BELL 505 JET RANGER X

BELL HELICOPTER
BELL 505 JET RANGER X
SAFRAN ARRIUS 2R


INTRODUÇÃO

Logo acima, o novíssimo Bell 505 Jet Ranger X, um dos atuais representantes da fabricante americana Bell Helicopter no segmento de helicópteros leves. Uma máquina moderna, segura e prática, fabricada na subsidiária canadense da icônica fabricante americana de helicópteros. Logo abaixo, mais uma imagem do pequeno helicóptero, o substituto natural do best-seller Bell 206 Jet Ranger, por sua vez um dos modelos de helicópteros mais vendidos do mundo.

O novíssimo Bell 505 Jet Ranger X, é um moderno helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado, desenvolvido e fabricado em série e em larga escala, nos Estados Unidos e no Canadá, a partir da década de 2010, pela icônica empresa americana e canadense Bell Helicopter, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.


Essa nova e pequena estrela da Bell Helicopter é sustentada por uma moderna e segura turbina Safran Arrius 2R e tem capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.


Os seus principais concorrentes no mercado mundial de helicópteros leves são o francês monomotor a turbina Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120 Colibri, também um best-seller da indústria aeronáutica; o americano monomotor a pistão Robinson R-44, também um best-seller; o italiano monomotor a turbina Agusta A119 Koala / Leonardo AW119 Koala, espaçoso e confortável; o americano monomotor a turbina MD Helicopters MD520 Notar, sem rotor de cauda; o americano monomotor a turbina Enstrom 480; e o americano monomotor a turbina Robinson R-66, um derivado direto do Robinson R-44.


A BELL HELICOPTER

Logo acima, o logotipo atual da Bell Helicopter, lançado alguns anos atrás, uma alusão à libélula, um ágil inseto voador de aspecto que lembra vagamente o formato um helicóptero. Logo abaixo, o logotipo anterior da empresa.

Atualmente, a Bell Helicopter, conhecida antigamente como Bell Aircraft Corporation, é uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada por Lawrence Bell na década de 1930, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.


Lawrence Bell, conhecido também como Larry Bell, foi um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando, a partir da década de 1940, o seu primeiro helicóptero quase totalmente original, o Bell 47, criado a partir de alguns conceitos mais básicos do Bell 30, criados e desenvolvidos por um conhecido seu, o estudante universitário Arthur Middleton.


Nas décadas de 1930, 1940 e nas décadas seguintes, a fabricante Bell esteve envolvida na criação, desenvolvimento e fabricação de aviões e helicópteros, militares e civis, totalizando mais de 35.000 unidades, entre asas fixas e asas rotativas. Atualmente, somente a Bell Helicopter existe, como fabricante de helicópteros apenas.


Atualmente, a Bell Helicopter é uma das maiores e mais conhecidas fabricantes de helicópteros do mundo. A Bell é propriedade da corporação americana Textron Company, proprietária também das marcas de aviões executivos Cessna, Beechcraft e Hawker, e da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.


A sede administrativa da Bell Helicopter está localizada em Fort Worth, no estado norte-americano do Texas, onde também há uma fábrica de helicópteros, além de uma fabrica helicópteros em Amarillo, também no Texas, e Mirabel, no Canadá. O representante oficial e principal vendedor da Bell Helicopter no Brasil é a TAM Aviação Executiva, que também presta serviços de táxi-aéreo, manutenção e treinamento.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, cabine com espaço interno bem razoável para até quatro passageiros e um piloto, com piso totalmente plano e assentos do tipo anti-crash. Logo abaixo, o moderno painel de instrumentos do Bell 505 Jet Ranger X, com o conjunto de aviônicos Garmin G1000H, um sistema digital composto por duas telas multifuncionais de cristal líquido que fornece ao piloto uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.

O novíssimo Bell 505 Jet Ranger X é um helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, com construção mista em alumínio e materiais compostos, com trem de pouso fixo do tipo esqui, projetado, desenvolvido e fabricado em série e em larga escala, nos Estados Unidos e no Canadá, a partir da década de 2010, pela americana e canadense Bell Helicopter, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.


