AEROPORTO DE GUARULHOS
AEROPORTO DE GUARULHOS
AEROPORTO GOVERNADOR ANDRÉ FRANCO MONTORO
AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO
GRU AIRPORT (ADMINISTRADORA / CONCESSIONÁRIA)
AEROPORTO DE CUMBICA
BASE AÉREA DE SÃO PAULO
BASE AÉREA DE CUMBICA
ALA 13 (FAB)
INTRODUÇÃO
O Aeroporto de Guarulhos é um tradicional e moderno aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais e por instrumentos, noturnas e diurnas, de aeronaves de grande, médio e pequeno portes das aviações comercial (intercontinental, internacional, doméstica e regional), geral, governamental, policial e militar, localizado no Bairro de Cumbica, no município de Guarulhos, um dos municípios que formam a Região Metropolitana de São Paulo, aqui no Brasil.
Esse
importante aeroporto brasileiro está localizado a cerca de 20 quilômetros a
nordeste do centro de São Paulo, a
maior e mais rica cidade do Brasil, a capital do estado de São Paulo. Ele é
considerado um dos mais estratégicos aeroportos brasileiros, é o mais
movimentado aeroporto do Brasil, o mais movimentado da América do Sul e o segundo mais movimentado da América Latina, destinado ao transporte aéreo civil regular, intercontinental,
internacional, doméstico e regional, transportes aéreos governamental e militar
e apoio de infraestrutura para o funcionamento das operações aeromédicas de
asas rotativas e fixas para a Região Metropolitana de São Paulo.
Conhecido
também como Aeroporto Internacional de
São Paulo e Aeroporto de Cumbica,
ele é o aeroporto mais movimentado do Brasil, um dos mais estrategicamente bem
localizados, dentro da Região Metropolitana de São Paulo, a apenas 6
quilômetros a nordeste do centro da cidade de Guarulhos, a segunda cidade mais
populosa e mais rica do estado de São Paulo, com mais de 1.400.000 habitantes.
Dentro do
meio aeronáutico, o Aeroporto de Guarulhos, conhecido também como Aeroporto Governador André Franco Montoro,
é oficialmente conhecido pela sigla GRU,
da IATA – International Air Transport
Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em português,
e pela sigla SBGR, da ICAO – International Civil Aviation
Organization, ou Organização da Aviação Civil Internacional, em português.
O Aeroporto
de Guarulhos é absolutamente fundamental para o desenvolvimento econômico e
social da Região Metropolitana de São Paulo, ele concentra a maior movimentação
de aeronaves da aviação comercial (intercontinental, internacional, doméstica e
regional) do Brasil e uma das maiores movimentações das aviações geral
(incluindo a aviação executiva), governamental, policial, militar e aeromédica
do país, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande número
de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e
revendedores, executivos, políticos e funcionários públicos, turistas,
fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos
doentes e transporte de órgãos para transplante.
Dentro desse
aeroporto está localizada a Base Aérea
de São Paulo, conhecida também como Base
Aérea de Cumbica ou Ala 13, administrada
e controlada pela FAB – Força Aérea
Brasileira, uma das três Forças Armadas Brasileiras. Os pátios e hangares
dessa base aérea, localizados no lado sul do aeroporto, são de uso exclusivamente
militar, mas as pistas de pouso são compartilhadas com a GRU Airport, que é a concessionária administradora civil do
Aeroporto de Guarulhos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Aeroporto de Guarulhos é o mais movimentado e conhecido hub de voos intercontinentais, internacionais, domésticos e regionais do Brasil. É um aeroporto internacional e doméstico com administração compartilhada, com uma parte menor de sua área física sob controle da Aeronáutica Brasileira (Base Aérea de São Paulo) e a maior parte sob administração da Concessionária Guarulhos S.A., que utiliza o nome fantasia GRU Airport, a empresa de capital misto (metade privada e metade pública) controlada pelo consórcio formado pelas empresas privadas Invepar – Investimentos e Participações S.A., brasileira, e ACSA – Airports Company, sul-africana, que assumiram o controle da parte civil do aeroporto em 2012.
A Infraero –
Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária é sócia minoritária (não
controladora) do Aeroporto de Guarulhos, ela entregou a administração, o
controle operacional e a exploração comercial do famoso aeroporto internacional
brasileiro para os grupos empresariais Invepar e ACSA em 2012, com a
pré-condição de que esses grupos realizassem novos investimentos na
infraestrutura e instalações do aeroporto. A partir de então, esse grande
aeroporto brasileiro passou a ser explorado comercialmente por esses investidores
privados, sob contrato de concessão de 20 anos.
O Aeroporto
de Guarulhos não foi o primeiro grande aeroporto brasileiro. Antes dele foram
construídos e inaugurados outros aeroportos de grande importância no Brasil,
dentre eles o Aeroporto Campo de Marte,
um dos mais antigos do Brasil, localizado em São Paulo – S.P., inaugurado na
década de 1920, o Aeroporto de Congonhas,
também em São Paulo – S.P., inaugurado na década de 1930, o Aeroporto Santos Dumont, localizado no
Rio de Janeiro – R.J., inaugurado na década de 1930, o Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas – S.P., inaugurado na
década de 1960, e o Aeroporto do Galeão,
localizado no Rio de Janeiro – R.J., inaugurado na década de 1950, apenas para
citar alguns. Mas não há dúvidas de que, atualmente, o Aeroporto de Guarulhos é
um dos principais aeroportos brasileiros, talvez o mais importante.
