KC & THE SUNSHINE BAND (MÚSICA)

KC & THE SUNSHINE BAND
KC AND THE SUNSHINE BAND
HARRY WAYNE CASEY (A PARTIR DE 1973)
RICHARD FINCH (A PARTIR DE 1973)
JEROME SMITH (A PARTIR DE 1973)
ROBERT JOHNSON (A PARTIR DE 1973)
DISCO MUSIC


INTRODUÇÃO

KC & The Sunshine Band é o nome de uma famosa banda americana de música pop, com elementos integrados de música eletrônica e de percussão, dentre eles a disco music, o funk americano, a dance music, o R&B e a soul music, dentre outros ritmos e estilos, com músicas de sucesso lançadas nas décadas de 1970 e 1980, principalmente as faixas Keep It Coming Love, That’s The Way, Please Don’t Go, Shake Your Booty, Give It Up, I’m Your Boogie Man, Get Down Tonight, Ain’t Nothin Wrong e Boogie Shoes, dentre outras, lançadas, remixadas e/ou remasterizadas pelas gravadoras TK / EMI / Parlophone / Warner e RCA / EPIC / Sony, dentre outras gravadoras.


A partir da década de 1970, o icônico grupo musical KC & The Sunshine Band contribuiu para a redefinição dos padrões para o cenário da música eletrônica, com os seus principais integrantes Harry Wayne Casey, Richard Finch, Jerome Smith e Robert Johnson influenciando os rumos da disco music e do funk americano na época, desempenhando principalmente os papéis de vocalistas, instrumentistas, produtores e arranjadores, principalmente de sub-gêneros da música eletrônica, principalmente a disco music e o funk americano, com criatividade, sofisticação, bom gosto, ousadia e até refinamento nos trabalhos.


A criatividade dos arranjos instrumentais e de vozes da banda KC & The Sunshine Band é comparável a de outros importantes e influentes artistas individuais ou bandas de música pop da época e das décadas seguintes, com elementos dos diversos ramos da música eletrônica, dentre eles Gloria Gaynor; Olivia Newton John; James Brown; Diana Ross; ABBA; The Jacksons; Chaka Khan; Earth, Wind and Fire; Jamiroquai; Donna Summer; Bee Gees; Kool & The Gang; B-52’s; Incognito; Kylie Minogue; Marvin Gaye; Barry White e, é claro, Madonna e Michael Jackson.


Ao contrário do muitos pensam, a icônica banda de disco music KC & The Sunshine Band ainda existe, ainda liderada pelo vocalista americano Harry Wayne Casey, cujo apelido é KC, mas agora com novos integrantes tocando instrumentos musicais e fazendo backing vocals, fazendo apresentações de seus clássicos da música pop nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e na América Latina, incluindo o Brasil.


A WARNER MUSIC

Atualmente, a Warner Music Group é uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A Warner Music, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e da Sony Music, a segunda maior do planeta.


A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras e/ou selos Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, a Elektra Records e a Sire Records.


Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.


A DISCO MUSIC

A disco music é um gênero musical dançante originado nos Estados Unidos e que alcançou o seu auge de popularidade nas décadas de 1970 e 1980 nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e na América Latina, incluindo o Brasil. Ela tem uma sonoridade que lembra a sonoridade do funk americano, da mesma época, embora sejam estilos diferentes.


Conhecida também como música disco (em português) e discothèque (em francês), a disco music é um dos vários ramos da música eletrônica. Ela pode ser considerada, inclusive, a precursora ou antecessora da dance music e da house music, que, por sua vez, alcançaram o auge na década de 1990 e ainda hoje estão entre os principais produtos da indústria fonográfica mundial.


Em décadas passadas, a disco music era considerada um produto popular e era vítima frequente de preconceitos, mas nas décadas mais recentes passou a ser considerada cult por muitos colecionadores e críticos de música.


CARREIRA

KC & The Sunshine Band é o nome de uma icônica e bem sucedida banda americana de música pop com elementos e tendências de disco music, funk music, R&B, soul e dance, dentre outros ritmos e estilos, formada em Miami, nos Estados Unidos, na década de 1970, pelo vocalista Harry Wayne Casey, pelo baixista Richard Finch, pelo guitarrista Jerome Smith e pelo baterista Robert Johnson, todos eles americanos, seguidos anos depois por outros instrumentistas também talentosos.


