PHIL COLLINS (MÚSICA)

GENESIS (A PARTIR DE 1970)
PHIL COLLINS (A PARTIR DE 1980)
BRAND-X (DÉCADA DE 1970)


INTRODUÇÃO

Phil Collins é o nome artístico de Philip David Charles Collins, um talentoso e bem sucedido cantor e baterista britânico de música pop com elementos e tendências de rock progressivo, new wave, R&B, soul e blues, dentre outros ritmos e estilos, com sucesso alcançado inicialmente, a partir da década de 1970, como um dos integrantes da banda britânica de musica pop Genesis, principalmente como baterista, compositor e vocalista, e, posteriormente, a partir da década de 1980, com sucesso alcançado como um artista solo, principalmente como cantor, compositor e baterista, com auge da carreira alcançado e mantido nas décadas de 1970, 1980 e 1990, embora até hoje faça apresentações eventuais.


Atualmente, ele ainda faz apresentações musicais, tanto como artista solo quanto como um dos integrantes da banda de música pop Genesis, além de sua presença ainda ser requisitada na mídia, mas agora em ritmo bem mais tranquilo que antes, em razão principalmente da sua idade avançada e problemas de saúde.


Os trabalhos musicais de Phil Collins foram enriquecidos com participações nobres de vários cantores e instrumentistas icônicos ao longo de sua carreira, e vice-versa, ou seja, ele também se dispôs a fazer inúmeras participações especiais nos trabalhos de artistas icônicos, dentre eles Paul McCartney, Laura Pausini, George Harrison (Beatles), Anni-Frid Lyngstad (ABBA), Robert Plant (Led Zeppelin), Philip Bailey (Earth, Wind and Fire), Eric Clapton, Sting (Police), Ringo Starr (Beatles), Roger Taylor (Queen), John Lennon, Tina Turner, Elton John, Mark Knopfler (Dire Straits) e Roland Orzabal (Tears For Fears), além de ter sido convidado para apresentações especiais no Palácio de Buckingham, durante as comemorações do Jubileu de Ouro e do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, uma discreta fã do artista britânico.


Durante o período de intensa atividade, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, Phil Collins obteve o reconhecimento da crítica musical internacional, da indústria fonográfica, da mídia em geral e do público pelo bom gosto e refinamento musicais, pela originalidade, pela sensibilidade musical e pela precisão na execução dos arranjos.


Entre as faixas mais marcantes do grande cantor, compositor e guitarrista britânico, grande parte delas considerada até mesmo pelos mais exigentes críticos musicais como clássicos da música pop estão Two Hearts, Can't Hurry Love, Easy Lover, Another Day In Paradise, Everyday, Against All Odds, Cant Turn Back the Years, Do You Remember, True Colors, Take Me Home, I Wish It Would Rain Down, Something Happened on the Way to Heaven, Separate Lives, Both Sides of the Story, One More Night, Sussudio, Dance Into the Light, A Groovy Kind of Love, In the Air Tonight, Invisible Touche, Survivors, In Too Deep, Kind of Love, On My Heart e Throwing It All, algumas dessas consideradas até obras primas da música internacional.


O respeitado cantor, compositor e baterista Phil Collins (pronuncia-se Fíl Cólins) foi eleito para alguns importantes prêmios do mundo da música, dentre eles 8 prêmios Grammy, 3 prêmios American Music Awards, 6 prêmios British Awards, 4 prêmios da Billboard, 1 prêmio MTV Awards, 2 prêmios Globo de Ouro e 1 prêmio Oscar, neste caso de melhor canção no filme Tarzan, embora nem sempre seus trabalhos, ao longo da carreira de mais de 50 anos, tenham tido uma recepção unânime por parte da crítica.


Ao longo da trajetória musical, o icônico artista britânico, em mais de 50 anos de atividade, desses sendo 30 anos de intensa atividade, vendeu mais de 150 milhões de cópias de álbuns com o Genesis e mais de 100 milhões de cópias de álbuns da carreira solo, tanto álbuns de estúdio quanto ao vivo, totalizando mais de 250 milhões de cópias.


Ele é uma dos principais artistas veteranos da música pop internacional, respeitado e considerado referência em qualidade musical para as novas gerações de cantores e instrumentistas, principalmente bateristas.


A WARNER MUSIC

Atualmente, a Warner Music Group é uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A Warner Records, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e da Sony Music, a segunda maior do planeta.


A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, Elektra Records e Sire Records.


Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.


