CITROEN BERLINGO

CITROEN BERLINGO (VÁRIOS PAÍSES)
PEUGEOT PARTNER (VÁRIOS PAÍSES)
DONINVEST ORION (NA RÚSSIA)
PEUGEOT GRAND RAID (NO MÉXICO)
PEUGEOT RANCH (NA ITÁLIA)
TOYOTA PROACE (VÁRIOS PAÍSES)
PEUGEOT RIFTER (NA EUROPA)
OPEL COMBO (NA EUROPA)
VAUXHALL COMBO (EUROPA)


INTRODUÇÃO

Logo acima, imagem da dianteira do simpático Citroen Berlingo de primeira geração, antes da leve reestilização em 2010, fabricado na Argentina desde 1998 e à venda no Brasil até recentemente, um sucesso mundial de vendas da marca francesa. Ele foi comercializado no Brasil, até alguns anos atrás, na versão furgão, para transporte de cargas leves, e pode ser considerado uma boa opção de compra no mercado de automóveis usados. Logo abaixo, o prático carrinho da Citroen, ainda na primeira geração, mas já reestilizado, comercializado no Brasil até recentemente, embora no exterior já esteja na terceira geração.

O simpático Citroen Berlingo é um prático e inteligente automóvel do tipo minivan, multivan ou furgão de passeio, de tamanho médio e de quatro portas, sendo três portas laterais, para acesso do condutor e passageiros, e uma porta traseira, para acesso ao porta-malas, com capacidade para transportar com um nível de conforto bastante razoável até cinco pessoas, incluindo o condutor, criado na década de 1990 pela multinacional francesa PSA Peugeot Citroen, desenvolvido como um projeto de carro mundial, inclusive no Brasil, fabricado em larga escala a partir de 1996 e 1998, na França e na Argentina, respectivamente, pela própria multinacional e pela sua subsidiária, e comercializado em vários mercados, incluindo a Argentina, o Brasil, o México e a Europa Ocidental.


Aqui no Brasil, o veículo apresentou características de robustez estrutural e de suspensão para uso diário, tanto de uma típica família de até cinco pessoas, na versão minivan ou multivan, e para uso como comercial leve, por transportadores de cargas leves, inclusive por empresas transportadoras, o que ajuda a explicar, pelo menos em parte, o sucesso do simpático carro aqui, principalmente na versão Citroen Berlingo Furgão 1.6 Flex, que, como o próprio nome diz, tem o formato furgão, assim contrariando todas as previsões pessimistas de muitos sobre o seu futuro na época, que levavam em consideração apenas o seu aspecto, digamos, incomum.


Nas décadas de 2000 e 2010, considerando o mercado brasileiro de automóveis novos e usados, os principais concorrentes do Citroen Berlingo eram o furgão de passeio Renault Kangoo, o furgão de passeio Fiat Doblò e a minivan familiar Renault Scénic, embora esta com mais elegância, sofisticação e refinamento. Um modelo quase idêntico à versão utilitária Citroen Berlingo Furgão 1.6 Flex foi comercializada aqui no Brasil com a marca Peugeot, o Peugeot Partner, também com atributos de resistência, economia e praticidade do seu irmão quase gêmeo da Citroen.


Atualmente, a 3ª geração do Citroen Berlingo é fabricada na Europa Ocidental e exportada para vários países. Lá na Europa, a versão totalmente elétrica do Citroen Berlingo de 3ª geração está sendo comercializada nas concessionárias da marca Citroen, com versões para transporte de passageiros e versões para transporte de cargas leves, neste caso com carrocerias do tipo furgão utilitário. Até o momento, não há previsão de chegada do Citroen Berlingo de 3ª geração ao Brasil, por meio de importação oficial.


Essa 3ª geração também é vendida na Europa com as marcas Peugeot, Opel, Toyota e Vauxhall, com os nomes Peugeot Rifter, Opel Combo, Toyota ProAce e Vauxhall Combo, graças a um contrato de compartilhamento de projeto com essas montadoras.


