CLEAN BANDIT (MÚSICA ELETRÔNICA)

CLEAN BANDIT
GRACE CHATTO (DESDE 2008)
JACK PATTERSON (DESDE 2008)
LUKE PATTERSON (DESDE 2008)
NEIL AMIN-SMITH (2008 ATÉ 2016)
SSEGAWA KIWANUKA (2008 ATÉ 2010)
WARNER MUSIC / ATLANTIC


INTRODUÇÃO

Clean Bandit é o nome de uma famosa e brilhante banda britânica de música pop, com elementos integrados de música eletrônica, incluindo house music, drum and bass e dance music, criada em 2008 em Cambridge, na Inglaterra, pelos jovens multi-instrumentistas britânicos Grace Chatto, Jack Patterson, Luke Patterson, Neil Smith e Ssegawa Kiwanuka, considerada pelo público mundial, pela mídia, pela crítica musical e no meio artístico uma das principais bandas de música eletrônica da atualidade, com a criação e desenvolvimento de uma variedade harmônica, inovadora, graciosa, ousada e até sensível e delicada de músicas instrumentais com elementos e tendências de alguns subgêneros da música eletrônica.


Atualmente, essa banda de música pop está entre as mais bem avaliadas e respeitadas do mundo, formada por alguns dos melhores multi-instrumentistas, compositores, DJ’s e produtores de música eletrônica da atualidade, uma das bandas de música eletrônica mais bem sucedidas do mundo, uma referência em música eletrônica de alta qualidade e de bom gosto, uma das mais conceituadas desse sofisticado nicho de mercado, com seu trabalho comparável aos de outros DJ’s e bandas também importantes, como, por exemplo, Calvin Harris, Black Eyed Peas, Chemical Brothers, Towa Tei, C&C Music Factory, Jamiroquai, Air, Alex H, Étienne de Crecy, Kaskade, Fatboy Slim, Crystal Method, Underworld, Groove Armada, Modjo, Bob Sinclar, Etherwood, Daft Punk e Cassius, dentre outros.


A WARNER MUSIC

Logo acima, o logotipo da gigante holding americana Warner Music, a terceira maior indústria fonográfica do planeta, a proprietária da Atlantic Records, também americana. Logo abaixo, o logotipo da banda de música pop britânica Clean Bandit, uma das mais talentosas da atualidade, uma referência em música eletrônica de alta qualidade. 

Atualmente, a Warner Music Group é uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A Warner Music, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e da Sony Music, a segunda maior do planeta.


A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras e/ou selos Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, a Elektra Records e a Sire Records.


Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.


A MÚSICA ELETRÔNICA

A chamada música eletrônica é todo tipo de música em que há predominância de instrumentos musicais eletrônicos nas fases de criação, desenvolvimento (ensaios) e gravação. De modo geral, e como todo tipo de arte, ela é fruto direto da capacidade criativa do ser humano, mas a principal diferença em relação a outros estilos musicais é o uso intensivo ou predominante de instrumentos musicais eletrônicos, principalmente sintetizadores, baixos e baterias eletrônicas, usados intensivamente nas fases de criação, desenvolvimento e gravação.


Atualmente, ela é um dos principais produtos da indústria fonográfica mundial e exerce influência sobre outros ritmos musicais, como o soul, o jazz, o R&B, o easy listening, o gospel, o blues, o lounge, a new age, o reggae, a new wave e o rock.


CARACTERÍSTICAS E CARREIRA

Atualmente, a famosa e brilhante banda britânica de música pop Clean Bandit é formada pelos criativos, inovadores e ousados multi-instrumentistas ingleses Grace Chatto, Jack Patterson e Luke Patterson, além de também desempenharem a função de compositores, produtores de música eletrônica e produtores de videoclipes, ou seja, eles produzem e dirigem seus próprios videoclipes. Eles fazem parte da elite da música eletrônica mundial.


Essa banda foi formada em 2008 pelos então jovens estudantes universitários Grace Chatto, Jack Patterson e seu irmão Luke Patterson, Ssegawa Kiwanuka e Neil Amin-Smith e entre suas principais características, a mais curiosa, inclusive, está a surpreendente combinação de instrumentos musicais típicos de música eletrônica, como, por exemplo, sintetizador e bateria eletrônica, com instrumentos musicais acústicos típicos da música clássica e da música de câmara, como violino e violoncelo, por exemplo, algo incomum no cenário da música eletrônica atual.


Essa graciosa, agradável, talentosa e delicada banda de música pop consegue integrar com bom gosto, harmonia e melodia elementos de música acústica tradicional com elementos típicos da música eletrônica, como por exemplo, a house music (conhecida também como upbeat e synthwave ou synthpop), o drum and bass (conhecido também como progressive house e deep house) e a dance music, combinados com ótimos vocais de vários artistas convidados.


