EUROCOPTER EC145
AIRBUS H145 (CIVIL)
EUROCOPTER EC145 (CIVIL)
KAWASAKI BK 117 C2 (MERCADO ASIÁTICO)
EUROCOPTER EC145 STYLENCE (EXECUTIVO)
EUROCOPTER UH-72 LAKOTA (EXÉRCITO DOS EUA)
EUROCOPTER EC145E (VERSÃO UTILITÁRIA)
FAMÍLIA AIRBUS H145
AIRBUS ACH145 (EXECUTIVO)
EUROCOPTER UH-72 (MILITAR)
AIRBUS H145M (MILITAR)
INTRODUÇÃO
Logo acima, o Airbus H145, uma bela e moderna máquina europeia, sofisticada e segura para voos visuais e/ou noturnos sobre grandes metrópoles e em viagens intermunicipais, inclusive para transporte executivo, operações policiais e transporte aeromédico. Logo abaixo, o Eurocopter EC145, um dos modelos de helicópteros bimotores para uso múltiplo mais vendidos no mundo.
O Airbus H145,
conhecido anteriormente como Eurocopter
EC145, é um sofisticado e moderno helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte
executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte
aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado e
desenvolvido na França e no Japão, durante a década de 1990, pela
então Eurocopter Group e pela Kawasaky Heavy Industries, e fabricado
na Alemanha, a partir da década de 2000,
pela Eurocopter, atualmente Airbus
Helicopters. Essa elegante máquina europeia de alta tecnologia tem
capacidade para transportar confortavelmente um piloto e até nove passageiros
ou dois pilotos e até oito passageiros em missões típicas, sobrevoando grandes
metrópoles ou para viagens intermunicipais.
O Eurocopter
EC145 C2, o modelo original da família Airbus H145, com rotor de cauda
convencional, é sustentado por duas modernas e seguras turbinas Turbomeca Arriel 1E2, e o modelo Airbus
H145, o mais recente da família, com rotor de cauda Fenestron, é sustentado por duas também modernas e seguras turbinas
Safran Arriel 2E, mais potentes. Ambos
os modelos têm capacidade para transportar um ou dois pilotos e oito ou nove
passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de
helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas
situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas
para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Nas décadas de 2000 e 2010, os seus principais
concorrentes no mercado mundial de helicópteros bimotores médios e leves,
dependendo de cada caso, foram o canadense Bell
427, confortável e espaçoso; o americano Bell 430, confortável e sofisticado; o italiano Leonardo AW109 Power / Agusta A109 Power,
sofisticado, espaçoso e confortável; o americano MD Helicopters MD Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer, sem
rotor de cauda e construído em material composto; e o novíssimo canadense Bell 429, moderno, confortável,
espaçoso e sofisticado.
A AIRBUS HELICOPTERS
Logo acima, o logotipo oficial da Eurocopter, usado até 2015, uma subsidiária da então holding europeia EADS. Logo abaixo, o novo logotipo da fabricante de helicópteros, a Airbus Helicopters, uma das maiores fabricantes de helicópteros a turbina do mundo. A empresa é uma subsidiária da Airbus Group.
Atualmente, a Airbus Helicopters é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de helicópteros do mundo. A Airbus Helicopters é propriedade da corporação europeia Airbus Group, sediada na Holanda, que controla também uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo, a Airbus SAS. A Airbus Group é a holding que controla a Airbus Defense and Space, que fabrica o lançador de satélites Ariane, um dos maiores e mais potentes do mundo.
A Airbus Group é uma gigantesca corporação europeia
que controla também a Astrium, uma
fabricante de satélites. A Airbus
Military é outra subsidiária da Airbus Defense e Space, que fabrica vários
produtos para uso militar, entre eles o Airbus
A400M, um quadrimotor turboélice de grande porte para transporte logístico
militar de soldados, cargas militares e reabastecimento em voo. A Airbus Group
possui uma importante participação societária na ATR - Avions de Transport Régional, a fabricante do turboélice
bimotor regional ATR-72, usado
intensivamente no Brasil pela Azul Linhas Aéreas e pela Voepass / Passaredo.
O Airbus C295 /
CASA C295, um bimotor turboélice para uso militar de logística, usado pela FAB – Força Aérea Brasileira, é mais um
exemplo de produto fabricado em larga escala pela Airbus Military. A Airbus
Group possui uma participação societária na Dassault Aviation, que fabrica na França os jatos executivos Dassult Falcon e o sofisticadíssimo
caça militar Dassault Rafale.
