NEW HOLLAND TL5.80

NEW HOLLAND TL5
NEW HOLLAND DO BRASIL
NEW HOLLAND AGRICULTURE
CNH INDUSTRIAL
NEW HOLLAND TL5.80 (80 CAVALOS)
NEW HOLLAND TL5.90 (90 CAVALOS)
NEW HOLLAND TL5.100 (101 CAVALOS)
FAMÍLIA NEW HOLLAND TL5


INTRODUÇÃO

Logo acima, imagem do moderno trator New Holland TL5.80, o substituto do também moderno trator New Holland TL 75, das décadas de 2000 e 2010, na linha de montagem da fabricante New Holland. Logo abaixo, mais uma imagem do moderno trator New Holland TL5.80, fabricado atualmente em larga escala no Brasil. Ele é um dos integrantes da família ou série de tratores New Holland TL5, composta por pelo menos três modelos.

O moderno trator New Holland TL5.80 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala atualmente no Brasil pela New Holland do Brasil, que também fabrica, na mesma linha de montagem em Curitiba – PR, os seus irmãos New Holland TL5.90 e New Holland TL5.100, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no TL5.90 e no TL5.100 são mais altos.


Na década de 2010 e/ou atualmente os principais concorrentes do New Holland TL5.80 no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados foram e/ou são os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 4283, John Deere 5085E, Valtra A84S, Massey Ferguson MF 4280 Xtra, John Deere 5078E, Yanmar Solis 80, Massey Ferguson MF 4290, Agrale 575 e Valtra A850, todos esses com potências variando entre 78 e 100 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias.


Na década de 2010, o trator Case Farmall 80 estava na mesma categoria de tratores médios, neste caso específico com 85 cavalos de potência.


A NEW HOLLAND

A New Holland Agriculture é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores, colheitadeiras de grãos, enfardadeiras de feno, retroescavadeiras, pulverizadores, semeadoras, plantadeiras e colhedoras em geral, a maioria deles com as marcas New Holland e Case. Ela está entre as cinco maiores multinacionais do setor, com mais de 20 fábricas em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, com presença em mais de 170 países, por meio de mais de 5.000 concessionárias e centros de serviços.


Ela foi fundada nos Estados Unidos, em 1895, pelo empresário americano Abe Zimmerman, na cidade de New Holland, no estado norte-americano da Pensilvânia, foi comprada pela Sperry Corporation, em 1947, que, por sua vez, foi comprada pela Ford Motor Company, em 1986, até ser finalmente comprada pelo Grupo Fiat, em 1991, que a fundiu com a fabricante de utilitários Case IH, em 1999, dando origem, na sequência, à holding CNH Global, controlada pela Família Agnelli, da Itália.


Atualmente, as marcas New Holland e Case e suas fábricas pertencem à CNH Industrial, uma holding europeia independente, sediada na Holanda e controlada pela Família Agnelli, da Itália, que, aliás, também é controladora do grupo automotivo Stellantis N.V., conhecido anteriormente como FCA Fiat Chrysler Automobiles.


Aqui no Brasil, as fábricas da New Holland do Brasil, oficialmente CNH Industrial Brasil Ltda, estão localizadas em Rio Verde, no estado de Goiás, fabricando tratores, colheitadeiras e pulverizadores; Curitiba, no estado do Paraná, fabricando tratores e colheitadeiras; Piracicaba, no estado de São Paulo, fabricando pulverizadores; e Sorocaba, também no estado de São Paulo, fabricando ceifadoras.


A New Holland Agriculture também possui uma fábrica de tratores na Argentina.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator New Holland TL5.80 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico duplo e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos integrantes da família ou série de tratores médios New Holland TL5, com pelo menos três modelos fabricados no Brasil, incluindo seus irmãos mais potentes New Holland TL5.90, com 90 cavalos, e New Holland TL5.100, com 101 cavalos, ao lado de outras famílias de tratores da marca New Holland, que formam a atual linhagem New Holland T de tratores agrícolas, incluindo as famílias New Holland TTF, New Holland TT e New Holland TT4, por exemplo, com faixa de potências entre 50 até 100 cavalos, dependendo do modelo.


No caso específico do trator New Holland TL5.80, a motorização turbodiesel FPT S8000 Mar-1 Tier 3, com intercooler, com quatro cilindros em linha e 3.908 cilindradas, com bomba Delphi de injeção direta e mecânica de combustível, produz aproximadamente 80 cavalos de potência, considerando a norma ISO TR 14396, e 30 kgfm de torque, com reserva de 26%, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Como item de série, está disponível a transmissão sincronizada com 12 marchas à frente e 4 à ré. Opcionalmente, está disponível a transmissão sincronizada com 12 marchas à frente e 12 à ré, de série, com reversor Power Shuttle de acionamento eletro-hidráulico, também disponível como opcional, e com o chamado super-redutor Creeper de velocidade (conhecido popularmente como “tartaruga”), como opcional. Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, por exemplo, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


