PUBLICIDADE E PROPAGANDA (MARKETING)

MARKETING
COMPONENTES DE MARKETING
AMBIENTE DE MARKETING
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES
CADEIA PRODUTIVA
TIPOS DE SERVIÇOS
QUALIDADE DOS SERVIÇOS
MARKETING PESSOAL
PUBLICIDADE E PROPAGANDA


INTRODUÇÃO

Marketing é o processo composto de atividades que têm a função e utilidade de conseguir e manter um número satisfatório de consumidores no mercado para uma empresa. Além disso, o Marketing é o conjunto de atividades de estudos de mercado, de publicidade, de promoção de vendas, entre outras, para orientar, sugerir e fomentar os demais departamentos / gerências das empresas na direção de uma melhor eficiência na colocação de produtos ou serviços no mercado. Dentre os objetivos principais do Marketing está chamar a atenção dos consumidores para um determinado produto ou serviço, geralmente com o uso de anúncios veiculados na mídia em geral.

O Marketing é um processo composto por planejamento e execução de formas criativas ou convencionais de anunciar produtos e serviços para que os consumidores possam decidir pelos que melhor lhes convêm. Mas não é só isso: A área de Marketing alcança também outros aspectos, incluindo as pesquisas de mercado junto a potenciais clientes, cujos resultados podem ter consequências e até mesmo alterações nos produtos e serviços, incluindo mudanças em suas formulações físicas, em suas características e/ou propriedades, em seus preços, nas formas de pagamento, mudanças de locais onde os produtos são vendidos ou onde os serviços são prestados, e mudanças nas formas como os produtos e serviços são anunciados, com anúncios mais ousados e inovadores ou mais convencionais, dependendo do gosto / perfil do cliente.

O Marketing inclui o método utilizado para identificar que produtos e serviços poderão interessar aos consumidores e que estratégias serão utilizadas nos anúncios e nas vendas. O objetivo do Marketing é criar valor para o cliente e lhe satisfazer.

Faz parte do Marketing o estudo de mercado, a definição de estratégia, a publicidade, vendas e assistência pós-venda.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O Marketing, conhecido também como mercadologia ou, mais raramente, mercância, é a ciência que estuda o mercado consumidor, com objetivo de criar e entregar valor para satisfazer necessidades e/ou desejos desse mercado consumidor. Entre os principais objetivos do Marketing está a divulgação de produtos, serviços, informação, conhecimento e arte que possam interessar aos consumidores. Para isso é necessário criar uma estratégia definida que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

A finalidade do Marketing é criar valor e chamar a atenção do potencial cliente e do cliente efetivo, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes, tanto para quem compra quanto para quem vende. As atividades de um gestor de Marketing abrangem diversas atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia de posicionamento de mercado, publicidade, propaganda e técnicas de vendas, assim como a gestão de relacionamento com os clientes, que constitui uma área relativamente importante em qualquer empresa e exige métodos e técnicas eficientes.

Além disso, os potenciais clientes também são uma área de estudo a ser levada em consideração, pois, não basta confiar na base estabelecida (cliente efetivo) para garantir a sustentabilidade financeira da empresa, tem de haver um esforço contínuo para não perder os clientes atuais e manter a atratividade para novos clientes.

O profissional de Marketing está habilitado a prestar assessoria e consultoria a pequenos, médios e grandes negócios, desde que legalmente registrado em um Conselho de Administração, pois, desde 1967, a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos, são funções privativas da profissão. Além dessas atribuições o encarregado pelo marketing é o zelador da marca, deverá promover e lançar novos produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo, o preço a ser estabelecido e os canais de marketing.


COMPONENTES DO MARKETING
Um serviço é um produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material. Os fornecedores de serviços formam o setor terciário de uma economia. No caso específico dos serviços públicos, são aqueles que são pagos pela sociedade como um todo através de tributos (impostos, taxas e contribuições) ou outros meios semelhantes.

