TRATOR FORD 5030

FORD 5030
NEW HOLLAND 5030
SÉRIE 30 SUPERFORÇA
NEW HOLLAND DO BRASIL
NEW HOLLAND AGRICULTURE
FORD DO BRASIL
CNH INDUSTRIAL


INTRODUÇÃO

O moderno trator Ford 5030 é um prático, robusto e confiável utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 1990 e 2000 pela New Holland do Brasil, que também fabricava e fabrica, na mesma linha de montagem brasileira, os seus irmãos New Holland 8030 e New Holland 7630, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no New Holland 8030 e no New Holland 7630 são mais altos.


Uma versão com tração 4X4 do Ford 5030 também foi fabricada.


Conhecido também como New Holland 5030, ele foi um dos integrantes da família Ford 30, conhecida também como Série 30, com pelo menos sete modelos, o New Holland 8030 / Ford 8030, o New Holland 7630 / Ford 7630, o Ford 7830, o Ford 6630, o Ford 5630, Ford 5030 e o Ford 4630. Atualmente, somente os modelos New Holland 8030 e New Holland 7630 estão em linha de produção seriada, disponíveis nas concessionárias da marca New Holland de todo o Brasil.


Os principais concorrentes do Ford 5030 na década de 1990 foram os modelos de tratores médios Valmet 785, CBT 8450, Valmet 78, Massey Feguson 265, Valmet 68, Agrale BX 90, Massey Ferguson 275, Valmet 88, CBT 8840, Massey Ferguson 290 e Valmet 685, dentre outros, com potências variando entre 60 cavalos e 100 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas.


A NEW HOLLAND

Logo acima, o logotipo da Ford Tratores, que foi a divisão de fabricação de tratores da gigante americana Ford Motor Company, posteriormente comprada pelo Grupo Fiat, dando origem ao gigante de utilitários agrícolas CNH Industrial, uma holding europeia, uma das dez maiores fabricantes de tratores do mundo. Logo abaixo, o logotipo atual da New Holland, a marca substituta da Ford Tratores, na década de 2000.

A New Holland Agriculture é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores, colheitadeiras de grãos, enfardadeiras de feno, retroescavadeiras, pulverizadores, semeadoras, plantadeiras e colhedoras em geral, a maioria deles com as marcas New Holland e Case. Ela está entre as dez maiores multinacionais do setor, com mais de 20 fábricas em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, com presença em mais de 170 países, por meio de mais de 5.000 concessionárias e centros de serviços.


Ela foi fundada nos Estados Unidos, em 1895, pelo empresário americano Abe Zimmerman, na cidade de New Holland, no estado norte-americano da Pensilvânia, foi comprada pela Sperry Corporation, em 1947, que, por sua vez, foi comprada pela Ford Motor Company, em 1986, até ser finalmente comprada pelo Grupo Fiat, em 1991, que a fundiu com a fabricante de utilitários Case IH, em 1999, dando origem, na sequência, à holding CNH Global, controlada pela Família Agnelli, da Itália.


Atualmente, as marcas New Holland e Case e suas fábricas pertencem à CNH Industrial, uma holding europeia independente, sediada na Holanda e controlada pela Família Agnelli, da Itália, que, aliás, também é controladora do grupo automotivo Stellantis N.V., conhecido anteriormente como FCA Fiat Chrysler Automobiles.


Aqui no Brasil, as fábricas da New Holland do Brasil estão localizadas em Rio Verde, no estado de Goiás, fabricando tratores, colheitadeiras e pulverizadores; Curitiba, no estado do Paraná, fabricando tratores e colheitadeiras; Piracicaba, no estado de São Paulo, fabricando pulverizadores; e Sorocaba, também no estado de São Paulo, fabricando ceifadoras.


A New Holland Agriculture também possui uma fábrica de tratores na Argentina.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Ford 5030 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico de duplo comando e tomada de força traseira para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos integrantes da Série 30, uma família ou série de tratores médios fabricada desde a década de 1980, inicialmente pela Ford Motor Company e posteriormente pela New Holland do Brasil, começando pela 1ª geração, composta pelos modelos Ford 4630, Ford 5030, Ford 5630, Ford 6630, Ford 7830, Ford 8630, Ford 7630, Ford 8030, Ford 8430, Ford 8630 e Ford 8830, até chegar aos modelos New Holland 7630 e New Holland 8030, já na 2ª geração, na década de 1990, ambos ainda em linha de produção seriada, sem modificações muito significativas em relação ao exemplares fabricados na década de 1990, ou seja, preservando as características de robustez, praticidade e confiabilidade dos modelos de 1ª geração, com a 2ª geração com potências e torques variando entre 100 e 120 cavalos e 50 e 60 kgfm, dependendo do modelo, lembrando que para trabalho pesado o mais importante é o torque, nem tanto a potência.


Desde a década de 1990, parte dos tratores da Série 30, principalmente os modelos de maior potência e torque, já possuíam o sistema de tração 4X4 com acionamento da tração dianteira por meio de botão no painel, mesmo com o trator em movimento. Parte desses modelos também estava disponível com o sistema Dual Power de redução instantânea de marcha, também com acionamento por meio de botão no painel, responsável por dobrar imediatamente o número de velocidades da caixa de câmbio, também sem necessidade de parar o trator.


Na década de 1990, parte desses modelos já estava disponível com as caixas de câmbio 8X2 (de série), sendo oito marchas à frente e duas à ré; e 16X4 (opcional), sendo dezesseis marchas à frente e quatro à ré, neste caso com a opção do sistema Dual Power, citado no parágrafo acima.


