FAMÍLIA MERCEDES-BENZ ATEGO
ATEGO 1419 4X2 (MÉDIO)
ATEGO 1719 4X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 1726 4X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 1726 4X4 (SEMIPESADO)
ATEGO 1729 4X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 1730 4X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 2426 6X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 2430 6X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 3026 8X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 3030 8X2 (SEMIPESADO)
ATEGO 2730 6X2 (PESADO)
ATEGO 2730 6X4 (PESADO)
A MERCEDES-BENZ AG
A Mercedes-Benz AG é uma grande fabricante alemã de automóveis premium, fabricante de caminhões para transporte rodoviário e rural de cargas, conjuntos de chassis / motores de ônibus para transporte rodoviário e rural de passageiros, fabricante de motores a combustão interna para embarcações e possui uma empresa de serviços financeiros. Ela possui várias subsidiárias, inclusive nos Estados Unidos e no Brasil, onde fabrica automóveis, chassis / motores para ônibus e utilitários para transporte rodoviário e rural de cargas leves, médias e pesadas.
A tradicionalíssima Mercedes-Benz AG, oficialmente Mercedes-Benz Group AG, conhecida até 2021 como Daimler AG, é a segunda maior fabricante de utilitários médios, semipesados e pesados para transporte rodoviário de cargas no mundo, por meio de sua subsidiária Daimler Truck AG, que, por sua vez, também é uma holding.
Ela pode ser considerada a mais antiga fabricante de automóveis do mundo. Se todo rigor técnico e cultural for aplicado para definir qual foi o primeiro automóvel fabricado em série no mundo então o antigo Benz Velo pode ser considerado o que melhor se encaixa nesse conceito. Ele foi o primeiro veículo de série com quatro rodas, assento para condutor e passageiro e motor a combustão interna, fabricado a partir de 1894 pela Benz & Cia, a empresa antecessora da Daimler AG. Mas o nascimento da Benz & Cia foi antes, em 1871, fundada por Carl Benz, e, algum tempo depois, em 1886, foi iniciada a fabricação do Benz Motorwagen, uma espécie de triciclo motorizado.
A Mercedes-Benz AG é a proprietária da marca de automóveis de alto luxo Mercedes-Benz, uma das mais conceituadas entre as marcas premium. Ela é a empresa sucessora da Daimler AG, por sua vez a sucessora da DaimlerChrysler, esta a empresa resultante da fusão entre a Daimler-Benz e a Chrysler Corporation, em 1998.
Por razões óbvias, a gigante alemã Mercedes-Benz AG anunciou em 2022 que todas as suas marcas estão abandonando o mercado russo de automóveis de passeio e utilitários...
MERCEDES-BENS DO BRASIL
A Mercedes-Benz do Brasil é uma grande importadora de automóveis premium e uma grande fabricante de caminhões, motores a diesel e chassis para veículos de transporte urbano e rural de passageiros. Ela foi fundada no Brasil em 1953, com a sua primeira fábrica construída em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo – S.P.. Ela é uma das mais importantes subsidiárias da holding alemã Daimler Truck AG, por sua vez uma empresa controlada pelo grupo industrial alemão Mercedes-Benz AG, com fábricas localizadas em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora – M.G. além de uma central de logística de peças e assistência técnica em Campinas – S.P.
Ela é uma das maiores e mais importantes fabricantes de utilitários para transporte rodoviário de passageiros e cargas do Brasil, controlada pela gigante fabricante alemã Daimler Truck AG, com um centro de desenvolvimento de veículos localizado em São Bernardo do Campo e centros de treinamento localizados em São Bernardo do Campo, Campinas e Juiz de Fora, todos em parceria com o SENAI. Além disso, a empresa possui um campo de provas completo em Iracemápolis, para testes de desenvolvimento de veículos para transporte rodoviário e rural de passageiros e cargas.
A empresa emprega cerca de 9.000 pessoas no Brasil. Além disso, ela possui uma das maiores redes de concessionárias para utilitários de transporte de passageiros e cargas leves e pesadas no Brasil, com uma rede de 200 pontos de atendimento, sendo 115 concessionárias e 85 postos de serviços.
O nome Mercedes-Benz Atego é usado pelo grupo alemão Daimler AG para a nomenclatura oficial de sua moderna, robusta e eficiente família de veículos de transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e pesadas, com sua 1ª geração fabricada em larga escala inicialmente na Alemanha, a partir de 1998, seguida da 2ª geração, fabricada em larga escala na Alemanha e no Brasil, a partir de 2004, e, posteriormente, com a 3ª geração fabricada na Alemanha e no Brasil, a partir de 2012, e, mais recentemente, na Argentina, a partir de 2016, com pesos brutos totais variando entre 14.000 kg e 27.000 kg.
A maioria dos modelos da família Mercedes-Benz Atego está classificada na categoria de semipesados, ou seja, caminhões com PBT ou Peso Bruto Total entre 15 toneladas e 45 toneladas, a maioria deles com motores turbodiesel de 4 e 6 cilindros.