Ele é o sucessor natural do icônico e muito bem sucedido helicóptero monomotor Bell 206 Jet Ranger, também com capacidade para um piloto e quatro passageiros, que deixou de ser fabricado em 2010, com mais de 5.600 unidades fabricadas.


O pequeno Bell 505 Jet Ranger X pode ser considerado um projeto totalmente original da década de 2010, embora uma pequena parte de suas tecnologias, como o sistema de rotor principal do Bell 206 Long Ranger, por exemplo, tenham sido trazidas de outros modelos de helicópteros da mesma fabricante americana. O leitor do blog deve ficar atento, pois esses três nomes semelhantes, Bell 505 Jet Ranger X, Bell 206 Jet Ranger e Bell 206 Long Ranger estão relacionados a modelos diferentes de helicópteros, sendo o Bell 505 Jet Ranger o mais novo deles, o mais recente, e, é claro, o mais moderno.


Dentre as suas principais características estão o conceito de modernidade e relativa simplicidade empregado de ponta a ponta, começando pela sua estrutura de construção mista em alumínio e materiais compostos, passando pelos sistemas relativamente simples, concebidos para manter sob controle os seus custos operacionais, até chegar ao graciosos design externo e interno, com linhas suaves e agradáveis e o acabamento caprichado em seu interior.


Em linhas gerais, o Bell 505 Jet Ranger X (pronuncia-se Bél Djét Réindger Écs) pode ser operado por um piloto e tem capacidade para transportar até quatro passageiros, com um nível de conforto bastante razoável, com opção de ar condicionado, inclusive. Ele tem um conjunto simplificado de rotores, sendo um rotor principal metálico de duas pás e um rotor de cauda de duas pás. O fabricante afirma que a escolha pelo rotor de duas pás possibilita que o helicóptero tenha um custo de manutenção um pouco mais baixo que alguns de seus principais concorrentes, além de ocupar menos espaço em hangares alugados.


A velocidade de cruzeiro do Bell 505 Jet Ranger X é de cerca de 230 km/h, dentro da média de seus principais concorrentes, como o Eurocopter EC120 Colibri, por exemplo. O nível de ruído do Bell 505 foi um pouco reduzido em relação ao seu irmão mais velho Bell 206 Jet Ranger, principalmente pela adoção do motor Safran Arrius 2R, mais moderno, mas acima do nível de ruído do Eurocopter EC120, com rotor de cauda carenado, e do MD Helicopters MD 520 Notar, sem rotor de cauda.


Trata-se de um helicóptero compacto, mas é possível o transporte de uma maca com acidentado, com um piloto e um paramédico de plantão, porém esta configuração não é comum, em função de seu espaço interno limitado. A aeronave também está homologada para uso policial, com pelo menos dois hard points para acoplamento de equipamentos policiais, como, por exemplo, câmeras, farol de busca, alto-falante e sensores infravermelho.


Entre os pontos positivos do Bell 505 Jet Ranger é possível destacar o design gracioso e o fácil acesso do piloto e de todos os passageiros aos cinco assentos, dois dianteiros e três traseiros, por duas amplas portas laterais dianteiras articuladas, uma de cada lado, e mais duas portas traseiras também articuladas, uma de cada lado. Além disso, as estruturas dos assentos são equipadas com amortecedores para reduzir o risco de lesões nas colunas dos passageiros, os chamados assentos anti-crash, para o caso de acidente ou de um pouso mais duro por auto-rotação.


A marca europeia Safran, conhecida anteriormente como Turbomeca, é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.


Em caso de falha do motor em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a operação de auto-rotação. Por isto a necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela operação da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O Bell 505 Jet Ranger X é um projeto quase totalmente original da década de 2010, criado e desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá pela Bell Helicopter, uma subsidiária da gigante americana da indústria aeronáutica Textron Company, principalmente para substituir o pequeno e clássico helicóptero monomotor a turbina Bell 206 Jet Ranger, um clássico da indústria aeronáutica americana e canadense.


