ENNIO MORRICONE (MÚSICA)

ENNIO MORRICONE
UNIVERSAL MUSIC
SONY MUSIC
WARNER MUSIC


INTRODUÇÃO

O italiano Ennio Morricone foi um famoso e brilhante maestro de música clássica e instrumental, nascido em 1928 em Roma, a capital da Itália, que ficou conhecido pelo público mundial, pela crítica musical, pela mídia e no meio artístico pela criação, desenvolvimento e execução de uma grande variedade, elegante, refinada e sensível, de músicas clássicas e instrumentais próprias e regravações com novos arranjos instrumentais para grandes clássicos do cinema, com elementos e tendências instrumentais, principalmente easy listening, inclusive para trilhas sonoras de filmes de faroeste.


Ele foi um maestro e compositor europeu muito talentoso, com uma sensibilidade musical extraordinária, um dos mais icônicos músicos da história do cinema, conhecido como um dos maestros preferidos de grandes diretores de cinema, dentre eles Sergio Leone, Don Siegel, Mike Nichols, Brian De Palma, Barry Levinson, Oliver Stone, Quentin Tarantino, Giuseppe Tornatore e Bernardo Bertolucci, dentre outros, com músicas de altíssima qualidade escolhidas a dedo para trilhas sonoras de sucessos do cinema mundial, dentre eles Era Uma Vez no Oeste; Três Homens em Conflito (O Bom, O Mau e o Feio); Cinema Paradiso; A Missão; Por um Punhado de Dólares (incluindo a continuação ou sequência); Os Intocáveis; Bastardos Inglórios; A Missão; Oito Odiados; e Djago Livre; dentre outros, alguns deles vencedores de prêmios Oscar e alguns deles considerados grandes, respeitadas e referenciadas obras primas do cinema


Ele foi um dos maiores e mais importantes maestros e compositores da história da música instrumental moderna ou contemporânea, com seu extenso trabalho comparável aos de outros importantes e respeitados músicos de alto nível, reconhecidos pelo público, pela mídia, pela crítica musical e no meio artístico, incluindo Richard Clayderman, Laurens Van Rooyen, Ray Conniff, Vangelis, John Williams, Paul Mauriat, André Rieu, Yanni, Suzanne Ciani, Hans Zimmer, Henry Mancini, Howard Shore e James Horner, dentre outros exemplos, lembrando que Suzanne não é, exatamente, uma maestrina.


A UNIVERSAL MUSIC

A americana UMG - Universal Music Group é a maior empresa controladora de gravadoras do mundo, que detém cerca de 25% do mercado fonográfico mundial e os direitos de comercialização de parte dos álbuns lançados por Ennio Morricone. Conhecida anteriormente como Decca Records e MCA Records, ela é uma gigante do mundo do entretenimento e também possui outras gravadoras, dentre elas a Mercury Records, a PolyGram, a Vertigo / Phonogram, a Interscope Geffen A&M Records, a Capitol Music / EMI, a Republic Records, a Island Records, a Fontana Records / Philips e Def Jam Recordings.


Ela é a maior empresa fonográfica do mundo, com mais de 8.300 empregados e receita bruta de mais de US$ 7 bilhões (2018), e entre seus principais acionistas estão a empresa chinesa Tencent; o empresário francês Vincent Bolloré; o fundo de investimentos britânico Pershing Square; e a empresa de mídia francesa Vivendi, que, por sua vez, possui participações na empresa europeia de TV por assinatura Canal + e na empresa de telefonia móvel TIM – Telecom Italia Mobile, entre outras empresas.


Ao longo de sua carreira, Ennio Morricone também assinou contratos com as gravadoras Sony Classical / RCA / BMG e Warner Music / Sire.


PERFIL DO ÍCONE

O talentoso músico europeu Ennio Morricone foi um reverenciado e conceituado maestro, compositor, arranjador, trompetista e pianista de música clássica e música instrumental, principalmente do gênero easy listening (pronuncia-se ízi líssnin) e principalmente para trilhas sonoras de cinema, incluindo grandes e famosos filmes de faroeste, um dos mais respeitados arranjadores para trilhas sonoras de cinema do mundo, uma unanimidade entre a crítica de cinema e de música, falecido em 2020, aos 91 anos, após um acidente doméstico em sua residência, na Itália.


Ele foi um dos maiores músicos da história da indústria fonográfica mundial, um dos mais emblemáticos, com mais de 70.000.000 de cópias de álbuns vendidos, em mais de 70 anos de carreira, um dos maiores vendedores de música do gênero easy listening no mundo, principalmente álbuns de trilhas sonoras de cinema, incluindo filmes de faroeste das décadas de 1960 e 1970, no auge desse gênero cinematográfico.


Só para se ter uma ideia de sua importância e status dentro das indústrias cinematográfica e fonográfica mundial, para conseguir fechar um contrato com ele era necessário antes formar uma pequena comitiva para fazer a proposta pessoalmente a ele em sua casa, na Itália. Geralmente, a comitiva era formada pelos executivos do estúdio de cinema interessado, pelos executivos da gravadora interessada e do produtor, do diretor e do roteirista do filme que estava sendo realizado.


Ele só aceitava as propostas de trabalho feitas pessoalmente, em sua casa, na Itália, e os ensaios e gravações eram realizados somente dentro da Itália, em um estúdio próprio ou alugado, dependendo de cada caso. Apesar disso, apesar dessas exigências, ele era considerado uma pessoa modesta, raramente recusava ofertas de trabalho, desde que o pagamento fosse bom, é claro, à altura do seu talento.


