EUROCOPTER EC145

AIRBUS H145 (CIVIL)
EUROCOPTER EC145 (CIVIL)
KAWASAKI BK 117 C2 (MERCADO ASIÁTICO)
EUROCOPTER EC145 STYLENCE (EXECUTIVO)
EUROCOPTER UH-72 LAKOTA (EXÉRCITO DOS EUA)
EUROCOPTER EC145E (VERSÃO UTILITÁRIA)
FAMÍLIA AIRBUS H145
AIRBUS ACH145 (EXECUTIVO)
EUROCOPTER UH-72 (MILITAR)
AIRBUS H145M (MILITAR)


INTRODUÇÃO

Logo acima, o Airbus H145, uma bela e moderna máquina europeia, sofisticada e segura para voos visuais e/ou noturnos sobre grandes metrópoles e em viagens intermunicipais, inclusive para transporte executivo, operações policiais e transporte aeromédico. Logo abaixo, o Eurocopter EC145, um dos modelos de helicópteros bimotores para uso múltiplo mais vendidos no mundo.

O Airbus H145, conhecido anteriormente como Eurocopter EC145, é um sofisticado e moderno helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado e desenvolvido na França e no Japão, durante a década de 1990, pela então Eurocopter Group e pela Kawasaky Heavy Industries, e fabricado na Alemanha, a partir da década de 2000, pela Eurocopter, atualmente Airbus Helicopters. Essa elegante máquina europeia de alta tecnologia tem capacidade para transportar confortavelmente um piloto e até nove passageiros ou dois pilotos e até oito passageiros em missões típicas, sobrevoando grandes metrópoles ou para viagens intermunicipais.


O Eurocopter EC145 C2, o modelo original da família Airbus H145, com rotor de cauda convencional, é sustentado por duas modernas e seguras turbinas Turbomeca Arriel 1E2, e o modelo Airbus H145, o mais recente da família, com rotor de cauda Fenestron, é sustentado por duas também modernas e seguras turbinas Safran Arriel 2E, mais potentes. Ambos os modelos têm capacidade para transportar um ou dois pilotos e oito ou nove passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.


Nas décadas de 2000 e 2010, os seus principais concorrentes no mercado mundial de helicópteros bimotores médios e leves, dependendo de cada caso, foram o canadense Bell 427, confortável e espaçoso; o americano Bell 430, confortável e sofisticado; o italiano Leonardo AW109 Power / Agusta A109 Power, sofisticado, espaçoso e confortável; o americano MD Helicopters MD Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer, sem rotor de cauda e construído em material composto; e o novíssimo canadense Bell 429, moderno, confortável, espaçoso e sofisticado.


A AIRBUS HELICOPTERS

Logo acima, o logotipo oficial da Eurocopter, usado até 2015, uma subsidiária da então holding europeia EADS. Logo abaixo, o novo logotipo da fabricante de helicópteros, a Airbus Helicopters, uma das maiores fabricantes de helicópteros a turbina do mundo. A empresa é uma subsidiária da Airbus Group.

Atualmente, a Airbus Helicopters é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de helicópteros do mundo. A Airbus Helicopters é propriedade da corporação europeia Airbus Group, sediada na Holanda, que controla também uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo, a Airbus SAS. A Airbus Group é a holding que controla a Airbus Defense and Space, que fabrica o lançador de satélites Ariane, um dos maiores e mais potentes do mundo.


A Airbus Group é uma gigantesca corporação europeia que controla também a Astrium, uma fabricante de satélites. A Airbus Military é outra subsidiária da Airbus Defense e Space, que fabrica vários produtos para uso militar, entre eles o Airbus A400M, um quadrimotor turboélice de grande porte para transporte logístico militar de soldados, cargas militares e reabastecimento em voo. A Airbus Group possui uma importante participação societária na ATR - Avions de Transport Régional, a fabricante do turboélice bimotor regional ATR-72, usado intensivamente no Brasil pela Azul Linhas Aéreas e pela Voepass / Passaredo.


