TRATOR MULLER TM31

TRATOR MULLER TM31
TRATOR MULLER TM310
SÉRIE MULLER TM


INTRODUÇÃO

O imponente trator Muller TM31 é um prático, robusto e muito potente utilitário de tamanho grande, com eixo alto e tração integral 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária); agroindústrias; indústrias; mineradoras; e na operação diária e em canteiros de obras da construção civil em geral, incluindo infraestruturas de transporte de cargas e passageiros, como portos e rodovias, por exemplo; fabricado e comercializado no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990, inicialmente pela empresa brasileira Muller Indústria S.A., na época já entre as maiores fabricantes de utilitários pesados de construção civil, indústria, agroindústria, agricultura e infraestrutura do Brasil, e, posteriormente, pela sua sucessora Proton Primus Ltda, na década de 2000.


Os principais concorrentes do trator Muller TM31 no mercado nacional de utilitários agrícolas superpesados nas décadas de 1980 e 1990 foram os tratores grandes de tração 4X4 CASE 4490, Engesa 1428, Massey Ferguson MF 4780, Engesa 1124, CASE Harvester 7488, Caterpillar 930, Engesa 1128, CASE 621D, Ford FW60, Engesa 815 e Engesa 918, embora uma parte desses modelos não tenha sido importada por meio de importadores oficiais para o Brasil.


A MULLER S.A.

A Muller Indústria Ltda é, atualmente, uma das mais tradicionais marcas de utilitários de construção civil, infraestrutura e mineração do Brasil. Ela foi fundada em 1956, no estado do Rio de Janeiro, inicialmente com a razão social Muller Indústria S.A., inicialmente como uma fabricante de máquinas e equipamentos para construção civil e infraestrutura, incluindo rolos compactadores para pavimentação de rodovias, avenidas, ruas e pistas de pouso.


Com o passar dos anos, a Muller Indústria S.A. (não confundir com a fabricante gaúcha de eletrodomésticos Mueller) se tornou uma das maiores fabricantes de utilitários para construção civil, infraestrutura, indústria, agroindústria, agricultura e mineração do Brasil, fabricando compactadores de solo, tratores agrícolas pesados, tratores industriais, tratores florestais, caminhões fora-de-estrada, escavadeiras e retroescavadeiras, por exemplo.


A empresa sofreu, na década de 1990, com a abertura do mercado nacional para a entrada de bens de capital estrangeiros, até que, em 2002, suas marcas, projetos, ferramental e instalações foram vendidos para a Proton Primus Ltda, que decidiu dar continuidade às principais linhas de produtos com a marca Muller, incluindo compactadores e tratores.


Ao contrário do que muitos pensam, a marca Muller (pronuncia-se Mílâr, em alemão) ainda existe, com sede e fábrica em Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul. Desde 2018 ela é controlada pelo grupo empresarial gaúcho Romac e seus principais produtos atuais são o rolo compactador Muller VAP 55, o caminhão fora-de-estrada Muller MDT 430, a retroescavadeira Muller MR 406 e o compactador Muller AP 26.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator superpesado Muller TM31, conhecido também como Muller TM310, é um utilitário de tamanho grande e alta potência; com rodado simples (um pneu para cada extremidade de eixo) ou rodado duplo (dois pneus, lado a lado, para cada extremidade de eixo); com estrutura articulada para mudança de direção; e com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de implementos agrícolas, agroindustriais, industriais e de infraestrutura traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores, niveladoras e guinchos.


A motorização turbodiesel Cummins NT 855A Constant Power, com seis cilindros em linha, com 14.000 cilindradas e injeção direta de combustível, montada sobre coxins de borracha, com aproximadamente 289 cavalos de potência e 108 kgfm de torque, tem força de tração de sobra para uso pesado em propriedades rurais, como, por exemplo, puxar implementos agrícolas de tamanho grande para gradeação de terra, niveladoras, tombadores / arados, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


A transmissão Eaton possui 9 marchas à frente e 2 à ré, com reduzida, totalizando 18 marchas à frente e 4 à ré. Ela também está montada sobre coxins e possui sistema de refrigeração próprio, com circulação e resfriamento de óleo.


O acoplamento de lâmina e concha dianteiras é possível.


O utilitário também foi fabricado com o motor turbodiesel Cummins NT 855CP Constant Power, com seis cilindros em linha, com 14.000 cilindradas e injeção direta Cummins de combustível, com aproximadamente 310 cavalos de potência e 116 kgfm de torque.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno modelo de trator da categoria dos superpesados disponível no mercado brasileiro, já fora de linha de produção inclusive, e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Muller TM31 uma opção bastante razoável para uso geral na agricultura de grande porte no Brasil, em grandes e médias fazendas agrícolas; em agroindústrias; em indústrias em geral; na operação diária e em canteiros de obras de infraestruturas de transporte, como portos, aeroportos e ferrovias, por exemplo; em mineradoras; e em salinas; dentre outras atividades produtivas pesadas.


