou pesos brutos totais variando entre 14.000 kg e 41.000 kg.


Atualmente, essa família não é mais fabricada na Europa Ocidental, embora em alguns mercados europeus ainda seja comercializada, por meio de importação. Por outro lado, aqui no Brasil ela passou por inúmeras melhorias, modernizações e atualizações, desde sua introdução aqui em 2005, resultando em um sucesso de vendas, ao que parece ainda sem previsão de ser substituída pela família de caminhões Mercedes-Benz Antos, já que a demanda continua aquecida.


É uma das mais populares e confiáveis famílias de caminhões semipesados e pesados para transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas e pesadas do Brasil, fabricada em larga escala no município de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo, por sua vez uma das mais tradicionais fábricas de caminhões do Brasil, inaugurada em 1956.


Essa família de caminhões ainda é fabricada da Índia, mas os caminhões fabricados lá são um pouco diferentes dos modelos fabricados aqui no Brasil, além de lá levarem a marca BharatBenz, já bem conhecida no mercado local indiano.


A maioria dos modelos da família Mercedes-Benz Axor está classificada na categoria de semipesados, ou seja, a categoria de caminhões com PBT’s ou pesos brutos totais variando entre 15.000 kg e 45.000 kg, mas com alguns modelos da família Axor podendo chegar a até 75.000 kg de peso bruto combinado ou peso total tracionado. Por isso, alguns dos modelos dessa família são considerados pesados, dependendo da fonte consultada.


VERSÕES DA FAMÍLIA AXOR

A fabricação em série e em larga escala da 1ª fase da família de caminhões médios Mercedes-Benz Axor foi iniciada na Europa Ocidental no ano 2000 pela então fabricante alemã Daimler AG, preenchendo uma lacuna existente entre as capacidades de carga dos caminhões das linhas Mercedes-Benz Atego, menores, e Mercedes-Benz Actros, maiores e mais sofisticados. A fabricação em série da chamada 2ª fase da família Mercedes-Benz Axor foi iniciada na Europa Ocidental, na Turquia e no Brasil a partir de 2005, mas, atualmente, somente a 3ª fase, iniciada em 2012, é fabricada no Brasil e na Índia, pois na Europa Ocidental ela não é fabricada, embora seja comercializada em alguns mercados europeus.


Os primeiros modelos de 1ª fase da família Mercedes-Benz Axor são totalmente originais e foram criados e desenvolvidos pela própria fabricante alemã Daimler AG, inclusive já prevendo a possibilidade de exportação dos modelos para outros países, embora não tenham sido importados para o Brasil, pois na época o principal produto da Mercedes-Benz do Brasil, que ocupava essa faixa de mercado de caminhões semipesados, era o Mercedes-Benz Atron 1635, um grande sucesso de vendas da fabricante alemã aqui no Brasil, um dos integrantes da família de caminhões Mercedes-Benz HPN, conhecida também como Série HPN, conhecidos popularmente como Mercedes Bicudos, com mais de 60.000 unidades fabricadas, composta também pelos modelos Mercedes-Benz LS 1934, Mercedes-Benz LS 1935, Mercedes-Benz LS 1938, Mercedes-Benz LS 1634, Mercedes-Benz LS 1938, Mercedes-Benz L 1518 e Mercedes-Benz L 1620, alguns desses mais clássicos e outros mais modernos, alguns na faixa dos médios e outros na faixa dos semipesados, dependendo de cada caso.


Na época, durante as décadas de 1990 e 2000, o mercado de caminhões leves, médios, semipesados e pesados era praticamente dominado no Brasil por marcas fortes, como Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford e Volvo. Porém, até a década de 1980, a forma usada pela Mercedes-Benz do Brasil para definir os nomes das suas inúmeras versões de caminhões leves, médios e pesados era um pouco confusa, um pouco difícil de entender e até cansativa para quem não estava acostumado com o universo do transporte rodoviário de cargas, basicamente uma “sopa de letrinhas”, composta por letras e números.


Assim, para facilitar a compreensão da nomenclatura de seus caminhões leves, médios, semipesados e pesados a Mercedes-Benz do Brasil decidiu seguir a estratégia de Marketing criada e adotada pela matriz alemã, o uso dos nomes fantasia Sprinter e Accelo, para os comerciais leves e caminhões leves; Atego, para os caminhões médios e semipesados; e Axor e Actros para os caminhões semipesados, pesados e cavalos mecânicos.