A NECESSIDADE
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necessidade é um estado de carência ou privação, é a consequência de uma falta ou da ausência de alguma coisa, ela é a causa de um desejo. Dentre as principais necessidades humanas está a necessidade econômica. Ela é, segundo economistas, tudo aquilo que o ser humano precisa para sobreviver, num contexto amplo, incluindo alimentos, vestuário, habitação, higiene, educação e diversão, e cuja satisfação depende do exercício por ele da atividade econômica, principalmente do trabalho, no caso dos empregados braças e intelectuais, com o retorno na forma de salário, e do investimento, no caso dos investidores, com o retorno na forma do lucro.

A ideia das necessidades primárias foi muito difundida no Brasil ao servir para a estipulação legislativa do salário-mínimo, dada pelo artigo 176 da CLT: “...capaz de satisfazer (...), às suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte”. Devido a isso são também chamadas de “necessidades sociais”.


PRODUTO E SERVIÇO

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Produto é um termo genérico usado para definir qualquer coisa que satisfaz a necessidade do cliente, seja um bem tangível (alimento, roupa, automóvel ou casa, por exemplo) ou outra coisa que cause satisfação ou supra uma necessidade (um filme na TV, um site na Internet ou um serviço de táxi, por exemplo).

Em tese, o produto ou serviço não deve (ou não deveria) existir se não houver (ou se não houvesse) uma necessidade, pelo menos uma necessidade psicológica, caso contrário os produtos encalhariam nas prateleiras por falta de comprador ou não haveria cliente para o serviço.

CONSUMIDOR E CLIENTE
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consumidor e o cliente é toda pessoa que decide a compra de um produto e a contratação de um serviço, respectivamente, ele é quem consome e paga pelo produto e serviço, respectivamente. Não confunda usuário com cliente: O primeiro é, como o próprio termo diz, o que usa o serviço, o segundo é o que contrata / paga pelo serviço.

MERCADO
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mercado é o conjunto de pessoas físicas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas com produtos e serviços e que dispõe de renda para adquiri-los. Segundo o Dicionário Larousse, o mercado pode ser também a designação genérica para uma região que consome / contrata produtos e serviços ou, ainda, o próprio contexto de oferta e demanda.

Entre as principais funções dos profissionais de Marketing está observar e analisar os fatores externos e tomar decisões relacionadas com o ambiente de mercado, ou seja, planejar, controlar ou influenciar as ações dos departamentos / gerências das empresas que mantêm relações de algum tipo com o ambiente externo, ou seja, com o mercado.

AMBIENTE DE MARKETING
ambiente de marketing é o conjunto de fatores externos e/ou internos à empresa, que interferem ou influenciam as decisões estratégicas ou gerenciais da empresa. O ambiente de marketing é composto por um microambiente e um macroambiente. O microambiente é composto de fatores próximos à empresa e que afetam sua capacidade de oferecer seus produtos e/ou serviços no mercado, ou seja, a própria empresa, os seus fornecedores, o canal de marketing, os seus clientes e os concorrentes. O macroambiente é composto por fatores maiores que afetam o microambiente, ou seja, forças demográficas e geográficas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

Segundo Kotler e Keller, o ambiente de marketing é constituído por dois elementos: o microambiente e o macroambiente. O primeiro, é limitado aos responsáveis pela oferta ou mesmo a intermediação da venda de um produto ou serviço, ou seja, quem fabrica, distribui ou promove, como por exemplo: os fabricantes, consultorias, revendas, e, mais atualmente, marketplace. O segundo, o macroambiente, é amplo, composto por seis tópicos: ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente sociocultural, ambiente natural, ambiente tecnológico e ambiente político-legal.

As decisões de marketing são tomadas segundo as informações que se tem das variáveis do ambiente, por isso, destaca Pupo, "dependendo do setor em que uma empresa atua, haverá mais impacto de determinada variável, que às vezes se torna característica de um setor. E será nessa ou nessas variáveis que o gestor depositará maior energia para investigar, monitorar, entender e, por fim, buscar tomar decisões mais precisas".

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES
Segundo o Dicionário Michaelis, a segmentação de mercado, conhecida também como segmentação de clientes, é o processo pelo qual o departamento de marketing da organização (empresa prestadora de serviços ou fabricante de produtos) divide seus clientes em uma perspectiva que considera mais adequada, que entende ser mais eficiente e mais conveniente, sendo que a soma ou a união desses segmentos constitui um mercado.

Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos em um mercado. Nem todos gostam da mesma bebida, do mesmo quarto de hotel, do mesmo restaurante, do mesmo automóvel, da mesma faculdade, da mesma companhia aérea ou do mesmo filme. Sendo assim os profissionais de marketing começam pela segmentação do mercado.

Eles identificam e traçam os perfis de grupos distintos de compradores que poderão preferir ou exigir produtos e compostos de marketing variáveis. Para cada mercado-alvo escolhido a empresa desenvolve uma oferta ao mercado. A oferta deve ser posicionada na mente dos compradores-alvo como possuidora de algum benefício fundamental.

O objetivo da segmentação é agrupar os clientes em perspectiva, de modo que suas respostas aos insumos de marketing (elementos e forma como os anúncios são planejados, criados e produzidos, por exemplo) sejam semelhantes, ou seja, a sensibilidade a esses insumos pode variar de acordo com o gosto do cliente, ou seja, pode variar entre um segmento e outro, mas varia pouco dentro dos segmentos.

A segmentação de mercado consiste em separar o mercado em grupos homogêneos de potenciais clientes ou consumidores dentro de um mercado maior heterogêneo, para facilitar e dinamizar o trabalho do departamento de marketing de uma empresa, e também os demais departamentos da empresa, dependendo de cada caso. Ela consiste no processo de dividir o mercado ou os mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e características semelhantes, que têm, atualmente, e que provavelmente terão comportamentos de compra semelhantes ou iguais.

As primeiras coisas a serem definidas em qualquer planejamento de marketing é quem são seus consumidores e qual exatamente é seu mercado-alvo. Por maior e mais poderosa que seja, nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas necessidades. Portanto, segmentar o mercado é dividi-lo em grupos com características e interesses semelhantes. É imperativo encontrar um segmento de mercado onde estão os clientes em potencial com necessidades similares àquelas que a empresa deseja e pode atender.

Um segmento de mercado é o resultado desta divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total é frequentemente feito de grupos com necessidades específicas. Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos, percepções e comportamento semelhantes.


SEGMENTAÇÃO POR BENEFÍCIO

Esta forma de segmentação divide o mercado levando em consideração os benefícios procurados ou desejados pelos clientes.

SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA

Esta forma de segmentação divide o mercado levando em consideração o modo como as pessoas levam suas vidas, o estilo de vida de cada uma delas.

ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO

A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo, ou seja, um mercado diverso, um determinado grupo de indivíduos, com respostas ao estímulo de marketing e preferências semelhantes de produtos e/ou serviços. Isso deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos desse público-alvo específico. Essa deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.

Segmentar o mercado é criar uma imagem ou um quadro com uma divisão do mercado em geral em pequenos grupos para facilitar a realização das estratégias de marketing, sem desperdício de tempo e de recursos na divulgação dos produtos e/ou serviços para quem não tem interesse e/ou condições econômicas de adquiri-los. Esse processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.


SEGMENTAÇÃO DE NÃO DIFERENCIAÇÃO
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Explora todo o mercado potencial (aquele que pode dar lucro, no qual há boa probabilidade ou possibilidade de retorno) em todas as regiões geográficas possíveis por meio de um único plano de marketing, ignorando as diferenças entre os segmentos dentro do mercado. Exemplo: Em grandes redes de lojas de eletrodomésticos e grandes redes de supermercados no Brasil, os anúncios em TV e os folhetos são praticamente idênticos.

SEGMENTOS POR CONCENTRAÇÃO
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Isso acontece quando a organização escolhe um segmento como prioritário e decide concentrar todos os seus esforços, tempo e recursos de marketing nele. Curiosamente, às vezes isso também acontece quando uma empresa passa por um processo de reestruturação, quando abandona alguns segmentos que dão prejuízo.

SEGMENTAÇÃO GENÉRICA DE FOCO
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Segundo Michael Porter, a segmentação genérica de foco ou estratégia de foco significa focar esforços da organização em um determinado grupo de clientes, um segmento de produtos ou um mercado específico.

