PUBLICIDADE E PROPAGANDA (MARKETING)
MARKETING
COMPONENTES DE MARKETING
AMBIENTE DE MARKETING
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES
CADEIA PRODUTIVA
TIPOS DE SERVIÇOS
QUALIDADE DOS SERVIÇOS
MARKETING PESSOAL
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
INTRODUÇÃO
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PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Marketing, conhecido também como mercadologia ou, mais raramente, mercância, é a ciência que estuda o mercado consumidor, com objetivo de criar e entregar valor para satisfazer necessidades e/ou desejos desse mercado consumidor. Entre os principais objetivos do Marketing está a divulgação de produtos, serviços, informação, conhecimento e arte que possam interessar aos consumidores. Para isso é necessário criar uma estratégia definida que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
A finalidade do Marketing é criar valor e chamar a atenção do potencial cliente e do cliente efetivo, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes, tanto para quem compra quanto para quem vende. As atividades de um gestor de Marketing abrangem diversas atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia de posicionamento de mercado, publicidade, propaganda e técnicas de vendas, assim como a gestão de relacionamento com os clientes, que constitui uma área relativamente importante em qualquer empresa e exige métodos e técnicas eficientes.
Além disso, os potenciais clientes também são uma área de estudo a ser levada em consideração, pois, não basta confiar na base estabelecida (cliente efetivo) para garantir a sustentabilidade financeira da empresa, tem de haver um esforço contínuo para não perder os clientes atuais e manter a atratividade para novos clientes.
O profissional de Marketing está habilitado a prestar assessoria e consultoria a pequenos, médios e grandes negócios, desde que legalmente registrado em um Conselho de Administração, pois, desde 1967, a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos, são funções privativas da profissão. Além dessas atribuições o encarregado pelo marketing é o zelador da marca, deverá promover e lançar novos produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo, o preço a ser estabelecido e os canais de marketing.
A necessidade é um estado de carência ou privação, é a consequência de uma falta ou da ausência de alguma coisa, ela é a causa de um desejo. Dentre as principais necessidades humanas está a necessidade econômica. Ela é, segundo economistas, tudo aquilo que o ser humano precisa para sobreviver, num contexto amplo, incluindo alimentos, vestuário, habitação, higiene, educação e diversão, e cuja satisfação depende do exercício por ele da atividade econômica, principalmente do trabalho, no caso dos empregados braças e intelectuais, com o retorno na forma de salário, e do investimento, no caso dos investidores, com o retorno na forma do lucro.
A ideia das necessidades primárias foi muito difundida no Brasil ao servir para a estipulação legislativa do salário-mínimo, dada pelo artigo 176 da CLT: “...capaz de satisfazer (...), às suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte”. Devido a isso são também chamadas de “necessidades sociais”.
PRODUTO E SERVIÇO
Em tese, o produto ou serviço não deve (ou não deveria) existir se não houver (ou se não houvesse) uma necessidade, pelo menos uma necessidade psicológica, caso contrário os produtos encalhariam nas prateleiras por falta de comprador ou não haveria cliente para o serviço.
CONSUMIDOR E CLIENTE
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O consumidor e o cliente é toda pessoa que decide a compra de um produto e a contratação de um serviço, respectivamente, ele é quem consome e paga pelo produto e serviço, respectivamente. Não confunda usuário com cliente: O primeiro é, como o próprio termo diz, o que usa o serviço, o segundo é o que contrata / paga pelo serviço.
O mercado é o conjunto de pessoas físicas e/ou organizações cujas necessidades podem ser satisfeitas com produtos e serviços e que dispõe de renda para adquiri-los. Segundo o Dicionário Larousse, o mercado pode ser também a designação genérica para uma região que consome / contrata produtos e serviços ou, ainda, o próprio contexto de oferta e demanda.
Um segmento de mercado é o resultado desta divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total é frequentemente feito de grupos com necessidades específicas. Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos, percepções e comportamento semelhantes.
Esta forma de segmentação divide o mercado levando em consideração os benefícios procurados ou desejados pelos clientes.
Esta forma de segmentação divide o mercado levando em consideração o modo como as pessoas levam suas vidas, o estilo de vida de cada uma delas.

A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo, ou seja, um mercado diverso, um determinado grupo de indivíduos, com respostas ao estímulo de marketing e preferências semelhantes de produtos e/ou serviços. Isso deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos desse público-alvo específico. Essa deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.
Segmentar o mercado é criar uma imagem ou um quadro com uma divisão do mercado em geral em pequenos grupos para facilitar a realização das estratégias de marketing, sem desperdício de tempo e de recursos na divulgação dos produtos e/ou serviços para quem não tem interesse e/ou condições econômicas de adquiri-los. Esse processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.
