SYBERJET SJ30

SYBERJET SJ30
SINO SWEARINGEN SJ30-2
SWEARINGEN SA-30 FANJET (PROTÓTIPO)
SYBERJET SJ30I (A PARTIR DE 2019)
SYBERJET SJ30X (EM BREVE)


INTRODUÇÃO

Logo acima, o jatinho executivo SyberJet SJ30, fabricado pela empresa americana SyberJet Aircraft, um projeto moderno e eficiente de aeronave executiva para viagens interestaduais e internacionais dentro de um mesmo continente. Logo abaixo, o avião executivo em pleno voo, cujo projeto é diretamente derivado de seu irmão quase gêmeo Sino Swearingen SJ30-2, com aerodinâmica refinada.

SyberJet SJ30 é uma confortável aeronave bimotor executiva de pequeno porte e alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca americana Williams International, projetada para viagens interestaduais e internacionais, com fabricação em série iniciada em 2019 pela empresa americana SyberJet Aircraft, cujo projeto foi quase integralmente baseado no projeto de jatinho executivo de alta performance Sino Swearingen SJ30-2, da década de 1990, por sua vez desenvolvido e fabricado em série nos Estados Unidos, a partir da década de 2000, pela Sino Swearingen Aircraft, que não existe mais.


Atualmente, a aeronave é fabricada em San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos, e em Cedar City, no estado norte-americano de Utah, nas instalações da SyberJet Aircraft, cuja razão social é MSC Aerospace LLC, com fornecedores de peças, partes e componentes localizados principalmente nos Estados Unidos.


Os principais concorrentes do jatinho executivo SyberJet SJ30 e do seu antecessor Sino Swearingen SJ30-2 no mercado mundial são e/ou foram o americano Cessna Citation M2, conhecido anteriormente como Cessna Citation CJ1 e Cessna CitationJet, um sucesso de vendas; o também americano Beechcraft Premier IA, conhecido anteriormente como Beechcraft Premier I; o brasileiro Embraer Phenom 100, também considerado um jatinho; o japonês e americano Honda HA-420 HondaJet, fabricado em material composto; o americano Cessna Citation Mustang, também dentro da categoria entry-level ou very light; o americano Eclipse 550, também entry-level, conhecido anteriormente como Eclipse 500; e o americano Cirrus SF50 Vision, o primeiro monojato fabricado em larga escala no mundo.


Alguns modelos de aeronaves de categoria diferentes, como os icônicos turboélices Beechcraft King Air, bimotor, e Pilatus PC-12, monomotor, podem ser considerados concorrentes indiretos do pequeno jato executivo SyberJet SJ30 e seu antecessor Sino Swearingen SJ30-2, embora aviões turboélice, em geral, voem mais baixo e numa velocidade menor que jatinhos em geral.


Uma parte desses concorrentes citados nos parágrafos acima não é mais fabricada.


A SYBERJET

A SyberJet Aircraft é uma nova fabricante americana de aviões executivos, cujo único modelo de produção atual é o pequeno jato SyberJet SJ30i, a versão mais moderna de jatos da família Swearingen SJ30. Atualmente, ela é uma empresa de capital fechado, com predominância de investidos americanos, dentre eles os mesmos investidores do grupo empresarial americano Metalcraft Technologies, um fabricante americano de peças, partes e componentes para aeronaves e automóveis em geral.


A empresa possui duas instalações principais, uma em San Antonio, no estado do Texas, nos Estados Unidos, e uma em Cedar City, no estado norte-americano de Utah, mas conta com alguns fornecedores americanos de sistemas e mecanismos. Ela é a empresa sucessora da Sino Swearingen Aircraft, fundada em 1995, por sua vez a empresa sucessora da Swearingen Aircraft, fundada em 1959 pelo icônico projetista americano Edward Swearingen, conhecido também como Ed Swearingen.


A Swearingen Aircraft, por exemplo, fabricou até 1998 mais de 1.000 aeronaves, principalmente os modelos de aviões bimotores turboélice para uso comercial e executivo Swearingen Merlin, Swearingen Metro e Swearingen Metroliner, fabricados nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, uma das principais opções atuais de configuração de assentos e acabamento interno para a cabine de passageiros do moderno e confortável jatinho executivo SyberJet SJ30, com capacidade para até cinco passageiros, mais um passageiro sentado ao lado do piloto, totalizando seis passageiros. Logo abaixo, mais uma opção de configuração interna, incluindo uma galley e um toalete compacto.