CADEIA PRODUTIVA
cadeia produtiva é um conjunto de várias etapas diferentes que dão origem a um produto ou realizam um serviço através do trabalho com insumos, ou seja, para que um produto ou serviço exista é necessário a criação de um processo que envolva a soma do resultado do trabalho do setor primário (agricultura, pecuária e mineração), do setor secundário (indústria) e do setor terciário (comércio e serviços).

Ela é um conjunto de etapas consecutivas de produção, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final, um bem ou serviço. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações ou de estágios técnicos de produção e de distribuição integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até à distribuição do produto.

Segundo Hélder Agostinho, a AFNOR - Association Française de Normalisation adota um conceito mais amplo, considerando a cadeia produtiva como um encadeamento de modificações da matéria-prima, com finalidade econômica, que inclui (ou deveria incluir) desde a exploração dessa matéria-prima, em seu meio ambiente natural, até o seu retorno à natureza, passando pelos circuitos produtivos, de consumo, de recuperação, tratamento e eliminação de efluentes e resíduos sólidos.

Compreende, portanto, os setores de fornecimento de serviços e insumos, máquinas e equipamentos, bem como os setores de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização (atacado e varejo) e serviços de apoio, incluindo assistência técnica, crédito, etc..


MARKETING DE SERVIÇOS
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marketing de serviços é uma teoria na qual o serviço é algo que existe e pode ser executado por qualquer empresa, ou seja, segundo essa teoria até mesmo as organizações que vendem produtos também prestam serviços porque para que os bens sejam vendidos ao consumidor é necessário que esteja acompanhado de pelo menos um serviço como, por exemplo, um bom atendimento, ou uma garantia, ou um serviço de entrega, ou um serviço de montagem ou instalação, ou seja, quase sempre há algo mais associado ou relacionado à venda do produto.

O serviço é um ato ou uma atividade desempenhada por uma das partes, aquela que vende, e o marketing de serviços surge quando há necessidade de atender satisfatoriamente o cliente com qualidade nos serviços prestados.

TIPOS DE SERVIÇOS
O conceito de serviço abrange a condição de que, a princípio, o consumidor não obtém a posse exclusiva da coisa adquirida. Os benefícios do fornecimento de serviço, caso lhe seja atribuído um preço, devem ser evidentes para o comprador ao ponto de este esteja disposto a pagar para obtê-lo. A intangibilidade, ou seja, a não materialidade, incita o consumidor a, antes de se utilizar do serviço, informar-se sobre a qualidade com consumidores que já o experimentaram.

Apesar da natureza intangível dos serviços, a busca e cobrança constante da clientela pelo fornecimento de bons serviços obriga a um maior entendimento e aperfeiçoamento do marketing de relacionamento face à concorrência.


SERVIÇOS DE CONSUMO


São serviços prestados diretamente ao consumidor final, a maioria pessoas físicas. Estão subdivididos em:
  • Serviços de conveniência, quando o consumidor não quer perder tempo em procurar e selecionar uma empresa prestadora de serviços, principalmente por não haver diferenças significativas entre eles. Por exemplo: Táxi e/ou transporte privado urbano por aplicativo).
  • Serviços de escolha, caracterizam-se quando os serviços têm custos diferenciados (mais baratos ou mais caros), qualidade ou características diferenciadas (mais simples ou mais sofisticados). Por exemplo: Serviços de Odontologia e Ortodontia, serviços de alimentação, etc.
  • Serviços de especialidade, são aqueles altamente técnicos ou especializados. O consumidor, nesse caso, fará todo o esforço possível ou necessário, fará o que estiver ao seu alcance ou ao alcance do seu bolso para contratar o melhor serviço possível. Por exemplo: Segurança privada, blindagem de automóveis, táxi-aéreo, serviços hospitalares e laboratoriais, etc.
  • Serviços não procurados, por razões óbvias. Por exemplo: Serviço funerário. Porém seria adequado os meios acadêmicos revisarem a expressão “serviços não procurados” para a expressão “serviços não desejados”, por uma razão óbvia...

