CHEVROLET SILVERADO

NO BRASIL


CHEVROLET SILVERADO 4.1 DIESEL
CHEVROLET SILVERADO DLX 4.2 TURBODIESEL
CHEVROLET SILVERADO DLX 4.1 MPFI GASOLINA
CHEVROLET SILVERADO D20 4.2 TURBODIESEL
CHEVROLET SILVERADO CONQUEST
CHEVROLET SILVERADO RODEIO
FAMÍLIA OU SÉRIE GM C/K
GMC 3500 HD


NOS ESTADOS UNIDOS


CHEVROLET SILVERADO (1ª GERAÇÃO / A PARTIR DE 1998)
CHEVROLET SILVERADO (2ª GERAÇÃO / A PARTIR DE 2007)
CHEVROLET SILVERADO (3ª GERAÇÃO / A PARTIR DE 2013)
CHEVROLET SILVERADO (4ª GERAÇÃO / A PARTIR DE 2018)
FAMÍLIA SILVERADO
GMC SIERRA


INTRODUÇÃO

Logo acima, a grande Chevrolet Silverado, com itens de segurança, conforto e desempenho, fabricada na Argentina e no Brasil e comercializada aqui por alguns anos das décadas de 1990 e 2000, uma das melhores opções de pickups grandes disponíveis no mercado brasileiro. Logo abaixo, o interior espaçoso da caminhonete da marca americana, com ar condicionado, direção hidráulica, bancos em couro, vidros e travas elétricas, dependendo da versão.

A robusta Chevrolet Silverado é um utilitário de tamanho grande da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, com projeto essencialmente americano, ainda moderno, mas fabricada e comercializada na Argentina e no Brasil pelas duas subsidiárias da gigante americana General Motors nas décadas de 1990 e 2000, para atender os respectivos mercados locais e para exportação.


Os modelos que levam o nome Chevrolet Silverado na Argentina e no Brasil, diretamente derivados da 4ª geração do projeto americano GM C/K não devem ser confundidos com os imponentes modelos que levam os nomes Chevrolet Silverado e GMC Sierra, diretamente derivados das quatro gerações do projeto também americano GM Silverado, criadas, desenvolvidas e fabricadas em larga escala nos Estados Unidos pela General Motors, a partir da década de 1990, para atender o mercado interno americano e para exportação.


Esses modelos das quatro gerações do projeto GM Silverado também foram e/ou são fabricados no Canadá, no México e na Austrália, dependendo de cada geração, mantendo-se, na década de 2010, por exemplo, no segundo lugar no ranking das pickups mais vendidas do mundo, com mais de 570.000 unidades fabricadas em 2019, por exemplo, atrás apenas da família Ford F-250.


Voltando à Chevrolet Silverado fabricada e comercializada na Argentina e no Brasil, diretamente derivada do projeto GM C/K, ela foi o sonho de consumo de fazendeiros brasileiros, uma das melhores opções do mercado nas décadas de 1990 e 2000, a substituta da clássica Chevrolet D20, por sua vez um ícone do mercado nacional, um grande sucesso de vendas aqui no Brasil.


O seu projeto está focado em versatilidade, robustez e praticidade, sempre com carroceria de cabine simples, com duas portas laterais e tração traseira, com capacidade para transportar até 1.200 kg de carga em sua caçamba de 1.500 litros, na fazenda, no sítio ou na rodovia, mas também com a possibilidade de ser usada para levar a esposa ou namorada para passear nos finais de semana.


Durante a década de 2000, a principal concorrente da Chevrolet Silverado no mercado brasileiro de pickups grandes ou pickups full size, em inglês, foi a Ford F-250, também bem projetada, bem fabricada e bem vendida.


