U2 (MÚSICA)

U2
BONO VOX (VOCALISTA)
THE EDGE (GUITARRISTA E TECLADISTA)
LARRY MULLEN (BATERISTA E PERCUSSIONISTA)
ADAM CLAYTON (BAIXISTA)


INTRODUÇÃO

U2 é o nome de uma icônica e muito bem sucedida banda irlandesa de música pop com elementos e tendências de rock (new wave / punk, rock progressivo e indie), R&B e trip hop, dentre outros ritmos e estilos, formada na Irlanda na década de 1970 pelo vocalista irlandês Bono Vox, pelo guitarrista britânico e irlandês The Edge, pelo baixista inglês Adam Clayton e pelo baterista irlandês Larry Mullen, todos os quatro músicos veteranos presentes na atual formação da banda.


A banda europeia U2 (pronuncia-se Iú-Tchú) foi eleita para inúmeros prêmios importantes do mundo da música, dentre eles 8 prêmios Brit Awards, 22 prêmios Grammy Awards, 6 prêmios MTV Awards, 16 prêmios Billboard Awards e 2 prêmios Golden Globe, dentre outros, além de ter sido homenageada no museu Rock and Roll Hall Of Fame, em Cleeveland, no estado norte-americano de Ohio, nos Estados Unidos.


Ela é considerada quase que uma unanimidade entre os críticos de música do planeta, incluindo os críticos brasileiros, uma das mais respeitadas bandas musicais da indústria fonográfica mundial, respeitada também na mídia e no meio artístico, inclusive como uma das mais importantes e influentes bandas de rock do planeta. Além disso, a banda U2 participou de vários eventos e iniciativas beneficentes em várias partes do mundo, como Anistia International, Live Aid, ONE Campaign, Band Aid, Product Red, War Child e Music Rising, por exemplo.


O reconhecimento da crítica musical internacional pelo bom gosto, pela estética elegante, pela sofisticação dos arranjos instrumentais, pelo refinamento musical e, acredite, até pela responsabilidade social e religiosa das letras (algo incomum em bandas de rock em geral) foi quase imediato, principalmente a partir do primeiro álbum Boy, lançado em 1980, pela gravadora europeia Island Records, atualmente uma subsidiária da Universal Music, mas ainda com sucesso moderado de público.


O sucesso em nível mundial veio um pouco depois, principalmente a partir do terceiro álbum War, em 1983, no qual estão as músicas Sunday Bloody Sunday, New Years Day e Two Hearts Beat As One, seguidas anos depois por muitas outras músicas bem sucedidas, como, por exemplo, Pride, Stay, I Still Havent Found What Im Looking For, With Or Without You, One, Staring At The Sun, Sometimes You Cant Make It On Your Own, All I Want Is You, Hold Me, Where The Streets Have No Name, Bealtiful Day, Mysterious Ways, The Fly, Vertigo, Discothèque, Even Better Than The Real Thing, Mofo, Numb, Out Of Control, Desire, I Will Follow, Gloria, Everlasting Love, Dancing Barefoot, Sweetest Thing, Lemon, Angel of Harlem, The Unforgettable Fire e One Tree Hill, algumas dessas consideradas obras primas.


Dentre as músicas menos conhecidas da banda europeia U2, que também merecem ser citadas aqui e que merecem ser apreciadas pelos ouvidos mais exigentes, seletivos, atentos e refinados estão City Of Blinding Lights, Do You Feel Loved, Mofo, If God Will Send His Angels, Please, Breathe, Every Breaking Wave, Original of the Species, Yahweh, Bad, Love Comes Tumbling, Miss Sarajevo e Electrical Storm, todas elas de alta qualidade, com arranjos primorosos, boas letras e ótimos vocais, algumas com participações inusitadas, como Luciano Pavarotti, por exemplo.


A banda continua em atividade, mas agora em ritmo bem mais tranquilo, com um número menor de apresentações musicais ao vivo, em razão principalmente da idade dos músicos, todos eles já na faixa dos 60 anos.