SERVIÇOS INDUSTRIAIS

São serviços prestados a organizações industriais, comerciais e institucionais. Estão subdivididos em:
  • Serviços de máquinas e equipamentos, são serviços relacionados com a instalação, montagem e manutenção de máquinas e equipamentos.
  • Serviços de facilidade, nesse caso estão incluídos os serviços financeiros, de seguros, pois facilitam as operações da empresa.
  • Serviços de consultoria, são aqueles que auxiliam nas tomadas de decisão e incluem serviços de consultoria, pesquisa e educação ou treinamento.

CARACTERÍSTICAS DOS SERVIÇOS
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INTANGIBILIDADE

Em tese, são serviços que não podem ser vistos previamente, antes da contratação, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados. Embora sejam serviços formalmente contratados e altamente regulados pelos órgãos de defesa do consumidor, na prática uma das bases do relacionamento entre o prestador do serviço e o cliente é a confiança e credibilidade conquistada pelo prestador do serviço. Por exemplo: Serviços de seguros; serviços de saúde complementar, mais conhecidos como planos de saúde; serviços bancários; e serviços de previdência privada.

INSEPARABILIDADE

É uma característica da prestação de serviços que a diferencia da produção de mercadorias, é uma característica de interatividade e proximidade entre o prestador de serviço e o cliente. Por exemplo: Cabeleireiro, costureiro, médico e dentista.

VARIABILIDADE

Neste caso, um serviço prestado a um cliente é diferente do serviço prestado a outro cliente. É considerada a causa de um dos maiores problemas no gerenciamento dos serviços, pois é necessário manter a qualidade uniforme em todos os serviços diferentes prestados. Por exemplo: Cabeleireiro, em que os modelos de penteados, os cortes de cabelo e os produtos de beleza utilizados pelo prestador de serviço são diferentes, de acordo com o gosto do cliente.

PERECIBILIDADE

Há também um problema aqui, pois os serviços não podem ser estocados, e a consequência disso é a necessidade de um grande esforço da empresa em gerenciamento para manter o equilíbrio entre a demanda e a oferta. Por exemplo: Um assento vazio em um voo de uma companhia aérea não pode ser guardado ou estocado para o próximo voo. Uma vaga de quarto de hotel não pode ser guardada ou estocada para o dia seguinte. Uma mesa vaga em um restaurante não pode ser guardada ou estocada para o dia seguinte. 

QUALIDADE DOS SERVIÇOS
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Em tese, os clientes ou consumidores julgam a qualidade dos serviços levando em consideração cinco dimensões:

CONFIABILIDADE

É a capacidade de prestar o serviço contratado com exatidão, respeitando o cliente e suas necessidades.

RESPONSABILIDADE

É a predisposição para levar a sério o serviço e a disposição para auxiliar e orientar os clientes durante a prestação do serviço.

EMPATIA

É a capacidade de se imaginar na posição do seu próprio cliente, como se sentiria se estivesse no lugar do cliente, se fosse o cliente e aquele serviço fosse prestado por outra pessoa. E a consequência natural dessa capacidade é o interesse sincero de satisfazer as necessidades do cliente, oferecer atenção personalizada aos clientes, visando o seu bem estar.

TANGIBILIDADE

Está relacionada à aparência das instalações físicas da empresa que presta serviços e/ou  vende produtos, suas máquinas e equipamentos, seu pessoal e material de comunicação.

SEGURANÇA

Capacidade de conservar a integridade física e/ou mental de seus clientes enquanto o serviço é prestado. Em relação a venda de produtos, a segurança está relacionada a venda de produtos que não prejudicam a saúde física e/ou mental dos consumidores.

MOTIVAÇÃO

Segundo o Dicionário Michaelis, a expressão motivação tem o sentido de energia psicológica ou tensão psicológica (não necessariamente no sentido pejorativo ou doentio) que estimula ou coloca em movimento o ser humano a buscar algo. Assim, pode-se concluir que a importância de se estudar o comportamento do consumidor é justamente entender o que leva uma pessoa a fazer algo, por exemplo, trabalhar e estudar para ter condições financeiras de adquirir um bem ou contratar um serviço.

É necessário compreender a relação entre o consumidor e motivação. A menos que a pessoa esteja motivada, com raras exceções, ela não consumirá nada. Por exemplo: Se ficarmos sem tomar água por algumas horas em um dia quente, o nosso organismo reagirá de forma que sentiremos sede (a origem da energia psicológica e /ou  tensão psicológica, citadas no parágrafo anterior) e buscaremos água para suprir essa necessidade orgânica.