O trator superpesado Muller TM31 faz parte da série ou família de tratores de grande porte Muller TM, composta também pelos modelos Muller TM25 (235 cavalos), Muller TM12 (122 cavalos), Muller TM16 (150 cavalos), Muller TM17 (180 cavalos) e Muller TM28 (285 cavalos), todos fabricados nas décadas de 1980 e 1990 pela Muller Indústria S.A. e comercializados aqui no Brasil.


Além disso, é importante deixar claro que não se trata de um trator de esteiras, para desmatamento, como pode ser facilmente observado pelas imagens acima e abaixo. Entre outros detalhes importantes das características técnicas do trator Muller TM31 está a sua estrutura articulada, acionada por mecanismo hidrostático, com pistões hidráulicos, responsável pela mudança de direção do utilitário. Além disso, ele possui estrutura com oscilação horizontal para melhor distribuição do peso sobre o terreno.


É um modelo de trator prático, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico dimensionados para atendimento de necessidades de trabalho pesado em vários segmentos produtivos, mas, por outro lado, preservando o máximo possível os aspectos de simplicidade e manutenção acessível.


Esse trator foi comercializado no Brasil durante as décadas de 1980 e 1990, mas já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo acelerador de pé; painel de instrumentos completo, com interruptores de botão e luzes indicadoras; filtro de ar a seco, com dois elementos de pré-filtragem; seis luzes para trabalho noturno, sendo quatro faróis dianteiros e dois faróis traseiros; cabine fechada com ar condicionado; limpadores de para-brisas traseiro e dianteiro; freios de serviço com dois discos de acionamento hidráulico, com pontos de atrito na saída da caixa de transmissão e no diferencial; e freio de estacionamento mecânico, a disco, com ponto de atrito na transmissão.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com custo de manutenção tolerável, o que certamente torna esse modelo de trator de grande porte um das melhores opções para trabalho pesado na agricultura de grande porte. Por exemplo, há operadores de fazendas que afirmam conseguir tracionar plantadeiras de 18 linhas e niveladoras de 70 discos com esse modelo de trator pesado.


Antes de comprar o trator Muller TM31, verifique se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MULLER TM31 (289 CV)

  • Motorização: Cummins NT 855A Constant Power, turbodiesel, com 6 cilindros em linha;
  • Motorização: 14.000 cilindradas, com injeção direta e mecânica de combustível;
  • Potência: Aprox. 289 cavalos a 2.200 rpm;
  • Torque: Aprox. 108 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco, com dois elementos de pré-filtragem;
  • Direção (de série): Chassi articulado, com pistões hidráulicos;
  • Transmissão: Eaton 18X4, com 18 marchas à frente e 4 à ré;
  • Embreagem: Spicer, tipo pull, com duplo disco e pastilha de cerâmica;
  • Caixa de transferência: Muller, com 2 marchas e sistema de resfriamento a óleo;
  • Sistema hidráulico (opcional): Até 7.000 kg no olhal;
  • Tomada de força:
  • Barra de tração:
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria:
  • Motor de partida: 5 kW;
  • Freios: Com 2 discos, de acionamento hidráulico;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, com disco;
  • Tanque de combustível: Metálico, com aprox. 760 litros;
  • Pneus dianteiros: Rodado duplo 23,1X30, dentre outras opções;
  • Pneus traseiros: Rodado duplo 23,1X30, dentre outras opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 13.100 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 15.300 kg;
  • Preço (mínimo): Aprox. R$ 400 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (máximo): Aprox. R$ 600 mil (usado / bom estado de conservação);


MULLER TM31 (310 CV)

  • Motorização: Cummins NT 855CP Constant Power, turbodiesel, com 6 cilindros em linha;
  • Motorização: 14.000 cilindradas, com injeção direta e mecânica de combustível;
  • Potência: Aprox. 310 cavalos a 2.200 rpm;
  • Torque: Aprox. 116 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco, com dois elementos de pré-filtragem;
  • Direção (de série): Chassi articulado, com pistões hidráulicos;
  • Transmissão: Eaton 18X4, com 18 marchas à frente e 4 à ré;
  • Embreagem: Spicer, tipo pull, com duplo disco e pastilha de cerâmica;
  • Caixa de transferência: Muller, com 2 marchas e sistema de resfriamento a óleo;
  • Sistema hidráulico (opcional): Até 7.000 kg no olhal;
  • Tomada de força:
  • Barra de tração:
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Alternador:
  • Bateria:
  • Motor de partida: 5 kW;
  • Freios: Com 2 discos, de acionamento hidráulico;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, com disco;
  • Tanque de combustível: Metálico, com aprox. 760 litros;
  • Pneus dianteiros: Rodado duplo 23,1X30, dentre outras opções;
  • Pneus traseiros: Rodado duplo 23,1X30, dentre outras opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 13.100 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 15.300 kg;
  • Preço (mínimo): Aprox. R$ 400 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (máximo): Aprox. R$ 600 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • QRA Volantão / YouTube:
  • Muller (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)