TRATOR CBT 2600

TRATOR CBT 2600
COMPANHIA BRASILEIRA DE TRATORES
MOTOR MERCEDES OM-352


INTRODUÇÃO

O trator CBT 2600 é um potente, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com motor diesel Mercedes-Benz OM-352 aspirado, de injeção direta e mecânica, com tração 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em série nas décadas de 1970 e 1980 pela CBT – Companhia Brasileira de Tratores, na época uma das principais fabricantes de tratores do Brasil, uma das maiores do setor de utilitários agrícolas e industriais na época.


Uma versão do trator CBT 2600 com tração 4X4 também foi fabricada.


Os seus principais concorrentes nas décadas de 1970 e 1980 foram os tratores médios Massey Ferguson MF 290, Ford 6610, Massey Ferguson MF 292, Ford 7610, Massey Ferguson MF 295, Ford 7630, Massey Ferguson MF 296 e Ford 7810, todos comercializados no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.


A CBT

A CBT – Companhia Brasileira de Tratores foi uma das maiores fabricantes de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, fundada em 1959 pelo empresário Mario Lopes, inicialmente como uma fabricante de peças, partes e componentes para tratores e caminhões e, posteriormente, a partir de 1962, como uma fabricante de tratores, a única de capital nacional entre as grandes fabricantes da época.


Com o passar dos anos, ela se tornou uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para vários países, incluindo Argentina, México e África do Sul, e até para mercados exigentes, como Estados Unidos, Austrália e Japão. Nas décadas de 1980 e 1990, ela tentou entrar no mercado de utilitários esportivos e de drones, com o jipe CBT Javali e o drone CBT BQM-1BR.


A partir da década de 1990, com a abertura do mercado nacional para produtos manufaturados importados promovida pelo Governo Brasileiro, a empresa fechou definitivamente e, alguns anos depois, parte de suas instalações industriais em São Carlos – S.P. foi reformada e ampliada para dar origem ao centro de manutenção de aeronaves da companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, conhecida atualmente como LATAM Airlines.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator CBT 2600 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com motor a diesel aspirado, injeção direta e mecânica de combustível, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros (disponível na época como opcional) para acoplamento / conexão de uma razoável variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo tombadores / arados, grades de tamanho médio e máquinas colhedoras de forragem, incluindo napier / capiaçu e cana.


Também é possível o acoplamento de lâmina e concha dianteiras, mas o uso deve ser moderado.


A motorização diesel do trator CBT 2600 é um clássico do transporte rodoviário de cargas, o icônico Mercedes-Benz OM-352 aspirado, ou seja, sem turbo, com seis cilindros em linha e com 5.675 cilindradas, com injeção direta de combustível da marca Bosch, com 108 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, que tem força de tração suficiente para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola, além de roçadeiras e cultivadores.


Esse motor foi um dos maiores clássicos do transporte rodoviário de cargas nas décadas de 1970 e 1980, utilizado inclusive para tracionar o caminhão Mercedes-Benz 1113, por sua vez um dos modelos de caminhões mais vendidos no Brasil naquela época. Ele possui bloco de ferro fundido, cabeçote também em ferro fundido, duas válvulas por cilindro, taxa de compressão de 16:1 ou 17:1 e refrigeração a água. Além do transporte rodoviário, ele também foi utilizado em embarcações e em geradores estacionários de energia elétrica.


Os exemplares originais do trator CBT 2600 possuem acelerador de mão e acelerador de pé; barra de tração reforçada; quatro faróis dianteiros, dois faróis traseiros e duas lanternas traseiras; volante com coluna de direção regulável em altura; controle remoto e tomada de força traseiros (ambos opcionais na época); freio de estacionamento por alavanca lateral; painel de instrumentos com indicador de rotação do motor, indicador de horas trabalhadas, termômetro da água de arrefecimento, chave de ignição, afogador do motor, indicador de combustível, amperímetro e manômetro de óleo.


MERCADO

A CBT – Companhia Brasileira de Tratores não existe mais. Por outro lado, é possível e fácil encontrar peças de reposição no mercado para a maioria dos tratores fabricados pela empresa, incluindo o trator CBT 2600, que é tracionado pelo icônico motor Mercedes-Benz OM-352, um clássico da época.


O blog fez uma consulta rápida em sites populares de classificados de peças de reposição, como Mercado Livre e OLX Brasil, por exemplo, e conseguiu encontrar facilmente peças, partes e componentes mais comuns para o trator CBT 2600 original de fábrica, à pronta entrega e a preços razoáveis.


PEÇAS E COMPONENTES DE REPOSIÇÃO PARA O TRATOR CBT 2600

Motor de arranque

R$ 760,00

Kit de filtros (óleo, combustível e ar)

R$ 240,00

Kit de embreagem

R$ 1.200,00

Bomba d’água

R$ 500,00

Alternador

R$ 1.200,00

Bomba de óleo

R$ 800,00

Bomba de combustível

 

Faróis e lanternas (4 peças)

R$ 400,00

Pneus traseiros (par)

R$ 10.000,00

Fonte: Mercado Livre (2023)


Caso queira comprar, verifique se o exemplar de CBT 2600 que lhe interessa possui tomada de potência, pois na época era um opcional disponibilizado pela fábrica.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


  • Motorização: Mercedes-Benz OM-352 aspirado, com 6 cilindros e injeção direta;
  • Motorização: 5.675 cilindradas, sem compressor, ciclo quatro tempos;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora mecânica e direta Bosch, em linha;
  • Potência: Aprox. 108 cavalos, com 2.200 RPM;
  • Torque: Aprox. 35 kgfm, com 1.800 RPM;
  • Embreagem: Disco a seco;
  • Filtragem de ar:
  • Direção: Hidráulica ou hidrostática;
  • Câmbio: 6 marchas à frente e 2 à ré;
  • Sistema hidráulico: Categoria II, levante de 3 pontos (opcional), para 2.500 kg;
  • Tomada de potência:
  • Cárter do motor: 7 ou 9 litros;
  • Sistema de arrefecimento: 24 litros;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Bateria:
  • Alternador: 14 volts, 35 ampères;
  • Motor de arranque ou partida: 12 volts, 4 cavalos;
  • Freio:
  • Freio de estacionamento: Alavanca lateral;
  • Capacidade de combustível: Aprox. 152 litros;
  • Caixa de transmissão:
  • Unidade hidráulica:
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 6.375 kg;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 5.465 kg;
  • Tração: 4X2 traseira (de série) ou 4X4 (opcional);
  • Pneus traseiros: 18.4X34 (original);
  • Eixo dianteiro (4X2): Com ajuste de bitola;
  • Preço: Entre R$ 50 mil e R$ 75 mil (restaurado / bom estado);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_OM352_engine
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Brasileira_de_Tratores
  • CBT (divulgação): Imagens
  • Pinterest: Imagens

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