CASE FARMALL 80

CASE FARMALL 80
CNH INDUSTRIAL (CASE IH)
CASE FARMALL 60 (65 CAVALOS)
CASE FARMALL 80 (80 CAVALOS)
CASE FARMALL 90 (90 CAVALOS)
CASE FARMALL 95 (100 CAVALOS)
CASE FARMALL 100 (101 CAVALOS)
FAMÍLIA CASE FARMALL
CASE DO BRASIL


INTRODUÇÃO

O moderno trator Case Farmall 80 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala atualmente no Brasil pela Case do Brasil, que também fabrica, na mesma linha de montagem em Curitiba – PR, os seus irmãos Case Farmall 90 e Case Farmall 100, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no Farmall 90 e no Farmall 100 são mais altos.


Na década de 2010 e/ou atualmente os principais concorrentes do Case Farmall 80 no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados foram e/ou são os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 4283, John Deere 5085E, Valtra A74S, Massey Ferguson MF 4280 Xtra, John Deere 5078E, Yanmar Solis 80, Massey Ferguson MF 4290, Agrale 575 e Valtra A850, todos esses com potências variando entre 78 e 100 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias e/ou muitas unidades disponíveis também no mercado de utilitários agrícolas usados.


Na década de 2010 e atualmente, os tratores New Holland TT4.75 e New Holland TL5.80 estavam e estão na mesma categoria de tratores médios, nesses casos específicos com 75 cavalos e 80 cavalos de potência, respectivamente.


A CASE IH

A Case IH é uma das maiores e mais tradicionais marcas de utilitários pesados e médios para agroindústria, agricultura e agropecuária do mundo, incluindo tratores, colheitadeiras de grãos, plantadeiras, colhedoras de cana, pulverizadores, colhedoras de café e implementos agrícolas, principalmente com a marca Case. Ela está entre as 10 maiores multinacionais do setor de utilitários pesados, uma subsidiária do grupo CNH Industrial, que, por sua vez, está sediado na Holanda.


Ela foi fundada nos Estados Unidos, em 1842, pelo comerciante e industrial americano Jerome Increase Case, na cidade de Racine, no estado norte-americano de Wisconsin, inicialmente com o nome Racine Threshing Machine Works, inicialmente como uma fabricante de utilitários agrícolas. Posteriormente, anos depois, a empresa passou a se chamar J.I. Case Company e passou a fabricar máquinas a vapor, a partir de 1869, e utilitários para construção civil e infraestrutura, a partir de 1912.


A partir de 1969 a Case Corporation passou para o controle do grupo americano Tenneco Company, que, por sua vez, comprou, em 1984, a fabricante americana de máquinas agrícolas International Harvester, ambas, a Case e a Harvester, fundidas, a partir de então, e originando a Case IH, que, por sua vez, foi comprada pelo Grupo Fiat, em 1999, dando origem, na sequência, à holding CNH Global, controlada pelo magnata Giovanni Agnelli, da Itália.


Atualmente, as marcas New Holland e Case IH e suas fábricas pertencem à CNH Industrial, uma holding europeia independente, sediada na Holanda e controlada pela Família Agnelli, da Itália, que, aliás, também é controladora do grupo automotivo Stellantis N.V., conhecido anteriormente como FCA Fiat Chrysler Automobiles, a dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroen, Dodge, Alfa Romeo, Maserati e Chrysler, dentre outras.


Aqui no Brasil, as seis fábricas do grupo CNH Industrial estão localizadas em Rio Verde, no estado de Goiás, fabricando tratores, colheitadeiras e pulverizadores; Contagem, no estado de Minas Gerais, fabricando máquinas de construção civil e infraestrutura; Curitiba, no estado do Paraná, fabricando tratores e colheitadeiras; Piracicaba, no estado de São Paulo, fabricando pulverizadores; e Sorocaba, também no estado de São Paulo, fabricando utilitários agrícolas e máquinas de construção.