As expressões desejo, vontade, carência e necessidade estão relacionadas à expressão motivação. Sem dúvida, isso tem a ver com os fatores motivacionais psicológicos, principalmente os fatores fisiológicos, como fome, sede e o desejo sexual, por exemplo.

A grande maioria das mulheres, por exemplo, tem consciência da necessidade de manter níveis normais de higiene, como pelo menos um banho por dia, e isso leva praticamente todas elas a comprar e usar diariamente sabonetes e antitranspirantes / antiperspirantes para uso próprio. Isso tem relação com a necessidade de agradar os seus maridos ou namorados, o que, por sua vez, tem a ver com necessidade de sexo e de serem aceitas por eles.

MARKETING DE RELACIONAMENTO
marketing de relacionamento está relacionado ao próprio relacionamento da organização com o consumidor, com o objetivo de satisfazê-lo e conquistar o que chamam de fidelidade. Porém, em mercados onde há concorrência é difícil manter a tal fidelidade, pois como o consumidor tem várias opções de produtos e serviços disponíveis no mesmo mercado, então é possível que decida trocar de prestador de serviço ou de produto, na busca de um produto ou serviço melhor ou mais barato, dependendo de cada caso.

Mesmo assim, mesmo considerando um contexto de mercado onde há concorrência, é necessário valorizar o marketing de relacionamento, lembrando que o profissional está atuando em um mercado competitivo, portanto manter o consumidor satisfeito é um fator fundamental para manter de pé o negócio, seja cobrando um preço mais adequado pelo produto ou serviço, não necessariamente o preço mais baixo, ou seja para manter o maior número possível de consumidores, ou ambos.

Com a globalização do mercado, a maior parte das organizações em vários lugares do mundo passou a conviver com uma competição que em tese nunca tinha acontecido antes na história da humanidade, não de forma tão intensa como agora. Porém, por outro ado, baixar demais o preço ao consumidor / cliente talvez não seja a melhor decisão, por uma razão de sobrevivência no mercado...

Como consequência desse avanço na globalização, cada fator que compõe o Marketing, incluindo o marketing de relacionamento, é importante no sentido de somar esforços para conseguir e manter a satisfação do cliente, tendo como consequência a sobrevivência no mercado, já que há várias organizações disputando o interesse do consumidor.

Sendo assim, conhecer estratégias que garantem a preferência do consumidor se faz cada vez mais necessário, pois o cliente não se interessa apenas pelo subjetivismo da venda, atentando também para o lado prático ou pragmático da compra, com escolhas racionais. A lógica, então, é que a empresa que mantém um bom relacionamento com o cliente, por meio de uma boa política de marketing de relacionamento, tem mais chances de sobreviver nos mercados competitivos.

Um relacionamento eficaz acontece durante o anúncio do produto e/ou serviço, durante a negociação com o consumidor e/ou cliente e no momento do fechamento da venda e entrega do produto ou prestação do serviço e, em várias situações, no apoio pós venda ao produto, incluindo uma boa quantidade de peças de reposição.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
publicidade é uma expressão de origem latina muito comum, utilizada com frequência em contexto de Marketing, com o significado de tornar algo público, do conhecimento de muitas pessoas. Essa expressão está relacionada às atividades de transmitir mensagens ao maior número possível de potenciais consumidores e clientes de produtos ou serviços e suas respectivas marcas relacionadas, de propriedade das organizações que anunciam.

A publicidade também é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas às organizações, ou seja, propaganda comercial ou institucional. O termo propaganda é equivalente à publicidade, mas pode ter também o significado de divulgação de ideias políticas e/ou governamentais. Especificamente, a propaganda é um modo sistemático de persuadir o cidadão, visando influenciá-lo com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações

Já a expressão publicidade também pode ter o sentido de atividade de relações públicas ligadas à promoção de produtos ou serviços.


