HONDA NSX

ACURA NSX (EUA E CANADÁ)
HONDA NSX (DEMAIS MERCADOS)
FERRARI JAPONESA (APELIDO)
HONDA NSX TYPE S
HONDA NSX COUPÉ
HONDA NSX TARGA


INTRODUÇÃO

Logo acima, a dianteira da primeira geração do ousado Honda NSX, o automóvel esportivo premium japonês com tecnologia de Fórmula 1, com o uso predominante do alumínio e suas ligas na construção da carroceria, do motor e da suspensão, comercializado nos Estados Unidos e no Canadá com a marca Acura. Logo abaixo, a dianteira bonita, marcante e também ousada da segunda geração do veículo esportivo, mas desta vez fabricado em alumínio, aço de alta resistência e fibra de carbono, também comercializado na América do Norte com a marca Acura.

O nome Honda NSX é usado pela conceituada fabricante japonesa Honda Motor Company para sua família de automóveis esportivos de alto luxo, cuja 1ª geração foi criada e desenvolvida na década de 1980 e fabricada em série, no Japão, nas décadas de 1990 e 2000, e com a 2ª geração criada, desenvolvida e fabricada em série nos Estados Unidos a partir da década de 2010, pela subsidiária americana da gigante nipônica.


Ambas as gerações do Honda NSX, com capacidade para transportar duas pessoas, incluindo o condutor, foram comercializadas nos Estados Unidos e no Canadá por meio da marca japonesa de automóveis premium Acura, de propriedade da própria Honda Motor Company, chamadas por lá de Acura NSX, com pouquíssimas diferenças técnicas e estéticas em relação ao modelo original Honda NSX.


Trata-se de é um dos melhores e mais respeitados automóveis esportivos de alto luxo do planeta, ele foi um ícone do mercado premium nas décadas de 1990, 2000 e 2010, tanto na 1ª geração quanto na 2ª geração, apelidado carinhosamente pelos fãs da marca nipônica como a Ferrari Japonesa, o que, é claro, pode ser considerado um elogio.


Os principais concorrentes de ambas as gerações da família Honda NSX, todos dentro do segmento de automóveis esportivos de alto luxo, são a belíssima italiana Ferrari 360, a icônico cupê americano Corvette Z06, o charmoso inglês Aston Martin DB7, o também inglês Jaguar XK, o performático alemão Audi R8, a bonita e ainda moderna Ferrari F355, o icônico best seller americano Ford Mustang, o italiano Maserati 3200, o charmoso inglês Aston Martin DB9, o best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, a icônica Ferrari 456M, o japonês Nissan 300ZX, o ousado e belíssimo cupê italiano Lamborghini Gallardo e, é claro, o famoso cupê alemão Porsche 911.


O Honda NSX e seus principais concorrentes estão no topo da indústria automobilística mundial, estão entre os mais desejados automóveis do mundo, são símbolos de status.


A HONDA

A tradicional gigante japonesa Honda Motor Company é uma multinacional fabricante de automóveis, motocicletas, quadriciclos, geradores compactos de energia elétrica, motores de popa para pequenas embarcações e jatinhos executivos. Ela foi fundada no Japão, em 1948, pelo empresário japonês Soichiro Honda, inicialmente como fabricante de bicicletas motorizadas e, posteriormente, anos depois, como fabricante de motocicletas, até se tornar o maior fabricante mundial de motocicletas e um dos maiores fabricantes de automóveis.


A empresa americana Honda Aircraft, por exemplo, é uma grande fabricante de jatinhos executivos, fundada em 2006 pela corporação gigante japonesa Honda Motor Company, que, por sua vez, foi a sétima maior fabricante de automóveis do mundo em 2017, e é, atualmente, uma grande fabricante de geradores estacionários compactos de energia elétrica e motores de popa para pequenas embarcações.


A multinacional Honda Motor Company é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis do planeta, ela possui dezenas de subsidiárias fabricantes de veículos (automóveis, motocicletas e aviões) em todos os continentes, inclusive nos Estados Unidos, no Brasil, no México, na China, no Canadá, na Inglaterra, na Argentina, no Peru, na Turquia, na Tailândia, no Chile, na Índia, na Indonésia, na Nova Zelândia e na Malásia, dentre outros países.