Explora todo o mercado potencial (aquele que pode dar lucro, no qual há boa probabilidade ou possibilidade de retorno) em todas as regiões geográficas possíveis por meio de um único plano de marketing, ignorando as diferenças entre os segmentos dentro do mercado. Exemplo: Em grandes redes de lojas de eletrodomésticos e grandes redes de supermercados no Brasil, os anúncios em TV e os folhetos são praticamente idênticos.
Isso acontece quando a organização escolhe um segmento como prioritário e decide concentrar todos os seus esforços, tempo e recursos de marketing nele. Curiosamente, às vezes isso também acontece quando uma empresa passa por um processo de reestruturação, quando abandona alguns segmentos que dão prejuízo.
Segundo Michael Porter, a segmentação genérica de foco ou estratégia de foco significa focar esforços da organização em um determinado grupo de clientes, um segmento de produtos ou um mercado específico.
Segundo Hélder Agostinho, a AFNOR - Association Française de Normalisation adota um conceito mais amplo, considerando a cadeia produtiva como um encadeamento de modificações da matéria-prima, com finalidade econômica, que inclui (ou deveria incluir) desde a exploração dessa matéria-prima, em seu meio ambiente natural, até o seu retorno à natureza, passando pelos circuitos produtivos, de consumo, de recuperação, tratamento e eliminação de efluentes e resíduos sólidos.
Compreende, portanto, os setores de fornecimento de serviços e insumos, máquinas e equipamentos, bem como os setores de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização (atacado e varejo) e serviços de apoio, incluindo assistência técnica, crédito, etc..
O marketing de serviços é uma teoria na qual o serviço é algo que existe e pode ser executado por qualquer empresa, ou seja, segundo essa teoria até mesmo as organizações que vendem produtos também prestam serviços porque para que os bens sejam vendidos ao consumidor é necessário que esteja acompanhado de pelo menos um serviço como, por exemplo, um bom atendimento, ou uma garantia, ou um serviço de entrega, ou um serviço de montagem ou instalação, ou seja, quase sempre há algo mais associado ou relacionado à venda do produto.
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Apesar da natureza intangível dos serviços, a busca e cobrança constante da clientela pelo fornecimento de bons serviços obriga a um maior entendimento e aperfeiçoamento do marketing de relacionamento face à concorrência.
SERVIÇOS DE CONSUMO
São serviços prestados diretamente ao consumidor final, a maioria pessoas físicas. Estão subdivididos em:
- Serviços de conveniência, quando o consumidor não quer perder tempo em procurar e selecionar uma empresa prestadora de serviços, principalmente por não haver diferenças significativas entre eles. Por exemplo: Táxi e/ou transporte privado urbano por aplicativo).
- Serviços de escolha, caracterizam-se quando os serviços têm custos diferenciados (mais baratos ou mais caros), qualidade ou características diferenciadas (mais simples ou mais sofisticados). Por exemplo: Serviços de Odontologia e Ortodontia, serviços de alimentação, etc.
- Serviços de especialidade, são aqueles altamente técnicos ou especializados. O consumidor, nesse caso, fará todo o esforço possível ou necessário, fará o que estiver ao seu alcance ou ao alcance do seu bolso para contratar o melhor serviço possível. Por exemplo: Segurança privada, blindagem de automóveis, táxi-aéreo, serviços hospitalares e laboratoriais, etc.
- Serviços não procurados, por razões óbvias. Por exemplo: Serviço funerário. Porém seria adequado os meios acadêmicos revisarem a expressão “serviços não procurados” para a expressão “serviços não desejados”, por uma razão óbvia...
SERVIÇOS INDUSTRIAIS
São serviços prestados a organizações industriais, comerciais e institucionais. Estão subdivididos em:
- Serviços de máquinas e equipamentos, são serviços relacionados com a instalação, montagem e manutenção de máquinas e equipamentos.
- Serviços de facilidade, nesse caso estão incluídos os serviços financeiros, de seguros, pois facilitam as operações da empresa.
- Serviços de consultoria, são aqueles que auxiliam nas tomadas de decisão e incluem serviços de consultoria, pesquisa e educação ou treinamento.
Em tese, são serviços que não podem ser vistos previamente, antes da contratação, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados. Embora sejam serviços formalmente contratados e altamente regulados pelos órgãos de defesa do consumidor, na prática uma das bases do relacionamento entre o prestador do serviço e o cliente é a confiança e credibilidade conquistada pelo prestador do serviço. Por exemplo: Serviços de seguros; serviços de saúde complementar, mais conhecidos como planos de saúde; serviços bancários; e serviços de previdência privada.
É uma característica da prestação de serviços que a diferencia da produção de mercadorias, é uma característica de interatividade e proximidade entre o prestador de serviço e o cliente. Por exemplo: Cabeleireiro, costureiro, médico e dentista.
