SIKORSKY S-92 HELIBUS

SIKORSKY S-92 HELIBUS
SIKORSKY S-92A HELIBUS (MODELO CIVIL)
SIKORSKY H-92 SUPERHAWK (MODELO MILITAR)
SIKORSKY VH-92 MARINE ONE (GOVERNAMENTAL)
SIKORSKY CH-148 CYCLONE (MODELO MILITAR)


INTRODUÇÃO

Logo acima, o Sikorsky S-92 Helibus, uma moderna máquina americana, sofisticada e segura para voos visuais e/ou noturnos em operações de transporte offshore (sobre o mar), executivo, busca e salvamento, aeromédico e turístico, inclusive em viagens intermunicipais e, em alguns casos, até interestaduais. Logo abaixo, a cabine de passageiros da aeronave, na configuração turística, com capacidade para até 18 passageiros civis.

O Sikorsky S-92 Helibus é um sofisticado e moderno helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte semi-utilitário, executivo, offshore (sobre o mar), de turismo e para transporte aeromédico, projetado e desenvolvido a partir da década de 1990 e fabricado em série e em larga escala nos Estados Unidos, a partir da década de 2000, pela Sikorsky Aircraft, atualmente uma subsidiária da gigante americana do setor de defesa Lockheed Martin.


Essa potente máquina americana de alta tecnologia tem capacidade para transportar dois pilotos e até 19 passageiros civis em missões típicas offshore, na configuração de transporte sobre o mar, ou seja, fazendo ligações entre o litoral e plataformas de petróleo e/ou navios no mar, distantes da costa.


Ele é o principal modelo da família Sikorsky S-92, o mais vendido dessa família de helicópteros de porte médio, sustentado por duas modernas e seguras turbinas General Electric CT7-8D ou General Electric CT7-8A, com capacidade para transportar dois pilotos e até 19 passageiros na configuração de transporte offshore, em missões típicas de ligação entre bases continentais e plataformas de petróleo afastadas do litoral.


Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais continentais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, graças ao seu bom alcance de até 700 quilômetros, com 19 passageiros e bagagem, em dias quentes e com reserva de combustível.


Nas décadas de 2000 e 2010, os seus principais concorrentes diretos no mercado mundial de helicópteros de médio porte foram o bimotor americano e italiano Agusta-Bell AB139, conhecido posteriormente como Leonardo AW139, com capacidade para até 15 passageiros; o bimotor italiano Leonardo AW149, com capacidade para até 18 passageiros; o bimotor europeu Eurocopter AS332 Super Puma, conhecido posteriormente como Airbus H215, com capacidade para até 20 passageiros; o bimotor americano Bell 525 Relentless, moderno e sofisticado, com capacidade para até 16 passageiros; o bimotor europeu Eurocopter EC225 Super Puma, conhecido posteriormente como Airbus H225, com capacidade para até 24 passageiros; o trimotor italiano AgustaWestland EH101 ou AgustaWestland AW101, conhecido posteriormente como Leonardo AW101, com capacidade para até 30 passageiros; e o bimotor americano Bell AB412, com capacidade para até 14 passageiros.


Entre os concorrentes indiretos estão os bimotores americanos Boeing V-22 Osprey e Bell V-280 Valor, ambos com velocidade de cruzeiro, teto de serviço e alcance maiores, mas dentro de outra categoria de aeronaves, uma categoria diferente, a categoria dos convertiplanos ou tilt rotors, ou seja, aeronaves de rotor basculante.


O helicóptero bimotor NHIndustries NH90 também é um concorrente da família Sikorsky S-92, mas apenas no mercado militar.


O Sikorsky S-92 Helibus também é fabricado sob licença na Índia, por meio de uma joint venture entre a Sikorsky Aircraft e a Tata Advanced Systems, principalmente para atender o mercado local e para exportação para países vizinhos e demais países da área de influência da Índia.