O SyberJet SJ30 é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de pequeno porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asas baixas enflechadas e trem de pouso triciclo retrátil, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida a partir da década de 1990, mas na época ainda com o nome Sino Swearingen SJ30-2, até ser renomeada, em 2019, para SyberJet SJ30i, a versão mais recente da família Swearingen SJ30.


Conhecido também como SyberJet SJ30-2, ele é um dos três modelos da família Swearingen SJ30, o primeiro deles, o Sino Swearingen SJ30-2, com fabricação seriada iniciada em 2006; o modelo atual SyberJet SJ30i, com fabricação seriada iniciada em 2019, uma versão melhorada da família, com aviônicos ainda mais modernos; e o futuro modelo de produção seriada, o SyberJet SJ30X, que entrará em produção em breve, totalizando 15 unidades fabricadas até o momento.


Trata-se de uma família composta basicamente por modelos de jatos executivos de alcance interestadual e de alcance internacional para viagens dentro de um mesmo continente, com destaque para seu alcance de 3.800 quilômetros, mesmo com a cabine lotada de passageiros adultos e bagagem leve, graças ao seu projeto que, desde o início, privilegiou o alcance, em vez da capacidade assentos, com três tanques de combustível, sendo dois tanques alares, um em cada asa, e um tanque adicional fixado dentro da fuselagem, próximo ao cone de cauda.


Na prática, o SyberJet SJ30 (pronuncia-se SáibârDjét Éss-Djêi-Târdi ou, simplesmente, Ésse-Jóta-Trinta, pra nós aqui no Brasil) e seu irmão quase gêmeo Sino Swearingen SJ30-2 são projetos quase completamente novos, eles não foram baseados em nenhum outro modelo de aeronave, foram projetados a partir de uma folha de papel em branco.


Na verdade, para ser mais preciso, ele é um avião de médio porte, pois seu peso máximo de decolagem está acima de 5.700 kg, mas a então fabricante Sino Swearingen Aircraft conseguiu certificá-lo dentro das regras FAR Part 23, menos rígida, na categoria dos aviões de pequeno porte, ou seja, dentro da categoria dos jatinhos, conhecidos também como very-light-jets ou entry-level-jets, o que significa que ele pode ser operado por apenas um piloto na cabine de comando.


Por exemplo:


REGRAS DE CERTIFICAÇÃO DE AERONAVES (EXEMPLOS)

ALE / LSA ou RBAC 21 (MENOS EXIGENTE)

FAR PART 23 / RBAC 23 (INTERMEDIÁRIA)

FAR PART 25 / RBAC 25  (MAIS EXIGENTE)

Inpaer Conquest e Excel

Embraer Phenom 100

Citation Excel / XLS

Edra Petrel e Dynamic

Beechcraft Bonanza

Falcon 2000

Super Coyote

Piper Seneca

Embraer Legacy

Volato 200

Beecraft King Air

Gulfstream V

Lancair Legacy

Cirrus SR22

Learjet 45

Zenith Stol

Pilatus PC-12

Hawker 800

Ikarus C42

HondaJet

Cessna Citation X

Inpaer Colt

Piper Malibu

Bombardier Challenger

Vans RV-10

Cessna 206 Stationair

Beechjet 400A


Isso não significa necessariamente que os aviões da categoria ALE / LSA sejam menos seguros que os aviões da categoria FAR Part 23 e que os aviões da categoria FAR Part 23 sejam menos seguros que os aviões da categoria FAR Part 25. Significa que os aviões certificados sob as regras mais brandas não são obrigados a possuírem a redundância de sistemas e mecanismos, a resistência estrutural e os equipamentos de segurança dos aviões certificados sob a regra mais rígida FAR Part 25.


Por exemplo, o Pilatus PC-12 e o Cirrus SR22 são aviões muito seguros, mesmo possuindo a certificação intermediária, com baixíssima porcentagem de acidentes graves com vítimas fatais, em relação ao número total de aeronaves fabricadas.