Neste caso, um serviço prestado a um cliente é diferente do serviço prestado a outro cliente. É considerada a causa de um dos maiores problemas no gerenciamento dos serviços, pois é necessário manter a qualidade uniforme em todos os serviços diferentes prestados. Por exemplo: Cabeleireiro, em que os modelos de penteados, os cortes de cabelo e os produtos de beleza utilizados pelo prestador de serviço são diferentes, de acordo com o gosto do cliente.
Há também um problema aqui, pois os serviços não podem ser estocados, e a consequência disso é a necessidade de um grande esforço da empresa em gerenciamento para manter o equilíbrio entre a demanda e a oferta. Por exemplo: Um assento vazio em um voo de uma companhia aérea não pode ser guardado ou estocado para o próximo voo. Uma vaga de quarto de hotel não pode ser guardada ou estocada para o dia seguinte. Uma mesa vaga em um restaurante não pode ser guardada ou estocada para o dia seguinte.
Em tese, os clientes ou consumidores julgam a qualidade dos serviços levando em consideração cinco dimensões:
É a capacidade de prestar o serviço contratado com exatidão, respeitando o cliente e suas necessidades.
É a predisposição para levar a sério o serviço e a disposição para auxiliar e orientar os clientes durante a prestação do serviço.
É a capacidade de se imaginar na posição do seu próprio cliente, como se sentiria se estivesse no lugar do cliente, se fosse o cliente e aquele serviço fosse prestado por outra pessoa. E a consequência natural dessa capacidade é o interesse sincero de satisfazer as necessidades do cliente, oferecer atenção personalizada aos clientes, visando o seu bem estar.
Está relacionada à aparência das instalações físicas da empresa que presta serviços e/ou vende produtos, suas máquinas e equipamentos, seu pessoal e material de comunicação.
Capacidade de conservar a integridade física e/ou mental de seus clientes enquanto o serviço é prestado. Em relação a venda de produtos, a segurança está relacionada a venda de produtos que não prejudicam a saúde física e/ou mental dos consumidores.
MOTIVAÇÃO

Segundo o Dicionário Michaelis, a expressão motivação tem o sentido de energia psicológica ou tensão psicológica (não necessariamente no sentido pejorativo ou doentio) que estimula ou coloca em movimento o ser humano a buscar algo. Assim, pode-se concluir que a importância de se estudar o comportamento do consumidor é justamente entender o que leva uma pessoa a fazer algo, por exemplo, trabalhar e estudar para ter condições financeiras de adquirir um bem ou contratar um serviço.
É necessário compreender a relação entre o consumidor e motivação. A menos que a pessoa esteja motivada, com raras exceções, ela não consumirá nada. Por exemplo: Se ficarmos sem tomar água por algumas horas em um dia quente, o nosso organismo reagirá de forma que sentiremos sede (a origem da energia psicológica e /ou tensão psicológica, citadas no parágrafo anterior) e buscaremos água para suprir essa necessidade orgânica.
As expressões desejo, vontade, carência e necessidade estão relacionadas à expressão motivação. Sem dúvida, isso tem a ver com os fatores motivacionais psicológicos, principalmente os fatores fisiológicos, como fome, sede e o desejo sexual, por exemplo.
A grande maioria das mulheres, por exemplo, tem consciência da necessidade de manter níveis normais de higiene, como pelo menos um banho por dia, e isso leva praticamente todas elas a comprar e usar diariamente sabonetes e antitranspirantes / antiperspirantes para uso próprio. Isso tem relação com a necessidade de agradar os seus maridos ou namorados, o que, por sua vez, tem a ver com necessidade de sexo e de serem aceitas por eles.
Mesmo assim, mesmo considerando um contexto de mercado onde há concorrência, é necessário valorizar o marketing de relacionamento, lembrando que o profissional está atuando em um mercado competitivo, portanto manter o consumidor satisfeito é um fator fundamental para manter de pé o negócio, seja cobrando um preço mais adequado pelo produto ou serviço, não necessariamente o preço mais baixo, ou seja para manter o maior número possível de consumidores, ou ambos.
MERCHANDISING
O merchandising é a atividade que envolve técnicas, ações e materiais promocionais utilizados nos pontos de vendas (também chamados de dealers) para divulgar a marca da organização que vende o produto ou presta o serviço e para proporcionar ao consumidor ou cliente mais esclarecimentos sobre o produto ou serviço. É um conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas e/ou produtos.
O briefing é o conjunto de informações básicas que uma agência de propaganda coleta junto ao cliente, para desenvolver corretamente uma propaganda.
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Unigran - Universidade da Grande Dourados
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Necessidades_econ%C3%B4micas
- Dicionário Michaelis / UOL: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=marketing
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing
- Dicionário Larousse
- Dicionário Michaelis: Consulte também a versão executiva do Michaelis
- Unilever (divulgação): Imagem
- Honda (divulgação): Imagem
- Volkswagen (divulgação): Imagem
- Amazon (divulgação): Imagem
- Dreamstime: Imagens
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