EUROCOPTER EC155
EUROCOPTER AS365 N4 (PROTÓTIPO)
EUROCOPTER EC155 B (A PARTIR DE 1998)
EUROCOPTER EC155 B1 (A PARTIR DE 2002)
AIRBUS H155 (A PARTIR DE 2014)
EUROCOPTER AS565 UC (VERSÃO MILITAR)
KOREA LCH / LAH (COREIA DO SUL)
FAMÍLIA AIRBUS H155
FAMÍLIA DAUPHIN
INTRODUÇÃO
Logo acima, o Airbus H155, uma moderna máquina europeia, sofisticada e segura para voos visuais e/ou noturnos sobre grandes metrópoles e em viagens intermunicipais, inclusive para transporte executivo, operações policiais e transporte aeromédico. Assim como seus principais concorrentes, ele deixa uma ótima impressão por onde passa. Logo abaixo, o antecessor Eurocopter EC155, um dos modelos de helicópteros bimotores para uso múltiplo mais sofisticados e confortáveis do mundo.
O Airbus H155, conhecido anteriormente como Eurocopter EC155, é um sofisticado e moderno helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado, desenvolvido e fabricado em larga escala na França a partir da década de 1990 pela então Eurocopter SAS, conhecida atualmente como Airbus Helicopters. Essa potente máquina europeia de alta tecnologia tem capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e até 12 ou 13 passageiros em missões típicas, na configuração turística, sobrevoando grandes metrópoles ou para viagens intermunicipais.
O Eurocopter EC155
B1, por exemplo, uma das mais bem sucedidas versões da família Airbus H155, é sustentado por duas
modernas e seguras turbinas Turbomeca
Arriel 2C2, com capacidade para transportar um ou dois pilotos e até 12 ou 13
passageiros na configuração turística, em missões típicas dentro de metrópoles,
pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens
intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens
interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância
entre origem e destino, graças ao seu bom alcance de 680 quilômetros, com 10
passageiros, em dias quentes e com reserva de combustível.
Nas décadas de 2000, 2010 e atual, os seus principais
concorrentes no mercado mundial de helicópteros bimotores médios e leves foram
e/ou são o italiano Agusta Bell AB 139,
bem amplo e potente; o americano Sikorsky
S-76, moderno, sofisticado, confortável e de bom alcance; o canadense Bell 429, confortável, seguro,
espaçoso, sofisticado e refinado; o americano e canadense Bell 430, também confortável, espaçoso e sofisticado; o italiano Agusta A109 Power / Leonardo AW109 Power,
sofisticado, espaçoso e confortável; o americano MD Helicopters MD900 Explorer / MD Helicopter MD Explorer, sem
rotor de cauda e construído em material composto; o italiano Agusta AB412, com capacidade para até
14 passageiros; o helicóptero bimotor Bell
412EP, também com capacidade para até 14 passageiros; e o helicóptero
bimotor Agusta Bell AB139, um
projeto conjunto entre a Bell e a Agusta, com capacidade para até 15
passageiros;
Os helicópteros bimotores executivos Eurocopter AS365 N3 Dauphin e Eurocopter AS365 N2 Dauphin e o
novíssimo Airbus H160 estão na mesma
categoria de helicópteros de médio porte do Airbus H155, também confortáveis,
sofisticados e seguros.
O Airbus H155 também é fabricado sob licença na Coreia
do Sul, pela empresa sul-coreana KAI –
Korea Aerospace Industries, neste caso renomeado para Korea LCH e Korea
LAH, inclusive em versões militares.
A AIRBUS HELICOPTERS
Logo acima, o logotipo oficial da Eurocopter e, logo abaixo, o novo logotipo da fabricante de helicópteros, a Airbus Helicopters, uma das maiores fabricantes de helicópteros a turbina do mundo. A empresa é uma subsidiária da Airbus Group e possui fábricas na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.
Atualmente, a Airbus Helicopters é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de helicópteros do mundo. A Airbus Helicopters é propriedade da corporação europeia Airbus Group, sediada na Holanda, que controla também uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo, a francesa Airbus SAS, conhecida anteriormente como Airbus Industrie. A Airbus Group é a holding que controla a Airbus Defense and Space, que fabrica o lançador de satélites Ariane, um dos maiores e mais potentes do mundo.
