BELL 505 JET RANGER X
BELL HELICOPTER
BELL 505 JET RANGER X
BEEL JET RANGER X
BELL JRX
SAFRAN ARRIUS 2R
INTRODUÇÃO
Logo acima, o novíssimo Bell 505 Jet Ranger X, um dos atuais representantes da fabricante americana Bell Helicopter no segmento de helicópteros leves. Uma máquina moderna, segura e prática, fabricada na subsidiária canadense da icônica fabricante americana de helicópteros. Logo abaixo, mais uma imagem do pequeno helicóptero, o substituto natural do best-seller Bell 206 Jet Ranger, por sua vez um dos modelos de helicópteros mais vendidos do mundo.
O novíssimo Bell 505 Jet Ranger X, é um moderno helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado e desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá e fabricado em série e em larga escala no Canadá pela subsidiária canadense da icônica fabricante americana Bell Helicopter, a partir da década de 2010, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.
Essa nova e pequena estrela da Bell Helicopter é sustentada
por uma moderna e segura turbina Safran
Arrius 2R e tem capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros
em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e
heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é
possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para
reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Os seus principais concorrentes no mercado mundial de
helicópteros leves são o francês monomotor a turbina Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120 Colibri, também um best-seller da indústria aeronáutica; o americano monomotor a
pistão Robinson R-44, também um best-seller; o italiano monomotor a
turbina Agusta A119 Koala / Leonardo
AW119 Koala, espaçoso e confortável; o americano monomotor a turbina MD Helicopters MD520 Notar, sem rotor
de cauda; o americano monomotor a turbina Enstrom
480; e o americano monomotor a turbina Robinson
R-66, um derivado direto do Robinson R-44.
A
BELL HELICOPTER
Logo acima, o logotipo atual da Bell Helicopter, lançado alguns anos atrás, uma alusão à libélula, um ágil inseto voador de aspecto que lembra vagamente o formato um helicóptero. Ela possui três fábricas principais, sendo duas nos Estados Unidos e uma no Canadá. Logo abaixo, o logotipo anterior da empresa, uma subsidiária da Textron Incorporated, também americana.
Atualmente, a Bell Helicopter, conhecida antigamente como Bell Aircraft Corporation, é uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada por Lawrence Bell na década de 1930, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.
Lawrence Bell, conhecido também como Larry Bell, foi
um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando, a
partir da década de 1940, o seu primeiro helicóptero quase totalmente original,
o Bell 47, criado a partir de alguns
conceitos mais básicos do Bell 30, criados e desenvolvidos por um conhecido
seu, o estudante universitário Arthur Middleton.
Nas décadas de 1930, 1940 e nas décadas seguintes, a
fabricante Bell esteve envolvida na criação, desenvolvimento e fabricação de
aviões e helicópteros, militares e civis, totalizando mais de 35.000 unidades,
entre asas fixas e asas rotativas. Atualmente, somente a Bell Helicopter
existe, como fabricante de helicópteros apenas.
Atualmente, a Bell Helicopter é uma das maiores e mais
conhecidas fabricantes de helicópteros do mundo. A Bell é propriedade da
corporação americana Textron Incorporated,
proprietária também das marcas de aviões executivos Cessna, Beechcraft e Hawker, e da fabricante de motores
aeronáuticos Lycoming Engines.
A sede administrativa da Bell Helicopter está
localizada em Fort Worth, no estado norte-americano do Texas, onde também há
uma fábrica de helicópteros, além de uma fabrica helicópteros em Amarillo,
também no Texas, e Mirabel, no Canadá. O representante oficial e principal
vendedor da Bell Helicopter no Brasil é a TAM
Aviação Executiva, que também presta serviços de táxi-aéreo, manutenção e
treinamento.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, cabine com espaço interno bem razoável para até quatro passageiros e um piloto, com piso totalmente plano e assentos do tipo anti-crash. Logo abaixo, o moderno painel de instrumentos do Bell 505 Jet Ranger X, com o conjunto de aviônicos Garmin G1000H, um sistema digital composto por duas telas multifuncionais de cristal líquido que fornece ao piloto uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.