Voltando ao SyberJet SJ30i, e considerando todos os modelos de jatinhos executivos concorrentes dele, atualmente em produção seriada, como, por exemplo, o Embraer Phenom 100, o Cessna Citation M2 e o HondaJet, o jatinho da SyberJet Aircraft é um dos mais modernos projetos de jatos executivos leves da indústria aeronáutica, em pé de igualdade com seus principais concorrentes, tanto em termos de conforto quanto em termos de performance e segurança.


Dentre os destaques da aeronave estão a velocidade de cruzeiro de até 870 km/h; a altitude de cruzeiro de até 14.000 metros, sendo que ele consegue manter uma pressurização de cabine de até 12 psi em até 13.000 metros de altitude de cruzeiro; o alcance de até 3.800 quilômetros, mesmo com a cabine lotada de passageiros adultos e bagagem leve; o confiável motor turbofan Williams FJ44-2A, que faz parte da mesma família de motores que impulsiona os best-sellers Citation CJ2 e Pilatus PC-24, por exemplo; piso totalmente plano na cabine de passageiros; galley básica e toalete básico na cabine de passageiros; dentre outros itens de conforto, segurança e desempenho.


Desde o início de sua fabricação em série, em 2019, o SyberJet SJ30i já sai de fábrica com um moderno e sofisticado conjunto de aviônicos EFIS – Electronic Flight Instrument System, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e duas telas MFD - Multi Function Display, ou multifunção, no centro do painel, modelo SyberVision, por sua vez baseado no modelo Honeywell Primus Apex 2.0, da Honeywell Aerospace, uma das mais tradicionais fabricantes de aviônicos do mundo.


Os freios do SyberJet SJ30i possuem discos de aço, com dispositivo anti-skid (antibloqueio, equivalente aos freios ABS dos automóveis) e o trem de pouso é robusto, com haste de arrasto. As asas de alta performance do SyberJet SJ30i, com enflechamento de 30º e com speed brakes incorporados no extradorso, foram projetadas para permitir altas velocidades em altitude de cruzeiro, mas também a operação tranquila em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado, graças a uma combinação de flaps do tipo fowler, nos bordos de fuga, slats nos bordos de ataque, para as aproximações, e spoilers (freios aerodinâmicos), para os pousos.


Por exemplo: Em um dia quente, com cinco passageiros adultos a bordo, bagagem leve e metade dos tanques com combustível é possível decolar de uma pista de pouso de 1.300 metros de uma fazenda no interior do estado de Goiás, no interior do estado de Mato Grosso do Sul ou no interior do estado de Santa Catarina e pousar em Campinas, por exemplo, apenas uma hora depois, com reservas de combustível.


Embora sejam enflechadas, essas asas foram projetadas para terem bom desempenho em pistas curtas ou de tamanho médio, dependendo da temperatura ambiente e do peso da aeronave, entre outros detalhes, o que resulta em um jato executivo confortável e confiável, com boa margem de sustentação para pousos suaves e previsíveis.


Porém, para quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião intercontinental.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, o conjunto de aviônicos do tipo EFIS do jatinho SyberJet SJ30i, modelo SyberVision, por sua vez baseado no modelo Honeywell Primus Epic 2.0, com quatro telas, sendo duas primárias e duas multifuncionais. Logo abaixo, o também moderno conjunto de aviônicos EFIS, modelo Honeywell Epic CDS, com três telas, sendo duas primárias, uma multifuncional e o FMS no console central.

A então fabricante de aeronaves civis Swearingen Aircraft começou projetar, desenvolver e fabricar aviões executivos e comerciais desde a década de 1960, principalmente bimotores turboélice, como, por exemplo, o Swearingen Merlin, o Swearingen Metro e o Swearingen Metroliner, três sucessos de vendas da marca americana, com mais de 1.000 unidades fabricadas, no total, mas ela só entrou no mercado de jatos executivos a partir da década de 2000, com o Sino Swearingen SJ30-2, um jato executivo de pequeno porte totalmente novo, projetado a partir do zero pelo próprio Ed Swearingen, o fundador da empresa americana.