Quando a Mercedes-Benz do Brasil decidiu lançar a família de caminhões médios Mercedes-Benz Axor no Brasil, em 2004, o projeto Mercedes-Benz Axor já estava chegando a sua 2ª fase na Europa Ocidental, portanto seria mais prudente para a subsidiária brasileira iniciar os preparativos para fabricação em série dessa 2ª fase, a partir de 2005, mais moderna que a 1ª fase. Os modelos de caminhões da família Mercedes-Benz Axor pertencem a uma única geração, não há previsão de lançamento de uma 2ª geração, pois na Europa Ocidental eles já foram substituídos pela família Mercedes-Benz Antos, ainda mais moderna.


MERCEDES-BENZ AXOR (1ª FASE)

Os modelos de caminhões médios e semipesados da 1ª fase da família Mercedes-Benz Axor são modernos veículos para transporte rodoviário e rural de cargas médias e semipesadas. Eles foram fabricados em série e em larga escala na Europa Ocidental a partir do ano 2000, tornando-se um sucesso de vendas da marca alemã Mercedes-Benz.


No total, foram fabricados pelo menos dez modelos europeus dessa 1ª fase da família Mercedes-Benz Axor, formada tanto por modelos plataforma ou chassi-cabine quanto por modelos de cavalos mecânicos, com a configuração 4X2, 6X2 e 6X4, com PBT’s ou pesos brutos totais variando entre 18.000 kg e 26.000 kg, dependendo do modelo, com opções de cabines curtas, estendidas com leito, teto baixo com leito e teto alto com leito, com distâncias entre-eixos variando entre 3,1 metros e 6,3 metros.


Essa 1ª fase europeia foi composta pelos modelos Mercedes-Benz Axor 1823, com motor Mercedes-Benz OM 906 LA; Mercedes-Benz Axor 1828, com motor Mercedes-Benz OM 906 LA; Mercedes-Benz Axor 1833, com motor Mercedes-Benz OM 926 LA; Mercedes-Benz Axor 1835, com motor Mercedes-Benz OM 457 LA; Mercedes-Benz Axor 1840, com motor Mercedes-Benz OM 457 LA; e Mercedes-Benz 1843, com motor Mercedes-Benz OM 457 LA, dentre outros.


Entre as principais características dessa 1ª fase estão as motorizações Mercedes-Benz OM-906 LA diesel, com 6.374 cilindradas, seis cilindros em linha, com potências variando entre 231 e 279 cavalos e torques variando entre 81 e 110 kgfm, com injeção direta de combustível; a motorização Mercedes-Benz OM-926 LA diesel, com 7.201 cilindradas, seis cilindros em linha, com potência de 326 cavalos e torque de 130 kgfm, com injeção direta de combustível; e as motorizações Mercedes-Benz OM-457 LA diesel, com 11.967 cilindradas, seis cilindros em linha, com potências variando entre 354 e 428 cavalos e torques variando entre 185 e 210 kgfm, também com injeção direta de combustível; todas essas motorizações combinadas com as transmissões mecânicas ou manuais, automatizadas ou totalmente automáticas, dentre elas a G42/5-5, com cinco velocidades manuais, a G60/6-6, com seis velocidades manuais, e a G85/6-6, com seis velocidades manuais.


Essa fase não foi fabricada no Brasil e não foi importada pra cá, porque o portfólio de produtos da Mercedes-Benz do Brasil já estava completo, com modelos fabricados aqui.


MERCEDES-BENZ AXOR (2ª FASE)

Os modelos de caminhões médios, semipesados e pesados da 2ª fase da família Mercedes-Benz Axor são modernos veículos para transporte rodoviário e rural de cargas médias, semipesadas e pesadas. Eles foram fabricados em série e em larga escala na Europa, no Brasil e na Índia a partir de 2005 e rapidamente se tornaram bem aceitos, com dezenas de milhares de unidades fabricadas e vendidas.


Aqui no Brasil, essa 2ª fase é composta pelos modelos Mercedes-Benz Axor 1933 Cavalo 4X2, que, como o próprio nome diz, é um cavalo mecânico toco, mas com rodado duplo atrás, Mercedes-Benz 1933 Caçamba 4X2, um toco caçamba, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2035 Cavalo 4X2, um cavalo toco, mas com rodado duplo, Mercedes-Benz 2035 Cavalo 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2040 Cavalo 4X2, um cavalo toco, mas com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2044 Cavalo 4X2, um cavalo toco, mas com rodado duplo, Mercedes-Benz 2533 Plataforma 6X2, um chassi cabine trucado, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2535 Cavalo 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2540 Cavalo 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2544 Cavalo 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, Mercedes-Benz 2640 Cavalo 6X4, Mercedes-Benz Axor 2644 Cavalo 6X4, um cavalo traçado, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 3340 Cavalo 6X4, Mercedes-Benz Axor 3344 Cavalo 6X4, um cavalo traçado, com rodado duplo, e Mercedes-Benz Axor 4144 Caçamba 6X4, um traçado caçamba, com rodado duplo, dentre outros modelos.


