A CAÇADA AO OUTUBRO VERMELHO (FILME)

A CAÇADA AO OUTUBRO VERMELHO (NO BRASIL)
THE HUNT FOR RED OCTOBER (NOS ESTADOS UNIDOS)
CAÇA AO OUTUBRO VERMELHO (EM PORTUGAL)
LA CAZA DEL OCTUBRE ROJO (AMÉRICA LATINA E ESPANHA)
A CAÇADA AO OUTUBRO VERMELHO (LIVRO)


INTRODUÇÃO

A Caçada ao Outubro Vermelho é um clássico filme dos gêneros ficção científica, suspense, ação e drama, um longa metragem escrito e produzido nos Estados Unidos e filmado em definição padrão nos Estados Unidos e em outros locais em 1988 e 1989, com lançamento realizado em cinemas americanos e europeus em 1990, posteriormente, anos depois, disponível em mídias físicas, incluindo VHS e DVD, a partir da década de 1990, e disponível em meios tradicionais de difusão, como a TV aberta e a TV paga, também a partir da década de 1990, dirigido pelo americano John McTiernan e tendo como atores principais ou protagonistas o britânico Sean Connery, como o capitão soviético de submarino Marko Ramius, e o americano Alec Baldwin, como o analista americano de inteligência Jack Ryan, ambos acompanhados de vários atores coadjuvantes, também talentosos.


O filme contou com a atuação de vários atores de primeira linha, desempenhando papéis coadjuvantes, dentre eles Scott Glenn (como Bart Mancuso, o comandante do submarino americano USS Dallas), Sam Neill (como Vasily Borodin, o primeiro oficial do submarino soviético Outubro Vermelho), James Earl Jones (como vice-almirante James Greer, um dos diretores da CIA), Joss Ackland (como Andrei Lysenko, o embaixador soviético nos Estados Unidos), Richard Jordan (como Jeffrey Pelt, assessor e conselheiro de segurança nacional do Governo dos Estados Unidos), Courtney Vance (como Ronald Jones, o técnico de sonar do submarino USS Dallas), Peter Firth (como Ivan Putin, tenente do submarino soviético Outubro Vermelho, assassinado por Ramius), Tim Curry (como o doutor Yevgeniy Petrov, o médico de bordo do Outubro Vermelho), Ronald Guttman (como o tenente Melekhin, o engenheiro de bordo do Outubro Vermelho), Michael Welden (como Gregoriy Kamarov, navegador do Outubro Vermelho) e o ator sueco Stellan Skarsgard (como Viktor Tupolev, o capitão do submarino russo VK Konovalov, um dos antagonistas da história), dentre outros.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A Caçada ao Outubro Vermelho, cujo título original, em inglês, é The Hunt for Red October, é um clássico filme americano de ficção científica, lançado em cinemas americanos, europeus e brasileiros em 1990 e 1991, dirigido pelo americano John McTiernan e estrelado por Sean Connery e Alec Baldwin, cujo roteiro foi escrito por Larry Ferguson e Donald Stewart, baseado no livro do escritor americano Tom Clancy, chamado The Hunt for Red October, por sua vez lançado em 1984 pela editora Naval Institute Press, nos Estados Unidos, e pela Editora Record, no Brasil, dentre outras.


O filme é estrelado pelos atores britânico Sean Connery e americano Alec Baldwin e conta uma história de ficção científica baseada no contexto geopolítico real da época, a chamada Guerra Fria, em que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos é informado pela própria embaixada russa nos Estados Unidos sobre a perda de comunicação, portanto um acidente ou um possível ou provável “ato rebelde” de um dos seus comandantes de submarinos, o capitão Marko Ramius, a bordo do Outubro Vermelho, uma versão avançada da família de submarinos nucleares Typhoon, mas neste caso específico com um sistema de propulsão com tecnologia furtiva, portanto indetectável pelos meios convencionais, capaz de alcançar e manter-se por dias seguidos próximo à costa americana sem ser detectado, inclusive com a possibilidade de disparo de armas nucleares.


Como o contexto geopolítico da época era, realmente, de uma clima de tensão militar praticamente contínuo entre a então União Soviética e países integrantes da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, não seria possível, obviamente, realizar as filmagens em solo soviético, em águas territoriais soviéticas e com atores soviéticos. Portanto, a maior parte das filmagens foi realizada em regiões que lembravam as regiões soviéticas e com atores americanos e europeus.