Esse fundador da marca americana Swearingen e seus parceiros comerciais da época, dentre eles a Gulfstream Aerospace, o Grupo Jaffe, a Sino Corporation e a Emirates Investment, por exemplo, pagaram caro por essa ousadia, literalmente, algo em torno de US$ 700 milhões (valores da época), o custo médio para projetar, desenvolver, certificar e iniciar a fabricação em série de um jato executivo de médio porte totalmente novo, de modo geral. Foram várias tentativas até conseguir tirar do papel esse projeto de avião executivo de alta performance.


Agora você entende porque é “tão caro” (na sua opinião) viajar de jatinho executivo? Todo o processo de criação, desenvolvimento, certificação e fabricação é muito trabalhoso, e tudo isso custa caro. Além disso, os custos em geral, como combustível, manutenção e salários de tripulação, na operação diária desses aviões, também são caros. Não é um “brinquedo de rico”, é um meio de transporte, está disponível para qualquer pessoa que tem condições de pagar por ele.


Essa história daria uma novela: A gestação do rapazinho SyberJet SJ30 foi uma das mais complicadas da história da indústria aeronáutica. É possível afirmar que ele é um vencedor sim, pois conseguiu nascer, embora suas vendas ainda não tenham deslanchado, com apenas 15 unidades fabricadas até agora. Sua mãe, a Swearingen Aircraft, até 1995, renomeada para Sino Swearingen Aircraft a partir de então, teve complicações durante a gestação, com alto risco involuntário de aborto, e faleceu (faliu) após um parto complicado, em 2008, com apenas 8 unidades fabricadas, vítima da recessão econômica do subprime, dos Estados Unidos.


A partir de então ele foi adotado por um grupo de investidores de Taiwan e dos Emirados Árabes, por meio de uma nova empresa, a Eminvest Aerospace, até ser novamente entregue, a partir de 2011, para novos pais adotivos, um grupo de investidores americanos, a Metalcraft Technologies, que renomeou a empresa para SyberJet Aircraft e renomeou o rapazinho para SyberJet SJ30.


Durante a década de 2000 havia no mercado internacional de aeronaves executivas seis grandes fabricantes de jatos executivos, as americanas Cessna Aircraft e Raytheon Aircraft, ambas conhecidas atualmente como Textron Aviation; a americana Gulfstream Aerospace; a francesa Dassault Falcon; a canadense Bombardier, com as marcas Learjet, Global e Challenger; e, é claro, a brasileira Embraer. Havia outros fabricantes de aeronaves executivas, mas que ainda não competiam no segmento de jatos executivos, como a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft, por exemplo.


Assim, a Sino Swearingen Aircraft (pronuncia-se Sáino Suéringen Ércraft) entendeu que havia espaço suficiente no mercado para mais um competidor no segmento de jatos executivos leves, para viagens interestaduais e internacionais, o Sino Swearingen SJ30-2, o primeiro modelo de jato executivo da marca Swearingen.


O objetivo da Sino Swearingen Aircraft era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formada por clientes com poder aquisitivo suficiente para viagens non-stop interestaduais e internacionais, ou com apenas uma escala para reabastecimento, a bordo de um jato executivo confortável, porém com tamanho e alcance menores que os do segmento logo acima, chamado light jet ou, traduzindo, jato leve, no qual estão os jatos Cessna Citation CJ2, Beechcraft Hawker 400XP, Embraer Phenom 300 e Bombardier Learjet 45, por exemplo.


Se por um lado o SyberJet SJ30 foi concebido com o máximo de simplicidade possível para os padrões de um jato executivo bimotor, com motor relativamente simples, por exemplo, com o objetivo de reduzir seus custos operacionais o máximo possível, mas sem comprometer a segurança de voo, por outro lado ele foi concebido e desenvolvido para apresentar itens de conforto, segurança e desempenho respeitáveis, o máximo possível na categoria dos jatinhos, com conforto biológico de uma pressurização de 12 psi em uma altitude de até 13.000 metros; velocidade invejável de 870 km/h, graças aos motores potentes e uma aerodinâmica refinada, com ensaios em túnel de vento; com uma capacidade bastante razoável de transportar bagagens, com bagageiro traseiro de cerca de 1.500 litros e bagageiro dianteiro de cerca de 300 litros, porém não pressurizados e não aquecidos; dentre outras qualidades positivas.