A Airbus Group é uma gigantesca corporação europeia
que controla também a Astrium, uma
fabricante de satélites. A Airbus
Military é outra subsidiária da Airbus Defense e Space, que fabrica vários
produtos para uso militar, entre eles o Airbus
A400M, um quadrimotor turboélice de grande porte para transporte logístico
militar de soldados, cargas militares e reabastecimento em voo. A Airbus Group
possui uma importante participação societária na ATR - Avions de Transport Régional, a fabricante do turboélice
bimotor regional ATR-72, usado
intensivamente no Brasil pela Azul
Linhas Aéreas e pela Passaredo ou Voepass.
O CASA C295 /
Airbus C295, um bimotor turboélice para uso militar de logística, usado
pela FAB – Força Aérea Brasileira, é
mais um exemplo de produto fabricado em larga escala pela Airbus Military. A
Airbus Group possui também uma participação societária minoritária na Dassault Aviation, que fabrica na
França os jatos executivos Dassault
Falcon e o sofisticadíssimo caça militar Dassault Rafale.
A Aerospatiale da França, a Daimler / DASA da Alemanha
e a CASA da Espanha se uniram na década de 2000 para formar o consórcio europeu
EADS, conhecido atualmente como Airbus Group. Além do Airbus H155, a Airbus
Helicopters fabrica o Airbus H130,
conhecido anteriormente como Eurocopter
EC130, helicóptero monomotor para até cinco passageiros, fabricava até
alguns anos atrás o Airbus H120,
conhecido anteriormente como Eurocopter
EC120 Colibri, helicóptero monomotor para até quatro passageiros, ambos
produzidos na Europa, todo eles com rotor de cauda Fenestron, e fabrica no
Brasil o Airbus H125, conhecido
anteriormente como Helibras AS-350
Esquilo, por meio de sua subsidiária Helibras, entre outros modelos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, sofisticação, refinamento e ótimo espaço interno para até sete ou seis passageiros e um ou dois pilotos do Eurocopter EC155, na versão executiva, em baixa densidade, inclusive com opção para um refrigerador ou coolerbox compacto para água mineral, bebidas, sucos e refrigerantes. Logo abaixo, o moderno painel de instrumentos da aeronave, com o conjunto de aviônicos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto por telas de cristal líquido que fornecem aos pilotos uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.
O Airbus H155, conhecido anteriormente como Eurocopter EC155, é um moderno, confortável e seguro helicóptero bimotor a turbina de médio porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para transporte aeromédico e para coberturas jornalísticas, com construção mista em alumínio e materiais compostos, com trem de pouso triciclo retrátil, projetado, desenvolvido e fabricado em larga escala a partir da década de 1990, inicialmente com o nome Eurocopter EC155 B, pela então fabricante francesa de helicópteros Eurocopter, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento os modelos de helicópteros bimotores Eurocopter AS365 N3 Dauphin e Eurocopter AS365 N2 Dauphin, mas com um número significativo de mudanças e melhorias, tornando-o um modelo de helicóptero diferente.
Essa moderna família de helicópteros Airbus H155,
conhecida anteriormente como família Eurocopter EC155, possui algumas versões,
incluindo algumas versões militares e policiais bem sucedidas, operadas por algumas
forças armadas e forças policiais, incluindo a Polícia Federal da Alemanha (Bundespolizei), a Polícia da Tailândia (Royal Thai) e a Polícia Municipal de Shanghai (China), dentre outras.
De modo geral, os modelos civis da família Airbus H155
são semelhantes no design externo, na estrutura e nos sistemas hidráulico,
eletrônico e elétrico, mas com o aumento da potência disponível em dias quentes
e altitudes elevadas para cada nova versão lançada, todos mantendo a mesma
capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e até 12 ou 13 passageiros
em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e
heliportos, de dia e/ou de noite, e também para viagens intermunicipais.