VIDA PESSOAL E CARREIRA

O famoso cantor, compositor, ator, baterista, produtor musical e pianista inglês Philip David Charles Collins, que utiliza o nome artístico Phil Collins, nasceu em 1951 em Londres, a capital da Inglaterra. Ele é um dos três filhos de uma típica e tradicional família de classe baixa britânica, o seu pai era vendedor de seguros e sua mãe era agente teatral. Logo na infância, ele ganhou uma bateria de brinquedo do seu tio, o que lhe permitiu dar os primeiros passos como baterista mirim.


Desde cedo, Phil Collins mostrou inclinação para a música, inicialmente como um baterista, chegando ao ponto de abandonar o ensino médio, na adolescência, para se dedicar integralmente à música. Um detalhe curioso sobre Phil Collins é que, desde cedo, desde a adolescência, ele se tornou autodidata em música, inclusive deixando de lado notações musicais padronizadas, amplamente aceitas na indústria fonográfica, para criar, ele mesmo, um padrão próprio de notações, que, aparentemente, só ele consegue entender.


Na adolescência ele aprendeu a tocar, efetivamente, instrumentos musicais, principalmente bateria e piano, e, para se sustentar, passou a realizar trabalhos mais ou menos avulsos como instrumentista e ator, inclusive interpretando alguns papéis sem importância na TV e no teatro. Mais adiante, já na juventude, ele passou a integrar bandas europeias de música pop e de rock sem sucesso comercial, dentre elas a Freehold, Charge, Cliff Charles, Gladiators, Hickory e Flaming Youth, até, finalmente, conseguir uma vaga, como baterista, em 1970, na então novata banda Genesis, que se tornou, a partir de então, por meio da Charisma Records, uma das maiores bandas de música pop do mundo.


Em 1975 outro ícone da música pop, Peter Gabriel, na época também um dos integrantes da banda Genesis, decidiu seguir carreira solo, abrindo espaço para que Phil Collins ocupasse o posto de vocalista de uma das mais bem sucedidas bandas de música pop do mundo. Ao contrário do que muitos pensam, Phil Collins nunca abandonou totalmente a banda Genesis, ele teve alguns problemas pessoais e profissionais, inclusive problemas conjugais e de saúde, o que praticamente impossibilitou o seu trabalho na banda Genesis por algum tempo, alguns anos, e, por isso, ele decidiu “dar um tempo” entre 1996 e 2006, para então voltar à banda, como vocalista e instrumentista.


Segundo ele mesmo, desde a década de 1970 ele era “viciado em trabalho”, em inglês workaholic, o que atrapalhou sua vida pessoal, com nada menos que três crises conjugais que resultaram em separações, até que, finalmente, ele decidiu dar “mais um tempo” na carreira, a partir de 2011, para dar mais atenção aos cinco filhos. Isso explica, pelo menos em parte, o tom de lamentação típico do blues em parte de suas músicas, principalmente no álbum Both Sides of the Story, de 1993, que, segundo críticos, é um dos mais profundos, intimistas, sensíveis e delicados de sua carreira, embora com sucesso comercial abaixo do esperado na época.


Aliás, esse álbum possui algumas obras primas do R&B, do soul e do blues, como Everyday, Cant Turn Back the Years e I Cant Find My Way (não confundir com On My Way), por exemplo, quase que obrigatórias pra quem quer entender de música de alta qualidade, lembrando que nem sempre música de alta qualidade é a mais ouvida.


Embora seja um dos mais bem sucedidos artistas da música pop internacional, o seu repertório é, na verdade, para ser mais preciso, bem variado, inclui diversos gêneros, como o rock progressivo, a new wave, o folk, o country, o R&B, o soul e, é claro, o blues. Seu trabalho ainda é aplaudido e citado pela crítica como uma referência em bom gosto musical, digno de ser apreciado pelos ouvidos mais exigentes e refinados. Ele permanece, até hoje, como um dos poucos artistas veteranos da música pop internacional reconhecidos e reverenciados pela crítica atual, ao lado de outros ícones, como, por exemplo, Paul McCartney, Peter Gabriel, Elton John, Bono (U2), Stevie Wonder, Lionel Richie, Marvin Gaye e George Michael, dentre outros.


De modo geral, as letras das músicas de Phil Collins falam de amores, paixões, amizades e relacionamentos familiares, principalmente de relacionamentos amorosos entre um homem e uma mulher. Essas letras falam de relacionamentos bem sucedidos, felizes, outros nem tanto, mas parte das letras fala de relacionamentos “mal resolvidos” mesmo.