Entre as principais características dessa 2ª fase estão as motorizações Mercedes-Benz OM-906 LA diesel, com 6.374 cilindradas, seis cilindros em linha, com potências variando entre 231 e 279 cavalos e torques variando entre 81 e 110 kgfm, com injeção direta de combustível; a motorização Mercedes-Benz OM-926 LA diesel, com 7.201 cilindradas, seis cilindros em linha, com potência de 326 cavalos e torque de 130 kgfm, com injeção direta de combustível; e as motorizações Mercedes-Benz OM-457 LA diesel, com 11.967 cilindradas, seis cilindros em linha, com potências variando entre 354 e 428 cavalos e torques variando entre 185 e 210 kgfm, também com injeção direta de combustível; todas essas motorizações combinadas com as transmissões mecânicas ou manuais, automatizadas ou totalmente automáticas, dentre elas a G42/5-5, com cinco velocidades manuais, a G60/6-6, com seis velocidades manuais, a G85/6-6, com seis velocidades manuais, e a G131/9, com oito velocidades semiautomáticas, mais a ré.


MERCEDES-BENZ AXOR (3ª FASE)

Os modelos de caminhões semipesados e pesados da 3ª fase da família Mercedes-Benz Axor são modernos veículos para transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas e pesadas. Eles são fabricados em série e em larga escala no Brasil e na Índia desde 2012 e rapidamente se tornaram bem aceitos, com dezenas de milhares de unidades fabricadas. Eles ainda são comercializados na América Latina, incluindo Argentina, Uruguai e Paraguai, na África, na Ásia e no Oriente Médio, nos países em que as normas equivalentes à norma Euro VI de emissões ainda não estão vigorando.


A maioria dos modelos dessa 3ª fase está concentrada na categoria dos semipesados, mas com alguns modelos considerados pesados, em razão da capacidade combinada ou capacidade total de tração.


Aqui no Brasil, essa 3ª fase é composta pelos modelos Mercedes-Benz Axor 1933 Plataforma 4X2, um toco chassi cabine, com rodado duplo atrás, Mercedes-Benz Axor 1933 Cavalo 4X2, um cavalo mecânico toco, mas com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2036 Estradeiro 4X2, um cavalo toco, com rodado duplo, inclusive como cegonheira, Mercedes-Benz Axor 2036 Multiuso 4X2, um cavalo toco, com rodado duplo,  inclusive para construção civil, Mercedes-Benz Axor 2041 Estradeiro 4X2, um cavalo toco, com rodado duplo, inclusive como cegonheira, Mercedes-Benz Axor 2041 Multiuso 4X2, um cavalo toco, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2533 Plataforma 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, inclusive para agroindústria, com caçamba, Mercedes-Benz Axor 2536 Estradeiro 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, inclusive como tanque, Mercedes-Benz Axor 2536 Multiuso 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2544 Estradeiro 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, inclusive como tanque, Mercedes-Benz Axor 2544 Multiuso 6X2, um cavalo trucado, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 2644 Estradeiro 6X4, um cavalo traçado, com rodado duplo, inclusive como porta-contêineres, Mercedes-Benz Axor 2644 Multiuso 6X4, um cavalo traçado, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 3131 Basculante 6X4, uma caçamba traçada, inclusive para emprego na construção civil e mineração, Mercedes-Benz Axor 3131 Betoneira 6X4, que, como o próprio nome diz, é um caminhão traçado usado na construção civil, Mercedes-Benz Axor 3131 Plataforma 6X4, um caminhão traçado chassi-cabine, com rodado duplo, Mercedes-Benz Axor 3344 Basculante 6X4, um caminhão traçado com caçamba, com rodado duplo, inclusive para emprego na agroindústria e na construção civil, Mercedes-Benz Axor 3344 Cavalo 6X4, um cavalo traçado, com rodado duplo, inclusive para emprego na agroindústria florestal, Mercedes-Benz Axor 3344 Plataforma 6X4, um caminhão chassi-cabine traçado, com rodado duplo, inclusive para uso na agroindústria canavieira, e Mercedes-Benz Axor 4141 Basculante 6X4, uma caçamba traçada, inclusive para emprego na construção civil e mineração, dentre outros.