A marca Iveco, de caminhões e ônibus, foi separada recentemente do grupo CNH Industrial, portanto agora ela pertence à holding europeia Iveco Group, inclusive com fábrica em Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais, também controlada pela Família Agnelli.


A marca Ferrari também é controlada pela Família Agnelli.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Case Farmall 80 (pronuncia-se Kêis Fârmól Eirí ou, simplesmente, Kêis Farmól Oitenta, pra nós aqui no Brasil) é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico duplo e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos integrantes da família ou série de tratores médios Case Farmall, atualmente com pelo menos três modelos fabricados no Brasil, incluindo seus irmãos mais potentes Case Farmall 90, com 90 cavalos, e Case Farmall 100, com 101 cavalos, ao lado de outras famílias de tratores da marca Case IH, que formam a atual linhagem Case IH de tratores agrícolas, incluindo as famílias Case Puma, Magnum, Case Farmall A, Steiger e Quadtrac, por exemplo, com faixa de potências entre 122 até 620 cavalos, dependendo do modelo.


Até alguns anos atrás, a Case do Brasil também fabricava aqui mais dois modelos da mesma família Case Farmall, o Case Farmall 60, com 65 cavalos, e o Case Farmall 95, com 100 cavalos. Além disso, até alguns anos atrás, o modelo Case Farmall 80 era fabricado e comercializado no Brasil com motor Case L4 3.9 aspirado, com 78 cavalos de potência e 28 kgfm de torque.


Atualmente, no caso específico do trator Case Farmall 80, a motorização turbodiesel Farmall FPT L4 3.9, com intercooler, com quatro cilindros em linha e 3.908 cilindradas, com bomba rotativa Delphi de injeção direta e mecânica de combustível, dentro das normas de emissões Mar-1 Tier 3, produz aproximadamente 80 cavalos de potência, considerando a norma ISO TR 14396, e 30 kgfm de torque, com reserva de 26%, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Opcionalmente, ele está disponível com a transmissão mecânica sincronizada com 12 marchas à frente e 4 à ré. Como item de série, ele está disponível com a transmissão sincronizada com 12 marchas à frente e 12 à ré, opcionalmente com reversor Power Shuttle (pronuncia-se Páuâr Châro), de acionamento mecânico ou eletro-hidráulico, e opcionalmente com o chamado super-redutor Creeper (pronuncia-se Crípâr) de velocidade (conhecido popularmente como “tartaruga”), neste caso totalizando até 20 marchas à frente e 12 à ré.


Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, por exemplo, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


Além disso, ele possui o reversor ou inversor de movimento, disponível como opcional, ressaltando que para acionar o reversor, por meio da alavanca atrás do volante, é necessário antes reduzir o máximo possível a velocidade do trator com o freio. Além disso, é importante que o proprietário do trator ou administrador da fazenda lembre o operador da máquina do risco de dano mecânico de trocar marchas com o trator em pleno trabalho pesado.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, uma das melhores opções, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das melhores opções para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 140 mil, usado e em bom estado de conservação, e R$ 280 mil, seminovo e em ótimo estado de conservação, para compra à vista, com ou sem implementos, dependendo de cada caso, ou a partir de R$ 350 mil, novo, na concessionária, com cabine e com alguns opcionais.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele está em linha de produção seriada desde 2010 e já sai de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis de serviço dianteiros (de série), dois faróis de serviço dianteiros-laterais (de série) e dois faróis de serviço traseiros (opcionais); setas direcionais (de série); plataforma plana e emborrachada (de série); filtro de ar a seco duplo (de série); três radiadores (óleo, água e intercooler); direção hidrostática ou hidráulica, com bomba independente (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica, com isolamento térmico e estrutura de proteção FOPS (de série); capô do motor totalmente articulado em até 80 graus, para fácil acesso aos componentes do motor, facilitando assim a manutenção; acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco duplo seco cerametálico, com acionamento mecânico (de série), com embreagem multidiscos Power Shuttle disponível como opcional; tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 3.600 kg no olhal (de série); controle remoto de 2 válvulas, com bomba independente com 44 litros de vazão máxima; freios de serviço a discos banhados em óleo, de acionamento hidráulico (de série); cabine climatizada (opcional), com aquecedor e ar condicionado com filtro de ar com carvão ativado; piloto automático para agricultura de precisão (opcional); freio de estacionamento, com alavanca para acionamento mecânico; tanques de combustível de capacidade total de 140 litros, sendo 87 litros no tanque principal e 53 litros no tanque auxiliar; bloqueio do diferencial, com acionamento mecânico (de série) ou eletro-hidráulico (opcional); e ajuste de bitola (de série); dentre outros itens.