A aeronave possui um sistema anti-ice que extrai ar quente dos motores para aquecer os bordos de ataque das asas e as naceles dos motores, enquanto seu estabilizador horizontal possui um sistema de-ice por boots.


As suas asas são enflechadas e não invadem o espaço da cabine reservado para os passageiros, pois foram fixadas totalmente sob a fuselagem, tornando o corredor da cabine de passageiros totalmente plano, começando da porta de entrada até os assentos traseiros.


O resultado é uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens interestaduais e internacionais, com modernos, eficientes e potentes motores Williams FJ44-2A, com 2.300 libras de potência / empuxo em cada motor, com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso curtas, com até 1.500 metros de comprimento, quando em temperatura ambiente amena e quando leve, ou pousar e decolar em pistas de pouso de tamanho médio, entre 1.500 metros e 2.000 metros, em dias mais quentes e com a cabine lotada de passageiros.


O próximo modelo de produção seriada da família Swearingen SJ30 será o SyberJet SJ30X, com algumas melhorias, dentre elas o motor Williams FJ44-3AP-25, com performance melhorada para subidas mais rápidas até a altitude de cruzeiro; e a instalação de um único e prático ponto de abastecimento de querosene, tornando mais simples e ágil o abastecimento da aeronave.


MOTOR FJ44

O confiável motor turbofan americano Williams FJ44-2A de alto desempenho que impulsiona o SyberJet SJ30i é uma das versões da consagrada série Williams FJ44, uma opção moderna, racional e eficiente de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, usada também para impulsionar outros modelos de sucesso no mercado mundial de aviação executiva, dentre eles o Cessna Citation CJ2, o Pilatus PC-24 e o Beechcraft Premier I, totalizando mais de 5.000 motores fabricados.


Projetado nos Estados Unidos, pela fabricante americana Williams International, e na Inglaterra, pela Rolls-Royce PLC, a partir de um projeto de turbofan usado para impulsionar mísseis de cruzeiro, neste caso para uso exclusivamente militar, é claro, esse turbofan civil possui um fan de estágio único acoplado a uma turbina de baixa pressão com dois estágios. O seu projeto é composto também por um compressor centrífugo de alta pressão acoplado a uma turbina de alta pressão com um estágio.


ALTA TECNOLOGIA

O Sino Swearingen SJ30-2 foi projetado e anunciado ao mercado, pela então recém criada Sino Swearingen Aircraft, em 1997, a sua fase de testes práticos para certificação foi iniciada desde então, sua certificação dentro das regras FAR Part 23 foi alcançada em 2005 e sua fabricação em série foi iniciada em 2006. Ele foi projetado a partir do protótipo Swearingen SA-30 Fanjet, da própria Swearingen Aircraft, projetado por Ed Swearingen, em parceria com a Williams International, a fabricante dos motores, e a Honeywell, a fabricante dos aviônicos.


Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível reduzir o arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, implementando várias tecnologias, dentre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com a fixação de carenagens em quase toda a parte inferior da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.


Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também pela fixação de uma aleta ventral no cone de cauda para tornar ainda mais dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. Tudo isso combinado com flaps do tipo fowler, nos bordos de fuga das asas, slats nos bordos de ataque das asas e spoilers sobre o extradorso das asas, para melhorar o comportamento da aeronave nas aproximações e no pouso. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 198 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave.


Até o momento, não está claro se a nova versão SyberJet SJ30X, que entrará em produção seriada em breve, ganhará winglets nas pontas das asas, o que reduziria o arrasto e, portanto, melhoraria os números de consumo de combustível, o que, por sua vez, tem um efeito positivo direto no alcance.


SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.


Até o momento, não foram registrados acidentes graves com vítimas fatais com as unidades de fabricação em série do Sino Swearingen SJ30-2 e SyberJet SJ30.


MERCADO

O alcance do SyberJet SJ30 e seu antecessor Sino Swearingen SJ30-2 pode variar. Segundo o fabricante, eles podem decolar com os tanques cheios de combustível, dois passageiros adultos e bagagem leve e viajar non-stop cerca de 4.600 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.


Na prática, o alcance do avião com seis passageiros adultos a bordo e bagagem leve é de cerca de 3.800 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.


Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de Campinas, por exemplo, e viajar até Lima, no Peru, sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho.