O Airbus C295 / CASA C295, um bimotor turboélice para uso militar de logística, usado pela FAB – Força Aérea Brasileira, é mais um exemplo de produto fabricado em larga escala pela Airbus Military. A Airbus Group possui uma participação societária na Dassault Aviation, que fabrica na França os jatos executivos Dassult Falcon e o sofisticadíssimo caça militar Dassault Rafale.


No ano 2000, a Aerospatiale-Matra da França, a Daimler / DASA da Alemanha e a CASA da Espanha formaram o consórcio europeu EADS, conhecido atualmente como Airbus Group. A Airbus Helicopters fabrica também o Airbus H130, conhecido anteriormente como Eurocopter EC130, helicóptero monomotor para até cinco passageiros, fabricava até alguns anos atrás o Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120, helicóptero monomotor para até quatro passageiros, ambos produzidos na Europa, todo eles com rotor de cauda Fenestron, e fabrica no Brasil o Airbus H125, conhecido anteriormente como Helibras AS-350 Esquilo, por meio de sua subsidiária Helibras, entre outros modelos.


Em razão das recentes sanções econômicas e políticas internacionais impostas pela Comunidade Europeia e Estados Unidos, a Airbus Group está deixando de vender produtos e prestar serviços na Rússia.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, praticidade e conforto bem razoável para até um piloto e nove passageiros, na versão turística, em alta densidade. Logo abaixo, o moderno painel de instrumentos do Eurocopter EC145, com o VEMD, um conjunto de aviônicos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto por telas de cristal líquido que fornecem aos pilotos uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.

O Airbus H145, conhecido anteriormente como Eurocopter EC145, é um moderno helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para transporte aeromédico, para coberturas jornalísticas e para transporte offshore, com construção mista em alumínio e ligas metálicas combinados com partes em materiais compostos, com trem de pouso fixo do tipo esqui, projetado e desenvolvido na década de 1990 pela então fabricante francesa de helicópteros Eurocopter Group e pela fabricante japonesa Kawasaki Heavy Industries e fabricado em larga escala a partir da década de 2000 pela então Eurocopter, atualmente Airbus Helicopters, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.


Um modelo de aeronave praticamente idêntico ao Eurocopter EC145 foi fabricado no Japão, pela Kawasaki Heavy Industries, a partir da década de 2000, mas neste caso com o nome Kawasaki BK 117 C2, principalmente para atender o mercado asiático. Além disso, o Eurocopter EC145 também foi montado no Cazaquistão, sob licença, pela Kazakhstan Engineering, com peças, partes e componentes fornecidos pela Eurocopter Group e pela Kawasaki, principalmente para atender o mercado interno e os mercados vizinhos.


Uma versão militar de uso exclusivo do Exército dos Estados Unidos, chamada Eurocopter UH-72 Lakota, foi fabricada nos Estados Unidos pela American Eurocopter, uma subsidiária da Eurocopter Group.


Essa moderna família de helicópteros Airbus H145 possui alguns modelos, incluindo versões militares. A partir das décadas de 2000 e 2010, dois modelos civis, inicialmente com rotor principal de quatro pás, o Eurocopter EC145 C2 e o Eurocopter EC145 T2, respectivamente, foram fabricados, sustentados por duas turbinas europeias Turbomeca Arriel 1E2 e Safran Arriel 2E, respectivamente, a primeira com até 770 shp, cada, disponíveis na decolagem ou em situação monomotor, e a segunda com 1.039 shp, cada, também disponíveis na decolagem. Atualmente, uma nova versão civil para uso multifuncional está disponível, a Airbus H145 D3, com rotor principal de cinco pás.


Esses três modelos são semelhantes na mecânica e nos sistemas hidráulico, eletrônico e elétrico, mas o Eurocopter EC145 C2, o modelo original da família, possui rotor de cauda convencional enquanto os modelos seguintes possuem rotor de cauda carenado, do tipo Fenestron. Os três modelos de helicópteros possuem capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e até oito ou nove passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, de dia e/ou de noite, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.