 

Aqui no Brasil, a Honda do Brasil chegou em 1972, inicialmente como uma importadora de motocicletas, para, a partir de 1976, passar a fabricar motocicletas aqui, tornando-se então a maior fabricante brasileira desse tipo de veículo sobre duas rodas, com mais de 24.000.000 de unidades fabricadas na Zona Franca de Manaus. Posteriormente, décadas depois, a partir de 1997, a empresa passou a fabricar automóveis aqui.


Atualmente, são três fábricas no Brasil, uma de motocicletas, na Zona Franca de Manaus, e duas de automóveis, em Sumaré – S.P. e Itirapina – S.P.


Por razões óbvias, a multinacional japonesa Honda Motor Company anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis, motocicletas e aeronaves...


A FAMÍLIA HONDA NSX

Logo acima, o interior bonito, ousado, sofisticado e refinado do Honda NSX de primeira geração, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com revestimento em couro, ajustes elétricos dos assentos, airbag e ar condicionado automático. Logo abaixo, o interior ousado, sofisticado e refinado do Honda NSX de segunda geração, com detalhes em fibra de carbono. Para quem não gosta de vermelho, há opções mais, digamos, discretas de interior em preto e cinza escuro.

O nome Honda NSX é usado, desde a década de 1990, pela multinacional japonesa Honda Motor Company para a sua família de automóveis esportivos de alto luxo, de alta performance e de alta tecnologia, comercializada em duas gerações, com a 1ª geração fabricada em série a partir de 1990 e com a 2ª geração fabricada em série desde 2016, tornando-se então uma das mais icônicas, admiradas e desejadas famílias de automóveis de alto desempenho do mundo, comparável aos automóveis esportivos das mais famosas marcas premium do mundo, como Ferrari, Lamborghini, Mercedes-Benz, Audi, Maserati, BMW, Porsche, Aston Martin, Alfa Romeo, Volvo e Jaguar, por exemplo.


Um dos principais objetivos da Honda Motor Company era mostrar ao mundo a sua capacidade tecnológica, por meio de um produto de alto nível, de alta qualidade, dentro do segmento dos automóveis esportivos premium. O projeto do Honda NSX de 1ª geração, por exemplo, cuja sigla significa New Sportcar eXperimental, ou, traduzindo, Novo Carro Esportivo Experimental, foi criado do zero, criado a partir de uma folha de papel em branco, mas aproveitando parte das tecnologias desenvolvidas pela própria Honda para a Formula 1, com os projetistas japoneses Masahito Nakano e Shigeru Uehara atuando em todas as fases, mas com assessoria do estúdio italiano de design Pininfarina, não por acaso um dos estúdios preferidos da Ferrari, e com participação especial dos pilotos de Fórmula 1 Ayrton Senna e Satoru Nakajima nas fases de testes de desempenho em pista.


Há décadas, a Honda Motor Company mantém um pé na elite do automobilismo mundial, incluindo a Fórmula 1 e a Fórmula Indy, mas ela queria algo mais, algo que pudesse, de uma vez por todas, afastar a imagem estereotipada ou noção que o público mundial em geral tinha sobre os veículos que produz, de que são apenas produtos populares, ou seja, ela queria provar ao mundo que também é capaz sim de atuar no segmento premium, com alto desempenho, alta tecnologia, sofisticação e refinamento.


Na época, ela já estava entrando no mercado premium mundial com o sedan médio de luxo Honda Accord, mas queria algo mais, algo que marcasse presença no segmento premium de automóveis esportivos, ajudando assim a consolidar sua imagem junto a um público mais exigente e endinheirado.


Por isso, mesmo que não tivesse lucro com o projeto do Honda NSX de 1ª geração ela estava disposta a gastar uma pequena fortuna com isso, felizmente com o produto superando as suas expectativas iniciais. Ela precisava vender pelo menos 5.000 unidades da 1ª geração do Honda NSX, ao preço de US$ 70 mil por unidade, em valores da época, para alcançar o break even, ou seja, para cobrir seus custos de criação, desenvolvimento e construção de uma linha de produção exclusiva. Em 2005, após, 15 anos de produção seriada, ela já tinha comercializado mais de 10.000 unidades, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, na Coreia do Sul, na Austrália e, é claro, no Japão.


HONDA NSX (1ª GERAÇÃO)

O belo e futurista Honda NSX de 1ª geração é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série no Japão durante as décadas de 1990 e 2000 pela tradicional fabricante japonesa Honda Motor Company, em uma linha montagem exclusiva para ele, semiartesanal, apenas com os profissionais mais experientes da própria empresa, com pelo menos 10 anos de experiência, portanto com produção limitada.


O pioneiro automóvel esportivo premium tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e transversal, V6 a gasolina, compacta e leve, fabricada em liga de alumínio, aspirada e com injeção eletrônica multiponto, com 24 válvulas e duplo comando variável de válvulas, capaz de gerar 270 cavalos de potência em altas rotações e 30 kgfm de torque, com pneus bem largos e freios a discos nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento. Parte dessas tecnologias era novidade na década de 1990, era a última palavra em tecnologia automotiva na época.


Na verdade, para ser mais preciso, o bloco do motor está fixado quase totalmente sobre o eixo traseiro, mesmo assim a distribuição de peso entre os dois eixos é adequada e o espaço disponível no porta-malas traseiro é razoável, mesmo se tratando de um superesportivo em que, geralmente, a capacidade do porta-malas não é uma prioridade.


Ele é um dos mais atraentes automóveis esportivos premium do mundo, um pioneiro da indústria automobilística, na época com tecnologias inéditas em automóveis de produção seriada, concebido para ser uma vitrine de tecnologia com as marcas Honda e Acura, na década de 1990, e marcou a entrada da marca Honda no segmento de ouro dos automóveis esportivos premium, parte deles de produção limitada, considerados símbolos de riqueza, acessíveis para quem tem dinheiro sobrando na conta bancária. Só pra se ter uma ideia, ele foi o primeiro modelo de automóvel esportivo do segmento premium fabricado em série quase inteiramente em alumínio, uma novidade na época.


Quando em movimento, na cidade ou na rodovia, ou até mesmo parado, o Honda NSX é realmente impressionante, é impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente por suas linhas futuristas e ousadas, com aerodinâmica refinada e a respeitada assinatura Honda ou Acura na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos, em parte graças ao baixo peso da carroceria, com estrutura fabricada quase inteiramente em alumínio extrudado, resultando em apenas 1.400 kg de peso do automóvel, em ordem de marcha.


Ele foi comercializado com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas ou câmbio automático SportShift / F-Matic de quatro marchas, com opção de mudança de marcha comandada por aletas atrás do volante. No caso específico do câmbio manual, o fabricante recomenda a 4ª marcha nas ultrapassagens, já que a 5ª marcha foi desenvolvida principalmente para extrair o máximo do motor em velocidades acima de 150 km/h, o que só é possível em ambientes controlados, como autódromos e em rodovias em que não há limites de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil não é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não permite...


Ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com motorização extremamente refinada, em bloco de alumínio central e transversal V6 a gasolina, com cabeçote também de alumínio e bielas de titânio, com apenas 3.000 cilindradas, mas sem perda de performance, com alimentação aspirada e injeção eletrônica multiponto, com duplo comando de válvulas variável, combinada com tração traseira. É um modelo sofisticado de automóvel, com carroceria fabricada quase inteiramente em alumínio, suspensão independente nas quatro rodas, também em alumínio, com braços triangulares, molas helicoidais e amortecedores.


Trata-se de um dos veículos mais sofisticados da década de 1990, na época já com direção elétrica progressiva; câmbio de dupla embreagem; ar condicionado digital e aquecedor; controle de tração (antiderrapagem); assentos em couro, com ajustes elétricos; vidros com acionamento elétrico; freios de duplo circuito, com ABS ou antitravamento; volante multifuncional, com airbag (uma novidade na época) e com coluna de direção com controle de altura e profundidade; conjunto de som Bose, com rádio AM/FM e CD player, este também uma novidade na época.


Ele estava entre os dos mais desejados automóveis esportivos de sua época, um sonho de consumo, e ainda hoje impressiona observadores e usuários pelo design futurista e altíssima performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. Ele ainda pode ser considerado um automóvel moderno, com carroceria no estilo cupê de duas portas, com entradas de ar laterais para o motor central, embora uma versão no estilo targa, ou seja, semiconversível, também tenha sido fabricada.


