TRATOR VALTRA A74S

VALTRA A74S
AGCO DO BRASIL
FAMÍLIA VALTRA A4S
ACGO CORPORATION


INTRODUÇÃO

Logo acima, imagem publicitária do moderno trator Valtra A74S, o substituto dos também modernos tratores Valtra A750 e Valtra 785, das décadas de 2000 e 2010, na linha de montagem da fabricante AGCO do Brasil. Logo abaixo, mais uma imagem publicitária do moderno trator Valtra A74S, fabricado atualmente em larga escala, inclusive para atender os pré-requisitos do programa de financiamento Mais Alimentos, do Governo Federal. Ele é um dos integrantes da família ou série de tratores Valtra A4S, composta por pelo menos três modelos.

O moderno trator Valtra A74S é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala atualmente no Brasil pela AGCO do Brasil, que também fabrica na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Valtra A84S e Valtra A94S, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no A84S e A94S são mais altos.


Os principais concorrentes do Valtra A74S no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos são os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 John Deere 5078E, Yanmar 1185-S, Agrale 575 Super, John Deere 5070E, Mahindra 6075, New Holland TT4.75 e Case-IH Farmall 80, todos esses com potências variando entre 70 e 80 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias.


Os modelos de tratores médios Massey Ferguson MF 4307 e Massey Ferguson MF 4707, também fabricados pelo grupo empresarial AGCO Corporation, estão na mesma categoria dos tratores de média potência, também disponíveis no Brasil, em concessionárias de utilitários novos.


A VALTRA

Atualmente, a Valtra é uma das maiores marcas de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, os tratores que levam sua marca são fabricados aqui pela AGCO do Brasil. Ela substituiu a marca Valmet em 1996, quando o grupo finlandês Partek comprou a também finlandesa fabricante de tratores Valmet. Atualmente, a fabricante finlandesa do ramo de utilitários agrícolas e agroindustriais Valtra é controlada pela gigante americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores Massey Ferguson.


Aqui no Brasil, a fabricante de utilitários agrícolas Valmet do Brasil foi fundada em 1960, no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, inicialmente com a fabricação dos tratores Valmet 360-D e Valmet 600-D e, com o passar dos anos, se tornou uma das maiores fabricantes de tratores do Brasil, uma subsidiária do conglomerado finlandês Valmet / Sisu.


Atualmente, a AGCO Corporation é uma gigante americana do ramo de utilitários agrícolas, é uma das maiores do mundo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, embora beleza não seja um fator decisivo na hora da compra de utilitários agrícolas, o trator Valtra A74S impressiona belo bom gosto de suas linhas de design, modernas e ousadas. Logo abaixo, mais uma imagem publicitária do belo trator da Valtra, em pleno trabalho diário, puxando um implemento agrícola de tamanho médio.

O trator Valtra A74S é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico duplo e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos principais integrantes da família ou série de tratores médios Valtra A4S, com pelo menos três modelos fabricados no Brasil, incluindo seus irmãos mais potentes Valtra A84S, com 89 cavalos, e Valtra A94S, com 99 cavalos. Eles formam a atual linhagem de tratores médios Valtra A, que inclui as famílias Valtra A2S, Valtra A2R e Valtra A3F, por exemplo, com faixa de potências entre 50 até 100 cavalos, dependendo do modelo.


No caso específico do trator Valtra A74S, a motorização turbodiesel AGCO Power, com intercooler,  três cilindros em linha e 3.300 cilindradas, com injeção eletrônica Common Rail de combustível, produz aproximadamente 79 cavalos de potência, considerando a norma SAE J1995, e 31 kgfm de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


A transmissão sincronizada possui 12 marchas à frente e 12 marchas à ré, com reversor ou inversor de movimento, ressaltando que para acionar o reversor é necessário antes reduzir o máximo possível a velocidade do trator com o freio. Além disso, é importante que o proprietário do trator ou administrador da fazenda lembre o operador da máquina do risco de dano mecânico de trocar marchas com o trator em pleno trabalho pesado.