A versão militar Sikorsky VH-92 Marine One foi selecionada pelo Governo dos Estados Unidos para o transporte oficial do presidente dos Estados Unidos, em substituição ao tradicional helicóptero Sikorsky VH-3D Marine One, que será descomissionado em breve.


Aqui no Brasil, as duas principais operadoras da versão civil Sikorsky S-92 Helibus são a Líder Aviação e a Omni Táxi-Aéreo, duas empresas de táxi-aéreo que prestam serviços de transporte offshore para a Petrobras, por meio de contratos de longo prazo.


A SIKORSKY AIRCRAFT

A icônica e quase centenária Sikorsky Aircraft é uma das maiores, mais tradicionais e mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada pelo pioneiro soviético-ucraniano e americano Igor Sikorsky, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.


O empresário e projetista Igor Sikorsky foi um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando, a partir da década de 1930, o seu primeiro helicóptero quase totalmente original, o Sikorsky R-4, considerado o primeiro modelo de helicóptero funcional e controlável fabricado em série no mundo, a partir de 1942, com mais de 130 unidades fabricadas até 1944.


Conhecida inicialmente como Sikorsky Corporation, a empresa teve seu nome alterado para Sikorsky Company e foi então comprada, na década de 1930, pela então United Aircraft, por sua vez conhecida, posteriormente, como United Technologies, até a gigante americana do ramo de defesa Lockheed Martin comprar a Sikorsky Aircraft em 2015.


A sede da Sikorsky Aircraft está localizada em Stratford, no estado norte-americano de Connecticut, e suas fábricas e centros de desenvolvimento de helicópteros estão localizadas nos Estados Unidos, na Índia e na Polônia. O representante oficial e principal vendedor da Sikorsky Aircraft no Brasil é a Powerpack, que também presta serviços de manutenção.


Aqui no Brasil, a Líder Aviação presta serviços de treinamento para o Sikorsky S-92 Helibus e também presta serviços de manutenção para os modelos da família Sikorsky S-92.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o Sikorsky H-92 Superhawk, a versão militar da moderna máquina americana, utilizada para missões de busca e resgate de acidentados e feridos civis e militares e transporte logístico de soldados e carga, sobre o mar ou sobre continentes, incluindo missões humanitárias de assistência a civis em casos de calamidade e transporte aeromédico. Logo abaixo, a cabine da aeronave, com capacidade para até 22 soldados.

O Sikorsky S-92 Helibus é um moderno, sofisticado e seguro helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de turismo, para transporte aeromédico e, principalmente, para transporte offshore (sobre o mar) para empresas do segmento de petróleo, com construção mista em alumínio e materiais compostos, com trem de pouso triciclo retrátil, projetado e desenvolvido a partir da década de 1990 e fabricado em série e em larga escala a partir da década de 2000 pela tradicional fabricante americana Sikorsky Aircraft, com um projeto quase totalmente novo.


Essa moderna família de helicópteros Sikorsky S-92 possui algumas versões, incluindo pelo menos três versões e sub-versões militares bem sucedidas, operadas por várias forças armadas, incluindo o US Marine Corps ou Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, a Royal Canadian Navy ou Marinha Real do Canadá e a Her Majesty’s Coastguard ou Guarda Costeira do Reino Unido, dentre outras.


Os principais operadores da versão civil Sikorsky S-92A Helibus são a Bristow Helicopters, dos Estados Unidos; a CHC Helicopter, do Canadá; a Petroleum Helicopters, dos Estados Unidos; a Cougar Helicopters, do Canadá; a Omni Táxi-Aéreo e a Líder Aviação, ambas do Brasil.