Com mais de 44 anos de atividades musicais, trata-se de uma das maiores bandas de música do planeta, com mais de 175.000.000 de cópias de álbuns vendidos desde a década de 1980, anos após ano, praticamente sem interrupções. Dependendo da fonte consultada (ressaltando que esses números variam um pouco de acordo com a fonte consultada), eles estão na 20ª posição entre os maiores vendedores de música do mundo, atrás apenas de alguns ícones da música pop, como Beatles, Michael Jackson, Elvis Presley, Madonna, Elton John, Pink Floyd, Celine Dion, ABBA, Tina Turner e Whitney Houston, dentre mais alguns.


A UNIVERSAL MUSIC

A americana e holandesa UMG - Universal Music Group é a maior empresa controladora de gravadoras do mundo, que detém cerca de 25% do mercado fonográfico mundial e os direitos de comercialização de praticamente todos os álbuns lançados pelo U2, principalmente por meio da sua subsidiária europeia Island Records. Ela é uma gigante do mundo do entretenimento e também possui outras gravadoras, entre elas a Interscope Geffen A&M Records, a Capitol Music / EMI, a Republic Records, a Mercury Records, a Vertigo / Phonogram e a Def Jam Recordings.


Ela é a maior empresa fonográfica do mundo, avaliada em mais de US$ 50 bilhões, com mais de 8.300 empregados, uma subsidiária da holding de mídia francesa Vivendi, do conglomerado multinacional chinês Tencent, do empresário francês Vincent Bolloré e do fundo de investimentos britânico e americano Pershing Square, dentre outros investidores.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A banda U2 é uma das mais brilhantes bandas musicais da história da indústria fonográfica. Há décadas, os integrantes da banda são conhecidos por seu engajamento em causas sociais e humanitárias, inclusive contra a fome, contra a violência (guerras, inclusive) e contra epidemias e pandemias. De certa forma, isso ajudou a alavancar a aceitação, o respeito e a simpatia da banda também junto ao público adulto, mais conservador, das décadas de 1980 e 1990.


Mas não foi só isso, a banda U2 conseguiu ultrapassar a barreira do rótulo um pouco pejorativo de “boy band”, o que significa que eles realmente sabem cantar e tocar, além da consciência de sua responsabilidade social, na condição de influenciadores. Desde o início eles conquistaram o respeito do público e da crítica de música, que costuma ser impiedosa e implacável com as “bandinhas descartáveis” de jovens com pretensões musicais.


A partir da década de 1990, já com a carreira consolidada, a banda U2 decidiu ousar um pouco mais, assumindo uma postura mais irreverente, mais irônica, um pouco mais sensual, com mais crítica social, inclusive, tanto nas letras quanto nos videoclipes. Foi nessa década que surgiram alguns personagens meio esquisitos, criados por Bono Vox, dentre eles Mr MacPhisto, do videoclipe Lemon, uma crítica irônica a indivíduos desavergonhados em geral; The Fly, uma ironia (ou seria uma autoironia?) sobre a influência (boa ou má, depende de cada caso e depende do ponto de vista de cada um) que bandas de música pop em geral têm na sociedade; Mirror Ball Man, uma paródia, um personagem americano televangelista; e o personagem meio narcisista “Bono Vox” (ou seja, uma autocrítica, neste caso), um pedido público de desculpas dele mesmo para sua esposa de longa data, Ali Hewson, por ter esquecido da data de aniversário dela.


No Brasil, eles também fizeram muito sucesso. Aliás, o grupo musical U2 tem um caso de amor com o Brasil, eles estiveram aqui pelo menos quatro vezes e sempre foram muito bem recebidos, pelo menos duas vezes com honras de Estado. Só para se ter uma ideia, eles tiveram, aqui no Brasil, um dos maiores públicos de toda a carreira, com mais de 250.000 pessoas, divididas em dois shows, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, em 1997, durante a turnê Pop.


Aqui no Brasil, em 2006 e 2011, eles foram recebidos no Palácio do Planalto pelo presidente Lula da Silva e pela então presidente Dilma Rousseff, respectivamente, um reconhecimento do Governo Brasileiro pelas iniciativas filantrópicas e humanitárias da banda.


O ROCK

Para entender o som do U2 é necessário um breve resumo sobre um dos mais populares e polêmicos gêneros musicais da história da indústria fonográfica, o rock. Ele é um dos gêneros da Black Music americana, ele surgiu depois da 2ª Guerra Mundial, na década de 1950, derivado principalmente do R&B (rhythm and blues) e do blues americanos, e seus principais instrumentos são a guitarra, a bateria, o baixo e o teclado.


