SANDY & JUNIOR (MÚSICA)

SANDY & JUNIOR
SANDY LEAH LIMA
DURVAL DE LIMA JUNIOR
CHITÃOZINHO & XORORÓ
FAMÍLIA LIMA


INTRODUÇÃO

Sandy & Junior foi o nome de uma simpática, sensível, delicada, carismática e bem sucedida dupla brasileira de música pop com elementos e tendências de soul music, jovem guarda, country music, rock, R&B, sertanejo, blues, caipira e MPB, dentre outros ritmos e estilos, formada no Brasil, na década de 1990, pela cantora, compositora, atriz e pianista brasileira Sandy Leah Lima, principalmente como soprano, e pelo seu irmão, o cantor, compositor, multi-instrumentista e ator Durval de Lima Junior, inclusive como segunda voz.


Inicialmente, a partir de 1990, sem grandes pretensões de satisfazer um público mais exigente, sofisticado, seletivo e de gosto musical refinado, essa dupla se posicionou no mercado, voluntariamente, para atender um público específico, o público infantil, seguido, anos mais tarde, de outro público específico, o público juvenil, conhecido também como mercado teen, até que, a partir de 1999, com o lançamento do álbum As Quatro Estações, com mais de 2.800.000 cópias físicas vendidas, passou a ser vista pela crítica musical com um olhar um pouco diferente, um olhar mais atento, como dois artistas com potencial de amadurecimento musical.


Essa dupla teen brasileira de música pop foi indicada, em 2006, ao prêmio Grammy Latino, como melhor álbum de música pop brasileira, e foi vencedora de vários prêmios nacionais, como, por exemplo, Prêmio Multishow, Prêmio TIM, Prêmio MTV, Revista Capricho e Revista Contigo, no entanto o reconhecimento da crítica musical internacional pela qualidade geral dos hits da dupla veio antes, em 2002, com o álbum Internacional, com músicas cantadas em português, inglês, francês e espanhol, um sucesso internacional, com mais de 1.000.000 de cópias físicas vendidas, principalmente no Brasil, na Europa Ocidental e nos demais países da América Latina.


A dupla Sandy & Junior, conhecida também como Sandy e Junior, eventualmente com o "e" grego ou épsilon, se destacou no cenário da música pop nacional com dezenas de hits de sucesso, dentre eles Com Você, Quando Você Passa, A Lenda, Olha o Que o Amor Faz, Super-Herói, Não Dá Pra Não Pensar, You’re My Number One, No Fundo do Coração, Não Ter, Desperdiçou, Em Cada Sonho, Vamos Construir e Beijo é Bom.


Embora voluntariamente tenha sido focada, quase todo o tempo, entre 1990 e 2007, nos públicos infantil e juvenil, que, por natureza, não são exigentes, nem seletivos, a dupla Sandy & Junior pôde se dar ao luxo de cantar e tocar algumas obras-primas da indústria fonográfica nacional e internacional ao longo da carreira, como, por exemplo, Inesquecível, uma regravação da música homônima da cantora italiana Laura Pausini; Love Never Fails; Era Uma Vez, com participação especial do cantor brasileiro Toquinho; As Quatro Estações; Se eu Não te Amasse Tanto Assim, com participação especial da cantora Ivete Sangalo; Imortal, uma regravação adaptada para português da música Immortality, da cantora canadense Céline Dion e da banda americana Bee Gees; e uma regravação de Águas de Março, originalmente cantada e tocada por Elis Regina e Tom Jobim.


Atualmente, ambos os músicos seguem carreira solo, principalmente Sandy, como uma respeitada e talentosa cantora de soul, blues, folk, R&B, country, jazz, bossa e MPB.


A UNIVERSAL MUSIC

A americana e holandesa UMG - Universal Music Group é a maior empresa controladora de gravadoras do mundo, que detém cerca de 25% do mercado fonográfico mundial e os direitos de comercialização dos álbuns da dupla Sandy & Junior, lançados nas décadas de 1990, 2000 e 2010, por meio da PolyGram, Philips e Universal. Conhecida anteriormente como Decca Records e MCA Records, ela é uma gigante do mundo do entretenimento e também possui outras gravadoras, entre elas a Interscope Geffen A&M Records, a Capitol Music / EMI, a Republic Records, a Island Records, a Def Jam Recordings, a Mercury Records e a Fontana Records.


Ela é a maior empresa fonográfica do mundo, com um arquivo de mais de 3.000.000 de gravações musicais e mais de 4.000.000 de composições musicais, com uma receita bruta de mais de US$ 7 bilhões em 2018, por exemplo, avaliada em cerca de US$ 50 bilhões (valor aproximado), com mais de 8.300 empregados, uma subsidiária da holding de mídia francesa Vivendi, do conglomerado multinacional chinês Tencent, do empresário francês Vincent Bolloré e do fundo de investimentos britânico e americano Pershing Square, dentre outros investidores.


