AGRITECH YANMAR 1175

AGRITECH YANMAR 1175 (4X2)
AGRITECH YANMAR 1175-4 (4X4)
AGRITECH YANMAR 1175 S (4X4)
AGRITECH LAVRALE
GRUPO STÉDILE


INTRODUÇÃO

O moderno trator Agritech Yanmar 1175-4 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala, desde a década de 2000, pela Agritech Lavrale, que também fabricou e fabrica na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Agritech Yanmar 1155, Agritech Yanmar 1160 e Agritech Yanmar 1185, os quatro com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, que no 1155 e 1160 são mais baixos e no 1185 são mais altos.


Ele também foi e é fabricado em algumas sub-versões de dimensões mais compactas, específicas para atender as atividades agrícolas de fruticultura, horticultura e olericultura, em que é necessário o uso de modelos de tratores estreitos e curtos, inclusive com ótimo raio de giro, como, por exemplo, a Agritech Yanmar 1175 Fruteiro e a Agritech Yanmar 1175 Estreito, dentre outras.


Os principais concorrentes do Agritech Yanmar 1175-4 na década de 2000 foram os modernos modelos de tratores médios de tração 4X4 Massey Ferguson MF 275 Advanced, New Holland TL-75, Agrale 5075, John Deere JD 5603 e Valtra 785 C, com potências variando entre 70 e 80 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em bom estado de conservação.


AGRITECH E YANMAR

A centenária japonesa Yanmar Ltd é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de máquinas, equipamentos e implementos para indústria, agroindústria, agricultura e construção civil do mundo, incluindo escavadeiras, grupo geradores de energia elétrica, motores estacionários a diesel, pulverizadores agrícolas, motores para embarcações marítimas e fluviais, tratores agrícolas e drones agrícolas e de monitoramento.


Ela foi fundada em 1912, no Japão, pelo projetista Magokichi Yamaoka, e, posteriormente, em 1957, surgiu a Yanmar do Brasil S.A., em Indaiatuba, interior do estado de São Paulo, a primeira subsidiária da grande matriz japonesa instalada fora do Japão, inicialmente como uma importadora, e, posteriormente, a partir da década de 1960, já como uma fabricante de máquinas e equipamentos para uso na indústria, na agroindústria, na agricultura e na construção civil, incluindo a fabricação de grupos geradores, motores estacionários e pulverizadores agrícolas.


Aqui no Brasil, a Yanmar do Brasil foi uma das maiores fabricantes do segmento dos tratores leves, portanto não competindo diretamente com as grandes marcas New Holland / Ford, Massey Ferguson, CBT e Valtra / Valmet, optando, por assim dizer, “correr por fora” do mercado de utilitários agrícolas médios e grandes, desde a década de 1960, mas, assim como as demais, aproveitando as oportunidades de mercado surgidas com os planos governamentais brasileiros de incentivo à expansão da indústria de veículos e utilitários no Brasil.


Atualmente, a Agritech Lavrale Ltda, surgida em 2002, é a empresa sucessora da Yanmar do Brasil, ela é uma subsidiária direta do Grupo Stédile, por sua vez também proprietário da Agrale S.A., uma tradicional indústria gaúcha do ramo automotivo e utilitário, atuando na fabricação de veículos, máquinas e equipamentos para transporte urbano e rodoviário de cargas, principalmente caminhões de médio porte; atuando no segmento militar, com a fabricação de veículos militares offroad ou crossover; atuando no segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, principalmente chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e no segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


A tradicionalíssima Yanmar Ltd não é uma “fabriqueta de fundo de quintal”, ela é uma das 100 maiores empresas do Japão, com receita bruta de mais de US$ 6 bilhões (dólares) em 2016, por exemplo, atualmente controlada pela Família Yamaoka. Ao contrário do que muitos pensam, ela nunca saiu completamente do Brasil, ela continuou atuando aqui, nas décadas de 2000 e 2010, mas a partir de então por meio da subsidiária Yanmar South America Ltda, como uma fabricante e importadora de máquinas e equipamentos, principalmente motores estacionários, grupo geradores e escavadeiras, e voltou, em 2018, a atuar no ramo de utilitários agrícolas leves, incluindo tratores agrícolas.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Agritech Yanmar 1175-4 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico de duplo comando e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos principais integrantes da família ou série de tratores médios Yanmar 1100, conhecida também Agritech 1100, com pelo menos quatro modelos fabricados desde a década de 2000, o Agritech Lavrale 1155, o Agritech Lavrale 1160, o Agritech Lavrale 1175 e o Agritech Lavrale 1185, todos eles ainda em produção seriada, mas em versões mais modernas, melhoradas, embora conservem a faixa de potência, de 50 até 85 cavalos, dependendo do modelo.