Além disso, ele possui o reversor ou inversor de movimento, disponível como opcional, ressaltando que para acionar o reversor, por meio da alavanca atrás do volante, é necessário antes reduzir o máximo possível a velocidade do trator com o freio. Além disso, é importante que o proprietário do trator ou administrador da fazenda lembre o operador da máquina do risco de dano mecânico de trocar marchas com o trator em pleno trabalho pesado.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, uma das melhores opções, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das melhores opções para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 180 mil e R$ 280 mil, usado, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso, ou a partir de R$ 320 mil, novo.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele está em linha de produção seriada desde 2017 e já sai de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis de serviço dianteiros e um farol de serviço traseiro (de série); setas direcionais (de série); plataforma plana e emborrachada (de série), apoiada por coxins de borracha; filtro de ar a seco (de série); três radiadores (óleo, água e intercooler); direção hidrostática ou hidráulica, com bomba independente (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica, com isolamento térmico e estrutura de proteção FOPS (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco duplo seco cerametálico, com acionamento mecânico (de série), com embreagem multidiscos Power Shuttle disponível como opcional; tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 3.600 kg no olhal (de série); controle remoto de 2 válvulas, com 44 litros de vazão máxima; freios de serviço a discos banhados em óleo, de acionamento hidráulico (de série); cabine climatizada (opcional), também apoiada sobre coxins de borracha, com aquecedor e ar condicionado com filtro de ar com carvão ativado; piloto automático para agricultura de precisão (opcional); freio de estacionamento, com alavanca para acionamento mecânico; tanques de combustível de capacidade total de 170 litros (plataformado) e 140 litros (cabinado), incluindo os tanques auxiliares; bloqueio do diferencial, com acionamento mecânico (de série) ou eletro-hidráulico (opcional); e ajuste de bitola (de série); dentre outros itens.


O painel é simples e intuitivo, mas é completo, com horímetro digital, tacômetro, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, medidor da pressão do óleo lubrificante, luz de acionamento da tração dianteira auxiliar e luz de acionamento do bloqueio do diferencial.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo um das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, a New Holland (pronuncia-se Níu Rólan) possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 224 unidades prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Pra quem precisa de um modelo de trator mais possante, há outras opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca New Holland, incluindo o New Holland 7630, com 110 cavalos e 52 kgfm, e o New Holland 8030, com 122 cavalos e 55 kgfm, ambos com quatro cilindros em linha, equipados com turbocompressor e intercooler.


O modelo New Holland TL5.80 está disponível atualmente por meio do programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com financiamento a juros mais baixos que a média do mercado nacional. Consulte uma concessionária New Holland perto de você para saber mais detalhes.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


NEW HOLLAND TL5.80 4X4

  • Motorização: FPT S8000 Mar-1 Tier 3, com intercooler, com quatro cilindros;
  • Cilindrada: 3,9 litros ou 3.908 cm³;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora Delphi, direta e mecânica;
  • Potência (ISO TR 14396): Aprox. 80 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 30 kgfm a 1.400 rpm, com reserva de 26%;;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com bomba independente;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, com 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Transmissão (opcional): Sincronizada, com 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor;
  • Transmissão (opcional): 12X12, com reversor Power Shuttle eletro-hidráulico;
  • Transmissão (opcional): 20X12, com super-redutor Creeper;
  • Embreagem (de série): Disco seco cerametálico;
  • Embreagem (opcional): Power Shuttle, duplo disco seco cerametálico;
  • Sistema hidráulico: Até 3.600 kg no olhal (de série), com controle remoto de duas válvulas;
  • Sistema hidráulico: Lift-O-Matic, até 2.200 kg a 60 centímetros do olhal (de série);
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM (de série), com 6 estrias;
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento: Radiador de alumínio e hélice de polietileno;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (cabinado): Denso, de 120 ampères;
  • Alternador (plataformado): 85 ampères;
  • Bateria: 12 volts e 100 ampères;
  • Motor de partida: 3 kW;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente, acionado por alavanca;
  • Tanque de combustível (cabinado): Aprox. 87 litros (de série), de polietileno;
  • Tanques de combustível (cabinado): Aprox. 140 litros no total (principal e auxiliar);
  • Tanque de combustível (plataformado): Aprox. 118 litros (de série), de polietileno;
  • Tanques de combustível (plataformado): Aprox. 170 litros no total (principal e auxiliar);
  • Eixo dianteiro: CNH / Fiat, autoblocante e cruzetas blindadas;
  • Bloqueio do diferencial traseiro: Mecânico (de série) ou eletro-hidráulico (opcional);
  • Pneus dianteiros: 12.4X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30 (de série);
  • Pneus (opcionais): Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.470 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.500 kg (plataformado);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.630 kg (cabinado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 4.500 kg (cabinado);
  • Preço mínimo: Aprox. 180 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 280 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (novo): A partir de R$ 320 mil;


ONDE COMPRAR


GALERIA DE IMAGENS







VEJA TAMBÉM


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Matra Tratores, concessionária da marca New Holland para Dourados – M.S. e região, por meio do senhor Marcelo Fiori, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de aplicativo de mensagens.


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da New Holland do Brasil, por meio do senhor João Maroni e da senhora Priscilla Diniz, ambos da assessoria de imprensa, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de correio eletrônico e aplicativo de mensagens.


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