Essa transmissão possui o chamado super-redutor de velocidade, disponível como opcional, que, dentro da Valtra, recebe o nome de Creeper. Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, por exemplo, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, uma das melhores opções, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das melhores opções para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 150 mil e R$ 200 mil, usado, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso, cerca de R$ 230 mil, seminovo, ou a partir de R$ 280 mil, novo.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele está em linha de produção seriada desde a década de 2010 e já sai de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis de serviço dianteiros (de série); setas direcionais (de série); plataforma plana e emborrachada (de série) ou cabine climatizada (opcional); filtro de ar a seco (de série); até 4 radiadores (diesel, água, intercooler e óleo de transmissão); direção hidrostática ou hidráulica (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco seco, com acionamento mecânico (de série); tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 3.000 kg no olhal (de série); controle remoto de 3 ou 2 vias, com 65 litros de vazão máxima; freios de serviço a discos banhados a óleo, de acionamento hidráulico (de série); freio de estacionamento, com alavanca para acionamento mecânico; tanque de combustível de 140 litros para o plataformado e 153 litros para o cabinado; capô do motor e paralamas de aço (de série); bloqueio do diferencial, com acionamento eletro-hidráulico; e ajuste de bitola (de série); dentre outros itens.


O painel é simples e intuitivo, mas é completo, com horímetro digital, tacômetro, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, luz da pressão do óleo lubrificante, luz de acionamento da tração dianteira auxiliar e luz de acionamento do bloqueio do diferencial, dentre outros.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, a AGCO / Valtra possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 170 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos da marca Valtra, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Os tratores novos com a marca Valtra são fabricados em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, a capital do estado de São Paulo. Os modelos novos da marca Valtra, disponíveis atualmente nas concessionárias, fazem parte da linhagem Valtra A, incluindo as famílias Valtra A2S, Valtra A2R e Valtra A3F, com modelos com potências variando entre 50 e 100 cavalos, com opções de tração 4X4 e tração 4X2, dependendo de cada caso.


A partir de 2006, os compradores dos tratores da marca Valtra fabricados no Brasil, com potências em torno de 75 cavalos, além de seus principais concorrentes da época, é claro, foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VALTRA A74S 4X4

  • Motorização: AGCO Power, com turbo e intercooler, três cilindros em linha;
  • Cilindrada: 3,3 litros ou 3.300 cm³;
  • Injeção de combustível: Common Rail, eletrônica;
  • Potência (SAE J1995): Aprox. 79 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 31 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Piloto automático (opcional): Valtra Guide, da Trimble, para agricultura de precisão;
  • Transmissão: Sincronizada, com 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor Powershuttle;
  • Reversor: Mecânico (de série) ou eletro-hidráulico (opcional), com botão Hishift na alavanca;
  • Redutor: Creeper (opcional);
  • Embreagem: Disco seco, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 3.000 kg no olhal, com controle remoto de três ou duas válvulas;
  • Tomada de potência: Independente e eletro-hidráulica, 540 RPM (de série), com 6 estrias;
  • Tomada de potência (opcional): 1.000 RPM;
  • Cárter do motor:
  • Arrefecimento: Até 4 radiadores, diesel, água, intercooler e óleo de transmissão;
  • Sistema elétrico:
  • Alternador (plataformado): Mahle, 80 ampères, 14 volts;
  • Bateria:
  • Freios: A discos banhados a óleo, com acionamento hidráulico;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, acionado por alavanca;
  • Tanque de combustível (plataformado): Aprox. 140 litros;
  • Tanque de combustível (cabinado): Aprox. 153 litros;
  • Eixo dianteiro: 4X4 Dana, com acionamento eletro-hidráulico;
  • Bloqueio de diferencial: Eletro-hidráulico;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox.
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.100 kg;
  • Preço mínimo: Aprox. 150 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 200 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (semi-novo): Aprox. 230 mil (usado / ótimo estado de conservação);
  • Preço (novo): A partir de R$ 280 mil;


GALERIA DE IMAGENS






ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/AGCO
  • AGCO Corporation (divulgação): Imagens

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