Atualmente, ele tem uma grande variedade de linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de jatos comerciais, turboélices comerciais, helicópteros e aviões de médio e pequeno portes, incluindo jatos executivos e turboélices executivos, a denominada aviação geral. Apresenta também movimentações de helicópteros e sua infraestrutura contribui para que a Região Metropolitana de São Paulo concentre um dos maiores tráfegos de jatos executivos do país, uma das regiões mais visitadas do Brasil, conhecida pela sua gastronomia muito diversificada, desde os pratos mais simples até os mais sofisticados e refinados, e muitas opções de diversão noturna, incluindo teatros e casas noturnas.
Para quem não sabe (este blog tem muitos leitores fora do Brasil, estrangeiros também), a Região Metropolitana de São Paulo, conhecida também como Grande São Paulo, compreende 39 municípios do estado de São Paulo, dentre eles os municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Caieiras, Franco da Rocha, Cajamar, Francisco Morato, Osasco, Carapicuíba, Taboão da Serra, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba, Embu das Artes, Cotia, Vargem Grande Paulista e, é claro, a própria cidade de São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, com mais de 12.000.000 de habitantes.
Como o
próprio nome diz, o Aeroporto Internacional de São Paulo, conhecido também como
Aeroporto de Guarulhos, opera voos civis internacionais, isso significa que, de
acordo com o regulamento de aviação civil em vigor no Brasil, qualquer aeronave
civil com destino internacional deve, obrigatoriamente, passar antes pelo
Aeroporto Internacional de São Paulo ou por qualquer outro aeroporto
internacional em território brasileiro, e vice-versa, ou seja, toda aeronave
com procedência internacional e com destino nacional deve passar antes pelo
Aeroporto Internacional de São Paulo ou por qualquer outro aeroporto
internacional em território brasileiro.
Trata-se de
um aeroporto muito movimentado. São mais de 30 grandes companhias aéreas
comerciais, nacionais e internacionais, operando diariamente no Aeroporto de
Guarulhos, dentre elas as três principais companhias aéreas brasileiras, a LATAM Airlines (conhecida anteriormente
como TAM Linhas Aéreas), no terminal 3 e no terminal 2; a Gol Linhas Aéreas, no terminal 2, e a Azul Linhas Aéreas, no terminal 1, essas três companhias aéreas operando voos nacionais e
internacionais. Além dessas companhias aéreas brasileiras operam também no
Aeroporto de Guarulhos as seguintes companhias aéreas, em ordem alfabética:
- Aerolíneas Argentinas (Argentina / terminal 2);
- Aeroméxico (México / terminal 2);
- Air Canada (Canadá / terminal 3);
- Air China (China / terminal 3);
- Air Europa (Espanha / terminal 2);
- Air France (França / terminal 3);
- American Airlines (Estados Unidos / terminal 3);
- Avianca (Colômbia / terminal 2);
- British Airways (Inglaterra / terminal 3);
- Copa Airlines (Panamá / terminal 3);
- Delta Airlines (Estados Unidos / terminal 3);
- Emirates (Emirados Árabes / terminal 1);
- Ethiopian (Etiópia / terminal 2);
- Etihad Airways (Emirados Árabes / terminal 3);
- Iberia (Espanha / terminal 3);
- KLM (Países Baixos ou Holanda / terminal 3);
- Lufthansa (Alemanha / terminal 3);
- VoePass ou Passaredo (regional brasileira / terminal 2);
- Qatar Airways (Catar / terminal 3);
- South African (África do Sul / terminal 3);
- Swiss (Suíça / terminal 3);
- TAAG Linhas Aéreas (Angola / terminal 2);
- TAP (Portugal / terminal 3);
- Turkish (Turquia / terminal 3);
- United Airlines (Estados Unidos / terminal 3);
- ITA Airways (Itália / terminal 3);
As principais locadoras de automóveis no aeroporto ou nas proximidades do aeroporto são Localiza / Hertz (telefone 2445-5389), Movida (telefone 2445-4655), Unidas (telefone 2445-4771), Alamo e Avis, dentre outras. Dentro do aeroporto ou nas ruas e avenidas bem próximas há agências e caixas automáticos dos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Banco do Brasil. O aeroporto conta também com uma agência dos Correios, localizada dentro do aeroporto. A principal empresa de táxi aéreo com base e/ou sala de atendimento no aeroporto é a Líder Aviação, a maior empresa de aviação executiva da América Latina. O telefone fixo da administração do aeroporto é (11) 2445-2945. O aeroporto possui balcões e/ou salas de atendimento da Polícia Federal, da ANAC – Agência de Aviação Civil, do Juizado Cível, da Receita Federal, da Anvisa, da Polícia Civil e da Polícia Militar, do IBAMA – Instituto do Meio Ambiente, do Ministério da Agricultura e do Serviço ao Migrante.
A Shell Aviação, a Air BP e a BR Aviation /
Vibra são as principais fornecedoras de combustíveis (querosene e gasolina)
para aeronaves no Aeroporto de Guarulhos, o maior e mais movimentado aeroporto
brasileiro. Também há nas proximidades do aeroporto pelo menos quatro escolas
de aviação, a Master - Treinamentos e
Serviços, a Sky Leader, a UACI – Centro de Instrução e a Unifox – Escola de Aviação, oferecendo
cursos para pilotos e comissários.
