BLOCO DE CONCRETO (CONSTRUÇÃO CIVIL)

BLOCO DE CONCRETO
BLOCO DE CONCRETO ESTRUTURAL
BLOCO DE CONCRETO DE VEDAÇÃO
BLOCO DE CONCRETO MANUFATURADO
BLOC DE BÉTON (EM FRANCÊS)
CONCRETE BLOCK (EM INGLÊS)
CINDER BLOCK (EM INGLÊS)
BLOCO DE PAVIMENTAÇÃO
BLOCO DE CIMENTO


INTRODUÇÃO

O bloco de concreto é um material de construção industrializado obtido a partir do cozimento da mistura do cimento em combinação com agregados naturais em fornos específicos, usado em larga escala na construção civil, principalmente a partir da década de 1970, aqui no Brasil, principalmente como elemento estrutural, fundamental ou não, associado ou combinado com as colunas e as fundações, ou da chamada vedação, geralmente não estrutural, neste caso na construção de paredes divisórias, como parte integrante da alvenaria, para dar forma à estrutura das paredes, assentado antes do revestimento e do acabamento delas.


Conhecido também como bloco de concreto pré-moldado e bloco de concreto manufaturado, ele é um produto obtido a partir de uma mistura de cimento e outros materiais, geralmente com o bloco na cor cinza ou em tom próximo do cinza, usado principalmente na construção civil, como bloco estrutural, um dos principais elementos estruturais de uma parede ou muro, por exemplo, ou como bloco de vedação, com uma função secundária de divisória interna, como, por exemplo, uma parede que não suporte esforços estruturais, pela qual precise passar tubulações de água e esgoto ou cabos de energia elétrica.


Ele é um importante produto multiuso e muito comum atualmente, principalmente na construção civil, obtido pelo aquecimento industrial de uma mistura de cimento e agregados naturais, como, por exemplo, areia, grãos menores de pedra britada, agregados de escórias de carvão de pedra ou dos altos fornos, elementos argilosos e os agregados naturais de lava, previamente amassada e moldada, geralmente de forma mecânica, com ou sem a adição em menor quantidade de outros elementos.


Aqui no Brasil, é mais comum o uso de blocos de concreto para a construção de imóveis comerciais, industriais, agroindustriais, agrícolas e agropecuários, incluindo edifícios comerciais, edifícios governamentais, industrias e agroindústrias, depósitos, almoxarifados, oficinas automotivas, hospitais e clínicas, barracões, armazéns, estacionamentos, terminais rodoviários e aeroportuários, terminais de carga e hangares, dentre outros.


O bloco de concreto é diferente do tijolo, principalmente pela sua composição, pois o tijolo é produzido a partir da argila cozida em fornos e o bloco de concreto é obtido a partir da combinação de cimento, areia e pedra britada granulada, dentre outros elementos, dependendo de cada caso.


Além do bloco de concreto estrutural e do bloco de concreto de vedação, que são os dois tipos principais de blocos de concreto, ambos furados, há também o bloco de concreto de pavimentação, que não é furado, ou seja, ele é maciço, não é oco ou não é vazado, pois é utilizado em pavimentação de calçadas, praças e estacionamentos, principalmente, por isso a exigência de robustez para suportar o peso dos veículos que trafegam por cima dele.


BASE TEÓRICA

A alvenaria é a construção de estruturas de imóveis, de muros e de instalações utilizando unidades estruturais ou não estruturais, unidas entre si ou não por argamassa. De modo geral, essas unidades podem ser blocos de cerâmica, de vidro, de concreto, pedras e tijolos, dentre outros elementos. Aqui no Brasil, é mais comum o uso de tijolos e blocos de concreto na construção de paredes de imóveis de alvenaria e de muros, combinados com as fundações, as colunas e as lajes, dependendo de cada caso.