O novíssimo Bell 505 Jet Ranger X é um helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, com construção mista em alumínio e materiais compostos, com trem de pouso fixo do tipo esqui, projetado, desenvolvido e fabricado em série e em larga escala, nos Estados Unidos e no Canadá, a partir da década de 2010, pela americana e canadense Bell Helicopter, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.
Ele é o sucessor natural do icônico e muito bem
sucedido helicóptero monomotor Bell 206
Jet Ranger, também com capacidade para um piloto e quatro passageiros, que
deixou de ser fabricado em 2010, com mais de 5.600 unidades fabricadas.
O pequeno Bell 505 Jet Ranger X pode ser considerado
um projeto totalmente original da década de 2010, embora uma pequena parte de
suas tecnologias, como o sistema de rotor principal do Bell 206 Long Ranger, por exemplo, tenham sido trazidas de outros
modelos de helicópteros da mesma fabricante americana. O leitor do blog deve
ficar atento, pois esses três nomes semelhantes, Bell 505 Jet Ranger X, Bell
206 Jet Ranger e Bell 206 Long Ranger estão relacionados a modelos diferentes
de helicópteros, sendo o Bell 505 Jet Ranger X o mais novo deles, o mais recente,
e, é claro, o mais moderno.
Dentre as suas principais características estão o
conceito de modernidade e relativa simplicidade empregado de ponta a ponta,
começando pela sua estrutura de construção mista em alumínio e materiais
compostos, passando pelos sistemas relativamente simples, concebidos para
manter sob controle os seus custos operacionais, até chegar ao graciosos design
externo e interno, com linhas suaves e agradáveis e o acabamento caprichado em
seu interior.
Em linhas gerais, o Bell 505 Jet Ranger X
(pronuncia-se Bél Djét Réindger Écs) pode ser operado por um piloto e tem
capacidade para transportar até quatro passageiros, com um nível de conforto
bastante razoável, com opção de ar condicionado, inclusive. Ele tem um conjunto
simplificado de rotores, sendo um rotor principal metálico de duas pás e um
rotor de cauda de duas pás. O fabricante afirma que a escolha pelo rotor de
duas pás possibilita que o helicóptero tenha um custo de manutenção um pouco
mais baixo que alguns de seus principais concorrentes, além de ocupar menos
espaço em hangares alugados.
A velocidade de cruzeiro do Bell 505 Jet Ranger X é de
cerca de 230 km/h, dentro da média de seus principais concorrentes, como o Eurocopter
EC120 Colibri / Airbus H120, por exemplo. O nível de ruído do Bell 505 foi um pouco reduzido
em relação ao seu irmão mais velho Bell 206 Jet Ranger, principalmente pela
adoção do motor Safran Arrius 2R, mais moderno, mas acima do nível de ruído do
Eurocopter EC120, com rotor de cauda carenado, e do MD Helicopters MD 520
Notar, sem rotor de cauda.
Trata-se de um helicóptero compacto, mas é possível o
transporte de uma maca com acidentado, com um piloto e um paramédico de
plantão, porém esta configuração não é comum, em função de seu espaço interno
limitado. A aeronave também está homologada para uso policial, com pelo menos
dois hard points para acoplamento de
equipamentos policiais, como, por exemplo, câmeras, farol de busca,
alto-falante e sensores infravermelho.
Entre os pontos positivos do Bell 505 Jet Ranger X é
possível destacar o design gracioso e o fácil acesso do piloto e de todos os
passageiros aos cinco assentos, dois dianteiros e três traseiros, por duas
amplas portas laterais dianteiras articuladas, uma de cada lado, e mais duas
portas traseiras também articuladas, uma de cada lado. Além disso, as
estruturas dos assentos são equipadas com amortecedores para reduzir o risco de
lesões nas colunas dos passageiros, os chamados assentos anti-crash, para o caso de acidente ou de um pouso mais duro por autorrotação ou auto-rotação.