Oficialmente,
a via principal de acesso ao Aeroporto de Guarulhos é a Rodovia Hélio Smidt, que se estende pelo lado norte e oeste da
infraestrutura do aeroporto, e para acessar essa rodovia de perímetro do
próprio aeroporto é necessário acessar, pelo lado sul, a Rodovia Presidente Dutra (BR-116 e SP-060), acessar, também pelo
lado sul, a Rodovia Ayrton Senna (SP-70)
e, acessar pelo lado norte, a Rua Jamil
João Zarif (SP-036). Além dessas vias de acesso, há também a Avenida Papa João Paulo I, pelo lado
sul do aeroporto, e a Rua Bela Vista do
Paraíso, pelo lado leste, mas lembrando que a maior parte da infraestrutura
do aeroporto está localizada no lado norte e noroeste do sítio aeroportuário ou
terreno do aeroporto.
O aeroporto
está localizado no Bairro de Cumbica, um bairro popular, a cerca de 6
quilômetros a nordeste do centro de Guarulhos, com vários bairros residenciais
com casas e apartamentos de alto, médio e baixo padrões próximos e alguns hotéis
confortáveis em ruas e avenidas bem próximos, a maioria de quatro e três estrelas,
dentre eles o Sleep Inn Guarulhos
(fora do aeroporto), Ibis Guarulhos
(fora do aeroporto), o Hotel Pullman
Accor (fora do aeroporto) e o Tryp
By Wyndham (dentro do aeroporto), dentre outros.
O Aeroporto
de Guarulhos é considerado um aeroporto de infraestrutura sofisticada, com
terminais de embarque climatizados e fingers para embarque e desembarque de
passageiros da aviação comercial, inclusive. Ele tem duas pistas de pouso
pavimentadas e paralelas de asfalto de bom comprimento, a principal com 3.700
metros e a auxiliar com 3.000 metros. Ambas possuem comprimento suficiente para
operações visuais e por instrumentos seguras de aeronaves de grande porte, com
margem de segurança, incluindo os icônicos Airbus
A330, Boeing 787 Dreamliner, Airbus A350 XWB e Boeing 777, dentre outros. Em dias de chuva leve ou com neblina /
nevoeiro, o que não é incomum em Guarulhos, os modelos de jatos comerciais em
geral podem pousar e decolar por meio dos auxílios à navegação, dentre eles o ILS – Instrument Landing System, que
permite ao piloto perceber o eixo da pista, mesmo com pouca visibilidade natural
à frente.
Atualmente, o
Aeroporto de Guarulhos opera com a aviação comercial, doméstica e regional, a
aviação geral, incluindo a aviação executiva e de táxi aéreo. O aeroporto opera
com o sistema de balizamento noturno,
VOR – VHF Omnidirectional Range / DME - Distance Measurig Equipment e ILS –
Instrument Landing System, que permitem operações noturnas e diurnas, com chuva
leve, sob neblina ou sob nevoeiro, de todas as aviações, inclusive a
internacional. As pistas de pouso funcionam 24 horas por dia, inclusive com
pousos e/ou decolagens simultâneos, quando em condições visuais, podendo chegar
ao pico de 60 operações (pousos e/ou decolagens) por hora, o equivalente a uma
operação por minuto.
As pistas de
pouso paralelas, a principal e a auxiliar, estão posicionadas com as cabeceiras
28R / 10L e 28L / 10R, respectivamente, ambas de asfalto. As coordenadas
geográficas do aeroporto são 23º25'55"S e 46º28'10"W, com elevação de
750 metros. A topografia da região próxima do aeroporto possui algumas
particularidades que exigem atenção da tripulação da aeronave, como, por
exemplo o Parque Estadual da Cantareira, localizado a cerca de seis quilômetros
a noroeste do aeroporto, incluindo a Serra
da Cantareira, com altitude máxima de 1.200 metros, sendo, portanto,
altamente recomendável que pilotos conheçam melhor essa particularidade da
região, por razão de segurança de voo. O telefone fixo da Sala AIS do aeroporto é (11) 6445 – 2629.
O complexo
aeroportuário está instalado em uma área de cerca de 12.000.000 de m² (metros
quadrados), contando com duas pistas de pouso grandes e paralelas, com uma
separação de cerca de 370 metros entre elas, mas com a possibilidade de
operação simultânea delas quando o aeroporto está em condições visuais. Segundo
a GRU Airport a capacidade total do aeroporto é de até 60 operações por hora,
com uma separação de um minuto por operação (pouso ou decolagem), totalizando
cerca de 830 movimentações por dia, lembrando que de madrugada o movimento
diminui.
São mais de 90
destinos da aviação comercial, no Brasil e no exterior, com três amplos terminais
de passageiros climatizados, para embarque e desembarque de passageiros, com um
total de 51 pontes de embarque ou fingers. O terminal 3, por exemplo, possui 7 esteiras de bagagem, 26 portões de embarque e 20 fingers ou pontes de embarque.
Essa
estrutura oferece capacidade para atendimento de até 50.000.000 de passageiros
por ano, embora o movimento pré-pandemia tenha sido de cerca de 43.000.000 de
passageiros, ou seja, há uma margem ainda de cerca de 15% entre o movimento
anual e a capacidade máxima. Segundo a administradora GRU Airport, a capacidade
máxima do aeroporto será aumentada para até 60.000.000 de passageiros por ano, com
obras previstas para conclusão na década de 2030.