Nas décadas de 1960, 1970 e 1980 surgiram inúmeros subgêneros do rock, dentre eles o rock progressivo (conhecido também como soft rock), o heavy metal / hard rock (com som mais estridente e mais pesado, apelidado nos segmentos mais conservadores da sociedade ocidental de Música do Capeta), a new wave, o punk rock e o rock indie, dentre outros subgêneros.


O rock, conhecido também como rock and roll, é, de modo geral, um gênero urbano de música. Dentre seus principais subgêneros está o rock progressivo, que possui uma sonoridade mais eletrônica, mais sofisticada e mais elaborada. É um tipo de rock mais maduro e reflexivo, ele costuma abordar, em suas letras e videoclipes, temas existenciais de interesse dos adultos, incluindo relacionamentos amorosos e familiares, espiritualidade (a morte, inclusive), dinheiro e poder, política, sexo, bebidas alcoólicas, drogas e violência.


Para quem não sabe, de forma bem resumida aqui, a new wave e o punk rock também são subgêneros do rock. Ambos tiveram origem na década de 1970, é quase a mesma coisa, a sonoridade de ambos os estilos é semelhante, mas a new wave é um pouco menos “rebelde e depressiva”, digamos, que o punk, a sonoridade da new wave é um pouco mais eletrônica e o objetivo principal das letras é de autoafirmação de um estilo de vida mais jovial, mais extrovertido, menos depressivo, mais alegre e mais descontraído.


Já o rock indie é também uma derivação do rock, é um subgênero do rock, com sonoridade mais suave, mais melódica e harmônica, com letras mais ou menos inocentes e doces. O rock indie é um dos menos estridentes e “barulhentos” subgêneros do rock, ele é mais “angelical”, digamos. Os críticos de música apelidaram o rock indie de Rock Nutella, ou seja, um rock sensível e delicado, refinado, doce e inocente, sem ou quase sem pretensões e “vícios escondidos” nas letras.


Já na década de 1980, a banda irlandesa U2 conseguiu juntar muito bem esses estilos musicais mais jovens e, como se tudo isso fosse pouco, acrescentaram um toque a mais de sofisticação, refinamento e bom gosto, um toque a mais do chamado R&B contemporâneo, mais elegante, classudo, chique e levemente sensual, e de trip hop sofisticado e reflexivo. Para completar a receita do bolo, uma cereja: Um leve toque de blues, hip hop, folk e techno bem sutil. Tá bom pra você?


INICIO DE CARREIRA

A banda U2 foi formada em 1978, quando os então adolescentes estudantes do ensino médio irlandeses e britânicos Paul Hewson (Bono), David Evans (The Edge), Adam Clayton e Larry Mullen Jr decidiram se unir para formar uma banda de rock juvenil. Simples assim. O nome U2 não tem relação direta com o avião militar de reconhecimento (espionagem) americano Lockheed U2, ele foi escolhido meio por acaso, por uma votação entre integrantes da própria banda, amigos, familiares e colegas de escola dos então jovens.


Com a pretensão de lançar o primeiro álbum da carreira, alguns demos em fitas cassete ou K7 foram gravados pela banda e enviados para algumas gravadoras europeias da época, dentre elas da CBS Records e a Island Records, sendo esta a empresa que acreditou na proposta musical da banda, com predominância dos subgêneros do rock, principalmente a new wave / punk, o rock progressivo e o rock indie.


A banda U2 não teve muitas dificuldades de deslanchar seu primeiro álbum Boy, de 1980, lançado na época ainda em LP (vinil) e K7, graças ao acompanhamento, assessoria e aconselhamento da experiente equipe de produção da gravadora Island Records, que via naqueles quatro rostinhos bonitos e inocentes, “fofos” mesmo, uma provável oportunidade de ganhar muito dinheiro. E deu certo, foram mais de 2.000.000 de cópias vendidas, pavimentando o caminho para o lançamento do segundo álbum da banda, apenas um ano depois.