A versão civil Sikorsky S-92A Helibus também é bem sucedida, sustentada por duas turbinas americanas General Electric CT7-8D, com 2.400 shp / cada; ou General Electric CT7-8A, com 2.500 shp / cada; neste caso com maior disponibilidade de potência para decolar em dias quentes, mesmo lotada de passageiros, com alcance prático de até 700 quilômetros, com reservas de combustível. Com tanques de combustível adicionais, localizados na parte externa da aeronave, protegidos por uma carenagem, é possível aumentar o alcance do veículo para até 1.000 quilômetros (algumas fontes falam em até 1.300 quilômetros), mas, neste caso, a capacidade de decolar com passageiros e bagagem pode ser limitada, dependendo da altitude do aeródromo e da temperatura ambiente no momento da decolagem.


De modo geral, os modelos civis da família Sikorsky S-92 são semelhantes no design externo, na estrutura e nos sistemas hidráulico, eletrônico, pneumático, mecânico e elétrico, todos eles com cerca de 40% da quantidade total de peças, partes e componentes estruturais em material composto, usados na estrutura básica de fuselagem, cauda e empenagem e no rotor principal, todos mantendo quase a mesma capacidade para transportar com um nível bastante razoável de conforto dois pilotos e até 19 passageiros em missões típicas offshore, pousando e decolando de helipontos de plataformas de petróleo, navios plataforma, navios FPSO / FPS e navios tanque, de dia e/ou de noite, e também para viagens continentais intermunicipais e, em alguns casos, até interestaduais.


Há décadas os helicópteros da família Sikorsky S-92 estão disponíveis com a certificação FAR 29, na Categoria A, da FAA – Federal Aviation Administration, a agência reguladora de aviação civil dos Estados Unidos, com sistemas hidráulico, eletrônico, mecânico, pneumático e elétrico duplicados, inclusive com a homologação para voos IFR - Instrument Flight Rules, as regras de voos por instrumentos, com a possibilidade de aproximações ILS - Instrument Landing System, o que significa que se trata de helicópteros sofisticados, capazes de voar em condições de neblina / nevoeiro e chuva leve, inclusive.


Essa certificação americana é equivalente às certificações JAR 29, da EASA – European Aviation Safety Agency, e RBAC 29, da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, incluindo a homologação para colisão eventual com pássaros, 30 minutos sem lubrificação da caixa de transmissão do rotor, condições de gelo conhecidas, aproximação automatizada para plataformas de petróleo sob nevoeiro / neblina e/ou chuva leve e missões SAR – Search and Rescue, ou seja, voos de busca e resgate de acidentados e feridos sobre o mar ou terra firme. Trata-se do conjunto de certificações mais rígido do mundo, o que coloca os helicópteros dessa família entre os mais seguros do mundo.


Os modelos civis e militares da família foram projetados desde o início com uma porta principal na lateral direita da fuselagem, com escada embutida, para acesso facilitado dos passageiros e pilotos, e uma porta traseira, alinhada com o eixo longitudinal da fuselagem, com rampa embutida, para acesso facilitado de passageiros civis, soldados e/ou cargas acondicionadas em contêineres LD3 ou paletes padrão, somadas às duas saídas de emergência na lateral esquerda da fuselagem e mais uma na lateral direita.


Para operação típica da aeronave é necessária a contratação de dois profissionais no cockpit ou cabine de comando, um piloto e um copiloto, com uma comissária opcional na cabine de passageiros, já que se trata de um helicóptero bimotor de médio porte multifuncional, de complexidade maior que os helicópteros monomotores homologados para voos VFR – Visual Flight Rules, os chamados voos visuais.


Na parte detrás da fuselagem há um bagageiro com boa capacidade volumétrica.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, as versões e sub-versões militares da família Sikorsky S-92 são capazes de lançar paraquedistas militares, com uma rampa de carga e descarga de paletes e contêineres que pode ser usada para transportar até três contêineres padrão. Logo abaixo, mais uma imagem da versão militar, com capacidade para executar missões de busca e resgate no mar e em terra firme.