O maestro Ennio Morricone fazia parte de uma família de músicos italianos. Seu pai, por exemplo, Mario Morricone, era trompetista profissional e atuava em uma orquestra ou banda de música clássica e música instrumental da época. Desde a infância, Enio Morricone aprendeu a tocar instrumentos musicais, inicialmente ensinado e incentivado pelo seu pai e, posteriormente, em um curso profissionalizante na Accademia Nazionale di Santa Cecilia, em Roma, na Itália.


Na juventude ele fez parte da Orquestra da Ópera, na Itália, e, a partir dos 25 anos de idade, ele entrou de vez na mídia, ao participar de trabalhos de música de fundo para produtos de mídia em geral nas rádios locais, como, por exemplo, radionovelas ao vivo ou gravadas, algo comum na época, tanto na Europa quanto no Brasil, e que estiveram na raiz das telenovelas em geral, por sua vez exibidas em TV’s abertas da época.


Das radionovelas para o cinema foi um pulo: Ele começou a compor músicas para trilhas sonoras de cinema, principalmente filmes de faroeste americanos na década de 1960, incluindo grandes obras primas do cinema, como, por exemplo, os icônicos Era Uma Vez no Oeste, com grande elenco, incluindo Charles Bronson; Três Homens em Conflito (O Bom, O Mau e o Feio), com Clint Eastwood como protagonista; e Por um Punhado de Dólares, também com Clint Eastwood; e, nas décadas mais recentes, os bens sucedidos filmes Bastardos Inglórios, com grande elenco, incluindo Brad Pitt; e Django Livre, também com grande elenco, incluindo Leonardo DiCaprio; dentre outros.


A partir da década de 1960, Ennio Morricone se tornou um dos arranjadores preferidos dos maiores e mais importantes estúdios de cinema e TV do mundo, incluindo Warner, Columbia / Sony, Disney / Fox, Universal, MGM / Amazon e Paramount, com dezenas de títulos, dentre eles Era Uma Vez no Oeste; Meu Nome é Ninguém; Três Homens em Conflito; Uma Pistola Para Ringo; Cinema Paradiso; A Missão; Os Abutres Têm Fome, Por um Punhado de Dólares; Os Intocáveis; Bastardos Inglórios; Trinity e Seus Companheiros; Era Uma Vez na América; A Missão; Oito Odiados; Bastardos Inglórios e Django Livre; atuando principalmente como compositor, arranjador e maestro das trilhas sonoras.


Os filmes de grande orçamento eram (e ainda são, é claro) tratados dentro dos estúdios de cinema de forma diferenciada em relação aos filmes de orçamento menor. Como os estúdios não queriam correr risco elevado, já que muito dinheiro estava envolvido, então davam preferência a músicos de carreira já consolidada, dentre eles Ennio Morricone, considerado até hoje um dos maiores maestros da indústria do cinema mundial, com, até o momento, dois prêmios Oscar; três prêmios Globo de Ouro; e três prêmios Grammy; dentre outros prêmios.


DISCOGRAFIA

A discografia de Ennio Morricone, ou seja, a lista completa de álbuns lançados por ele, em toda sua carreira, e/ou lançados pelos estúdios de cinema é riquíssima e de alta qualidade, repleta de exemplos de bom gosto, refinamento musical, requinte e elegância na seleção e execução dos arranjos instrumentais e na combinação de vozes. Por meio do cinema, ele foi capaz de introduzir o gênero elitista easy listening nas camadas mais baixas da sociedade, inclusive como um maestro despretensioso, de comportamento modesto.


O maestro Ennio Morricone contribuiu, em toda a sua carreira, desde a década de 1960, para mais de 100 filmes, séries de TV e documentários, além de álbuns a princípio não relacionados com a indústria cinematográfica e televisiva, totalizando mais de 400 faixas de músicas dos mais variados estilos, incluindo novas versões da mesma música, remixadas e remasterizadas, totalizando mais de 70.000.000 de cópias de álbuns vendidas, incluindo os álbuns de coletânea, dependendo da fonte consultada.


Mesmo sendo um músico refinado de alto nível, ele nunca deixou de se preocupar em fazer suas músicas chegar ao grande público, independente de classe social. Ele faleceu em 2020, aos 91 anos de idade, depois de um acidente doméstico, uma queda que causou a quebra do osso da perna, em sua casa, na Itália.


Além de músico profissional, ele foi um enxadrista amador.


Ele foi casado com Maria Travia, desde 1956, com quem teve três filhos e uma filha, Marco, Alessandro, Andrea e Giovanni.


O MESTRE NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Universal, Sony e Warner, dentre outras;
  • Estúdios: Disney / Fox, Paramount, Columbia / Sony, MGM / Amazon e Warner;
  • Nome artístico: Ennio Morricone;
  • Origem e residência: Itália;
  • Nacionalidade: Italiana;
  • Início de carreira: Década de 1950;
  • Auge da carreira: Décadas de 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010;
  • Gêneros: Música clássica, instrumental e easy listening;
  • Resultado comercial: Mais de 70 milhões de cópias, incluindo coletâneas;
  • Site oficial: https://www.morriconeofficialconcert.com/


MAIS BOM GOSTO


GALERIA DE IMAGENS


ERA UMA VEZ (1968)


POR UM PUNHADO (1964)


TRÊS HOMENS (1966)


INTOCÁVEIS (1987)


DJANGO LIVRE (2012)


BASTARDOS INGLÓRIOS (2009)


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ennio_Morricone
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)