Desde então, as letras das músicas da banda U2 falam de temas existenciais profundos de interesse dos adultos, incluindo relacionamentos amorosos (alguns “mal resolvidos” mesmo) e familiares, dinheiro e poder, política, sexo, bebidas alcoólicas, drogas e violência (incluindo guerras), mas com um toque original de espiritualidade / religiosidade, algo incomum em bandas de rock.


Mas há uma explicação lógica para isso: Os integrantes da banda U2 são irlandeses e britânicos e as religiões predominantes no Reino Unido e na Irlanda (não confundir com Irlanda do Norte) são de matriz cristã, principalmente o catolicismo e o protestantismo. Bono e Mullen são católicos, enquanto Edge e Clayton são evangélicos. É algo incomum no universo do rock, em que a maioria das bandas é avessa às religiões monoteístas em geral ou evita o máximo possível abordar esses temas em suas músicas.


Por outro lado, Bono Vox é um fumante inveterado, ele luta contra esse vício há décadas, até onde se sabe sem sucesso até o momento. Então é natural que esse vício apareça, eventualmente, nos videoclipes e nas letras das músicas, já que a banda optou pela originalidade, sinceridade e transparência com o público.


PRINCIPAIS ÁLBUNS

A U2 (ou o U2, se você preferir) é considerada uma das mais emblemáticas bandas de música pop do mundo, uma referência, um exemplo de bom gosto musical, com inúmeros hits considerados clássicos do rock. Com mais 150 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões diferentes da mesma música, com mais de 175.000.000 de cópias de álbuns vendidos, incluindo coletâneas, ela é uma das mais bem sucedidas e respeitadas bandas de música pop do mundo.


Ela está no topo da indústria fonográfica mundial e faz parte de uma pequena lista de artistas que conseguiram ultrapassar a barreira de 100.000.000 de cópias vendidas em toda a história da indústria fonográfica. Esse número é realmente significativo, pouquíssimos artistas conseguem fazer tanto sucesso.


Desde o início da carreira, eles vendiam milhões de cópias de discos de vinil, fitas cassetes e CD’s, lembrando que nas décadas de 1970 (vinil e cassete), 1980 (vinil, cassete e CD) e 1990 (vinil, cassete e CD) esses eram os meios físicos mais comuns para se ouvir música. Eles estão entre os maiores vendedores da indústria fonográfica mundial, comparáveis a Michael Jackson, Madonna, Elvis Presley, Tina Turner, Pet Shop Boys, Julio Iglesias, Donna Summer, Roberto Carlos, Elton John e Diana Ross.


ÁLBUNS DE ESTÚDIO

  • 1980 - Boy (LP E K7) + de 2 milhões de cópias;
  • 1981 - October (LP E K7)
  • 1983 - War (LP E K7)
  • 1984 - The Unforgettable Fire (LP E K7)
  • 1987 - The Joshua Tree (LP, K7 e CD) + de 25 milhões de cópias;
  • 1988 - Rattle and Hum (LP, K7 e CD) 
  • 1991 - Achtung Baby (LP e CD) + de 18 milhões de cópias;
  • 1993 - Zooropa (LP e CD) + de 7 milhões de cópias;
  • 1997 – Pop (CD) + de 6 milhões de cópias;
  • 2000 - All That You Can't Leave Behind (CD) + de 12 milhões de cópias;
  • 2004 - How to Dismantle an Atomic Bomb (CD) + de 10 milhões de cópias;
  • 2009 - No Line on the Horizon (CD e download)
  • 2014 - Songs of Innocence (CD e download)
  • 2017 - Songs of Experience (CD e download)
  • 2023 - Songs of Surrender (CD e download)


INTEGRANTES


BONO VOX
PAUL DAVID HEWSON

O principal vocalista do grupo, um talentoso cantor, compositor, filantropo e empresário de nacionalidade irlandesa, com pai e mãe também de nacionalidade irlandesa. Desde o início da banda U2 ele canta, geralmente, em timbre de voz agudo e falsete. Ao longo de mais de quatro décadas, ele foi (e ainda é) um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, respeitado no meio artístico e na mídia por ter sido um dos principais compositores da banda. Ele também é guitarrista e gaiteiro.


O universo do entretenimento (cinema, música, TV e Internet) é promíscuo e volúvel, o assédio dos e/ou das fãs é constante, mas Bono Vox conseguiu o que parecia impossível, manter um relacionamento estável de mais de 40 anos (quase um milagre) com sua esposa Ali Stewart, com quem tem dois filhos e duas filhas, Jordan, Memphis, Elijah e John.