A MÚSICA POP

A chamada música pop é um gênero musical de origem americana, mas adaptado para ser ouvido em diversas regiões do mundo, principalmente na América Latina, no Canadá, na Europa Ocidental e nos demais países em que a cultura americana tinha e ainda tem forte influência, como, por exemplo, Austrália, Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia. Na prática, ela é menos um gênero musical e mais um conceito generalista de música popular moderna, focada principalmente no público jovem e adulto urbano, fácil de criar, fácil de produzir, fácil de arranjar, fácil de executar, fácil de cantar e fácil de gravar, para ser transmitida pela mídia em geral e apreciada em larga escala, em massa.


Conhecida também como pop music, em inglês, ela é, na verdade, mais uma “embalagem moderna e generalista” de música urbana de massa do que, precisamente e/ou necessariamente, um gênero musical, já que a música pop “surfa” em várias “ondas” de gêneros musicais, ou seja, “pega emprestada” a sonoridade de vários gêneros e subgêneros musicais mais tradicionais e respeitados, como, por exemplo, o soul, o blues, o lounge, o R&B, o jazz e o folk, além de também “imitar” o rock, a eletrônica, o rap, o reggae, o hip hop, o funk, a new wave e a disco music. Aqui no Brasil, é comum a música pop “buscar ajuda” da MPB, da bossa, do pagode, do axé e até da jovem guarda e da tropicália, como fonte de inspiração.


A música pop moderna está para o mercado musical mundial de música assim como o fast food está para o mercado mundial de alimentação. Aliás, por coincidência ou não, ambos os conceitos análogos tiveram origem na mesma época e no mesmo lugar, nos Estados Unidos, na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, e ambos focados no atendimento ao consumidor comum, sempre em larga escala, mas sem necessariamente abrir mão da qualidade.


CARREIRA

A dupla de música pop Sandy & Junior foi formada em 1989, quando os dois filhos pequenos do cantor de música sertaneja Xororó, que faz dupla com seu irmão Chitãozinho, foram convidados por Lima Duarte, o então apresentador do programa de música caipira Som Brasil, da TV Globo, para fazerem uma breve apresentação. A partir de então, os convites não pararam mais e, em 1990, as duas crianças, Sandy, com sete anos, e Junior, com seis anos, assinaram contrato (por meio dos pais, é claro) para o primeiro álbum com a gravadora PolyGram, posteriormente comprada pela Universal Music.


Na época, ambos personificavam o tipo de crianças e adolescentes que todo casal sonha em ter como seus filhos, obedientes / dóceis, bem educados, simpáticos, estudiosos, humildes / modestos, sociáveis e sem vícios. De certa forma, isso ajudou a alavancar a aceitação e a simpatia da dupla também junto ao público adulto, mais conservador, das décadas de 1990 e 2000. Mas não foi só isso, com o passar dos anos e com a ajuda da mãe, Noely Lima, uma produtora musical, do pai, o cantor sertanejo Xororó, e do tio, o cantor sertanejo Chitãozinho, a dupla de adolescentes passou por uma fase de amadurecimento musical gradativo, paulatino, sem pressa, passando a fazer performances mais respeitadas, com elementos de MPB, de bossa, de R&B, de música sertaneja, de soul, de música internacional, de blues e de música caipira, por exemplo, acompanhados ou não por grandes nomes da música brasileira e internacional, como, por exemplo, Toquinho, Ivete Sangalo, Roberto Carlos, Tonico & Tinoco, Andrea Boccelli, Gilberto Gil e Milton Nascimento, dentre outros.


É claro, é obvio, que a carreira bem sucedida da dupla Sandy & Junior foi consequência, pelo menos em parte, da influência do pai e do tio famosos junto às gravadoras e à mídia, seria uma ingenuidade não enxergar isso ou ignorar isso. Mas há um detalhe importante aqui, justiça seja feita, a dupla Sandy & Junior conseguiu, por mérito próprio, por esforço próprio, ultrapassar a barreira do rótulo pejorativo de dupla teen de “música pop descartável”, “sem importância artística”, o que significa que eles realmente sabem cantar e tocar. Com o passar dos anos e com o amadurecimento musical gradativo, eles conquistaram o respeito do público e da crítica de música, que costuma ser impiedosa e implacável com as “bandinhas descartáveis” de jovens com pretensões musicais.