Entre as principais características dessa 3ª fase estão as motorizações Mercedes-Benz OM-926 LA diesel, com 7.201 cilindradas, seis cilindros em linha, com potências variando entre 310 cavalos e 326 cavalos e torques variando entre 122 kgfm e 132 kgfm, com injeção direta de combustível; e as motorizações Mercedes-Benz OM-457 LA diesel, com 11.967 cilindradas, seis cilindros em linha, com potências variando entre 360 e 439 cavalos e torques variando entre 189 e 224 kgfm, também com injeção direta de combustível; todas essas motorizações combinadas com as transmissões mecânicas ou manuais, automatizadas ou totalmente automáticas, dentre elas a MB G330-12 Powershift totalmente automatizada, com 12 velocidades ou marchas; a MB G240-16 Comfortshift semiautomatizada, com 16 velocidades; a MB G211-16 Comfortshift semiautomatizada, com 16 velocidades; a MB G241-16 Powershift totalmente automatizada, com 16 velocidades; a MB G281-12 Powershift totalmente automatizada, com 12 velocidades; e a MB G280-16 Powershift totalmente automatizada, com 16 velocidades; dentre outras.


Essa geração foi e/ou é fabricada com entre-eixos variando entre 3,1 metros até 4,8 metros, suspensão dianteira com molas parabólicas longitudinais e suspensão traseira com molas semielípticas metálicas, molas parabólicas metálicas, molas trapezoidais metálicas ou pneumática, com quatro bolsas por eixo, dependendo do modelo.


Lembre-se que para o serviço pesado o mais importante é o torque, nem tanto a potência.


MODELO AXOR 2544 6X2

Uma das principais estrelas da 3ª fase da família Mercedes-Benz Axor, um dos mais vendidos do mercado nacional de cavalos mecânicos, é o modelo Mercedes-Benz Axor 2544 6X2, comercializado em duas sub-versões, a Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 Estradeiro e a Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 Multiuso, um robusto caminhão do tipo cavalo mecânico para transporte rodoviário de cargas semipesadas e pesadas, com direção hidráulica e câmbio automático MB G-281-12 Powershift de 12 velocidades, portanto sem pedal de embreagem, com embreagem monodisco, com duas opções de cabines articuladas ou basculantes, uma delas leito com teto alto e outra leito com teto baixo.


Ele é construído sobre chassi, com entre-eixos de 3,1 metros ou 3,6 metros, dependendo da opção escolhida pelo cliente, e com motorização MB OM-457 LA BlueTec, eletrônica a diesel, com injeção em seis cilindros em linha, com 11.967 cilindradas, gerando 439 cavalos de potência e 224 kgfm de torque, com PBT ou peso bruto máximo entre 23.000 kg (legal) e 30.000 kg (técnico), exceto quando dotado de suspensão pneumática, cujo peso técnico é de 26.000 kg. Ele é fabricado em série desde 2005, na 2ª fase, e desde 2012, na 3ª fase, pela fabricante brasileira Mercedes-Benz do Brasil, mas com algumas diferenças técnicas em relação à 2ª fase.


Entre as principais diferenças dessa 3ª fase do Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 está a introdução do conceito Econfort, da própria Mercedes-Benz do Brasil, que consiste na combinação de modernizações, melhorias e atualizações focadas no ganho de conforto e economia de combustível, principalmente para adequar a família à norma Proconve P7, equivalente à norma Euro V, de emissões, incluindo a transmissão automatizada, o novo piloto automático ou controlador de velocidade que considera o peso da carga transportada e o compara com as condições da rodovia, incluindo sua inclinação ou aclividade e declividade, para ajustar o funcionamento do motor de modo a economizar combustível.


O peso máximo de tração da sub-versão Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 Multiuso é de até 80.000 kg e o peso máximo de tração da sub-versão Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 Estradeiro é de até 60.000 kg. Segundo o próprio fabricante, a combinação mais adequada para o Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 é a composição de três eixos ou vanderleia com até 48.000 kg ou 53.000 kg de peso total de tração ou combinado, dependendo do modelo.


A sub-versão Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 Multiuso possui eixo traseiro com redução nos cubos e a sub-versão Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 Estradeiro não possui. Ambas as sub-versões compartilham chassi e motorização com vários de seus irmãos da mesma família, todos amplamente testados em rodovias, ruas e avenidas pavimentadas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com custo de manutenção competitivo em relação aos modelos concorrentes.