Atualmente, ele mora na Irlanda e possui um hotel, o Clarence, em Dublin, a capital desse país europeu, em sociedade com The Edge, o seu parceiro musical.


Além do seu trabalho no U2, Bono Vox também colaborou com outros artistas, incluindo Frank Sinatra, Luciano Pavarotti, Johnny Cash, Willie Nelson, Sinéad O’Connor, Roy Orbison, Tina Turner, BB King, Ray Charles, Bruce Springsteen, Tony Bennett, The Corrs e Kylie Minogue, dentre outros.


THE EDGE
DAVID HOWELL EVANS

Ele é o principal guitarrista da banda U2, embora também tenha desempenhado a função de principal vocal em algumas músicas. Ele também foi um dos fundadores da banda, em 1978, e, ao longo de mais de 40 anos, também um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, também respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais músicos da banda.


Ele nasceu na Inglaterra, mas adotou a dupla cidadania, irlandesa e britânica. Ele também é compositor, arranjador, filantropo, tecladista e empresário. Ele casou em 1983 com Aislinn O’Sullivan, com quem tem três filhas, se separou em 1996, e se casou em 2002 com a dançarina Morleigh Steinbergh, com quem tem um filho e uma filha.


Atualmente, ele também mora na Irlanda.


ADAM CLAYTON
ADAM CHARLES CLAYTON

Ele também foi um dos fundadores da banda U2, em 1978. Ele é autodidata em música, considerado um dos melhores baixistas da história do rock, além de também desempenhar, eventualmente, funções de compositor e arranjador. Ao longo de mais de 40 anos, ele também foi (e ainda é) um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, também respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais músicos da banda.


Ele nasceu na Inglaterra e optou por manter a cidadania britânica. Na juventude teve problemas com maconha e álcool, mas, até onde se sabe, parou de consumir drogas. Na década de 1990 foi namorado da modelo britânica Naomi Campbell e, posteriormente, teve um relacionamento curto com Suzanne Smith, até 2007.


LARRY MULLEN
LAWRENCE JOSEPH MULLEN JR

Ele nasceu na Irlanda, em 1961, manteve cidadania irlandesa e também foi um dos fundadores da banda U2, em 1978. Ele é baterista, compositor e arranjador. Ao longo de mais de 40 anos, ele também foi (e ainda é) um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, também respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais músicos da banda.


Ele teve problemas de saúde, inclusive lesões do tipo LER nos braços, por razões óbvias, nas décadas de 2000 e 2010, além de ter sofrido de Covid-19, em 2021.


Ele não é casado oficialmente, mas mantém um relacionamento de longa data com sua namorada Ann Acheson, com a qual tem três filhos, Aaron, Ava e Ezra, e mora na Irlanda com sua família. Ele é considerado o mais discreto integrante da banda U2, dá poucas entrevistas e aparece pouco em colunas sociais.


O U2 NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Universal / Island Records, principalmente;
  • Vocalista principal: Bono Vox (agudo e falsete);
  • Instrumentistas: The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen (bateria);
  • Origem: Irlanda;
  • Início de carreira: Década de 1970;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980, 1990 e 2000;
  • Gênero: Música pop (rock progressivo, new wave / punk e rock indie);
  • Resultado comercial: + de 175 milhões de cópias;


O ROCK E SUAS PRIMAS


GALERIA DE IMAGENS


GEORGE W. BUSH (DÉCADA 2000)


DILMA ROUSSEFF (DÉCADA DE 2010)


NELSON MANDELA (DÉCADA DE 2010) 


ELIZABETH II (DÉCADA DE 2010)

PAPA FRANCISCO (DÉCADA DE 2010)

DÉCADA DE 1980


THE EDGE


DÉCADA DE 2010


ADAM CLAYTON


DÉCADA DE 1980


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_artistas_que_mais_venderam_discos_de_todos_os_tempos_com_base_em_estimativas_de_vendas_de_discos
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/U2
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pr%C3%AAmios_e_indica%C3%A7%C3%B5es_recebidos_por_U2
  • Universal (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)