A GENERAL MOTORS

A General Motors Corporation é uma grande e tradicional fabricante americana de automóveis, caminhões e pickups. Em 2018, por exemplo, ela foi a quarta maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7,1 milhões de unidades fabricadas. Ela foi fundada em 1908 nos Estados Unidos pelo empresário americano William Durant e está sediada em Detroit, no estado de Michigan.


Ela foi formada a partir do agrupamento de várias outras indústrias do ramo automotivo. Em 1921, o alto executivo americano Alfred Sloan Junior assumiu a administração da organização, dando início a um amplo programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição alcançada até 2008.


Atualmente, a General Motors está presente em quase todos os países do mundo, com mais de 390 instalações de diversos tipos e finalidades, incluindo fábricas próprias, de suas subsidiárias ou de empresas nas quais tem participação societária, atuando inclusive na importação e comercialização de automóveis de suas marcas, fabricados em outros países. Ela emprega, no total, mais de 250.000 pessoas e possui no seu portfólio várias marcas, entre elas a Buick, a Chevrolet, a Cadillac, a GMC, a ACDelco, esta uma fabricante de peças e componentes automotivos, e a GM Coreia / Daewoo, da Coreia do Sul, com uma participação societária de cerca de 80% nesta fabricante.


A subsidiária brasileira da General Motors é a General Motors do Brasil, ela foi a segunda maior fabricante e vendedora de veículos do Brasil em 2019, incluindo automóveis e pickups, com mais de 475.000 unidades vendidas, entre nacionais e importados. Ela foi fundada no Brasil em 1925, mas nos primeiros cinco anos de suas atividades aqui só montava no Brasil os automóveis quase prontos importados dos Estados Unidos. Somente a partir de 1930 a General Motors do Brasil passou a fabricar, de fato, veículos no Brasil. O primeiro modelo de automóvel de passeio fabricado no Brasil pela empresa foi o Chevrolet Opala, em 1968.


PRINCIPAIS CARACTERÍTICAS

A robusta Chevrolet Silverado é um utilitário de tamanho grande da categoria das caminhonetes, para uso misto e diário no transporte de passageiros e de carga, disponível no mercado brasileiro entre 1997 e 2001, com construção convencional de carroceria de aço galvanizado sobre chassi, apenas em versões com carrocerias de cabine simples e tração traseira, com opções de motorização a gasolina e diesel, dependendo do modelo e do ano de fabricação, combinadas apenas com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas, mas com uma boa variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, dependendo da versão.


Trata-se da 4ª geração da família de caminhonetes americanas GM C/K, lançada nos Estados Unidos em 1987, ou seja, dez anos antes do lançamento no Brasil, embora lá nos Estados Unidos com o nome Chevrolet C-1500 ou Chevrolet C-2500 e embora os modelos Chevrolet Silverado fabricados na Argentina e importados para o Brasil tivessem passado por uma modernização em vários aspectos, inclusive com motores diesel mais eficientes e o acréscimo de alguns itens de segurança, conforto e desempenho, como, por exemplo, freios ABS ou antibloqueio e direção hidráulica progressiva.


Entre 1997 e 2001, ela foi uma das maiores caminhonetes de uso misto comercializadas no Brasil e esteve entre os mais desejados modelos de pickups grandes à venda no mercado nacional de automóveis, espaçosa, confortável e com design bem resolvido, disputando o mercado de utilitários full size de uso misto, para trabalho e passeio, para uso urbano e rural, com sua congênere de origem também americana Ford F-250, mostrando ao consumidor brasileiro as vantagens da robustez estrutural da construção sobre chassi, com a possibilidade de usar o veículo na cidade, na rodovia e no campo, com espaço de sobra na caçamba para o dia a dia de uso no trabalho.


Apenas para simples efeito de comparação de dimensões e capacidades, a Chevrolet Silverado e sua principal concorrente Ford F-250 estão situadas num degrau acima das caminhonetes de tamanho médio Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier e estão situadas dois degraus acima das pickups leves Volkswagen Saveiro, Fiat Toro, Renault Oroch e Fiat Strada, lembrando que uma pickup grande não significa necessariamente um caminhão.