Ainda na década de 2000, ele recebeu a certificação Categoria A, com a homologação para voos IFR - Instrument Flight Rules, as regras de voos por instrumentos, inclusive com a possibilidade de navegação GPS – Global Positioning System e de aproximações ILS - Instrument Landing System, o que significa que se trata de um helicóptero sofisticado, capaz de voar em condições de neblina / nevoeiro e chuva leve, inclusive no transporte aeromédico.


A aeronave possui uma fuselagem com quatro portas laterais para acesso facilitado dos passageiros e dos pilotos, sendo duas portas articuladas convencionais na frente e duas portas corrediças atrás. No caso da operação com apenas um piloto é possível transportar mais um passageiro no cockpit, na parte da frente da fuselagem, porém não é permitido que esse passageiro sequer toque nos controles de voo... Na parte detrás da fuselagem há um bagageiro interno com capacidade volumétrica razoável, mesmo configurado na densidade máxima, de nove passageiros.


ALTA TECNOLOGIA

Logo acima, mais uma bela imagem do moderno helicóptero Eurocopter EC145, mas desta vez na configuração executiva, mais sofisticada e refinada, de média densidade, para transporte de passageiros. Logo abaixo, a versão para uso aeromédico do Eurocopter EC145, de propriedade do Governo de Minas Gerais, operado por uma unidade local do Corpo de Bombeiros.

O confortável Eurocopter EC-145 é um projeto de alta tecnologia da década de 1990, mas com fabricação em série iniciada em 2002, inicialmente pela Eurocopter Group e, posteriormente, a partir de 2014, pela Airbus Helicopters, renomeado para Airbus H145, incorporando algumas novas tecnologias ao longo do tempo. Ele é um moderno helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial, para coberturas jornalísticas e para transporte offshore. Na sua configuração executiva a cabine de passageiros pode ser equipada com um refrigerador compacto ou cooler para manter em baixas temperaturas bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes.


Desde o início do projeto, o Eurocopter EC145 foi projetado para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, transporte aeromédico, turismo e operações policiais. Em linhas gerais, a versão executiva tem capacidade para transportar passageiros em voos noturnos por instrumentos, com assentos em couro, inclusive, a pedido do comprador.


Os primeiros modelos da família Airbus H145 possuem rotor principal de material composto com quatro pás, com cabeça do rotor rígido, fixado a quase 3,5 metros de altura do solo, e um rotor de cauda convencional de duas pás, fixado no cone de cauda, mas de modo que não haja risco de atingir a cabeça de algum passageiro de média estatura mais distraído ou descuidado, com as pontas das pás passando acima de 1,8 metro de altura. Nos modelos posteriores, como o Airbus H145, por exemplo, o rotor de cauda é diferente, todo carenado, tecnologia chamada pelo fabricante de Fenestron, com várias pás, para reduzir o máximo possível o ruído externo e interno.


O sistema de cauda Fenestron é formado por uma espécie de carenagem criada para proteger o rotor de cauda. Esse sistema é útil para evitar, em voo, que o rotor de cauda seja afetado por aves, e para evitar, nos pousos e decolagens, que seja afetado por galhos de plantas e cascalho, além de reduzir ainda mais o risco de que o passageiro seja atingido pelas pás do rotor.


A velocidade de cruzeiro do Eurocopter EC145 é de cerca de 240 km/h. O nível de ruído do helicóptero é um dos mais baixos da categoria de helicópteros bimotores de médio porte para até nove passageiros. Na sua configuração para transporte aeromédico é possível o transporte de até duas macas com dois acidentados ou doentes, com dois pilotos e dois paramédicos de plantão.


Entre os pontos positivos desse helicóptero destaca-se o belo design e o fácil acesso dos dois pilotos e de todos os passageiros aos seus respectivos assentos por quatro amplas portas laterais, duas de cada lado, sendo duas delas corrediças para passageiros, uma de cada lado. Além disso as estruturas dos assentos foram construídas dentro do conceito energy-absorbing, por meio de deformação programada da estrutura de apoio para reduzir o risco de lesões nas colunas dos passageiros em caso de acidente ou de um pouso mais duro por auto-rotação, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, já que se trata de um helicóptero bimotor.