Há décadas os helicópteros da família Airbus H155
estão disponíveis com a certificação Categoria
A, a partir do modelo original Eurocopter EC155 B, com sistemas hidráulico
e elétrico duplicados, com a homologação para voos IFR - Instrument Flight Rules, as regras de voos por instrumentos
e, a partir das versões posteriores, com a possibilidade de aproximações ILS - Instrument Landing System, o que
significa que se trata de helicópteros sofisticados, capazes de voar em
condições de neblina / nevoeiro espesso e chuva leve, inclusive.
Os modelos da família foram projetados desde o início
com seis portas laterais para acesso facilitado dos passageiros e dos pilotos,
sendo quatro portas articuladas convencionais na frente e duas portas
corrediças atrás. No caso da operação com apenas um piloto é possível
transportar mais um passageiro no cockpit, na parte da frente da fuselagem,
porém não é permitido que ele toque nos controles de voo...
Aliás, para operação frequente em condições IFR –
Instrument Flight Rules é recomendável ao operador a contratação de dois
profissionais, um piloto e um co-piloto, já que se trata de um helicóptero
bimotor, de complexidade maior que helicópteros monomotores homologados VFR –
Visual Flight Rules, os chamados voos visuais.
É um dos mais confortáveis e seguros helicópteros
bimotores para até 13 passageiros disponíveis no mercado mundial, com cabine de
passageiros com 6.800 litros de volume interno. Além disso, na parte detrás da
fuselagem há um bagageiro com uma das maiores capacidades volumétricas da
categoria, com 2.000 litros, com duas portas, ou seja, com acesso pelos dois
lados.
A FAMÍLIA DAUPHIN
Logo acima, mais uma imagem do moderno helicóptero Eurocopter EC155, mas desta vez na configuração turística, em alta densidade, com até 12 assentos na cabine de passageiros e mais um assento na frente, ao lado do piloto, totalizando 13 passageiros. Logo abaixo, uma das versões policiais disponíveis, neste caso operada pelo Policia Federal da Alemanha, que pode ser configurada para operações aeromédicas, para operações de logística e apoio a operações policiais, busca e resgate e para operações de combate a incêndios florestais.
Embora o Airbus H155 e o Eurocopter EC155 fossem e sejam considerados pela própria fabricante Airbus Helicopters e pela sua antecessora Eurocopter SAS modelos de helicópteros da família Dauphin na verdade trata-se de outra família de helicópteros, informalmente chamada família Airbus H155 ou família Eurocopter EC155, pois o número de mudanças e melhorias em relação ao projeto original Dauphin é realmente significativo:
- Fuselagem alongada em 30 centímetros, alargada em 25 centímetros e com pé-direito (altura interna) com 15 centímetros a mais, totalizando 6.800 litros de espaço interno;
- Capacidade aumentada para até 13 passageiros, na configuração turística;
- Bagageiro maior, com 2.000 litros de capacidade máxima, com acesso pelos dois lados da fuselagem;
- Rotor principal Spheriflex, com cinco pás em material composto;
- Rotor de cauda Fenestron melhorado, com 10 pás assimétricas, em fibra de carbono;
- Uso de maior quantidade de peças e partes em material composto na estrutura, incluindo fuselagem e cauda, para manter o peso do veículo sob controle, com cerca 30% do peso total vazio da aeronave de materiais compostos;
- Motores mais potentes, com maior disponibilidade em dias quentes e altitudes elevadas;
- Aviônicos mais modernos e sofisticados, considerando a tecnologia da época em que a aeronave foi lançada;
Segundo Bruno Boulnois, diretor do programa Dauphin e um dos projetistas do Eurocopter EC155, o objetivo era criar um modelo de helicóptero com elevado nível de sofisticação, desempenho, conforto e refinamento, uma aeronave top de linha da família Dauphin, superior aos demais irmãos da família, para atender clientes ainda mais exigentes.
O nome Dauphin (em francês, com a pronúncia “Dufan”)
ou Dolphin (em inglês, com a pronúncia “Dófen”) pode ser uma alusão aos antigos
príncipes herdeiros da França, com a tradução delfim, para o português, ou pode
ser uma alusão ao mamífero aquático golfinho, também chamado delfim. Com um
olhar atento, percebe-se que o aspecto gracioso e simpático da fuselagem e da
cauda do helicóptero realmente tem uma vaga semelhança com o aspecto do
golfinho.
