TRATOR AGRALE BX 130

AGRALE BX 130
FAMÍLIA AGRALE BX
AGRALE-DEUTZ


INTRODUÇÃO

O trator Agrale BX 130 é um potente, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com motor turbodiesel MWM de injeção mecânica e direta de combustível, com eixo alto e tração 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado no Brasil, em larga escala, nas décadas de 1990 e 2000 pela Agrale S.A., que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento grande parte dos conceitos mecânicos, hidráulicos, elétricos e até estéticos dos modelos de tratores da série ou família Deutz AX, com vários modelos, fabricada em série na Argentina, a partir da década de 1980, pela Deutz Argentina, uma subsidiária da multinacional alemã Deutz-Fahr.


Os seus principais concorrentes na década de 1990 foram os tratores médios Massey Ferguson MF 290, CBT 8450, Ford 6610, Valmet 1180, Massey Ferguson MF 292, Valmet 118, Ford 7610, Massey Ferguson MF 295, CBT 8260, Ford 7630, Massey Ferguson MF 296 e Ford 7810, parte deles com tração 4X4 e parte com tração 4X2, dependendo de cada caso, todos comercializados no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.


A AGRALE

A Agrale S.A. é uma grande e tradicional indústria automotiva brasileira. Ela foi fundada em 1965 no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário Francisco Stédile, inicialmente como fabricante de tratores e motores a diesel, e, posteriormente, nas décadas seguintes, passou a atuar em diversos segmentos da indústria automotiva e utilitária, entre eles o segmento de transporte urbano e rodoviário de cargas, com a fabricação em larga escala de caminhões de médio porte; o segmento militar, com a fabricação de veículos militares off-road ou crossover; o segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, com a fabricação em larga escala de chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e o segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


Atualmente o Grupo Agrale produz em larga escala modernos modelos de tratores; caminhões de médio porte; chassis para micro-ônibus; veículos offroad ou crossover utilitários e semiutilitários, para uso civil, policial e militar; motores a diesel e geradores auxiliares de energia elétrica; motobombas para irrigação agrícola; e empilhadeiras;


É um dos maiores e mais importantes grupos industriais do Brasil, com capital nacional, com a maioria das fábricas localizada nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, e uma unidade na Argentina, o nosso país vizinho, gerando mais de 1.800 empregos diretos, a maioria no Brasil, e com uma receita bruta anual média de cerca de R$ 1,8 bilhão na década de 2010.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Agrale BX 130 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com motor turbodiesel e injeção direta e mecânica de combustível, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo tombadores / arados, grades de tamanho médio, roçadeiras e máquinas colhedoras de forragem, incluindo cana e napier.


Ele é um dos integrantes da família ou série de tratores médios Agrale BX, projetados em parceria com a grande e tradicional fabricante alemã de tratores Deutz-Fahr e sua subsidiária argentina, mas fabricados no Brasil pela Agrale S.A., sob contrato de licenciamento, com pelo menos seis modelos fabricados nas décadas de 1990 e 2000, o Agrale BX 90, o caçula da família, com 83 cavalos; os modelos intermediários Agrale BX 4.90 e Agrale BX 100, com 83 cavalos e 90 cavalos, respectivamente; e os modelos top de linha Agrale BX 4.110 e Agrale BX 4.130, com 100 cavalos e 116 cavalos, respectivamente.


No caso específico do trator Agrale BX 130, um dos modelos top de linha da família Agrale BX, a motorização diesel aspirada MWM D-229-06, com seis cilindros em linha e 5.883 cilindradas, com 116 cavalos de potência a 2.300 rpm, e 40 kgfm de torque a 1.600 rpm, tem força de tração de sobra para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Também é possível o acoplamento de lâmina dianteira, mas o uso deve ser moderado.


O trator Agrale BX 130 é um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele foi comercializado no Brasil durante as décadas de 1990 e 2000 e já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis dianteiros (de série), mais dois faróis dianteiros auxiliares (opcionais), e dois faróis de serviço traseiros (opcionais); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); toldo de fábrica (de série); carenagem frontal de fibra de vidro (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem dupla (de série); tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, com engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 3.800 kg no olhal (de série), com controle remoto; ajuste de bitola (de série): comando hidráulico duplo de 4 saídas (opcional); e freios a discos, de acionamento mecânico (de série).


O painel de instrumentos possui, como itens de série, tacômetro, horímetro, pressão de óleo, nível de combustível e temperatura do motor. O utilitário estava disponível com vários opcionais, incluindo kit de contrapesos frontal e traseiro. Ele pode receber cabine climatizada, a pedido do proprietário, em oficinas especializadas, mas é preciso trocar o alternador por um mais potente.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Agrale BX 130 uma opção bem razoável para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição entre R$ 40.000 e R$ 60.000 no Brasil, dependendo do ano de fabricação, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos e opcionais, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator potente, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.


MERCADO

Atualmente, a Agrale S.A. possui no Brasil uma rede de pelo menos 80 concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, caminhões e chassis para ônibus e micro-ônibus, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Desse total de concessionárias, pelo menos 20 são dedicadas principalmente a atender os modelos de tratores agrícolas da marca, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


Para quem não abre mão de um trator novo, há opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca Agrale, incluindo o Agrale 5105, com 102 cavalos e 40 kgfm, o Agrale 6185, com 175 cavalos e 72 kgfm, e o Agrale 7215, com 220 cavalos e 74 kgfm, todos equipados com turbocompressor.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


AGRALE BX 130 4X2

  • Motorização: MWM D-229-06 aspirado, seis cilindros;
  • Cilindrada: 5,8 litros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora Bosch, mecânica e direta;
  • Potência: Aprox. 116 cavalos;
  • Torque: Aprox. 40 kgfm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Câmbio: Sincronizado, com 12 marchas à frente e 4 à ré, com reduzida;
  • Sistema hidráulico: Categoria II, até 3.800 kg no olhal;
  • Tomada de potência: 540 RPM, seis estrias;
  • Barra de tração: Oscilante;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria: 135 ampères;
  • Freios: A discos, de acionamento mecânico;
  • Tanque de combustível: De aço, com 174 litros;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 6.080 kg;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.430 kg;
  • Tração: 4X2;
  • Transmissão: Deutz;
  • Pneus dianteiros: 9X16;
  • Pneus traseiros: 18.4X34;
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 40 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 60 mil (usado / bom estado de conservação);


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