Segundo a mãe Noely Lima, na época foi um desafio conciliar a infância e a adolescência de ambos com a carreira musical. O pai, a mãe, os avós maternos (que também eram cantores) e o tio chegaram à conclusão que seria necessário criar uma agenda moderada, digamos, que não afetasse negativamente a rotina e a saúde mental e física de duas crianças normais, ou seja, eles queriam que os agendamentos das gravações, dos shows, das apresentações na mídia e das entrevistas respeitasse a privacidade e a rotina das duas crianças, inclusive com tempo suficiente para os estudos e para o lazer.


A primeira apresentação em público da dupla Sandy e Junior foi no programa Som Brasil, da TV Globo, em 1989, mas até o lançamento do primeiro álbum, em 1991, foram necessários quase dois anos de negociações com a gravadora, de seleção dos músicos, dos ensaios, das gravações, da mixagem e da prensagem das mídias físicas, na época as principais eram o LP ou Long Play, conhecido também como disco de vinil, e a fita K7 ou fita cassete, embora o formato de CD já estivesse disponível no Brasil. O primeiro álbum da dupla foi Aniversário do Tatu, formado basicamente por música sertaneja e música country, mas com algumas faixas de música caipira, com mais de 100.000 cópias vendidas na época e mais de 300.000 cópias vendidas até o momento.


Com a ajuda de dois experientes produtores musicais, o pai Xororó e a mãe Noely, eles conseguiram deslanchar mais três álbuns lançados na sequência, ano após ano, até alcançarem um ponto em que queriam mais liberdade para dar um novo rumo para a carreira, principalmente como uma dupla de música pop, a partir de 1995, com o lançamento do álbum Você é D+, com mais de 500.000 cópias vendidas, com a introdução de elementos de rock, rap e soul, inclusive.


PRINCIPAIS ÁLBUNS

A dupla Sandy & Junior é considerada uma das mais bem sucedidas duplas de música pop do Brasil, e, curiosamente, eles não se sentiam e não se sentem incomodados com a “pressão” da mídia por mais ousadia e com as críticas musicais (algumas delas negativas) que receberam entre 1990 e 2007, que foi o período de atividade plena da dupla. Eles tinham consciência do seu papel e da sua responsabilidade no cenário da música pop nacional, eles sabiam que para alcançar e manter o público infantil e adolescente e manter o respeito e a “aprovação” dos pais desse mesmo público teriam que manter a simplicidade característica da música pop, com arranjos fáceis de executar e letras doces, inocentes, bem comportadas e fáceis de entender, nada muito ousado e nada muito sensual.


Por outro lado, a crítica de música tinha consciência de que por trás daqueles dois rostinhos bonitos, inocentes e simpáticos havia dois talentos musicais esperando a hora certa de eclodir e ganhar o reconhecimento do público mais exigente, de ouvido mais seletivo e refinado, o que de fato ocorreu após 2007, com o fim da dupla Sandy & Junior, principalmente com os lançamentos dos álbuns solo e das apresentações musicais de Sandy, já como uma cantora madura, culta e refinada de soul, blues, folk, R&B, jazz, bossa e MPB, com apresentações no Bourbon Street, por exemplo, uma prestigiada casa noturna de São Paulo.


Com mais 240 músicas escritas e/ou arranjadas, incluindo versões diferentes da mesma música, com mais de 17.000.000 de cópias de álbuns vendidos (os números variam um pouco de acordo com a fonte consultada), a dupla Sandy & Junior é uma das mais bem sucedidas bandas de música pop do Brasil. Eles aproveitaram o encerramento das atividades da dupla, a partir de 2007, para desenvolver projetos musicais solo, meio independentes, entre outros projetos nas áreas das artes, além de projetos sociais. Eles estão entre os maiores filantropos do Brasil e são ativistas em questões humanitárias e de saúde pública, inclusive com engajamento em campanhas de incentivo ao uso de preservativos por jovens e adolescentes solteiros.


No total, são mais de 2.000 shows no Brasil e no exterior, em mais de 15 turnês, com um público de mais de 35.000 pessoas; mais de 20.000.000 de seguidores nas redes sociais; um seriado de TV, o programa Sandy & Junior, na TV Globo, que ficou no ar por quatro anos; quatro filmes e a atuação na novela Estrela Guia, também da TV Globo.


ÁLBUNS DE ESTÚDIO

  • Aniversário do Tatu (1991)
  • Sábado à Noite (1992)
  • Tô Ligado em Você (1993)
  • Pra Dançar com Você (1994)
  • Você É D+ (1995)
  • Dig-Dig-Joy (1996)
  • Sonho Azul (1997)
  • As Quatro Estações (1999)
  • Sandy & Junior (2001)
  • Internacional (2002)
  • Identidade (2003)
  • Sandy & Junior (2006)


ÁLBUNS AO VIVO

  • Era Uma Vez... Ao Vivo (1998)
  • Quatro Estações: O Show (2000)
  • Ao Vivo no Maracanã (2002)
  • Acústico MTV (2007)
  • Nossa História - Ao Vivo em São Paulo (2020)