A CITROEN

A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do planeta, anteriormente uma subsidiária da holding francesa Groupe PSA (o seu nome original em francês), que também controlava a fabricante francesa de automóveis Peugeot, ambas as fabricantes irmãs francesas agora integrantes do Grupo Stellantis, sediado na Holanda. O grupo francês PSA Peugeot Citroen foi formado a partir de 1974, quando a fabricante francesa Peugeot comprou uma participação societária na Citroen, assumindo o controle da empresa dois anos depois, e o grupo holandês Stellantis foi formado em 2021, a partir da fusão do Grupo PSA com o Grupo FCA, este conhecido anteriormente como Fiat SpA.


Atualmente, os principais acionistas do Grupo Stellantis são a Família Agnelli, da Itália; a fabricante chinesa de automóveis Dongfeng Motor; a Família Peugeot, da França; e o Governo Francês. Esse grupo automotivo europeu é o detentor das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroen, Vauxhall, Opel, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo e Maserati, dentre outras. Já a marca Ferrari também é controlada pela Família Agnelli, mas não faz parte do Grupo Stellantis.


Aqui no Brasil, o Grupo Stellantis possui fábricas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, produzindo automóveis com as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen.


A CNH Industrial é uma holding europeia que controla as marcas de tratores New Holland e Case, uma das cinco maiores fabricantes de utilitários agrícolas do mundo A Iveco Group é uma holding também europeia que controla fabricantes de veículos comerciais leves e caminhões com a marca Iveco, uma das dez maiores fabricantes de caminhões e comerciais leves do mundo. Ambas, a CNH Industrial e a Iveco  Group também são controladas pela Família Agnelli, da Itália.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, imagem do painel e dos assentos dianteiros do ainda moderno multivan Citroen Berlingo de primeira geração, com linhas suaves, simpáticas e graciosas, mas pecando pelas cores indiscretas. Apesar disso, ele ainda é uma boa opção de automóvel familiar de cinco lugares fabricado nas décadas de 2000 e 2010 no Brasil, atualmente disponível somente no mercado de automóveis usados. Logo abaixo, imagem do compacto motor PSA XU7 1.8, de 8 válvulas, econômico e confiável.

O moderno Citroen Berlingo é um automóvel do tipo multivan de tamanho médio, com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco de aço, com três portas laterais e uma porta traseira, com padrão de acabamento razoável, com suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora, e suspensão traseira autodirecional, com barra de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, para uso urbano e rodoviário, nos primeiros anos de fabricação com motorização PSA XU7 transversal aspirada de 1.800 cilindradas e injeção eletrônica multiponto, e, posteriormente, anos de pois, com motorização PSA TU5 transversal aspirada de 1.600 cilindradas e injeção eletrônica multiponto, combinadas com câmbio manual ou mecânico de cinco velocidades ou marchas.


O simpático carro familiar se encaixa na categoria de automóveis médios, com 2,7 metros de distância entre-eixos e com o diferencial de ótimo aproveitamento de espaço interno, o suficiente para até cinco pessoas, sendo cinco adultos mesmo. Ele realmente consegue transportar com conforto bem razoável cinco adultos, pois o bom espaço do assoalho até o teto, de 1,4 metro, possibilita essa capacidade.


Embora não seja mais um projeto novo, já com mais de 20 anos “nas costas”, a versão do tipo furgão do Citroen Berlingo, chamada Citroen Berlingo Furgão 1.6 Flex, com motor aspirado de 1.600 cilindradas, é considerada uma boa opção de compra no mercado brasileiro de automóveis usados, o que só prova que o projeto foi feliz desde o começo. Já as versões para transporte familiar também foram aprovadas pelo seu público consumidor brasileiro de classe média, porém com volume de vendas menor.


Além disso, ele ainda pode ser considerado um modelo de carro moderno, com perfil familiar, com motorização transversal, tração dianteira e injeção eletrônica multiponto de combustível Automóveis com motorização transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.


O carro foi projetado para cinco pessoas adultas no total, incluindo o condutor. Porém, nas rodovias, com cinco pessoas a bordo e bagagem, não é aconselhável exigir desempenho esportivo dele, pois seu perfil é familiar e sua carroceria é alta, com risco de tombar caso seja exigido demais em curvas acentuadas em alta velocidade, o que, aliás, é proibido por lei.