MERCHANDISING
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merchandising é a atividade que envolve técnicas, ações e materiais promocionais utilizados nos pontos de vendas (também chamados de dealers) para divulgar a marca da organização que vende o produto ou presta o serviço e para proporcionar ao consumidor ou cliente mais esclarecimentos sobre o produto ou serviço. É um conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas e/ou produtos.

Porém, é comum também ouvirmos ou lermos sobre merchandising com o sentido de resumidas ou breves inserções de publicidade ou propaganda em programas de TV, principalmente novelas, filmes, séries e documentários.

O merchandising é uma variedade de atividades de caráter promocional, integrando o expositor (vendedor ou prestador de serviço) e a propaganda global dentro do estabelecimento, incluindo atividades de tornar mais visíveis as embalagens, fazendo a exposição delas, expondo a política de preços e as ofertas especiais.

BRIEFING
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briefing é o conjunto de informações básicas que uma agência de propaganda coleta junto ao cliente, para desenvolver corretamente uma propaganda.

MARKETING PESSOAL
marketing pessoal é um novo conceito de trabalho baseado na valorização do ser humano, de seus talentos cultivados e sua experiência acumulada ao longo dos anos de estudo e trabalho. Uma analogia usada para tentar explicar o marketing pessoal é a comparação com o Marketing convencional, já conhecido e usado para promover e/ou divulgar produtos e serviços.

Porém, também no marketing pessoal, assim como no Marketing convencional, deve-se tomar cuidado para não cometer o erro de divulgar uma imagem exagerada e irreal de si mesmo. Um dos objetivos do marketing pessoal é a de fazermos esforço para nos tornarmos pessoas melhores. Um dos melhores exemplos sobre isso é o Curriculum Vitae, no qual só devemos colocar características e qualificações que realmente existem, que não sejam um exagero ou fraude para enganar o potencial empregador.

Entre vários aspectos de personalidade de colaboradores apreciados por empresas entre os principais estão humildade, honestidade, sinceridade e transparência. O “puxa saco”, por exemplo, distorce a imagem ou percepção que temos de nós mesmos, isso dificulta a nossa percepção dos nossos próprios pontos fortes e pontos fracos, dificultando ou atrasando a nossa evolução e amadurecimento, ou seja, o “puxa saco” não tem utilidade nenhuma para as empresas...

Entre os aspectos desejáveis em colaboradores também estão a educação, a gentileza e a paciência. Além disso, estamos em um mercado globalizado e competitivo em vários setores da economia, portanto a excelência na fabricação e comercialização de produtos e na prestação de serviços é uma necessidade, é uma questão de sobrevivência.

Dentro do contexto de estratégia organizacional da alta administração de organizações em geral é natural então que o marketing pessoal passe a ser levado a sério dentro das organizações e também no contexto dos processos de recrutamento, seleção e contratação de pessoal, executados pelos seus respectivos departamentos de recursos humanos.

A lógica nisso é a seguinte: A criatividade e o talento estão em seres humanos, as inovações e os aperfeiçoamentos em produtos e serviços têm início em ideias criadas, aperfeiçoadas e adotadas por iniciativa de seres humanos, portanto as pessoas devem ser valorizadas. O melhor investimento de um empresa hoje são as pessoas, então respeite seres humanos para que eles possam dar lucros.

Um dos erros mais comuns do marketing pessoal é o de um indivíduo mal intencionado ou irresponsável usá-lo para persuadir (ou, na prática, enganar) o contratante a contratar seus serviços com base em qualidades e características que, na verdade, o candidato ao emprego não tem. Também não é prudente ou modesto achar que é e sempre será o melhor no que faz, porque provavelmente outros conseguirão alcançar o mesmo nível de desempenho ou, ainda, alguns poderão até superá-lo.

O lado bom do marketing pessoal é o de ajudar o profissional a criar e colocar em prática várias formas de ser visto, de ser observado ou, talvez, até admirado pelo seu trabalho, pelo seu desempenho.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Unigran - Universidade da Grande Dourados
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Necessidades_econ%C3%B4micas
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing
  • Dicionário Larousse
  • Dicionário Michaelis: Consulte também a versão executiva do Michaelis
  • Unilever (divulgação): Imagem
  • Honda (divulgação): Imagem
  • Volkswagen (divulgação): Imagem

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