A caminhonete grande Chevrolet Silverado foi lançada no Brasil em 1997 para substituir a clássica e icônica Chevrolet D20, um grande best seller da marca americana. A partir de então, a General Motors do Brasil passou a competir com um modelo de caminhonete full size de projeto superior em relação a sua antecessora em praticamente todos os aspectos, ajudando a difundir o conceito de veículo utilitário de tamanho grande e de uso misto, para a zona rural e para a zona urbana, com itens de conforto, segurança e desempenho antes disponíveis mais comumente em automóveis de luxo, como ar condicionado e aquecedor; direção hidráulica progressiva com coluna de direção ajustável em altura; cintos de segurança de três pontos para motorista e um dos passageiros; vidros elétricos, trava central elétrica das portas e alarme nas versões mais completas; barras de proteção lateral nas portas; injeção eletrônica de combustível nas versões a gasolina; comando de válvulas no cabeçote e três válvulas por cilindro nas versões a diesel; freios ABS nas quatro rodas; banco do motorista com ajustes de altura da base e inclinação do encosto nas versões mais completas; rádio AM e FM com CD player nas versões mais completas; e rodas de liga leve nas versões mais completas; dentre outros.


Entre as principais características desses modelos de automóveis de uso misto (ou utilitários, se você preferir) está a posição de dirigir alta, a preferida pela grande maioria dos motoristas brasileiros e americanos, com visão panorâmica do ambiente ao seu redor. A maioria desses modelos foi fabricada com motores a diesel, verdade seja dita a que apresenta a melhor relação entre peso, dimensão, capacidade, desempenho e economia de combustível. Tanto é verdade que a versão a gasolina vendeu pouco, pois o níveis de consumo não eram nada atraentes, precisando de 1 litro para percorrer 6 quilômetros na cidade ou 8 quilômetros na rodovia, quando vazia. Hoje em dia, considerando o mercado brasileiro de automóveis usados, os modelos com motores turbodiesel tendem a ser mais valorizados na hora da revenda. Se serve de consolo, as versões a gasolina possuem nível de ruído mais baixo e menos vibração.


Atualmente, a Chevrolet Silverado não é fabricada no Brasil e lá nos Estados Unidos a badalada 4ª geração da família Chevrolet Silverado possui design imponente e ousado, uma caminhonete confortável, sofisticada e bem refinada, um objeto de desejo e/ou sonho de consumo dos produtores rurais americanos, vendida no Brasil somente por meio de importadores independentes, principalmente nas versões de cabine dupla, disponíveis para poucos bolsos, com preços a partir de R$ 500 mil, o “topo” do mundo country, inclusive opções de motores com potências variando entre 270 cavalos e 445 cavalos de potência e torques variando entre 41 kgfm e 123 kgfm de torque, dependendo da versão.


Lá nos Estados Unidos as principais concorrentes da 4ª geração da família Chevrolet Silverado (lembrando que a GMC Sierra faz parte da mesma família), são a Ford F-250, a Dodge RAM 2500 (importada oficialmente para o Brasil), a Nissan Titan e a Toyota Tundra, todas superlativas em níveis de conforto e sofisticação, uma mais impressionante que a outra.


Recentemente, a General Motors do Brasil anunciou que importará oficialmente as versões de pickups de cabine dupla da família Chevrolet Silverado, começando pela versão Chevrolet Silverado 1500, porém com preços ao consumidor ainda não divulgados.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

A família Chevrolet Silverado faz parte de uma longa linhagem, muito bem sucedida, de caminhonetes da gigante americana General Motors, iniciada na década de 1940 com a família de caminhonetes Chevrolet AK, seguida das famílias Advance-Design e Task Force, das décadas de 1950 e 1960, e da família Chevrolet C/K, das décadas de 1960, 1970 e 1980, até chegar à família Chevrolet Silverado, com fabricação em série nas décadas de 2000, 2010 e na década atual, mas não tendo praticamente nenhuma relação direta com a Chevrolet Silverado fabricada na Argentina e no Brasil e comercializada aqui por alguns anos das décadas de 1990 e 2000, pois a Chevrolet Silverado vendida no Brasil fazia parte, na verdade, da 4ª geração da família Chevrolet C/K, iniciada nos Estados Unidos em 1988, vendida por lá com o nome Chevrolet C-1500 e Chevrolet C-2500.