EUROCOPTER EC155 B
O sofisticado Eurocopter EC155 B é o modelo original da família Airbus H155, ele é um projeto de alta tecnologia, nasceu à frente de seu tempo, portanto ainda hoje pode ser considerado um modelo moderno de aeronave, um dos melhores da categoria dos helicópteros executivos de porte médio.
Ele foi um dos mais sofisticados e modernos modelos de
helicópteros da década de 2000, competindo em pé de igualdade com outros modelos
igualmente bem sucedidos, de outros fabricantes, como o americano e canadense Bell
430, o também americano Sikorsky S-76C+
e o italiano Agusta A109 Power, tanto em termos de qualidade de construção,
como em termos de conforto, sofisticação e refinamento.
Ele foi fabricado em série e em larga escala na França,
a partir de 1998, homologado já dentro da categoria dos helicópteros médios dotados
de um conjunto completo de aviônicos para voos IFR – Instrument Flight Rules,
os chamados voos por instrumentos, na época já disponível com um conjunto EFIS – Electronic Flight Instrument System
de instrumentos digitais, com telas de cristal líquido de matriz ativa, um dos
mais modernos da época.
Como se trata de um modelo de helicóptero bimotor com
peso máximo de decolagem certificado de 4.800 kg, desde o início da fabricação
em série ele já possuía a certificação FAR
Part 29 / JAR-29, portanto com sistemas hidráulico e elétrico redundantes,
inclusive para operações offshore, sobre o mar, no transporte de pessoas para
plataformas de petróleo, por exemplo.
Ele é um helicóptero bimotor a turbina de médio porte
projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo,
para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas,
na época já com trem de pouso triciclo retrátil. Na sua configuração executiva,
para até sete ou seis passageiros e um ou dois pilotos, a cabine de passageiros
pode ser equipada com um pequeno refrigerador ou coolerbox compacto para manter
em baixas temperaturas bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, disponível
como item opcional.
Numa configuração turística a capacidade pode aumentar
para até 13 passageiros, na configuração 2+4+4+4, com quatro fileiras de
assentos, sendo um piloto e um passageiro no cockpit e mais 12 passageiros na
cabine de passageiros. Nessa configuração turística, de alta densidade, é
possível transportar até 13 passageiros, mas o alcance diminui em relação às
demais configurações.
Desde o início do projeto, o Eurocopter EC155 B foi
projetado para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas
rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas
jornalísticas, transporte aeromédico, turismo e operações policiais, com a
adição customizada de equipamentos para desempenhar cada uma dessas funções, a
pedido de clientes. Em linhas gerais, a versão executiva, por exemplo, tem
capacidade para transportar até oito passageiros e dois pilotos em voos
noturnos por instrumentos, com assentos em couro, inclusive, a pedido do
comprador, na época, mas neste caso sem refrigerador ou coolerbox.
O modelo possui um conjunto de rotor principal do tipo
Spheriflex, com cinco pás de material composto, e um sofisticado rotor de cauda
carenado Fenestron, com 10 pás assimétricas de fibra de carbono, para reduzir o
máximo possível o ruído externo e interno e o nível de vibrações na cabine de
passageiros.
O sistema de cauda Fenestron é formado por uma espécie
de carenagem criada para proteger o rotor de cauda. Esse sistema é útil para
evitar, em voo, que o rotor de cauda seja afetado por aves, e para evitar, nos
pousos e decolagens, que seja afetado por galhos de plantas, e reduz o risco de
ser afetado por cascalho. Além disso, a carenagem reduz o máximo possível o
risco de algum passageiro distraído ou descuidado ser ferido acidentalmente
pelo rotor de cauda, durante o embarque e o desembarque.