O termo alvenaria tem origem na palavra em português alvener ou alvanel, que significa pedreiro, por sua vez criada a partir do termo árabe al-bannã ou al-banní. A chamada alvenaria insossa é aquela formada com pedras justapostas e sem argamassa, enquanto a chamada alvenaria gorda usa argamassa com maior proporção de cal e cimento e a chamada alvenaria magra usa argamassa com menor proporção de cal e cimento.


Geralmente, a alvenaria é usada em paredes, muros e lajes de imóveis residenciais, comerciais, industriais, agroindustriais e em instalações agrícolas e agropecuárias, além de muros de arrimo e monumentos. As unidades estruturais e não estruturais mais comuns são as cerâmicas, como o tijolo, por exemplo, e as de concreto, como os blocos, por exemplo. Também é possível usar a expressão bloco cerâmico para se referir aos tijolos, que podem ser maciços ou vazados. Já os blocos de concreto são sempre vazados.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O bloco de concreto é um importante material de construção industrializado e usado em larga escala, principalmente na construção civil aqui no Brasil e em praticamente todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Ele é um item básico, fundamental e absolutamente indispensável, usado na construção civil em geral, principalmente em grandes e médias construções.


Basicamente, de forma resumida, sua tecnologia do bloco de concreto teve origem na década de 1950, no mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, e sua tecnologia se popularizou na década de 1970, aqui no Brasil.


Ele pode ser utilizado tanto na chamada alvenaria estrutural, ou seja, aquela parte da construção que recebe maior carga estrutural, como paredes principais, por exemplo, quando na chamada alvenaria de vedação, ou seja, aquela parte da construção que recebe menor carga estrutural, como paredes divisórias, por exemplo.


Conhecido também como bloco de cimento, ele é um material para construção, com importância equivalente ao tijolo, por sua vez produzido a partir da argila. Em condição ambiente, o bloco de concreto é uma peça sólida com aspecto retangular ou que lembra o aspecto de um paralelepípedo. Ele é obtido pela cozedura em fornos de alguns elementos naturais e artificiais, principalmente o cimento, a pedra britada granulada e a areia, a altas ou médias temperaturas, dependendo do tipo de bloco de cimento.


Geralmente o bloco de concreto estrutural é mais resistente que o bloco de concreto de vedação, pois o primeiro é produzido para ter mais resistência estrutural, principalmente pela combinação de seus elementos, como o cimento, a pedra britada granulada e a areia. Já o bloco de concreto de vedação possui características desejáveis, como, por exemplo, leveza, praticidade no manuseio e isolamento térmico, embora possua resistência estrutural seja de apenas 2 ou 3 Mpa, pois é mais poroso.


De modo geral, o bloco de concreto é uma pedra artificial que apresenta as características de resistência ou robustez e funcionalidade ou praticidade necessárias para o emprego em larga escala na construção civil, principalmente na construção de imóveis residenciais, comerciais, agroindustriais e industriais de alvenaria, além de ser utilizado também na construção de instalações agrícolas e agropecuárias dos mais variados tipos, como barracões, almoxarifados e armazéns, por exemplo.


TIPOS DE BLOCOS

Conceitualmente, os blocos de concreto podem ser divididos em blocos estruturais, blocos de vedação e blocos para pavimentação. Abaixo dessa divisão há uma subdivisão, necessária para detalhar melhor o conceito. Como esse blog não tem a pretensão de substituir as publicações científicas e acadêmicas sobre o assunto segue então um resumo conceitual sobre cada um dos tipos de blocos de concreto:

  • Os blocos de concreto estruturais são aqueles mais resistentes, produzidos a partir da chamada vibroprensagem com cura úmida, ou seja, eles são prensados e aquecidos durante seu processo de fabricação, e podem ser subdivididos em bloco comum, meio bloco, bloco para instalações, bloco de 45º (graus), bloco canaleta, bloco para arrimo e bloco pastilha. No caso específico de imóveis cujas estruturas possuem andares, ou seja, estruturas verticais, edifícios residenciais, por exemplo, são utilizados blocos de concreto estruturais ainda mais resistentes nos andares mais baixos e blocos um pouco menos resistentes nos andares mais altos, por uma razão de segurança, já quem em baixo as cargas estruturais (peso da estrutura) são maiores.
  • Os blocos de concreto de vedação são menos resistentes, principalmente em razão do seu processo de fabricação e da combinação de materiais menos resistentes e mais porosos na sua composição. Eles têm menor peso que os demais tipos de blocos, possuem melhor isolamento térmico e são práticos para serem usados em paredes divisórias, por exemplo. Por outro lado, eles só podem ser usados quando há suporte em estrutura de concreto armado, pois são mais frágeis.
  • Os blocos de pavimentação são maciços, ou seja, eles não são vazados, eles são mais resistentes ou robustos, pois são inteiriços, sem espaços vagos ou não preenchidos, ao contrário dos demais tipos de blocos de concreto, que são atravessados por canais, neste caso por uma razão de economia, leveza e praticidade. Como o próprio nome diz, eles são utilizados principalmente para pavimentação de ambientes externos, como calçadas e praças, ou até mesmo, em alguns casos, de vias públicas.


Geralmente, os três tipos de blocos de concreto citados acima são comercializados aqui no Brasil em unidades, principalmente o milheiro, equivalente a 1.000 unidades de blocos, diferente da comercialização do cimento e da areia, por exemplo, que são vendidos em quilogramas ou sacos e m³ ou metros cúbicos, respectivamente.


Aqui no Brasil, são comercializados blocos de concreto com algumas opções de tamanho, de formato semelhante ao paralelepípedo, o 19X19X39, com cerca de 39 centímetros de comprimento, 19 centímetros de profundidade ou espessura e 19 centímetros de largura, geralmente com 3 ou 2 furos; além das opções 14X19X39, com de 39 centímetros de comprimento, 19 centímetros de profundidade e 14 centímetros de largura, também com 3 ou 2 furos; e 9X19X39, com 39 centímetros de comprimento, 19 centímetros de profundidade e 9 centímetros de largura, também com 3 ou 2 furos; dentre outras opções.


QUALIDADE DO PRODUTO

A produção, transporte, armazenamento e utilização de blocos de concreto na construção civil devem respeitar os regulamentos da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e/ou CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que são os órgãos reguladores dessa atividade:

  • ABNT NBR-6136, versão corrigida, de 2016, sobre os blocos de concreto vazados de alvenaria. Essa versão estabelece regulamentos de produção e aceitação, estruturais ou não;
  • ABNT NBR-16522, versão de 2016, sobre os blocos de concreto de alvenaria. Essa versão estabelece regulamentos sobre os ensaios de paredes de blocos de concreto;
  • ABNT NBR-15961-1, versão de 2011, com regulamentos sobre as construções em geral que utilizam os blocos de concreto;
  • ABNT NBR-15961-2, versão de 2011, com regulamentos sobre a execução e controle de obras que utilizam blocos de concreto;


ENSAIOS DESTRUTIVOS

.

Os ensaios de resistências são testes realizados em blocos de concreto para verificar se eles estão dentro de padrões de qualidade aceitáveis. Existem vários ensaios comuns para esse tipo de material de construção:

  • Ensaios de compressão;
  • Ensaios de eflorescência;


Segundo as normas europeias, principalmente a norma francesa, os blocos de concreto podem ser classificados de acordo com o seu grau de resistência:

  • B40: resistência a 40 bares ou 4 MPa
  • B60: resistência a 60 bares ou 6 MPa
  • B80: resistência a 80 bar ou 8 MPa
  • B120: resistência a 120 bares ou 12 MPa
  • B160: resistência a 160 bares ou 16 MPa


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alvenaria
  • Manual do Construtor – João Baptista Pianca
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)