O blog Ciência e Tecnologia em Foco é escrito originalmente em português, ele está voltado principalmente para o público brasileiro, mas também tem milhares de leitores americanos, canadenses, mexicanos e europeus, pois a própria plataforma Blogger, do Google, permite a tradução para inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, por exemplo. Por consideração aos leitores americanos, canadenses, mexicanos e europeus, o blog traz abaixo um resumo das quatro gerações da família Chevrolet Silverado, das décadas de 2000, 2010 e atual, mas o foco principal desse artigo é mesmo a Chevrolet Silverado vendida no Brasil entre 1997 e 2001.


No caso específico da Chevrolet Silverado vendida no Brasil entre 1997 e 2001, trata-se, essencialmente, de um projeto americano adaptado para o uso em outros países. Isso explica, pelo menos em parte, a qualidade geral desses modelos, porque os americanos são exigentes. Essa 4ª geração da família Chevrolet C/K, conhecida também como geração GM GMT400, também foi fabricada em larga escala nos Estados Unidos, no Canadá, no México e no Chile, exportada então para muitos países.


Aqui no Brasil, essa 4ª geração da família Chevrolet C/K recebeu o nome Chevrolet Silverado e foi comercializada somente em versões de cabine simples, apenas com tração traseira.


SILVERADO NO BRASIL

A fabricação seriada da Chevrolet Silverado de cabine simples foi iniciada pela General Motors na Argentina, na sua então nova fábrica em Alvear, na província de Santa Fé, em 1997, para substituir a famosa e clássica Chevrolet D20, esta também fabricada e comercializada aqui no Brasil e também um sucesso de vendas aqui. Em vez de simplesmente trazer para o Brasil a Chevrolet C-1500 ou Chevrolet C-2500, da família Chevrolet C/K, fabricada nos Estados Unidos, a General Motors do Brasil decidiu importar da Argentina a sua irmã quase gêmea Chevrolet Silverado, fabricada na Argentina, com algumas modernizações em relação aos modelos americanos, das décadas de 1980 e 1990, que, aliás, já estavam saindo de linha lá nos Estados Unidos para dar lugar à então novíssima Chevrolet Silverado da 1ª geração da família Chevrolet Silverado, que não tem praticamente nenhuma relação com a Chevrolet Silverado comercializada no Brasil na época.


O feliz desenho básico da Chevrolet Silverado comercializada no Brasil na época, imponente e bem resolvido esteticamente, foi baseado na geração GM GMT400, criada por projetistas americanos contratados pela matriz americana General Motors, com a sua subsidiária General Motors Argentina optando por não fazer alterações estéticas significativas nos modelos fabricados por lá, praticamente adotando integralmente o design americano, dando início à fabricação seriada da Chevrolet Silverado em 1997, com sua importação para o Brasil no mesmo ano, no contexto do Mercosul, um acordo comercial de livre comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, portanto com alíquotas de importação mais baixas que a média.