VIDEOGRAFIA

  • Sandy & Junior Show (1997–1998)
  • O Noviço Rebelde (1997)
  • Sandy & Junior (1999–2002)
  • Estrela-Guia (2001)
  • Acquaria (2003)
  • Sandy & Junior: A História (2020)


TURNÊS E CONCERTOS

  • Tô Ligado em Você (1994)
  • Sonho Real (1995—96)
  • Dig Dig Joy (1996—97)
  • Eu Acho que Pirei (1998—99)
  • Quatro Estações (2000—01)
  • Sandy & Junior 2002 (2002—03)
  • Identidade Tour (2004—05)
  • Sandy & Junior 2006 (2006—07)
  • Acústico MTV (2007)
  • Nossa História (2019)


A dupla Sandy & Junior está no topo da indústria fonográfica brasileira. Em termos comerciais, eles são comparáveis a Xuxa, Balão Mágico, Rouge, Dominó, Trem da Alegria, Polegar e Mara Maravilha, dentre outros. No entanto, em termos de estilo musical, eles seguiram um caminho próprio, com amadurecimento gradativo e uma transição do sertanejo, do country e do caipira para gêneros musicais urbanos.


ÁLBUNS SOLO DE SANDY

  • Manuscrito (2010);
  • Manuscrito - Ao Vivo (2011);
  • Sim (2013);
  • Meu Canto - Ao Vivo (2016);
  • Nos, Voz e Eles (2018);
  • Nós, Voz e Eles - Ao Vivo (2023);


FILANTROPIA

A família Chitãozinho & Xororó, incluindo Sandy e seu irmão Junior, está entre os maiores doadores do Hospital do Câncer de Barretos, conhecido também como Hospital do Amor, uma das maiores e mais bem sucedidas instituições filantrópicas do Brasil. Além disso, por meio da fundação Chitãozinho & Xororó eles também realizaram (e ainda realizam) contribuições para outras entidades filantrópicas.


Sempre que possível, eles participaram (e participam) de campanhas de arrecadação de instituições filantrópicas, como, por exemplo, a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, inclusive por meio das campanhas de arrecadação do programa Teleton, do canal de TV aberta SBT.


INTEGRANTES

  • Sandy (Sandy Leah Lima): A principal vocalista da dupla, uma talentosa cantora e compositora de nacionalidade brasileira. Ela é filha de um casal de músicos, o pai, Xororó, um grande cantor de música sertaneja e a mãe, Noely Lima, uma produtora musical, que, por sua vez, é filha dos cantores de música caipira Zé do Rancho e Mariazinha. Ela se declara católica não praticante, ou seja, uma pessoa que mantém a fé em Jesus Cristo intacta, mas não segue à risca todos os preceitos do catolicismo. Ela foi casada, entre 2008 e 2023, com o também músico Lucas Lima, um dos integrantes da banda Família Lima, com quem tem um filho, Theo. Atualmente, Sandy mora em Campinas, no estado de São Paulo, e namora o médico Pedro Andrade.
  • Junior (Durval de Lima Junior, sem acento agudo): Um músico de nacionalidade brasileira, também filho de Xororó e Noely, que atuou na dupla Sandy & Junior principalmente como segunda voz, embora também tenha desempenhado de forma satisfatória como primeira voz em algumas músicas. Ele também atuou como compositor, violonista, guitarrista e baterista. Com o encerramento das atividades da dupla Sandy & Junior ele seguiu com outros projetos musicais, sem a presença da irmã famosa, principalmente em projetos de música eletrônica e de rock. Ele mora em São Paulo, é casado com a modelo Mônica Benini e tem dois filhos.


A DUPLA NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: PolyGram e Universal;
  • Vozes: Sandy (primeira) e Junior (segunda);
  • Instrumentistas: Junior e músicos contratados;
  • Origem: Brasil;
  • Línguas: Português, principalmente;
  • Início de carreira: Década de 1990;
  • Auge da carreira: Décadas de 1990 e 2000;
  • Gênero: Musica pop (soul, R&B, rock, folk e blues);
  • Programa de TV: Sandy & Junior (seriado / TV Globo);
  • Resultado comercial: + de 17 milhões de cópias;
  • Site oficialhttps://www.sandyejunior.com.br/


MAIS POP NO YOUTUBE


GALERIA DE IMAGENS


DÉCADA DE 2010


SANDY & JUNIOR (SÉRIE / TV GLOBO)


DÉCADA DE 2010


ÁLBUNS AO VIVO


JUNIOR E MÔNICA


DÉCADA DE 2010


DÉCADA DE 1990


DÉCADA DE 2010


DÉCADA DE 2010


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sandy
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sandy_%26_Junior
  • Universal (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)