Em caso de falha simultânea dos dois motores em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a operação de auto-rotação. Por isso a necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela operação da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado.


A marca europeia de motores Safran, conhecida anteriormente como Turbomeca, é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.


Desde o início de sua fabricação em série, em 2002, o helicóptero Eurocopter EC145 apresenta um nível elevado de tecnologia na sua estrutura e nos seus sistemas hidráulico, elétrico, mecânico e eletrônico. É uma aeronave homologada para voos noturnos por instrumentos, inclusive para operação IFR – Instrument Flight Rules em missões aeromédicas. O acionamento dos dois motores pode ser feito em cerca de 60 segundos para cada motor, totalizando cerca de dois minutos.


A partir da versão Eurocopter EC145 T2, com fabricação em série iniciada em 2014, ambos os motores Safran Arriel 2E passaram a ser monitorados e controlados por FADEC – Full Autority Digital Engine Control, para evitar que os parâmetros de segurança de cada um dos motores seja ultrapassado. Esse helicóptero está homologado para navegação GPS – Global Positioning System e aproximações ILS - Instrument Landing System em caso de neblina / nevoeiro ou chuva leve no aeroporto de destino.


A fuselagem do Eurocopter EC145 é dividida em três ambientes, o cockpit, logo na frente, onde operam os dois pilotos; a cabine de passageiros, logo atrás do cockpit; e o bagageiro interno, de capacidade razoável, logo atrás da cabine de passageiros, que pode ser acessado externamente por duas portas articuladas ventrais. A cabine de passageiros do Eurocopter EC145 é bem ampla, ela possui 6.000 litros de volume interno, o suficiente para uma configuração turística de até oito assentos em couro ou de tecido, ou uma configuração executiva de até sete assentos em couro, duas configurações que são solicitadas pelo comprador, ambas com piso único e totalmente plano, começando pelo cockpit, na frente, até o bagageiro, atrás.


A FAMÍLIA AIRBUS H145

Logo acima, sofisticação, refinamento e bom espaço interno para até dois pilotos e sete passageiros, na versão executiva, em média densidade. Assim como seus principais concorrentes, ele deixa uma ótima impressão por onde passa. Logo abaixo, o bagageiro da aeronave pode ser acessado por dentro ou por fora, neste caso por duas amplas portas ventrais articuladas, com capacidade razoável, mesmo na configuração de alta densidade.

A família Airbus H145 foi criada na década de 1990 a partir da percepção dos executivos, investidores e projetistas da então Eurocopter Group sobre o mercado mundial de helicópteros bimotores multifuncionais de médio porte, para uso civil, com capacidade para transportar até nove passageiros. Na década de 1990, eles acreditavam que havia espaço suficiente no mercado mundial de aeronaves de asas rotativas para mais um modelo sofisticado de helicóptero para desempenhar uma variedade de missões, inclusive nas condições IFR – Instrument Flight Rules e em operações offshore.


Durante o desenvolvimento da aeronave, uma parceria foi firmada entre a fabricante europeia de helicópteros Eurocopter Group e a fabricante japonesa de peças, partes e componentes para aeronaves Kawasaki Heavy Industries, com a primeira sendo responsável pela fabricação seriada do rotor principal e do rotor de cauda, das caixas de câmbio intermediárias, da cauda, dos sistemas de controle de voo, de parte da fuselagem e do trem de pouso do tipo esqui, enquanto a segunda assumindo a responsabilidade pela fabricação seriada de parte da fuselagem, da transmissão principal e dos sistemas elétrico e de combustível, além de se responsabilizar pela montagem e comercialização das unidades do helicóptero para o mercado asiático.