A Chevrolet Silverado de cabine simples é um modelo de caminhonete de tamanho grande, com carroceria de aço galvanizado construída sobre chassi e tracionada por motores a gasolina e diesel, com motorização dianteira e tração 4X2 traseira, com capacidade para transportar até três pessoas, na prática somente duas pessoas adultas com conforto, incluindo o motorista. Ela foi fabricada a partir de 1997, inicialmente na Argentina e, posteriormente, alguns anos depois, no Brasil, em até quatro versões principais e mais três versões de edição limitada:


  • Silverado 4.1 Diesel, uma versão mais simples, com motor diesel aspirado Maxion S4, com 90 cavalos de potência e 28 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas e tração traseira;
  • Silverado DLX 4.2 Turbodiesel, uma versão mais completa, com motor turbodiesel MWM, com seis cilindros em linha, com 168 cavalos de potência e 43 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades e tração traseira;
  • Silverado DLX 4.1 Gasolina, com motor MPFI a gasolina, com seis cilindros em linha, injeção eletrônica multiponto, com 138 cavalos de potência e 30 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades e tração traseira;
  • Silverado D20 4.2 Turbodiesel, uma versão mais completa, com motor turbodiesel MWM, com seis cilindros em linha, com 168 cavalos de potência e 43 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades e tração traseira;
  • Chevrolet Silverado Conquest, uma versão especial e de produção limitada, com motor turbodiesel MWM, com seis cilindros em linha, com 168 cavalos de potência e 43 kgfm de torque, com acabamento diferenciado, inclusive com bancos em couro, com câmbio manual de cinco velocidades e tração traseira;
  • Chevrolet Silverado Rodeio, uma versão especial e de produção limitada, com acabamento diferenciado, com câmbio manual de cinco velocidades e tração traseira;
  • GMC 3500 HD, versão mais simples, de maior capacidade de carga;


Lembre-se de que se trata de utilitários para serviço semipesado, em que o mais importante é o torque (força), enquanto a potência fica em segundo plano. Curiosamente, hoje em dia os mesmos modelos a diesel da Chevrolet Silverado, cujas vendas declinaram a partir do início da década de 2000, possuem um valor de revenda surpreendente, com preços variando entre R$ 70 mil até R$ 150 mil, algo raro no mercado brasileiro de automóveis usados.


Ambos os modelos concorrentes, Chevrolet Silverado e Ford F-250, tinham um público fiel no Brasil, parte dele remanescente das antigas Chevrolet D20 e Ford F-1000, que marcaram época nas décadas de 1980 e 1990. Esses modelos de caminhonetes conquistaram também profissionais autônomos da cidade, pedreiros, pintores e eletricistas, por exemplo, que precisavam de um tipo de veículo adequado ao dia a dia de trabalho, com boa capacidade de carga.


A versão Chevrolet Silverado DLX 4.2 Turbodiesel, por exemplo, é uma das melhores da família, fabricada com motor turbodiesel MWM, com bomba injetora rotativa Bosch, com 18 válvulas e comando de válvulas no cabeçote, com 168 cavalos de potência e 43 kgfm de torque, tração 4X2 traseira, câmbio manual de cinco velocidades ou marchas e uma variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, incluindo ar condicionado (opcional) e aquecedor (de série); direção hidráulica progressiva com coluna ajustável (de série); vidros e trava central elétrica, com alarme (de série); rádio AM/FM com CD player (opcional); rodas de liga leve aro 16 polegadas e pneus 265/75 (de série); tanque de combustível 120 litros; freios ABS nas rodas traseiras (de série) e freios ABS nas rodas dianteiras (opcional), dentre outros itens.


Essa versão consegue acelerar de 0 até 100 km/h em cerca de 15 segundos, com duas pessoas a bordo e bagagem leve, consumindo 1 litro de diesel para percorrer 7 quilômetros na cidade ou 11 quilômetros na rodovia, em condução moderada, sem extravagâncias. A sua capacidade máxima de carga é de 1.100 kg em uma caçamba de 1.500 litros, neste caso com números de desempenho e consumo diferentes, é claro.


A caçamba do veículo tem espaço de sobra para transportar até duas bicicletas ou uma moto. Também é possível transportar três pranchas de surf ou uma moto aquática ou jetski, embora neste caso seja mais adequado puxar o jetski com carretinha acoplada.