O aeroporto possui mais de 260 balcões de check-in (para quem não sabe, o balcão de check-in é um ponto de atendimento de companhias aéreas), com 10 pátios de estacionamentos de aeronaves, totalizando 975.000 m² (metros quadrados), e os três terminais de passageiros, para embarque e desembarque, possuem área total construída de cerca de 600.000 m² (metros quadrados), com capacidade para até 115 jatos e/ou turboélices comerciais e executivos de grande e médio portes.
O movimento diário dos terminais de carga (não confundir terminais de passageiros com terminais de carga) do aeroporto é de mais de 800 toneladas por dia, totalizando mais de 292.000 toneladas de cargas movimentadas por ano.
HISTÓRIA
O Aeroporto de Guarulhos tem uma localização privilegiada e de fácil acesso, a cerca de 22 quilômetros do centro financeiro de São Paulo, a maior e mais rica cidade do Brasil, uma das mais influentes do país, o principal município da maior região metropolitana do país. A topografia da região em torno do aeroporto não é ruim, mas exige atenção redobrada da tripulação em alguns aspectos, como a Serra da Cantareira, por exemplo, localizada a cerca de 10 quilômetros a noroeste do aeroporto, com altitude máxima de cerca de 1.200 metros. No total, desde a década de 1930, foram registrados pelo menos cinco acidentes graves com vítimas fatais na Serra da Cantareira, dentre eles o acidente com o jatinho Learjet 25, no qual estavam os integrantes da banda de música pop Mamonas Assassinas, em 1996.
Não há
obstáculos naturais e artificiais altos demais próximos às cabeceiras das duas
pistas de pouso, que são longas, com pousos e decolagens bem tranquilos,
inclusive dos aviões grandes. O aeroporto está homologado para receber os
maiores aviões comerciais do mundo, o Boeing
747-8 e o Airbus A380, para
passageiros e cargas, e o Antonov AN-225,
exclusivamente para cargas.
Ele é
considerado o maior e mais completo aeroporto brasileiro. Só para se ter uma ideia,
o sítio aeroportuário (área total do terreno) do Aeroporto de Guarulhos é de 12.000.000
m², o equivalente a oito vezes a área total do Aeroporto de Congonhas, por sua vez
dentro da capital São Paulo, que já é considerando grande.
O Aeroporto
de Guarulhos é considerado o maior e mais completo aeroporto brasileiro, o maior
aeroporto da América do Sul e o segundo maior aeroporto da América Latina,
atrás apenas do Aeroporto da Cidade do
México, que é internacional. Esse aeroporto brasileiro é considerado um dos
30 maiores aeroportos do mundo, considerando área total, área construída e
número de passageiros transportados.
Oficialmente,
a sua construção foi iniciada em 1980 pelo Governo
Federal Brasileiro, por meio do então Ministério da Aeronáutica, atualmente
Ministério da Defesa, arcando com
cerca de 80% dos gastos totais da primeira fase de construção do aeroporto, e
pelo Governo do Estado de São Paulo,
arcando com cerca de 20% dos gastos, incluindo desapropriações de áreas do Bairro de Cumbica.
Uma parte da
área onde hoje está localizado o Aeroporto de Guarulhos, cerca de 10 km²
(quilômetros quadrados), foi cedida pelo então Ministério da Aeronáutica para a
construção do aeroporto, pois na época já estava instalada a Base Aérea de São
Paulo no local. Na prática, a construção do aeroporto foi decidida pelo então
presidente Ernesto Geisel, seguido
do então presidente João Figueiredo,
que mandou dar continuidade às obras.
No total, entre
1975 e 1983, foram necessários sete decretos estaduais de desapropriação de
áreas dentro do município de Guarulhos, incluindo os bairros Cumbica, Nova
Bonsucesso e Vila Isabel, para construção do Aeroporto de Guarulhos e do seu
sistema terrestre de auxílios à navegação aérea. Assim, o local deixou de ser
apenas uma Base Aérea de uso exclusivamente militar e se tornou o maior
aeroporto civil brasileiro, com obras executadas pelo consórcio de construtoras
Camargo Correa e Constran, concluídas em 1985, no valor de US$ 85 milhões, em
valores da época, o equivalente hoje a cerca de US$ 250 milhões, lembrando que,
nas décadas seguintes, o aeroporto recebeu novos investimentos em
infraestrutura, instalações e equipamentos.
CRONOLOGIA DE
GUARULHOS
Na década de 1920, a área onde hoje está localizado o Bairro de Cumbica, incluindo o Aeroporto de Guarulhos, era uma fazenda de propriedade do então vereador Abílio Soares e seus herdeiros, que, por sua vez, venderam parte dessa área para as famílias Guinle e Ribeiro, que eram sócias em um empreendimento agrícola, a Agricola Mavillis S.A., e, anos mais tarde, já na década de 1940, doaram grande parte da fazenda para o Governo Federal Brasileiro, para a construção da Base Aérea de São Paulo, e venderam uma parte menor para uma empresa de empreendimentos imobiliários, a Clawi Empreendimentos, para fins de loteamentos residenciais.