Depois de iniciar, na década de 1980, a fabricação em série e larga escala dos modelos de helicópteros bimotores de médio porte para uso militar e civil da família Sikorsky S-70 / Sikorsky H-60, utilizada principalmente pelo US Army ou Exército dos Estados Unidos e pela US Navy ou Marinha dos Estados Unidos, com capacidade para até 15 soldados e dois pilotos, a fabricante americana Sikorsky Aircraft deu um passo adiante, a partir da década de 1990, com a criação do projeto e o início do desenvolvimento dos helicópteros bimotores de médio porte da família Sikorsky S-92, focado principalmente para atender às necessidades de transporte offshore de empresas petroleiras e necessidades militares de governos.


O modelo original Sikorsky S-92A Helibus foi apresentado ao mercado aeronáutico mundial em 1995, no Salão Aeroespacial de Le Bourget, na França, como um modelo quase totalmente novo. De fato, somente o sistema convencional de controle de voo e os conceitos dos rotores principal e de cauda do helicóptero bimotor de médio porte Sikorsky S-70 foi aproveitado no Sikorsky S92A Helibus, o restante da estrutura é novo.


Os helicópteros multimissão da família Sikorsky S-92 são o resultado de um dos maiores programas de desenvolvimento de helicópteros da Sikorsky Aircraft, desenvolvido principalmente em território americano, mas com alguns importantes parceiros de risco em outros países, como, por exemplo, a Embraer, do Brasil, fabricante dos tanques de combustível e do trem de pouso; a Gamesa, da Espanha, fabricante do cone de cauda e das carenagens dos motores; a Mitsubishi Heavy Industries, do Japão, fabricante de parte da fuselagem principal; a Jingdezhen / CATIC, da China, fabricante da deriva e do estabilizador horizontal; e a AIDC – Aerospace Industrial Development Corporation, de Taiwan, fabricante dos controles hidráulicos de voo e estrutura do cockpit.


Além deles, outros fornecedores, americanos e estrangeiros, foram contratados, como, por exemplo, a General Electric, fabricante de motores; a Rockwell Collins, fabricante dos aviônicos; a Hamilton Sundstrand, fabricante do FADEC – Full Authority Digital Engine Control; a Martin Baker e a GEC Marconi, também fornecedoras de peças, partes e componentes.


A FAMÍLIA S-92

Logo acima, mais uma imagem do moderno helicóptero Sikorsky S-92 Helibus, mas desta vez na glamourosa configuração executiva, com até nove assentos muito confortáveis na cabine de passageiros, um assento extra para comissária e um toalete totalmente privativo. Assim como seus principais concorrentes, ele deixa uma ótima impressão por onde passa, mesmo em grandes aeroportos metropolitanos. Logo abaixo, o moderníssimo cockpit do helicóptero americano, com um conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, homologado para voos por instrumentos.

A família Sikorsky S-92 é composta por um modelo original de helicóptero bimotor civil multifunção, o Sikorsky S-92A Helibus, com trem de pouso triciclo retrátil, com fabricação em série iniciada em 2002, e pelo menos mais quatro versões e sub-versões militares e civil, incluindo uma versão militar sofisticada, com configuração interna do tipo VIP, que venceu uma licitação para o transporte oficial do presidente dos Estados Unidos, a Sikorsky VH-92 Marine One, por meio do US Marine Corps ou Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, totalizando mais de cinco modelos, cada um deles projetado para atender às necessidades dos operadores de perfis diferentes, na medida em que novas tecnologias foram sendo incorporadas pela fabricante.


O nome Helibus (com a pronúncia Rélibâs) é uma alusão às palavras em inglês helicopter, que significa helicóptero, e bus, que significa ônibus, ou seja, algo como “Ônibus-Helicóptero”, numa tradução livre.


SIKORSKY S-92A HELIBUS

O modelo original Sikorsky S-92A Helibus é um projeto de alta tecnologia, um dos melhores modelos de helicópteros multifuncionais de média capacidade do mundo, um dos mais avançados da categoria dos pesos médios. Ele é um dos mais bem sucedidos modelos de helicópteros das décadas de 2000 e 2010, competindo em pé de igualdade com outros igualmente bem sucedidos, como o bimotor europeu Eurocopter EC225 Super Puma, conhecido atualmente como Airbus H225, e como o bimotor americano Bell 525 Relentless, tanto em termos de qualidade de construção como em termos de confiabilidade e performance.


