LS TRACTOR PLUS 90

LS TRACTOR PLUS 80 (80 CAVALOS)
LS TRACTOR PLUS 90 (90 CAVALOS)
LS TRACTOR PLUS 100 (105 CAVALOS)
FAMÍLIA LS PLUS (SÉRIE LS PLUS)
LS TRACTORS DO BRASIL
LS MTRON BRASIL


INTRODUÇÃO

O moderno trator LS Tractor Plus 90 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala atualmente no Brasil pela LS Tractors do Brasil, que também fabrica, na mesma linha de montagem em Garuva – S.C., os seus irmãos LS Tractor Plus 80 e LS Tractor Plus 100, os três com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no LS Plus 80 são mais baixos e no LS Plus 100 são mais altos.


Na década de 2010 e/ou atualmente os principais concorrentes do LS Tractor Plus 90 no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados foram e/ou são os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 4283, John Deere 5085E, Valtra A84S, Case Farmall 90, Massey Ferguson MF 4283 Xtra, John Deere 5090E, Yanmar Solis 90, Massey Ferguson MF 4290, Agrale 5105 e Valtra A950, todos esses com potências variando entre 85 e 100 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias e/ou muitas unidades disponíveis também no mercado de utilitários agrícolas usados.


A LS MTRON

A sul-coreana LS Mtron Ltd é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de máquinas, equipamentos e implementos para indústria, agroindústria e agricultura do mundo, incluindo tratores agrícolas e agroindustriais em geral, implementos agrícolas e agroindustriais, componentes eletrônicos em geral para aparelhos eletrônicos e equipamentos, máquinas industriais para fabricação de produtos de plástico e produtos eletroeletrônicos em geral, como antenas e receptores para TV, por exemplo.


Ela foi fundada em 1977, na Coreia do Sul, inicialmente com o nome Korea Heavy Industries, e, posteriormente, em 1983, foi fundida com as empresas do setor de tecnologia da família sul-coreana Koo, tornando-se então a Lucky-Goldstar, conhecida atualmente como LG Corporation, uma das maiores fabricantes de aparelhos eletrônicos do mundo, utilizando a marca LG, bem conhecida no Brasil, inclusive.


Atualmente as holdings LG Group e LS Group, duas empresas com razões sociais separadas, são controladas pela família sul-coreana Koo, ambas duas gigantes sul-coreanas do setor de tecnologia, com faturamento anual de mais de mais de US$ 65 bilhões (em 2021, por exemplo) e mais de US$ 22 bilhões (em 2022, por exemplo), respectivamente, a primeira especializada na fabricação de computadores, TV’s e smarTV’s, baterias em geral, eletrodomésticos em geral e equipamentos para energia solar, dentre outros produtos.


Aqui no Brasil, a fábrica de tratores da LS Tractors do Brasil ou LS Mtron Brasil, oficialmente LS Mtron Ltda, no município de Garuva, no estado de Santa Catarina, foi inaugurada em 2013, inicialmente com a fabricação de tratores agrícolas em geral. Atualmente, parte da estrutura dos tratores da família LS Plus é importada da Coreia do Sul e então submetida à integração das peças, partes e componentes nacionais, fabricados no Brasil, como, por exemplo, os motores Perkins, o eixo traseiro ZF, a cabine, os pneus e os componentes eletrônicos e elétricos, resultando em modelos de tratores com índice de nacionalização de mais de 50%, na média.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator LS Tractor Plus 90 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico duplo e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos integrantes da família ou série de tratores médios LS Plus, atualmente com pelo menos três modelos fabricados no Brasil, incluindo seu irmão mais potente LS Tractor Plus 100, com 105 cavalos, e o seu irmão menos potente LS Tractor Plus 80, com 80 cavalos, ao lado de outras famílias de tratores da marca LS Tractor, que formam a sua atual linhagem de tratores agrícolas, incluindo as famílias LS U, LS R e LS G, por exemplo, com faixa de potências entre 50 até 145 cavalos, dependendo do modelo.


Atualmente, no caso específico do trator LS Tractor Plus 90, a motorização turbodiesel Perkins 1104D-44TA, com intercooler ou aftercooler, com quatro cilindros em linha, oito válvulas e 4.400 cilindradas, com bomba de injeção direta e mecânica de combustível, dentro das normas de emissões Mar-1 Tier 3, produz aproximadamente 90 cavalos de potência, considerando a norma ISO TR 14396, e 39 kgfm de torque, com reserva de 33%, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


De série, ele está disponível com a transmissão mecânica sincronizada com 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor ou sistema Synchro Shuttle, equivalente ao sistema Power Shuttle, neste caso disponível como opcional. Opcionalmente, ele está disponível com a transmissão sincronizada com 20 marchas à frente e 20 à ré, com super-redutor Creeper, também disponível como opcional. Opcionalmente, ele está disponível, ainda, com transmissão com 24 marchas à frente e 24 à ré, também com o chamado super-redutor Creeper (pronuncia-se Crípâr) de velocidade (conhecido popularmente como “tartaruga”), neste caso também como opcional.


Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, por exemplo, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


Além disso, ele possui o reversor ou inversor de movimento, disponível como opcional, ressaltando que para acionar o reversor, por meio da alavanca atrás do volante, é necessário antes reduzir o máximo possível a velocidade do trator com o freio. Além disso, é importante que o proprietário do trator ou administrador da fazenda lembre o operador da máquina do risco de dano mecânico de trocar marchas com o trator em pleno trabalho pesado.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das opções válidas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 160 mil, usado e em bom estado de conservação, e R$ 210 mil, seminovo e em ótimo estado de conservação, para compra à vista, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele está em linha de produção seriada desde 2018 e já sai de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo dois faróis de serviço dianteiros (de série), farol de serviço traseiro (de série); setas direcionais (de série); sinal sonoro de ré (de série); pisca alerta (de série); plataforma plana e emborrachada (de série); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica, com estrutura de proteção FOPS / ROPS (de série); assento ajustável em altura, com cinto de segurança; capô do motor totalmente articulado em até 80 graus, para fácil acesso aos componentes do motor, facilitando assim a manutenção; acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco cerametálico, com acionamento mecânico (de série); tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, 750 rpm e 1.000 rpm, com acionamento eletro-hidráulico, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 3.600 kg no olhal (de série) ou 3.800 kg no olhal (opcional); controle remoto de 2 válvulas ou 3 válvulas, dependendo do ano de fabricação, com bomba independente com 60 litros de vazão máxima; freios de serviço a discos banhados em óleo, de acionamento hidráulico (de série); cabine climatizada (opcional), com aquecedor e ar condicionado; piloto automático (opcional) e telemetria via satélite Unit Control e GPRS (opcionais); dispositivo eletrônico de proteção do motor (opcional): freio de estacionamento independente, com alavanca para acionamento mecânico; tanques de combustível de capacidade total de 100 litros (de série) ou 170 litros (opcional); bloqueio do diferencial, com acionamento eletro-hidráulico (de série); e ajuste de bitola (de série); dentre outros itens.


O painel é simples e intuitivo, mas é completo, com horímetro digital, tacômetro, medidor de temperatura do motor ou medidor da temperatura da água de arrefecimento, medidor no nível de combustível, medidor da pressão do óleo lubrificante, luz de acionamento da tração dianteira auxiliar e luz de acionamento do bloqueio do diferencial.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma opção válida para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, a LS Tractors do Brasil possui no Brasil uma rede de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, com mais de 35 unidades espalhadas pelo país, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Dentre essas concessionárias está a LS Datta, que atende os municípios de Cascavel - PR e região e Dourados – M.S. e região.


Para quem precisa de um modelo de trator mais possante, há outras opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca LS Tractors, incluindo o LS Tractor H125, com 128 cavalos e 51 kgfm, e o LS Tractor H145, com 145 cavalos e 56 kgfm, ambos com motor Perkins, com quatro cilindros em linha, equipados com turbocompressor e intercooler.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


LS TRACTOR PLUS 90

  • Motorização: Perkins 1104D-44TA, com 4 cilindros e turbocompressor;
  • Cilindrada: 4,4 litros ou 4.400 cm³;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora direta e mecânica;
  • Normas de emissões: Mar-1 Tier 3;
  • Potência (ISO TR 14396): Aprox. 90 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 39 kgfm a 1.500 rpm, com reserva de 26%;;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática, com bomba independente;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor opcional;
  • Transmissão (opcional): Sincronizada, 20 à frente e 20 à ré, com reversor e redutor;
  • Transmissão (opcional): Sincronizada, 24 à frente e 24 à ré, com reversor e redutor;
  • Embreagem (de série): Disco seco cerametálico, com acionamento mecânico;
  • Sistema hidráulico: Até 3.600 kg no olhal (de série), com controle remoto três válvulas;
  • Tomada de potência: Independente, 540 RPM, 750 RPM e 1.000RPM, com 6 estrias;
  • Cárter do motor: Até 10 litros;
  • Sistema de arrefecimento: Até 10 litros de água;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (plataformado): 90 ampères;
  • Bateria: 12 volts e 110 ampères;
  • Motor de partida: 3 kW;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual, acionado por alavanca;
  • Tanques de combustível: Aprox. 100 litros no total (de série);
  • Tanques de combustível: Aprox. 170 litros no total (opcional);
  • Eixo dianteiro: TDA ou 4X4, com acionamento eletro-hidráulico;
  • Eixo traseiro: Epicíclico, com bloqueio de diferencial eletro-hidráulico;
  • Pneus dianteiros: 12.4X24, com 6 lonas (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X30, com 10 lonas (de série);
  • Pneus (opcionais): Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 3.350 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.760 kg (plataformado);
  • Preço mínimo: Aprox. R$ 160 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. R$ 210 mil (seminovo / ótimo estado de conservação);
  • Preço (novo): Aprox. R$ 290 mil (cabinado);
  • Preço (novo): Aprox. R$ 250 mil (plataformado);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da LS Datta, concessionária da marca LS Tractors para Dourados – M.S. e região, por meio do senhor João Martins, pelo fornecimento de informações diretamente ao editor por meio de aplicativo de mensagens.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Jedi Máquinas / YouTube:
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/LS_Mtron
  • LS Tractors (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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