Na década de
1950, os principais aeroportos da capital São Paulo, o Aeroporto de Congonhas e
o Aeroporto Campo de Marte, alcançaram o seu limite de capacidade, o que levou
as autoridades governamentais, principalmente o Governo Federal Brasileiro e o
Governo do Estado de São Paulo, a iniciarem estudos para a construção de um
novo aeroporto internacional e doméstico para atender o fluxo de passageiros da
Região Metropolitana de São Paulo, em crescimento econômico e populacional.
Até a década
de 1970, o já grande fluxo de passageiros domésticos e internacionais da Região
Metropolitana de São Paulo era atendido pelos Aeroportos de Congonhas,
Aeroporto Campo de Marte e Aeroporto Internacional de Viracopos. Em alguns
casos, os passageiros com destino internacional eram atendidos pelo Aeroporto
Internacional do Rio de Janeiro, ou seja, os passageiros da Região Metropolitana
de São Paulo faziam conexões no Rio de Janeiro para seguirem em suas viagens
internacionais.
Como grande
cidade e, sobretudo, na condição de um dos principais centros financeiros do
Brasil, o município de São Paulo e sua região metropolitana precisavam dispor
de um aeroporto condizente com suas necessidades. O Aeroporto de Congonhas, o
Aeroporto Campo de Marte e o Aeroporto Internacional de Viracopos tiveram condições
de suprir essas necessidades por décadas seguidas, até os dois primeiros atingirem
seus limites de capacidade, e então uma parte de suas operações foi
transferida, décadas depois, a partir de 1985, para o então recém inaugurado
Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde já existia a Base
Aérea de São Paulo ou Base Aérea de Cumbica.
Assim, nos anos e décadas seguintes foram concluídas as obras de ampliação da infraestrutura do Aeroporto de Guarulhos, incluindo a manutenção, reforma e construção de novos terminais de passageiros, reformados e mantidos mantido até hoje, embora sendo submetidos a modernizações. Na década de 1990, por exemplo, foi concluída uma importante obra de reforma e ampliação da pista de pouso principal, de 2.500 metros de comprimento para 3.700 metros.
Entre 1985 e 2012, a administração do Aeroporto de Guarulhos foi responsabilidade da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, a estatal federal brasileira, criada pelo Governo Federal em 1972, responsável, na época, pelas construções, reformas, ampliações e exploração comercial de dezenas de aeroportos públicos brasileiros, em todos os estados.
Na década de 1990, o Aeroporto de Guarulhos alcançou a marca de 12.000.000 de passageiros anuais transportados, além de mais 410.000 toneladas anuais de cargas transportadas, totalizando mais de 150.000 operações anuais de pousos e decolagens.
Em 2001 o Aeroporto de Guarulhos recebeu mais um nome. Além dos nomes Aeroporto de Guarulhos, Aeroporto Internacional de São Paulo e Aeroporto de Cumbica, esse grande aeroporto metropolitano recebeu o nome Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em homenagem ao senador, governador, deputado federal, professor universitário e advogado André Franco Montoro, do MDB, falecido em 1999.
No início da década de 2000 o Aeroporto de Guarulhos ultrapassou o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro em número de voos internacionais, com 34 companhias aéreas operando, alcançando a marca de 15.000.000 de passageiros anuais, com a implantação do sistema de pouso por instrumentos ILS Cat. II em todas as cabeceiras, pois antes nem todas as cabeceiras possuíam essa tecnologia.
Em 2012, o
Aeroporto de Guarulhos foi concedido à iniciativa privada por meio de leilão
público do Governo Federal na então bolsa de valores brasileira Bovespa, atualmente
B3, pelo período de concessão de 20 anos, lembrando que uma concessão não é,
necessariamente, uma venda. A partir de então o consórcio formado pelas
empresas privadas Invepar (Previ, Petros e Funcef) e ACSA – Airports South
Africa, que pagaram mais de R$ 16 bilhões, em valores da época, assumiram a
administração, exploração comercial e operação do aeroporto, com a pré-condição
de realizarem novos investimentos de ampliações, reformas e modernizações ao
longo do tempo.
Dentre as
primeiras e mais importantes obras de ampliação, reforma e modernização do
aeroporto metropolitano de São Paulo, já privatizado, estiveram a construção do
Terminal 3, a reforma e ampliação de pistas e taxiways e a construção de um
novo edifício garagem, de 85.000 m² (metros quadrados), todas essas concluídas em
2014, o que possibilitou o aumento da capacidade do aeroporto para 42.000.000
de passageiros por ano, obras necessárias para atender a demanda de passageiros
da Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil, em 2014.
Em 2015, o
Aeroporto de Guarulhos passou a receber regularmente voos do gigante Airbus
A380, o maior avião comercial de passageiros do mundo, neste caso específico
operado pela Emirates, a companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos.
MERCADO
Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos é o maior e mais movimentado aeroporto civil brasileiro, seguido pelo Aeroporto de Congonhas (22 milhões de passageiros), pelo Aeroporto Internacional de Brasília (16 milhões de passageiros), pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (13 milhões de passageiros), pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (10 milhões de passageiros), pelo Aeroporto Internacional de Viracopos (10 milhões de passageiros) e pelo Aeroporto Santos Dumont (8 milhões de passageiros), segundo números da Infraero e das respectivas concessionárias desses aeroportos, considerando o período pré-pandemia de 2019.