Aqui no Brasil, até onde se sabe, ainda não há um representante (revendedor) oficial da marca SyberJet Aircraft, mas sabe-se que algumas oficinas de manutenção instaladas aqui estão habilitadas e certificadas para fazer a manutenção preventiva e corretiva dos motores Williams International e dos aviônicos Honeywell Aerospace, dentre elas a Líder Aviação, a maior empresa de aviação executiva da América Latina e a TAM Aviação Executiva, também uma empresa tradicional do ramo de aviação executiva.


A americana Textron Aviation é a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier, com cerca de 5.500 unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.


Nos últimos anos, os jatos executivos Embraer Phenom 300 e Honda HA-420 HondaJet têm conseguido se manter como os mais vendidos dos segmentos de médio porte e de pequeno porte, respectivamente.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


SYBERJET SJ30

  • Capacidade: 4, 5 ou 6 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro máxima: Aprox. 870 km/h;
  • Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 780 km/h;
  • Comprimento da aeronave: Aprox. 14,3 metros;
  • Envergadura: Aprox. 12,9 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura da cabine: Aprox. 1,4 metro;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Williams FJ44-2A (2.300 libras / cada);
  • TBO dos motores (tempo entre revisões): 3.500 horas;
  • Vida útil da aeronave: 20.000 horas;
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus EPIC 2.0 (quatro telas);
  • Aviônicos (opcionais): IRS, CPDLC e meteorologia por satélite;
  • Opcionais: Internet e telefone Iridium e/ou Inmarsat;
  • Freios: Aço, com anti-skid Meggitt;
  • Sistema elétrico: 28 volts, 300 ampères e 1 gerador em cada motor;
  • Sistema hidráulico: 1 bomba para cada motor, com acumuladores e nitrogênio;
  • Climb (subida): Aprox. 13.000 metros em 30 minutos;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 6.300 kg;
  • Alcance: Aprox. 3.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes);
  • Teto de serviço: Aprox. 14.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 8,5 milhões (novo / sem opcionais);


SINO SWEARINGEN SJ30-2

  • Capacidade: 4, 5 ou 6 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro máxima: Aprox. 870 km/h;
  • Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 780 km/h;
  • Comprimento da aeronave: Aprox. 14,3 metros;
  • Envergadura: Aprox. 12,9 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura da cabine: Aprox. 1,4 metro;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Williams FJ44-2A (2.300 libras / cada);
  • TBO dos motores (tempo entre revisões): 3.500 horas;
  • Vida útil da aeronave: 20.000 horas;
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Aviônicos: EFIS Honeywell Primus EPIC CDS (três telas + FMS);
  • Aviônicos: Primus 331 (radar meteorológico), Primus II (rádios) e RVSM;
  • Opcionais: Internet e telefone Iridium e/ou Inmarsat;
  • Freios: Aço, com anti-skid;
  • Sistema elétrico: 28 volts, 300 ampères e 1 gerador em cada motor;
  • Sistema hidráulico: 1 bomba para cada motor, com acumuladores e nitrogênio;
  • Climb (subida): Aprox. 13.000 metros em 30 minutos;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 6.000 kg;
  • Alcance: Aprox. 3.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes);
  • Teto de serviço: Aprox. 14.000 metros;
  • Preço (no exterior): Aprox.

 

TRÊS VISTAS


GALERIA DE IMAGENS


SYBERJET SJ30I


SYBERJET SJ30I


SYBERJET SJ30I


EFIS SYBERVISION (SJ30I)


SYBERVISION SJ30I


EFIS SYBERVISION (SJ30I)


SYBERJET SJ30I


SWEARINGEN SJ30-2

EFIS EPIC CDS (SJ30-2)


SWEARINGEN SJ30-2


SWEARINGEN SJ30-2


SWEARINGEN SJ30-2


AEROMÉDICO (SJ30I)


SYBERJET SJ30I


TREM DE POUSO (SJ30I)


SYBERJET SJ30I


VEJA TAMBÉM


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da SyberJet Aircraft, por meio do senhor Mark Fairchild, vice-presidente de vendas da empresa, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/SyberJet_Aircraft
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/SyberJet_SJ30
  • SyberJet (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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