A partir de 1997, o automóvel passou por uma atualização, com a entrada de produção de uma versão com motor Honda V6 com 3.200 cilindradas, mantendo basicamente a mesma tecnologia do motor anterior, mas com volume maior, portanto com potência e torque um pouco maiores.


HONDA NSX (2ª GERAÇÃO)

O ousado Honda NSX de 2ª geração é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série nos Estados Unidos a partir de 2016 pela subsidiária americana da matriz japonesa Honda Motor Company, também neste caso com produção limitada. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente e sofisticada motorização central V6 a gasolina, com turbocompressor duplo, compacta e leve, fabricada em alumínio, com injeção eletrônica multiponto, com 24 válvulas e duplo comando variável de válvulas, combinada com três motores elétricos, sendo dois deles acoplados ao eixo dianteiro, o que resultou em um veículo superesportivo com incríveis 570 cavalos de potência, em altas rotações, e 60 kgfm de torque, com pneus bem largos e freios a discos nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento.


Esse veículo de propulsão híbrida é um dos mais atraentes automóveis esportivos premium do mundo, também concebido para ser uma vitrine de tecnologia com as marcas Honda e Acura, na década de 2010, e ajudou a consolidar a imagem da marca Honda no segmento de ouro dos automóveis de alto luxo, considerados símbolos de riqueza.


Mais uma vez os projetistas da Honda Motor Company acertaram no design do veículo, dentre eles Jun Goto, Toshinobu Minami, Michelle Christensen e Dai Hara, mas desta vez tornando o Honda NSX de 2ª geração ainda mais bonito, uma escultura de alumínio, aço de alta resistência e fibra de carbono. É absolutamente impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente pela carroceria de proporções bem equilibradas, mais até que na 1ª geração, com linhas fluidas, fortemente vincadas e ousadas, com aerodinâmica refinada e a respeitada assinatura Honda ou Acura na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, em parte graças à combinação do motor a combustão interna, aos três motores elétricos e à estrutura de construção mista, resultando em 1.700 kg de peso do automóvel, em ordem de marcha.


Ele foi comercializado com câmbio automático de nove marchas, com dupla embreagem, com opção de mudança de marcha comandada por aletas atrás do volante. O veículo possui velocidade máxima de 298 km/h, limitada eletronicamente. Aqui no Brasil não é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não permite...


Ele pode ser considerado um dos modelos de automóveis esportivos mais sofisticados e modernos da atualidade, com motorização a combustão interna extremamente refinada, em bloco de alumínio central e longitudinal V6 turbo a gasolina, com 3.500 cilindradas, com injeção direta e eletrônica multiponto, duplo comando de válvulas variável e tração integral, graças aos motores elétricos dianteiros. É um modelo sofisticado de automóvel, com suspensão independente nas quatro rodas, com duplo triângulo em alumínio na dianteira e multilink em alumínio na traseira, com molas helicoidais e amortecedores.


Trata-se de um dos veículos mais sofisticados da atualidade, com direção elétrica progressiva; ar condicionado digital e aquecedor; câmbio automático de dupla embreagem, com nove velocidades ou marchas; faróis de LED; controle de tração e controle de estabilidade; freios com seis pistões na frente e quatro pistões atrás, com discos de aço de série ou carbono-cerâmica como opcional, com ABS ou antitravamento; volante multifuncional, com airbags frontais e laterais e com coluna de direção com controle de altura e profundidade; conjunto de som completo, com rádio AM/FM, CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3.


Ele está entre os dos mais desejados automóveis esportivos da atualidade, um sonho de consumo, e impressiona observadores e usuários pelo design muito ousado e pela altíssima performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, equivalente ao desempenho de uma Ferrari 458. O automóvel japonês Honda NSX de 2ª geração é moderno, com carroceria no estilo cupê de duas portas, com entradas de ar laterais para o motor central.


Em 2022, uma nova versão do automóvel foi lançada, a Honda NSX Type S, com potência e torque aumentados para 600 hp e 67 kgfm, respectivament, mantendo basicamente a mesma tecnologia do motor anterior, mas com novo turbocompressor, mais eficiente, nova bomba de combustível e injetores, também mais eficientes, e novo intercooler.


MERCADO

Ambas as gerações do Honda NSX foram comercializadas principalmente em mercados de primeiro mundo, como Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental, Japão, Coreia do Sul e Austrália, mas sabe-se que algumas dezenas unidades também desembarcaram em mercados emergentes, como o Brasil, por exemplo, principalmente por meio de importadores independentes.


Eles estiveram disponíveis nos Estados Unidos e na Europa Ocidental em concessionárias das marcas Honda e Acura, por preços de cerca de US$ 70 mil, em valores da época, a partir de 1990, para a 1ª geração, e US$ 180 mil, a partir de 2016, para a 2ª geração, o equivalente a R$ 800 mil, na conversão simples para a moeda brasileira, lembrando que, na prática, o preço final do veículo pode ser mais alto, em função das taxas e impostos relacionados à importação.


Entre as explicações para esses preços tão altos está a produção em pequenas quantidades, no caso específico do Honda NSX com produção limitada a pouco mais de 10.000 unidades, na 1ª geração, e quase 3.000 unidades, na 2ª geração, com a utilização de mão de obra intensiva e altamente especializada, ao contrário das produções de automóveis em larga escala das linhas de montagem das grandes fábricas populares, que utilizam robôs em praticamente todas as fases do processo de montagem.


É como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças projetadas especialmente para determinado modelo, com número limitado de unidades fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados treinados pela própria fábrica, com longa experiência nessa função.


Entre outros detalhes que influenciam o preço do veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso, dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e montagens feitas a mão; e a sofisticação dos materiais usados na construção, entre eles a fibra de carbono, o aço de alta resistência e o alumínio.


Ambas as gerações do Honda NSX alcançaram os objetivos da fabricante Honda Motor Company, mostrar ao mundo a sua capacidade tecnológica, mostrar ao mundo o que é capaz de fazer e eliminar de vez o preconceito dos mais ricos em relação aos seus produtos.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


HONDA NSX (1ª GERAÇÃO)

  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metros;
  • Altura: Aprox. 1,2 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,5 metros;
  • Motorização: Honda C30A, V6 aspirado, 3.000 cilindradas, bloco de alumínio;
  • Taxa de compressão: 10,2:1;
  • Potência / torque: Aprox. 270 cavalos e 30 kgfm;
  • Motorização: Honda C32B, V6 aspirado, 3.200 cilindradas, bloco de alumínio;
  • Taxa de compressão: 10,2:1;
  • Potência / torque: Aprox. 300 cavalos e 32 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 5 marchas, com dupla embreagem;
  • Câmbio: SportShift, automático de 4 marchas, com dupla embreagem;
  • Tração: Traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 7 segundos (4ª marcha);
  • Velocidade máxima: Aprox. 270 km/h;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais e amortecedores;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS ou antibloqueio;
  • Pneus: 205/50 ZR15 na dianteira e 225/50 ZR16 na traseira;
  • Rodas: Liga de alumínio, 15 polegadas na frente e 16 atrás;
  • Peso (vazio): 1.400 kg;
  • Preço (no Brasil: Aprox. R$


HONDA NSX (2ª GERAÇÃO)

  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
  • Largura: Aprox. 2,1 metros;
  • Altura: Aprox. 1,2 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,6 metros;
  • Motorização: Central, longitudinal, V6 turbo, 3.500 cilindradas, bloco de alumínio;
  • Taxa de compressão:
  • Motorização: 3 motores elétricos, com bateria de lítio-íon;
  • Potência combinada / torque: de 570 cavalos e 60 kgfm;
  • Câmbio: Automático de 9 velocidades, de dupla embreagem;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 4 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 5 segundos;
  • Velocidade máxima: Aprox. 300 km/h;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, multilink, molas helicoidais e amortecedores;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS ou antitravamento;
  • Pneus: Continental 245/35 ZR19 na dianteira e 295/30 ZR20 na traseira;
  • Rodas: Alumínio de 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás;
  • Peso (vazio): 1.700 kg;
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 1,3 milhão (novo);


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Honda_NSX
  • Honda (divulgação): Imagens

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