Nos primeiros anos de importação, a partir de 1998, inicialmente trazido da França, e, posteriormente, a partir do ano 2000, trazida da Argentina pela importadora oficial PSA Peugeot-Citroen do Brasil, ele foi colocado à disposição do típico consumidor familiar brasileiro de classe média com pelo menos duas combinações de motorização e acabamento para utilização familiar, as versões Citroen Berlingo 1.8 Multispace Citroen Berlingo 1.8 GLX, sendo ambas equivalentes, semelhantes, embora não idênticas. Além dessas versões de passeio, ele foi trazido também em pelo menos uma versão para transporte de cargas leves, neste caso para utilização empresarial, como um veículo da categoria comercial leve, com carroceria do tipo furgão, sendo justamente esta a mais bem sucedida.


No primeiro caso, no caso das versões para transporte familiar, elas foram trazidas com nível bem razoável de acabamento, ambas combinadas com a motorização a gasolina de 1.800 cilindradas, com quatro cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, com camisas de cilindro removíveis e em ferro fundido, com duas válvulas por cilindro e com injeção eletrônica multiponto, um conjunto razoavelmente bem resolvido, nada excepcional em termos de performance, com 90 cavalos de potência e 15 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas. O veículo apresenta potência e torque suficientes para tracionar moderadamente a carroceria de cerca de 1.170 kg do veículo, apenas com o motorista, ou cerca de 1.500 kg, com passageiros e bagagem leve, na cidade e na rodovia.


Vale ressaltar que, de modo geral, o limite médio atual de velocidade estabelecido para as rodovias brasileiras é de cerca de 100 km/h para os chamados veículos leves de passeio, praticamente o mesmo limite de velocidade estabelecido por lei nas décadas de 2000 e 2010. Portanto, a opção de motorização de 1.800 cilindradas, com 8 válvulas, disponível nos primeiros anos de fabricação do Citroen Berlingo de 1ª geração, combinava com a proposta do fabricante de um veículo leve de passeio de uso moderado, dedicado ao uso familiar, na cidade e na rodovia, nos dias se semana, para ir ao trabalho, para fazer compras e levar os filhos à escola, e nos finais de semana e feriados, para ir à praia de dia e para ir à igreja, ao cinema e/ou à pizzaria à noite.


Nos primeiros anos de fabricação, as versões Citroen Berlingo 1.8 Multispace e Citroen Berlingo 1.8 GLX eram oferecidas pela Citroen do Brasil com um conjunto de itens de série bem razoável, incluindo ar condicionado e ar quente; direção hidráulica; vidro traseiro com desembaçador elétrico e lavador; rodas de liga leve de 14 polegadas; conta giros no painel; dispositivo anti-furto; airbag duplo; volante com regulagem de altura; luz de cortesia interna, fixada no teto; e rádio AM/FM com CD player; dentre mais alguns. A fabricante oferecia como opcionais a pintura metálica, com a cor prata, inclusive; os bancos revestidos em couro; o airbag duplo; e o teto solar flexível, acionado eletricamente.


A tampa do porta-malas é bem definida e dá acesso ao compartimento traseiro para cerca de 600 litros de bagagens, com o assento traseiro fixado no assoalho. Entre os pontos positivos do simpático carrinho familiar francês estão a boa ergonomia para motorista e passageiros e a dirigibilidade exemplar para um carro dessa categoria.


Entre os poucos inconvenientes está o incômodo ruído interno em trechos urbanos e rodoviários, com barulho de peças mal encaixadas, a maioria de plástico comum, e a combinação imatura de cores do acabamento interno, com opções de vermelho, verde ou amarelo, uma pior que a outra. Mas este último inconveniente pode ser facilmente resolvido com um jogo de capas de tecido na cor preta ou cinza escura, disponível em lojas físicas ou pela Internet, com preços a partir de R$ 180, o jogo completo, incluindo frete.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Na década de 1990 a matriz francesa Groupe PSA Peugeot Citroen deu sinal verde à sua subsidiária argentina PSA Peugeot Citroen Argentina para a fabricação em larga escala da 1ª geração do multivan, minivan ou furgão de passeio médio (há quem o considere compacto) Citroen Berlingo (pronuncia-se Citrroen Berrlangô, no original, em francês, ou, simplesmente, Citroen Berlíngo, aqui no Brasil) e sua comercialização aqui no Brasil. Nessa década, o projeto do multivan francês foi criado na França e o desenvolvimento foi realizado em vários países, inclusive no Brasil, pois havia necessidade de tropicalização (adaptação) do automóvel para as duras condições das rodovias e ruas brasileiras, além das condições do combustível à venda aqui, pois a gasolina brasileira é um pouco diferente da gasolina de outros países.