Ele serve de
infraestrutura para os principais tráfegos aéreos internacionais e domésticos
do Brasil, exceto pela ponte aérea Rio – São Paulo, que transporta passageiros
entre o Aeroporto de Congonhas, quase no centro de São Paulo, e o Aeroporto
Santos Dumont, quase no centro da cidade do Rio de Janeiro, movimentando
aproximadamente 4.000.000 de passageiros por ano.
Segundo a GRU
Airport, a concessionária do Aeroporto de Guarulhos, em 2019, por exemplo,
passaram pelo aeroporto mais de 291.000 aeronaves de grande, médio e pequenos
portes, lembrando que esse aeroporto também serve a aviação geral, geralmente
composta de aeronaves de médio e pequeno portes, incluindo a aviação executiva.
ANO |
PASSAGEIROS |
DOMÉSTICO |
INTERNACIONAL |
2007 |
18
007 696 |
9
619 621 |
8
388 075 |
2008 |
19
678 222 |
10
911 005 |
8
767 217 |
2009 |
21
051 570 |
12
689 396 |
8
362 174 |
2010 |
26
141 551 |
15
969 950 |
10
178 601 |
2011 |
29
512 131 |
18
302 860 |
11
209 271 |
2012 |
32
177 594 |
20
138 358 |
11
387 443 |
2013 |
36
045 000 |
23
527 156 |
12
472 844 |
2014 |
39
539 992 |
25
936 729 |
13
603 263 |
2015 |
38
983 779 |
25
363 646 |
13
620 133 |
2016 |
36
606 363 |
23
111 887 |
13
494 476 |
2017 |
37
765 898 |
23
785 931 |
13
979 967 |
2018 |
42
230 432 |
27
342 424 |
14
888 008 |
2019 |
43
002 119 |
28
238 490 |
14
763 629 |
2020 |
20
322 520 |
16
098 240 |
4
224 280 |
2021 |
24.170.612 |
20.461.452 |
3.709.160 |
ANO |
AERONAVES |
DOMÉSTICAS |
INTERNACIONAIS |
2007 |
157
495 |
85
842 |
71
653 |
2008 |
166
295 |
94
614 |
71
681 |
2009 |
181
535 |
110
785 |
70
750 |
2010 |
217
224 |
142
959 |
74
265 |
2011 |
240
638 |
161
811 |
78
827 |
2012 |
247
163 |
171
046 |
76
117 |
2013 |
286
060 |
208
175 |
77
885 |
2014 |
306
050 |
223
973 |
81
077 |
2015 |
296
618 |
217
566 |
79
052 |
2016 |
268
139 |
193
549 |
74
590 |
2017 |
266
016 |
191
951 |
74
065 |
2018 |
276
813 |
198
821 |
77
992 |
2019 |
291
987 |
216
102 |
75
885 |
2020 |
155
912 |
126
185 |
29
727 |
O PERFIL DE GUARULHOS
O Aeroporto de Guarulhos tem uma área total de aproximadamente 12.000.000 m² (metros quadrados), o equivalente a aproximadamente 1.200 hectares. Apenas para se ter uma ideia do que representam esses números, apenas para uma simples comparação, o terreno do aeroporto tem a sua dimensão equivalente a uma fazenda de porte médio, aqui no Brasil. Ele está localizado a cerca de 6 quilômetros a nordeste do centro da cidade de Guarulhos, está localizado a cerca de 35 quilômetros a nordeste do Aeroporto de Congonhas, a cerca de 23 quilômetros a nordeste do Aeroporto Campo de Marte, a cerca de 78 quilômetros a sudeste do Aeroporto de Jundiaí e a cerca de 108 quilômetros a sudeste do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas – S.P., lembrando que esses números são aproximados, não devendo, portanto, ser usados para navegação aérea.
Para quem
mora na Região Metropolitana de São Paulo, precisa e quer possuir uma aeronave
mas não quer se submeter às regras de slots do Aeroporto de Guarulhos e do Aeroporto
de Congonhas há também outras opções bastante razoáveis de infraestrutura
pública e privada disponíveis na Grande São Paulo e em municípios vizinhos.
Além do Aeroporto Campo de Marte o proprietário de aeronave ou potencial
comprador de uma pode contratar serviços de manutenção, catering, hangaragem e
abastecimento nos aeroportos e aeródromos públicos e privados de Jundiaí, a
cerca de 60 quilômetros a noroeste do centro da cidade de São Paulo; o moderno
aeródromo privado Rodoanel ou Parelheiros, na Zona Sul da capital
paulista, no Bairro Parelheiros, com pista de 1.800 metros; o também moderno
aeroporto NAESP / Catarina, da
construtura JHSF, localizado no município de São Roque, a cerca de 60
quilômetros a oeste do centro de São Paulo, ao lado da Rodovia Castelo Branco,
com pista de 2.000 metros; e o aeródromo Aerovale,
no município de Caçapava, ao lado da Rodovia Carvalho Pinto, com pista de 1.500
metros;
Há opções de
infraestrutura mais modestas ou não tão sofisticadas em municípios vizinhos da
Região Metropolitana de São Paulo, entre elas o Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas, a cerca de 90 quilômetros
a noroeste de São Paulo; o Aeroporto de
Bragança Paulista, a cerca de 70 quilômetros ao norte da capital paulista;
e o Aeroporto de Sorocaba, a cerca
de 80 quilômetros a oeste do centro da capital.