O painel é simples e intuitivo, mas é completo, com horímetro digital, tacômetro, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, medidor da pressão do óleo lubrificante, luz de acionamento da tração dianteira auxiliar, luz de saturação do filtro de ar e luz de acionamento do bloqueio do diferencial.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, a Case IH (pronuncia-se Kêis Ái-Eidi ou, simplesmente, Kêis Í-Agá para nós, aqui no Brasil) possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades espalhadas pelo país, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Para quem precisa de um modelo de trator mais possante, há outras opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca Case IH, incluindo o Case Farmall 100, com 101 cavalos e 38 kgfm, e o Case Farmall 110A, com 123 cavalos e 55 kgfm, ambos com quatro cilindros em linha, equipados com turbocompressor e intercooler.


O modelo Case Farmall 80 está disponível atualmente por meio do programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com financiamento a juros mais baixos que a média do mercado nacional. Consulte uma concessionária Case IH perto de você para saber mais detalhes.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


CASE FARMALL 80

  • Motorização: Farmall FPT L4 3.9, com 4 cilindros, turbocompressor e intercooler;
  • Cilindrada: 3,9 litros ou 3.908 cm³;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora rotativa Delphi, direta e mecânica;
  • Normas de emissões: Mar-1 Tier 3;
  • Potência (ISO TR 14396): Aprox. 80 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 30 kgfm a 1.400 rpm, com reserva de 26%;;
  • Filtragem de ar: A seco, com filtro duplo;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com bomba independente;
  • Transmissão (opcional): Sincronizada, 12 marchas à frente e 4 à ré, com reversor;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor opcional;
  • Transmissão (opcional): 20X12, com super-redutor Creeper;
  • Embreagem (de série): Disco seco cerametálico;
  • Sistema hidráulico: Até 3.600 kg no olhal (de série), com controle remoto de duas válvulas;
  • Sistema hidráulico: Lift-O-Matic, até 2.200 kg a 60 centímetros do olhal (de série);
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM (de série), com 6 estrias;
  • Tomada de potência: Independente, 750 RPM e 1000 RPM (opcional), com 6 estrias;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento: Radiador de alumínio e hélice de polietileno;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (cabinado): Denso, de 120 ampères;
  • Alternador (plataformado): Denso, de 85 ampères;
  • Bateria: 12 volts e 100 ampères;
  • Motor de partida: 3 kW;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, acionado por alavanca;
  • Tanques de combustível: Aprox. 140 litros no total (principal, de polietileno, e auxiliar);
  • Eixo dianteiro: CNH / Fiat, autoblocante e cruzetas blindadas;
  • Bloqueio do diferencial traseiro: Mecânico (de série) ou eletro-hidráulico (opcional);
  • Pneus dianteiros: 12.4X24, com 6 lonas (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30, com 10 lonas (de série);
  • Pneus (opcionais): Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.470 kg (plataformado);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.630 kg (cabinado);
  • Preço mínimo: Aprox. 140 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 280 mil (seminovo / ótimo estado de conservação);
  • Preço (novo): Aprox. 350 mil (com cabine e alguns opcionais);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Case do Brasil, por meio da senhora Jéssica Adriani, da assessoria de imprensa, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de aplicativo de mensagens.


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Agricase, concessionária da marca Case IH para Dourados – M.S. e região, por meio do senhor Gilmar Reis, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de aplicativo de mensagens.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Case_IH
  • CNH Industrial (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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