A velocidade de cruzeiro do Eurocopter EC155 B é de
cerca de 260 km/h, em regime normal de rotação, podendo chegar a 270 km/h, por
tempo limitado. O nível de ruído do helicóptero é um dos mais baixos da
categoria de helicópteros bimotores de médio porte para até 13 passageiros, em
alta densidade, fabricados na década de 2000. Na sua configuração para
transporte aeromédico é possível o transporte de duas macas com acidentados ou
doentes, com dois pilotos, dois paramédicos de plantão e dois acompanhantes.
Entre os pontos positivos desse helicóptero destaca-se
o fácil acesso dos dois pilotos e de todos os passageiros aos seus respectivos
assentos por seis amplas portas laterais, três de cada lado, sendo quatro delas
articuladas e duas corrediças para passageiros, uma de cada lado.
O modelo original Eurocopter EC155 B foi fabricado
desde o início, a partir de 1998, com dois motores do tipo turboshaft, lado a
lado, conhecidos popularmente como motores a turbina, modelo Turbomeca Arriel 2C1, com 850 shp
disponíveis na decolagem, cada, com um total de 1.700 shp, o suficiente para
uma velocidade de cruzeiro de 260 km/h, com alcance de até 680 quilômetros, em
regime normal de rotação, em dias quentes, com 10 passageiros a bordo e pouca
bagagem, com reserva de combustível, inclusive. Esses motores são monitorados e
controlados por FADEC – Full Autority
Digital Engine Control, para evitar que os parâmetros de segurança de cada
um deles sejam ultrapassados.
Na medida em que se coloca mais passageiros e bagagem
dentro da aeronave o alcance diminui, sendo necessário reprogramar a missão,
com pelo menos mais uma escala para reabastecimento, dependendo da distância
entre origem e destino.
Em caso de falha de um dos motores, é possível manter
o voo até uma parada de emergência mais próxima. Em caso de falha simultânea
dos dois motores em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a
operação de auto-rotação. Por isso a necessidade de treinamento completo do
profissional responsável pela operação da aeronave. É aconselhável que o
proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado.
A marca europeia Turbomeca, conhecida atualmente como Safran, é tradicional no mercado
aeronáutico, com mais de 80 anos de experiência em desenvolvimento e fabricação
de componentes e motores aeronáuticos, com boa reputação e baixíssimo índice de
falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde
que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção
confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas. Essa empresa já fabricou
mais de 72.000 turbinas, desse total sendo 18.000 apenas para helicópteros.
EUROCOPTER EC155 B1
É uma versão melhorada da família Airbus H155, com fabricação em série iniciada em 2002, com algumas modernizações e refinamentos, incluindo motores com maior disponibilidade de potência para decolar em dias quentes e em helipontos e heliportos em altitudes elevadas, o que, por consequência, aumentou a carga útil nessas condições; e novo padrão de acabamento na cabine de passageiros, tornando-a mais atraente para um público empresarial, mais exigente; dentre outras melhorias, modernizações e refinamentos.
Desde o início de sua fabricação em série, em 2002, a
versão melhorada Eurocopter EC155 B1 apresenta um nível elevado de tecnologia,
considerando a época em que foi fabricado, inclusive na sua estrutura e nos
seus sistemas hidráulico, elétrico, mecânico e eletrônico. É uma aeronave
homologada para voos noturnos por instrumentos, dentro da Categoria A, que é a categoria
que permite manter o voo até uma parada de emergência mais próxima, em caso de
falha de um dos motores.
Além disso, a aeronave recebeu um sistema de navegação
sofisticado, baseado em GPS – Global
Positioning System e DGPS –
Differential Global Positioning System, com um computador capaz de auxiliar
a tripulação no gerenciamento da navegação por meio de mapas tridimensionais do
terreno sobrevoado, combinado com um piloto automático de quatro eixos, o que
possibilitou a operação sob neblina / nevoeiro espesso ou chuva leve, inclusive
para aproximações, e sob condições de baixíssimas temperaturas, graças à
implementação do sistema de degelo.
Ele foi fabricado em série e em larga escala na França,
a partir de 2002, homologado já dentro da categoria dos helicópteros médios dotados
de um conjunto completo de aviônicos para voos IFR – Instrument Flight Rules,
os chamados voos por instrumentos, na época já disponível com um conjunto EFIS
– Electronic Flight Instrument System de instrumentos digitais, com telas de
cristal líquido de matriz ativa, modelo Avionique
Nouvelle, com VEMD – Vehicle and
Engine Management Display, um dos mais modernos da época.