O filme foi recebido com avaliações geralmente positivas da crítica internacional na época e com ótima aceitação do público, chegando a faturar, na época, mais de US$ 200 milhões em bilheterias, e se tornou um cult da ficção científica, comparável a outros grandes clássicos do gênero, como, por exemplo, 2001 – Uma Odisséia no Espaço, Blade Runner – O Caçador de Andróides, Tron – Uma Odisséia Eletrônica e Alien – O Oitavo Passageiro, inclusive chegando ao ponto de ser considerado uma obra prima por alguns críticos. Curiosamente, o roteiro de A Caçada ao Outubro Vermelho não envelheceu, ou seja, não se desatualizou, ele ainda tem um quê de atual... Por que, né?


O filme teve cerca de 80% e 60% de aprovação no Rotten Tomatoes e no Metacritic, respectivamente, dois grandes sites americanos agregadores de críticas de cinema e música. Uma enquete simples entre usuários do buscador Google, aqui no Brasil, apontou uma aprovação próxima de 90% dos espectadores do filme. Aliás, o filme está disponível, atualmente, em várias plataformas online e de TV, inclusive no YouTube, neste caso específico para locação online.


ROTEIRO

Durante a chamada Guerra Fria, portanto antes do fim ou do desmonte da União Soviética, a CIA – Central Intelligence Agency, o serviço secreto dos Estados Unidos, e o MI6, o serviço secreto britânico, obtêm acesso a informações sigilosas sobre o desenvolvimento de uma nova versão muito avançada da família de submarinos Typhoon (designação da OTAN), o Outubro Vermelho (uma alusão à revolução comunista soviética Bolchevique, de 1917), capaz de estabelecer a superioridade soviética no campo náutico militar, inclusive em águas internacionais, comprometendo assim a sobrevivência dos países formadores da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, o que leva a Marinha dos Estados Unidos, influenciada pela opinião do analista de inteligência americano Jack Ryan, a uma tentativa de estabelecer contato com o submarino para saber sobre suas reais intenções.


O editor deste blog optou por não fazer revelações ou dar muitos detalhes sobre o roteiro. O texto do post traz apenas um breve resumo, muito sucinto, sobre os 30 minutos iniciais do filme, o suficiente para o leitor tomar a decisão de assisti-lo ou não.


OPINIÃO DO BLOG

Há quem diga que os melhores filmes são aqueles que tratam de maneira responsável os assuntos sérios, outros afirmam que os melhores filmes são aqueles cujos roteiros se inspiram em bons livros e outros dizem que os melhores filmes são aqueles baseados em fatos reais. Além disso, há aqueles que dizem que uma boa comédia é aquela que ridiculariza os vícios, ilusões, fraquezas morais e falhas de caráter da humanidade e, portanto, contribuem, de uma forma ou de outra, para a reflexão da própria humanidade sobre seu comportamento. São, portanto, filmes construtivos, embora sejam apenas comédias, sem grandes pretensões intelectuais.


No caso específico do filme A Caçada ao Outubro Vermelho trata-se de ficção científica de alta qualidade, embora com algumas ressalvas de roteiro, escrita por Larry Ferguson e Donald Stewart, baseada no best seller A Caçada ao Outubro Vermelho, escrito por Tom Clancy, que aborda com competência o tema da Guerra Fria, que, por sua vez, foi um fato real, concreto, portanto há verossimilhança no filme, o que é um pré-requisito para ser classificado como um filme com roteiro acima da média, acima dos filmes comuns, portanto digno de ser visto pelos olhos mais exigentes e atentos a detalhes.


Até hoje não está claro se o submarino soviético Outubro Vermelho realmente existiu. No livro de Tom Clancy a tecnologia de propulsão stealth é chamada de hidrojato. Ela realmente existe, é tecnicamente viável e já é utilizada em submarinos americanos, europeus e russos, porém a tecnologia de propulsão magnético-hidro-dinâmica ou magneto-hidro-dinâmica, presente no filme de John McTiernan, ainda está em fase de desenvolvimento e não está claro se é ou se algum dia se tornará tecnicamente viável.