A sua fabricação em série e em larga escala foi iniciada nos Estados Unidos, a partir de 2002, como um modelo de helicóptero bimotor com capacidade para até 19 passageiros em alta densidade ou 18 passageiros e uma comissária, inicialmente com peso máximo de decolagem certificado de 11.400 kg, com dois motores turboshaft General Electric CT7-8D de 2.400 shp / cada, posteriormente com peso máximo aumentado para 12.500 kg, com dois motores turboshaft General Electric CT7-8A de 2.500 shp / cada, desde o início da fabricação em série com a certificação FAR Part 29, portanto com sistemas hidráulico e elétrico redundantes, inclusive para operações offshore, sobre o mar, no transporte de pessoas para plataformas de petróleo, por exemplo, na época já com piloto automático de quatro eixos integrado.


Ele é um helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte offshore, executivo, semi-utilitário, de turismo e para transporte aeromédico civil, na época já com trem de pouso triciclo retrátil. Na sua configuração executiva para até nove passageiros, uma comissária de bordo e dois pilotos, a cabine de passageiros pode ser equipada com assentos em couro e com uma galley com forno de micro-ondas e um pequeno refrigerador para manter em baixas temperaturas alimentos embalados, água mineral, sucos e refrigerantes, além de um toalete totalmente privativo, com vaso químico e uma pia para lavar as mãos e escovar os dentes.


Desde o início do projeto, o Sikorsky S-92A Helibus foi projetado para uso multifuncional civil, como aeronave de asas rotativas para usos variados, desde transporte offshore, transporte de executivos, transporte aeromédico, transporte de cargas e turismo, com a adição customizada de equipamentos para desempenhar cada uma dessas funções, a pedido de clientes. Por exemplo, ele pode transportar até três contêineres LD3, introduzidos por meio de uma porta traseira com rampa embutida. Além disso, também é possível o transporte de cargas acondicionadas em paletes.


Esse modelo original possui rotor principal com peças em titânio e aço, com quatro pás de material composto, desenhadas para reduzir o máximo possível o ruído externo, e um rotor de cauda também de quatro pás, complementado por um estabilizador horizontal do lado direito da fuselagem. Curiosamente, o protótipo tinha estabilizador horizontal do lado esquerdo, mas o fabricante identificou, durante a fase de desenvolvimento, antes da certificação, problemas de estabilidade em voo de cruzeiro e decidiu fazer a modificação no projeto.


A velocidade de cruzeiro do Sikorsky S-92A Helibus é de cerca de 250 km/h, em regime de 75% de rotação, podendo chegar a 280 km/h, na velocidade máxima contínua de 85% de rotação. Acima disso há risco de danos nos motores e instabilidade aerodinâmica em voo... O nível de ruído interno do helicóptero é um dos mais baixos da subcategoria dos helicópteros com capacidade certificada acima de 15 passageiros, fabricados atualmente. Na sua configuração para transporte aeromédico é possível o transporte de até quatro macas com acidentados ou doentes, com dois pilotos e até quatro paramédicos de plantão.


Entre os pontos positivos desse helicóptero destaca-se o fácil acesso dos dois pilotos e de todos os passageiros aos seus respectivos assentos por uma ampla porta lateral, do lado direito da fuselagem, com escada embutida, complementada por até três saídas de emergência.


O helicóptero para uso civil Sikorsky S-92A Helibus apresenta um nível elevado de tecnologia, inclusive na sua estrutura e nos seus sistemas hidráulico, elétrico, mecânico, pneumático e eletrônico. É uma aeronave homologada para voos noturnos por instrumentos, dentro da Categoria A, que é a categoria que permite manter o voo até uma parada de emergência mais próxima, mesmo em caso de falha de um dos motores.