A fabricação em série e em larga escala da família de caminhões médios Mercedes-Benz Atego foi iniciada na Alemanha em 1998 pela fabricante alemã Daimler AG, na sua fábrica localizada na cidade alemã de Worth, substituindo a linha de caminhões médios e semipesados Mercedes-Benz LK BM673-BM679.
Os modelos de caminhões médios e semipesados da 1ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e semipesadas. Eles foram fabricados em série e em larga escala na Alemanha a partir de 1998, com mais de 170.000 unidades fabricadas, um grande sucesso de vendas da marca alemã Mercedes-Benz.
Os modelos de caminhões médios da 2ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário, rural e urbano de cargas médias e semipesadas. Eles foram fabricados em série e em larga escala na Alemanha e no Brasil, a partir de 2004, e rapidamente se tornaram bem aceitos no Brasil, com dezenas de milhares de unidades fabricadas e vendidas aqui.
Os modelos de caminhões médios da 3ª geração da família Mercedes-Benz Atego são modernos veículos para transporte rodoviário e rural de cargas médias, semipesadas e pesadas. Eles são fabricados em série e em larga escala na Alemanha, no Brasil e na Argentina, a partir de 2012 e 2016, respectivamente, e rapidamente se tornaram bem aceitos nesses três mercados, com dezenas de milhares de unidades fabricadas e vendidas aqui. A maioria dos modelos está concentrada na categoria de semipesados, com apenas um modelo na categoria média e um modelo na categoria de pesados.
Uma das principais estrelas da 3ª geração da família Mercedes-Benz Atego é o modelo Mercedes-Benz Atego 2426, um robusto caminhão de tamanho médio para transporte rodoviário e rural de cargas semipesadas, com direção hidráulica e câmbio mecânico ou manual G-85 de seis velocidades ou marchas, automático G-140 de oito velocidades e automático PowerShift de 12 velocidades, com três opções de cabines articuladas ou basculantes, inclusive uma delas com cama, construído sobre chassi com entre-eixos de 3,5 metros, 4,7 metros ou 5,4 metros, dependendo do modelo, e com motorização OM-926 LA BlueTec, eletrônica a diesel, com injeção em seis cilindros em linha, com 7.200 cilindradas, gerando 256 cavalos de potência e 92 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 17.100 kg, com dois eixos, e 24.000 kg, com três eixos.
Desde a década de 1950, a Mercedes-Benz do Brasil fabrica chassis para ônibus rodoviários, melhorando seus produtos a cada ano. Desde a década de 1980, a empresa fabrica chassis para micro-ônibus e miniônibus, também melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para micro-ônibus e miniônibus, ônibus médios e grandes, e uma das líderes na fabricação de pequenos caminhões, caminhões médios, semipesados e pesados.
MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2017) | ||
FABRICANTE | UNIDADES | PARTICIPAÇÃO |
Mercedes-Benz | + d 15.000 | Cerca de 29% |
Volkswagen / MAN | + d 14.000 | Cerca de 28% |
Ford do Brasil | + de 7.800 | Cerca de 15% |
Volvo | + de 5.900 | Cerca de 11% |
Scania | + de 5.700 | Cerca de 11% |
Iveco (Grupo FCA) | + de 1.900 | Cerca de 4% |
DAF | + d 1.040 | Cerca de 2% |
Agrale | + d 110 | Cerca de 0,5% |
Nota: Os números são aproximados e/ou arredondados. Há algum tempo a Ford do Brasil anunciou a intenção de parar a sua fabricação de caminhões. A Agrale é uma marca brasileira. A fabricante chinesa Sinotruk encerrou em 2016 suas atividades de importação / comercialização de veículos utilitários no Brasil.
