TRATOR MULLER TM17

TRATOR MULLER TM17
SÉRIE MULLER TM
MULLER INDÚSTRIA LTDA


INTRODUÇÃO

O imponente trator Muller TM17 é um prático, robusto e muito potente utilitário de tamanho grande, com eixo alto e tração integral 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária); agroindústrias; indústrias; mineradoras; e na operação diária e em canteiros de obras da construção civil em geral, incluindo infraestruturas de transporte de cargas e passageiros, como portos e rodovias, por exemplo; fabricado e comercializado no Brasil, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, inicialmente pela empresa brasileira Muller Indústria S.A., na época já entre as maiores fabricantes de utilitários pesados de construção civil, indústria, agroindústria, agricultura e infraestrutura do Brasil, e, posteriormente, pela sua sucessora Proton Primus Ltda, na década de 2000.


Os principais concorrentes do trator Muller TM17 no mercado nacional de utilitários agrícolas pesados nas décadas de 1980 e 1990 foram os tratores grandes de tração 4X4 CASE 4490, Engesa 1428, Massey Ferguson MF 4780, Engesa 1124, CASE Harvester 7488, Engesa 923, Caterpillar 930, Engesa 1128, CASE 621D, Ford FW60, Engesa 815 e Engesa 918, embora uma parte desses modelos não tenha sido importada por meio de importadores oficiais para o Brasil.


A MULLER S.A.

A Muller Indústria Ltda é, atualmente, uma das mais tradicionais marcas de utilitários de construção civil, infraestrutura e mineração do Brasil. Ela foi fundada em 1956, no estado do Rio de Janeiro, inicialmente com a razão social Muller Indústria S.A., inicialmente como uma fabricante de máquinas e equipamentos para construção civil e infraestrutura, incluindo rolos compactadores para pavimentação de rodovias, avenidas, ruas e pistas de pouso.


Com o passar dos anos, a Muller Indústria S.A. (não confundir com a fabricante catarinense de eletrodomésticos Mueller) se tornou uma das maiores fabricantes de utilitários para construção civil, infraestrutura, indústria, agroindústria, agricultura e mineração do Brasil, fabricando compactadores de solo, tratores agrícolas pesados, tratores industriais, tratores florestais, caminhões fora-de-estrada, escavadeiras e retroescavadeiras, por exemplo.


A empresa sofreu, na década de 1990, com a abertura do mercado nacional para a entrada de bens de capital estrangeiros, até que, em 2002, suas marcas, projetos, ferramental e instalações foram vendidos para a Proton Primus Ltda, que decidiu dar continuidade às principais linhas de produtos com a marca Muller, incluindo compactadores e tratores.


Ao contrário do que muitos pensam, a marca Muller (pronuncia-se Mílâr, em alemão) ainda existe, com sede e fábrica em Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul. Desde 2018 ela é controlada pelo grupo empresarial gaúcho Romac e seus principais produtos atuais são o rolo compactador Muller VAP 55, o caminhão fora-de-estrada Muller MDT 430, a retroescavadeira Muller MR 406 e o compactador Muller AP 26.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator superpesado Muller TM17 é um utilitário de tamanho grande e alta potência; com rodado simples (um pneu para cada extremidade de eixo) ou rodado duplo (dois pneus, lado a lado, para cada extremidade de eixo); com estrutura articulada para mudança de direção; e com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de implementos agrícolas, agroindustriais, industriais e de infraestrutura traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores, niveladoras e guinchos.


A motorização turbodiesel Cummins 6 CT8.3, com seis cilindros em linha, com 8.300 cilindradas e injeção direta de combustível, montada sobre coxins de borracha, com aproximadamente 180 cavalos de potência e aproximadamente 68 kgfm de torque, tem força de tração suficiente para uso pesado em propriedades rurais, como, por exemplo, puxar implementos agrícolas de tamanho grande para gradeação de terra, niveladoras, tombadores / arados, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Versões do trator Muller TM17 com motor Cummins, da mesma série C, com turbo e intercooler, com 210 cavalos também foram fabricadas.