No ano 2000, a Aerospatiale-Matra da França, a Daimler
/ DASA da Alemanha e a CASA da Espanha formaram o consórcio europeu EADS,
conhecido atualmente como Airbus Group. A Airbus Helicopters fabrica também o Airbus H130, conhecido anteriormente
como Eurocopter EC130, helicóptero
monomotor para até cinco passageiros, fabricava até alguns anos atrás o Airbus H120, conhecido anteriormente
como Eurocopter EC120, helicóptero
monomotor para até quatro passageiros, ambos produzidos na Europa, todo eles
com rotor de cauda Fenestron, e fabrica no Brasil o Airbus H125, conhecido anteriormente como Helibras AS-350 Esquilo, por meio de sua subsidiária Helibras, entre outros modelos.
Em razão das recentes sanções econômicas e políticas internacionais
impostas pela Comunidade Europeia e Estados Unidos, a Airbus Group está
deixando de vender produtos e prestar serviços na Rússia.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, praticidade e conforto bem razoável para até um piloto e nove passageiros, na versão turística, em alta densidade. Logo abaixo, o moderno painel de instrumentos do Eurocopter EC145, com o VEMD, um conjunto de aviônicos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto por telas de cristal líquido que fornecem aos pilotos uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.
O Airbus H145, conhecido anteriormente como Eurocopter EC145, é um moderno helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para transporte aeromédico, para coberturas jornalísticas e para transporte offshore, com construção mista em alumínio e ligas metálicas combinados com partes em materiais compostos, com trem de pouso fixo do tipo esqui, projetado e desenvolvido na década de 1990 pela então fabricante francesa de helicópteros Eurocopter Group e pela fabricante japonesa Kawasaki Heavy Industries e fabricado em larga escala a partir da década de 2000 pela então Eurocopter, atualmente Airbus Helicopters, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.
Um modelo de aeronave praticamente idêntico ao Eurocopter EC145 foi fabricado no Japão, pela Kawasaki Heavy Industries,
a partir da década de 2000, mas neste caso com o nome Kawasaki BK 117 C2, principalmente para atender o mercado asiático.
Além disso, o Eurocopter EC145 também foi montado no Cazaquistão, sob licença, pela Kazakhstan
Engineering, com peças, partes e componentes fornecidos pela Eurocopter
Group e pela Kawasaki, principalmente para atender o mercado interno e os mercados vizinhos.
Uma versão militar de uso exclusivo do Exército dos
Estados Unidos, chamada Eurocopter UH-72
Lakota, foi fabricada nos Estados Unidos pela American Eurocopter, uma subsidiária da Eurocopter Group.
Essa moderna família de helicópteros Airbus H145
possui alguns modelos, incluindo versões militares. A partir das décadas de 2000
e 2010, dois modelos civis, inicialmente com rotor principal de quatro pás, o Eurocopter EC145 C2 e o Eurocopter EC145 T2, respectivamente, foram
fabricados, sustentados por duas turbinas europeias Turbomeca Arriel 1E2 e Safran
Arriel 2E, respectivamente, a primeira com até 770 shp, cada, disponíveis na
decolagem ou em situação monomotor, e a segunda com 1.039 shp, cada, também
disponíveis na decolagem. Atualmente, uma nova versão civil para uso
multifuncional está disponível, a Airbus
H145 D3, com rotor principal de cinco pás.
Esses três modelos são semelhantes na mecânica e nos
sistemas hidráulico, eletrônico e elétrico, mas o Eurocopter EC145 C2, o modelo
original da família, possui rotor de cauda convencional enquanto os modelos
seguintes possuem rotor de cauda carenado, do tipo Fenestron. Os três modelos
de helicópteros possuem capacidade para transportar confortavelmente um ou dois
pilotos e até oito ou nove passageiros em missões típicas dentro de metrópoles,
pousando e decolando de helipontos e heliportos, de dia e/ou de noite, e também
para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar
viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da
distância entre origem e destino.
Ainda na década de 2000, ele recebeu a certificação Categoria A, com a homologação para
voos IFR - Instrument Flight Rules,
as regras de voos por instrumentos, inclusive com a possibilidade de navegação GPS – Global Positioning System e de
aproximações ILS - Instrument Landing
System, o que significa que se trata de um helicóptero sofisticado, capaz
de voar em condições de neblina / nevoeiro e chuva leve, inclusive
no transporte aeromédico.