O modelo original Sikorsky S-92A Helibus começou a ser fabricado, desde o início, em 2002, com dois motores do tipo turboshaft, lado a lado, da marca americana General Electric, conhecidos popularmente como motores a turbina, o General Electric CT7-8D, com 2.400 shp /cada, ou o General Electric CT7-8A, com 2.500 shp / cada, o suficiente para uma velocidade de cruzeiro de 250 km/h, com alcance de até 700 quilômetros, em regime normal de rotação, em dias quentes, com 19 passageiros a bordo e pouca bagagem, com reserva de combustível, inclusive. Com dois tanques de combustível auxiliares externos carenados, a capacidade pode chegar até 1.000 quilômetros, com reservas de combustível.


Em caso de falha de um dos motores, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. Em caso de falha simultânea dos dois motores em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a auto-rotação. Por isso a necessidade de treinamento completo dos profissionais responsáveis pela operação da aeronave. Nesse caso extremo, a aeronave possui dois botes salva-vidas infláveis facilmente e rapidamente acessíveis.


Desde o início da fabricação seriada, em 2002, os motores desse modelo de helicóptero são monitorados e controlados por FADEC – Full Autority Digital Engine Control, para evitar que os parâmetros de segurança de cada um deles não seja ultrapassado. Esse modelo está homologado para aproximações ILS - Instrument Landing System em caso de neblina / nevoeiro ou chuva leve no aeroporto de destino. O rotor principal articulado possui quatro pás de material composto, com as extremidades ou pontas inclinadas para baixo para melhorar a sustentação e reduzir o ruído externo. Além disso, esse modelo possui radar meteorológico; receptor GPS – Global Positioning System; aparelho TCAS – Traffic Collision Avoidance System; e conjunto de aparelhos para transporte aeromédico (opcional); dentre outros.


Desde o início da fabricação seriada em 2002, ele foi equipado um conjunto completo de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Collins ProLine IV, disponível como item de série, na época já com cinco telas multifuncionais em LCD – Liquid Crystal Display, mais leves e compactas que a tecnologia de tubos de raios catódicos.


SIKORSKY H-92 SUPERHAWK

Trata-se de uma versão da família Sikorsky S-92, de uso exclusivamente militar, inicialmente oferecida pela fabricante americana Sikorsky Aircraft para as Forças Armadas Americanas e, posteriormente, para nações signatárias da OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte e/ou de nações amigas dos Estados Unidos, incluindo o Brasil, com fabricação em série iniciada na década de 2000, utilizando o projeto do helicóptero civil Sikorsky S-92A Helibus como base para criação e desenvolvimento dessa versão militar, mas com algumas mudanças no projeto, como, por exemplo, dois motores mais potentes General Electric CT7-8C, com 3.000 shp / cada, e a troca do sistema de comandos de voo convencional para comandos do tipo fly-by-wire, dentre outras mudanças.


A troca por motores mais potentes e a adoção do sistema de comandos de voo fly-by-wire teve reflexos positivos na capacidade de carga útil e no alcance da aeronave, já que assim o peso vazio (tara) do helicóptero foi reduzido e a capacidade de decolar com os tanques de combustível cheios foi melhorada, mesmo em dias quentes.


O perfil de uso da aeronave é exclusivamente militar, comercializado como uma aeronave multiuso, para desempenhar missões de logística militar; patrulha e reconhecimento; dissuasão; assalto em combate (ressaltando que a palavra "assalto" usada aqui está em um contexto específico, diferente do uso comum pela população); apoio a operações militares em terra e água, incluindo localização de embarcações, como submarinos e navios, por exemplo; busca e resgate de acidentados e transporte aeromédico; dentre outras funções.


Essa versão Sikorsky H-92 Superhawk foi aceita pelo US Marine Corps ou Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, por meio de licitação. A sua sub-versão Sikorsky VH-92 Marine One está sendo introduzida no serviço de transporte oficial do presidente dos Estados Unidos, por meio de licitação.