A família europeia de helicópteros bimotores a turbina Airbus H145 é composta por pelo menos sete modelos de helicópteros civis e militares, sendo um modelo original de produção seriada, o Eurocopter EC145 C2, com produção em larga escala iniciada na Alemanha a partir de 2002, nas instalações da então multinacional europeia Eurocopter Group, uma das empresas sucessoras das fabricantes aeroespaciais e aeronáutica Aerospatiale-Matra, da França, e Daimler / DASA, da Alemanha.


O modelo original Eurocopter EC145 C2 possui basicamente, em linhas gerais e de forma resumida, os seguintes elementos:

  • Parte dianteira da fuselagem, onde está instalado o cockpit, criado originalmente para o helicóptero bimotor a turbina Eurocopter EC135, por sua vez com fabricação em série iniciada em 1996;
  • Rotor principal do Eurocopter EC135, com quatro pás de material composto, com cubo de titânio;
  • Parte intermediária e traseira da fuselagem, onde estão a cabine de passageiros e o bagageiro interno, criadas originalmente para o helicóptero bimotor a turbina Eurocopter BK 117 C1;
  • Cauda e rotor de cauda criados originalmente para o Eurocopter BK 117 C1;
  • Motorização turboshaft Turbomeca Arriel 1E2, da mesma família de motores usada para sustentar, por exemplo, o Eurocopter EC130, o Eurocopter AS365 Dauphin, o Agusta A109 Power e o Eurocopter EC155, dentre outros;


Como é possível perceber nos marcadores acima, o modelo original Eurocopter EC145 C2 é híbrido, ou seja, ele foi criado a partir de dois projetos diferentes de helicópteros bimotores a turbina, o Eurocopter BK 117 C1, conhecido anteriormente como Messerschmitt BK 117 C1, cuja criação, desenvolvimento e fabricação em série são das décadas de 1970 e 1980, um projeto conjunto entre a fabricante alemã Messerschmitt-Bolkow-Blohm e a fabricante japonesa Kawasaki Heavy Industries. No entanto, durante a década 1990, o projeto do Eurocopter EC145 incorporou tantos elementos do Eurocopter EC135 que se tornou um modelo diferente de helicóptero, mais moderno, mais prático e funcional, mais confortável, mais sofisticado e mais seguro que o Messerschmitt BK 117 C1.


Por exemplo, em relação ao helicóptero bimotor a turbina Eurocopter BK 117 C1 o modelo original Eurocopter EC145 possui 46 centímetros a mais de fuselagem, portanto com volume maior de cabine, 13 centímetros a mais de largura da fuselagem, maior alcance, maior carga útil, menos vibração e menos ruído externo e interno. Além disso, a fuselagem não possui estrutura com coluna central, o que possibilita um melhor aproveitamento do espaço interno.


A configuração do cockpit é convencional, com o piloto principal no assento à direita, mas os aviônicos são digitais, com telas de cristal líquido.


EUROCOPTER EC145 C2

Conhecido também como Eurocopter BK 117 C2, é o modelo inicial de produção, o modelo original da família Airbus H145, a partir do qual todos os demais modelos da família foram criados e desenvolvidos, com fabricação em série iniciada em 2002, sustentado por dois motores turboshaft franceses Turbomeca Arriel 1E2, com 740 shp de potência contínua (cada motor), em cruzeiro, com 770 shp de potência máxima, por dois minutos, disponível na decolagem, e com 3.580 kg de peso máximo de decolagem.


Trata-se de uma aeronave certificada na Categoria A, com sistemas redundantes, incluindo a lubrificação da transmissão, a refrigeração, a hidráulica e a elétrica, com controles de voo convencionais por meio de cabos de aço teleflex, mas com assistência hidráulica.


AIRBUS ACH145

EUROCOPTER EC145 STYLENCE

Conhecido atualmente como Airbus ACH145, é uma versão executiva baseada no Eurocopter EC145 C2, com rotor de cauda convencional, e no Eurocopter EC145 T2, com rotor de cauda Fenestron, uma versão com configuração executiva de assentos e acabamento da cabine de passageiros baseado no acabamento dos automóveis da marca Mercedes-Benz, amplamente reformulado e refinado, com novo revestimento interno, incluindo o revestimento dos assentos, em couro ou tecido, com novas padronagens, com fabricação seriada iniciada em 2008, disponível com nova iluminação em LED na cabine e refrigerador compacto ou coller.