A formação atual da banda é bem diferente da formação clássica, pois a maioria dos integrantes da época já faleceu. Continua firme na banda o vocalista Harry Wayne Casey, que é o líder atual do grupo musical, mas agora acompanhado de músicos mais novos, mostrados na imagem acima, mais recente.


Na época de plena atividade musical, nas décadas de 1970 e 1980, os trabalhos do KC & The Sunshine Band foram enriquecidos com participações nobres de vários instrumentistas e backing vocals ao longo da existência do grupo musical, dentre eles Jeffrey Reeves, Oliver C. Brown, Vincenzo Salvaggio, Mike Lewis, Vinnie Tanno, Eugene Timmons, Ken Faulk, Margaret Reynolds, Rory Chama, Tim Pitchford, Noah Bellamy, Denvil Liptrot e Beverly Champion, embora não esteja claro quais deles tenham sido membros efetivos da banda e quais tenham sido apenas contratados, dependendo da fonte consultada.


Na época, a banda americana KC & The Sunshine Band (pronuncia-se Kê-Sí énd dâ Sãncháin Bénd) foi eleita para o prêmio Grammy, em 1976, e conseguiu alcançar, na época, o topo da lista das músicas mais tocadas da revista Billboard, o que significa que eles estavam entre os 10 artistas mais ouvidos pelas rádios AM e FM dos Estados Unidos, principalmente as músicas That’s The Way, I’m Your Boogie Man, Keep It Coming Love, Shake Your Booty e Please Don’t Go.


No total, foram mais de 100.000.000 de cópias de álbuns vendidos em toda a carreira da banda, incluindo as vendas das coletâneas remasterizadas e remixadas, em todos os continentes do planeta, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental e na América Latina, incluindo o Brasil, e incluindo as cópias de álbuns de trilhas sonoras de filmes, novelas, séries e outros produtos de mídia.


Ela pode ser considerada uma das bandas de disco music e funk music mais emblemáticas de todo o planeta, uma das maiores bandas de música dançante noturna e uma das maiores bandas de música popular do mundo.


O reconhecimento da crítica musical internacional pelo bom gosto, pela estética musical elegante, pela sofisticação dos arranjos instrumentais e pelo refinamento musical foi imediato, logo nos primeiros trabalhos, principalmente a partir do álbum KC & The Sunshine Band, o segundo do grupo musical, lançado em 1975, pela gravadora americana TK Records, cujos direitos de comercialização foram adquiridos, na década de 1990, pela EMI / Rhino, que, por sua vez, teve parte de seus direitos comprados pela Warner Music Group.


Na época, o KC & The Sunshine Band ajudou a redefinir os padrões para o cenário da música eletrônica ao inserir uma boa dosagem de humor, de criatividade, de ousadia e até de sofisticação às suas músicas, e a criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável a de outras influentes bandas populares de disco music e de funk music.


Em geral, grupos de disco music e funk music (não confundir o funk americano com o funk brasileiro) tiveram sucesso mundial nas décadas de 1970 e 1980, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental e na América Latina, mas tiveram vida curta, enquanto grupos de dance music e house music conquistaram seu espaço no mercado nas décadas 1980 e 1990, embora também não tenham durado muito tempo, não tenham alcançado público de massa e, portanto, tenham se mantido em nicho de mercado, o que não é necessariamente ruim, pois nem sempre música de bom gosto é a mais consumida.


Com o grupo KC & The Sushine Band foi um pouco diferente. Embora a banda tenha feito sucesso nas décadas de 1970 e 1980, ela passou por um declínio de público, nas décadas seguintes, mas conseguiu se manter no mercado por meio de apresentações musicais ao vivo, principalmente nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e na América Latina, incluindo o Brasil, mantendo-se como uma das mais respeitadas bandas de música pop, tanto no aspecto de crítica quanto na mídia em geral.