O cavalo mecânico Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 é um dos modelos intermediários da família Mercedes-Benz Axor, um dos cavalos mecânicos mais vendidos do Brasil, com a configuração de chassi com dois eixos traseiros, sendo um deles de tração e o outro de apoio, mas com rodado duplo nos dois eixos traseiros, com a possibilidade de acoplamento de carretas para as mais variadas funções rodoviárias e agroindustriais, com uma bonita e confortável cabine articulada, do tipo cara-chata, com assento com amortecedores a ar e opção de ar-condicionado ou climatizador, vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme.


Assim, o caminhão semipesado Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 é um dos modelos de caminhões mais competitivos do Brasil, com boa mecânica, elétrica, hidráulica e eletrônica, com preço de tabela de cerca de R$ 680 mil (ano 2022), à vista, é claro, de acordo com a tabela Fipe, mas, de acordo com alguns sites de classificados on-line, consultados pelo blog em 2022, o preço do veículo seminovo pode chegar a R$ 580 mil, equipado com uma variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dentre eles o freio-motor TopBrake, de série, ou freio Voith R115, opcional, os freios ABS ou antibloqueio, de série, o sistema de distribuição eletrônica de frenagem ou EBD, de série, o controle de tração ASR, de série, os cintos de segurança de três pontos, de série, a direção hidráulica, de série, e o HSA ou assistente de partida em rampa, de série, dentre outros.


O painel de instrumentos do Mercedes-Benz Axor 2544 6X2 da 3ª fase ganhou novas funções, incluindo as indicações da pressão do turbo, do tempo e do consumo em marcha lenta, consumo instantâneo em velocidade de cruzeiro, consumo médio e alerta de velocidade na rodovia, dentre outras.


Ele é uma das melhores opções de caminhões semipesados do Brasil, sendo considerado pesado por algumas publicações, com a possibilidade de acoplamento de vários tipos de carretas, incluindo porta-contêineres, baú de alumínio, madeireira, tanque, cegonheira, frigorífico (isotérmico), graneleira e canavieira, com cerca de 50.000 kg de margem de peso entre o peso vazio (ordem de marcha) do cavalo mecânico e o peso máximo de tração, lembrando que a carga útil ou payload pode variar de acordo com o peso da carreta ou implemento, com potência e torque suficientes para uso moderado em rodovias pavimentadas e em estradas rurais bem conservadas, mas lembrando que as regras de peso nas rodovias são mais rígidas que as regras das estradas rurais.


Ele tem capacidade para transportar o motorista e um ajudante ou acompanhante, com cabine confortável, climatizada, inclusive, e com assento do motorista com controles elétricos de altura e inclinação. Ele apresenta um bom desempenho para uso diário, com um dos melhores valores de revenda no mercado nacional de veículos utilitários para transporte rodoviário de cargas semipesadas.


MODELO AXOR 2644 6X4

Entre os principais modelos da 3ª fase da família Mercedes-Benz Axor, também na categoria dos cavalos mecânicos semipesados e pesados, mas neste caso específico um modelo traçado, é o Mercedes-Benz Axor 2644 6X4, também comercializado em duas sub-versões, a Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 Estradeiro e a Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 Multiuso, um robusto caminhão do tipo cavalo mecânico para transporte rodoviário de cargas semipesadas e pesadas, com direção hidráulica e câmbio automático MB G-281-12 Powershift de 12 velocidades, portanto sem pedal de embreagem, com embreagem de dois discos, com duas opções de cabines articuladas ou basculantes, uma delas leito com teto alto e outra leito com teto baixo.


Ele é construído sobre chassi, com entre-eixos de 3,3 metros ou 3,6 metros, dependendo da opção escolhida pelo cliente, e com motorização MB OM-457 LA BlueTec, eletrônica a diesel, com injeção em seis cilindros em linha, com 11.967 cilindradas, gerando 439 cavalos de potência e 224 kgfm de torque, com PBT ou peso bruto máximo entre 23.000 kg (legal) e 36.000 kg (técnico), inclusive quando com suspensão metálica ou pneumática. Ele é fabricado em série desde 2005, na 2ª fase, e desde 2012, na 3ª fase, pela fabricante brasileira Mercedes-Benz do Brasil, mas com algumas diferenças técnicas em relação à 2ª fase.


Entre as principais diferenças dessa 3ª fase do Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 também está a introdução do conceito Econfort, da própria Mercedes-Benz do Brasil, que consiste na combinação de modernizações, melhorias e atualizações focadas no ganho de conforto e economia de combustível, principalmente para adequar a família à norma Proconve P7, equivalente à norma Euro V, de emissões, incluindo a transmissão automatizada, o novo piloto automático ou controlador de velocidade que considera o peso da carga transportada e o compara com as condições da rodovia, incluindo sua inclinação ou aclividade e declividade, para ajustar o funcionamento do motor de modo a economizar combustível.


O peso máximo de tração de ambas as sub-versões, a Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 Multiuso e a Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 Estradeiro, é de até 80.000 kg, dependendo do implemento utilizado. Segundo o próprio fabricante, entre as combinações mais adequadas para o Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 é a composição bitrem, porta-contêineres, por exemplo.


A sub-versão Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 Multiuso possui eixo traseiro com redução nos cubos e a sub-versão Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 Estradeiro não possui. Ambas as sub-versões compartilham chassi e motorização com vários de seus irmãos da mesma família, todos amplamente testados em rodovias, ruas e avenidas pavimentadas e estradas de leito natural na América do Sul, comprovando assim a sua robustez, com custo de manutenção competitivo em relação aos modelos concorrentes.


O cavalo mecânico Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 é um dos modelos top de linha da família Mercedes-Benz Axor, também bem aceito no mercado brasileiro, com a configuração de chassi com dois eixos traseiros, sendo ambos de tração, portanto um caminhão do tipo cavalo traçado, com rodado duplo nos dois eixos traseiros, com a possibilidade de acoplamento de carretas para as mais variadas funções rodoviárias e agroindustriais, com uma bonita e confortável cabine articulada, do tipo cara-chata, com assento com amortecedores a ar e opção de ar-condicionado ou climatizador, vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme.


Assim, o caminhão semipesado Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 é um dos modelos de caminhões mais competitivos do Brasil, com boa mecânica, elétrica, hidráulica e eletrônica, com preço de tabela de cerca de R$ 750 mil (ano 2022), à vista, é claro, de acordo com a tabela Fipe, mas, de acordo com alguns sites de classificados on-line, consultados pelo blog em 2022, o preço do veículo seminovo pode chegar a R$ 580 mil, equipado com uma variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dentre eles o freio-motor TopBrake, de série, ou freio Voith R115, opcional, os freios ABS ou antibloqueio, de série, o sistema de distribuição eletrônica de frenagem ou EBD, de série, o controle de tração ASR, de série, os cintos de segurança de três pontos, de série, a direção hidráulica, de série, e o HSA ou assistente de partida em rampa, de série, dentre outros.


O painel de instrumentos do Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 da 3ª fase ganhou novas funções, incluindo as indicações da pressão do turbo, do tempo e do consumo em marcha lenta, consumo instantâneo em velocidade de cruzeiro, consumo médio e alerta de velocidade na rodovia, dentre outras.


Ele é uma das melhores opções de caminhões semipesados do Brasil, sendo considerado pesado por algumas publicações, com a possibilidade de acoplamento de vários tipos de carretas, incluindo porta-contêineres, baú de alumínio, madeireira, tanque, cegonheira, frigorífico (isotérmico), graneleira e canavieira, com cerca de 64.000 kg de margem de peso entre o peso vazio (ordem de marcha) do cavalo mecânico e o peso de tração de 74.000 kg, sem a carreta ou implemento, lembrando que a carga útil ou payload pode variar de acordo com o peso da carreta ou implemento, com potência e torque suficientes para uso moderado em rodovias pavimentadas e em estradas rurais bem conservadas.


Por exemplo, uma carreta bitrem porta-contêiner da Randon, Noma ou Facchini pesa entre 7 e 10 toneladas, portanto a carga útil pode variar entre 57.000 kg e 54.000 kg, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da versão e dos opcionais solicitados, considerando um peso de tração de 74.000 kg, lembrando que a capacidade máxima é de 80.000 kg, mas neste caso com algumas limitações na operação e condução do veículo.


Ele tem capacidade para transportar o motorista e um ajudante ou acompanhante, com cabine confortável, climatizada, inclusive, e com assento do motorista com controles elétricos de altura e inclinação. Ele apresenta um bom desempenho para uso diário, com um dos melhores valores de revenda no mercado nacional de veículos utilitários para transporte rodoviário de cargas semipesadas.


MERCADO

Desde a década de 1950, a Mercedes-Benz do Brasil fabrica chassis para ônibus rodoviários, melhorando seus produtos a cada ano. Desde a década de 1980, a empresa fabrica chassis para micro-ônibus e miniônibus, também melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para micro-ônibus e miniônibus, ônibus médios e grandes, e uma das líderes na fabricação de pequenos caminhões, caminhões médios, semipesados e pesados.