A marca europeia Safran, conhecida anteriormente como Turbomeca,
é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e baixíssimo índice de
falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde
que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção
confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.
Em caso de falha do motor em pleno voo, o que é
raríssimo, é possível proceder a operação de auto-rotação. Por isto a
necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela operação
da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no
treinamento do seu empregado.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O Bell 505 Jet Ranger X é um projeto quase totalmente original da década de 2010, criado e desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá pela Bell Helicopter, uma subsidiária da gigante americana da indústria aeronáutica Textron Company, principalmente para substituir o pequeno e clássico helicóptero monomotor a turbina Bell 206 Jet Ranger, um clássico da indústria aeronáutica americana e canadense.
Os primeiros esboços do Bell 505 Jet Ranger X foram
concebidos em 2012, como um modelo conceitual apenas, para testar a
receptividade dos potenciais clientes, inclusive durante o Paris Air Show 2013,
e, posteriormente, na Heli-Expo 2014, na Califórnia, seguidos da construção de
mais protótipos para testes de voo e certificação, com o primeiro voo realizado
em 2014 e as certificações das autoridades reguladoras europeia, americana e canadense
alcançadas a partir de 2017, com as primeiras entregas logo em seguida.
Desde o início, o Bell 505 Jet Ranger X foi projetado
para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas rotativas para
usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas,
treinamento militar inicial, turismo e operações policiais. Ele foi projetado
para ter nível aceitável de ruído e vibração, com baixo consumo de combustível,
manutenção relativamente simples e boa relação peso potência. Desde 2017, ele é
considerado o modelo de entrada da linha de produtos da Bell Helicopter, mas é
bom lembrar que o termo “de entrada” dessa fabricante americana não significa
algo de qualidade inferior, pelo contrário, o nível de entrada dessa fabricante
já é premium, já é elevado, com produtos de alta tecnologia.
Entre os modelos concorrentes, o que mais se assemelha
ao Bell 505 Jet Ranger X, considerando preço, capacidade, nível de tecnologia,
custo de manutenção, consumo de combustível e rede de assistência técnica, é o Airbus
H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120 Colibri, que, aliás, não é
mais fabricado pela grande fabricante europeia Airbus Helicopters.
ALTA TECNOLOGIA
Logo acima, um exemplo de emprego do Bell 505 Jet Ranger X em operações policiais, o Departamento de Polícia de Sacramento, na Califórnia, uma das forças policiais municipais dos Estados Unidos. Logo abaixo, mais um exemplo da capacidade semi-utilitária da aeronave, desta vez configurada para transporte aeromédico emergencial.
O helicóptero monomotor a turbina Bell 505 Jet Ranger é um dos modelos pequenos de aeronaves de asas rotativas mais modernos que existe, com um projeto esmerado, bem pensado, com uma variedade de soluções práticas e relativamente simples para a operação diária em uma variedade de missões, tanto civis quanto militares, tanto executivas quanto policiais. Desde 2017, ele pode ser considerado uma das melhores opções de helicópteros de pequeno porte disponíveis no mercado.
Ele foi o homologado com a exigente certificação FAR 27 / JAR 27, concedida somente para
modelos de primeira linha, como, por exemplo, modelos produzidos pela Bell
Helicopter, Agusta / Leonardo e Airbus Helicopters / Eurocopter. Nos primeiros anos de fabricação, o Bell 505 Jet Ranger X estava homologado para voos VFR - Visual Flight Rules, mas alguns anos depois, o Bell 505 Jet Ranger X, principalmente sua versão para militar, foi homologado para voos IFR – Instrument Flight Rules, ou seja, os voos por instrumentos. Ele está equipado com assentos anti-crash,
para aliviar uma eventual carga acidental contra a coluna de passageiros, até
certo limite, é claro.