Para quem já
tem um helicóptero ou pretende comprar um, há várias opções sofisticadas de
hangaragem e manutenção dentro da Região Metropolitana de São Paulo, entre elas
o Heliporto Helicidade, na Avenida
Onófrio Milano, no Bairro Jaguaré; o Helipark,
no município de Carapicuíba, a cerca de 10 quilômetros a oeste da capital
paulista; e o HBR Aviação, um
heliporto localizado no município de Osasco.
Para quem não sabe, os slots são vagas disponíveis em
uma programação (agendamento) diária de pousos e decolagens nas pistas do
aeroporto. Isso significa que a autoridade aeroportuária ou aeronáutica
disponibiliza para cada companhia aérea, cada empresa de táxi aéreo e cada
operador particular (este paga para hangarar, isto é, guardar, seu avião no
aeroporto) a possibilidade de usufruir de certo número de pousos e decolagens
em um mesmo dia, variando conforme o interesse público. Nesse caso as
companhias aéreas que operam aviões comerciais de grande e médio portes passam
a ter uma certa preferência moderada por mais slots que os demais operadores,
já que transportam um número maior de passageiros, não significando
necessariamente que as empresas de táxi-aéreo e os operadores particulares
sejam prejudicados, já que esses também têm seus direitos assegurados.
Em 2019, por
exemplo, passaram pelo Aeroporto de Guarulhos uma grande variedade de aeronaves,
a maioria de companhias aéreas internacionais, domésticas e regionais,
totalizando mais de 291.000 operações, com uma média diária, nos dias úteis, de
cerca de 800 operações (pousos e decolagens), lembrando que as duas pistas de
pouso do aeroporto estão disponíveis para operações 24 horas por dia, mas de
madrugada o movimento diminui. O aeroporto tem sofisticada infraestrutura que
permite pousos e decolagens noturnos. No sítio aeroportuário, ou seja, na área
do aeroporto, estão construídos vários hangares e outras construções, dentre
eles os usados pela Base Aérea de São Paulo, um órgão da Aeronáutica
Brasileiro, no lado sul do terreno do aeroporto, e a sede do Sindicato Nacional dos Aeroportuários,
no lado norte, uma associação da categoria dos aeroportuários.
É possível
acessar várias prestadoras de serviços do aeroporto, como a LATAM Cargo, por exemplo, pela Rodovia Helio Smidt, localizada a
oeste, a Gollog e a Azul Caargo, também por essa mesma
rodovia, também pelo lado oeste do aeroporto. Ainda do lado oeste do aeroporto
está localizado o estacionamento Indigo,
enquanto no lado norte, também na Rodovia Helio Smidt, podem ser acessados
os estacionamentos TECA Standard, Indigo,
Bolsão 99 e GRU Edifício Garagem,
dentre outros prestadores de serviços.
Para quem não
sabe, essa Rodovia Helio Smidt é exclusiva do Aeroporto de Guarulhos, ela passa
por dentro do terreno do aeroporto e por meio dela é possível acessar a linha
de ônibus executivo Airport Bus Service,
da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, e acessar o serviço de
táxi Guarucoop, uma cooperativa de
taxistas.
No Aeroporto
de Guarulhos cerca de 80%
das atividades operacionais estão relacionadas às aviações comerciais internacional, doméstica
e regional, na maioria aviões de grande e médio portes para transporte de
passageiros e cargas, mas há também operações militares, policiais e operações
da aviação geral, incluindo a aviação executiva.
O aeroporto
também tem importância econômica, movimenta bilhões de reais da economia de Guarulhos,
um município que faz parte da Região Metropolitana de São Paulo, gerando uma
grande soma de recursos arrecadados na forma de impostos e taxas e gera 40.000 empregos diretos e indiretos, principalmente aeroportuários, pessoal do setor de segurança, pessoal de limpeza e empregados dos setores de comércio e serviços locais.
É um aeroporto
completo, com posto médico, ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros. O
hospital mais próximo é o Hospital Pimentas Bonsucesso, a apenas três
quilômetros a sudeste do aeroporto.
Atualmente,
no Aeroporto de Guarulhos há uma grande variedade de estabelecimentos
comerciais para atender os seus usuários, dentre eles restaurantes e
lanchonetes, hotéis, livrarias e papelarias, bancas de revistas ou revistarias,
caixas eletrônicos de bancos, dentre outros.
COMPOSIÇÃO DAS OPERAÇÕES
Existem três tipos principais de aviação operando no Aeroporto de Guarulhos:
- A chamada aviação comercial, formada por companhias aéreas internacionais, domésticas e regionais, com voos regulares, que comercializam passagens. Para quem não sabe, as companhias aéreas internacionais são aquelas que realizam voos para fora do país, as domésticas ou companhias de alcance nacional são aquelas que realizam voos regulares para grandes cidades, principalmente ou geralmente capitais de estado, dentro do país. Já as companhias aéreas regionais são aquelas que realizam voos para cidades médias ou pequenas, principalmente ligando grandes metrópoles (hubs) a cidades do interior, geralmente com infraestrutura aeroportuária limitada.
- A chamada aviação geral, formada por empresas de táxi aéreo (aviação executiva e turística), operadores particulares pessoas físicas e jurídicas (aviação executiva, desportiva, de turismo e de passeio);
- A aviação militar, com a utilização de aviões para fins exclusivamente militares e governamentais, incluindo o uso de helicópteros.