A versão Airbus ACH145 possui rotor de cauda Fenestron e a versão Eurocopter EC145 Stylence possui rotor de cauda convencional.


AIRBUS H145 D2 

EUROCOPTER EC145 T2

Conhecido também como Airbus BK 117 D2, é uma versão amplamente atualizada e modernizada da família Airbus H145, com fabricação seriada iniciada em 2014, sustentado por dois motores europeus Safran Arriel 2E, com 1.039 shp de potência máxima (cada motor), disponível na decolagem, com FADEC – Full Authority Digital Engine Control de dois canais, com rotor de cauda Fenestron, com 3.700 kg de peso máximo de decolagem, piloto automático de quatro eixos, navegação GPS – Global Positioning System melhorada e aviônicos compatíveis com óculos de visão noturna, neste caso para operações policiais.


Em 2015 a aeronave foi renomeada para Airbus H145 D2, embora o projeto seja praticamente o mesmo.


AIRBUS H145E

EUROCOPTER EC145E

Conhecido também como Airbus H145e, é uma versão de configuração utilitária da família Airbus H145, com fabricação em série iniciada em 2014, com aviônicos digitais Garmin G500H e acabamento simplificado para uso predominantemente utilitário, inclusive para transporte aeromédico, combate a incêndios florestais, busca e resgate de acidentados e transporte de cargas aéreas.


A versão Airbus H145e possui rotor de cauda Fenestron e a versão Eurocopter EC145e possui rotor de cauda convencional.


AIRBUS H145 D3

Conhecido também como Airbus BK 117 D3, é uma versão atualizada e modernizada da família Airbus H145, com fabricação seriada iniciada em 2022, sustentado por dois motores europeus Safran Arriel 2E, com 1.039 shp de potência máxima (cada motor), disponível na decolagem, com FADEC – Full Authority Digital Engine Control de dois canais, com rotor de cauda Fenestron, aviônicos digitais Helionix atualizados, com telas sensíveis ao toque, com peso máximo de decolagem aumentado para 3.800 kg, piloto automático de quatro eixos, navegação GPS – Global Positioning System e aviônicos compatíveis com óculos de visão noturna, neste caso para operações policiais.


A principal diferença entre o Airbus H145 D3 e os modelos anteriores da família Airbus H145 é a adoção do rotor principal de cinco pás, que melhorou o nível de ruído externo e interno e aumentou a carga útil em aproximadamente 100 kg.


AIRBUS H145M

EUROCOPTER EC645 T2

Versão militar, com fuselagem blindada, tanques de combustível autovedantes, sensores infravermelhos, sistemas de armas com disparos de 12,7 milímetros e 20 milímetros, míssil Spike ER2 e foguetes guiados e não guiados. Esse modelo é operado atualmente pelas forças armadas dos Estados Unidos, da Albânia, da Bolívia, do Equador, do Reino Unido, da França, da Alemanha, da Hungria, do Cazaquistão, de Luxemburgo e da Sérvia, dentre outras. Essa versão pode ser configurada para combate a incêndios florestais, busca e resgate de acidentados e transporte aeromédico, a pedido do operador.


Essa versão é um sucesso de vendas, ela foi escolhida por dezenas de forças armadas dos cinco continentes, incluindo a Fuerza Aérea Boliviana (Bolívia), a Fuerza Aérea Ecuatoriana (Equador), a Gendarmerie Nationale (Polícia da França), a Luftwaffe ou Força Aérea da Alemanha (pronuncia-se Lúftváf), as Magyar Honvédség (Forças de Defesa da Hungria), as Forças Armadas do Cazaquistão, o Letzebuerger Arméi (Exército de Luxemburgo), o Exército da Tailândia e a Royal Air Force (Força Aérea da Inglaterra), dentre outras.