Outro item de alta tecnologia do Bell 505 Jet Ranger X
é o seu cockpit dentro da filosofia glass cockpit, com duas telas
multifuncionais em cristal líquido, que formam o EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G1000H, um sistema digital de
instrumentos de voo de última geração, cuja interface está baseada em
tecnologias eletrônicas, em substituição aos clássicos conjuntos de aviônicos
analógicos disponíveis nos helicópteros clássicos de décadas anteriores.
Esse sistema digital possui várias vantagens em
relação aos conjuntos clássicos de instrumentos analógicos e eletromecânicos, dentre
elas a precisão da navegação por meio do chamado moving map, baseado no GPS –
Global Positioning System, e a redução da carga de trabalho da tripulação,
neste caso do piloto, com consequente operação mais segura, já que o piloto
terá mais tempo disponível para focar sua atenção sobre o que acontece do lado
de fora da aeronave, lembrando que, na maioria das missões realizadas, cerca de
70% das viagens realizadas, há passagens frequentes sobre torres de
telecomunicações; torres de transmissão de eletricidade e/ou cabos de energia
elétrica; pontes e viadutos; edifícios altos e instalações industriais e
agroindustriais; montanhas e colinas; e grandes sistemas de irrigação de larga
escala; aeronaves em voo, na mesma região; e até pássaros.
Nesse contexto, o sistema digital Garmin G1000H, com
duas telas de 10 polegadas, cada, possibilita o gerenciamento instantâneo de
diversas informações durante o voo, incluindo as comunicações via rádio com os
ATC’s – Air Traffic Controls ou estações de controle de tráfego aéreo; e os
dados relacionados aos parâmetros de voo, da turbina e dos outros sistemas, incluindo
os limites de funcionamento da máquina, por meio do EICAS – Engine Indicating and Crew Alerting System, como a
temperatura do turboshaft (turbina), a temperatura e pressão do óleo, a
temperatura exterior, o combustível remanescente ou disponível para completar a
missão e a temperatura da bateria. Aliás, a aeronave está equipada com o FADEC – Full Authority Digital Engine
Control, que é um computador que controla automaticamente o funcionamento
do motor, evitando que seus parâmetros de segurança sejam excedidos pelo
piloto.
Além disso, a aeronave possui a capacidade de
autodiagnose para manutenção; assentos removíveis; entradas USB para
carregamento de dispositivos portáteis, como smartphones, por exemplo; e bagageiro
totalmente fechado de 500 litros; disponíveis como itens de série; além do HTAWS – Helicopter Terrain Awareness and
Warning System, que é um sistema que apresenta alertas sonoros e visuais
sobre o risco de colisão inadvertida contra o solo, mesmo em dias de nevoeiro e/ou
chuva leve; do HSVT – Helicopter Synthetic
Vision Technology, ou visão sintética do terreno sobrevoado, apresentado em
uma das telas LCD – Liquid Crystal
Display do painel de comando, mesmo em dias de nevoeiro e/ou chuva leve; e
o TAS – Traffic Alert System ou
sistema de alerta de colisão contra outras aeronaves no mesmo tráfego. Todos os
itens opcionais citados neste parágrafo são recomendados pelo blog, pois eles
reforçam bem a segurança de voo...
Segundo o fabricante, o alcance da aeronave é de 570
quilômetros, com quatro passageiros adultos a bordo e bagagem leve, sem o
tanque de combustível auxiliar instalado. Porém, aqui no Brasil, o alcance prático,
decolando em dias quentes, é de cerca de 480 quilômetros, incluindo reservas de
combustível para eventualidades durante a viagem.
MERCADO
De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a turbina com capacidade para até quatro passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice monomotor também com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e
outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
Mais de 500 unidades do Bell 505 Jet Ranger X foram
fabricadas desde 2017, incluindo as unidades configuradas para missões
executivas, utilitárias, turísticas e policiais. Ele já pode ser considerado um
dos modelos de helicópteros mais bem sucedidos do mundo, considerando que se
trata de uma aeronave com apenas cinco anos de fabricação seriada.