No caso específico do trator Agritech Lavrale 1175-4, a motorização diesel aspirada Yanmar 4TNV98-XAT, com quatro cilindros em linha e 3.318 cilindradas, com bomba rotativa de injeção direta de combustível, produz aproximadamente 75 cavalos de potência e 25 kgfm de torque, portanto com força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


A transmissão Collar Shift possui 12 marchas à frente e 3 à ré, de série, com alavancas laterais, com dupla embreagem acionada mecanicamente. A partir da década de 2010, o utilitário recebeu a transmissão 24X24, com o chamado inversor ou reversor de velocidade, disponível como item de série em algumas versões.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas usados, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, um dos mais completos da categoria, com características técnicas que tornam o trator uma das opções válidas para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição competitivo, entre R$ 50 mil e R$ 150 mil, para compra à vista e em bom estado de conservação, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Desde a década de 2000, ele é comercializado no Brasil e durante as décadas de 2000 e 2010 ele já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo cabine climatizada (opcional); dois faróis dianteiros e um farol de serviço traseiro (de série); filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco duplo, com acionamento mecânico (de série); tomada de potência independente (de série), de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade para até 2.000 kg no olhal (de série), com sistema hidráulico de duplo comando e 4 saídas (opcional); jogo de contrapesos dianteiros e traseiros (opcional); e freios a discos banhados a óleo, de acionamento hidráulico (de série).


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo um das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, ambas as empresas, a Agritech Lavrale, de propriedade do Grupo Stédile, e a Yanmar South America, de propriedade da Yanmar Ltd, possuem fábricas no Brasil, ambas com redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, seminovos e usados e serviços de manutenção e venda de peças.


Atualmente, o Grupo Stédile, do qual a Agritech Lavrale e a Agrale S.A. fazem parte, possui no Brasil uma rede com pelo menos 80 concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, caminhões e chassis para ônibus e micro-ônibus, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Desse total de concessionárias, pelo menos 20 são dedicadas principalmente para atender os modelos de tratores agrícolas das marcas Agritech Yanmar e Agrale, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


A partir de 2006, os consumidores da família de tratores Yanmar 1100 e seus principais concorrentes da época foram beneficiados pelo programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com a possibilidade de financiamentos a juros mais baixos que a média do mercado na época.


Atualmente, os principais modelos novos fabricados no Brasil pela Agritech Lavrale e comercializados pela sua rede de concessionárias são o Agritech Yanmar 1155 Plus 4X4, o Agritech 1160 Turbo 4X4, o Agritech Yanmar 1175 S 4X4 e o Agritech Yanmar 1185 S Turbo 4X4, sendo que alguns deles estão disponíveis com cabine climatizada, o que, obviamente, melhora seu valor de revenda.


Atualmente, a Yanmar South America comercializa no Brasil tratores com a marca Solis.


Pra quem precisa de um modelo de trator mais possante, há outras opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca Agrale, incluindo o Agrale 5105, com 102 cavalos e 40 kgfm, o Agrale 6185, com 175 cavalos e 72 kgfm, e o Agrale 7215, com 220 cavalos e 74 kgfm, todos equipados com turbocompressor.


O leitor do blog deve ficar atento na hora da compra, verificar cuidadosamente qual é a versão de trator que está comprando, pois os modelos Agritech Yanmar 1175-4 e Agritech Yanmar 1175 S são mais adequados para atividades rurais intensivas, como, por exemplo, gradeação de terra; aplicação de calcário e gesso agrícola; e acoplamento de plantadeiras, guinchos e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu; enquanto os modelos Agritech Yanmar 1175 Estreito e Agritech Yanmar 1175 Fruteiro, com suas dimensões bem compactas, são direcionados para atividades específicas, principalmente fruticultura, horticultura e olericultura.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


AGRITECH YANMAR 1175-4 (4X4)

  • Motorização: 4TNV98-XAT, diesel aspirado, com 4 cilindros;
  • Motorização: 3.318 cilindradas, com 16 válvulas;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora rotativa e direta de combustível;
  • Combustível: Diesel ou biodiesel B10;
  • Potência: Aprox. 75 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 25 kgfm a 1.400 rpm;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão (de série): Sincronizada, com 12 marchas à frente e 3 à ré;
  • Embreagem: Independente, disco duplo seco, acionada mecanicamente;
  • Sistema hidráulico: Até 2.000 kg no olhal (de série), com controle remoto opcional;
  • Cárter do motor: 9 litros;
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador (cabinado):
  • Alternador (plataformado): 14 volts, 70 ampères;
  • Motor de partida: 12 volts, 3 kW;
  • Bateria: 12 volts e 100 ampères;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual e independente;
  • Tanque de combustível: Aprox. 67 litros;
  • Pneus dianteiros: 12.4X28 (de série);
  • Pneus traseiros: 14.9X24 (de série);
  • Outros rodados: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 2.700 kg;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.400 kg;
  • Preço mínimo: Aprox. 50 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço máximo: Aprox. 150 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agritech_Lavrale
  • Jedi Máquinas / YouTube:
  • Grupo Stédile (divulgação): Imagens

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