CRITÉRIO DE SEGMENTAÇÃO DE CATEGORIAS DE UTILITÁRIOS | ||
CATEGORIA | PBT (PESO BRUTO) | OBSERVAÇÃO |
Furgões | ||
Chassi cabine | Até 3,5 toneladas | |
Semileve | De 3,5 ton. até 6 toneladas | |
Leve | De 6 ton. até 10 toneladas | |
Médio | De 10 ton. até 15 toneladas | |
Semipesado | De 15 ton. até 45 toneladas | |
Pesado | A partir de 45 toneladas | |
Cavalo mecânico |
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
- Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,38 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
- Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
- Câmbio: PowerShift, automático de 12 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
- Categoria: Semipesado;
- Preço: R$ 250 mil (novo)
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 924 LA diesel de 4,8 litros, 4 cilindros em linha (185 cavalos / 71 kgfm);
- Câmbio: G-60, mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: G-85, mecânico de 6 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas longitudinais;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 14.300 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 21.300 kg (três eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo: Coletor de lixo e bebidas, entre outros;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 924 LA diesel de 4,8 litros, 4 cilindros em linha (185 cavalos / 71 kgfm);
- Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 21.300 kg (três eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo (4X2): Plataforma;
- Tipo (4X4): Coletor de lixo;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,4 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
- Câmbio: G-85, mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: G-140, automático de 8 marchas;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas parabólicas ou trapezoidais, dependendo do modelo;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
- Cabine: Simples e estendida;
- Assentos: 1 motorista e até 2 auxiliares ou acompanhantes;
- Tipo: Coletor de lixo;
- Entre-eixos: 4,8 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 114 kgfm);
- Câmbio: G-131, mecânico ou manual de 9 marchas;
- Câmbio: Allison 3000, automático;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 17.100 kg (dois eixos);
- Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
- Tipo: Caçamba aberta e baú, entre outros;
- Entre-eixos: Entre 3,5 metros e 5,38 metros;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 127 kgfm);
- Câmbio: G-211 Powershift, automático de 12 velocidades;
- Câmbio: ZF 9S1310, manual ou mecânico de 9 velocidades;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Ar comprimido de duplo circuito, a tambor em todas as rodas, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 24.100 kg (três eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e
- Tipo: Caçamba aberta e
- Entre-eixos: Entre 2,3 / 2,4 / 1,2 metro e 2,3 / 3 / 1,2 metro;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (256 cavalos / 92 kgfm);
- Câmbio: G-85, manual ou mecânico de 9 velocidades;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 30.200 kg (quatro eixos);
- Cabine: Simples, estendida / leito e estendida / leito com teto alto;
- Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
- Tipo: Baú e
- Entre-eixos: Entre 2,3 / 2,4 / 1,2 metro e 2,3 / 3 / 1,2 metro;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 127 kgfm);
- Câmbio: G-211 Powershift, automático de 12 velocidades;
- Câmbio: ZF 9S1310, manual ou mecânico de 9 velocidades;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 30.200 kg (quatro eixos);
- Cabine: Simples e estendida / leito;
- Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
- Tipo: Caminhão betoneira;
- Entre-eixos: 3,5 / 1,3 metro e 4,8 / 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): OM 926 LA diesel de 7,2 litros, 6 cilindros em linha (286 cavalos / 114 kgfm);
- Câmbio: G-181, manual ou mecânico de 9 velocidades;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais;
- Suspensão traseira: Molas trapezoidais;
- Freios: Pneumáticos, com câmara de mola, a tambor, com ABS, EBD e ASR;
- Rodas e pneus: 7,5 X 22”, com 275/80 R22, entre outras opções;
- Peso bruto: 26.600 kg (três eixos);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- Shop Car (classificados): https://www.shopcar.com.br/
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Trator Ford 6600
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Massey Ferguson MF 275
- Medroxiprogesterona (Medicina e Veterinária)
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Propoxur (Veterinária)
- Massey Ferguson MF 290
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Fundações (Construção Civil)
- Panetone
- Cal (Construção Civil)
- Trator Ford 6610
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Cimento (Construção Civil)
- Documentos (Administração)
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Areia (Construção Civil)
- Argamassa (Construção Civil)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Concreto (Construção Civil)
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Suzuki EN125 Yes
- Computador (Informática)
- Multiplicação (Matemática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Legislação Trabalhista (Direito)
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Fertilizante (Agricultura e Pecuária)
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Trator Valmet 68
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Fibrocimento NT (Construção Civil)
- Trator Valmet 88
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Trator Massey 265 (Agropecuária)
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- Lancha Coral 16
- Lancha Top Fish 16
- Lancha Aquaterra 16
- Lancha Focker 160
- Lancha Caprice 160
- Lancha Lorena Fisher 16
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Tina Turner (Música)
- Tijolo (Construção Civil)
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Dire Straits (Música)
- Massey Ferguson MF 275 Advanced
- Toyota Hilux
- Alicerce (Construção Civil)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Caminhões Volvo FMX
- Chrystian & Ralf (Música)
- Massey Ferguson MF 292 Advanced
- Cascalho (Construção Civil)
- Pedra Britada (Construção Civil)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Microcomputador (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Cabos de Telecomunicações
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Ferro (Siderurgia)
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Roberta Miranda (Música)
- Sindrome do Pânico (Psicologia)
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pilha (Química e Física)
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Scania L 111 (Jacaré)
- Mercedes-Benz do Brasil: https://atego-mercedesbenz.com.br/modelo/2426
- Automotive Business: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/26861/caminhoes-man-mais-perto-da-lider-mercedes
- Mercedes-Benz do Brasil: https://atego-mercedesbenz.com.br/storage/app/uploads/public/5b3/404/a91/5b3404a91231d235241788.pdf
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_Atego
- Site Indústria Hoje: https://industriahoje.com.br/7-maiores-montadoras-de-caminhoes-mundo
- Site Lexicar: http://www.lexicarbrasil.com.br/mercedes-benz/
- Mercedes-Benz do Brasil: https://www.mercedes-benz-trucks.com.br/caminhoes/atego/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caminh%C3%B5es_Mercedes-Benz_(Brasil)
- Mercedes-Benz do Brasil: https://www.mercedes-benz-trucks.com.br/caminhoes/atego/dados-tecnicos
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Jornal Estadão: https://estradao.estadao.com.br/caminhoes/mercedes-benz-celebra-65-anos-de-brasil-e-a-evolucao-do-transporte/
- Daimler Truck AG (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.