Ele é o resultado de mais de 70 anos de experiência da
Bell Helicopter na fabricação de helicópteros. Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro,
em 2021, por exemplo, havia um total de 18 unidades de Bell 505 Jet Ranger X registradas,
tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas.
No mundo, dentre os principais operadores
governamentais estão a Força de Defesa da Jamaica (uso policial), a Guarda Costeira do Japão, a Força Aérea
de Montenegro, a Polícia do Condado de
Alameda, o Departamento de Polícia
de Fort Worth, o Departamento de Polícia
de Sacramento e o Departamento de
Polícia de Stockton, estes quatro dos Estados Unidos.
O Bell 505 Jet Ranger X foi um dos primeiros modelos de helicópteros do mundo homologados para operar com combustível SAF - Sustainable Aviation Fuel, equivalente ao QAV - querosene de aviação, mas com a vantagem da origem vegetal.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 4 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto;
- Comprimento total: Aprox. 13 metros;
- Largura interna da cabine (útil): Aprox. 1,4 metro;
- Largura da aeronave (com esquis): Aprox. 2 metros;
- Altura total: Aprox. 3,1 metros;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11,3 metros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h;
- Motorização (potência): 1 X Safran Arrius 2R (500 shp);
- Consumo:
- Rotor principal: Bipá de metal;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.670 kg;
- Alcance: Aprox. 480 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 2,3 milhões (novo / executivo)
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 1,8 milhão (usado / pouco voado);
TRÊS VISTAS
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/
- Flight Market (classificados): https://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Aeronaves à Venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
- Controller Aircraft (em inglês): https://www.controller.com/
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- Cessna 210 Centurion
- MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Land Rover Range Rover
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Fokker F27
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Phenom 300
- Bombardier Learjet
- Dassault Falcon 50
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Aerospatiale Concorde
- Medroxiprogesterona (Medicina e Veterinária)
- Leonardo AW119 Koala
- Produção Florestal
- Socata TB
- Contratos (Direito)
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Propoxur (Veterinária)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Doramectina (Agropecuária)
- Douglas DC-3
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- General Motors do Brasil
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Cessna Citation Ultra
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Projeto FX-2 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 208A Caravan
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Beechcraft King Air 350
- Beechcraft King Air B-200
- Beechcraft King Air C-90
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Multiplicação (Matemática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Abelhas Europa (Apicultura)
- Fenitrotion (Agropecuária)
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Fertilizante (Agricultura e Pecuária)
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-95
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Úlcera (Medicina)
- Let L-410 Turbolet
- Aero Boero AB-115
- Água (Biologia e Química)
- Fairchild FH-227
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Boeing 707
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Lockheed L-188 Electra II
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Airbus H120
- Aquecedor Solar de Água
- Fokker 50
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Grand Orchestre de Paul Mauriat (Música)
- Airbus H130
- Jean Michel Jarre (Música)
- Stormscope (Aviação)
- Strikefinder (Aviação)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Daher TBM 940
- Socata TBM 930
- Daher TBM 910
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Lockheed Martin F-16 Falcon
- General Dynamics F-16 Falcon
- Bicicleta (Ciclismo)
- Maule MT-7-260
- Maule MX-7-180
- Maule MX-7-160
- Maule M-7-260
- Maule M-7-235