Na década de 2000, ela alcançou a marca de 350.000 unidades de chassis de micro-ônibus, miniônibus e ônibus fabricadas e vendidas no Brasil. Naquela década, ela detinha cerca de 50% desse mercado, posição mantida com firmeza até hoje, com produtos modernos e alta tecnologia em suas linhas de produção.


Em 2005, a Mercedes-Benz do Brasil alcançou a impressionante marca de 1.500.000 unidades de veículos e chassis para veículos de transporte coletivo de passageiros e cargas leves e pesadas, desde sua inauguração na década de 1950. Ela foi líder absoluta nesse mercado desde sua inauguração na década de 1950, sendo ultrapassada em 2005 pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. Ela alcançou um recorde histórico em 2007 na fabricação de veículos e chassis para veículos para transporte coletivo de passageiros e cargas, com mais de 67.000 unidades fabricadas.


Ela é mundialmente conhecida pela alta qualidade na fabricação de automóveis premium e uma das líderes mundiais em inovação tecnológica na fabricação de automóveis e veículos coletivos para transporte de passageiros e veículos para transporte de cargas.


Segundo algumas fontes, o grupo alemão Mercedes-Benz AG é o maior fabricante mundial de caminhões. Até 2004, a Mercedes-Benz do Brasil era líder nacional na fabricação de caminhões e cavalos mecânicos para transporte rodoviário de cargas leves, médias e pesadas. Em 2017, ela retomou a liderança na fabricação de caminhões, com cerca de 30% do mercado nacional, com mais de 15.100 unidades fabricadas. Ela também foi líder na fabricação de chassis para veículos de transporte coletivo de passageiros, ou seja, micro-ônibus, miniônibus e ônibus, com mais de 51% do mercado nacional, com mais de 6.000 unidades fabricadas.


Aqui no Brasil, a produção total de caminhões em 2017 foi de quase 52.000 unidades, com as principais fabricantes Mercedes-Benz do Brasil, Volkswagen / MAN, Ford do Brasil, Volvo e Scania, nesta ordem decrescente, considerando unidades fabricadas, conseguindo praticamente dominar o mercado nacional, com mais de 90% do market share, enquanto as demais continuam se esforçando para ganhar terreno, dentre elas algumas notáveis, a Iveco, a Agrale, a DAF, a Hyundai e a Kia, estas duas pertencentes ao mesmo grupo sul-coreano Hyundai.


MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2017)

FABRICANTE

UNIDADES

PARTICIPAÇÃO

Mercedes-Benz

+ d 15.000

Cerca de 29%

Volkswagen / MAN

+ d 14.000

Cerca de 28%

Ford do Brasil

+ de 7.800

Cerca de 15%

Volvo

+ de 5.900

Cerca de 11%

Scania

+ de 5.700

Cerca de 11%

Iveco (Grupo CNH)

+ de 1.900

Cerca de 4%

DAF

+ d 1.040

Cerca de 2%

Agrale

+ d 110

Cerca de 0,5%


Nota: Os números são aproximados e/ou arredondados. Há algum tempo a Ford do Brasil anunciou a intenção de parar a sua fabricação de caminhões. A Agrale é uma marca brasileira. A fabricante chinesa Sinotruk encerrou em 2016 suas atividades de importação / comercialização de veículos utilitários no Brasil.


A gigante alemã Mercedes-Benz AG possui também uma subsidiária na Argentina, onde fabrica vários modelos de veículos, entre eles a van Mercedes-Benz Sprinter, importada para o Brasil desde a década de 1990.


CRITÉRIO DE SEGMENTAÇÃO DE CATEGORIAS DE UTILITÁRIOS

CATEGORIA

PBT (PESO BRUTO)

OBSERVAÇÃO

Furgões

 

 

Chassi cabine

Até 3,5 toneladas

 

Semileve

De 3,5 ton. até 6 toneladas

 

Leve

De 6 ton. até 10 toneladas

 

Médio

De 10 ton. até 15 toneladas

 

Semipesado

De 15 ton. até 45 toneladas

 

Pesado

A partir de 45 toneladas

 

Cavalo mecânico

 

 

Fonte: Anfavea


A família de caminhões semipesados e pesados Mercedes-Benz Axor esteve entre as dez famílias de caminhões semipesados e pesados mais vendidas do Brasil na década de 2010, por mérito próprio, já que, no total, foram mais de 60 modernizações, melhorias e atualizações desde o seu lançamento no Brasil, em 2005. Ela ainda é uma das famílias mais vendidas no Brasil, mesma já tendo sido substituída no mercado europeu, em razão apenas de questões relacionadas a emissões, pois ainda é uma das mais modernas famílias.