Os primeiros esboços do Bell 505 Jet Ranger X foram concebidos em 2012, como um modelo conceitual apenas, para testar a receptividade dos potenciais clientes, inclusive durante o Paris Air Show 2013, e, posteriormente, na Heli-Expo 2014, na Califórnia, seguidos da construção de mais protótipos para testes de voo e certificação, com o primeiro voo realizado em 2014 e as certificações das autoridades reguladoras europeia, americana e canadense alcançadas a partir de 2017, com as primeiras entregas logo em seguida.


Desde o início, o Bell 505 Jet Ranger X foi projetado para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, treinamento militar inicial, turismo e operações policiais. Ele foi projetado para ter nível aceitável de ruído e vibração, com baixo consumo de combustível, manutenção relativamente simples e boa relação peso potência. Desde 2017, ele é considerado o modelo de entrada da linha de produtos da Bell Helicopter, mas é bom lembrar que o termo “de entrada” dessa fabricante americana não significa algo de qualidade inferior, pelo contrário, o nível de entrada dessa fabricante já é premium, já é elevado, com produtos de alta tecnologia.


Entre os modelos concorrentes, o que mais se assemelha ao Bell 505 Jet Ranger X, considerando preço, capacidade, nível de tecnologia, custo de manutenção, consumo de combustível e rede de assistência técnica, é o Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120 Colibri, que, aliás, não é mais fabricado pela grande fabricante europeia Airbus Helicopters.


ALTA TECNOLOGIA

Logo acima, um exemplo de emprego do Bell 505 Jet Ranger X em operações policiais, o Departamento de Polícia de Sacramento, na Califórnia, uma das forças policiais municipais dos Estados Unidos. Logo abaixo, mais um exemplo da capacidade semi-utilitária da aeronave, desta vez configurada para transporte aeromédico emergencial.

O helicóptero monomotor a turbina Bell 505 Jet Ranger é um dos modelos pequenos de aeronaves de asas rotativas mais modernos que existe, com um projeto esmerado, bem pensado, com uma variedade de soluções práticas e relativamente simples para a operação diária em uma variedade de missões, tanto civis quanto militares, tanto executivas quanto policiais. Desde 2017, ele pode ser considerado uma das melhores opções de helicópteros de pequeno porte disponíveis no mercado.


Ele foi o homologado com a exigente certificação FAR 27 / JAR 27, concedida somente para modelos de primeira linha, como, por exemplo, modelos produzidos pela Bell Helicopter, Agusta / Leonardo e Airbus Helicopters / Eurocopter. Por exemplo, o Bell 505 Jet Ranger está homologado para voos IFR – Instrument Flight Rules, ou seja, os voos por instrumentos, e está equipado com assentos anti-crash, para aliviar uma eventual carga acidental contra a coluna de passageiros, até certo limite, é claro.


Outro item de alta tecnologia do Bell 505 Jet Ranger X é o seu cockpit dentro da filosofia glass cockpit, com duas telas multifuncionais em cristal líquido, que formam o EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G1000H, um sistema digital de instrumentos de voo de última geração, cuja interface está baseada em tecnologias eletrônicas, em substituição aos clássicos conjuntos de aviônicos analógicos disponíveis nos helicópteros clássicos de décadas anteriores.


Esse sistema digital possui várias vantagens em relação aos conjuntos clássicos de instrumentos analógicos e eletromecânicos, dentre elas a precisão da navegação por meio do chamado moving map, baseado no GPS – Global Positioning System, e a redução da carga de trabalho da tripulação, neste caso do piloto, com consequente operação mais segura, já que o piloto terá mais tempo disponível para focar sua atenção sobre o que acontece do lado de fora da aeronave, lembrando que, na maioria das missões realizadas, cerca de 70% das viagens realizadas, há passagens frequentes sobre torres de telecomunicações; torres de transmissão de eletricidade e/ou cabos de energia elétrica; pontes e viadutos; edifícios altos e instalações industriais e agroindustriais; montanhas e colinas; e grandes sistemas de irrigação de larga escala; aeronaves em voo, na mesma região; e até pássaros.