SILVERADOS NOS ESTADOS UNIDOS

A fabricação seriada da família Chevrolet Silverado foi iniciada em 1998 para substituir a família Chevrolet C/K, compartilhando grande parte da mecânica, elétrica, eletrônica e hidráulica com a GMC Sierra, tanto que esta é considerada parte da família Chevrolet Silverado, com mais de 13.500.000 unidades fabricadas das quatro gerações da Chevrolet Silverado e mais de 4.700.000 unidades fabricadas das quatro gerações da GMC Sierra, totalizando mais de 18.300.000 unidades fabricadas da família Chevrolet Silverado, a segunda família pickups mais vendidas do mundo, atrás apenas da família Ford F-250.


A família Chevrolet Silverado foi e/ou é fabricada nos Estados Unidos, no Canadá e no México, mas a 3ª geração chegou a ser fabricada na Austrália por alguns anos. Durante a década de 2010, por exemplo, essa família foi comercializada em muitos países, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, no México, no Chile, na Austrália e em países do Oriente Médio.


Recentemente, a General Motors anunciou que começará a comercializar a 4ª geração da Chevrolet Silverado e a 5ª geração da GMC Sierra no Brasil e na Coreia do Sul, respectivamente, com a previsão de chegada das primeiras unidades aqui para breve.


SILVERADO (1ª GERAÇÃO)

A fabricação seriada da 1ª geração da Chevrolet Silverado (GMT800) foi iniciada em 1998 pela General Motors nos Estados Unidos e suas subsidiárias no Canadá e no México para substituir os modelos Chevrolet C-1500 e Chevrolet C-2500 de 4ª geração da família Chevrolet C/K, com um projeto quase completamente novo em relação à família Chevrolet C/K, com opções de carroceria de cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, combinadas com pelo menos três opções de caçambas, curta, média e longa, com pelo menos oito opções de motores, das famílias Vortec e Duramax, a gasolina e diesel, respectivamente, com potências variando entre 195 cavalos e 345 cavalos, com pelo menos cinco opções de transmissão, automáticas e manuais.


Essa geração foi uma grande sucesso de vendas da General Motors em vários países, com mais de 7.700.000 unidades fabricadas, incluindo modelos GMC Sierra, mas não chegou a ser importada para o Brasil por meio de importador oficial.


SILVERADO (2ª GERAÇÃO)

A fabricação seriada da 2ª geração da Chevrolet Silverado (GMT900) foi iniciada em 2007 pela General Motors nos Estados Unidos e suas subsidiárias no Canadá e no México para substituir os modelos Chevrolet Silverado de 1ª geração da mesma família Chevrolet Silverado, com um projeto quase completamente novo em relação à geração anterior, com opções de carroceria de cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, combinadas com pelo menos três opções de caçambas, curta, média e longa, com pelo menos oito opções de motores, das famílias Vortec e Duramax, a gasolina e diesel, respectivamente, com potências variando entre 195 cavalos e 397 cavalos, com pelo menos três opções de transmissão, automáticas e manuais, todas de seis velocidades.


Essa geração foi uma grande sucesso de vendas da General Motors em vários países, com mais de 4.180.000 unidades fabricadas, incluindo modelos GMC Sierra, mas não chegou a ser importada para o Brasil por meio de importador oficial.


SILVERADO (3ª GERAÇÃO)

A fabricação seriada da bonita e imponentes 3ª geração da Chevrolet Silverado (T1XX) foi iniciada pela General Motors nos Estados Unidos e suas subsidiárias no México, no Canadá e na Austrália a partir de 2013 para complementar ou incrementar o portfólio da marca com modelos mais sofisticados e mais refinados que os modelos da 2ª geração, estes, por sua vez, praticamente desconhecidos aqui no Brasil.