Na época, eles conseguiram vender bem, o que para as gravadoras é uma questão de sobrevivência no mercado, foram bem tocados nas rádios, conseguiram a atenção do público, sem perder o respeito dele, embora tenham cometido alguns erros e exageros ou extravagâncias.


Nas décadas de 1970 e 1980, o KC & The Sunshine Band ajudou a popularizar a disco music e o funk americano (que não tem quase nada a ver com o funk brasileiro) nas rádios FM, na TV aberta, em casas noturnas, danceterias, discotecas, festas privadas e, atualmente, ele ainda está presente na Internet, em sites de vídeos musicais, como o YouTube, por exemplo, e ainda é ouvido em sites de música, como Spotify e Deezer, por exemplo.


Trata-se de uma banda conhecida pelas suas performances bem humoradas, descontraídas, leves e naturalmente alegres de disco music e funk nos palcos, mas o repertório da banda inclui algumas faixas de outros gêneros musicais, incluindo o R&B e o soul. Seu trabalho ainda é aplaudido e citado pela crítica como uma referência em música eletrônica e ela permanece como uma das poucas bandas da chamada era disco ainda reconhecidas, reverenciadas e referenciadas pela crítica atual, ao lado de outras igualmente talentosas, como ABBA; The Jacksons; Earth, Wind and Fire; Bee Gees; Kool & The Gang e B-52’s.


PRINCIPAIS INTEGRANTES


ATUAIS INTEGRANTES

  • Harry Wayne Casey
  • Maria De Crescenzo
  • Anika Mungin
  • Fermin Goytisolo
  • David Simmons
  • J Whitt
  • Steve Lashley
  • John Reid
  • Cisco Dimas
  • Miles Fielder
  • Felipe Lamoglia
  • Michael Joy


EX-INTEGRANTES

  • Jeffrey Reeves
  • Richard Finch
  • Jerome Smith
  • Robert Johnson
  • Oliver C. Brown
  • Vincenzo Salvaggio
  • Mike Lewis
  • Vinnie Tanno
  • Eugene Timmons
  • Ken Faulk
  • Margaret Reynolds
  • Rory Flame
  • Tim Pitchford
  • Noah Bellamy
  • Denvil Liptrot
  • Beverly Champion


DISCOGRAFIA


ÁLBUNS PRÓPRIOS

1974 - Do It Good

1975 - KC and the Sunshine Band

1975 - The Sound of Sunshine

1976 - Part 3

1978 - Who Do Ya

1979 - Do You Wanna Go Party

1981 - Space Cadet Solo Flight

1981 - The Painter

1982 - All in a Night's Work

1983 - KC Ten

1993 - Oh Yeah!

2001 - I'll Be There for You

2007 - Yummy

2015 - Feeling You!

2015 - A Sunshine Christmas

 

O KC NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Warner (TK, EMI e Rhino) e Sony (RCA e Epic), dentre outras;
  • Origem: Estados Unidos;
  • Início de carreira: Década de 1970;
  • Auge da carreira: Décadas de 1970 e 1980;
  • Gêneros: Disco, soul, R&B, funk e dance;
  • Resultado comercial: + de 20.000.000 de cópias, dependendo da fonte consultada;


ARTISTAS SEMELHANTES

  • Gloria Gaynor
  • Olivia Newton John
  • Diana Ross
  • Abba
  • Chaka Khan
  • Earth, Wind and Fire
  • Donna Summer
  • Bee Gees
  • Kool & The Gang
  • B-52’s
  • Kylie Minogue
  • Madonna
  • Michael Jackson
  • James Brown
  • Jackson Five
  • Jamiroquai
  • Barry White
  • Anastacia
  • Incognito


MAIS MÚSICA ELETRÔNICA


GALERIA DE IMAGENS


KC (FORMAÇÃO ORIGINAL)


KC (FORMAÇÃO ORIGINAL)


CASEY (DÉCADA DE 2010)


CASEY (DÉCADA DE 2010)


DOLLY E CASEY (DÉCADA DE 1980)


CASEY (DÉCADADE 2010)


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/KC_and_the_Sunshine_Band
  • Warner Music (divulgação): Imagens
  • Sony Music (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)