Assim como seus principais concorrentes Fiat Doblò e Renault Kangoo, o modelo francês Citroen Berlingo foi projetado com carroceria com dois volumes, com linhas estéticas pouco convencionais, digamos, mas com números de consumo de combustível aceitáveis, custo de manutenção bem razoável e previsível e com espaço interno bastante razoável para até cinco pessoas, com 2,7 metros de entre-eixos e bom espaço entre o assoalho e o teto.


Ok, eu reconheço: O simpático Citroen Berlingo não é um galã de novela, mas é um bom moço, pode ficar tranquila. Com ele você pode levar os filhos na escola durante a semana, fazer a compra do mês no supermercado, levar o Totó no veterinário, usar o carro para ir ao trabalho e, nos finais de semana, levar os filhos à praia, à sorveteria, à pizzaria e à igreja. E mais, ele não “arruma confusão” com os vizinhos do condomínio, pois cabe direitinho naquela vaga apertada do estacionamento, o seu custo de manutenção é baixo e o consumo de combustível é razoável, portanto dentro de suas possibilidades financeiras.


O modesto Citroen Berlingo foi lançado no Brasil em 1998, inicialmente importado da França e, posteriormente, alguns anos depois, importado da Argentina, como um automóvel da categoria multivan, minivan ou furgão de passeio de tamanho compacto, com entre-eixos de 2,7 metros, portanto dentro da categoria dos carros médios; com carroceria alta, montada sobre plataforma e com motorização transversal, portanto com a receita perfeita para ótimo aproveitamento de espaço interno e baixo peso; com suspensão robusta, portanto adaptada para o Brasil, embora um pouquinho “áspera”, segundo dizem, mas nada grave; e, para completar, com generoso porta-malas integrado ao design do habitáculo. Generoso mesmo, de verdade, com aproximadamente 600 litros de espaço no porta-malas. Que tal?


Ele foi o primeiro modelo de multivan comercializado no Brasil, seguido, alguns anos depois, pelo Fiat Doblò e pelo Renault Kangoo, ambos também práticos e econômicos. Aliás, os três modelos concorrentes na época, o Citroen Berlingo, o Renault Kangoo e o Fiat Doblò estavam dentro do mesmo segmento de mercado, o dos multivans (ou das multivans, se você preferir). Essa definição ou conceito varia de acordo com a fonte consultada, alguns definem como multivan, outros definem como minivan e outros definem como furgão de passeio. Mas é apenas uma questão conceitual, o importante mesmo é que os três apresentam características adequadas para atender o consumidor familiar típico de classe média, com projetos dentro da média oferecida na época, com bom espaço interno, muita praticidade e funcionalidade, ótimo aproveitamento de espaço, baixo custo de manutenção e consumo de combustível razoável.


Assim como os seus principais concorrentes, a PSA Peugeot Citroen foi sensata no tratamento dado às pernas de seus consumidores, levando em consideração a capacidade máxima de cinco assentos desse projeto. Pra quem não sabe, o entre eixos é a medida de espaço interno disponível ou espaço útil para os ocupantes de um automóvel. Pra quem vai comprar um veículo de passeio, essa é a medida que realmente importa, já que a medida de comprimento total do automóvel não quer dizer muita coisa se o projeto não tiver sido concebido para bom aproveitamento do espaço interno.


Há um senso comum entre engenheiros civis e arquitetos que diz que quando não há espaço suficiente no terreno para construir um imóvel térreo bem confortável então a solução é ir pra cima, é subir, é construir andares. Tentando fazer uma analogia então com a indústria automobilística ou automotiva, as minivans, os multivans e os utilitários esportivos de modo geral têm essa vantagem, já que as ruas e avenidas de grandes cidades estão cada vez mais congestionadas então a solução é aumentar o espaço entre o assoalho do automóvel e o seu teto, aumentando assim o seu volume interno disponível para o condutor e os passageiros, sem prejudicar o trânsito do dia a dia com automóveis longos demais.