A aeronave possui uma fuselagem com quatro portas
laterais para acesso facilitado dos passageiros e dos pilotos, sendo duas
portas articuladas convencionais na frente e duas portas corrediças atrás. No
caso da operação com apenas um piloto é possível transportar mais um passageiro
no cockpit, na parte da frente da fuselagem, porém não é permitido que esse
passageiro sequer toque nos controles de voo... Na parte detrás da fuselagem há
um bagageiro interno com capacidade volumétrica razoável, mesmo configurado
na densidade máxima, de nove passageiros.
ALTA TECNOLOGIA
Logo acima, mais uma bela imagem do moderno helicóptero Eurocopter EC145, mas desta vez na configuração executiva, mais sofisticada e refinada, de média densidade, para transporte de passageiros. Logo abaixo, a versão para uso aeromédico do Eurocopter EC145, de propriedade do Governo de Minas Gerais, operado por uma unidade local do Corpo de Bombeiros.
O confortável Eurocopter EC-145 é um projeto de alta tecnologia da década de 1990, mas com fabricação em série iniciada em 2002, inicialmente pela Eurocopter Group e, posteriormente, a partir de 2014, pela Airbus Helicopters, renomeado para Airbus H145, incorporando algumas novas tecnologias ao longo do tempo. Ele é um moderno helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial, para coberturas jornalísticas e para transporte offshore. Na sua configuração executiva a cabine de passageiros pode ser equipada com um refrigerador compacto ou cooler para manter em baixas temperaturas bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes.
Desde o início do projeto, o Eurocopter EC145 foi
projetado para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas
rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas
jornalísticas, transporte aeromédico, turismo e operações policiais. Em linhas
gerais, a versão executiva tem capacidade para transportar passageiros em voos
noturnos por instrumentos, com assentos em couro, inclusive, a pedido do
comprador.
Os primeiros modelos da família Airbus H145 possuem
rotor principal de material composto com quatro pás, com cabeça do rotor
rígido, fixado a quase 3,5 metros de altura do solo, e um rotor de cauda
convencional de duas pás, fixado no cone de cauda, mas de modo que não haja
risco de atingir a cabeça de algum passageiro de média estatura mais distraído
ou descuidado, com as pontas das pás passando acima de 1,8 metro de altura. Nos
modelos posteriores, como o Airbus H145, por exemplo, o rotor de cauda é
diferente, todo carenado, tecnologia chamada pelo fabricante de Fenestron, com
várias pás, para reduzir o máximo possível o ruído externo e interno.
O sistema de cauda Fenestron é formado por uma espécie
de carenagem criada para proteger o rotor de cauda. Esse sistema é útil para
evitar, em voo, que o rotor de cauda seja afetado por aves, e para evitar, nos
pousos e decolagens, que seja afetado por galhos de plantas e cascalho, além de
reduzir ainda mais o risco de que o passageiro seja atingido pelas pás do rotor.
A velocidade de cruzeiro do Eurocopter EC145 é de
cerca de 240 km/h. O nível de ruído do helicóptero é um dos mais baixos da categoria
de helicópteros bimotores de médio porte para até nove passageiros. Na sua
configuração para transporte aeromédico é possível o transporte de até duas
macas com dois acidentados ou doentes, com dois pilotos e dois paramédicos de
plantão.
Entre os pontos positivos desse helicóptero destaca-se
o belo design e o fácil acesso dos dois pilotos e de todos os passageiros aos
seus respectivos assentos por quatro amplas portas laterais, duas de cada lado,
sendo duas delas corrediças para passageiros, uma de cada lado. Além disso as
estruturas dos assentos foram construídas dentro do conceito energy-absorbing, por meio de deformação
programada da estrutura de apoio para reduzir o risco de lesões nas colunas dos
passageiros em caso de acidente ou de um pouso mais duro por auto-rotação, o
que é pouquíssimo provável, quase impossível, já que se trata de um helicóptero
bimotor.
Em caso de falha simultânea dos dois motores em pleno
voo, o que é raríssimo, é possível proceder a operação de auto-rotação. Por
isso a necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela
operação da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não
“economize” no treinamento do seu empregado.