Desta vez, a General Motors conseguiu chamar a atenção do mercado americano com um veículo superior em relação à geração anterior, com uma estrutura melhorada, com chassi de aço de alta resistência, mais robusto que o chassi da geração anterior, e carroceria de aço galvanizado, mas com algumas partes, peças e componentes em alumínio, para reduzir o peso, como, por exemplo, o capô do motor, o bloco do motor e suspensão dianteira, com dimensões generosas, interior bonito, sofisticado e refinado, dando a impressão nos usuários e observadores de que se trata de um automóvel de luxo.


O feliz desenho dessa 3ª geração da Chevrolet Silverado, do projetista Kevin O’Donnell, imponente e bem resolvido esteticamente, foi combinado com um estrutura baseada em chassi, resultando em um veículo com capacidade de carga de até 2.000 kg, dependendo da versão, com opções de motores EcoTec, Vortec e Duramax, a gasolina e turbodiesel, com potências variando entre 285 cavalos e 445 cavalos, com pelo menos seis opções de transmissão automática, com seis ou oito velocidades, dependendo da opção.


Os veículos estiveram disponíveis com a central multimídia GM MyLink, um item de série nas versões mais caras, com navegador GPS integrado, com sistema de som Bose, com rádio AM/FM, CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, dentre outros itens de conforto, segurança e desempenho. Essa foi a primeira vez que as caminhonetes da marca Chevrolet e GMC passaram a sair de fábrica com controle de cruzeiro adaptativo, combinado com alerta de perigo de colisão frontal, elevando esses produtos a um novo patamar de sofisticação, chegando ao ponto de serem considerados de alto luxo.


Essa geração foi fabricada até 2018, foi muito bem sucedida comercialmente, com mais de 4.600.000 unidades fabricadas, mas, infelizmente, nunca esteve no Brasil por meio de importação oficial, nem foi fabricada aqui.


SILVERADO (4ª GERAÇÃO)

Logo acima, a robusta, sofisticada, refinada, ousada e cara caminhonete de grande porte da tradicional fabricante americana de automóveis. Um veículo superlativo, um sonho de consumo ou objeto de desejo dos fazendeiros americanos e brasileiros, com robustez estrutural garantido por chassi reforçado em aço e carroceria de aço galvanizado. Logo abaixo, beleza, sofisticação, refinamento e espaço de sobra para levar a família para passear nos finais de semana.

A fabricação seriada da novíssima 4ª geração da Chevrolet Silverado foi iniciada pela General Motors nos Estados Unidos em 2018 para complementar ou incrementar o portfólio da marca com modelos mais sofisticados e mais refinados que os modelos da 3ª geração, estes, por sua vez, praticamente desconhecidos aqui no Brasil. Mais uma vez, a General Motors conseguiu chamar a atenção do mercado americano com um veículo superior em relação à geração anterior, com uma estrutura melhorada, com chassi de aço de alta resistência e carroceria de aço galvanizado, com dimensões generosas, interior bonito, sofisticado e refinado, dando a impressão nos usuários e observadores de que se trata de um automóvel  de alto luxo, realmente premium, com roupagem de um “brutamontes”, impressão reforçada pelo design ousado e de linhas semirretas da carroceria.


O desenho dessa 4ª geração da Chevrolet Silverado, imponente e bem resolvido esteticamente, principalmente as versões Chevrolet Silverado 1500, foi combinado com uma estrutura baseada em aço e uma variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, incluindo conexão Android Auto e Apple CarPlay, além de ser oferecida com pelo menos 10 opções de motores EcoTec e Duramax, a gasolina e diesel, com potências variando entre 285 cavalos e 445 cavalos, combinadas com pelo menos cinco opções transmissão automática, de seis, oito ou dez velocidades.