A sub-versão militar Sikorsky CH-148 Cyclone foi oferecida para as Forças Armadas do Canadá e foi aceita pela Royal Canadian Navy ou Marinha Real do Canadá e pela Royal Canadian Air Force ou Força Aérea Real do Canadá, por meio de uma licitação, fabricada com dois motores do tipo turboshaft, modelo General Electric CT7-8A7, com 3.000 shp em cada motor, o suficiente para uma velocidade de cruzeiro máxima de 300 km/h, com capacidade para transportar até 22 soldados armados e dois pilotos.


A GE AVIATION

A americana GE Aviation é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de motores aeronáuticos do mundo, com 80 anos de experiência em desenvolvimento e fabricação de motores aeronáuticos, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Ela foi uma das primeiras fabricantes de motores a jato do mundo, com o seu primeiro motor a jato, o General Electric / Allison I-40 sendo utilizado em larga escala para impulsionar o primeiro caça a jato americano, o Lockheed P-80 Shooting Star, com mais de 1.700 unidades fabricadas.


Ela é uma das seis maiores fabricantes de motores aeronáuticos do mundo (as demais são Pratt & Whitney, Rolls-Royce, Lycoming, Continental e Rotax), além de ser sócia e/ou proprietária integral de algumas importantes fabricantes de motores, como, por exemplo, a americana CFM International, a americana GE Honda Engines, a italiana Avio SpA, a tcheca Walter Aircraft / GE e a americana Engine Alliance, todas conceituadas em seus segmentos.


Já os modernos motores General Electric CT7-8D e General Electric CT7-8A fazem parte da família de motores turboélice e turboeixo ou turboshaft General Electric T700, com mais de 20.000 unidades fabricadas, no total, com o primeiro exemplar da família, o modelo General Electric T700, para uso militar, com fabricação em série iniciada em 1978 para sustentar o helicóptero militar Sikorsky SH-60 Seahawk, dentre outros.


De modo geral, os motores dessa família de motores possuem compressor axial de cinco estágios, compressor centrífugo de um estágio, uma câmara de combustão anular e uma turbina livre de dois estágios.


Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.


PRINCIPAIS OPERADORES

Os helicópteros da família Sikorsky S-92 são um sucesso de vendas da indústria aeronáutica americana, com mais de 300 unidades fabricadas, um bom número, já que se trata de produtos de alto valor agregado, com elevado preço de aquisição. Aqui no Brasil, essa família está presente apenas no mercado civil.


Entre os operadores governamentais estão o Governo do Azerbaijão; a Força Aérea do Bahein; a Força Aérea Real do Canadá; a Marinha Real do Canadá; a Guarda Costeira da Irlanda; a Polícia Metropolitana de Tóquio, no Japão; a Força Aérea do Kwait, no Oriente Médio; o Governo da Arábia Saudita; a Força Aérea da Coreia do Sul; a Guarda Costeira da Coreia do Sul; a Força Aérea da Tailândia; o Governo da Turquia; o Governo do Turcomenistão, na Ásia; a Guarda Costeira do Reino Unido; o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos; e a Força Aérea do Uzbequistão, na Ásia.


Entre os operadores civis estão a CHC Helicopter e a PHI International, ambas da Austrália; a Silk Way Airlines, do Azerbaijão; a Líder Aviação e a Omni Táxi-Aéreo, ambas do Brasil; a Brunei Shell Petroleum, de Brunei; a CHC Helicopter e a Cougar Helicopters, ambas do Canadá; a China Southern Airlines, da China; a Heliservicio, do México; a Bristow Norway e a CHC Service, da Noruega; a Gulf Helicopters, do Catar, no Oriente Médio; a Bristow Helicopters e a CHC Helicopter, do Reino Unido; e a Petroleum Helicopters, dos Estados Unidos.