A transmissão ZF possui 12 marchas à frente e 2 à ré, no total. Ela também está montada sobre coxins e possui sistema de refrigeração próprio, com circulação e resfriamento de óleo.


O acoplamento de lâmina e concha dianteiras é possível.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator da categoria dos pesados disponível no mercado brasileiro, já fora de linha de produção inclusive, e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Muller TM17 uma opção bastante razoável para uso geral na agricultura de grande porte no Brasil, em grandes e médias fazendas agrícolas; em agroindústrias; em indústrias em geral; na operação diária e em canteiros de obras de infraestruturas de transporte, como portos, aeroportos e ferrovias, por exemplo; em mineradoras; e em salinas; dentre outras atividades produtivas pesadas.


O trator superpesado Muller TM17 faz parte da série ou família de tratores de grande porte Muller TM, composta também pelos modelos Muller TM25 (235 cavalos), Muller TM12 (122 cavalos), Muller TM16 (150 cavalos), Muller TM31 (289 cavalos) e Muller TM28 (285 cavalos), todos fabricados nas décadas de 1980 e 1990 pela Muller Indústria S.A. e comercializados aqui no Brasil.


Além disso, é importante deixar claro que não se trata de um trator de esteiras, para desmatamento, como pode ser facilmente observado pelas imagens acima e abaixo. Entre outros detalhes importantes das características técnicas do trator Muller TM17 está a sua estrutura articulada, acionada por mecanismo hidrostático, com pistões hidráulicos, responsável pela mudança de direção do utilitário. Além disso, ele possui estrutura com oscilação horizontal para melhor distribuição do peso sobre o terreno.


É um modelo de trator prático, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico dimensionados para atendimento de necessidades de trabalho pesado em vários segmentos produtivos, mas, por outro lado, preservando o máximo possível os aspectos de simplicidade e manutenção acessível.


Esse trator foi comercializado no Brasil durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, mas já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo acelerador de pé; painel de instrumentos completo, com interruptores de botão e luzes indicadoras; filtro de ar a seco; seis luzes para trabalho noturno, sendo quatro faróis dianteiros e dois faróis traseiros; cabine fechada com ar condicionado (opcional), com limpadores de para-brisas traseiro e dianteiro; freios de serviço com discos de acionamento hidráulico; e freio de estacionamento mecânico.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com custo de manutenção tolerável, o que certamente torna esse modelo de trator de grande porte uma das melhores opções para trabalho pesado na agricultura de grande porte. Por exemplo, há operadores de fazendas que afirmam conseguir tracionar plantadeiras de 14 linhas e niveladoras de 50 discos com esse modelo de trator pesado.


Antes de comprar o trator Muller TM17, verifique se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MULLER TM17 (180 CV)

  • Motorização: Cummins 6 CT8.3, turbodiesel, com 6 cilindros em linha;
  • Motorização: 8.300 cilindradas, com injeção direta e mecânica de combustível;
  • Potência: Aprox. 180 cavalos a 2.200 rpm;
  • Torque: Aprox. 68 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Chassi articulado, com pistões hidráulicos;
  • Transmissão: ZF, com 12 marchas à frente e 2 à ré;
  • Embreagem:
  • Caixa de transferência:
  • Sistema hidráulico (opcional): Até 3.500 kg no olhal;
  • Tomada de força:
  • Barra de tração:
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria:
  • Motor de partida:
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, com disco;
  • Diferencial: Muller, com redução por planetária;
  • Tanque de combustível: Metálico, com aprox. 360 litros;
  • Pneus dianteiros: Rodado duplo 18.4X34, dentre outras opções;
  • Pneus traseiros: Rodado duplo 18.4X34, dentre outras opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 7.860 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 9.110 kg;
  • Preço (mínimo): Aprox. R$ 120 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (máximo): Aprox. R$ 220 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


GRADE NIVELADORA


SISTEMA HIDRÁULICO


CABINE COM AR


POSTO DE COMANDO


DIREÇÃO ARTICULADA


MOTOR


MOTOR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Muller (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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