É claro que toda essa sofisticação e status tem o seu preço. Estima-se que as versões intermediárias da Chevrolet Silverado 1500 fabricadas lá nos Estados Unidos, previstas para chegarem ao Brasil em breve, serão comercializadas como versões de entrada, por meio do importador oficial General Motors do Brasil, com preços a partir de R$ 500 mil, dependendo da versão. Atualmente, elas chegam no Brasil por meio de importadores independentes, como a Direct Imports, por exemplo.


MERCADO

As versões intermediárias e top de linha, a diesel e de cabine simples, da Chevrolet Silverado, fabricadas na Argentina e no Brasil são práticas, funcionais, razoavelmente econômicas e confortáveis, são de fácil revenda e a rede de concessionárias da General Motors do Brasil é de mais de 600 unidades, segundo a própria empresa. Além disso, até mesmo as oficinas de manutenção independentes estão acostumadas com elas e o custo de manutenção não chega a assustar.


Atualmente, o segmento de pickups grandes novas está quase deserto aqui no Brasil, infelizmente, com pouquíssimos representantes de peso e de credibilidade, entre elas as superlativas Dodge RAM 2500 e Dodge RAM 3500, de cabine dupla, imponentes, bonitas, sofisticadas, refinadas e, é claro, caras. Isso acontece porque o segmento de pickups médias caiu no gosto do consumidor brasileiro, abocanhando até mesmo a preferência dos saudosistas motoristas das icônicas Ford F-1000 e Chevrolet D20, que aos poucos migraram para modelos novos ou usados de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier.


PICKUPS MÉDIAS MAIS VENDIDAS NO BRASIL EM 2018

MODELO

QUANTIDADE

Toyota Hilux

39.270

Chevrolet S10

31.760

Ford Ranger

20.550

Volkswagen Amarok

18.760

Mitsubishi L200

10.760

Nissan Frontier

6.320

Fonte: Anfavea


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


SILVERADO DLX 4.1 GASOLINA

  • Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
  • Caçamba: Até 1.200 kg em 1.500 litros;
  • Comprimento: Aprox. 5 metros;
  • Largura: Aprox. 2,2 metros;
  • Altura: Aprox. 1,9 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
  • Motorização: MPFI gasolina, 4.100 cilindradas, ignição estática;
  • Potência / torque: 138 cavalos / 30 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Eaton, manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 13 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 6 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 8 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica progressiva;
  • Tração: Traseira;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados, com ABS (opcional);
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS (de série);
  • Pneus: 265/75 R16, com rodas 16X7;
  • Suspensão dianteira: Independente,, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas semielípticas e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox.
  • Tanque: 126 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 


SILVERADO DLX 4.2 TURBODIESEL

  • Capacidade: 1 motorista e 1 ou 2 passageiros;
  • Caçamba: Até 1.100 kg em 1.500 litros;
  • Comprimento: Aprox. 5 metros;
  • Largura: Aprox. 2,2 metros;
  • Altura: Aprox. 1,9 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 3 metros;
  • Motorização: MWM Turbodiesel, 4.200 cilindradas, bomba rotativa Bosch;
  • Potência / torque: 168 cavalos / 43 kgfm;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão: 17:1;
  • Câmbio: ZF, manual de cinco velocidades ou marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 15 segundos;
  • Consumo médio (cidade): Aprox. 7 quilômetros;
  • Consumo médio (rodovia): Aprox. 11 quilômetros;
  • Direção: Hidráulica progressiva;
  • Tração: Traseira;
  • Freios dianteiros: Discos ventilados, com ABS (opcional);
  • Freios traseiros: Tambores, com ABS (de série);
  • Pneus: 265/75 R16, com rodas 16X7, de liga leve;
  • Suspensão dianteira: Independente,, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com feixes de molas semielípticas e amortecedores;
  • Vão livre do solo: Aprox.
  • Tanque: 126 litros;
  • Peso vazio: Aprox. 


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Silverado
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_C/K
  • Revista Mecânica:
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Silverado
  • General Motors (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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