Com algumas ressalvas, incluindo a aparência pouco atraente e a ausência de alguns itens importantes de segurança como itens de série, como os freios ABS, por exemplo, adotados pelo fabricante somente a partir de 2014, devido à obrigatoriedade do item pela legislação brasileira, o projeto do Citroen Berlingo foi sim um sucesso de crítica e de público aqui no Brasil, nas décadas de 2000 e 2010, principalmente na versão utilitária Citroen Berlingo Furgão 1.6 Flex, um furgão compacto para uso diário.


Entretanto, as versões para uso famíliar, principalmente as versões mais completas Citroen Berlingo 1.8 Multispace e Citroen Berlingo 1.8 GLX foram consideradas pela imprensa especializada uma solução inteligente para as necessidades de mobilidade da burguesia brasileira, aliando fatores decisivos na hora da compra, entre eles a qualidade de construção; o espaço interno bastante razoável; as boas e simples soluções mecânicas, elétricas e eletrônicas, com custo de manutenção previsível; o peso razoável do monobloco e das demais peças, partes e componentes que formam o veículo, possibilitando a adoção de uma motorização aspirada razoavelmente econômica, com cilindrada de 1,8 litro, com potência de 90 cavalos e 13 kgfm de torque, nada excepcional, mas o suficiente para uma condução moderada e tranquila.


Os níveis de consumo dessas versões mais completas citadas no parágrafo acima se mantiveram dentro do aceitável, consumindo 1 litro de gasolina para percorrer até 7 quilômetros na cidade ou 11 quilômetros na rodovia, em condução moderada, com o ar condicionado ligado e cinco pessoas a bordo.


O prático e inteligente multivan de cinco lugares foi elogiado pelas revistas Quatro Rodas e Auto Esporte, por exemplo. Entre os principais atributos apontados pela mídia estavam a capacidade de rebatimento da segunda fileira de assentos, o que pode aumentar a capacidade volumétrica do porta-malas para quase 1.000 litros, com espaço suficiente para transportar duas pranchas de surf ou uma bicicleta, por exemplo.


MERCADO

Aqui no Brasil, o prático e funcional Citroen Berlingo conseguiu conquistar sua própria identidade e fatia de mercado, principalmente entre transportadoras de cargas leves, na sua versão furgão Citroen Berlingo Furgão 1.6 Flex, com boa posição de dirigir, mais alta que em sedans e hatches, portanto com melhor visão do que se passa no ambiente externo, assim como o Fiat Doblò e o Renault Kangoo, os três dentro da mesma faixa de preços, portanto competitivos.

 

No Brasil, o multivan Citroen Berlingo foi lançado em 1998, com praticidade, com consumo razoável de combustível e o custo previsível de manutenção, sem sustos na oficina, entre os argumentos de Marketing apreciados pelo típico consumidor brasileiro de classe média, o que resultou em um sucesso de vendas. Ele foi bem sucedido no mercado brasileiro, principalmente entre empresas que precisavam de um meio de transporte confiável e econômico para suas cargas leves, o resultado de uma combinação equilibrada de características de espaço interno e características mecânicas adaptadas para as duras condições das estradas, rodovias, ruas e avenidas brasileiras.


Ainda hoje ele é uma boa opção de compra no mercado nacional de automóveis usados, porém é recomendável verificar se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação. É necessário tomar alguns cuidados na hora da compra. Na dúvida, peça ajuda de um despachante e de um mecânico de confiança. Se for o caso, solicite uma inspeção pré-compra e/ou uma vistoria técnica, com laudo. Se optar por um exemplar disponível em loja de revenda de veículos, há a vantagem da segurança durante a compra e da garantia mínima de três meses.


Se optar por um exemplar de particular, avise sua família e amigos com antecedência de pelo menos um dia e peça que pelo menos um deles te acompanhe pessoalmente nos encontros para negociação de compra. Os encontros para negociação devem ser realizados apenas de dia, em locais públicos e/ou privados bem iluminados, de preferência com câmeras de circuito fechado, como, por exemplo, shoppings centers, lanchonetes e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e estacionamentos pagos. Essas mesmas precauções valem para quem está vendendo o veículo.


O acabamento dos assentos e dos painéis das portas do Citroen Berlingo é razoável, dentro da média oferecida no mercado de automóveis populares nas décadas de 2000 e 2010. Aqui no Brasil, a motorização flex foi introduzida no Citroen Berlingo a partir da década de 2010, na versão Citroen Berlingo Furgão 1.6 Flex, ainda na 1ª geração, permitindo assim o uso simultâneo de gasolina e etanol, em qualquer proporção.


A 1ª geração do Citroen Berlingo foi fabricada na Argentina e importada para o Brasil até recentemente, o veículo não é mais oferecido no site oficial da Citroen, mas há rumores de que a montadora está estudando a viabilidade de trazer a 3ª geração para o Brasil, embora ainda sem nenhuma decisão tomada.


Atualmente, ela oferece aos consumidores da marca o Citroen C4 Cactus, um modelo bem sucedido de SUV médio, por cerca de R$ 108 mil, na versão intermediária Citroen C4 Cactus Feel, incluindo frete, ar condicionado e pintura metálica.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


CITROEN BERLINGO 1.8 GLX (2002)

  • Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
  • Carroceria: Multivan compacto, com monobloco de aço e cinco portas;
  • Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro (com retrovisores);
  • Altura: Aprox. 1,8 metro;
  • Direção: Hidráulica;
  • Motorização (potência / torque): PSA XU7 1,8 litro de 8 válvulas (90 cavalos / 13 kgfm);
  • Motorização: Dianteira, transversal, quatro cilindros em linha;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão: 9,5:1;
  • Transmissão: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Faróis: Halógenos, convencionais;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 16 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 18 segundos (lotado);
  • Retomada (de 80 a 120 km/h em 4ª): Aprox. 15 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 7 km / litro (com ar ligado / lotado);
  • Consumo rodovia: Aprox. 11 km / litro (com ar ligado / lotado);  
  • CX (aerodinâmica): Aprox.
  • Ruído a bordo (100 km/h): 68 decibéis (5ª marcha);
  • Tração: Dianteira;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
  • Suspensão traseira: Autodirecional, com barra de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
  • Frenagem (de 100 a 0 km/h): Aprox. 60 metros (lotado);
  • Peso (vazio): Aprox. 1.170 kg;
  • Porta-malas: 600 litros;
  • Tanque de combustível: 55 litros;
  • Rodas e pneus: Aro 14, liga leve, 175/65 R14;
  • Preço: Aprox. R$ 20 mil (usado / bom estado de conservação);


CITROEN BERLINGO 1.6 FURGÃO (2019)

  • Capacidade: 2 pessoas, incluindo o motorista;
  • Compartimento de carga: 3.000 litros;
  • Carroceria: Furgão compacto, com monobloco de aço e cinco portas;
  • Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro (com retrovisores);
  • Altura: Aprox. 1,8 metro;
  • Direção: Hidráulica;
  • Motorização (potência / torque): VTI 120 Flex 1,6 litro (115 cavalos / 15 kgfm);
  • Motorização: Dianteira, transversal, quatro cilindros em linha;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão: 
  • Transmissão: Manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Faróis: Halógenos, convencionais;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 
  • Retomada (de 80 a 120 km/h em 4ª): Aprox. 
  • Consumo cidade: Aprox.
  • Consumo rodovia: Aprox. 
  • CX (aerodinâmica): Aprox.
  • Ruído a bordo (100 km/h): 
  • Tração: Dianteira;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Autodirecional, independente, com barra de torção e amortecedores hidráulicos;
  • Frenagem (de 100 a 0 km/h): Aprox.
  • Peso (vazio): Aprox. 1.140 kg;
  • Tanque de combustível: 55 litros;
  • Rodas e pneus: Aro 14, liga leve, 175/65 R14;
  • Preço: Aprox. R$ 60 mil (seminovo / ótimo estado de conservação);


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS


BERLINGO ( GERAÇÃO)


BERLINGO ( GERAÇÃO)


BERLINGO ( GERAÇÃO)


BERLINGO (3ª GERAÇÃO)


PARTNER ( GERAÇÃO)


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Berlingo
  • Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Berlingo
  • Stellantis (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)