A versão Eurocopter EC155 B1 foi fabricada com dois
motores do tipo turboshaft, modelo Turbomeca Arriel 2C2, monitorados e
controlados por FADEC – Full Autority Digital Engine Control de duplo canal,
para evitar que os parâmetros de segurança de cada um deles sejam
ultrapassados, com 930 shp disponíveis na decolagem, cada, com um total de 1.860
shp, o suficiente para uma velocidade de cruzeiro de 260 km/h, com alcance de
até 680 quilômetros, em regime normal de rotação, em dias quentes, com 10
passageiros a bordo e pouca bagagem, com reserva de combustível, inclusive.
Também neste caso, na medida em que se coloca mais passageiros e bagagem dentro
da aeronave o alcance diminui, sendo necessário reprogramar a missão, com pelo
menos mais uma escala para reabastecimento, dependendo da distância entre
origem e destino.
A aeronave foi melhorada em relação ao modelo
anterior, a partir de então com peso máximo de decolagem aumentado para 4.900
kg; com piloto automático de quatro eixos; radar meteorológico melhorado;
receptor GPS – Global Positioning System melhorado; aparelho TCAS – Traffic Collision Avoidance System
melhorado; conjunto de aparelhos para transporte aeromédico melhorado,
possibilitando, inclusive o transporte de até quatro macas com quatro pacientes
e dois paramédicos de plantão; dentre outras melhorias.
A partir de 2006, a aeronave recebeu aviônicos
melhorados, o sofisticadíssimo conjunto Thales
Meghas, composto de piloto automático de quatro eixos e sete telas de
cristal líquido, além de uma oitava tela opcional para visualização de cartas
de navegação e imagens de radar meteorológico, EGPWS – Enhanced Ground Proximity Warning System melhorado, modelo Mark XXII, da Honeywell, e o avançado sistema de detecção e alerta de proximidade
de obstáculos sobre o terreno sobrevoado, baseado em raio laser, o EADS Hellas, disponível como opcional.
Em 2014, o Eurocopter EC155 B1 foi renomeado para
Airbus H155, com a introdução de algumas melhorias, incluindo a adoção de um
conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System com duas telas
de cristal líquido Garmin GTN 750,
sensíveis ao toque, e o sistema de monitoramento HUMS.
Aqui no Brasil, a aeronave é importada e
comercializada atualmente pela Helibras, uma subsidiária da Airbus Helicopters.
MERCADO
Mais de 1.000 unidades de helicópteros da família Dauphin foram fabricadas e vendidas, desde a década de 1970, para mais de 200 operadores, civis e militares, em mais de 60 países, incluindo as versões militares e civis fabricadas para exportação para diversos países. É uma das famílias de helicópteros bimotores mais vendidas no mundo, com mais de 6.000.000 de horas de voo acumuladas, com índice baixíssimo de acidentes graves com vítimas fatais.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro
voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até 13
passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma
aeronave de asa fixa turboélice bimotor também com capacidade semelhante de
transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e
versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas
ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e
outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
A Helibras é a empresa que presta serviços de
importação, comercialização e assistência técnica no Brasil dos helicópteros
fabricados pela Airbus Helicopters.
Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro, elaborado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil,
havia em 2021, um total de 19 unidades de helicópteros da família Airbus H155
registrados, operados por pessoas jurídicas, incluindo empresas de táxi-aéreo.
A Airbus Helicopters, a Eurocopter Group e suas
antecessoras Aerospatiale / Messerschmith e DASA / Daimler já fabricaram mais
de 12.000 helicópteros desde a década de 1950, atualmente a maioria deles ainda
está em condições de voo, operada por mais de 3.000 pessoas físicas e pessoas
jurídicas, em mais de 150 países.