Mais de 90 destinos no Brasil e no exterior são
atendidos com ligações regulares, diretas ou com escalas, a partir do Aeroporto
de Guarulhos, por meio de companhias aéreas.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Localização: Cidade de Guarulhos;
- Endereço: Rodovia Helio Smidt, s.n.;
- CEP / ZIP code / Post code: 07190-100;
- Coordenadas geográficas: 23º25'55"S e 46º28'10"W;
- Propriedade do solo: Governo Federal e Governo do Estado;
- Código IATA: GRU;
- Código ICAO: SBGR;
- Administração: GRU Airport (concessionária);
- Telefone geral: (11) 2445-2945 (fixo);
- Sala AIS: (11) 6445 – 2629 (fixo);
- Ouvidoria Infraero: 0800-7271234;
- Uso: Público, policial, militar e governamental;
- Inauguração: 1985;
- Altitude: Aprox. 750 metros;
- Pista de pouso principal: Cabeceiras 28R e 10L, 3.600 metros (asfalto);
- Pista de pouso auxiliar: Cabeceiras 28L e 10R, 3.000 metros (asfalto);
- Resistência da pista principal: PCN 85 (aviões de grande porte);
- Homologação: VFR e IFR, com ILS na categoria III;
- Pontes (fingers) dos terminais: 51;
- Esteiras de bagagem:
- Edifício garagem: 8 andares, 84.000 m² e 2.644 vagas;
- Capacidade total do aeroporto: 8.000 automóveis;
- Movimento: 43.002.119 passageiros em 2019 (pré-pandemia);
- Capacidade do pátio: Até 115 aviões (grande e médio portes);
- Aileron (Engenharia Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Turbofan (Aviação)
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Bimotor
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Galvanização (Química)
- Bombardier Q Series
- Monomotor
- Douglas DC-9
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- ETOPS (Aviação)
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Aerospatiale Concorde
- Echostar Corporation
- Airbus A300
- Contratos (Direito)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Douglas DC-3
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- McDonnell Douglas DC-10
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Dassault Alpha-Jet
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Boeing V-22 Osprey
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Foguetes Boeing Delta
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Sea Launch (Tecnologia Aeroespacial)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Airbus A380
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Úlcera (Medicina)
- Let L-410 Turbolet
- Água (Biologia e Química)
- Fairchild FH-227
- Fairchild F-27
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed C-130 Hercules
- Lockheed L-188 Electra II
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Fairchild-Dornier 328
- Aquecedor Solar de Água
- Fokker 100
- Trijato (Indústria Aeronáutica)
- Trirreator (Indústria Aeronáutica)
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Boeing 777
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Douglas C-47 (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed Martin F-16 Falcon
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Hughes Network Systems
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Airbus A340
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Dire Straits (Música)
- Chocotone (Culinária)
- Kraftwerk (Música)
- Loucura (Psiquiatria)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- TAP Air Portugal
- Douglas DC-2
- Aeroporto de Londrina
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E170
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Velocidade de Internet (Informática)
- Lockheed Constellation
- Consolidated PBY Catalina
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Aeródinos (Indústria Aeronáutica)
- Aeróstatos (Indústria Aeronáutica)
- Coordenadas Geográficas
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Busscar Vissta Buss HI
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Força Aérea Brasileira: https://www.fab.mil.br/organizacoes/mostra/51/Base%20A%C3%A9rea%20de%20S%C3%A3o%20Paulo
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/novo-procedimento-no-aeroporto-de-guarulhos-permite-pousos-e-decolagens-simultaneos-na-mesma-pista_5040.html
- Agência Nacional de Aviação
Civil: https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/concessoes/aeroportos-concedidos/guarulhos
- GRU Airport: https://www.gru.com.br/pt
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/bases
- BR Aviation / Vibra: https://www.vibraenergia.com.br/sites/default/files/2023-02/Contatos_Aeroportos_BR_Aviation_09022023.pdf
- Master (escola de aviação): https://masteraviacao.com/
- UACI – Centro de Instrução: https://uaci.com.br/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_Internacional_de_S%C3%A3o_Paulo-Guarulhos
- Helicidade (heliporto): https://www.helicidade.com.br/
- Helipark (heliporto): https://helipark.com.br/
- HBR Aviação: http://www.hbraviacao.com.br/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_da_Cantareira
- Sky Leader: https://skyleader.com.br/
- Guarulhos.net:
http://www.aeroportoguarulhos.net/bancos-aeroporto-guarulhos
- RentCars / Avis: https://www.rentcars.com/pt-br/locadora/avis/brasil/aeroportos/gru-cumbica-guarulhos-sao-paulo-sao-paulo
- Agência Nacional de Aviação
Civil: https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/concessoes/aeroportos-concedidos/guarulhos/arquivos/01contrato-de-concessao/contrato-gru
- Flight Market: https://www.flightmarket.com.br/pt/anuncio/aeroporto/SBGR
- Aeródromo Catarina / JHSF: http://jhsf.com.br/aeroporto-executivo-catarina/
- Air BP (combustíveis): https://www.bp.com/pt_br/brazil/home/produtos-e-servicos/combustiveis-de-aviacao.html
- GRU Airport (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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