No caso específico do trator Ford 5030, fabricado a partir de 1992, na então nova fábrica na New Holland do Brasil em Curitiba – PR, a motorização diesel OHV 4.268 aspirado, com quatro cilindros em linha e 4.392 cilindradas, com bomba rotativa DPS de injeção direta de combustível, produz aproximadamente 75 cavalos de potência e 28 kgfm de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Ele já saía de fábrica com tomada de força independente, de acionamento hidráulico; tanque de combustível de 80 litros; caixa de câmbio 16X4 Dual Power (opcional), com tecla no painel, com acionamento elétrico; eixo dianteiro TDA a prova d’água, com acionamento elétrico, com planetário de engrenagens e bloqueio do diferencial acionado por pedal, com desbloqueio automático, projetado para boa capacidade de carga; acionamento da tração dianteira por botão no painel; tomada de força com freio ajustável no eixo de saída; painel de instrumentos com horímetro, indicador de combustível e temperatura, tacômetro e luzes de advertência.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado, compatível com a capacidade do utilitário agrícola, não sendo possível compará-lo com uma pá-carregadeira grande, como a Case W20F, por exemplo.


O trator Ford 5030 é um dos mais robustos, práticos e confiáveis modelos de tratores médios disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas usados de tamanho médio e média potência, uma das melhores opções entre os tratores de potência média, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, com características técnicas que tornam o trator uma das melhores opções para uso geral na agricultura familiar e de grande porte no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 60 mil, para as unidades 4X2 fabricas na década de 1990, e R$ 100 mil, para as unidades 4X4 fabricadas nas décadas de 1990 e 2000, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator robusto, potente e confiável, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Na década de 1990, ele foi comercializado no Brasil com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo toldo com isolamento térmico (opcional); dois faróis dianteiros e um farol de serviço traseiro (de série); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica independente (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem monodisco a seco (de série); tomada de potência independente (de série), de acionamento hidráulico, com seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 1.650 kg a 60 centímetros do olhal; assento com cinto de segurança (de série); comando hidráulico duplo de 1 ou 2 válvulas de controle remoto (opcional); e freios a discos banhados a óleo, de acionamento mecânico (de série).


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


O painel de instrumentos possui horímetro, tacômetro, indicador de combustível, indicador de temperatura do motor, luz da pressão do óleo, luz do alternador, luz do filtro de ar, luz da tração dianteira e luz de acionamento do Dual Power, dentre outros.


MERCADO

Atualmente, a New Holland (pronuncia-se Níu Rólan) possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 215 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Há pessoas que perguntam por que a New Holland ainda fabrica o New Holland 8030 e o New Holland 7630, mesmo depois de tanto tempo em linha de produção seriada. A resposta é simples: O modelo ainda vende bem porque quem compra já sabe o que está comprando, um trator possante, robusto e confiável, com baixo custo de manutenção, palavras que soam como música aos ouvidos dos produtores rurais, com mecânica e hidráulica já testada e aprovada, com reduzido risco de quebras durante a operação, desde que, é claro, os limites da máquina sejam respeitados, portanto sem abusos.


O modelo Ford 5030 não é mais fabricado.


Até o momento, foram fabricadas mais de 60.000 unidades de tratores da Série 30 no Brasil, em mais de 40 anos de fabricação seriada, desde a década de 1980. É uma das mais bem sucedidas linhas de tratores médios do Brasil.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


FORD 5030 4X4

  • Motorização: OHV 4.268, aspirado, com 4 cilindros em linha;
  • Motorização: 4.392 cilindradas, com radiador duplo (óleo e água);
  • Taxa de compressão: 17,5:1;
  • Injeção de combustível: Bomba DPS de injeção direta de diesel;
  • Potência: Aprox. 75 cavalos a 2.200 rpm;
  • Torque: Aprox. 28 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco, com pré-filtragem;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com bomba independente;
  • Transmissão: 8X2, de série;
  • Transmissão: 16X4, com tecla Dual Power no painel (opcional);
  • Embreagem: Um disco, a seco;
  • Sistema hidráulico: Até 1.650 kg a 60 centímetros do olhal;
  • Tomada de força: Independente, acionamento hidráulico, 6 estrias e 540 rpm;
  • Braços:
  • Controle remoto: Aprox. 30 litros / minuto (opciona);
  • Cárter do motor: 13 litros de óleo (com filtro);
  • Sistema de arrefecimento: Radiador de alumínio, com hélice metálica;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 12 volts e 55 ampères;
  • Bateria: 12 volts e 100 ampères;
  • Freios: Discos banhados a óleo, com acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento:
  • Tanque de combustível: Aprox. 80 litros;
  • Eixo dianteiro: TDA, com acionamento elétrico;
  • Eixo traseiro:
  • Bloqueio do diferencial: Por pedal, com destrave automático;
  • Pneus dianteiros: 14.9X24 R1 ou R2
  • Pneus traseiros: 18.4X30 R1 ou R2;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 2.554 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox.
  • Preço mínimo (4X2): Aprox. R$ 60 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo (4X4): Aprox. R$ 100 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


VERSÃO 5030 4X2


VERSÃO 5030 4X4


IMAGEM PUBLICITÁRIA


VEJA TAMBÉM


Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/New_Holland_Agriculture
  • CNH Industrial (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)