TRATOR AGRALE BX 4.90

AGRALE BX 4.90
FAMÍLIA AGRALE BX
AGRALE-DEUTZ


INTRODUÇÃO

O trator Agrale BX 4.90 é um prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com motor turbodiesel MWM de injeção mecânica e direta de combustível, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado no Brasil, em larga escala, nas décadas de 1990 e 2000 pela Agrale S.A., que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento grande parte dos conceitos mecânicos, hidráulicos, elétricos e até estéticos dos modelos de tratores da série ou família Deutz AX, com vários modelos, fabricada em série na Argentina, a partir da década de 1980, pela Deutz Argentina, uma subsidiária da multinacional alemã Deutz-Fahr.


Os seus principais concorrentes na década de 1990 foram os tratores médios Massey Ferguson MF 290/4, CBT 8450, Ford 6610 TR4, Valmet 118, Massey Ferguson MF 292/4, CBT 8840, Valmet 88, Ford 6600 e Massey Ferguson MF 275, parte deles com tração 4X4 e parte com tração 4X2, todos eles fabricados em série no Brasil nas décadas de 1980 e/ou 1990 e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.


A AGRALE

A Agrale S.A. é uma grande e tradicional indústria automotiva brasileira. Ela foi fundada em 1965 no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário Francisco Stédile, inicialmente como fabricante de tratores e motores a diesel, e, posteriormente, nas décadas seguintes, passou a atuar em diversos segmentos da indústria automotiva e utilitária, dentre eles o segmento de transporte urbano e rodoviário de cargas, com a fabricação em larga escala de caminhões de médio porte; o segmento militar, com a fabricação de veículos militares off-road ou cross-over; o segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, com a fabricação em larga escala de chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e o segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


Atualmente o Grupo Agrale produz em larga escala modernos modelos de tratores; caminhões de médio porte; chassis para micro-ônibus; veículos offroad ou crossover utilitários e semiutilitários, para uso civil, policial e militar; motores a diesel e geradores auxiliares de energia elétrica; motobombas para irrigação agrícola; e empilhadeiras;


É um dos maiores e mais importantes grupos industriais do Brasil, com capital nacional, com a maioria das fábricas localizada nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, e uma unidade na Argentina, o nosso país vizinho, gerando mais de 1.800 empregos diretos, a maioria no Brasil, e com uma receita bruta anual média de cerca de R$ 1,8 bilhão na década de 2010.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Agrale BX 4.90 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com motor diesel aspirado MWM D229.04 com injeção direta e mecânica de combustível, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo tombadores / arados, grades de tamanho médio, roçadeiras e máquinas colhedoras de forragem, incluindo cana e napier.


Ele é um dos principais integrantes da família ou série de tratores médios Agrale BX, projetados em parceria com a grande e tradicional fabricante alemã de tratores Deutz-Fahr e sua subsidiária argentina, mas fabricados no Brasil pela Agrale S.A., sob contrato de licenciamento, com pelo menos seis modelos fabricados nas décadas de 1990 e 2000, o Agrale BX 90, o caçula da família, com 83 cavalos; os modelos intermediários Agrale BX 100 e Agrale BX 4.110, com 90 cavalos e 100 cavalos, respectivamente; e os modelos top de linha Agrale BX 130 e Agrale BX 4.130, ambos com 116 cavalos.


No caso específico do trator Agrale BX 4.90, um dos modelos intermediários da família Agrale BX, a motorização diesel aspirada MWM D-229-04, com quatro cilindros em linha e 3.900 cilindradas, com 83 cavalos de potência a 2.300 rpm, e 31 kgfm de torque a 1.600 rpm, tem força de tração suficiente para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Também é possível o acoplamento de lâmina dianteira, mas o uso deve ser moderado.


O trator Agrale BX 4.90 é um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele foi comercializado no Brasil durante as décadas de 1990 e 2000 e já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis dianteiros (de série), mais dois faróis dianteiros auxiliares (opcionais), e dois faróis de serviço traseiros (opcionais); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); toldo de fábrica (de série); carenagem frontal de fibra de vidro (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem dupla (de série); tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, com engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.800 kg no olhal (de série), com controle remoto; ajuste de bitola (de série): comando hidráulico duplo de 4 saídas (opcional); e freios a discos, de acionamento mecânico (de série).


O painel de instrumentos possui, como itens de série, tacômetro, horímetro, pressão de óleo, nível de combustível e temperatura do motor. O utilitário estava disponível com vários opcionais, incluindo kit de contrapesos frontal e traseiro. Ele pode receber cabine climatizada, a pedido do proprietário, em oficinas especializadas, mas é preciso trocar o alternador por um mais potente.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Agrale BX 4.90 uma opção razoável para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição entre R$ 40.000 e R$ 60.000 no Brasil, dependendo do ano de fabricação, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos e opcionais, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator potente, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata.


MERCADO

Atualmente, a Agrale S.A. possui no Brasil uma rede de pelo menos 80 concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, caminhões e chassis para ônibus e micro-ônibus, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Desse total de concessionárias, pelo menos 20 são dedicadas principalmente a atender os modelos de tratores agrícolas da marca, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


Para quem não abre mão de um trator novo, há opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca Agrale, incluindo o Agrale 5105, com 102 cavalos e 40 kgfm, o Agrale 6185, com 175 cavalos e 72 kgfm, e o Agrale 7215, com 220 cavalos e 74 kgfm, todos equipados com turbocompressor.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


AGRALE BX 4.90 4X4

  • Motorização: MWM D229-04 aspirado, com quatro cilindros;
  • Cilindrada: 3,9 litros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora Bosch, mecânica e direta;
  • Potência: Aprox. 83 cavalos;
  • Torque: Aprox. 31 kgfm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Câmbio: Sincronizado, com 12 marchas à frente e 4 à ré, com reduzida;
  • Sistema hidráulico: Categoria II, até 2.800 kg no olhal;
  • Tomada de potência: 540 RPM, seis estrias;
  • Barra de tração: Oscilante;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria: 135 ampères;
  • Freios: A discos, de acionamento mecânico;
  • Tanque de combustível: De aço, com 140 litros;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 5.080 kg;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.300 kg;
  • Tração: ZF 4X4;
  • Transmissão: Deutz;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24;
  • Pneus traseiros: 18.4X30;
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 40 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 60 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • QRA Volantão / YouTube:
  • Grupo Agrale (divulgação): Imagens

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