A fabricante brasileira Mercedes-Benz do Brasil disponibiliza às transportadoras clientes de seus caminhões semipesados e pesados o programa de redução de consumo de combustível e custo operacional Fleetboard, que consiste em um software de gestão de frotas, acompanhado por um programa de treinamento de mecânicos e motoristas, visando aumento de competitividade.  


Por exemplo, com a carga combinada ou de tração de 74 toneladas, um Mercedes-Benz Axor 2644 6X4 Estradeiro, na configuração com carreta porta-contêiner bitrem, por exemplo, é recomendado a transitar em rodovias bem conservadas a 80 km/h, em dias secos, ou 70 km/h, em dias chuvosos, para economizar combustível, a cerca de 1.500 rpm, talvez um pouco menos. Nesse regime, ele consegue, segundo fontes consultadas, percorrer mais de 2 quilômetros com um litro de diesel, na média.


Abaixo de 70 km/h entra em operação o sistema EcoRoll, que aproveita o máximo possível a inércia do veículo.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


AXOR 3344 6X4 P/K (3ª FASE)

  • Cabine: Estendida;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Cavalo mecânico, entre outras opções;
  • Entre-eixos: Entre 4,8 metros ou 3,3 metros;
  • Motorização (potência / torque): Mercedes OM-457 LA diesel de 12 litros, 6 cilindros, Bluetec e SCR (439 cavalos / 224 kgfm);
  • Câmbio: MB G 330-12 Powershift, automatizado, sem pedal, 12 marchas;
  • Câmbio: MB G 240-16 Comfortshift, semiautomatizado, com pedal, 16 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas;
  • Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, tambor em todas as rodas, ABS, ASR e EBD;
  • Freio de estacionamento: Câmaras de mola acumuladora;
  • Freio-motor: Top Brake, Retarder Voith 115 HV;
  • Rodas e pneus: 8,25 X 22,5”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico): Até 33.500 kg;
  • Capacidade de tração: Até 123.000 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 300 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 450 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (seminovo): Aprox. R$ 500 mil (ótimo estado de conservação);


AXOR 3131 6X4 P/B/K (3ª FASE)

  • Cabine: Simples e estendida;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Basculante, dentre outras opções;
  • Entre-eixos: Entre 4,8 metros ou 3,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Mercedes OM-926 diesel, 6 cilindros, Bluetec e SCR (310 cavalos / 122 kgfm);
  • Câmbio: MB G 211-16 Comfortshift, semiautomatizado, com pedal, 16 marchas;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas;
  • Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, tambor em todas as rodas, ABS, ASR e EBD;
  • Freio de estacionamento: Câmaras de mola acumuladora;
  • Freio-motor: Top Brake, Retarder Voith 115 HV;
  • Rodas e pneus: 9 X 22,5”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico): Até 31.500 kg;
  • Capacidade de tração: Até 63.000 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 300 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 450 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (seminovo): Aprox. R$ 500 mil (ótimo estado de conservação);
  • Preço (novo): Aprox. R$ 750 mil (com caçamba);


AXOR 2644 6X4 (3ª FASE)

  • Cabine: Leito, teto baixo ou alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Cavalo mecânico;
  • Entre-eixos: Entre 3,3 metros ou 3,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Mercedes OM-457 diesel, 12 litros, 6 cilindros, Bluetec e SCR (439 cavalos / 224 kgfm);
  • Injeção: Eletrônica e direta;
  • Câmbio: MB G 281-12 Powershift, automatizado, sem pedal, 12 marchas;
  • Câmbio: MB G 280-16 Powershift, automatizado, sem pedal, 16 marchas;
  • Direção: ZF 8098;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito, tambor em todas as rodas, ABS, ASR e EBD;
  • Freio de estacionamento: Câmaras de mola acumuladora;
  • Freio-motor: Top Brake, Retarder Voith 115 HV;
  • Rodas e pneus: 8,25 X 22,5”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Tanque de combustível: 500 litros;
  • Tanque de arla: 95 litros;
  • Peso bruto (técnico): Até 26.100 kg;
  • Capacidade de tração: Até 80.000 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 200 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 400 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (seminovo): Aprox. R$ 580 mil (ótimo estado de conservação);
  • Preço (novo): Aprox. R$ 750 mil (cavalo);


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em alemão): https://de.m.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_Axor
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_Axor
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminh%C3%B5es_Mercedes-Benz_(Brasil)
  • Daimler AG (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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