A marca europeia de motores Safran, conhecida anteriormente como Turbomeca, é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação
e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de
falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente
a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.
Desde o início de sua fabricação em série, em 2002, o
helicóptero Eurocopter EC145 apresenta um nível elevado de tecnologia na sua
estrutura e nos seus sistemas hidráulico, elétrico, mecânico e eletrônico. É uma
aeronave homologada para voos noturnos por instrumentos, inclusive para
operação IFR – Instrument Flight Rules em missões aeromédicas. O acionamento
dos dois motores pode ser feito em cerca de 60 segundos para cada motor,
totalizando cerca de dois minutos.
A partir da versão Eurocopter EC145 T2, com fabricação
em série iniciada em 2014, ambos os motores Safran Arriel 2E passaram a ser monitorados
e controlados por FADEC – Full Autority
Digital Engine Control, para evitar que os parâmetros de segurança de cada
um dos motores seja ultrapassado. Esse helicóptero está homologado para navegação
GPS – Global Positioning System e aproximações ILS - Instrument Landing System
em caso de neblina / nevoeiro ou chuva leve no aeroporto de destino.
A fuselagem do Eurocopter EC145 é dividida em três
ambientes, o cockpit, logo na frente, onde operam os dois pilotos; a cabine de
passageiros, logo atrás do cockpit; e o bagageiro interno, de capacidade
razoável, logo atrás da cabine de passageiros, que pode ser acessado externamente por duas
portas articuladas ventrais. A cabine de passageiros do Eurocopter EC145 é bem
ampla, ela possui 6.000 litros de volume interno, o suficiente para uma
configuração turística de até oito assentos em couro ou de tecido, ou uma
configuração executiva de até sete assentos em couro, duas configurações que
são solicitadas pelo comprador, ambas com piso único e totalmente plano, começando
pelo cockpit, na frente, até o bagageiro, atrás.
A FAMÍLIA AIRBUS H145
Logo acima, sofisticação, refinamento e bom espaço interno para até dois pilotos e sete passageiros, na versão executiva, em média densidade. Assim como seus principais concorrentes, ele deixa uma ótima impressão por onde passa. Logo abaixo, o bagageiro da aeronave pode ser acessado por dentro ou por fora, neste caso por duas amplas portas ventrais articuladas, com capacidade razoável, mesmo na configuração de alta densidade.
A família Airbus H145 foi criada na década de 1990 a partir da percepção dos executivos, investidores e projetistas da então Eurocopter Group sobre o mercado mundial de helicópteros bimotores multifuncionais de médio porte, para uso civil, com capacidade para transportar até nove passageiros. Na década de 1990, eles acreditavam que havia espaço suficiente no mercado mundial de aeronaves de asas rotativas para mais um modelo sofisticado de helicóptero para desempenhar uma variedade de missões, inclusive nas condições IFR – Instrument Flight Rules e em operações offshore.
Durante o desenvolvimento da aeronave, uma parceria
foi firmada entre a fabricante europeia de helicópteros Eurocopter Group e a
fabricante japonesa de peças, partes e componentes para aeronaves Kawasaki
Heavy Industries, com a primeira sendo responsável pela fabricação seriada do
rotor principal e do rotor de cauda, das caixas de câmbio intermediárias, da
cauda, dos sistemas de controle de voo, de parte da fuselagem e do trem de
pouso do tipo esqui, enquanto a segunda assumindo a responsabilidade pela fabricação seriada de parte da fuselagem, da transmissão principal e dos sistemas
elétrico e de combustível, além de se responsabilizar pela montagem e
comercialização das unidades do helicóptero para o mercado asiático.
A família europeia de helicópteros bimotores a turbina
Airbus H145 é composta por pelo menos sete modelos de helicópteros civis e
militares, sendo um modelo original de produção seriada, o Eurocopter EC145 C2,
com produção em larga escala iniciada na Alemanha a partir de 2002, nas
instalações da então multinacional europeia Eurocopter Group, uma das empresas
sucessoras das fabricantes aeroespaciais e aeronáutica Aerospatiale-Matra, da
França, e Daimler / DASA, da Alemanha.
O modelo original Eurocopter EC145 C2 possui
basicamente, em linhas gerais e de forma resumida, os seguintes elementos:
- Parte dianteira da fuselagem, onde está instalado o cockpit, criado originalmente para o helicóptero bimotor a turbina Eurocopter EC135, por sua vez com fabricação em série iniciada em 1996;
- Rotor principal do Eurocopter EC135, com quatro pás de material composto, com cubo de titânio;
- Parte intermediária e traseira da fuselagem, onde estão a cabine de passageiros e o bagageiro interno, criadas originalmente para o helicóptero bimotor a turbina Eurocopter BK 117 C1;
- Cauda e rotor de cauda criados originalmente para o Eurocopter BK 117 C1;
- Motorização turboshaft Turbomeca Arriel 1E2, da mesma família de motores usada para sustentar, por exemplo, o Eurocopter EC130, o Eurocopter AS365 Dauphin, o Agusta A109 Power e o Eurocopter EC155, dentre outros;
Como é possível perceber nos marcadores acima, o modelo
original Eurocopter EC145 C2 é híbrido, ou seja, ele foi criado a partir de
dois projetos diferentes de helicópteros bimotores a turbina, o Eurocopter BK
117 C1, conhecido anteriormente como Messerschmitt
BK 117 C1, cuja criação, desenvolvimento e fabricação em série são das
décadas de 1970 e 1980, um projeto conjunto entre a fabricante alemã
Messerschmitt-Bolkow-Blohm e a fabricante japonesa Kawasaki Heavy Industries.
No entanto, durante a década 1990, o projeto do Eurocopter EC145 incorporou
tantos elementos do Eurocopter EC135 que se tornou um modelo diferente de
helicóptero, mais moderno, mais prático e funcional, mais confortável, mais
sofisticado e mais seguro que o Messerschmitt BK 117 C1.
Por exemplo, em relação ao helicóptero bimotor a
turbina Eurocopter BK 117 C1 o modelo original Eurocopter EC145 possui 46
centímetros a mais de fuselagem, portanto com volume maior de cabine, 13
centímetros a mais de largura da fuselagem, maior alcance, maior carga útil,
menos vibração e menos ruído externo e interno. Além disso, a fuselagem não
possui estrutura com coluna central, o que possibilita um melhor aproveitamento
do espaço interno.
A configuração do cockpit é convencional, com o piloto
principal no assento à direita, mas os aviônicos são digitais, com telas de
cristal líquido.
EUROCOPTER EC145 C2
Conhecido também como Eurocopter BK 117 C2, é o modelo inicial de produção, o modelo original da família Airbus H145, a partir do qual todos os demais modelos da família foram criados e desenvolvidos, com fabricação em série iniciada em 2002, sustentado por dois motores turboshaft franceses Turbomeca Arriel 1E2, com 740 shp de potência contínua (cada motor), em cruzeiro, com 770 shp de potência máxima, por dois minutos, disponível na decolagem, e com 3.580 kg de peso máximo de decolagem.
Trata-se de uma aeronave certificada na Categoria A, com
sistemas redundantes, incluindo a lubrificação da transmissão, a refrigeração,
a hidráulica e a elétrica, com controles de voo convencionais por meio de cabos
de aço teleflex, mas com assistência hidráulica.
AIRBUS ACH145
EUROCOPTER EC145 STYLENCE
Conhecido atualmente como Airbus ACH145, é uma versão executiva baseada no Eurocopter EC145 C2, com rotor de cauda convencional, e no Eurocopter EC145 T2, com rotor de cauda Fenestron, uma versão com configuração executiva de assentos e acabamento da cabine de passageiros baseado no acabamento dos automóveis da marca Mercedes-Benz, amplamente reformulado e refinado, com novo revestimento interno, incluindo o revestimento dos assentos, em couro ou tecido, com novas padronagens, com fabricação seriada iniciada em 2008, disponível com nova iluminação em LED na cabine e refrigerador compacto ou coller.
A versão Airbus ACH145 possui rotor de cauda Fenestron e a versão Eurocopter EC145 Stylence possui rotor de cauda convencional.
AIRBUS H145 D2
EUROCOPTER EC145 T2
Conhecido também como Airbus BK 117 D2, é uma versão amplamente atualizada e modernizada da família Airbus H145, com fabricação seriada iniciada em 2014, sustentado por dois motores europeus Safran Arriel 2E, com 1.039 shp de potência máxima (cada motor), disponível na decolagem, com FADEC – Full Authority Digital Engine Control de dois canais, com rotor de cauda Fenestron, com 3.700 kg de peso máximo de decolagem, piloto automático de quatro eixos, navegação GPS – Global Positioning System melhorada e aviônicos compatíveis com óculos de visão noturna, neste caso para operações policiais.
Em 2015 a aeronave foi renomeada para Airbus H145 D2, embora o projeto seja
praticamente o mesmo.
AIRBUS H145E
EUROCOPTER EC145E
Conhecido também como Airbus H145e, é uma versão de configuração utilitária da família Airbus H145, com fabricação em série iniciada em 2014, com aviônicos digitais Garmin G500H e acabamento simplificado para uso predominantemente utilitário, inclusive para transporte aeromédico, combate a incêndios florestais, busca e resgate de acidentados e transporte de cargas aéreas.
A versão Airbus H145e possui rotor de cauda Fenestron e a versão Eurocopter EC145e possui rotor de cauda convencional.
AIRBUS H145 D3
Conhecido também como Airbus BK 117 D3, é uma versão atualizada e modernizada da família Airbus H145, com fabricação seriada iniciada em 2022, sustentado por dois motores europeus Safran Arriel 2E, com 1.039 shp de potência máxima (cada motor), disponível na decolagem, com FADEC – Full Authority Digital Engine Control de dois canais, com rotor de cauda Fenestron, aviônicos digitais Helionix atualizados, com telas sensíveis ao toque, com peso máximo de decolagem aumentado para 3.800 kg, piloto automático de quatro eixos, navegação GPS – Global Positioning System e aviônicos compatíveis com óculos de visão noturna, neste caso para operações policiais.
A principal diferença entre o Airbus H145 D3 e os
modelos anteriores da família Airbus H145 é a adoção do rotor principal de
cinco pás, que melhorou o nível de ruído externo e interno e aumentou a carga
útil em aproximadamente 100 kg.
AIRBUS H145M
EUROCOPTER EC645 T2
Versão militar, com fuselagem blindada, tanques de combustível autovedantes, sensores infravermelhos, sistemas de armas com disparos de 12,7 milímetros e 20 milímetros, míssil Spike ER2 e foguetes guiados e não guiados. Esse modelo é operado atualmente pelas forças armadas dos Estados Unidos, da Albânia, da Bolívia, do Equador, do Reino Unido, da França, da Alemanha, da Hungria, do Cazaquistão, de Luxemburgo e da Sérvia, dentre outras. Essa versão pode ser configurada para combate a incêndios florestais, busca e resgate de acidentados e transporte aeromédico, a pedido do operador.
Essa versão é um sucesso de vendas, ela foi escolhida
por dezenas de forças armadas dos cinco continentes, incluindo a Fuerza Aérea Boliviana
(Bolívia), a Fuerza Aérea Ecuatoriana (Equador), a Gendarmerie Nationale (Polícia
da França), a Luftwaffe ou Força Aérea da Alemanha (pronuncia-se Lúftváf), as Magyar
Honvédség (Forças de Defesa da Hungria), as Forças Armadas do Cazaquistão, o Letzebuerger
Arméi (Exército de Luxemburgo), o Exército da Tailândia e a Royal Air Force (Força
Aérea da Inglaterra), dentre outras.
AIRBUS
UH-72 LAKOTA
EUROCOPTER
UH-72 LAKOTA
Versão militar exclusiva criada para atender um pedido de 345 unidades para o Exército dos Estados Unidos, com todas as unidades encomendadas fabricadas em território americano, embora algumas unidades tenham sido vendidas também para outras forças armadas, com autorização do Governo Americano, com um total acumulado de 460 unidades fabricadas até o momento, incluindo as unidades exportadas.
Além do US Army ou Exército dos Estados Unidos, a aeronave é operada também pela US Navy ou Marinha dos Estados Unidos e pelas Forças Armadas da Tailândia.
MERCADO
Logo acima, o cockpit do Eurocopter EC145, homologado para voos por instrumentos, mesmo em dias de chuva leve e nevoeiro ou neblina. Logo abaixo, o cockpit atualizado do Airbus H145, com o conjunto de aviônicos EFIS Helionix, com telas sensíveis ao toque. Trata-se de uma das famílias de helicópteros multifuncionais mais vendidas do mundo.
Mais de 1.500 unidades de helicópteros da família Airbus H145 foram fabricadas desde a década de 2000, com mais de 6.000.000 de horas de voo acumuladas até o momento, incluindo as versões militares e civis fabricadas na Alemanha e Estados Unidos, para exportação para diversos países, e as versões licenciadas fabricadas em outros países. É um dos modelos de helicópteros bimotores mais vendidos no mundo, com índice baixíssimo de acidentes graves com vítimas fatais.
A maioria dos operadores pessoas físicas e pessoas
jurídicas dos helicópteros da família Airbus H145 está concentrada na Europa,
na América do Norte, na Ásia e na América do Sul. Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro,
elaborado pela ANAC – Agência Nacional
de Aviação Civil, havia, em 2021, um total de 27 unidades de helicópteros
da família Airbus H145 registradas no Brasil, tanto de uso público quanto de uso privado.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro
voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até nove
passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma
aeronave de asa fixa turboélice bimotor também com capacidade semelhante de
transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e
versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas
ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e
outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
A Helibras é a empresa que presta serviços de
importação, comercialização e assistência técnica no Brasil dos helicópteros
fabricados pela Airbus Helicopters.
Aqui no Brasil, além do uso por operadores privados, o
Eurocopter EC145 é utilizado também pela Polícia
Militar do Rio de Janeiro, pelo Governo
do Espírito Santo / NOTAER (aeromédico, busca e salvamento), pelo Governo do Estado da Bahia / GRAER (policiamento,
aeromédico, busca e salvamento), pelo Governo
do Estado do Maranhão / GTA (policiamento, aeromédico, combate a incêndios
florestais, busca e salvamento), pelo Governo
do Estado do Ceará / CIOPAER (policiamento, aeromédico, combate a incêndios
florestais, busca e salvamento) e pelo Corpo
de Bombeiros de Minas Gerais / BOA (aeromédico, busca e salvamento).
A maioria dessas unidades de Eurocopter EC145 citadas
no parágrafo acima, utilizada por governos estaduais brasileiros, está equipada
com as seguintes tecnologias:
- UTI aérea;
- Guincho de salvamento (lateral);
- Gancho de carga (inferior);
- Assentos de tropa;
- Rádio policial tático;
- Imageador térmico;
- Gravador de imagens;
- Console tático de missão;
- Transmissão de imagens em tempo real;
- WACS – Comunicação de voz e de dados com a base operacional;
- Alto falantes;
- Óculos de visão noturna;
- Farol de busca;
- Corta-cabos (superior e inferior);
- Rapel e fast-rope;
- Piloto automático;
- Navegação GPS;
Além dos operadores governamentais brasileiros, os
helicópteros da família Airbus H145 são utilizados pela Royal Canadian Police
(Polícia do Canadá), pela Shock Trauma Air Rescue (ONG de serviços aeromédicos
do Canadá), pela Sécurité Civile (Defesa Civil da França), Landespolizei
(Polícia da Alemanha), pela DRF Luftrettung (ONG de serviços aeromédicos da
Alemanha), pela Polícia de Israel, pela Polícia do Marrocos (Gendarmerie), pelos
Serviços Médicos da Holanda (ANWB), pela Norsk Luftambulanse (ONG de serviços
aeromédicos da Noruega), pela Policia Nacional del Perú (Polícia do Peru), pelo
Ministério do Interior da Arábia Saudita (polícia), pelo Rega ou Serviço de
Resgate da Suíça (aeromédico), pelo Serviço de Emergência da Ucrânia
(aeromédico, busca e resgate), pelo Ministério do Interior da Ucrânia (polícia
e corregedoria), pelo East Anglian Air Ambulance (ONG de serviços aeromédicos
do Reino Unido), pela Metropolitan Police Service (Polícia de Londres), pela Scottish
Ambulance Service (serviço aeromédico público da Escócia, no Reino Unido) e
pela Police Service of Northern Ireland (Polícia da Irlanda do Norte, no Reino
Unido), dentre outros.
Nos Estados Unidos, os helicópteros dessa família são
operados pelo AirMed Utah, do Hospital da Universidade de Utah; pelo University
of Cincinaty Air Care, serviço aeromédico do Hospital Universitário de
Cincinaty; pelo Stanford Life Flight, serviço aeromédico do Hospital Universitário
de Stanford; pela Suffolk County Police ou Polícia de Suffolk, no estado de
Nova York; pela Texas Department of Public Safety ou Polícia do Texas; pela Las
Vegas Metropolitan Police Department ou Polícia de Las Vegas; pelo Boston
MedFlight, uma ONG de serviços aeromédicos de Boston; pelo serviço aeromédico
do Hospital Universitário Thomas Jefferson; e pela Riverside County Sheriff’s Department
ou Polícia de Riverside; dentre outros.
A Airbus Helicopters, a Eurocopter Group e suas
antecessoras Aerospatiale / Messerschmith e DASA / Daimler já fabricaram mais
de 12.000 helicópteros desde a década de 1950, de diversas famílias. Atualmente,
a maioria deles ainda está em condições de voo, operada por mais de 3.000
pessoas físicas e pessoas jurídicas, em mais de 150 países.
Para quem não costuma fazer uso muito frequente de
helicóptero, apenas duas ou três vezes por mês, mais ou menos, é mais vantajoso
alugar (fretar) um helicóptero ou fazer parte de grupos de compartilhamento de
aeronaves, por uma razão econômica. Várias empresas idôneas no Brasil prestam
esses tipos de serviços, dentre elas a Líder
Aviação, a TAM Aviação Executiva,
a Amaro Aviation e a Avantto, por exemplo. Algumas delas
também prestam serviços de gerenciamento de aeronaves, assessoria aeronáutica,
importação e exportação, manutenção, treinamento de tripulação, limpeza e
hangaragem.
Para quem precisa viajar com frequência, pelo menos
uma ou duas vezes por semana, talvez seja melhor comprar um helicóptero. Mesmo
assim, é aconselhável fazer os cálculos antes de tomar a decisão de comprar um,
com o auxílio técnico de uma empresa de assessoria aeronáutica.
Aqui no Brasil, o jogador de futebol Neymar Júnior,
por exemplo, é proprietário de um Airbus H145, utilizado para transporte
pessoal.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
EUROCOPTER
EC145 C2
- Capacidade: 8 ou 9 passageiros (configuração turística);
- Capacidade: 7 ou 8 passageiros (configuração executiva);
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
- Comprimento total: Aprox. 13 metros (com rotor);
- Largura da fuselagem: Aprox. 3,1 metros;
- Altura total: Aprox. 4 metros;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 240 km / h;
- Motorização (potência): 2 X Turbomeca Arriel 1E2 (770 shp / cada);
- Rotor principal: Quadripá / material composto;
- Aviônicos: EFIS Thales Meghas;
- Certificação: Categoria A, IFR noturno, ILS;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.580 kg;
- Alcance: Aprox. 580 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 5.400 metros;
- Voo pairado: Aprox. 3.400 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 3,8 milhões (usado / bom estado de conservação);
TRÊS VISTAS
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/
- Controller Aircraft (em inglês): https://www.controller.com/
- FlightMarket (classificados): https://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Aeronaves à Venda: https://www.aeronavesavenda.com/
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Piloto Policial: https://www.pilotopolicial.com.br/seguranca-publica-do-ceara-recebe-reforco-do-primeiro-ec145/
- Aero Magazine / UOL: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Piloto
Policial: https://www.pilotopolicial.com.br/conheca-o-novo-ec145-c2-da-pm-do-rio-de-janeiro-entregue-durante-a-laad/
- Resgate Aeromédico: https://www.resgateaeromedico.com.br/notaer-e-samu-transportam-dois-pacientes-simultaneamente-para-hospital-de-vitoria-es/
- Site
Airway / UOL: https://www.airway.com.br/
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/testes/conheca-o-helicoptero-de-r-48-milhoes-que-pode-ter-interior-mercedes/
- Helicopter
Specs (em inglês): https://www.helicopterspecs.com/2020/05/eurocopter-ec145.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC145
- Piloto Policial: https://www.pilotopolicial.com.br/laad-2013-o-ec145-do-graer-da-policia-militar-da-bahia/
- Revista Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/
- Piloto Policial: https://www.pilotopolicial.com.br/entrega-do-ec-145-para-o-gtama/
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- Airbus
Helicopters (em ingles): https://www.airbus.com/en/products-services/helicopters/civil-helicopters/h145
- Piloto
Policial: https://www.pilotopolicial.com.br/o-novo-ec-145-da-secretaria-de-saude-e-do-corpo-de-bombeiros-de-minas/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/type/EC45
- Auto Esporte / Globo.com: https://autoesporte.globo.com/carros/noticia/2018/12/como-e-voar-em-um-helicoptero-que-pode-ter-interior-da-mercedes-benz.ghtml
- Airbus Helicopters (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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