AIRBUS UH-72 LAKOTA

EUROCOPTER UH-72 LAKOTA

Versão militar exclusiva criada para atender um pedido de 345 unidades para o Exército dos Estados Unidos, com todas as unidades encomendadas fabricadas em território americano, embora algumas unidades tenham sido vendidas também para outras forças armadas, com autorização do Governo Americano, com um total acumulado de 460 unidades fabricadas até o momento, incluindo as unidades exportadas.


Além do US Army ou Exército dos Estados Unidos, a aeronave é operada também pela US Navy ou Marinha dos Estados Unidos e pelas Forças Armadas da Tailândia.


MERCADO

Logo acima, o cockpit do Eurocopter EC145, homologado para voos por instrumentos, mesmo em dias de chuva leve e nevoeiro ou neblina. Logo abaixo, o cockpit atualizado do Airbus H145, com o conjunto de aviônicos EFIS Helionix, com telas sensíveis ao toque. Trata-se de uma das famílias de helicópteros multifuncionais mais vendidas do mundo.

Mais de 1.500 unidades de helicópteros da família Airbus H145 foram fabricadas desde a década de 2000, com mais de 6.000.000 de horas de voo acumuladas até o momento, incluindo as versões militares e civis fabricadas na Alemanha e Estados Unidos, para exportação para diversos países, e as versões licenciadas fabricadas em outros países. É um dos modelos de helicópteros bimotores mais vendidos no mundo, com índice baixíssimo de acidentes graves com vítimas fatais.


A maioria dos operadores pessoas físicas e pessoas jurídicas dos helicópteros da família Airbus H145 está concentrada na Europa, na América do Norte, na Ásia e na América do Sul. Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro, elaborado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, havia, em 2021, um total de 27 unidades de helicópteros da família Airbus H145 registradas no Brasil, tanto de uso público quanto de uso privado.


De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até nove passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice bimotor também com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.


Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.


A Helibras é a empresa que presta serviços de importação, comercialização e assistência técnica no Brasil dos helicópteros fabricados pela Airbus Helicopters.


Aqui no Brasil, além do uso por operadores privados, o Eurocopter EC145 é utilizado também pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, pelo Governo do Espírito Santo / NOTAER (aeromédico, busca e salvamento), pelo Governo do Estado da Bahia / GRAER (policiamento, aeromédico, busca e salvamento), pelo Governo do Estado do Maranhão / GTA (policiamento, aeromédico, combate a incêndios florestais, busca e salvamento), pelo Governo do Estado do Ceará / CIOPAER (policiamento, aeromédico, combate a incêndios florestais, busca e salvamento) e pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais / BOA (aeromédico, busca e salvamento).


A maioria dessas unidades de Eurocopter EC145 citadas no parágrafo acima, utilizada por governos estaduais brasileiros, está equipada com as seguintes tecnologias:

  • UTI aérea;
  • Guincho de salvamento (lateral);
  • Gancho de carga (inferior);
  • Assentos de tropa;
  • Rádio policial tático;
  • Imageador térmico;
  • Gravador de imagens;
  • Console tático de missão;
  • Transmissão de imagens em tempo real;
  • WACS – Comunicação de voz e de dados com a base operacional;
  • Alto falantes;
  • Óculos de visão noturna;
  • Farol de busca;
  • Corta-cabos (superior e inferior);
  • Rapel e fast-rope;
  • Piloto automático;
  • Navegação GPS;