Phil Collins se casou três vezes. O primeiro casamento foi com a canadense Andrea Bertorelli, de 1975 até 1980, do qual nasceu um filho, Simon Collins, e adotou a filha do primeiro casamento de Bertorelli. O segundo casamento foi com Jil Tavelman, de 1984 até 1996, do qual nasceu uma filha, Lily Collins. O terceiro casamento foi com a suíça Oriane Cevey, de 1999 até 2006, do qual nasceram dois filhos, Nicholas Collins e Mathew Collins. Além disso, havia relatos, segundo a imprensa americana, europeia e canadense, de episódios de infidelidade conjugal do artista britânico, além de algumas supostas excentricidades.


Ele teve e tem alguns problemas de saúde. Em 2003, por exemplo, ele contraiu um vírus que afetou um dos seus ouvidos, o que lhe causou uma depressão, já que se tratava de uma “ferramenta de trabalho”. Mais adiante, alguns anos depois, em 2007, mais um golpe, começou a sentir fortes dores na coluna, uma lesão nas vértebras, principalmente por causa de sua posição desconfortável como baterista, por horas e horas seguidas. Além disso, a partir de 2011 começou a apresentar sintomas graves de dependência alcoólica.


Atualmente, com mais de 70 anos de idade, ele é defensor dos direitos dos animais e é torcedor do time de futebol inglês Tottenhan Football Club.


DISCOGRAFIA DO ÍCONE

Para quem não está familiarizado com o universo da música internacional Phil Collins pode até passar despercebido. Ao contrário do possa parecer num primeiro momento, Phil Collins não é uma pessoa comum, na verdade ele é “o cara” do mundo da música, um recordista de vendas, um dos mais bem sucedidos cantores, compositores e bateristas do mundo, comparável a ícones do universo musical, como, por exemplo, Elvis Presley, Madonna, Roberto Carlos, ABBA, Tina Turner, Pet Shop Boys, Bee Gees, Julio Iglesias, Michael Jackson, Donna Summer, Beatles, Elton John, Pink Floyd, Celine Dion, Whitney Houston, U2 e Garth Brooks, dentre outros.


Ele é considerado um dos mais emblemáticos artistas de música pop do mundo, uma referência, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos da música pop. Com mais 200 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões diferentes da mesma música, remixadas e remasterizadas, incluindo os álbuns com a banda Genesis, com mais de 250.000.000 de cópias de álbuns vendidos, é um dos mais bem sucedidos artistas de música pop do mundo, embora também tenha tido alguns altos e baixos comerciais na carreira.


ÁLBUNS PRÓPRIOS


ÁLBUNS DE ESTÚDIO

  • 1981 – Face Value (LP e K7) –
  • 1982 – Hello, I Must Be Going! (LP e K7) –
  • 1985 – No Jacket Required (LP e K7) –
  • 1989 – But Seriously (LP, K7 e CD) –
  • 1993 – Both Sides (LP e CD) –
  • 1996 – Dance Into the Light (CD) –
  • 2002 – Testify (CD) –
  • 2010 – Going Back (CD) –


COMPILAÇÕES E AO VIVO

  • 1987 – 12”ers (LP e K7) –
  • 1990 – Serious Hits... Live! (LP, K7 e CD) –
  • 1998 – Hits (CD) –
  • 1999 - Hot Night in Paris (CD) –
  • 2004 – The Platinum Collection (CD) –
  • 2004 - Love Songs: A Compilation (CD) –


TRILHAS SONORAS

  • 1984 - Against All Odds
  • 1985 - White Nights
  • 1988 - Buster
  • 1999 - Tarzan
  • 2002 - Brother Bear


VIDEOGRAFIA

  • 1982 - Hello Live at Going (VHS)
  • 1985 - No Ticket Required Live (VHS)
  • 1989 - The Singles Collection (VHS)
  • 1990 - Serios Hits...Live! (DVD)
  • 1995 - Live at Both Sides Tour (DVD)
  • 1997 - Live and Loose in Paris (DVD)
  • 2004 - Finally! The First Farewell Tour (DVD)


OS CLÁSSICOS DO ÍCONE


FICHA TÉCNICA

  • Nome original: Philip David Charles Collins
  • Nome artístico: Phil Collins
  • Gravadoras: Warner Music (Virgin, Atlantic e WEA), dentre outras;
  • Origem: Inglaterra (1951);
  • Nacionalidade: Inglesa;
  • Domicílio: Estados Unidos e Inglaterra;
  • Início de carreira: Década de 1970;
  • Auge da carreira: Décadas de 1970, 1980 e 1990;
  • Gênero: Musica pop (rock progressivo, R&B, soul e blues);
  • Resultado comercial: + de 250 milhões de cópias;


MAIS BOM GOSTO


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Phil_Collins
  • Warner Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)