Nesse contexto, o sistema digital Garmin G1000H, com duas telas de 10 polegadas, cada, possibilita o gerenciamento instantâneo de diversas informações durante o voo, incluindo as comunicações via rádio com os ATC’s – Air Traffic Controls ou estações de controle de tráfego aéreo; e os dados relacionados aos parâmetros de voo, da turbina e dos outros sistemas, incluindo os limites de funcionamento da máquina, por meio do EICAS – Engine Indicating and Crew Alerting System, como a temperatura do turboshaft (turbina), a temperatura e pressão do óleo, a temperatura exterior, o combustível remanescente ou disponível para completar a missão e a temperatura da bateria. Aliás, a aeronave está equipada com o FADEC – Full Authority Digital Engine Control, que é um computador que controla automaticamente o funcionamento do motor, evitando que seus parâmetros de segurança sejam excedidos pelo piloto.


Além disso, a aeronave possui a capacidade de autodiagnose para manutenção; assentos removíveis; entradas USB para carregamento de dispositivos portáteis, como smartphones, por exemplo; e bagageiro totalmente fechado de 500 litros; disponíveis como itens de série; além do HTAWS – Helicopter Terrain Awareness and Warning System, que é um sistema que apresenta alertas sonoros e visuais sobre o risco de colisão inadvertida contra o solo, mesmo em dias de nevoeiro e/ou chuva leve; do HSVT – Helicopter Synthetic Vision Technology, ou visão sintética do terreno sobrevoado, apresentado em uma das telas LCD – Liquid Crystal Display do painel de comando, mesmo em dias de nevoeiro e/ou chuva leve; e o TAS – Traffic Alert System ou sistema de alerta de colisão contra outras aeronaves no mesmo tráfego. Todos os itens opcionais citados neste parágrafo são recomendados pelo blog, pois eles reforçam bem a segurança de voo...


Segundo o fabricante, o alcance da aeronave é de 570 quilômetros, com quatro passageiros adultos a bordo e bagagem leve, sem o tanque de combustível auxiliar instalado. Porém, aqui no Brasil, o alcance prático, decolando em dias quentes, é de cerca de 480 quilômetros, incluindo reservas de combustível para eventualidades durante a viagem.


MERCADO

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a turbina com capacidade para até quatro passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice monomotor também com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.


Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.


Mais de 300 unidades do Bell 505 Jet Ranger X foram fabricadas desde 2017, incluindo as unidades configuradas para missões executivas, utilitárias, turísticas e policiais. Ele já pode ser considerado um dos modelos de helicópteros mais bem sucedidos do mundo, considerando que se trata de uma aeronave com apenas cinco anos de fabricação seriada.


Ele é o resultado de mais de 70 anos de experiência da Bell Helicopter na fabricação de helicópteros. Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro, em 2021 havia um total de 18 unidades de Bell 505 Jet Ranger X registradas, tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas.


No mundo, dentre os principais operadores governamentais estão a Força de Defesa da Jamaica (uso policial), a Guarda Costeira do Japão, a Força Aérea de Montenegro, a Polícia do Condado de Alameda, o Departamento de Polícia de Fort Worth, o Departamento de Polícia de Sacramento e o Departamento de Polícia de Stockton, estes quatro dos Estados Unidos.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: 4 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto;
  • Comprimento total: Aprox. 13 metros;
  • Largura interna da cabine (útil): Aprox. 1,4 metro;
  • Largura da aeronave (com esquis): Aprox. 2 metros;
  • Altura total: Aprox. 3,1 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11,3 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h;
  • Motorização (potência): 1 X Safran Arrius 2R (500 shp);
  • Consumo:
  • Rotor principal: Bipá de metal;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.670 kg;
  • Alcance: Aprox. 480 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 1,8 milhão (novo / executivo)
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 1,5 milhão (usado / pouco voado);


TRÊS VISTAS


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bell_505_Jet_Ranger_X
  • Safran:
  • Bell Helicopter (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

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