Além dos operadores governamentais brasileiros, os helicópteros da família Airbus H145 são utilizados pela Royal Canadian Police (Polícia do Canadá), pela Shock Trauma Air Rescue (ONG de serviços aeromédicos do Canadá), pela Sécurité Civile (Defesa Civil da França), Landespolizei (Polícia da Alemanha), pela DRF Luftrettung (ONG de serviços aeromédicos da Alemanha), pela Polícia de Israel, pela Polícia do Marrocos (Gendarmerie), pelos Serviços Médicos da Holanda (ANWB), pela Norsk Luftambulanse (ONG de serviços aeromédicos da Noruega), pela Policia Nacional del Perú (Polícia do Peru), pelo Ministério do Interior da Arábia Saudita (polícia), pelo Rega ou Serviço de Resgate da Suíça (aeromédico), pelo Serviço de Emergência da Ucrânia (aeromédico, busca e resgate), pelo Ministério do Interior da Ucrânia (polícia e corregedoria), pelo East Anglian Air Ambulance (ONG de serviços aeromédicos do Reino Unido), pela Metropolitan Police Service (Polícia de Londres), pela Scottish Ambulance Service (serviço aeromédico público da Escócia, no Reino Unido) e pela Police Service of Northern Ireland (Polícia da Irlanda do Norte, no Reino Unido), dentre outros.


Nos Estados Unidos, os helicópteros dessa família são operados pelo AirMed Utah, do Hospital da Universidade de Utah; pelo University of Cincinaty Air Care, serviço aeromédico do Hospital Universitário de Cincinaty; pelo Stanford Life Flight, serviço aeromédico do Hospital Universitário de Stanford; pela Suffolk County Police ou Polícia de Suffolk, no estado de Nova York; pela Texas Department of Public Safety ou Polícia do Texas; pela Las Vegas Metropolitan Police Department ou Polícia de Las Vegas; pelo Boston MedFlight, uma ONG de serviços aeromédicos de Boston; pelo serviço aeromédico do Hospital Universitário Thomas Jefferson; e pela Riverside County Sheriff’s Department ou Polícia de Riverside; dentre outros.


A Airbus Helicopters, a Eurocopter Group e suas antecessoras Aerospatiale / Messerschmith e DASA / Daimler já fabricaram mais de 12.000 helicópteros desde a década de 1950, de diversas famílias. Atualmente, a maioria deles ainda está em condições de voo, operada por mais de 3.000 pessoas físicas e pessoas jurídicas, em mais de 150 países.


Para quem não costuma fazer uso muito frequente de helicóptero, apenas duas ou três vezes por mês, mais ou menos, é mais vantajoso alugar (fretar) um helicóptero ou fazer parte de grupos de compartilhamento de aeronaves, por uma razão econômica. Várias empresas idôneas no Brasil prestam esses tipos de serviços, dentre elas a Líder Aviação, a TAM Aviação Executiva, a Amaro Aviation e a Avantto, por exemplo. Algumas delas também prestam serviços de gerenciamento de aeronaves, assessoria aeronáutica, importação e exportação, manutenção, treinamento de tripulação, limpeza e hangaragem.


Para quem precisa viajar com frequência, pelo menos uma ou duas vezes por semana, talvez seja melhor comprar um helicóptero. Mesmo assim, é aconselhável fazer os cálculos antes de tomar a decisão de comprar um, com o auxílio técnico de uma empresa de assessoria aeronáutica.


Aqui no Brasil, o jogador de futebol Neymar Júnior, por exemplo, é proprietário de um Airbus H145, utilizado para transporte pessoal.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


EUROCOPTER EC145 C2

  • Capacidade: 8 ou 9 passageiros (configuração turística);
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros (configuração executiva);
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Comprimento total: Aprox. 13 metros (com rotor);
  • Largura da fuselagem: Aprox. 3,1 metros;
  • Altura total: Aprox. 4 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 240 km / h;
  • Motorização (potência): 2 X Turbomeca Arriel 1E2 (770 shp / cada);
  • Rotor principal: Quadripá / material composto;
  • Aviônicos: EFIS Thales Meghas;
  • Certificação: Categoria A, IFR noturno, ILS;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.580 kg;
  • Alcance: Aprox. 580 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.400 metros;
  • Voo pairado: Aprox. 3.400 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 3,8 milhões (usado / bom estado de conservação);


TRÊS VISTAS


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC145
  • Airbus Helicopters (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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