PRINCIPAIS OPERADORES
Os helicópteros da família Dauphin são um grande sucesso de vendas da indústria aeronáutica europeia, principalmente da França, com mais de 1.000 unidades fabricadas, um número realmente significativo, já que se trata de produtos de alto valor agregado, com elevado preço de aquisição. Aqui no Brasil, essa família está presente nos mercados civil e militar.
No total, são mais de 70 operadores da família Airbus H155, em mais de 30 países. Até o momento, mais de 200 unidades de helicópteros da família Airbus H155 foram fabricadas, principalmente para operadores europeus, americanos, canadenses, asiáticos e latino-americanos.
Entre os operadores governamentais, militares, filantrópicos e privados estão a Polícia Municipal de Shanghai (China); a Força Aérea da República Dominicana; a Polícia Federal da Alemanha (Bundespolizei); o Governo de Hong Kong (Government Flying Service); a Polícia da Tailândia (Royal Thai); o serviço aeromédico PennState Health Life Lion, da Pensilvânia, nos Estados Unidos; o Hospital da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos; a Força Aérea do Vietnã (Vietnan Helicopters); e o Hospital da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos; dentre outros.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
EUROCOPTER EC155
B1
- Capacidade (executiva): 7 ou 8 passageiros;
- Capacidade (turística): 12 ou 13 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
- Comprimento total: Aprox. 14,3 metros;
- Largura da fuselagem: Aprox. 2,1 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 4,4 metros;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 12,6 metros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 260 km/h;
- Motorização (potência): 2 X Turbomeca Arriel 2C2 (930 shp / cada);
- Rotor principal: Spheriflex, cinco pás de material composto;
- Rotor de cauda: Fenestron, com dez pás assimétricas;
- Aviônicos: EFIS Avionique Nouvelle ou Thales Meghas;
- Certificação: FAR 29 / Categoria A, IFR noturno, com ILS;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 4.900 kg;
- Alcance: Aprox. 680 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 4.600 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 4,8 milhões (usado / bom estado de conservação);
EUROCOPTER EC155 B
- Capacidade (executiva): 7 ou 8 passageiros;
- Capacidade (turística): 12 ou 13 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
- Comprimento total: Aprox. 14,3 metros;
- Largura da fuselagem: Até 2,1 metros;
- Altura interna da cabine: Até 1,3 metro;
- Altura da aeronave: Aprox. 4,4 metros;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 12,6 metros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 260 km/h;
- Motorização (potência): 2 X Turbomeca Arriel 2C1 (850 shp / cada);
- Rotor principal: Spheriflex, cinco pás de material composto;
- Rotor de cauda: Fenestron, com dez pás assimétricas;
- Aviônicos: EFIS Avionique Nouvelle ou Thales Meghas;
- Certificação: FAR 29 / Categoria A, IFR noturno, com ILS;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 4.800 kg;
- Alcance: Aprox. 680 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 4.600 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 2,8 milhões (usado / bom estado de conservação);
TRÊS VISTAS
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/
- Controller Aircraft (classificados): https://www.controller.com/
- Flight Market (classificados): https://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Aeronaves à Venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
GALERIA DE IMAGENS
EUROCOPTER EC155 (EXECUTIVO)
EUROCOPTER EC155 (OFFSHORE)
EUROCOPTER EC155 (EXECUTIVO)
AIRBUS H155 (AEROMÉDICO)
AIRBUS H155 (EXECUTIVO)
AIRBUS H155 (COCKPIT)
AIRBUS H155 (OFFSHORE)
AIRBUS H155 (AEROMÉDICO)
AIRBUS H155 (AEROMÉDICO)
EUROCOPTER EC155 (EXECUTIVO)
EUROCOPTER EC155 (COCKPIT)
EUROCOPTER EC155 (BAGAGEIRO)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Jet Share Aviation: https://jetshareaviation.com/ec-155-b1/
- EASA (em inglês): https://www.easa.europa.eu/sites/default/files/dfu/EASA-OEB-Final-Report-Eurocopter_AS365_EC_155%20B--B1-02-08022012.pdf
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC155
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/type/EC55
- Líder Aviação (táxi-aéreo): https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/pagina-inicial
- East Union (em inglês): https://www.eastunion.info/fleet/helicopt/ec155/
- Airbus Helicopters (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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