Os atores (há pouquíssimas atrizes no filme) são de primeira linha, o roteiro é ótimo, embora um pouco monótono nos primeiros 30 minutos, os efeitos especiais são bons, a produção é ótima e a direção também é ótima. O filme peca por algumas, poucas, na verdade, imprecisões e equívocos de verossimilhança no roteiro, mas, no geral, apresenta um tema válido, a tensão militar quase constante entre os países formadores da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte e a então União Soviética, no pós-guerra, algo que, infelizmente, permanece até hoje, mas agora em relação à Rússia.


A produção do filme contou com o valioso apoio da Marinha dos Estados Unidos, sem a qual seria impossível conseguir filmagens de boa qualidade, com uma razoável verossimilhança, com parte das cenas dentro do ambiente militar real e em veículos militares reais, com algumas delas realmente impressionantes, inclusive.


Trata-se de um dos melhores filmes de ficção científica da década de 1990, com roteiro sofisticado e até um pouco refinado, embora inteligível para quem tenha um mínimo de conhecimento em geopolítica da Guerra Fria. O filme é recomendado pelo blog, ele é quase obrigatório para quem quer entender a diferença entre um filme ótimo e um filme bom.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


OUTUBRO VERMELHO (1990)

  • Origem: Estados Unidos;
  • Lançamento: 1990;
  • Duração: 134 minutos;
  • Gêneros: Ficção científica, drama, ação e suspense;
  • Vídeo: SD em cores;
  • Áudio: Estéreo e Dolby;
  • Mídias disponíveis: DVD, streaming, TV’s aberta e paga;
  • Formato: Cinema;
  • Roteiro: Larry Ferguson e Donald Stewart;
  • Direção: John McTiernan;
  • Produção: Mace Neufeud, Jerry Sherlock e Larry de Waay;
  • Efeitos especiais:
  • Distribuição: Paramount Pictures;
  • Elenco: Sean Connery, Alec Baldwin, Scott Glenn, Sam Neill, James Earl Jones, Joss Ackland, Richard Jordan, Courtney Vance, Peter Firth, Tim Curry, Ronald Guttman, Michael Welden e Stellan Skarsgard, dentre outros;
  • Trilha sonora: Basil Poledouris;
  • Fotografia: Jan de Bont;
  • Edição: Dennis Virkler e John Wright;
  • Idiomas principais: Inglês e russo, com dublagem para português;
  • Orçamento (valores da época): US$ 30 milhões;
  • Faturamento (bilheteria): US$ 200 milhões (na época);
  • Prêmios: Oscar de Edição de Som e Imagens, dentre outros;
  • Opinião do blog: Ótimo;


ONDE ASSISTIR


MAIS CINEMA

Extinção – Ben Young – razoável

Missão Impossível 1 - Tom Cruise – bom

Missão Impossível 2 – Tom Cruise – ótimo

Outubro Vermelho – Sean Connery – ótimo

BumbleBee – Travis Knight – bom

Steve Jobs – Danny Boyle – ótimo

Parker – Jason e Jennifer - ótimo

Fuga das Galinhas - ótimo

IO – Jonathan Helpert – ótimo

Chappie - Sigourney Weaver - bom

Anjo do Mossad – Ariel Vromen – ótimo

Planeta em Fúria – Dean Devlin – bom

Malvado Favorito – Chris Renaud – bom

Hacker – Chris Hemsworth – ótimo

Holding the Man – Neil Armfield – bom

Beyond Skyline – Liom O’Donnell – razoável

Oxigênio – Alexandre Aja – ótimo

Horizonte Profundo - Mark Wahlberg - ótimo

Titan – Sam Worthington – bom

Procurado – Timur Beckmanbetov – ótimo

Controle Absoluto – Shia LaBeouf – bom

Vida – Daniel Espinosa – razoável

Aniquilação – Alex Garland – bom


GALERIA DE IMAGENS


TYPHOON (IMAGEM REAL)


USS DALLAS (IMAGEM REAL)


CONNERY (RAMIUS)

VHS (DÉCADA DE 1990)


DVD (DÉCADA DE 2010)


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Firefox_%28film%29
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Hunt_for_Red_October
  • Paramount (divulgação): Imagens
  • ABTA (divulgação): Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)