MERCADO

Mais de 300 unidades de helicópteros da família Sikorsky S-92 foram fabricadas e vendidas, desde a década de 2000, para mais de 30 operadores, civis e militares, em mais de 20 países, incluindo as versões militares e civis fabricadas para exportação para diversos países.


Cerca de 70% do número total de aeronaves fabricadas da família Sikorsky S-92 são operadas por empresas de transporte aéreo offshore, principalmente fazendo ligações entre os continentes e as plataformas de petróleo.  


A Powerpack é a empresa que presta serviços de importação, comercialização e assistência técnica no Brasil dos helicópteros fabricados pela Sikorsky Aircraft. Outra empresa brasileira, a Líder Aviação, também presta serviços de manutenção e treinamento para os helicópteros da família Sikorsky S-92, incluindo serviços de treinamento em simuladores de voo, por meio da CAE – Líder Training do Brasil.


A Sikorsky Aircraft é uma grande fabricante de helicópteros, com mais de 15.000 unidades fabricadas até o momento.


Ainda na década de 2000, um retrofit importante foi realizado em toda a frota de helicópteros da família Sikorsky S-92, para aumentar a segurança de voo e eliminar um problema de fragilidade encontrado no rotor principal, a substituição dos pinos de titânio por pinos de aço.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


SIKORSKY S-92A HELIBUS

  • Capacidade (offshore): Até 19 passageiros;
  • Capacidade (executiva): Até 10 passageiros e 1 comissária;
  • Capacidade (turística): Até 18 passageiros e 1 comissária;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Comprimento total: Aprox. 21 metros;
  • Largura da fuselagem: Aprox. 2 metros;
  • Altura total da aeronave: Aprox. 5,5 metros;
  • Altura útil da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Comprimento da cabine de passageiros: Aprox. 6 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 17 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 250 km/h;
  • Motorização (potência): 2 X General Electric CT7-8D (2.400 shp / cada);
  • Motorização (potência): 2 X General Electric CT7-8A (2.500 shp / cada);
  • Rotor principal: Quadripá / material composto;
  • Rotor de cauda: Quadripá / material composto;
  • Aviônicos: EFIS Collins ProLine IV, com ADF, DME, VOR e AHRS;
  • Certificação: Categoria A, IFR noturno, com ILS;
  • Peso máximo de decolagem (CT7-8D): Aprox. 11.400 kg;
  • Peso máximo de decolagem (CT7-8A): Aprox. 12.000 kg;
  • Alcance: Aprox. 700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Alcance (tanques auxiliares): Aprox. 1.000 quilômetros;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 18 milhões (novo);


ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas de Sikorsky S-92A Helibus também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.

Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.


Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de consultoria ou assessoria e manutenção, dentre elas a TAM Aviação Executiva, a Goal Aircraft, a Líder Aviação, a Voar Aviation / Icon, a Global Aircraft e a Powerpack, dentre outras. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.


Para quem usa pouco, uma ou duas vezes por mês, é economicamente mais vantajoso fretar (alugar) um helicóptero. Para quem usa muito, uma ou duas vezes por semana, pode valer a pena comprar um. De qualquer forma, é aconselhável fazer os cálculos com uma empresa especializada em consultoria ou assessoria aeronáutica.


MAIS ESPECIFICAÇÕES


TRÊS VISTAS


GALERIA DE IMAGENS


BUSCA E RESGATE


MARINE ONE (CASA BRANCA)


CONFIGURAÇÃO EXECUTIVA


MARINE ONE (CASA BRANCA)


RAMPA DE CARGA


BRISTOW GROUP

BUSCA E RESGATE


OMNI TÁXI-AÉREO


LÍDER AVIAÇÃO (SIMULADOR)


LÍDER AVIAÇÃO (MANUTENÇÃO)


OPERAÇÃO OFFSHORE


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_S-92
  • Flight Safety Foundation (em inglês):
  • Sikorsky Aircraft (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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