Em 2014, a banda Clean Bandit deslanchou de vez no cenário da música pop mundial quando os seus integrantes conseguiram convencer os executivos da gravadora americana Atlantic Records (atualmente de propriedade da Warner Music) de lhe dar uma oportunidade no mundo da música, com o lançamento do álbum New Eyes, até hoje considerado uma referência em música eletrônica de alta qualidade para festas noturnas, com sucesso comercial imediato.


O bom gosto, a elegância e a graça da banda Clean Bandit na escolha de repertório, na escolha dos vocalistas convidados e na execução dos arranjos instrumentais eletrônicos estavam evidentes para a crítica americana e britânica, nos primeiros anos, e, posteriormente, para a crítica mundial.


O nome Clean Bandit é uma ironia, é uma gíria anglicizada (em inglês) da expressão em russo “sujeito bastardo”. Um dos integrantes da banda, a multi-instrumentista Grace Chatto é fluente em russo, ela diz apreciar o idioma russo.


Clean Bandit é uma daquelas bandas de música eletrônica que não fazem “barulho” ou “ruído insuportável”, ela é elegante, delicada e graciosa, os integrantes da banda realmente sabem o que estão fazendo. Desde o primeiro álbum, eles já mostravam claramente que possuíam um talento incomum e bom gosto para compor, produzir e tocar músicas, embora não tivessem talento suficiente para o canto. Na verdade, eles até que cantam razoavelmente bem, mas preferem deixar essa grande responsabilidade para vocalistas profissionais.


Por esse motivo, eles buscaram a valiosíssima contribuição de vocalistas competentes em seus álbuns, dentre elas e eles Rita Ora, Elizabeth Troy, Demi Lovato, Louisa Johnson, Iann Dior, A7S, Yasmin Green, Jess Glynne, Sean Paul, Kirsten Joy, Julia Michaels, Stylo G, Sharna Bass, Anne Marie, Zara Larsson, Marina, Luis Fonsi, Ellie Goulding, Sean Bass, Alex Newell, Noonie Bao, Craig David, Charlie XCX, Nikki Cislyn, Florence Rawlings e Christina Hizon, dentre outros.


Trata-se de uma das bandas mais bem sucedidas do cenário da música pop nas últimas décadas, com mais de 1 bilhão de visualizações do videoclipe Symphony e mais de 2,7 bilhões de visualizações do videoclipe Rockabye no YouTube, por exemplo.


No exterior, a banda Clean Bandit foi premiada com o Grammy de Melhor Música Dance, em 2015, com a música Rather Be, uma parceria entre a banda e a cantora britânica Jess Glynne.


Essa banda já esteve no Brasil, no festival de música pop Planeta Atlântida, em Xangri-Lá, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019, por exemplo.


DISCOGRAFIA


ÁLBUNS DE ESTÚDIO


2014 – New Eyes (Atlantic / Warner);

2018 – What Is Love (Atlantic / Warner);


INTEGRANTES DA BANDA


TITULARES


Grace Chatto – violoncelo, bateria, teclado, percussão e vocais (desde 2008);

Jack Patterson – teclado, vocais, piano, baixo, guitarra, violino, produtor e saxofone (desde 2008);

Luke Patterson – bateria e percussão (desde 2008);


EX-TITULARES


Neil Amin-Smith – violino e piano (de 2008 até 2016);

Ssegawa-Ssekintu Kiwanuka – vocais (de 2008 até 2010);


CONTRATADOS


Stephanie Benedetti – violino (desde 2016);

Yasmin Green – vocais (desde 2016);

Kirsten Joy - vocais (desde 2016);

Sam Skirrow – baixo (desde 2017);

Dan Paisley – guitarra (desde 2018);


EX-CONTRATADOS


Patrick Greenberg – baixo (de 2010 até 2016);

Simon Marlin – guitarra (de 2010 até 2016);

Braimah Kanneh-Mason – violino (de 2016 até 2017);

Nikki Cislyn - vocais (de 2012 até 2013);

Florence Rawlings – vocais (de 2013 até 2016);

Elisabeth Troy – vocais (de 2013 até 2016);

Christina Hizon - vocais, piano (de 2013 até 2016);

Ezinma – violino (até 2017);

David Gane – bateria, percussão (até 2018);

Tom Varrall – guitarra (até 2017)

Molly Fletcher – violino (até 2018);


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Atlantic (Warner) e Black Butter Records;
  • Origem: Inglaterra;
  • Início de carreira: Década de 2000;
  • Auge da carreira: Décadas de 2010 e atual;
  • Gênero: Música eletrônica (house ou upbeat, drum and bass e dance, dentre outros);
  • Resultado comercial:


O CLEAN NO YOTUBE


MAIS MÚSICA ELETRÔNICA


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Clean_Bandit
  • Roland (divulgação): Imagem
  • Warner (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)