- IAI Astra SPX
- IAI Astra SP
- IAI Astra
- Mooney M20K 252TSE
- Mooney M20K 231
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Socata TBM 700
- Socata TB-20 Trinidad
- Socata TB-21-TC Trinidad
- Socata TB-200 Tobago
- Socata TB-9 Tampico
- Socata TB-10 Tobago
- AgustaWestland AW119 Koala
- Agusta A119 Koala
- Família Auster J
- Atmosfera Terrestre
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Tina Turner (Música)
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Dire Straits (Música)
- Hughes 300
- Hughes 269
- Chocotone (Culinária)
- Rockwell Commander 690
- Rockwell Commander 680
- Aero Commander 680
- Aero Commander 560
- Aero Commander 520
- Chevrolet Trailblazer
- Vector Fox V4
- Vector Fox V2
- Loucura (Psiquiatria)
- Energia Cinética (Física)
- 3ª Lei de Newton (Física)
- Força Centrífuga (Física)
- 2ª Lei de Newton (Física)
- Força Centrípeta (Física)
- 1ª Lei de Newton (Física)
- TAP Air Portugal
- Aeroporto de Londrina
- Embraer E170
- Enstrom F-28
- Airbus H125
- Helibras HB 350 Esquilo
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Embraer Phenom 100
- Aeromot Ximango
- Cabos de Telecomunicações
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Ferro (Siderurgia)
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Roberta Miranda (Música)
- Coordenadas Geográficas
- Sindrome do Pânico (Psicologia)
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pilha (Química e Física)
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Robinson R66 Turbine
- Circuito Elétrico (Engenharia)
- Boeing 767
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
- Bombardier Learjet 31
- Plástico (Indústria)
- Phil Collins (Música)
- Firefox - Raposa de Fogo (Filme)
- Kaskade (Música Eletrônica)
- A Caçada ao Outubro Vermelho (Filme)
- Teorias Psicológicas de Freud
- Aeroporto de Guarulhos
- Trator Mahindra 6065
- Jesus (Filme)
- Petróleo (Economia e Política)
- Sino Swearingen SJ30-2
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- Compulsão Sexual (Psicologia)
- Alien - O Oitavo Passageiro (Filme)
- Horn (Indústria Aeronáutica)
- Bordo de Fuga (Indústria Aeronáutica)
- Flaperon (Indústria Aeronáutica)
- Blade Runner - O Caçador de Andróides (Filme)
- Transistor (Eletrônica)
- Diodo e/ou LED (Eletrônica)
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- Ennio Morricone (Música)
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- Ciro Gomes (Política)
- Soul II Soul (Música)
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- Hanna-Barbera (Cinema e TV)
- Bombardier Global 7500
- Total Eclipse
- Eclipse SE
- Turboélice (Indústria Aeronáutica)
- Missão Impossível (Cinema)
- Ultra Naté (Música Eletrônica)
- Abelha Rainha (Apicultura)
- Abelha Operária (Apicultura)
- British Aerospace Sea Harrier
- JAMZ (Música)
- Direitos Humanos
- Victor & Leo (Música)
- Volkswagen Amarok
- Fiat Toro
- Castidade (Religião)
- Celibato (Religião)
- British Aerospace BAe 146-300
- Avro RJ100
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- DJI Agras T40
- Gloster Meteor
- Vickers Viscount
- 2001 - Uma Odisséia no Espaço (Filme)
- Neurose Obsessiva (Psicologia)
- Deus (Religiões Monoteístas)
- Bonobo (Música Eletrônica)
- Reggae (Indústria Fonográfica)
- Fiat Titano
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- Marcas e Patentes (Direito)
- Igrejas Evangélicas (Religião)
- Embraer EMB-202 Ipanema
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- Lone (Música Eletrônica)
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- Tron - Uma Odisséia Eletrônica (Filme
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/novo-jetranger-x-inicia-carreira-na-policia_4102.html
- Bell Helicopter (em inglês): https://www.bellflight.com/products/bell-505
- TAM Aviação Executiva: https://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/venda-de-aeronaves/helicopteros/bell-505-jet-ranger-x
- Garmin (em inglês): https://www.garmin.com/en-US/p/625024
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bell_505_Jet_Ranger_X
- Safran:
- Revista Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- ANAC (regulamentos): https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-91-emd-03/@@display-file/arquivo_norma/RBAC91EMD03.pdf
- Bell Helicopter (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagem